Sem recuo
13 Janeiro, 2010
Os socialistas em quatro anos aumentaram impostos, aumentaram a eficiência fiscal, recorreram todos os anos a significativas receitas extraordinárias e desenvolveram com mestria a desorçamentação.
Por seu lado, também a despesa aumentou todos os anos. Mas em valor inferior ao crescimento da receita. Com esse curriculum, continuam a todo o custo a querer vender a ideia de que «endireitaram as contas públicas»…..
Agora, sabendo-se que o defice não é prioridade, (ou é?), e que aqueles instrumentos de aumento da receita dificilmente se podem voltar aplicar, mas em que se aumentou muitíssimo mais a despesa, e tendo em conta os compromissos eleitorais de a aumentar ainda mais, estou mesmo curioso para ver onde vão buscar o dinheiro.

Um reparo pouco cáusticos
“Os socialistas em quatro anos aumentaram impostos, aumentaram a eficiência fiscal, recorreram todos os anos a significativas receitas extraordinárias e desenvolveram com mestria a desorçamentação.”
Aumentaram a eficiência fiscal? Se aumentram foi marginalmente.
Neste país só paga mesmo quem não pode fugir.
E falar em eficiência fiscal num país no qual mais de metade das empresas (e, suspeito, dos particulares) não paga impostos, é indecoroso.
GostarGostar
E se o problema são os compromissos eleitorais, esqueça…
GostarGostar
Já a Dona(MLF) quando esteve no governo o que fez?
Recorreu a receitas extraordinárias,vendeu os créditos do estado aumentou a despesa, e não consegui baixar o défice.
Deviam lembrar-se que quando apontam um dedos aos outros ficam com 4 virados para vós
GostarGostar
Para os que andavam mais distraidos em relação ao ministro das finanças, pensando que embora o Sócrates seja um aldrabão, tem ao lado uma pessoa em quem se pode confiar, esses, perderam todas as ilusões quando descobriram que T. Santos andou um ano a engana-los, e a tentar enganar os outros que diziam o contrario, e todos os dias eram arrasados na comunicação social. Agora que está descredibilizado em todo o lado, dispara em todas as direcções. Diz uma coisa e o seu contrario. E temos um 1º ministro que vive noutro mundo, e um ministro das finanças que pra lá caminha. As duas principais figuras do governo, perderam completamente a vergonha, se ainda tinham alguma, e andam a mentir descaradamente aos portugueses, todos os dias, com a cumplicidade da generalidade dos media, o que é igualmente grave.( O que se passou na conferencia de imprensa do fim-de-semana é uma vergonha para todos os jornalistas). Por isso, a não ser que se dê um milagre, e o governo faça um orçamento sério e rigoroso, o que eu duvido, o que a oposição tem a fazer, é votar contra, e apresentar uma moção de censura a seguir, para correr com um bando, que está a matar este País.
GostarGostar
Esse sempre foi o retrato do socialismo , onde quer que ele tenha reinado : empobrecimento generalizado com enriquecimento de uma “clique” dominante no poder , com o pagamento coercivo de gerações futuras.
É ver a história das diversas nações e tirar conclusões.Portugal não escapa á história!
GostarGostar
Criativo (3)
«Deviam lembrar-se que quando apontam um dedos aos outros ficam com 4 virados para vós»
Não, é mesmo os 5 dedos apontados em frente.
Tem de ler com mais atenção este blog.
GostarGostar
Acho sempre hilariante quando alguém procura justificar erros presentes com erros passados, como é o caso do #3. Basicamente dizem “se alguém fez borrada, porque não podemos nós fazer o mesmo?”
GostarGostar
És novo, até aos 40 anos, sabes o que queres, tens formação autêntica, estás farto de ser preterido pelos xuxas, percebes que este país não serve para ti, nem para a tua mulher, nem para os teus filhos, apercebes-te que a geração anterior à tua comeu o que pôde, vive de cobardia e de restos, entendes que a maioria são os destituídos, eles votarão sempre nos ratos nauseabundos.
E tempo de zarpares, deixa isto aos xuxas até ao desastre final, mais tarde ou mais cedo, ainda não está para já, falta esgotar as reservas de ouro do tempo do tal fascista que morreu de algibeiras vazias e de que ninguém fala e de que o fmi está ansiosamente à espera. Encontrarás com dificuldades sem dúvida, em qualquer continente, condições para viver de verdade, de te realizares longe da manada torpe e distraída. Não caias na asneira de enviar 1% das tuas poupanças. Lê atentamente:
“Portugal é apontado pela agência internacional Moody’s como um exemplo de uma economia estruturalmente pouco competitiva que enfrenta o risco de sofrer uma “morte lenta”.
Dizem os analistas da Moody’s que Grécia e Portugal são dois bons exemplos de países que manifestam uma competitividade estruturalmente baixa dentro da zona euro, mesmo nos períodos de pujança económica, o que se traduziu em défices muito elevados.
E o pior é que ambos poderão caminhar para um cenário de aumento de impostos, o que, combinado com uma eventual subida de juros na zona euro, vai pressionar ainda mais a saúde financeira dos dois países.
“Esta falha de competitividade vai resultar provavelmente num ‘sangramento’ do potencial económico e, consequentemente, no aumento dos impostos se a situação não se inverter”, continua a casa de ‘rating’ internacional. Na mesma nota de análise, a casa de ‘rating’ considera que aumentar a carga fiscal não é viável porque “impostos mais elevados podem sufocar o investimento e o potencial económico e resultar na emigração dos segmentos mais abastados e flexíveis da economia”. Diário Económico.
Se ficares, se te resignares, se te iludires, não te queixes.
GostarGostar
Défice ou não défice? – eis a questão!
O importante não é o défice em si, mas sim a forma como rentabilizar as despesas. Quando se gasta espera-se o retorno do que se gasta (ou investe), e a principal questão é como atenuar o que se gasta com o que se recebe.
E esta não é uma questão de governo (já é assim desde o tempo do outro senhor….), é uma questão de sentido e de custo de oportunidade. O problema é que é uma oportunidade de muito custo e quase nenhum proveito. E enquanto assim for, o problema manter-se-á independentemente da cor do governo.
E aqui não é se se é preto ou branco, é que a zona cinzenta ameaça ficar por muito tempo.
Acabe-se com a despesa pública, e com as obras públicas e financia-se as empresas e a contratação, e assim as receitas dos impostos aumentarão. Foi assim que Roosevelt criou a New Deal, não concentrando todo o esforço nas obras públicas (ou financiadas pelo estado), mas fomentando a criação de emprego (mesmo a tempo parcial), e aumentando assim a capacidade de compra, logo a capacidade de venda e de produção.
Não é difícil de entender, pois não?
GostarGostar
Um levantamento popular ou a recusa da população em entregar impostos são soluções.
Os portugueses – os que trabalham e sustentam esta escumalha que vive à custa da chulança xuxial e do orçamento – não podem cruzar os braços e verem o seu património de dia para dia a ser desvalorizado e confiscado.
Portugueses: chegou a hora dos politicos pagarem a crise!
Se os politicos soubessem fazer qualquer coisa não andavam na politica, andavam a trabalhar e a produzir!
GostarGostar
Pescadinha de rabo na boca!
Realmente Gabriel …”time is not on our side”…mas há-que concordar que em matéria fiscal a eficiência aumentou…já economicamente falando, não vejo alternativa (infelizmente) na oposição que estando no poder praticaria a mesma politica (especialmente com MFL que se não estivesse na oposição aguardaria ardentemente na estação a chegada do primeiro TGV que só servirá nuestros hermanos) – incoerências políticas diz-se e pratica-se por aí …e ali!
GostarGostar
A greve de braços caídos é uma boa solução. Em alternativa, a possibilidade de se juntarem milhares de pessoas em zonas da grande visibilidade, praças, em frente da a.r., tereiro do paço, rossio, estações de combóio, aeroportos; gente parada, com tecido preto de qualquer tipo na indumentária, aos sábados de tarde, sem fazer nada, sem causar qualquer tipo de distúrbio, pode ter forte impacto e ter cobertura mediática. Nada tem que ver com partidos nem existem palavras de ordem, o lema olhar para o chão em silêncio, nada mais. Alguns sábados repetidos é suficiente, após o que as manifestações pacíficas deverão ter lugar todos os dias após o trabalho.
GostarGostar
Quais abutres a esvoaçar!
Tantos milhões investidos
em obras cintilantes
nestes anos incontidos
de gastos petulantes.
São milhões a esvoaçar,
quais abutres esganados!
Com esta crise a grassar
em infames tons tisnados.
Tantas ideias reiteradas
em avisos informados,
mas as políticas maradas
deixam-nos assaz inflamados.
O racionalismo calculista
dominante na sociedade
espelha a faceta simplista
delirante de alarvidade.
Urgem metas orçamentais,
claras e executáveis,
por motivos fundamentais
e há muito imutáveis.
GostarGostar
Que amplitude de qualidade nos comentários. O #8 tem tanto de lúcido como o #12 de cheiro a môfo.
Sendo que a maior colecta de imposto vem do IVA e sendo que toda a gente paga IVA, é mentira que a maioria dos portugueses não pague impostos.
GostarGostar
Exemplos do que nos pode vir a acontecer no verão quando ficarmos apenas dependentes das barragens.
CARACAS. Venezuela planeia cortes em Caracas Marianns Parraga
Seg, 4 de janeiro de 2010 CARACAS (Reuters) – A Venezuela vai desligar as luzes durante horas em um momento em Caracas e outras cidades, como o petróleo cidade de Maracaibo em blecautes planejada para combater a escassez de energia, que ameaçam o apoio do presidente Hugo Chávez.
Funcionários anunciaram o racionamento de energia eléctrica por todo o país durante pelo menos até maio na terça-feira e disse que até mesmo escolas e postos de saúde.
“O racionamento é a nível nacional e é de quatro horas cada 48 horas”, disse Javier Alvarado, presidente da empresa Eletricidade de Caracas, que foi nacionalizada em 2007 e, anteriormente, pertencia à empresa AES E.U.. Uma das cidades a serem atingidas pelo racionamento de energia nova é Maracaibo, segunda maior cidade do país e capital do petróleo coração Zulia.
Luzes apagaram-se lá na terça-feira de 3 (2:30 pm EST). Os apagões são planejadas por distrito da cidade.
Os venezuelanos já estão sofrendo racionamento de água generalizada e cortes de energia aumentou e poderia punir o presidente socialista para os problemas nas eleições de Setembro, para os legisladores.
Críticos culpam o governo por não investir o suficiente na rede nacional desde que Chávez assumiu o cargo há 11 anos.
GostarGostar
“Tudo” se resolve sobre uma mesa: comem, e bem(!) as agências de comunicação que trabalham (para o PS e para o governo) este e outros casos melindrosos junto da “opinião pública”; come a “opinião pública” atávica e anestesiada, as lentilhas preparadas pelas agências de comunicação.
E, se em vez de lentilhas forem conquilhas, que tem razão (“dada a crise internacional”, assim pensa a populaça-NADA) é, “o governo”.
Portanto(s), ‘em frente’ ! — Sócrates & seus podem fazer e dizer o que quiserem.
GostarGostar
“estou mesmo curioso para ver onde vão buscar o dinheiro”.
Aos nossos bolsos, evidentemente, se não tivermos a sabedoria de os correr do poleiro a tempo.
GostarGostar
#5 CASTANHEIRA
“Esse sempre foi o retrato do socialismo , onde quer que ele tenha reinado : empobrecimento generalizado com enriquecimento de uma “clique” dominante no poder , com o pagamento coercivo de gerações futuras.
É ver a história das diversas nações e tirar conclusões.Portugal não escapa á história!”
Está a referir-se a que socialismo? Ao russo pós-revolução, ao francês do Miterrand, ao italiano, aos democratas americanos(?), ao Willy Brandt, ao Olof Palme?
Deixe lá. Não precisa de responder.
O seu comentário cavalga a “mainstream” cá do sítio – aqui ninguém precisa de demonstrar que tem razão; é só malhar à força toda.
GostarGostar
“Já a Dona(MLF) quando esteve no governo o que fez?
Recorreu a receitas extraordinárias,vendeu os créditos do estado aumentou a despesa, e não consegui baixar o défice.
Deviam lembrar-se que quando apontam um dedos aos outros ficam com 4 virados para vós”
Há quem não tenha notado que há vida e opinião fora dos Partidos e nem notou que o PSD é tão Social(ista) como o PS. Todos os Partidos aumentaram o tamanho e influência do Estado, o Eucalipto que desertifica a economia.
GostarGostar
#6 «Não, é mesmo os 5 dedos apontados em frente.
Tem de ler com mais atenção este blog».
Não apontam os 5 mas os 10 dedos porque mais não têm. E estão no seu direito. Só é lamentável que Pacheco Pereira se desgaste (inclusivamente num programa televisionado) a denunciar blogs como o ‘Câmara Corporativa’ por, supõe ele, serem elaborados por agentes do governo e abster-se de qualquer análise o «Blasfémias», ferzomente anti-Sócrates.
GostarGostar
Se eu disser que existe uma boa comparação entre o terramoto que assolou o Haiti e o que se está a pasar no sítio os assesssores do zézinho neste blog vão dizer cobras e lagartos. No entanto, embora sem ruído, sem poeira e sem sangue, o esmagamento de um número progressivo de inocentes vai ter resultados semelhantes a médio prazo só que os tugas nem sequer vão ter a ajuda das organizações internacionais porque toda a gente o tipo de novos ricos que nós somos. Verifiquem as estatísticas de mortalidade entre os idosos que vivem sós, por exemplo, perguntem à polícia da vossa freguesia e aos bombeiros o que tem acontecido desde o princípio do ano para além do número de suicídios em geral e em particular nas forças de segurança.
GostarGostar
O Sócrates qualquer dia faz como o Chavez:
Manda a tropa pr’a rua vigiar os preços e para evitar que as prateleiras fiquem vazias.
Quem tiver dinheiro nos bancos que se cuide…
Lembram-se da Argentina?
GostarGostar
O défice que se lixe.O que é preciso são obras de betão para dar emprego aos africanos e romenos antes que eles entrem numa de “varrer” as ourivesarias a torto e a direito.E depois em áfrica ainda existe muita miséria.Que ainda há-de ser nossa.Toa a gente adora pobreza, desiguldade.Para poder fazer parte do exército de combatentes contra isso e a sida e a tuberculose.A globalização da despesa está nos nossos genes.A da receita é só para judeus antigos e novos…
GostarGostar
O “Blasfémias”, é “ferozmente anti-Sócrates” ?
E porque há-de JPPereira “analisar” um blog “ferozmente anti-Sócrates” ? como ‘contraponto’ ao “Câmara Corporativa” ?
Já bastou o ‘contraponto’ “toma lá” António Vitorino para contrabalançar MRebelo de sousa…
…Sai AVitorino !,…tem que acabar MRSousa ! — melhor imagem como o actual governo entende opiniões diferentes das dele, não poderia haver.
GostarGostar
Dizem que estamos em processo de “morte lenta”
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/portugal-defice-grecia-divida-orcamento/1131062-1730.html
GostarGostar
# 17 Caustico Santa ignorancia: Willy Brandt foi chanceler da ex RFA de 1969 a 1974. A RFA, foi governada pelos partidos da direita entre 1945 e 1969. Foi a direita alemã a responsavel pelo milagre economico alemão, não foram os socialistas. No caso da Suecia, o estado providencia foi igualmente construido pelos socialistas e pelos conservadores que se alternavam no poder durante. De qualquer modo, para aqueles paises poderem praticar as politicas sociais durante decadas, tiveram que criar a respectiva riqueza antes. Esses paises, são ricos e prosperos, porque houve gerações inteiras que se sacrificaram para que os filhos e os netos vivessem melhor. Descobriram há muito tempo, que não se pode distribuir o que não se tem. Nós fizemos, e estamos a fazer ao contrario: estamos a gastar o que não temos, pedindo emprestado no estrangeiro, para os nossos filhos pagarem as nossas dividas. É esta a politica da esquerda em Portugal.
GostarGostar
Teixeira dos Santos NÃO SABE COMO LIVRAR-SE DESTE MAGNO PROBLEMA ALIMENTADO POR SÓCRATES — e do qual, TSantos também tem muita culpa…
GostarGostar
Zé da Burra, 20,
Infelizmente as pessoas anestesiadas por futilidades não querem saber nada sobre política, finanças, futuro.
São co-responsáveis por o que acontecer a partir de 2011-2012: não um terramoto, mas um caos social, económico e financeiro sem, como V. prevê, sem ajuda externa.
GostarGostar
Pegando num conselho ontem aqui deixado por um comentar já fui hoje ao banco levantar as minhas parcas poupanças.
É que o bicho vai pegar!
GostarGostar
Maria de Deus, 28
Atenção: “há bancos e…bancos”.
GostarGostar
# 17, vamos lá ver se nos entendemos. A questão está justamente nestes xuxas dizerem que são socialistas. Qualquer economista medianamente versado nestas matérias desmistifica a balela.
O socialismo é uma palavra tão fore como o vento. Se os tugas tivessem alguma idéia do que tem estado por detrás do termo ao longo da história coibiam-se naturalmente de o proferir ou sequer pensar nele. Para os tugas socialismo é ficar com o dinheiro dos ricos e exploradores e sobre isso estão todos de acordo, há pelo menos 20% que não têem dúvidas. O pior é que os ricos sabem disso e antecipam-se quase sempre
É este socialismo que o cáustico aprecia? Não é, mas olhe que é o que está a ser servido de bandeja, com porshes à mistura.
Exemplo 1:
Sócrates reclama que vai criar mais emprego em 2010. Falhou inteiramente essa promessa na anterior legislatura. Não pela crise. Quem cria emprego são as pessoas, os agentes económicos, com apoio na banca e no mercado de capitais. Isso ele não sabe activar. O mito socialista do Estado é isso mesmo.
Um mito. Uma falácia.
Exemplo 2:
Jerónimo de Sousa dizia em Janeiro de 2008 lembrando vagamente lenin (adoença infantil do comunismo, logo que pôde matou-os todos, lembram-se?): o Bloco de Esquerda “é um partido social-democratizante disfarçado por um radicalismo verbal esquerdizante, caindo muitas vezes no anti-comunismo”. No entanto apresenta-se como socialista de primeira.
Utiliza à letra uma táctica trotskista conhecida de gingeira: ocultação dos verdadeiros desígnios, extermínio do aparelho de produção e domínio da populaça pela força, para isso pézinhos de lã, defesa das causas des estruturantes para colher benefícios dentro dos preversos que possuem reservatórios de energia não desprezíveis, nada de grandes proclamações revolucionárias. Isso fica para depois, quando os tansos votarem e se aperceberem, tarde demais, do logro em que caíram. Nisso aposta forte: “Chegará o dia em que havemos de obter os votos que precisamos”. É assim a falta completa de vergonha no embuste. Raros o denunciam.
GostarGostar
Todos os bancos estão rebentados, principalmente aqueles que se passam por grandes e sólidos!!!!
Emprestaram tudo aos tubarões e às organizações do círculo do poder.
Vai tudo por água abaixo!
GostarGostar
Maria de Deus, 31
Não todos.
GostarGostar
# 28, Deus lhe valha Maria, então se for para se livrar da cáfila dos robalos com berardos à mistura, em boa hora o faz.
GostarGostar
Chouriço, 33
Nesse caso, Maria procedeu a tempo.
GostarGostar
Ranking elaborado pela publicação económica «Global Finance».
A listagem é elaborada com base numa comparação dos ratings de crédito de longa duração e dos activos totais dos 500 maiores bancos de todo o mundo, utilizando os ratings da Moody´s, da Standart&Poors´s e da Fitch.
Nesta lista o BNP Paribas surge em (8º), do Banco Santander(9º), do BBVA (13º) e do Banco Popular Espanõl (27º). Da lista constam ainda o alemão Deutsche Bank (30º) e o britânico Barclays (45º).
Em setembro passado surgiu o nome de um banco tuga mas esses dados estão manifestamente desactualizados face à intervenção estatal e aos ratings recentes.
A Fitch emitiu esta segunda-feira um «Outlook» negativo para a Caixa Geral de Depósitos (CGD) a longo prazo, ameaçando cortar o «rating» do grupo. A agência de notação financeira manteve, por ora, a nota do grupo CGD, a longo prazo, no «AA-», mas baixou o «rating» do banco de «B» para «B/C». Segundo a Fitch, citada pela Reuters, esta nota acompanha a perspectiva negativa da dívida da República Portuguesa. Para a quebra do «rating» do banco, em termos individuais, contribuiu o esforço para manter a rentabilidade num país em recessão, ao mesmo tempo que o crédito mal-parado e os encargos com imparidades continuam elevados.
A Fitch avisa ainda que, se os indicadores de rentabilidade do grupo CGD se deteriorarem mais do que o esperado e os rácios de capital não se mantiverem, o «rating» vai mesmo descer.
GostarGostar
#25 Jorge Paulo
Santa ignorância porquê? Leu alguma coisa no meu comentário que não está lá, inferiu que eu estaria a fazer um determinado juízo, e depois vem como que contestar coisas que não foram ditas. Brilhante do ponto de vista da psicologia – quase um acto falhado…
Mas, já agora, Jorge Paulo: não adianta misturar a verdade com demagogia para transformar a demagogia em verdade. Podemos conseguir uma emulsão mas nunca uma mistura, percebe?
Ex.ª: “Esses paises, são ricos e prosperos, porque houve gerações inteiras que se sacrificaram para que os filhos e os netos vivessem melhor. Descobriram há muito tempo, que não se pode distribuir o que não se tem. Nós fizemos, e estamos a fazer ao contrario: estamos a gastar o que não temos, pedindo emprestado no estrangeiro, para os nossos filhos pagarem as nossas dividas. É esta a politica da esquerda em Portugal.”
Tudo verdade à excepção do corolário. O corolário é aquilo que V. sente porque tem uma determinada ideologia e é preconceituoso em relação à esquerda.
A virtude sempre à direita e o pecado sempre à esquerda.
GostarGostar
# 24, morte lenta foi a maioria que escolheu, leva mais tempo mas dói menos e há sempre um bagaço para atenuar.
GostarGostar
“Teixeira dos Santos NÃO SABE COMO LIVRAR-SE DESTE MAGNO PROBLEMA ALIMENTADO POR SÓCRATES — e do qual, TSantos também tem muita culpa…”
Muita culpa? O projecto de correcção do défice nunca o foi. É um simples mecanismo de maquiagem com resutados de curto prazo que encontra nos comentários de há anos o resultado que agora se verifica: um desastre tão grande que tem de ser o BPI a relatar ao país o estado das contas do Estado (Portugal ainda não percebeu exactamente o ridículo que aconteceu na semana passada). Foi uma jogada de candidato a amador de economia. Para se livrar só tem duas opções também há muito previstas: aumentar os impostos e liquidar isto em meio ano ou baixar os impostos e liquidar isto num ano. A terceira hipótese é pedir esmola para comprar uma tanga para o país vestir.
GostarGostar
…Agora, sabendo-se que o defice não é prioridade, (ou é?),
Neste momento não é, há que salvar a economia, é aqui é no resto da Europa.
Veja o caso da Suécia
GostarGostar
#35
Provavelmente a Fitch vai ser avisada pelo Governo que vamos sair do buraco com as primeiras pedras de um punhado de novos hospitais.
GostarGostar
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=E891E69A-0654-43A0-B68E-7B6E5CCD6E44&channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011
Em França e na Alemanha, o Socrates é ouvido
GostarGostar
A pressão dos mercados sobre a dívida portuguesa (azar dos nossos chico-espertos, parece que os especuladores confiam mais nas vendidas agências de rating que nos próprio conselhos dos nossos papagaios) vai ser a oportunidade de ouro do Pinócrates. Vai-lhe dar o alibi para aumentar os impostos e todos (ou quase) vão bater palmas. É preciso salvar o Estado, ora essa.
É que se cortar na despesa pública lá se vai o crescimento económico para o buraco, não é? ehehhhehehhe
Há uma elevada percentagem de portugueses que vivem dependentes da mama do Estado, logo já se sabe como vão eles tentar combater o défice. Nos demais escravos, que vivem para alimentar os parasitas do Estado. lololololol
Nova definição de português: ser humano que vota em corruptos, em que lhe engane e em quem lhe parasite.
É preciso que os nortenhos levem a sério a ideia de pedirem a Independência. Eles querem aumentar as dívidas? Que as paguem eles. lololololol
anti-comuna
GostarGostar
36, o preconceito é seu cáustico, eu penso que você até não é nada cáustico, é um tipo bem intencionado, se reparar bem o que você sente é partilhado por muita gente de direita.
No site miguel-montenegro de que retiro um excerto encontrará alguma actualização. Começa assim:
“Ainda não decidi, entre a esquerda e a direita, qual delas é a pior ameaça à minha liberdade.” Alan Watts
O jogo da esquerda/direita permite a certos embusteiros congelar a sociedade sob a aparência do conflito entre facções dramaticamente opostas, conflito passional no qual cada um pode imbricar as suas frustrações e pulsões agressivas.
Como muitos outros portugueses da minha idade escreve mm, cresci a ver intermináveis debates políticos de surdos entre a “esquerda” e a “direita” (fronteira relativa aos adversários em presença e, por isso, absoluta) enquanto a corrupção e o imobilismo do Estado e da dita “sociedade civil” ou então as lutas de grupos de interesses transvestidos de universalismos de fachada (esquerda) ou de hipócritas bons costumes (direita) corroíam discretamente, secretamente, e à vista de todos, o espaço de liberdade civil de que Revolução de Abril de 1974 libertou a forma, talvez, mas não o espírito.
GostarGostar
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=404155
Muita gente interessa que isto piore – é chamada a “tralha” que aparece nas TVs
GostarGostar
# 42, o anti-comuna sabe que essa do aumento dos impostos tem limites, só se for o IVA, mas as consequências não se vão fazer esperar. Vocês têm é que vir para cá amanhar a terra e nós a ver.
GostarGostar
38,
De acordo com a sua sucinta análise.
Sócrates, astuto e sagaz, tem deixado para TSantos um vasto (e acalentado) protagonismo, para que, quando mais alguma ‘bomba’ económica e financeira rebentarem, limpar as mãos e…surgir solidário e ‘confiante’ a seu lado — a culpa será sempre doutro(s).
GostarGostar
Cubanos só recebem 500 euros
Cada médico cubano contratado pelo Estado português recebe apenas 500 euros por mês dos cerca de 2500 euros de salário pago pelo Ministério da Saúde (…)
…O que chama a democracia
GostarGostar
47,
Com ironia: alguém informou os médicos cubanos que 500 Euros equivalem a 500 ‘contos’, e que 2500 Euros equivalem a 500 Euros…
GostarGostar
Mussulo, eles vão encontrar as desculpas perfeitas para arriar nos mesmos escravos do costume.
Ainda dizem que o esclavagismo acabou. lolololol Ele está mais vivo que nunca. Temos os escravos que vivem para pagar aos parasitas do Estado, que até se concratulam com o facto do Estado salvar o país. (Leia-se, os próprios paraistas.)
Eu só sei olhar para estes números oficiais:
Deflação em Portugal em 2009 0,8%
Aumento da despesa do Estado 4,6%.
Em termos reais, a despesa do Estado cresceu 5,4%.
E o peso do Estado na economia? Uma desgraça.
Ora bem, alguém vai ter que pagar aos investidores internacionais. E esse alguém vão ser as vítimas do costume.
Tabaco, alcool, chocolate (uma novidade!), gasolina, electricidade, taxas moderadoras, taxas para a RTP, IRS, IVA, contribuições para a seg. Social…
Ui! Ele, ministro da despesa pública, o responsável pelo colapso actual (também já tinha siso corresponsável do período 95/99) parece que já encomendou mais um estudo, sobre como aumentar os impostos e os portugueses baterem palmas. Ele pode ser mau ministro mas é esperto como um rato. Sabe vender o seu peixe. lololoolol
anti-comuna
GostarGostar
..48
A noticia é dada pelo Correio da Manha
GostarGostar
Em Portugal já podemos dizer que o esclavagismo está instalado. Até existe uma Justiça para os escravos e uma outra para o Senhores. (É mais uma espécie de esclavagismo medieval, mas os portugueses gostam.)
anti-comuna
GostarGostar
# 36 Caustico Mea culpa. Em todo o caso, não conheço país nenhum, onde o socialismo trouxesse uma vida melhor pras pessoas( é disso que estamos a falar, não é?) Conheço alguns como o nosso, que em 1995 estava bem encaminhado para crescer sustentadamente, e a convergir com a Europa, e agora é o que se vê desde 1998, ou a Espanha de Zapatero, ou a França de Miterrand que eram paises com um estatuto no seio dos paises desenvolvidos que perderam. Só para falar de países democraticos. Porque em paises onde o socialismo se impôs pele força é só miséria. Veja por exemplo o que se está a passar na Venezuela: o que o Chavez está a fazer, é uma fuga para a frente, porque está-se-lhe a apagar o pavio. Esgotou praticamente os recursos do país, e agora sendoum produtor de petroleo, até a electrecidade tem que racionar. Sim, a virtude está na direita , não está na esquerda.
GostarGostar
O Estado portugu~es só paga 500 euros aos médicos cubanos? Sem outros beneficios, como casa, carro, etc.?
Está boa esta! O nosso socialismo até já explora o comunismo cubano. lololololol
anti-comuna
PM Depois dizem que os capitalistas é que exploram os estrangeiros e são xenófobos. lololololol
GostarGostar
O caso dos Paises Nordicos, tirando a Noruega, o estado da economia é arrasadora, veja o caso da SAAB e da Volvo e as industrias subjacentes, resta o Aço, por enquanto.
GostarGostar
50,
Sim, li a manchete na net.
Caros: por hoje e por mim, acabaram as ironias sobre o que quer que seja. E muito menos sobre migrações e povos. O Primeiro-ministro do Haiti informou há pouco, que haverá mais de 100 mil mortos, para além duma cidade absolutamente devastada, em ruínas.
GostarGostar
“O Primeiro-ministro do Haiti informou há pouco, que haverá mais de 100 mil mortos, para além duma cidade absolutamente devastada, em ruínas.”
Meu deus. Nem quero acreditar.
Que descansem em paz.
anti-comuna
GostarGostar
E não podemos esquecer do significativo «contributo» do Fisco e da ASAE no arraso e debâcle da economia nacional, principalmente no ataque à iniciativa privada, aos pequenos negócios, às empresas familiares e aos trabalhadores independentes.
Com este consecutivo ataque, sob a batuta do Paulinho dos Impostos, que agora está a fazer outra «vaquinha”, milhares de empresas foram encerradas e dezenas de milhares de trabalhadores foram para o desemprego.
Tudo para benefício das grandes empresas monopolistas, da banca, dos seguros, das grandes construtoras e de toda uma nomenklatura que viveu e ainda vive á custa do trabalho e dos impostos dos portugueses mais humildes e remediados!
Agora já não há mais para desenterrar.
Que vão aos cofres do Banco de Portugal.Lá aionda há o ouro da «pesada herança» do Salazar…
GostarGostar
estou mesmo curioso para ver onde vão buscar o dinheiro
Nesse caso… já somos dois.
GostarGostar
# 44, pobre avalia técnica, é do interesse do barclay´s apresentar uma situação menos má, abriu recentemente muitos balcões a ver se os papalvos caem.
Argumentos destes denunciam o estertor:
“O ministro da Economia, Vieira da Silva, admitiu hoje que o crescimento do desemprego pode parar já este ano. “É difícil, mas não é, a meu ver, impossível”.
Reparem “não é impossível”, as formas negativas entaramelam o discurso de um embusteiro já considerado um génio entre iguais.
O presidente do conselho em Loures;
“Este investimento do Hospital de Loures para que ninguém das futuras gerações se possa queixar da actual geração não termos feito o que devíamos para que eles tenham melhor saúde».
Ainda bem que não tem noção do que as gertações vindouras vão pensar dele.
No lançamento da primeira pedra do Hospital de Loures, José Sócrates, recordou outros seis hospitais que também estão a ser construídos, enfatizou que «é na construção de novos hospitais que está a ser gasto o dinheiro dos impostos».
Se a mentira fosse a junção de duas placas tectónicas teríamos um grande terramoto. O dinheiro dos nossos impostos a partir dos próximos 100 anos era o que ele queria dizer. Atá agotra será melhor não pensar para onde tem ido.
«O investimento nestes hospitais é absolutamente essencial não apenas para melhorar o Serviço Nacional de Saúde, não apenas para melhorar o acesso à Saúde, mas fundamentais para responder à crise económica, recuperar a nossa economia, para que mais portugueses tenham emprego e para que mais empresas tenham oportunidades».
Temos assim um sítio onde o relançamento da economia parte da construção de hospitais com base nas parcerias público privadas, assunto que outros mais bem informados poderão desmitificar.
Por outro lado todos começam a perceber que o investimento em hospitais não é sequer prioridade no que respeita à saúde das pouplações, se a ministra da gripe soubesse tinha-o avisado só que ele entusiasma-se com as grandes obras e não dá tempo, né!
GostarGostar
…E não nos esqueçamos das conivências (e mentiras) ‘cirúrgicas’ de VConstâncio…
GostarGostar
A venda dos automóveis novos custa menos 10/15% e se for ppº vai a 20%
Isto nâo quer dizer que haja deflação, porquanto a electricidade aumentou
GostarGostar
Aqueles que são já um pouco mais velhos lembram-se das medidas tomadas quando o FMI entrou em Portugal lá nos anos 80.
Na bancarrota não ficamos, mas que toda a gente vai levar porrada (e da grossa), não tenham dúvidas.
GostarGostar
# 58, tire as suas parcas economias do banco, coza os seus bolsos para já, plante uma hortinha na varanda e regue com a água da chuva, o meu amigo não sabe o que pode a imaginação.
GostarGostar
# 44, pobre avalia técnica, é do interesse do barclay´s apresentar uma situação menos má,
“”””””abriu recentemente muitos balcões a ver se os papalvos caem.
Argumentos destes denunciam o estertor:””””
Acredita na País, é conclusão e avaliação que faço – foram muitos, 500 balcões? e há desemprego nos bancarios?
Qualquer dia tem mais balcões que o BCP
Os papalvos são muitos
GostarGostar
2008 foi o melhor ano e 2009 o segundo melhor em número de passageiros transportados pela TAP. Apesar dos 8,1 milhões de lucros previstos e do aumento de volume de tráfego significar mais trabalho, a empresa reduziu o seu quadro de pessoal e recusa-se a actualizar salários. Mas compra carros. 42 carros para colmatar as dificuldades de locomoção dos directores da companhia. A TAP está em “contenção” de custos. Laborais.
http://www.opaisdoburro.blogspot.com/2010/01/vale-pena-trabalhar-mais.html
TAP recusa rever salários e compra 42 automóveis para directores
Cinco sindicatos que representam trabalhadores da TAP denunciaram a compra de 42 novos automóveis para directores da transportadora, dias depois da administração da empresa ter informado que não estão reunidas condições para fazer revisões salariais
http://www.aeiou.visao.pt/tap-recusa-rever-salarios-e-compra-42-automoveis-para-directores=f525155
GostarGostar
No tempo da guerra, Salazar autorizou que se criassem porcos nos quintais de Lisboa e havia até quem tivesse capoeiras nas varandas com coelhos e galinhas.
GostarGostar
Ha dias passei pela RTP, por acaso, dei com a cara do Dr.”Tv Marcelo”, o coitado tinha olhos de choro, alguma se passou.
Se retiram da TV publica o “prof” cai o “carmo e a cedofeita”.
Por amor de Deus, deixai estar o homem que educa a direita da perna de pau
GostarGostar
a única coisa que falta blogs portugueses, são matérias dados estatísticos.
Este artigo faz um ponto forte
http://www.financialexpress.com/news/portugals-math-problem-failing-grades-equal-slower-growth/58720/
Isto é porque você quase não vê quaisquer dados estatísticos dos blogs portugueses.
GostarGostar
Xiça.
Uma pessoa chega aqui
e julga que está no Haiti.
GostarGostar
Moody’s: Greece, Portugal Risk ‘Slow Death’
http://online.wsj.com/article/SB10001424052748704362004575000800814712706.html?mod=googlenews_wsj
GostarGostar
MJRB,
“a culpa será sempre doutro(s).”
Para quem não reparou, José Sócrates está em plena campanha presidencial.
GostarGostar
Lista de países por PIB (Paridade do Poder de Compra) per capita
Grécia 30.681
Portugal 22.232
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_(Paridade_do_Poder_de_Compra)_per_capita
GostarGostar
72,
…com Manuel Alegre a “apalpar” terreno.
MAlegre está “no bolso” de Sócrates. Poderá usá-lo até ao limite ou ignorá-lo quando Alegre (ainda) pensa que terá o seu apoio e do PS…
GostarGostar
Superar o perfil de competências baixa em Portugal
Principais conclusões
Os resultados revelaram que os níveis de habilidade em Portugal têm vindo a desenvolver em um ritmo relativamente lento desde o final dos anos 1980, principalmente devido a:
a resistência de uma estrutura de produção e empresarial com base em baixos níveis de competências;
uma lenta renovação geracional do mercado de trabalho;
um abandono precoce do sistema educativo;
muito baixo investimento em educação, bem como em adultos e formação profissional.
http://www.eurofound.europa.eu/ewco/2008/04/PT0804019I.htm
GostarGostar
Superar o perfil de competências baixa em Portugal
Comparação Internacional
A globalização, juntamente com a intensificação da concorrência internacional e mudanças tecnológicas, na maioria dos setores econômicos, têm gerado um viés de procura de trabalho, resultando em uma preferência por profissionais altamente qualificados, em vez de os trabalhadores não qualificados. No entanto, vários estudos confirmam a exceção Português ‘, neste contexto, devido às seguintes conclusões:
entre 1985 e 1996, Portugal foi o único país entre os analisados – França, Alemanha, Holanda, Portugal, Suécia e Reino Unido – em que a demanda por trabalhadores menos qualificados (CITE 2) não diminuiu;
de acordo com as tendências actuais, vai demorar mais de 10 anos para Portugal para reduzir a proporção de trabalhadores menos qualificados e 10% da população economicamente ativa;
Portugal será o único país que irá manter uma elevada proporção de empregos pouco qualificados nos sectores de trabalho intensivo de serviços, como construção, comércio a retalho, hotéis e restaurantes.
http://www.eurofound.europa.eu/ewco/2008/04/PT0804019I.htm
GostarGostar
Afoito 75 e 76,
Tudo isso parece passar ao lado da populaça-arco-íris e de alguns governantes-rosa que preferem assobiar para o ar.
GostarGostar
# 70, espera primo que isso de viver na capital vai ter custos.
GostarGostar
É também culpa dos blogs políticos.
GostarGostar
# 72 é bem observado mas também pode ser que fuja antes disso.
A partir de agora a volatilidade passa a ser a norma e isso para quem quer ser pr é complicado. Estou convencida que entre cavaco e zézinho o pc vota cavaco ou se abstem. São pos 10% que faltam.
GostarGostar
# 69 muito bem observado, a referência é elucidativa.
GostarGostar
A Prima, 79
O PC, nesse contexto (Cavaco vs. Sócrates) nas presidenciais, apresentará candidato próprio. Pelo que retirará votos a Sócrates.
Se o candidato do PS fosse MAlegre, o PC apresentaria candidato próprio, em ‘lume brando’ negociável com o PS.
GostarGostar
“muito baixo investimento em educação, bem como em adultos e formação profissional.”
Esta deve ser a gozar. O investimento em Educação em Portugal é enorme, a qualidade é que é um desastre.
GostarGostar
Esta que ligou, demonstra mais uma vez que o problema não é dinheiro:
Feb 12: Chipidea Microelectronica SA, a Lisbon-based semiconductor designer, is hiring most of its engineers in Belgium, Poland and China. “The reason we opened engineering centers in other countries was to have access to trained personnel we couldn’t find in this country,’’ Chairman Jose Franca said last month in a speech at an awards ceremony for young scientists and engineers. The shortage has Portugal hurrying to correct one of the root causes: the disastrous state of math education.
A qualidade é um desastre por causa da falta de Liberdade na Educação e das Políticas de Esquerda anti-ciência.
GostarGostar
Vozes do “contra” não chegam ao céu. Nunca se investiu tanto na “excelencia” como nos ultimos 4 anos, reconhecido por todos
GostarGostar
# 84, ah, ah, ah, ainda estamos no princípio de 2010 mas vai ser difícil bater uma piada tão bem achada até 2011, ano da retoma. Já estou a tentar mas é difícil.
GostarGostar
Qualquer uma boa dona de casa, governaria melhor este país.Estes socialistas apenas sabem esbanjar e sobretudo arranjar tachos bem remunerados aos seus acólitos -veja-se o caso da Dª. Lurdinhas – e afins.
Continuaremos a caminhar alegremente para o abismo, enquanto as prioridades deste governo forem, captar votos dos movimentos gays.
Cps
S. G.
GostarGostar
82#
Você tem um dados sobre a % que Portugal gasta em
““muito baixo investimento em educação, bem como em adultos e formação profissional.”
Eu gostaria de saber como é que Portugal se compara com outros países europeus
GostarGostar
86%
Eu não sou gay, mas eu realmente não entendo por que a questão gay é uma questão a todos.
Considerar os níveis de HIV / SIDA em Portugal
O problema é na verdade e hetrosexual e CPLP comunidades em Portugal.
considerar que Portugal tem as maiores taxas de HIV 1 e HIV 2 na Europa Ocidental.
GostarGostar
Gabriel, não se preocupe onde vão buscar o dinheiro ! Sócrates e seus Eunucos resolvem isso…
GostarGostar
Eficiência fiscal… my foot! Com uma irrisória parte do dispêndio administrativo tido com a brutal cobrança efectuada aos pequenotes, teriam obtido muitíssimo mais e mais justamente, se o tivessem feito a tudo e a todos, muito especialmente nas áreas mais apropriadas, ou seja aos “sponsors e amigalhaços” do esquema… mas, começaram por pôr lá um cobrador “conectado” aos ditos cujos, logo… era de esperar este desastre.
Talvez se tenha conseguido desmantelar assim e para sempre, grande parte da já paupérrima rede industrial/comercial cá do burgo… Ma(is)cedo ou mais tarde, vai dar para ver!
GostarGostar
O Gabizinho, escuteiro-mirim Lobito, pertence ao Bando dos Leiteiros, Alcateia dos Citrinos e distingue-se pelo seu afã em praticar boas ações. Hoje desmoraliza as tropas adversárias, amanhã ajuda a anciã Manuela a subir ao Calvário. A Medalha da Tuba e Quina não tarda.
GostarGostar
A situação é clara. Este governo não tem qualquer intenção de governar ou de sair do atoleiro. Neste momento os cobardes já tomaram as suas precauções. A oposição de extrema esquerda gosta porque espera tirar partido do que vem a seguir. A alternativa cobarde está incapaz de agir, pensam talvez que da agonia lenta poderá tornar a cabeça dos tugas mais esclarecida e permitir-lhe entender o logro em que cairam. Nada de mais errado.
Tudo decorrerá devagar, os melhores vão sair de mansinho, os restantes vão apodrecer suavemente sucidando-se, drogando-se, alccolizando-se como já o fazem suberepticiamente sem um ai, sem um protesto. Os professores já foram enganados, os enfermeiros serão rechaçados, os militares emparedados, os sindicatos ludibriados e assim sucessivamente. A situação vai parecer-se com a França sitiada pelos nazis. Ao contrário do que muitos pensam a vida continuou animada ainda durante algum tempo para os traidores. Só acabou porque as tropas aliadas de um lado e os soviéticos do outro fizeram o serviço. Vejam as fotos
http://community.livejournal.com/euro_photos/194356.html
Ah, sim houve também os resistentes dispostos a tudo. Esqueçam, isso faz parte da história, por cá os únicos activos são os homos loucos por casar e aperfilhar, os monopólios gananciosos, os cartéis impunes, a mafia que nem precisa de usar violência física e os invisíveis homens da noite, todos cobertos po uma pleiade de jornalistas que fizeram da corrupção a sua bandeira.
GostarGostar
Morte lenta
Ao longo de um extenso relatório dedicado às perspectivas de evolução da dívida soberana dos países europeus, a Moody’s atrela recorrentemente o caso grego ao português, considerando que ambos falharam no saneamento das finanças públicas durante os tempos das “vacas gordas” – que, por cá, foram quase sempre magras – e que são “os dois exemplos de países que exibem uma baixa competitividade estrutural” no seio da Zona Euro, que se reflecte em elevados défices externos.
Neste contexto, a Moody’s diz que o risco de uma “morte súbita”, deflagrada por uma crise na balança de pagamentos, corresponde a uma probabilidade “negligenciável”. Mas, em contrapartida, a agência de notação de risco considera “provável” um cenário de “morte lenta” – que faz lembrar o tal “definhamento” a que Ernâni Lopes há muito considera estar condenada a economia portuguesa.
Porquê? Porque a falta de competitividade estrutural acabará por resultar numa “sangria de potencial de crescimento” e, logo, numa redução na capacidade de os Estados arrecadarem receitas fiscais, obrigando-os a afundarem-se, ainda mais, na espiral de endividamento em que já mergulharam.
Nota: que se poderia esperar de um país com um “sistema de ensino” que ensina unicamente para a mediocridade, estupidez e imbecilidade? Os imbecis podem insultar e agredir, mas não produzem nem criam riqueza. Os imbecis e agressores não merecem qualquer consideração e a Europa há-de acabar por os deixar cair.
http://www.criticademusica.blogspot.com/
GostarGostar
Em tempos até os via e ouvia com alguma atenção. Agora, para os ouvir, só na perspectiva de quem vai ver uma comédia ou ouvir a Conversa da Treta. Se bem que aquilo (Prós e Contras), em relação à Conversa da Treta, merece uma tomatada, uma pateada. Ontem, ouvi um imberbe – aluno do ISCTE – a falar em “skills”. Ora, se eu não souber inglês (técnico, né?!) é caso para perguntar: skill – que merda é essa? A Fátima(zinha) adora. Não restam dúvidas. Tão pequeninos e já tão deformadinhos. Tadinhos! Tão ignorantes quão pedantes.
*** ***
Bom senso é fazer o possível pela concertação. Não bater com a porta à concertação mas, simultaneamente, não esquecer, não deixar que a máquina de propaganda consiga fazer o que pretende – passar uma esponja, ignorar que chegámos ao ponto em que estamos, por responsabilidade de alguém (essa do “todos somos responsáveis” para aqui, agora, não dá. Pelas minhas responsabilidades respondo eu. Não respondo é pelas deles. A responsabilidades deles pago-as/sou obrigado a pagá-las. Isso, agora, é conversa para boi dormir). Tem responsáveis. A saber esses responsáveis têm nome: Sócrates, Teixeira dos Santos e umas centenas de lanígeros que costumam ir pastar para os lados de S.Bento. É necessário dizer com todas as letras o que há que ser dito. Como o fez João Salgueiro. Sócrates andou, anda a enganar as pessoas. Ou o que, hoje mesmo, Manuela Arcanjo escreve.
http://www.pleitosapostilas.blogspot.com/search/label/fait-divers
GostarGostar
Mais cem milhões de euros para formar cem mil trabalhadores em quatro anos
Um momento de crise económica, como o que se vive, é o ideal para que as pessoas apostem na sua requalificação, defende Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Por isso, nos próximos quatro anos, o Governo quer cem mil activos com diploma do ensino superior. Ao final da tarde, o Governo, as universidades e os politécnicos assinaram um “contrato de confiança”, que para já se traduz num acréscimo de cem milhões de euros no Orçamento de Estado (OE) para este ano.
http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/mais-cem-milhoes-de-euros-para-formar-cem-mil-trabalhadores-em-quatro-anos_1417298
GostarGostar
Na entrevista ao I de sábado, Isabel Alçada diz que as negociações com os professores são muito delicadas porque 1% da massa salarial dos docentes é muito dinheiro. (pouco mais de quarenta milhões de euros)
GostarGostar
Lamentavelmente ou talvez não,
os sociais-democratas do PSD
teriam feito muito semelhante.
É da cultura o Bloco Central.
Portanto, estamos falidos. Tudo lixado.
É a vida.
GostarGostar
98, JB
Essa mania de confundir tudo e ter tudo por igual é que está a levar o país à desgraça.
É a mania dos pulhas.
GostarGostar
“Por isso, nos próximos quatro anos, o Governo quer cem mil activos com diploma do ensino superior.”
Mais um desperdício enorme de recursos.
GostarGostar
Caro Gabriel… Há bloqueio de mails ou nick em vigor ???
Cumprimentos
GostarGostar
Acabou?
GostarGostar
Caro Gabriel…era o único de quem ainda não conhecia censura…não entendo os meus mails estarem bloqueados, especialmente porque apesar de nem sempre concordar consigo não me recordo do que posso ter comentado para esta “anormalidade” acontecer nos seus posts! (nos de CAA já estou habituado à liberdade de expressão…para quem com ele concorda).
Cumprimentos
GostarGostar
54.anti-comuna disse
13 Janeiro, 2010 às 5:44 pm
O Estado portugu~es só paga 500 euros aos médicos cubanos? Sem outros beneficios, como casa, carro, etc.?
Está boa esta! O nosso socialismo até já explora o comunismo cubano. lololololol anti-comuna
PM Depois dizem que os capitalistas é que exploram os estrangeiros e são xenófobos. lololololol
********************
COMPLETAMENTE ao contário
Sócrates, com 2500 euros, por mês e por médico cubano, está é a subsidiar
o CAMARADA EL COMANDANTE FIDEL !
GostarGostar