Saltar para o conteúdo

Algumas ideias defendidas pela esquerda no ano de 2009

4 Fevereiro, 2010

A crise prova o fracasso do neoliberalismo. O Estado está de volta. Vai voltar a dominar a economia.

O investimento público vai tirar Portugal da crise.

Não há problema de endividamento porque as taxas de juro estão baixas.

As contas públicas estão controladas.

Portugal foi o último país a entrar na crise e o primeiro a sair.

O investimento privado está deprimido, tem que haver investimento público para estimular a retoma (aqui estava implícito que Portugal tinha margem para se endividar, sem que o endividamento tivesse efeitos na retoma a médio prazo).

Crise? Crise a sério é na Irlanda, o que prova que o modelo irlandês falhou.

56 comentários leave one →
  1. LR's avatar
    4 Fevereiro, 2010 14:42

    Pela Esquerda ou pelo PS?

    Gostar

  2. Outside's avatar
    Outside permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:44

    Aceitando facilmente (tamanha é a demagogia praticada) estas ideias pela esquerda…

    JM…Quais as ideias defendidas pela (suponho que sua)direita em 2009 ???

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:45

    o miranda rachou o disco, uma espécie de crestina.

    Gostar

  4. Piscoiso's avatar
    4 Fevereiro, 2010 14:45

    A minha tia Alvarenga, que é da esquerda liberal, não defendeu nada disso em 2009.
    Dos outros anos não tenho dados.

    Gostar

  5. Outside's avatar
    Outside permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:49

    Não consigo ententer estes pensamentos…esta eterna publicitada dicotomia “esquerda”/”direita” !!!

    Filosofias/teorias de cordel!

    Mas repito (suspeitando que vai ignorar JM) quais as ideias defendidas pela dita “direita” em 2009 ??? Quais são elas caramba ???!!!

    ISTO É TUDO IGUAL PORRA !!!

    Gostar

  6. jcd's avatar
    4 Fevereiro, 2010 14:54

    “ISTO É TUDO IGUAL PORRA !!!

    Não, não é. É até bastante diferente. O blogue está aí, para ser lido por quem quiser.

    Gostar

  7. Outside's avatar
    Outside permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:56

    Jcd…não sei se estamos a falar do mesmo, mas se me apontar as diferenças polícticas/sociais/económicas/jurídicas/interesses PS/PSD nos últimos 20 anos muito agradeceria!!!

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    João Neto permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:57

    Era apenas uma questão de tempo até se ter matéria para se escrever este post. Veio mais cedo do que esperávamos. Veremos como os “palhaços” adaptam o discurso.

    Gostar

  9. g.fm's avatar
    g.fm permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:58

    A única ideia da direita em 2009 era ganhar as eleições, porque… sim.

    Gostar

  10. Outside's avatar
    Outside permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:02

    Então atento jcd, estamos ou não a falar do mesmo, e se estamos…ONDE ESTÃO A PORRA DAS DIFERENÇAS ???

    Gostar

  11. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:02

    O JM esqueceu de acrescentar que pátria é onde nos sentimos bem, os trabalhadores não têm pátria, que temos que acabar com as diferenças e desigualdades(sem referir onde)que todos têm direitos(deveres é omitido)
    A censura e amassar das estatisticas depois dá origem a surpresas desagradáveis.
    Mas tenham calma que ontem aqueles gajos que foram ao conselho de estado nem dormiram a pensar em resolver o problema …

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    mussulo permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:05

    Isso já não é um país, esbraceja para ser um protectorado, por isso balança desesperadamente entre bruxelas e o fmi, vocês só percebem qudotiverem os bolsos vazios e os bancos fechados.

    Gostar

  13. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:07

    A Lei da nacionalidade foi votada pelos 230 deputados.O ministro agora na ecomia atira que só são admitidos este ano cerca de 3000 imigrantes mas esqueceu as dezenas de milhar que vão fazer os 6 baninhos e que serão “portugueses” paupérrimos e chaios de diferenças e desigualdades.A precisar de casa cama e roupa lavada.E depois com saudades do resto da família.Que vem…
    Trabalhem e sejam empreendedores.Não desistam nunca.E confiem em quem vos governa.Interessadíssimos em colocar isto no pelotão da frente!(para áfrica …)

    Gostar

  14. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:09

    Mas duma coisa estou certo.No dia em que não pagarem à tropa os gajos vão ter que fugir…

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Um Bom Carnaval para Vocês Todos... permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:21

    E já agora que este governo vá para o galheiro!

    Gostar

  16. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:22

    Quando os gajos “interpretadores” se acotovelavam na AR a ver quem “dava” mais eu que destas coisa nada percebo vi claramente visto que era a machadada a prazo.Ei-la.Mas com muita animação em especial para polícias, tribunais, casas de reiserção e outras coisas semelhantes e infindáveis de “recuperação” do ser infantil e sem culpa que piamente acreditam que existe em todos nós…
    A especialista da matéria é a Palma a mulher do MAI esse fraterno irmão que sai lá da loja sempre com vontade de erguer a humanidade nos ombros…

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Plus permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:24

    Isto não é nada que não se tivesse previsto nos finais de 2008.

    Em termos simples, na altura os bancos imploram e os governos resolveram criar as suas próprias bolhas de endividamento.

    Esta ideia peregrina foi defendida pela maioria incluindo “grandes” economias como o Paul Krugman.

    Onde anda esse nobel e os seus seguidores ?

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:26

    “As contas públicas estão controladas.”

    Neste aspecto os comentadeiros e paineleiros da televisão deram cobertura à falácia durante anos seguidos porque o governo é PS. Miguel Frasquilho fez as contas há anos e disse que estava tudo no vermelho. O resto do PSD disse o mesmo. Andou tudo atrelado ao Sócrates. Mas ainda não acabou, porque quem vê os analistas económicos de alguns canais ainda vê exactamente o mesmo, hoje. Mas há mais: o PM deu-se ao luxo de omitir a discussão sobre macroeconomia durante anos e esses mesmos analistas declaravam de quinze em quinze dias a grande vitória nos debates parlamentares. Era o PSD que estava de rastos não era? Agora resolvam.

    E com calma, porque ainda há muita “fruta” para ser descoberta.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:33

    Não há nenhuma diferença entre o PS e o PSD, ou até mesmo o CDS, na política económica, a não ser pontual e circunstancial.

    A diferença que o PS quis enfatizar tem a ver com o jacobinismo e a idiossincrasia de certos ministérios, como o da Educação da inenarrável ( ontem na TV um tipo qualquer que manda em não sei quê, teceu-lhe rasgados elogios…)e ainda outros como o da Economia dos PIN´s e do Pinho incrível.

    No fundo, o PSD e o CDS são na mesma uma esquerda de feitio menos jacobino, mas tão só e apenas isso. Não entrariam do folclore dos gays e do aborto, mas isso não distingue a esquerda ou a direita. E se distingue é apenas no lado simbólico. No lado prático nada, mesmo nada os distingue.

    É tudo esquerda, então?

    Obviamente.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:35

    E o que é a direita, em Portugal?

    Uma barrigada de riso, é o que é.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:37

    Quanto à competência, tanto vale. Um Bagão, o Félix, vale tanto como um Santos ou um Frasquilho. Todos percebem o essencial mas todos recuam perante o inevitável. E por isso remendam, remendam, cada um à sua maneira.

    Gostar

  22. Piscoiso's avatar
    4 Fevereiro, 2010 15:38

    eheheh

    É tudo esquerda, mas uns são mais jacobinos que outros

    Chedou e disse
    tirou o chapéu e foi-se.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:38

    Por isso que caia este governo, a maior nódoa que Portugal já teve em democracia, a seguir ao “mon ami”. Mas que venha outro de outra cor que isto de mandar sempre os mesmos, gera corrupção cada vez maior.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:39

    Voltei. E voltarei, se me apetecer.

    Gostar

  25. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:43

    Concordo inteiramente com o José.Se existe algum de direita legítimo anda na clandestinidade…

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
  27. jcd's avatar
    4 Fevereiro, 2010 15:44

    Mas quem é que estava a falar do PSD?

    Gostar

  28. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:44

    Mas um gajo para “solucionar”Porra pá não me pagam para tanto trabalho!(dirá o nosso grande africanizador)

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:50

    A esta esquerda jacobina interessa-lhe a distinção porque a maioria dos votantes diz-se de esquerda e nunca admitiriam ser de direita. Se o poder mudasse como em 1974, a mesma maioria viraria a casaca no dia a seguir, para dizer que sempre foram de direita.

    É nesta indefinição que se ganham ou perdem eleições é é apenas por este motivo que o PS jacobino tem vantagem competitiva: junta o rótulo certificado de esquerda, mesmo marada, ao de moderada, como gostam de dizer.

    Os outros ficam sem espaço e não se podendo afirmar de esquerda também não se acham na direita.

    Daí o equívoco com trinta anos.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:53

    .
    A macro-analise do Governo é assim:
    .
    Quais são os Politicos (ou Partidos) que existem para defender o grupo de Cidadãos e Familias que vivem dos Ordenados do estado e as Empresas que têm lucros Lucros do Estado ?
    .
    Quais são os Politicos (ou Partidos) que existem para defender o grupo de Cidadãos e Familias que pagam os Ordenados do Estado e as Empresas que têm lucros Lucros do Estado ?
    .
    Não existem Partidos, Politicos ou Governos de centralismos invocando que defendam quem vive e quem paga os ordenados e lucros ganhos do Estado. Alguma das partes lixa a outra. É travestismo, ou se quizerem, “casamento politico homossexual”. Tanto ‘lmina nact’ como ‘nem carne nem peie’
    .
    A partir daqui deduzam e esclareçam os detalhes da vida politica, partidária e givernamental Portuguesa.

    Gostar

  31. Outside's avatar
    Outside permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:53

    Concordo José (haja lucidez e clarividência)…

    …sou leigo para julgar se é tudo esquerda ou tudo direita mas sei obviamente que só a côr distingue as mesmas ideias, o mesmo compadrio, os mesmos compromissos, que o que criticam na oposição (ex. TGV, inoperância nas reformas de justiça/saúde/educação, etc, etc) estariam a defender se tivessem obtido o governo), que não há honra/carácter/dignidade na prestação das funções para os quais foram eleitos por todos nós, que os sistemas se sobrepôem às ideias – os poucos que as teem – dos indíviduos. Que tudo isto é triste, tudo isto é fado, que mais parece o jogo das cadeiras, uma prolongada fogueira de vaidades, de egos e compromissos..e que quando fazem as muito mecessárias reformas as executam mal, sem planeamento, sem estudo, aumentando as desigualdades e erros dos anteriores sistemas. A corrupção é prática comum, legislada e familiarmente benéfica…não me sai do pensamento uma frase proferida por um jurista de que não me recordo o nome que “É praticamente impossível fazer matéria de prova que possa condenar alguém por corrupção em tribunal”.

    Enfim. Eles – e nós que os elegemos em “aparente” conivência de cidadania – fizemos este mundo assim. A bolha vai estoirar inevitavelmente e será então, tardiamente, necessário reformular todo este sistema dito democrático, apenas para alguns. (ponto)

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Plus permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:53

    “Todos percebem o essencial mas todos recuam perante o inevitável. E por isso remendam, remendam, cada um à sua maneira.”José

    O Ministério da Finanças dos últimos 15 anos numa frase.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:57

    Outside:

    A talhe de foice e só porque mencionou o problema da prova em processo penal:

    Tudo, mas mesmo tudo tem a ver com a nossa intelectualidade jurídica que tem nome na praça: Figueiredo Dias, Costa Andrade, Faria Costa é o triunviurato de Coimbra.
    Fernanda Palma e Germano Marques da Silva são os amadores de Lisboa que agora chegaram ao lugar do califa.

    São esses os culpados da crise da justiça nesse aspecto.

    Se lhes perguntarem dirão que na Alemanha também é assim e citam em língua bárbara, cem tractactus logico-philosophicus.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:59

    Não são os juizes, os tribunais ou os advogados. Estes limitam-se a aproveitar as brechas daqueles néscios eruditos.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2010 16:07

    .
    E a cereja no cimo do bolo: a grande discussão do OE são o dinheiro para as dezenas de milhares dos madeirensese e açoreanos. Os milhões de otários ‘continentais’ estão no papo. Papam a plh toda ue lhe metem na gamela. Nenhuma voz tão forte ou discussão violenta se levanta na Assembleia da Republica, nos Partidos ou nos Politicos.
    .
    Uma vergonha.
    .

    Gostar

  36. Outside's avatar
    Outside permalink
    4 Fevereiro, 2010 16:18

    ..sim…e depois realmente resta apenas isto, o chamado “mal menor”, a mudança necessária do partido no poder (mesmo que aparentemente não seja incompetente para o desempenho das funções, QUE NÃO É O PRESENTE CASO ) porque se cumpre INEVITAVELMENTE a máxima d”O poder corrompe”…um paìs amado – por mim sem dúvida – e eternamente ADIADO !

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    4 Fevereiro, 2010 16:52

    JM continua sem mudar o título do post.
    chamar esquerda ao PS? só por ignorância ou má fé.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:21

    O equívoco é o que se demonstra acima:

    A esquerda para o PCP e o BE, são eles. Logo o PS sendo da tal esquerda moderada não é esquerda se não for menos moderada. Portanto, o PS, para o PCP e o BE é um partido que por vezes pode dizer-se de esquerda mas pratica políticas de direita.

    O PSD e o CDS, esses são retintamente de direita.
    É com esta taxionomia que vivemos há trinta anos.

    Tudo se resolvia se dissessem ao PCP e ao BE que não são alterativa, porque são realmente a esquerda dinossáurica, brejhneviana e sem futuro em lado algum, a não ser na Coreia do Norte.

    Isto é o cúmumo!

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:26

    José…
    se é assim, por que se queixa o pessoal – a começar pelos inteligentes e liberais editores do Blasfémias – dos governos que temos tido nos últimos trinta ?

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:28

    ié, para algumas alminhas tudo se resolveria se cerca de 20% do eleitorado fosse viver para a Coreia!

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:34

    Porque as ideias de esquerda e direita estão baralhadas.

    A esquerda é de facto, o PCP e sempre foi: políticas radicais para combater o capitalismo. A esquerda comunista nunca fez segredo do que defende: a queda do capitalismo, do capital financeiro, dos bancos privados, das empresas privadas de maior dimensão, etc etc.

    A esquerda comunista defende um modelo específico que deu provas de uma coisa: nos sítios onde foi experimentado já ninguém o quer. Ninguém mesmo e em alguns sítios até proibem a ideologia como a mais nefasta que pode haver.

    Por cá, essa mesma esquerca, ataca a tal direita que confunde com todos os partidos social-democratas por estes defenderem o capital, a iniciativa privada de grande dimensão, o sistema de acumulação de riqueza com a exploração sofisticada das mais valias, como acontece com o capital financeiro.

    Tudo o que siga esse modelo, para o PCP, é de direita.

    Depois é só uma questão de colocar as peças no lugar. Se o PS faz um Orçamento para defender esse sistema, é de direita. E tem sido sempre de direita, desde o tempo da FOnte Luminosa. No entanto, engoliram o sapo nas presidenciais porque afinal o mesmo sapo tinha sido de esquerda e seria melhor do que outros que afrontava directamente o PCP e era inequivocamente contra essa esquerda dinossáurica.

    A maioria do povo, nisto tudo, tem engolido todos os sapos que lhe apresentam, principalmente as promessas utópicas de andarmos a caminhar para a sociedade sem classes, como se dizia na constituição até aqui há uns anos.

    Isto é surreal?

    Claro que é, mas para o PCP tem sido a vida corrente dos últimos trinta anos: combater a direita.

    Incrível.

    Gostar

  42. tina's avatar
    tina permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:38

    “Portugal foi o último país a entrar na crise e o primeiro a sair.”

    Esta era a típica lavagem cerebral que Sócrates dava à nação. Somos governado por um cartomante que julgava que podia esconder eternamente a diferença entre o que ele dizia e a realidade.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:39

    O PCP, se confrontado directamente numa discussão séria e sem preconceitos sobre as medidas práticas e concretas que defenderia se fosse governo com maioria, não se aguentaria um dia. Seria tão incongruente que se desfaria em implosão. E se fosse coerente, seria proibido porque as organizações fascistas já o são e o PCP não passa de uma organização que defende a censura, a ausência de liberdade política e acabaria fatalmente por impor uma polícia política como há em todos os países ditos socialistas, com um corte brutal nas liberdades mais fundamentais.

    Todos os comunistas sabem disto, estão cientes disto, mas nada podem fazer porque teriam de sair e denunciar essa monstruosidade que é atacar o fascismo e fazer muito pior.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:49

    José, como homem de leis, está a preparar a ilegalização do PCP!
    O mundo passará a ser, então, perfeito!

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:51

    … a seguir será a vez do BE, and so on!

    Gostar

  46. tina's avatar
    tina permalink
    4 Fevereiro, 2010 18:02

    “(aqui estava implícito que Portugal tinha margem para se endividar, sem que o endividamento tivesse efeitos na retoma a médio prazo).”

    exactamente, bem observado. Brilhante post, João.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 18:50

    Portela:

    Esqueça esse fantasma e raciocine logicamente e veja se o PCP tem lógica no sistema que temos.

    Gostar

  48. Trinta e três's avatar
    4 Fevereiro, 2010 19:34

    Ó João Miranda, há mais jornais para além do DN e mais esquerda para além do PS. “Portugal foi o último país a entrar na crise e o primeiro a sair”- para além do Sócrates, não me lembro de ter ouvido isto a mais alguém. Quanto ao investimento do Estado (eu disse investimento), onde está ele?

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    4 Fevereiro, 2010 21:17

    “Esqueça esse fantasma e raciocine logicamente e veja se o PCP tem lógica no sistema que temos.”

    claro que tem, é o braço armado do psd para a guerrilha política.

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 21:24

    Tomara que fosse e o PCP se transformasse em partido social-democrata, adepto do sistema capitalista de produção de bens.

    As pessoas que lá tem, algumas, mereciam essa sorte: a de poderem contribuir num governo.

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    José permalink
    4 Fevereiro, 2010 21:26

    E continuariam a ser de esquerda. Só deixariam de ser da esquerda brontossáurica, afinal.

    Gostar

  52. Outside's avatar
    Outside permalink
    4 Fevereiro, 2010 21:30

    Yes…but…”it’s in ty nature”.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Larápio permalink
    5 Fevereiro, 2010 12:31

    E a nível internacional há os defernsores do Hugo http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=161805

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    5 Fevereiro, 2010 12:40

    José disse
    4 Fevereiro, 2010 às 6:50 pm

    melhor do que eu – que não sou votante nem militante – poderão responder os eleitores e militantes do PCP.

    Gostar

  55. Licas's avatar
    Licas permalink
    6 Fevereiro, 2010 00:28

    44.Portela Menos 1 disse
    4 Fevereiro, 2010 às 5:49 pm
    José, como homem de leis, está a preparar a ilegalização do PCP!
    O mundo passará a ser, então, perfeito!

    45.Portela Menos 1 disse
    4 Fevereiro, 2010 às 5:51 pm
    … a seguir será a vez do BE, and so on!

    ********************************

    Esta não colhe mesmo nada: o que o Portela está relatar DRAMATIZANDO ATÉ AO IRRACIONAL é o que se passou (com muito mais brutalidade)
    na Europa do Leste pós a 2ª Guerra Mundial. !!!!

    REPARE Portela que a chamada DESTALINIZAÇÃO (tão débilzinha . . .) de Krutchov
    foi absoluta e soezmente combatida
    pelo P.C.P. da altura . Mesmo agora
    ouvi/vi afirmar na T.V.que esse camarada foi um traidor ao Socialismo!
    Veja, portanto de que *matéria* se
    compõe o chamado Partido Comunista *Português*.
    Eu não o quero ilegalizado, ele motterá de morte natral se tivermos o cuidado de não esquecer a sua ideologia e o que se passou quando o Cunhal teve o *feeling* (errado, felizmente) que podia comandar a Política Portuguesa em 1975.
    FOREVER DO NOT FORGET.

    Gostar

  56. Licas's avatar
    Licas permalink
    6 Fevereiro, 2010 00:29

    digo
    morrerá, natual , . . .

    Gostar

Deixe uma resposta para anonimo Cancelar resposta