Saltar para o conteúdo

Sem vergonha!

4 Fevereiro, 2010

A região de Lisboa é a mais rica do país (105% do pib médio da UE).
A Madeira é a segunda mais rica (98%).
Os governos, em especial este, tem, com toda a desfaçatez e impunidade, vindo a reforçar a drenagem de recursos dos contribuintes de todo o país para reforçar investimentos públicos na região que já é a mais rica.
Numa situação de deficit astronómico (que terá de ser pago e portanto restringe investimentos, empregos, criação de riqueza), e que foi por este governo socialista voluntariamente desejada (!!), aquelas duas regiões mais ricas dão-se ao luxo de andar em disputa rebaldeira a ver quem saca mais. As restantes regiões do país, que tem de 61% (Norte) a 79% (Algarve) do pib/médio/ue tem-se limitado a assistir plácida e bovinamente.

40 comentários leave one →
  1. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:28

    Jardim conseguiu receber parea investir,
    mas não para pagar.

    a Madeira e Açores são colónias brancas
    que custam aos portugueses
    os olhos da cara … e os outros

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:30

    Independência ou morte, é a sina do Norte!

    anti-comuna

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:33

    o norte está deflaccionado pelo mercado paralelo. já era altura de contribuirem para as estatísticas e para o fisco com a verdade. é só verificar onde se encontra concentrada a sutaca de portugal.

    Gostar

  4. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:38

    Refilem mas tenham o cuidado de impedir que os vossos representantes em Lisboa não “interpretem” tanto.A vossa vontade claro.
    Na região rica de Lisboa segundo dizem está em instalação o grande sobado.Que por razões compreensiveis de propaganda obviamente não é mostrado.Mas basta olhar para as reportagens do Haiti e imaginar 10% daquilo cá dentro.Com muita magnanimidade, solidariedade,sem xenofobias, com muita discriminação positiva.Mas que custam boa parte da dívida que alguém vai ter que pagar…

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    João César M. permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:39

    Quando subi aos céus, disse a todos os mortais, fodem-se vocês agora, que a mim já não me fodem mais!

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Alberto João permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:41

    Desejo-vos um bom Carnal.

    E Carnal é coisa que que não vos faltar enquanto estiverem a ser governados pelo inginheiro dominical!

    Gostar

  7. anónimo's avatar
    4 Fevereiro, 2010 14:44

    Ameaça de demissão

    Aquele que por várias vezes foi considerado o pior ministro das Finanças dos países da União Europeia e que, pelo seu discurso, parece ser o único português a não ter qualquer responsabilidades sobre o défice ameaça demitir-se porque o ministro Jorge Lacão terá proposto aos partidos da oposição o aumento de 40 milhões de euros no financiamento da região, o que em parqueescolês significa três escolas para a Mota Engil.
    http://www.5dias.net/2010/02/04/ameaca-de-demissao/

    Gostar

  8. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:49

    Mas afinal o internacionalismo só num sentido?Nós(quer-se dizer os nossos interpretadores) na AR fartam-se de fazer o bem, a comportar-se como uns autênticos missionários laicos e agora ninguém lá de fora “ajuda”?Onde anda a solidariedade internacionalista?

    Gostar

  9. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:53

    O Magalhães que ainda deve andar a aprender a usar o avental dizia aquando das nacionalizações e legalizações em massa que ia haver falta de mão de obra…
    Cá por mim continuo a ver a rapaziada a limpar o pá das esquinas e se calhar com pó no bolso… e tudo em horário diurno-laboral.De noite já não arrisco como noutros tempos…

    Gostar

  10. Outside's avatar
    Outside permalink
    4 Fevereiro, 2010 14:53

    Concordo (apesar de lisboeta) Gabriel…mas esta (des)vergonha há muito dura, com a kapital do império e com a républica das bananas…julgo mesmo que haverá legislação neste sentido pois todos todos os anos vemos o mesmo filme.

    Gostar

  11. MJRB's avatar
    4 Fevereiro, 2010 15:08

    Bom e certeiro post, Mr. Gabriel Silva.

    Outras regiões também têm sido de facto “esquecidas”.

    Muitíssimo dinheiro mal gasto, “à tripa forra !”, faria um “jeitão” a Trás-Os-Montes, ao Alentejo, às Beiras…

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:24

    Basta ir ver a distribuição do PIDAC no orçamento de estado, quem recebe mais e a quem foram cortadas verbas!!

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:30

    Falem lá agora dos 80M da Madeira:

    Na sequência desta queixa, e por imposição sucessiva do tribunal, o Governo disponibilizou a lista dos projectos onde estão a ser investidas as verbas em causa, cujo valor global, segundo Rui Rio, «pode ter já ultrapassado os 1500 milhões de euros».

    O presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP), Rui Rio, considerou hoje «um verdadeiro escândalo» o desvio para Lisboa de verbas destinadas pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) às regiões de convergência

    «Grande parte das verbas destinadas ao Norte estão a ser aplicadas em Lisboa o que é absolutamente ilegal. São obras atrás de obras em Lisboa que estão a ser feitas com o dinheiro que devia ser destinadas às regiões do país que apresentam um PIB per capita inferior a 75 por cento da média europeia», frisou o autarca no final de uma reunião da JMP.

    Rui Rio exibiu uma extensa lista de obras que afirma estão a ser realizadas em Lisboa ao abrigo de uma excepção na lei que regulamenta o QREN em que se argumenta que há projectos que mesmo realizados em Lisboa têm um efeito de difusão no território nacional muito importante.

    Na sequência desta resolução do Conselho de Ministros n.º86/2007, a Junta Metropolitana do Porto apresentou uma acção em Bruxelas, ainda sem decisão, visando não só impedir este «desvio de verbas» como ainda «obrigar o Governo ao seu cabal esclarecimento e decoro na aplicação desta excepção».

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    4 Fevereiro, 2010 15:38

    «1.balde-de-cal disse
    4 Fevereiro, 2010 às 2:28 pm
    Jardim conseguiu receber parea investir,
    mas não para pagar.

    a Madeira e Açores são colónias brancas
    que custam aos portugueses
    os olhos da cara … e os outros»

    bullshit!! a dívida de cada madeirense é de cerca de 6000 euros; cada “continental” deve cerca de 21000 euros; e a região responsável é??…. Lisboa, pois claro. Gasta à tripa forra e tem uma taxa de cobertura das importações de apenas 30% (oresto do país ronda os 100%), 40% do seu pib é gerado directamente pelo estado e concentra centenas e centenas de organismos públicos de toda a espécie e feitio onde se pagam centenas de milhares de salários mensais que alimentam a economia regional. resumindo: vive à custa do país. está na hora de incendiar isto tudo!

    Gostar

  15. Cam's avatar
    Cam permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:38

    o pib “elevado” da madeira é uma ilusão provocada pelo offshore. Esse offshore faz parecer que a população da medeira tem um nivel de vida bem mais elevado do que aquele que realmente tem.

    Gostar

  16. ASL's avatar
    ASL permalink
    4 Fevereiro, 2010 15:45

    Não sou lisboeta, mas vejo que muitas das vozes do Porto que protestam ( e muitas vezes com razão) com a questão dos fundos, preferem olhar apenas para Lisboa e tudo à volta é paisagem. É que aqui no deserto, perdão, MArgem Sul há muita coisa a correr mal e com uma apreciável falta de verbas. E esta faz parte da tal LVT com 101 % do PIB. Deve ser bem mais do que isso na Cidade, pois em muitas outras zonas,a coisa não está nada bem.
    É muito fácil falar em termos gerais ( em termos de regiões) e não olhar com atenção para o pormenor e para a diferenciação intra-regional.
    Como dizia um amigo meu nortenho dos sete costados quando me veio visitar há 3 meses: ” Como é que vocês aguentam passar aquela ponte todos os dias com aquelas filas? Eu dava em doido ao fim de 1 ano!”.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2010 16:21

    “a dívida de cada madeirense é de cerca de 6000 euros; cada “continental” deve cerca de 21000 euros; e a região responsável é??…. Lisboa, pois claro.”

    Essa informação na comunicação social NÃO PASSA.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    4 Fevereiro, 2010 16:25

    ASL,

    a margem sul é o exemplo acabado da falta d coesão sócioeconómica nesta “república”. apesar de inserida na região de lisboa, a sua diferença para o lado norte, principalmente para com os concelhos de lisboa, oeiras e cascais, é abissal. a península de setúbal é uma nut III com um pib per capita inferior ao do vale do ave. está na hora de também vocês abrirem os olhos e deixarem-se da bovinidade benfiquista com que vos anestesiam a vontade.

    está na hora de incendiar isto!

    Gostar

  19. ASL's avatar
    ASL permalink
    4 Fevereiro, 2010 16:29

    Meu (er..minha?!) cara Gallecia, tenha calma que o Glorioso não tem nada a ver com isto ( eu até nem sou adepto do Benfica ou de qualquer clube de Lisboa ou Porto ehehe).

    Aliás, é essa profusão clubístico-política que torneou e continua a tornear o pensamento estrito dessa classe política.

    Há demasiados políticos a fazerem o seu metier ao bom estilo do Benfica-Porto. Tenham juízo, this is no f****ing football game!

    Gostar

  20. Alalil's avatar
    Alalil permalink
    4 Fevereiro, 2010 16:54

    É só aziados! Até esta trampa de post levam para o futebol.

    Avaliar as contas do Norte do país excluíndo dessas contas a economia paralela, é a mesma coisa que soprar para parar a chuva – não serve de nada.

    Será culpa de Lisboa que o Norte tenha a população mais analfabeta e menos qualificada profissionalmente, que consequentemente obtém menores rendimentos?

    É culpa de Lisboa que no Norte vigore o esquema dos compadrios nos negócios, de azeiteiros com carros de luxo e que fazem negócios do “com facturinha são mais 20%”?

    A sucata está onde?

    Gostar

  21. guna's avatar
    4 Fevereiro, 2010 16:58

    como forma de protesto, vou deixar de pagar impostos:

    http://www.porto.taf.net/dp/node/6602

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    4 Fevereiro, 2010 17:00

    todos nós sabemos a finalidade de certas “instituições”; não sejamos ingénuos; o futebol é um fenómeno social total, i.e., é transversal a toda a sociedade e de enorme significância política. benfica e fc porto representam duas perspectivas antagónicas de ver o país: um é a unicidade, a bovinidade e a “verdade” oficial, as velhinas estórias dos descobrimentos, dos fados, das touradas e tretas semelhantes; outro é a diversidade regional, o espírito autonomista, o recusar das “verdades” oficiais, a luta contra a discriminação.

    está na hora de queimar isto!

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    4 Fevereiro, 2010 17:04

    «A sucata está onde?»

    no estádio da luz, não? pelo menos 65 milhões de sucata.

    e depois temos também estes analfabeos sociais que emprenham pelos ouvidos do correio da manhã

    a corrupção está onde está o poder!

    na sucata o corrupto é o Vara não o outro.

    Gostar

  24. Alalil's avatar
    Alalil permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:06

    Gallaecia,

    Você é hilariante! Mas eu compreendo, está aí nas berças, preso a crenças…lamento por si. Pelo “recusar das verdades oficiais” percebi também que não deve ter youtube, é um flagelo realmente.

    A diferença entre nós é que eu em Lisboa não penso nada disso do Porto. Aliás, não penso no Porto ponto. Logo, não passo a vida a pensar que a culpa das minhas frustrações, vem de uma cidade ou de um clube de futebol. Imagine só.

    Gostar

  25. Alalil's avatar
    Alalil permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:08

    Oh homem, esqueça o Benfica. Não se martirize com isso. Para o ano ganha outra vez, que raio.
    Sabe que os Homens mostram-se Homens nos momentos de derrota, não é na vitória. Ainda lhe dá uma coisa. Acalme-se e leia o Jornal de Notícias, O Jogo ou O Pato.. qualquer coisinha que lhe tire a cabeça da metrópole.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    4 Fevereiro, 2010 17:09

    «Será culpa de Lisboa que o Norte tenha a população mais analfabeta e menos qualificada profissionalmente, que consequentemente obtém menores rendimentos?»

    tem toda a culpa. são os filhos da puta em lisboa que “governam”.

    «Temos falado das injustiças relativas ao PIDDAC Norte/LVT. Como podemos medi-las no nosso dia-a-dia? Por exemplo, podemos analisar um dos orçamentos que é disponibilizado (do Ministério da Educação) para 2009, bem como o seu antecessor. Página por página, vamos desvendando mistérios:

    Por exemplo, o Ministério da Educação confia à Entidade Executora “Direcção Regional Educação de Lisboa e Vale do Tejo” 22.386.667€. As suas congéneres aparentam todas ser bastante incompetentes: a nenhuma são atribuidos mais de 8 milhões de euros. Melhor manterem-se os valores monetários aconchegados na Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, no Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação e no Gabinete de Gestão Financeira.

    Logo a seguir, deparamo-nos com uma nota: as intervenções da responsabilidade da Parque Escolar não constam do PIDDAC do ME. Espero que a Parque Escolar seja mais equitativa na distribuição do seu esforço financeiro porque, uma vez mais, LVT tem mais empreendimentos e esforço financeiro, quer em fase de conclusão financeira, quer em curso de execução que qualquer outra das regiões. Porque nunca é demais dizê-lo, LVT tem aproximadamente menos 1 milhão de habitantes que a região norte: (INE) LVT: 2.819.433; Norte: 3.745.439. Recebe mais 4 milhões de euros para as Instalações para os Ensinos Básico e Secundário.

    Prosseguindo, as rubricas na Programação Financeira Plurianual continuam animadoras para LVT: mesmo falhando o financiamento comunitário, enquanto a gestão permanece na cidade das 7 colinas não há falta de dinheiro: há que compensar a região pela visão injusta de Bruxelas. Sumarizando nos valores totais com programas de 1998 até 2012, incidindo em instalações, apetrechamento ou conservação e remodelação do parque escolar, chegamos aos seguintes valores:

    •Norte: 49 877 551 €
    •Centro: 157 801 763 €
    •LVT: 187 123 240 €
    •Alentejo: 49 437 249 €
    •Algarve: 9 718 613 €
    São os dados concretos para o período acumulado de todo o esforço financeiro.

    De repente, magia. Afinal, a programação financeira, por NUTS II, atribui ao Norte o maior financiamento de todo o país, seguido de LVT e Centro. Curioso. Há de facto umas quantas rúbricas que por alguma razão não eram reveladas (Modernização de Escolas com Ensino Secundário e Plano Tecnológico da Educação), que podem ter equilibrado o assunto. Aceita-se, confiamos na boa vontade do ministério. O que já é mais complicado de compreender é por que motivo todas as regiões têm um financiamento comunitário superior ao financiamento nacional, com a honrosa excepção de… LVT. Ou seja, a solidariedade europeia não encontra reflexo na solidariedade nacional. Podemos pensar que é uma visão de futuro: no fundo, como a educação é para quadros superiores e estes acabam por ir para a Lisboa, é preciso preparar já escolas para os filhos destes. No longo prazo, mantendo este esquema, será possível reduzir o esforço financeiro com as regiões mais deprimidas do país: a região NLVT, “Não Lisboa e Vale do Tejo”.»

    ler o resto aqui:http://www.porto.taf.net/dp/

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    4 Fevereiro, 2010 17:17

    alalil, e escusas de me vir com essa “superioridade cosmopolita” que é apenas o reflexo do teu provincianismo. aliás, como tu muito bem te definiste (“A diferença entre nós é que eu em Lisboa não penso nada disso do Porto. Aliás, não penso no Porto ponto”), um provinciano é aquele que é incapaz de ver pra além da sua província. ponto! :->

    Gostar

  28. Alalil's avatar
    Alalil permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:22

    Quer portanto ter razão ao defender que alguém é mais ou menos honesto consoante o clube de futebol que apoia ou a cidade onde vive. Só posso lamentar.

    Quanto aos gastos do Ministério da Educação, quer que faça o quê? Já dividiu isso pelo nº de alunos em cada região? Também é próprio dos iletrados apresentar números absolutos e não ponderados.

    Já chamar filhos da p… a todos os Benfiquistas está coerente com o blog onde estamos. O Lisboeta vê os seus comentários apagados, mas o senhor tem a trela solta para chamar de filhos da p… milhões de portugueses só porque são do clube alvo das suas frustrações. Tá certo, só faltava ter sido o gordo a apagar.

    Gostar

  29. Alalil's avatar
    Alalil permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:25

    “um provinciano é aquele que é incapaz de ver pra além da sua província.”

    Há mais mundo para além do Porto ou quer maior prova do provincianismo em que vocês vivem quando o maior jornal da cidade fala apenas da região Norte, o desportivo diário fala apenas de um clube e os noticiários que temos a infelicidade de gramar na tv pública falam apenas do Norte? De provinciano não tenho nada meu caro, o Porto é me irrelevante por opção, eu até nem gosto do Jogo da Bolha nem de imitadores de Pink Floyd.

    Gostar

  30. guna's avatar
    4 Fevereiro, 2010 17:26

    “Porque nunca é demais dizê-lo, LVT tem aproximadamente menos 1 milhão de habitantes que a região norte: (INE) LVT: 2.819.433; Norte: 3.745.439. Recebe mais 4 milhões de euros para as Instalações para os Ensinos Básico e Secundário”

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    gallaecia2 permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:34

    o nº de alunos é proporcional á população somando-lhe ainda o facto desta a norte ser mais jovem

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    gallaecia2 permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:35

    e já agora senhores blasfemos banir comentadores é uma idiotice que vos diminiu: há sempre maneira de cá voltar.

    Gostar

  33. Alalil's avatar
    Alalil permalink
    4 Fevereiro, 2010 17:56

    #31,

    O número de crianças é que é proporcional á população. Andar na escola não depende apenas de ter nascido.

    #32,

    Concordo totalmente. Mas não é caso novo, o Blasfémias tende a ser muito selectivo nos comentários que deixa publicar. Felizmente é sempre possível cá chegar, como diz.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    gallaecia2 permalink
    4 Fevereiro, 2010 18:40

    Alunos matriculados no Ensino Secundário, segundo a modalidade de ensino e o sexo, por NUTS II
    Ano lectivo 2006/2007 – Continente

    Norte: 123 113
    Lisboa: 95 796

    Alunos matriculados no Ensino Básico, segundo o ciclo de estudo e a modalidade de ensino, por NUTS II
    Norte: 430 841
    Lisboa: 294 937

    TOTAL:

    NORTE: 553 954
    LISBOA:390 733

    fonte:ministério da “educação”

    «o Ministério da Educação confia à Entidade Executora “Direcção Regional Educação de Lisboa e Vale do Tejo” 22.386.667€. As suas congéneres aparentam todas ser bastante incompetentes: a nenhuma são atribuidos mais de 8 milhões de euros»

    «as rubricas na Programação Financeira Plurianual continuam animadoras para LVT: mesmo falhando o financiamento comunitário, enquanto a gestão permanece na cidade das 7 colinas não há falta de dinheiro: há que compensar a região pela visão injusta de Bruxelas. Sumarizando nos valores totais com programas de 1998 até 2012, incidindo em instalações, apetrechamento ou conservação e remodelação do parque escolar, chegamos aos seguintes valores:

    •Norte: 49 877 551 €
    •Centro: 157 801 763 €
    •LVT: 187 123 240 €
    •Alentejo: 49 437 249 €
    •Algarve: 9 718 613 €
    São os dados concretos para o período acumulado de todo o esforço financeiro.»

    Chega para perceberes onde existem mais alunos e onde o “governo” investe mais?? Percebeste agora a maneira de funcionar do nojento centralismo e do roubo que lisboa executa sobre o país

    Gostar

  35. fado alexandrino's avatar
    4 Fevereiro, 2010 19:18

    Há soluções faceis.
    O Novo aeroporto de Lisboa deve ser feito em Castelo Branco.
    O TGV dever ser feito a ligar Bragança a Valongo.
    A zona franca da Madeira passa para Vildemoinhos.
    Prontos.
    Logo à noite dou mais ideias.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    jacl permalink
    5 Fevereiro, 2010 10:46

    Gostava que deixassem de confundir o Norte com o Porto. A segunda região mais rica do País não é a Madeira é o Porto. Se Lisboa tivesse integrada numa região sul com Alentejo e ALgarve os números eram outros.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Snow permalink
    7 Fevereiro, 2010 11:32

    “É culpa de Lisboa que no Norte vigore o esquema dos compadrios nos negócios, de azeiteiros com carros de luxo e que fazem negócios do “com facturinha são mais 20%”?”

    Curioso, qquando vivi em Lisboa vi muito melhores carros que no Norte, mas sem qualquer tipo de comparação, e quando fiz obras em casa ninguem me quis passar factura.

    Jacl,
    o Porto é a 4ª região do país, depois da madeira e do Algarve. O Porto teve depressão em 2003 e recessão continuada entre 2000 e 2007 (tal como o vale do Ave). A posição do Porto em 2000 e em 2010 são coisas muito distintas.

    E para quem não sabe, as pessoas que no norte tinham ferraris eram as que pagavam impostos e tinham empresas em condições. Muitos venderam ou ‘empenharam’ os ferraris quando as suas empresas enfrentaram probelmas. Os ferraris que hoje se vêem, e quase não se vêem, tem todos mais de 15 anos. Mas os Mercedes e Jaguares nas mãos de miúdos de 30 anos – esses são novinhos…

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Snow permalink
    7 Fevereiro, 2010 11:36

    “A diferença entre nós é que eu em Lisboa não penso nada disso do Porto.”

    Claro, Lisboa é demasiado grande para que se dê ao trabalho de pensar nas outras regiões de Portugal. Mas para roubar eventos, cobrar impostos, etc, lembra-se sempre.

    Eu vivi em Lisboa e vi como era esse ‘não pensar no Porto’ ou no resto do país. Era mais do estilo: ‘fazer investimentos no Porto? Nem pensar nisso!’. ‘Ir passar um fim de semana ao Porto? Nem pensar nisso’.

    Ainda por cima estão convencidos que são a maior região do país, quando são a 2ª. Existe algum sentido num país que desinveste fortemente da sua principal região? A 115kms do Porto moram 4,8 milhões de Portugeses (4,2 milhões na mesma distância para Lx). Mas no governo, nem querem ‘pensar nisso’.

    Gostar

  39. Alex's avatar
    Alex permalink
    10 Março, 2010 12:22

    Tudo isto é uma estrategia politica com pelo menos duas decadas de existencia, já dos tempos do Cavaquismo. Então já se esqueceram a sucessiva transferencia de eventos e feiras internacionais da Exponor para a FIL durante os anos 90? Graças á pressão dos lobbies empresariais Lisboetas, a Exponor é hoje um gigantesco elefante branco. E não venham dizer que foi falta de inovação/má gestão dos recursos por parte dos empresarios nortenhos. Foi R-O-U-B-O, puro e simples.

    Depois veio a sucessiva transferência e concentração de quadros nortenhos em Lisboa/transferencia de postos de trabalho, pois o passo seguinte foi consolidar desvio e concentração os centros de decisão nacionais/regionais com presença importante no norte.
    A beira disso tudo o mais recente exemplo do Redbull, foi apenas como que roubar um pirulito a uma criança.

    Quanto ao desvio das verbas da UE concentradas para a capital, mas destinadas as regiões, é algo a que sempre se assistiu; agora é feito ás claras, descaradamente e sem qualquer vergonha.

    Acho que só ha 5 regiões que interessam ao poder Lisboeta:
    1- Lisboa
    2- Lisboa
    3- Lisboa
    4- Algarve, por causa dos €€ em investimentos turisticos.
    5- Madeira, por causa dos €€ em investimentos turisticos.

    PS: já pensaram pq é que o arquipelago dos Açores são 2o arquipelago a nivel mundial, mais bem conservado ecologicamente? Talvez por ser uma das regiões Portugal e consequentemente não haver nenhum investimento em industrias.

    Gostar

  40. Alex's avatar
    Alex permalink
    10 Março, 2010 12:25

    Correção

    PS: já pensaram pq é que o arquipelago dos Açores são 2o arquipelago a nivel mundial, mais bem conservado ecologicamente? Talvez por ser uma das regiões mais pobres de Portugal e consequentemente não haver nenhum investimento em industrias.

    Gostar

Deixe uma resposta para anti-comuna Cancelar resposta