Saltar para o conteúdo

Papel da imprensa nas democracias ocidentais

8 Fevereiro, 2010

Vejo que o Pedro Marques Lopes continua a defender que, numa sociedade liberal, a imprensa não deve publicar a informação de interesse público a que tem acesso. Suponho que mantém a tese de que conversas privadas de interesse público não devem ser publicadas ou a tese de que os jornais são obrigados a cumprir o segredo de justiça, mesmo quando a matéria é de interesse público. Os defensores de Sócrates cometem estes erros por puro tacticismo. Daqui a 2 meses estão a defender as teses contrárias. Qual é a desculpa do Pedro?

Já agora, também seria interessante saber a opinião do Pedro Marques Lopes sobre a substância da questão: a utilização, pelo primeiro-ministro, de meios do Estado e de redes paralelas de poder (alimentadas pelo controlo do governo de várias actividades privadas e públicas) para controlar um órgão de comunicação social, com objectivos puramente pessoais e partidários, configura abuso de poder, ou não?

49 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Fevereiro, 2010 14:41

    oh miranda ganha juízo. nunca vi tanta chafurdice junta por causa do psd ter perdido eleições. tavam convencidos que isto era hereditário, mas afinal não é. quanto tempo mais para entender a realidade?

    Gostar

  2. silent people's avatar
    silent people permalink
    8 Fevereiro, 2010 14:45

    O anónimo ainda não viu que isto não tem nada a ver com quem perdeu ou ganhou eleições..irra que você para lambe botas é algo ameba mesmo…
    Deve ser do género deste não é?

    Gostar

  3. A. Ventura's avatar
    A. Ventura permalink
    8 Fevereiro, 2010 14:47

    Mas como defender a opção alternativa?

    Direito fundado na ilegalidade, na devassa, no crime?

    As democracias liberais mais evoluídas deste planeta responsabilizam os media como cúmplices de crime aquando da divulgação de matérias ditas em segredo de justiça.

    Quando isso cá chegar, também a mentalidade e a imprensa portuguesa passarão a alinhar pela bitola mais evoluída, ainda que a possível contragosto do trauliteirismo luso.

    Gostar

  4. Al Capone's avatar
    Al Capone permalink
    8 Fevereiro, 2010 14:49

    Esta época,terrível por muitos motivos,é contudo óptima para separar o trigo do joio.
    Os aldrabões,trapaceiros e traidores da pátria andam todos por aí de rótulo na testa,usufruindo dos favores da Camorra do Largo do Rato,fiados na absoluta impunidade.

    Como éramos ingénuos no meu tempo…

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    João Silva permalink
    8 Fevereiro, 2010 14:49

    Para o marques lopes, a imprensa só deve publicar notícias sobre os votos comprados pelo antónio preto nas últimas directas do psd

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    8 Fevereiro, 2010 14:51

    “Inexistência neuronal”, assim é apresentado PMarques Lopes por Carlos Vidal no “5 Dias”. Na mouche !

    Mas, Mr. João Miranda, a opinião de PMLopes, na comunicação social ou naquele programa patético e esquizofrénico na SIC, interessa a quem ?
    Para que lhe dá importância ?

    (Se são estes os homens-de-mão de PPassos Coelho na comunicação social…).

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Fevereiro, 2010 14:52

    oh buli bunda vai flatular em verso, tipo antónio roto.

    Gostar

  8. desventura haver tanto aldrabão's avatar
    desventura haver tanto aldrabão permalink
    8 Fevereiro, 2010 14:52

    Ah sim?
    Então,ó Ventura avençado,diz lá como classificas as falcatruas do Sócrates.
    Aplica lá essa bitola evoluída!

    Gostar

  9. A. Ventura's avatar
    A. Ventura permalink
    8 Fevereiro, 2010 14:58

    «falcatruas do Sócrates»

    Demonstre-se. Prove-se. Caso contrário…

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    bunny colvin permalink
    8 Fevereiro, 2010 15:00

    segundo o inteligente anónimo #1 que ganha as eleições tem carta branca para roubar, silenciar e achincalhar o resto da sociedade.

    Vê se metes isto na cabeça, anónimo defensor de máfias legitimadas pelos votos: Sejam do PS ou do PSD, o que qualquer Português honesto quer é que sejam tratados da mesma forma que o resto dos cidadãos.

    Gostar

  11. MJRB's avatar
    8 Fevereiro, 2010 15:02

    10,

    Exactamente !

    Gostar

  12. desventura haver tanto aldrabão's avatar
    desventura haver tanto aldrabão permalink
    8 Fevereiro, 2010 15:08

    #9

    Não passas de um Xico-esperto.
    Prove-se,com o bode Noronha,o Pinto freteiro e a Cândida Branqueadora nas cúpulas do sistema,não é?
    É nisto que te fias,na impunidade.Porque o sistema de justiça jaz nas mãos da máfia do Largo do Rato.
    As palavras dos capangas socretinos que denunciam as vigarices com toda a clareza não servem.
    Imagino o que estará nas que as ratazanas Noronha e Pinto mandaram destruir.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    José permalink
    8 Fevereiro, 2010 15:09

    O tal Lopes não é o herdeiro do Feira Nova que anda por aí em excrescências comentadeiras?

    Pode ir catar-se ao Eixo do Mal.

    Gostar

  14. A. Ventura's avatar
    A. Ventura permalink
    8 Fevereiro, 2010 15:34

    #12…

    Já vi onde chega a tua sofisticação na Justiça e no Direito…

    Convicção não é demonstração.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Fevereiro, 2010 15:39

    mas que fazer quando quem deve agir , ouve e não faz nada? só resta a imprensa , digo eu. e pode que não deva , mas lá está , é coagida a faze-lo. e é bom que o faça.

    Gostar

  16. Manicómio a céu aberto's avatar
    Manicómio a céu aberto permalink
    8 Fevereiro, 2010 15:47

    A. Ventura disse
    Convicção não é demonstração.

    Convicção…dos próprios!
    São as palavras deles que aparecem nas escutas e os condenam.
    Só alguém com perturbações mentais pode asnear dessa maneira.

    Depois,não esqueço aquela pérola da Cândida Albicans,a dizer na TV que tinha perguntado ao PM se ele era culpado no caso freeport e ele respondeu que não,isso bastava-lhe.Não valia a pena incomodar mais o sr PM.

    Ahahahaha!

    É esta justiça que tu defendes,não é?

    Ahahaha!

    Gostar

  17. A. Ventura's avatar
    A. Ventura permalink
    8 Fevereiro, 2010 15:49

    #15…

    se tu soubesses das reais motivações dos media paravas de respirar durante minutos…

    Ou pensas que os media subordinam o seu negócio a qualquer outro ideal que ande a pairar nas mentes mais românticas?!…

    Os media manipulam e são manipulados. Hoje mais do ontem, e amanhã mais do que hoje.

    Gostar

  18. A. Ventura's avatar
    A. Ventura permalink
    8 Fevereiro, 2010 15:52

    #16…

    Compreenda:

    Um desenho de um elefante não é um elefante…

    E um perímetro, parecido com um desenho de um elefante, obtido por união de pontos através de segmentos também não é sequer um desenho de um elefante, quanto mais um elefante!…

    Gostar

  19. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    8 Fevereiro, 2010 15:55

    O argumento do Marques Lopes é particularmente deplorável, porque, neste caso, nem existe aparentemente violação do segredo de justiça, nem violação de qualquer outra norma do código penal ou do código de processo penal. Como, aliás, já foi referido por um juiz conselheiro do Tribunal Constitucional ao Correio da Manhã e como o próprio jornal sustenta.

    Isto é, dá-se de barato, sem qualquer prova ou argumento, uma violação da lei por parte do jornal para evitar-se comentar os indícios, considerados muito fortes por um juiz, da prática de um crime contra o Estado de Direito.

    O JM ao dar de barato que o jornal cometeu um crime – o que precisamente está por demonstrar (e isso faz-se com argumentos jurídicos…) – vai receber a resposta do costume (que o Estado de Direito fica em causa se os jornalistas violarem o segredo de justiça, blá, blá, blá). Ora o ponto é precisamente esse: aparentemente não violaram. O que obriga os Daniel Oliveiras e Marques Lopes deste mundo por uma vez a não se refugiarem na forma e a terem de discutir argumentos. Coisa que, como é evidente e está demonstrado à saciedade, não sabem fazer.

    Gostar

  20. Zé das coibes's avatar
    Zé das coibes permalink
    8 Fevereiro, 2010 15:57

    no caso das escutas ao pinto da costa (e, parece, que apenas só nesse caso) o carlos abreu amorim pensa exactamente o mesmo que o PML. O pedro marques lopes, pelo contrário, escreve o mesmo em ambas; apenas mudaria de opinião se o escutado fosse, por exemplo, o LFV. opiniões “à la carte”

    Gostar

  21. lica's avatar
    lica permalink
    8 Fevereiro, 2010 15:58

    A. Ventura disse
    8 Fevereiro, 2010 às 3:49 pm
    #15…

    se tu soubesses das reais motivações dos media paravas de respirar durante minutos…

    Ou pensas que os media subordinam o seu negócio a qualquer outro ideal que ande a pairar nas mentes mais românticas?!…

    Os media manipulam e são manipulados. Hoje mais do ontem, e amanhã mais do que hoje.

    ——–

    então, se é assim, siga para bingo

    Vamos todos meter a cabeça na areia e pôr o cú a jeito

    Gostar

  22. A. Ventura's avatar
    A. Ventura permalink
    8 Fevereiro, 2010 16:11

    #21…

    Síndroma de percepção da realidade?…

    Gostar

  23. Romão's avatar
    Romão permalink
    8 Fevereiro, 2010 16:15

    #18.

    Ó Ventura: um peido, por subir à cabeça, também não se transforma miraculosamente em pensamento. Mesmo uma sucessão de peidos a lembrar vagamente uma boa metáfora não deve ser confundido com argumentação. Porque não o é e cheira mal.

    Gostar

  24. Lusitânia's avatar
    Lusitânia permalink
    8 Fevereiro, 2010 16:16

    Gosto muito do PML e do seu apoderado da assembleia municipal.Pago mas gozo:
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa
    Pedro Marques Lopes, jurista e antigo gestor, é comentador do programa Eixo do Mal, da SIC Notícias. Não obstante proclamar-se de Direita, defende o casamento entre gays e é laicista. Ficou conhecida uma sua tirada em meio a um dos programas, dizendo que Salazar, por defender a necessidade de o Estado deter determinados sectores da economia e o condicionamento industrial, estava, quanto ao pensamento económico, próximo do Bloco de Esquerda.

    Gostar

  25. Lusitânia's avatar
    Lusitânia permalink
    8 Fevereiro, 2010 16:17

    Temos portanto mais um D. Sebastião em potência…

    Gostar

  26. CAA's avatar
    8 Fevereiro, 2010 16:28

    Desta vez, o Pedro Marques Lopes não tem razão – a questão do segredo de Justiça, a meu ver, não se coloca. Ainda assim, dados os interesses processuais envolvidos, a legitimidade da publicação não é totalmente líquida. Sobre isso já ouvi penalistas defenderem coisas diferentes (o que não é nada diferente, convenhamos).

    Já quanto à substância, já disse e repito: é o caso mais grave contra o Estado de Direito e a Democracia desde o fim do PREC.

    Gostar

  27. CAA's avatar
    8 Fevereiro, 2010 16:30

    24,

    Pedro Marques Lopes não disse qualquer disparate.
    O pensamento económico da extrema-direita e da extrema-esquerda fundamenta-se no mesmo vício: a desconfiança sobre o mercado. O resto é uma questão de grau…

    Gostar

  28. lica's avatar
    lica permalink
    8 Fevereiro, 2010 16:31

    A. Ventura disse
    8 Fevereiro, 2010 às 4:11 pm
    #21…

    Síndroma de percepção da realidade?…

    ——–

    Não!
    Sindroma do estado a que isto chegou!

    Se ainda não te apercebeste disso é porque és atrasado mental ou és um dos muitos que come da grande pia que nem é preciso grande percepção para chegar a essa realidade.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Fevereiro, 2010 16:33

    Lá pelo eixo do mal demoraram quase meia hora a tocar no facto de estas escutas não serem as proibidas. Sobre manter o presidente da república em casa a tomar conta dos netos, nada, Júdice, nada. Utilização de Figo na campanha, nada.

    Gostar

  30. Manicómio a céu aberto's avatar
    Manicómio a céu aberto permalink
    8 Fevereiro, 2010 16:34

    PAULO PENEDOS
    Em Junho, Paulo Penedos é escutado a dizer: ‘Vai haver alterações imprevisíveis na Comunicação Social (…) a TVI vai deixar de ser controlada por Moniz e Manuela.’
    ‘CHEFE’ SÓCRATES
    Rui Pedro Soares, administrador da PT, fala com Paulo Penedose diz: ‘O chefe diz que é tudo ou nada e que não pode ficar coma fama e sem o proveito.’
    JANTAR
    O homem da PT que gere o negócio da TVI com a Prisa janta com Sócrates a 19 de Junho, para falar do assunto.
    SUPREMO TRAVOU ACÇÃO DA CMVM
    Qualquer investigação da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, liderada por Carlos Tavares, às flutuações dos preços das acções da PT, Impresa e Media Capital foi travada pelo arquivamento do Supremo. O caso mudaria de figura ‘se não houvesse um despacho a invalidar as escutas’, afirmou ao CM fonte da CMVM.»

    Ora deixa lá ver porque razão exigiu o PS a demissão de Santana…pois…não consigo recordar,mas deve ter sido mais grave que os Freeportes,as Covas da Beira,Diplomas falsos,fichas da AR falsificadas,projectos alheios assinados,negócios de terrenos com o estado pagos tr~es vezes o valor,relatórios falsos da OCDE,mentiras constantes aos portugueses e às instituições da república,a empresários portugueses e estrangeiros,conspiração contra o Estado de Direito,offshores com milhões sem explicação,etc.

    Gostar

  31. Manicómio a céu aberto's avatar
    Manicómio a céu aberto permalink
    8 Fevereiro, 2010 16:38

    A. Ventura disse
    8 Fevereiro, 2010 às 3:49 pm

    se tu soubesses das reais motivações dos media paravas de respirar durante minutos…

    Demonstre-se. Prove-se. Caso contrário…

    Podias ser um pouco mais sofisticado…istó é demasiado básico,mesmo para um peão.

    Gostar

  32. Piscoiso's avatar
    8 Fevereiro, 2010 16:45

    Uma das frases que mais se lê na claque, é:

    O estado a que isto chegou

    É das tais frases que se podem empregar em qualquer momento de qualquer época.
    Isto é, chega-se a um estado em que não se estava.
    Amanhã, já se sabe que o estado é outro. A que se vai chegar.
    Chega.

    Gostar

  33. lica's avatar
    lica permalink
    8 Fevereiro, 2010 16:51

    <a href=""DEDICADO AO PISCOISO E AO VENTURA<a href=""

    Desculpem o Português mas é o original e foi escrito por um homem do NORTE, portanto explica-se como tal.

    nortenho tem razão!!!!!!!!

    Contém linguagem pouco própria! Mas o conteúdo é mesmo, mesmo apropriado!
    REVOLTADO!!!!
    Escrito por uma pessoa revoltada, pelo que teremos que desculpar
    algumas palavras mais fortes.
    Porém, estou certo que reflecte o espírito da maioria dos Portugueses.
    A este saltou-lhe a tampa… e não é o único.
    Só tenho pena é de não conhecer o autor, para o poder felicitar pelo
    conteúdo – brilhante texto. Se vos parece, a mim não me aconteceu nada
    disto e refilo, insulto, o que faríamos no lugar deste amigo ?????

    ——————————-

    Justo é o CARALHO.

    Parece que o Primeiro Ministro terá dito que desta vez os sacrifícios
    serão distribuídos de forma mais justa. Justa é o CARALHO!!!!

    São 23 horas, cheguei agora a casa e trabalhei hoje doze horas. O meu
    filho já esta a dormir. Este ano já paguei em impostos e multas
    dezenas de milhares de euros, todos os meses pago um balúrdio de TSU,
    tenho custos financeiros indescritíveis por causa da forma como é
    cobrado o IVA, pago o PEC sobre um rendimento que pode não acontecer e
    este filho da puta vem-me dizer que os sacrifícios serão distribuídos
    de forma mais justa???

    O CARALHO!!!!!

    Tenho semanas durante o ano em que trabalho 20 horas por dia, este fim
    de semana não sabia sequer que dia era, no dia da greve de uma chusma
    de paneleiros andei na estrada a pagar portagens e a trabalhar para
    poder pagar impostos, comecei numa puta duma garagem sozinho e dei
    trabalho a uma carrada de gente a quem pago o IRS, a Segurança Social,
    Seguros de Trabalho e todas as taxas que o estado me exige, não
    negoceio salários brutos, por isso que vão para o CARALHO com as
    contribuições dos trabalhadores, pago salários decentes e recuso-me a
    pagar o salário mínimo seja quem for, investi e perdi, arranjei-me,
    voltei a investir e falhei de novo, recuperei e investi de novo e
    consegui.

    E estes paneleiros do CARALHO vêm agora dizer-me que os sacrifícios
    são distribuídos de forma justa???; e ainda por cima querem casar uns
    com os outros !!! como o Guterres que fodeu o pais todo com o
    rendimento mínimo garantido, a pior opção económica de sempre, nem
    sabem sequer o que é não dormir, desesperar, cair e levantar sem pedir
    um tostão que seja ao filho da puta do Estado?! Nem subsidio de
    desemprego nem o CARALHO?! E tenho que ouvir todos os dias as
    queixinhas dos funcionários, dos professores com horário zero (!), dos
    funcionários dos correios, dos anacletos e afins, que fujo ao fisco,
    que exploro os trabalhadores, que tenho que pagar mais impostos, que
    sou um parasita?!

    Já paguei todos os impostos de facturas que até agora não consegui
    cobrar (IVA e IRC), paguei IRC sobre stocks que não sei se algum dia
    conseguirei vender e os sacrifícios são distribuídos de forma justa?!

    Justo é o CARALHO.

    Os 2000 funcionários da CM de Portimão trabalham das 9h às 15h com
    intervalo para almoço e de caminho a mesma CM gasta o nosso dinheiro
    em foguetes, almoços, festivais de aviões e de motas de água. etc e
    depois entrega e paga serviços a empresas privadas; Decidiram mudar a
    escada da parte velha, fecharam-na, derrubaram a antiga e colocaram a
    estrutura em metal, e após quinze dias retiraram a mesma estrutura e
    colocaram-na em madeira! E ainda queriam fazer um elevador até à
    praia!!! E eu pago. Num qualquer Instituto mais de 50 chulos tratam de
    9(!) putos. E eu pago.

    Substituem administradores pagando indemnizações, contratam o Fernando
    Gomes e o Nuno Cardoso(!!!!). E eu pago. Inventam Institutos e
    Fundações. E eu pago. Inventam as SCUTS. E eu pago. O PEC. E eu pago.
    O Presidente apela ao patriotismo. E eu pago. Sr. Presidente, com todo
    o respeito que me merece: Vá-se foder!, você e os camaradas no avião
    fretado para irem passear para a China.

    A CM de Paredes de Coura faz Parques de estacionamento sem trânsito. E
    eu pago. O anacleto Sá Fernandes rebenta com o CARALHO do orçamento da
    CM de Lisboa. E eu pago. O Sócrates vai à borla de avião Falcon da
    Força Aérea. E eu pago. Sacrifícios???!! De quem, CARALHO?! Prestam-me
    um serviço de merda na saúde, a educação é tão miserável que sou
    obrigado a por o meu puto num colégio privado, nem me atrevo a cobrar
    dividas em Tribunal devido à miséria que é a Justiça. E pago. Preciso
    de uma puta de uma cirurgia e tenho dezasseis mil pessoas em lista de
    espera, pelo que se não tivesse um seguro de saúde estaria como
    milhares de desgraçados que se calhar já morreram. E eu e eles
    pagamos. Os sacrifícios são distribuídos de forma justa?

    Como, CARALHO?!

    E aquela esfinge paneleira de óculos que preside ao Banco de Portugal,
    que ganha mais que o secretário do tesouro dos E.U.A., está à espera
    de colectar mais 0,03% do PIB com o aumento do IVA? Pois tenho uma
    pequenina novidade para o reconhecido génio. Talhos, advogados, lares,
    lojas de moveis e outros pequenos negócios que conheço já têm a
    contabilidade e pagam impostos em Espanha e eu, assim seja possível,
    no ano da graça de 2010 pagarei todo o IVA, IRC e contribuições em
    Vigo. A chulice destes filhos da puta que vá cobrar ao CARALHO!!! E
    quero que se foda a solidariedade e a conversa de merda porque não me
    sai do corpo para o dar a chulos. Por alma de quem? Mais Justo??!! ' E
    mais, passo a meter gasolina , gasóleo e gás em Espanha.

    Pois é meus amigos, Justo é o CARALHO QUE OS FODA!!!!!!!!!!! mais ao
    Vara e aos sucateiros que nos fodem a nós Só nos faltava este filho da
    puta para completar o baralho dos gate: Diplomagate; universidadegate,
    casasgate, CovadaBeiragate, relatóriogate, sobreirogate, freeportgate,
    etc, etc, mais este Varagate… realmente é demais

    Um abraço

    Gostar

  34. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    8 Fevereiro, 2010 16:52

    Para que se acuse um jornal de violar as leis penais convém ter uma coisa: argumentos jurídicos. Nem o Marques Lopes, nem o Daniel Oliveira os têm. Falam de cor do que não sabem. E deviam ouvir aqueles que já se pronunciaram sobre o assunto e disseram taxativamente que não havia qualquer violação de normas penais.

    Mesmo que houvesse violação do segredo de justiça – o que, repita-se, exige uma fundamentação jurídica que os opinion-makers em causa não sabem dar – convém ter em conta a jurisprudência europeia sobre o assunto.

    E a mesma está aqui vertida: http://www.publico.pt/Media/portugal-condenado-no-tribunal-de-direitos-do-homem-por-entrave-a-liberdade-de-expressao_1418610

    “Agora o Conselho Europeu considerou que o “interesse público” do tema se sobrepunha à protecção do inquérito judicial que decorria e à reputação do arguido, já que o facto de um dos visados da notícia ter cargos políticos e ser uma figura pública, justificava que pudesse haver quebra de protecção de segredo de Justiça.”

    Digam lá se não encaixa que nem uma luva nos sucessivos casos de Sócrates (Freeport e agora o Face Oculta).

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Fevereiro, 2010 16:53

    #32 – é uma rodrigada à pacheco, dinamite cultural, etarrices à parte.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    bunny colvin permalink
    8 Fevereiro, 2010 17:00

    Picoiso, deixa-te de tangas e diz ao pessoal o que é que achas do sókas e sus muchachos utilizarem o poder económico do estado e das empresas estado-dependentes para controlar a comunicação social em período eleitoral, tendo sido tudo abafado pelas marionetas da justiça.

    Para facilitar e amenizar a dissonância cognitiva que te consome, podes tratar o referido sókas por “velha” e imaginar que é alguém do PSD. A ver se desentopes.

    Gostar

  37. aos's avatar
    aos permalink
    8 Fevereiro, 2010 17:14

    #6

    Muito bem dito. Até assusta o que é que o PML, o CAA e cia. podem fazer com o poder nas mãos. Então o último e de uma falsidade e manipulação de factos que me impressiona…

    Gostar

  38. Piscoiso's avatar
    8 Fevereiro, 2010 17:15

    Ó Bunny, os presuntos para mim, cortam-se às fatias e comem-se.
    Presunções não como, mesmo que haja um batalhão a comê-las.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    José do Funchal permalink
    8 Fevereiro, 2010 17:23

    Pedro Marques Lopes?

    Esse azeiteiro que berra como um desalmado num programa do Bolsanamão?

    Tenham dó!

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    JoaoMiranda permalink
    8 Fevereiro, 2010 17:43

    ««Desta vez, o Pedro Marques Lopes não tem razão – a questão do segredo de Justiça, a meu ver, não se coloca. Ainda assim, dados os interesses processuais envolvidos, a legitimidade da publicação não é totalmente líquida. Sobre isso já ouvi penalistas defenderem coisas diferentes (o que não é nada diferente, convenhamos).»»

    CAA,

    A questão é pré-jurídica. numa democracia liberal a lei não deve proibir que a imprensa divulgue informação de interesse público, mesmo que essa informação tenha chegado à imprensa após a violação da lei.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Fevereiro, 2010 17:58

    bora lá pôr os ministérios públicos na redação dos jornais e o leitor a decidir, poupa-se em tribunais, juízes e os atrazos da justiça viram avanços. vantagens em todas as frentes, redução pessoal do estado, celeridade processos, viabilidade económica dos jornais e acaba-se com a fuga ao fisco dos rendimentos não declarados dos gajos que vendem informações aos jornais.

    Gostar

  42. Ricardo's avatar
    Ricardo permalink
    8 Fevereiro, 2010 18:24

    ” Qual é a desculpa do Pedro? ”

    Não sabia que para se ter uma opinião própria, que aliás o Pedro defende muito bem, era preciso uma desculpa.

    Eu também discordo da posição do Pedro Marques Lopes. Mas acho que ele não precisa de desculpas para manifestar as posições que muito bem entender. Chama-se a isso liberdade.

    Este texto virulento do João Miranda parece quase ter sido escrito pelo nosso Primeiro-Ministro. Este estilo “você tem que prestar contas, pelo que diz” é muito mais habitual nele do que no João Miranda. Felizmente para si, infelizmente para nós todos.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    8 Fevereiro, 2010 18:53

    À míngua de qualquer fundamento racional, os que se escusam a comentar este ESCÂNDALO sem precedentes, refugiam-se num argumento contraditório:
    Não se deve comentar porque o que se tornou público configura uma violação do segredo de justiça.
    Mais problemático se torna quando tais figuras têm de explicar a razão pela qual tal violação subsiste no caso, até porque, quanto mais não fosse, desconhecem o âmbito de aplicação de tal figura jurídica.
    E se o acima vertido já se tinha revelado manifesto em situações anteriores, no presente caso a inaptidão e o desconhecimento atroz da lei leva-os a cometer o ridículo de apregoar a violação do segredo de justiça quando o mesmo nem sequer se aplica ao caso concreto.
    E dessa forma, esquecem voluntariamente a substância da coisa que, passe a redundância, mais coisa menos coisa faria cair qualquer Governo de uma democracia que se digne.

    Gostar

  44. CAA's avatar
    8 Fevereiro, 2010 19:55

    João Miranda (40),

    Já discutimos isso e eu não estou de acordo. Só que neste caso – para mim – não há violação do segredo de justiça.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    JMLM permalink
    8 Fevereiro, 2010 23:36

    ” A questão é pré-jurídica. numa democracia liberal a lei não deve proibir que a imprensa divulgue informação de interesse público, mesmo que essa informação tenha chegado à imprensa após a violação da lei.”

    Assim seja e que se torne um hábito tipico da tal democracia liberal. Talvez seja necessário forçar uma mudança na CRP caso contrárioa justiça terá grandes dificuldades em proteger o cidadão das “garras” da imprensa. Também na sua teoria o perigo está sempre à espreita, a troco do famoso “interesse público” movem-se interesses politico/economicos. Aquele que mesmo inocente, for servido na praça pública, acabará sempre por ser comido pelas bocas da opinião pública, mesmo que seja catalogado como inocente.
    No caso famoso dos nossos dias, devemos crer na justiça e na separação de poderes. No meu entender, como vejo com bons olhos estes dois patamares de um Estado de direito, como tal classifico as decisões dos tribunais/justiça essas sim como sendo de interesse público e não a informação que ajudou a tomar a decisão. Neste caso concreto a divulgação do conteúdo do processo é claramente uma violação do segredo de justiça, mais grave ainda por se tratar de uma violação da privacidade das pessoas. Aquela informação tinha uma razão para existir, era ser avaliada pela justiça, em sede própria,,por gente capaz e não nas parangonas da perigosa comunicação social.
    Hoje podemos assitir em directo a declarações espantosas de um deputado Europeu, afirmando que “fulano” controlou, controla, vai controlar, calou, silenciou, com nomes e tudo… Ele até pode ter razão, mas trata-se claramente de uma intervenção desastrada, porque não é digna de um representante desta Nação no Parlamento Europeu. Quem assim fala não acredita na Justiça Portuguesa ou então prefere contribuir para interferência directa da politica na justiça, violando assim a regra da separação de poderes.
    Como não acho que este deputado não credite na separaçãod e poderes e na justiça, fico com a sensação que se tratou de uma jogada para tirar dividendos politicos para si e para o seu partido. Portugal foi concerteza o mais prejudicado.
    Este tipo de atitudes não contribuem para o bem estar de um Partido, não é concerteza com jogadas de bastidores que um partido obtém mais votos, é sim com politicas e comportamentos exemplares. Nisso o PSD está muito mal.
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    dói muito? isso passa permalink
    9 Fevereiro, 2010 00:07

    MAIS UM ESCANDALO

    *INÊS DE MEDEIROS, SIM QUE É FILHA DO MAESTRO VITORINO DE ALMEIDA, *

    **É AGORA DEPUTADA PELO CIRCULO DE LISBOA DO P.S.

    CONTUDO, ELA TEM A RESIDÊNCIA EM PARIS

    ASSIM SENDO, RECBE DIARIAMENTE DA ASS. DA REPÚBLICA * 528 €* DE AJUDAS DE

    CUSTO DIÁRIOS, PARA ALEM DE VIAGEM PAGA A PARIS IDA E VOLTA AOS FINS DE

    SEMANA.

    COMO É POSSÍVEL SE ACEITAR ISTO???

    Gostar

  47. VSC's avatar
    VSC permalink
    9 Fevereiro, 2010 00:17

    Acho que ninguém pôs uma questão fundamental: o chamado “segredo de justiça” – totalmente inexistente em Inglaterra ou nos USA, até na vizinha Espanha – é compatível com a democracia e o estado de direito?

    Já se sabe que não é necessário para resolver crimes (não confundir sigilo de investigação com “segredo de justiça”) e tal como se encontra regulamentado em Portugal parece um monumento à Santa Inquisiação, à Santa Burocracia e à Santa Ditadura

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    Licas permalink
    27 Abril, 2010 23:51

    40.JoaoMiranda disse
    8 Fevereiro, 2010 às 5:43 pm

    A questão é pré-jurídica. numa democracia liberal a lei não deve proibir que a imprensa divulgue informação de interesse público, mesmo que essa informação tenha chegado à imprensa após a violação da lei.

    *******************

    E MESMO COMO DIZ, MIRANDA-
    O TAL SEGREDO APENAS SERÁ ADMISSIVEL PERMANECER SE A SUA DIVULGAÇÃO PREJUDICAR SERIAMENTE O PROGRESSO
    DO PROCESSO DE AVERIGUAÇÕES.
    ____NESTE CASO NÃO SE TRATA DISSO.
    ____OS DEFENSORES DO S.J.IRRESTRITO APENAS QUEREM QUE A RESPONSABILIDADE POLÍTICA DOS ACTOS PRATICADOS SEJA SUBTRAÍDA À AO CONHECIMENTO PÚBLICO.
    SEJA SUBTRAÍ

    Gostar

  49. Fernando Silva's avatar
    Fernando Silva permalink
    27 Agosto, 2011 23:28

    Gostaria que me dissessem quem é o Sr. Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira.
    Parece-me ter havido uma promoção indevida destes dois senhores, passaram de Cabos a Coronéis.
    Quem são, qual o seu estatuto, qual o seu percurso académico, qual a sua experiência profissional, porque de repente aparecem na “BERRA” sem saber como.
    Cumprimentos e obrigado.

    Fernando Silva

    Gostar

Indigne-se aqui.