Saltar para o conteúdo

Que alguém nos livre dos economistas…

17 Fevereiro, 2010
by

Cavaco Silva, presidente da república e professor de economia, brinda-nos com mais uma pérola: «NEM FAÇAREI».

58 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    17 Fevereiro, 2010 16:32

    ahahahahaha

    Nunca o fiz, nem faço, nem façarei

    “:O))))))

    Gostar

  2. A. Pinto Pais's avatar
    17 Fevereiro, 2010 16:44

    Que parvoíce! Essa já tem barbas…
    Não haja dúvidas de que CAA – que se farta de escrever e dizer asneiras (aqui e na televisão)- tem grande autoridade moral para apontar um “lapsus linguae” a Cavaco Silva.
    De notar que o “professor de economia” a que o licenciado CAA desdenhosamente se refere é mesmo professor catedrático… O que não sucede com o autor do post.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    17 Fevereiro, 2010 16:49

    “o licenciado CAA”

    Naturalmente que o CAA é licenciado. Tal como Cavaco Silva, aliás.

    Gostar

  4. CAA's avatar
    17 Fevereiro, 2010 16:50

    «Que parvoíce! Essa já tem barbas…»

    Não tem, ainda – foi hoje…

    «Não haja dúvidas de que CAA – que se farta de escrever e dizer asneiras (aqui e na televisão)- tem grande autoridade moral para apontar um “lapsus linguae” a Cavaco Silva.»

    Aponte lá uma equivalente, s.f.f.

    «De notar que o “professor de economia” a que o licenciado CAA desdenhosamente se refere é mesmo professor catedrático…»

    Por ser professor catedrático é que intitulo a posta dessa forma – quanto ao meu currículo, pesquise melhor…

    Gostar

  5. A. Pinto Pais's avatar
    17 Fevereiro, 2010 16:51

    3, LA-C

    Se não sabe qual a diferença, como é que se permite vir para aqui arrotar?

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    17 Fevereiro, 2010 16:52

    ahahahahaha

    Foi mesmo antecipação do risus paschalis numa quarta-feira de cinzas.

    “:O))))))))

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    17 Fevereiro, 2010 16:53

    Este Pinto ainda não ouviu a anedota e já arrota postas de pescada da dona quaresma.

    “:O))))))

    Que falta de sentido de humor que para aqui vai. O boca de favas disse mesmo este disparate.

    Gostar

  8. CAA's avatar
    17 Fevereiro, 2010 16:53

    LA-C,

    Desculpa, tu és a notória excepção de entre os economistas – sabes bem que as generalizações são sempre falsas (incluindo esta última) mas aqui tinha de atingir mais alguns alvos (que me andam a irritar um bocado) e corri o risco de torpedear alguns economistas cujo universo cultural é bem mais alargado do que o currículo académico – como é o teu caso (e o teu currículo académico pede meças a qualquer um).

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    17 Fevereiro, 2010 16:53

    “Se não sabe qual a diferença, como é que se permite vir para aqui arrotar?”

    A diferença entre quê? Entre a Licenciatura de Cavaco e a do CAA? Eu sei bem qual é a diferença, uma é em Economia e a outra é em Direito.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    17 Fevereiro, 2010 16:55

    CAA

    Se eles se entretessem a tentar adivinhar previsões sobre os aspectos principais da economia e antecipassem medidas correctivas … isso é que era !!!!
    Depois do Vitinho do BCE não há mais nada a dizer .O Tex do Terreiro do Paço tb tem estado muito bem a adivinhar .

    Para mim , jurista me confesso e com um respeito enorme pela ciência dos numeros , depois da Enron , Worldcom , suas fajutas auditorias , mais aquelas do BPP e BPN cá por casa … um acountable de numeros vale menos que um pedaço de m….

    Por um punhados de moedas , ajeitam os Balanços como o Patrão disser .
    Depois queixam-se dos pareceres dos juristas , que são muitos e contraditórios … ora , vão bugiar .

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Fevereiro, 2010 16:56

    Pela primeira vez concordo com CAA,livrem-nos dos economistas, as maiores empresas portuguesas não foram fundadas por economistas.Aliás os economistas são tipo cucos, instalam-se nos ninhos construídos pelos outros.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    17 Fevereiro, 2010 16:58

    “Pela primeira vez concordo com CAA,livrem-nos dos economistas, as maiores empresas portuguesas não foram fundadas por economistas.”

    Naturalmente. As maiores empresas são fundadas por empresários, ous eja por pessoas com espíriti empreendedor. Por que razão deveriam os economistas ter mais espírito empreendedor do que as restantes pessoas?

    Gostar

  13. A. Pinto Pais's avatar
    17 Fevereiro, 2010 17:00

    4, CAA

    1. É falso. O lapso foi cometido há algum tempo e deu, oportunamente, motivo a divertidos comentários (o que não é o caso do seu).

    2. Não ando, evidentemente, a coleccionar as suas calinadas de Português. Além de ter mais fazer, trata-se de coisa que qualquer alfabetizado notará…

    3. Pesquiso melhor, como? Onde é que vem a notícia de que V. é professor catedrático?

    Gostar

  14. A. Pinto Pais's avatar
    17 Fevereiro, 2010 17:02

    9, LA-C

    Pode continuar a fazer-se desentendido.
    Não dou mais para esse peditório de cretinice.

    Gostar

  15. A. Pinto Pais's avatar
    17 Fevereiro, 2010 17:04

    10, Honni soit…

    “Entretessem” pertence a que verbo?
    O analfabetismo anda à solta, paciência…

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Carlos permalink
    17 Fevereiro, 2010 17:09

    “mais uma pérola”

    “Braga, a lusa Atenas”

    “Aveiro, a Veneza portuguesa”

    Etc, Etc

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    17 Fevereiro, 2010 17:10

    “Não dou mais para esse peditório de cretinice.”

    Cretinice é a sua, de desvalorizar alguém com base nos títulos académicos. Isso é que é cretinice. Ainda mais cretino é por dar a entender que o CAA é “apenas” licenciado. Não que isso fosse um problema mas porque, para certos cretinos, esses títulos são relevantes numa discussão destas.

    Gostar

  18. A. Pinto Pais's avatar
    17 Fevereiro, 2010 17:15

    17, LA-C

    Se não consegue interpretar um texto tão simples como o que escrevi, como pode vir interpelar-me?
    Acha que vou perder tempo a discutir com um aguerrido militante da iliteracia, como V. mostra ser?

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    17 Fevereiro, 2010 17:18

    18, A. Pinto Pais, se não consegue ter uma pequenina conversa, nem, pelos vistos, tem capacidade para ir além das suas palavras, por que motivo se aventura nestas caixas de comentários?

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    17 Fevereiro, 2010 17:21

    A Edite Estrela teve uma boa carreira a corrigir erros de ortografia .
    Melhor que economista.
    Paciência …

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Fevereiro, 2010 17:23

    #12 LA-C
    Nunca vi um economista salvar uma empresa, mas já vi muitas vezes o contrário. Tenho N casos

    Gostar

  22. Tiago Filipe's avatar
    Tiago Filipe permalink
    17 Fevereiro, 2010 17:24

    Se ao menos o honni soit se entretivesse a aprender português, uma vez que matemática e física é muita areia para a camioneta dele e de muitos que por aqui escrevem….

    Por alguma razão é comum dizer-se “matemática!? Que horror! Vou antes para direito, letras ou tretas…”

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    17 Fevereiro, 2010 17:25

    Por acaso pensava que tinha sido hoje.

    Gostar

  24. Romão's avatar
    Romão permalink
    17 Fevereiro, 2010 17:29

    Castiço. Uma discussão que tem por base o facto de cada um dos interlocutores afirmar que o outro não o percebe. E, paradoxalmente, a discussão não acaba.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    17 Fevereiro, 2010 17:31

    “Nunca vi um economista salvar uma empresa, mas já vi muitas vezes o contrário.”

    Uma empresa sobrevive se tiver um produto de que os potenciais clientes gostem. A empresa sobrevive se o produto for produzido com qualidade e de forma eficiente. Não vejo o que tem isto a ver com a qualidade dos economistas nem como é que os economistas podem ser assim tão importantes na actividade principal de uma empresa.

    Quando muito, o economista, enquanto economista, é importante na gestão financeira da empresa. Mas, a não ser que se trate de uma empresa financeira, tal área não é o core da empresa.

    Gostar

  26. Pires de Lima's avatar
    17 Fevereiro, 2010 17:40

    Este LA-C é do carrilho, da-se!!! Um fartote de asneiras.
    E insiste, insiste, insiste… Deve pensar que o A. Pinto Pais não o deixou a falar sozinho.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Carlos permalink
    17 Fevereiro, 2010 17:41

    “Nunca vi um economista salvar uma empresa”.

    Ah!Ah! Julga que os economistas são nadadores-salvadores para serem vistos pelos banhistas de férias na praia?

    Gostar

  28. Dazulpintado's avatar
    Dazulpintado permalink
    17 Fevereiro, 2010 17:42

    Infelizmente o Sr CAA decidiu colocar-se, neste caso como em outros semelhantes, alinhado com os Jugulares &Cª. Pode continuar a amesquinhar tudo o que não gosta Sr CAA, mas é com a sua credibilidade que joga. E o pior é que já está nas lonas.

    Gostar

  29. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    17 Fevereiro, 2010 17:54

    Para Professor Catedratico Carlos Abreu Amorim está a descer muito baixo. E se a Catedra que ostenta não lhe dá para ver isso mesmo eu, que nem licenciado sou, não lhe auguro na politica um futuro brilhante. Sabe Senhor Professor, uma coisa é ter instrução, outra coisa é ser bem educado.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    17 Fevereiro, 2010 18:22

    Agora já percebo por que motivo o Blasfémias tem tantas comentadores. Afinal cada comentador assina com quatro ou cinco nomes diferentes. Que interessante, por que será que se dão a tanto trabalho? Mais valia irem ver a Pocahontas. De qualquer forma, vou partir do princípio que a etiqueta deste blogue nos obriga a tratar o comentador pela sua última assinatura.

    Alexandre Carvalho da Silveira, onde foi que viu que o CAA é catedrático?

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Fevereiro, 2010 18:23

    Sugiro que o próximo acordo ortográfico acabe com os verbos irregulares. Para validar retroactivamente as palavras do sr. presidente, substitua-se o irregular fazer pelo mais agradável façar, o que dará novos sentidos a palavras como desfaçatez ou desfazado.

    Gostar

  32. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    17 Fevereiro, 2010 18:28

    #30 LA-C Eu assino com o meu nome o que não é o seu caso. Quanto a CAA ser ou não Prof Catedratico, eu pensava que sim. Se não for desculpas ao interessado e a quem leu. Quanto ao resto, mantenho o que escrevi.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Alex permalink
    17 Fevereiro, 2010 18:35

    Ó Pintinho!

    Se não sabes o que significa “lapsus linguae”, está calado.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    António Lemos Soares. permalink
    17 Fevereiro, 2010 18:43

    Costumo contar uma piada sobre os economistas:

    «Qual é a grande diferença entre um meterologista e um economista?
    O primeiro, prevê o clima para amanhã e costuma acertar;
    O segundo, “prevê” o clima económico para ontem e mesmo assim… Falha!»

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    17 Fevereiro, 2010 18:46

    “#30 LA-C Eu assino com o meu nome o que não é o seu caso.”

    Tenha juízo. Põe aqui um nome como podia pôr outro qualquer. Eu tenho o link para o meu blogue, onde encontra link para a minha página pessoal, onde até o meu telefone encontra. Eu respondo pelo que escrevo. Não sou um mero número de IP com múltiplas personalidades.

    “Se não for desculpas ao interessado e a quem leu.”

    Está desculpado, pelo menos pela parte que me toca.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    17 Fevereiro, 2010 18:53

    É para coisas destas que você escreve num blogue, CAA? Vá mas é fazer ginástica… e dieta!!!!

    Gostar

  37. MJRB's avatar
    17 Fevereiro, 2010 19:08

    Mr. CAA,

    Não generalize: nem todos os economistas são incultos, ignorantes, e estúpidos em relação à Língua Portuguesa.

    Mas compreende-se o seu post: “malhar”(!) em Cavaco Silva a propósito de tudo e…dum lapsus lingue. Desde a condecoração atribuída a Santana Lopes e sobretudo pela amizade entre CSilva e MFLeite, ou, pela “continuidade” do “cavaquismo” no “leitismo” (o que é o “leitismo” se verá…), o que interessa é enaltecer esse equívoco(?) chamado PPassos Coelho.

    Certamente o meu caro não leu ou não se lembra, dumas entrevistas de PPC ao JN e ao DN… “Aquilo” é digno dum putativo líder dum partido como o PSD, que se vencedor dumas legislativas poderia ser…PM ?

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    S.Guimarães permalink
    17 Fevereiro, 2010 19:28

    E que tal livrarmo-nos também dos maus juristas?

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Fevereiro, 2010 20:15

    ou seja ,é esperto , aprendeu depressa os truques. não poderemos dizer que mentiu quando fizer.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    17 Fevereiro, 2010 20:56

    oh dona pede a alguém que ponha essa treta em português que se leia. ele é aspas, parênteses, reticências e outras especiarias que nos remetem para deus e outras entidades supositórias do great pretender. bafio & parolice qb.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Fevereiro, 2010 21:18

    Eu acho que ele diz #fazerei” e não “façarei”. Ainda é pior.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Golp(ada) permalink
    17 Fevereiro, 2010 21:28

    Nem falo-ei.
    Nem fa-lo-ei.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    17 Fevereiro, 2010 21:31

    o cavaco tem um problema de falos com a fala.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    pro-fessor/contra-fessor permalink
    17 Fevereiro, 2010 21:55

    #10
    Honni Soit Qui Mal Y Pense disse
    “Se eles se entretessem”

    Veja se aprende:

    entretivesse
    entretivesses
    entretivesse
    entretivéssemos
    entretivésseis
    entretivessem

    Gostar

  45. Dazulpintado's avatar
    Dazulpintado permalink
    17 Fevereiro, 2010 22:09

    Pois, de um falo bem abonado que alguns andam com falta.

    Gostar

  46. Gonçalo Marques's avatar
    17 Fevereiro, 2010 22:42

    Quando temos um Primeiro Ministro de Portugal que representa desta forma a Nação (e a Europa) na Casa branca, perante um dos mais importantes e destacados líderes planetários, o Presidente dos EUA. Enfim…

    À beira desta “cena”, Cavaco é um eloquente e brilhante orador!

    E a sua “gaffe” despicienda…

    Como gostaria de estar nas aulas de CAA para ver as imprecisões e gaffes que comete!

    Como é lesto CAA a observar as “gaffes” de Belém…

    Gostar

  47. Isabel Magalhães's avatar
    17 Fevereiro, 2010 23:26

    Esta história é velha; é s.e. de 2008.

    A data, o articulista da notícia, dizia – num qq jornal digital -que o PR tinha dito “façarei” mas emendara, logo de seguida, o lapsus linguae (cito de cor).

    No entanto, como essa parte não tem piada – porque uma grande parte do nosso povo, mesmo o povo letrado, gosta é de zurzir nos outros esquecendo-se de se ver ao espelho – logo começaram a circular os fwds omitindo a emenda. Fim da história.

    Curioso é que, numa fase tristíssima do nosso país, “alguém” tenha posto novamente a circular este “fait divers”. Porque será?

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    17 Fevereiro, 2010 23:44

    Peristaltismo alentejano. O CAA ainda não digeriu bem o economista Arroja e o Cavaco leva por tabela.

    Gostar

  49. Eduardo F.'s avatar
    18 Fevereiro, 2010 00:21

    CAA, momentaneamente(?), esqueceu-se da licenciatura do seu favorito. Ou será que não se esqueceu?

    Gostar

  50. Tutankhamon's avatar
    Tutankhamon permalink
    18 Fevereiro, 2010 00:30

    CAA para uma pessoa que se afirma pela defesa dos direitos das pessoas e pelo Estado de Direito não lhe fica bem a critíca aos economistas até porque parte de um caso concreto para a generalidade.

    Gostar

  51. Gonçalo Marques's avatar
    18 Fevereiro, 2010 00:38

    Isabel Magalhães, 47

    Subscrevo inteiramente o seu comentário

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 01:18

    “que deus nos livre dos economistas”

    deus ouviu-o CAA, deve ter sido por isso que o nobre médico decidiu candidatar-se!…

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    economista permalink
    18 Fevereiro, 2010 02:23

    Gostar

  54. maria de albuquerque's avatar
    maria de albuquerque permalink
    18 Fevereiro, 2010 08:14

    tanto calcanhar d’Aquiles magoado! Os economistas são seres muito sensíveis, não me tinha apercebido….!

    Gostar

  55. AL's avatar
    18 Fevereiro, 2010 14:13

    Quem nos livra de alguns “professores universitários” ?

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Fevereiro, 2010 00:06

    15 A.Pinto Pais
    Tem toda a razão A.Pinto Pais. Foi mais uma “pérola” de CAA . Claro que pensou em escrever ” entretivessem” , mas calhou assim… Cuidado com os economistas travestidos. Ainda agora na PT o homem queixoso é de sociologia e em todo o lado aparece referido como Economista…

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Fevereiro, 2010 21:52

    Rogo a CAA que me releve o equivoco. O autor do deslize foi 10, Honni Soit…

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Fevereiro, 2010 23:39

    34,Antonio Lemos Soares

    Não se esqueça que a Economia é uma ciencia social,e algumas das suas variáveis encerram um certo grau de incerteza.Já Keynes se referiu aos “mecanismos não tangiveis da mente”, em que, por vezes, a atitude dos consumidores tinha principalmente a ver com as expectativas e a psicologia.
    Já agora corrija meterologista para meteorologista

    Gostar

Indigne-se aqui.