Saltar para o conteúdo

Tabula rasa

18 Fevereiro, 2010

A entrevista de Paulo Rangel ao “i” revela um estilo preguiçoso e superficial, na linha do “INOV Jovem europeu” e do “Programa Polis Europeu”. Desta vez as panaceias são o ensino profissional aos 12 anos, a avaliação dos professores com base nos exames nacionais dos alunos (para alem de ser inviável implica começar tudo de novo outra vez) e a força de Protecção Civil europeia (estas ideias são fáceis, basta acrescentar “europeia” a tudo o que exista a nível nacional).

97 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Fevereiro, 2010 13:47

    Não foi este Rangel que disse; “candidatar-me à liderança do PSD seria prestar um mau serviço à democracia”?

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    18 Fevereiro, 2010 13:53

    rasga & compra igual, é mais um eurico.

    Gostar

  3. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    18 Fevereiro, 2010 13:57

    Não lhe chamaria superficial ou preguiçosa.

    A questão que se levanta aos candidatos do PSD em matéria de educação e saúde é sempre a mesma: estarão dispostos a aceitar o princípio da liberdade de escolha? Rangel diz que sim, mas as propostas que avança incluem-se na lógica da manutenção do “status quo”, ou seja, da obrigatoriedade do ensino público para aqueles que não conseguem pagar o ensino privado. Suponho que o mesmo aconteça com os outros candidatos, apesar das “mudanças” e “rupturas” que todos eles prometem.

    Donde, a questão tem de ser avaliada dentro do paradigma actual. E nessa lógica, a ideia de iniciação ao ensino profissional, sem prejuízo do ensino das disciplinas fundamentais (matemática, português), a partir dos 12 anos parece-me boa.

    Discordo, porém, da ideia de mais exames nacionais, porque os mesmos implicam necessariamente a sujeição do ensino a tais exames, com prejuízo da qualidade de ensino.

    Quanto ao resto da entrevista, parece-me irrelevante, porque as questões continuam a ser as mesmas (traição a Aguiar Branco e por aí fora…). Fica a sensação de Rangel não estar preparado, mesmo em áreas que era suposto dominar (justiça), o que não deixa de ser uma desilusão. Que se estende aos outros candidatos pelas entrevistas fracas que já foram dando nas últimas semanas.

    Gostar

  4. lusitânia's avatar
    lusitânia permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:09

    Cá por mim o Rangel vai no bom caminho.No caminho europeu.Exames nacionais a toda a maltosa.Quem der menos vai para o profissional.Já que reconstruir o que o Salazar deixou não é politicamente correcto…
    Onde é que isto é inviável?E onde é que os professores não podem ser assim avaliados pelos resultados?

    Gostar

  5. lusitânia's avatar
    lusitânia permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:13

    “Discordo, porém, da ideia de mais exames nacionais, porque os mesmos implicam necessariamente a sujeição do ensino a tais exames, com prejuízo da qualidade de ensino.”
    Grande explicação.Então um professor que tem um programa a dar fica prejudicado por os seus alunos serem sujeitos a exames desse programa… hmmm

    Gostar

  6. lusitânia's avatar
    lusitânia permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:15

    Ó 8
    Para o peditório africano já dei muito e continuo a dar.Portanto vai mas é lá para a tua terra modernizar…

    Gostar

  7. lusitânia's avatar
    lusitânia permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:25

    12
    Atrevam-se a perguntar ao zé povinho e vais ver onde é que ias tornar a meter a tua pegada ecológica…

    Gostar

  8. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:27

    Bom post.

    Li a entrevista, sorri ocasionalmente, franzi o sobrolho demasiadas, gargalhei quando o Exmo. revelou ser sua paixão saber os nomes dos cromos politicos…digestivo fraco pós-almoço.

    Mais a sério, só se engana quem quer e se se julga Sócrates “Autoritarista” – como realmente o é! – não se enganem com a pequena estatura deste indíviduo, não vem por bem…e decididamente não tem o meu voto !!!

    Gostar

  9. lusitânia's avatar
    lusitânia permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:35

    Vamos lá ver se acabam com os enganos de vez.Por mais pintado , amado e único que seja o gajo do PSD nada vai poder fazer.Desde logo porque não vai recuperar uma maioria significativa.Depois gato escaldado de água fria tem medo.E por último e sem rutura de regime o PS, ou os seus restos, o BE e o PCP tirariam o tapete a qualquer tentativa de fazer sair o país da morte lenta.Quem é que tem os jornalistas?Quem é que tem a “intelectualidade”, Quem é que tem o ISCTE e o ISEG?Quem é que tem as escolas suoeriores de educação?Quem comanda nos sindicatos?Por isso mesmo é que o Passos Coelho se QUER JUNTAR ao PS…mas para ser a continuação da lição anterior… ou seja a africanização garantida.A nossa juventude feminina apreciar os genes frescos, a masculina meter-se à estrada…

    Gostar

  10. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:38

    “Quem é que tem os jornalistas?Quem é que tem a “intelectualidade”, Quem é que tem o ISCTE e o ISEG?Quem é que tem as escolas suoeriores de educação?Quem comanda nos sindicatos?” ?????

    Queeeeeeeeeeeem ? É o bicho papão é ?

    Gostar

  11. lusitânia's avatar
    lusitânia permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:41

    Aliás o triângulo virtuoso do ciclo brasil colonial foi reposto.Mas agora chegou a vez dos indígenas portugas a serem os escravos capice?

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:46

    O problema é que estes candidatos, tirando Passos Coelho, não fizeram qualquer trabalho de casa e não têm a mais pálida ideia do que querem para o país, quanto mais saber como vão governar. O que eles sabem é que a governação de Sócrates está a enfraquecer com as notícias que vêm nos jornais e antevê-se a sua queda. É só isso que os motiva, o cheiro do poder, mais nada.

    Gostar

  13. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:47

    Ahhhhhh….pois….os africanizadores ? Isso é algum grupo pró-punk ou quê ???

    Indigenas ??? Eu não sou indio pá…mas até gostava de ter sido para “$#%$” a vida ao Custer !!!

    Escreves por códigos para os quais não tenho tradução…

    “Quem é que tem os jornalistas?Quem é que tem a “intelectualidade”, Quem é que tem o ISCTE e o ISEG?Quem é que tem as escolas suoeriores de educação?Quem comanda nos sindicatos?” ?????

    Quem pá…partilha lá a tua opinião pá…

    Gostar

  14. lusitânia's avatar
    lusitânia permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:50

    E quem tem os capitalistas?Quem é?
    Quem é que os deixa roubar o erário sem controlo quem é?
    Por alguma coisa o menino era de OURO…

    Gostar

  15. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:50

    #20

    “É só isso que os motiva, o cheiro do poder, mais nada.”

    Esperava o quê ? Motivação ideológica, carácter, sentido de cidadania, honra ?

    Demasiadas Alices nos Países das Maravilhas !!! E cuidado com o Passinhos, é apenas um coelho na cartola do ÂNGELO !!!

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:51

    #22 – tadinho do crocodilo, já evoca o santinho da marmeleira.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:51

    Estes candidatos, sobretudo o Paulo Rangel e menos o Passos Coelho, não fizeram qualquer trabalho de casa. Não têm a mais pálida ideia do que querem para o país, quanto mais saber como vão conseguir governa-lo. O que sabem é que Sócrates está enfraquecido pelas notícias que têm saído nos jornais e estão a antever a sua queda. É só isso que os motiva, o cheiro do poder, e não qualquer ideia que os distinga claramente da governação socialista. Foi assim que Ferreira Leite perdeu eleições. Parece que os sociais democratas pouco ou nada aprenderam com a derrota.

    Gostar

  18. rb's avatar
    18 Fevereiro, 2010 14:52

    Estes candidatos, sobretudo o Paulo Rangel e menos o Passos Coelho, não fizeram qualquer trabalho de casa. Não têm a mais pálida ideia do que querem para o país, quanto mais saber como vão conseguir governa-lo. O que sabem é que Sócrates está enfraquecido pelas notícias que têm saído nos jornais e estão a antever a sua queda. É só isso que os motiva, o cheiro do poder, e não qualquer ideia que os distinga claramente da governação socialista. Foi assim que Ferreira Leite perdeu eleições. Parece que os sociais democratas pouco ou nada aprenderam com a derrota.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    mussulo permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:52

    Rangel é a pessoa em que os portugueses podem confiar. O sofisma de utilizar as palavras dele antes do lodaçal para o acusar de contradição merece ser desmitificado. A situação é perigosa e clamorosa, só interessa aos bufos, vigaristas, a alguns bancos e às ep. São esses que receiam o futuro. Rangel vai ganhar.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    António Alves permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:52

    ainda me lembro dele aos pinchos na campanha eleitoral para as europeias a defender um “erasmus para desempregados. mas está bem entregue o “PPD-PSD”, com os candidatos conhecidos…

    Gostar

  21. rb's avatar
    18 Fevereiro, 2010 14:53

    dupliquei o meu comentário, sory

    Gostar

  22. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:53

    Bom, se és fã do Pacheco está o caldo entornado…o homem é como as marés, ora sobe, ora desce,

    Pá, mas dá lá nomes a esse “QUEM” ? De QUEM escreves tu ? Quem é/são essa/s besta/s Adamastor ?

    Gostar

  23. lusitânia's avatar
    lusitânia permalink
    18 Fevereiro, 2010 14:54

    O tio Belmiro em vez de andar ser compreensivo com os boys se financiasse mas é um grupo nacionalista iria ver os resultados em menos dum fósforo.Os Portugueses andam sedentos de reviralho.Para acabar com a cambada internacionalista-africanizadora claro está…

    Gostar

  24. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Fevereiro, 2010 15:04

    Nacionalista ? Ah és extrema-direita ? Daí o calão africanizador/indígena…pois bem mal para ti.

    Gostar

  25. tina's avatar
    tina permalink
    18 Fevereiro, 2010 15:22

    A ideia do ensino profissional aos 12 é excelente. Encaminharia os miúdos para vidas activas em vez de perderem tempo na escola em cursos CIF que não servem para nada e contribuiria imenso para elevar a qualidade do ensino dos que querem estudar. Nessa altura faria mais sentido a avaliação dos professores através das notas dos alunos, mas mesmo assim ainda seria injusto. As escolas em melhores áreas residenciais têm logo à partida melhores alunos.

    Gostar

  26. tina's avatar
    tina permalink
    18 Fevereiro, 2010 15:32

    E Rangel foi daqueles que alertou para o endividamento do país com o TGV. Preto no branco, quanto vai custar às futuras gerações este disparate. Com a acusação de falta de liberdade de expressão no PE também mostrou que é corajoso e dá a importância devida às questões. Não deixa arrastar os problemas nem enrolar-se pelos outros. São qualidades excelentes que ele tem.

    Gostar

  27. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Fevereiro, 2010 15:38

    HAJA SENTIDO DE HUMOR !!! AHAHAHAH

    Gostar

  28. tina's avatar
    tina permalink
    18 Fevereiro, 2010 15:42

    I love Rangel.

    Gostar

  29. socrates2009's avatar
    socrates2009 permalink
    18 Fevereiro, 2010 15:47

    paulo rangel é o único que, com seriedade e carisma, pode vencer o ps.

    p coelho é fraco, diz lugares comuns, sabe muito pouco, é um santana lopes sóbrio e ainda mais fraco.

    Gostar

  30. Piscoiso's avatar
    18 Fevereiro, 2010 15:48

    Se o Rangel é amado pela Tina, tem o futuro garantido.

    Gostar

  31. Romão's avatar
    Romão permalink
    18 Fevereiro, 2010 15:48

    Rangel não é o sujeito que diz que o fundamento da Política não é a Ética (referindo-se a António Preto) e que defende a jardinagem como todos os outros o fizeram antes dele? Não é bom prenúncio para líder partidário adoptar os vícios passados e promover o discurso da ruptura como se fosse qualquer coisa a fazer fora do próprio quintal. Não deve ser melhor que Sócrates ainda que possa ter menos rabos de palha.

    Anyway, não se afigura ninguém capaz de levar a nau a bom porto.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    SEMELHA... permalink
    18 Fevereiro, 2010 15:55

    OOOOOOOOOOOOOOO Tina……..
    OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO Lusitânea………..

    Vão bardamerda !!!!!!!!!!!

    Gostar

  33. lusitânia's avatar
    lusitânia permalink
    18 Fevereiro, 2010 15:59

    Entretanto convém informar os panascas cá do burgo que podem ir fazer amor homo no local mais “in” da fina flor: Santa Catarina no brasil…

    Gostar

  34. lusitânia's avatar
    lusitânia permalink
    18 Fevereiro, 2010 16:01

    Nada di ir para espanha tirar a camisa e enroscar-se na mais à mão.Não.O melhor é nas prais de Santa Catarina.Sigam o vosso chefe…

    Gostar

  35. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Fevereiro, 2010 16:09

    Ranjel dixit : “Tenho visto muito boa gente. Vêm todos clamar como paladinos da ética que uma pessoa, por estar acusada ou por ser arguida, não deve ser candidata”, afirmou Rangel, para quem “há situações e situações que devem ser ponderadas umas e outras”.

    Bem haja a rede global que nos relembra memórias esquecidas.

    Obrigado Romão.

    ÉTICA É PARA MIM “SER INGÉNUO E HONRADO”, I N D I S S O C I Á V E L DE POLITICA !!!

    CANCELEM O FABRICO DOS PINS (excepto para a Tina!)

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Fevereiro, 2010 16:11

    Rangel é um produto da Dona Velha

    Gostar

  37. Romão's avatar
    Romão permalink
    18 Fevereiro, 2010 16:18

    #35.

    O problema é que a frase nem foi comentada pela maioria dos opinadores nacionais, trabalhassem eles com a metade esquerda ou direita da mioleira. Agora mesmo, aqui nesta posta do Miranda, fala-se das propostas do Rangel, das ideias, da visão da criatura. Mas não se fala, como se fosse tabu, das pequenas coisas que vão revelando o ethos de Rangel. O mesmo fenómeno fazem os apaniguados de Sócrates: tecem loas aos magalhães, aos números que são interpretativamente distorcidos até aos limites da lógica e à visão e capacidade de liderança do animal feroz. Do que Sócrates é, eticamente, nada a dizer: tabu. Como se houvesse uma balcanização no cérebro que permitisse que o Sócrates das grandes obras fosse outro que o Sócrates da dupla licenciatura.

    À frente de uma casa reúne-se esta gente a falar somente do telhado.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 16:19

    O Rangel é o que se vê, o Branco é o que se viu na prestação paupérrima que fez na quadratura do círculo, o Coelho tem um discurso demasiado paternalista para quem ainda não deu provas, além de ter militado nos boysinhos e de trabalhar num gabinete com ligações a negócios, no mínimo, pouco claros, como tem vindo a ser noticiado na imprensa recente.

    O Rangel devia saber bem que avaliar os professores pelos exames nacionais, é justíssimo, se se introduzirem exames nacionais em todos os anos lectivos, pois está claro.

    Gostar

  39. anonimo's avatar
    18 Fevereiro, 2010 16:21

    O JM não leu a entrevista. desde logo porque o post contradiz o conteúdo expresso pelo Rangel na entrevista.

    Gostar

  40. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Fevereiro, 2010 16:23

    #37

    Concordo na íntegra !!! É TUDO IGUAL !!! VERGONHA TRANSVERSAL A TODOS !!!

    Mas esta malta precisa de Messias e não sobrevive sem o pastoríceo !

    Gostar

  41. lusitânia's avatar
    lusitânia permalink
    18 Fevereiro, 2010 16:25

    Afinal o professor marcelo quer mais queijo limiano.Deve ser mais um pacto da justiça…
    Nada de fracturas diz ele.
    Pois que se cuidem muito bem que na próxima fractura que houver vão maioritáriamente à vida livres que serão da gaiola… o que só o zé povinho e o seu poder na rua conseguirão.
    A não ser que queiram mesmo habituar-se com o perfume de catinga ao que aí vem vindo…e que acabará por chegar lá à aldeia da rapaziada toda…

    Gostar

  42. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Fevereiro, 2010 16:27

    #39 Eu li a entrevista e não formulo opiniões devido aos títulos ou textos dos posts aqui colocados…não rumino e não tenho simpatias pelo micro-machines desde que surgiu como paladino europeu mascarado de lapa da MFL.

    Gostar

  43. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Fevereiro, 2010 16:29

    Tu com esse racismo todo estás mesmo à espera que o destino te pregue uma partida….talvez um neto ou uma neta, Deus é grande.

    Gostar

  44. anonimo's avatar
    18 Fevereiro, 2010 16:29

    Li vagamente as respostas sobre o sector da Educação (lerei toda a entrevista mais tarde). Basicamente estou de acordo com o Rangel. São realistas as mudanças, e muito facilmente aplicáveis nas Escolas, desde que os professores se sintam respeitados e motivados.

    Gostar

  45. álvaro's avatar
    álvaro permalink
    18 Fevereiro, 2010 16:30

    O Rangel é um homem sério e integro, não tem rabos-de-palha, preocupa-se com o pais, e luta pelos interesses de Portugal, está na politica por mérito profissional, e não por andar ai a dar facadas a uns e outros que é o que esses políticos jotas que agora começamos a ver fazem para subir na hierarquia partidária.

    Prova disso são o facto de ser contra as grandes obras públicas que apenas são defendidas pelos donos das construtores, o que não me admira nada, pelo Iberócrates, esse traidor iberista feiro com os castelhanos, e por 2 ou 3 banqueiros, incluindo o traidor iberista do Ricardo Salgado, que teve a coragem de vir dizer que o TGV seria importante para acelarar a integração ibérica, que pandeleiro traidor este filho da puta, ruinoso TGV este que é um crime que se quer fazer, e só não vê quem não quer que esta obra seria a ponta de lança do ataque final dos castelhanos a Portugal, com a fuga das empresas multinacionais para Madrid e redução da bolsa de Lisboa à insignificância, servindo também para endividar o pais para depois sermos encarcerados no império colonial castelhano.

    Rangel é também contra a regionalização, prova disso é o facto de ser apoiado pela MFL, que como se sabe é totalmente conta a regionalização, regionalização estaque é uma armadilha lançada sob Portugal pelos castelhanos, apoiada pelos seus cipaios do PS, Iberócrates e companhia, e pela facção regionalista do PSD Porto, gente encabeçada pelo senhor Meneses, figura de muita baixa estirpe, também já comprado pelos castelhanos, prova disso é o facto deste senhor Meneses que preside a organização do noroeste peninsular, que se assumiu como “militante peninsular” , ou seja, iberista, e que esteve casado com uma espanhola, escreve Menezes com z e não com s veio agora há uns dias defender o ensino do castelhano desde a primária em Portugal, ou seja está tudo dito.
    Por tudo isto regionalização, não obrigado.

    REGIONALIZAÇÂO=TRAIÇÃO=IBERISMO.

    Por isso e já que se avizinham eleições no PSD é extremamente importante para o pais que o candidato que o Meneses não ganhe, e dos 3 ele apoiará o Aguiar Branco ou o Passos Coelho, falta-me saber qual, mas em principio deve ser o Aguiar Branco visto que é um regionalista de merda.
    O Passos Coelho pelos vistos não se mostrou muito a favor da regionalização, nem contra nem a favor, mas tem o grande andicap e cometeu o erro grave de ter dito na RTP na entrevista da Judite que é a favor da ligação a Madrid, por isso este senhor não interessa ao pais.
    Em relação ao Aguiar Branco, apesar de ser contra o TGV, é um regionalista de merda e sendo assim não interessa nem ao menino Jesus, e por isso não pode ganhar as eleições do PSD, a bem do pais, sendo este senhor que em principio os traidores iberistas do Meneses, Carlos Abreu Amorim e companhia limitada apoia.
    Em suma, e a bem de Portugal o Paulo Rangel tem que ganhar esta eleições directas, caso contrário estamos mal, porque qualquer um dos outros dois tem um grande andicap, um é regionalista o outro é a favor do TGV, qualquer um destes conceitos é muito mau para Portugal.

    Sendo assim, não me admira que neste blog muito frequentado por regionalistas do Porto e arredores, inclusive alguns membros fundadores deste blog, andem a atacar fortemente o Rangel, visto que os seus planos para regionalizar o pais, arranjar uns tachinhos, e depois de dividido e endividado entreá-lo aos castelhanos se está a esfumar com a previsível vitória do Rangel nas directas do PSD.

    Viva o Rangel.

    Cumprimentos a todos.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    18 Fevereiro, 2010 16:32

    “Tu com esse racismo todo estás mesmo à espera que o destino te pregue uma partida….”

    já pregou e foi com a mulher, daí o estado lastimável em que ficou o tadinho.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 16:34

    # 44

    Os professores? Mas o sujeito candidata-se a ministro dos professores?

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 16:35

    Ah, ok. Foi ao sector.

    Eu não percebi nada e acho que ele também não. Mas enfim, convém sempre dar uma palavrinha para continuar a novela.

    Gostar

  49. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    18 Fevereiro, 2010 16:37

    3.José Barros disse
    18 Fevereiro, 2010 às 1:57 pm

    Quanto ao resto da entrevista, parece-me irrelevante, porque as questões continuam a ser as mesmas (traição a Aguiar Branco e por aí fora…).

    Traição ao Aguir-Branco?

    Por alma de quem.

    Porque?

    Por se candidatar à lideranºa do partido, é um direito que lhe assiste.

    Para mim traidor à pátria, é o Aguir Branco, esse é que é um traidor à pátria.

    Não há maior traição, do que ser a favor da regionalização edministrativa na base das 5 regiões, e sendo assim, o traidor aqui é o regionalista do Aguiar-Branco, essa figura menor com ar de sono que agora se lembrou que quer ser lider do PSD.

    Ele nem adovogado de jeito é, quanto mais lider do PSD ou PM.

    Não tem carisma para isso.

    Cumprimentos.

    Viva Portugal.

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 16:42

    Ele trocou a palavra inspecção por avaliação. E confundiu isso com classificação.

    Nada de novo. Não existem classificações feitas de fora e muito menos avaliações. Podem é existir inspecções.

    Gostar

  51. anonimo's avatar
    18 Fevereiro, 2010 16:44

    # 47

    O post do Miranda refere “A entrevista de Paulo Rangel ao “i” revela um estilo preguiçoso e superficial, na linha do “INOV Jovem europeu” e do “Programa Polis Europeu”. Desta vez as panaceias são o ensino profissional aos 12 anos, a avaliação dos professores com base nos exames nacionais dos alunos (para alem de ser inviável implica começar tudo de novo outra vez)”

    Li à pressa duas ou três questões sobre a assunto para perceber se o Rangel tb era (outro) doido …
    O que é afirmado na entrevista não condiz com o título do “i”, nem com o post do Miranda.

    Percebido?

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 16:45

    Exteriores existem os rankings. Mas esses não servem para classificar individualmente professores. E muito menos avaliá-los.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 16:46

    # 51.

    Sim, por aí também estou de acordo. O JM deturpou tudo.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 16:48

    O título do i também é fatela. Mas é um facto que aos 12 anos ninguém vai querer tirar um curso de canalizador.

    ehehehehe

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 16:49

    Eu farto-me de rir com estas tretas. Não há volta a dar se ninguém tocar nas políticas de imigração.

    Qualquer dia têm de inventar cursos de calceteiros e canalizadores na pré-primária para justificarem a anormalidade.

    Gostar

  56. anonimo's avatar
    18 Fevereiro, 2010 17:04

    O Rangel defende grosso modo o modelo alemão de Ensino.
    Eu também o defendo.

    # 54

    Atenção. Na entrevista, ele não diz que é aos 12 anos (…)
    Confirmo que aos 12 anos um jovem não tem maturidade para iniciar uma escolha profissional, mas já existem indicadores precisos para aferir a via de opção. Uma hipótese são turmas de nível por escola, mantendo um tronco comum mas já com opções de outro tipo de via de Ensino que não a regular.

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 17:12

    Não faço a menor ideia como é o alemão e não estou no ramo.

    Apenas notei o que v. notou. Que o JM e o i adulteraram o que ele disse sobre o assunto.

    Quanto à dita e idiota avaliação imagino que ele nem sabe para que serve e era bom que não quisesse saber, porque não serve para nada.

    Em relação ao problema de não se saber o que fazer com as crianças, aos 12 anos, imagino que torná-las canalizadores, não será propriamente uma mais valia nacional.

    Mas já estou por tudo. Abrem a porta, não se reproduzem os que se deviam reproduzir e depois dá neste disparate.

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 17:15

    Mas, pelo pouco que disse, sempre foi mais inteligente que todos os outros e separou a carreira dos rankins escolares.

    E isso dizia eu no PC e aqui e fui sempre insultada por todos os “classificadores de competição empresarial-liberal” que devem ter tirado o ciclo numa multinacional de sucesso.

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 17:17

    E também concordei em não querer privatizar todo o ensino (imagino que foi isso que quis dizer com o eufemismo de não ser pela “liberdade de escolha”)

    Aquelas coisas que eles inventam para depois meterem os bancos a ganharem com os empréstimos para se poder estudar.

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    Asdrúbal permalink
    18 Fevereiro, 2010 17:33

    Zazie: vai pra cozinha fazer o jantar que eu já estou com fome.

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 17:42

    É pá, experimenta o canil mais próximo.

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 17:42

    É no que dá teres a patroa na “calle”. Depois nem alimentam os animais domésticos.

    Gostar

  63. Gonçalo Marques's avatar
    18 Fevereiro, 2010 17:51

    Em Portugal custa muito tirar as teias de aranha das cabeças das pessoas…

    Por que não o ensino profissional aos 12 anos, complementar ao regime unficado já existente? Temos que ter apenas “doutores” e “engenheiros” (muitos deles – porque diplomados “à pressão” – e desinteressados da aprendizagem árdua, com um manifesto analfabetismo funcional)????

    Só quem não dá aulas (a qualquer nível de ensino, note-se) é que pode acreditar que o Ensino “Regular” até aos 18 anos vai resolver os problemas do país…

    O país precisa como nunca de carpinteiros, serralheiros, trolhas, oficiais e artistas…

    Muitos alunos riem-se dos professores que os tentam motivar e incentivar a seguir um curso superior… gozam, são mal educados, são insolentes porque sentem que as 4 paredes da sala de aula e o ensino de “lápis” e papel não os realizam…

    Precisam de algo prático, de algo que eles possam fazer com as suas mãos…

    Nem todos os alunos têm vontade ou apetência para seguir o Ensino Superior…

    É evidente e claro que esta proposta de Paulo Rangel é interessante e deve ser discutida

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 17:55

    Entre os 18 e os 12 ainda vai um grande intervalo. E o exemplo profissional que ele deu foi anedota.

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    18 Fevereiro, 2010 17:57

    “O país precisa como nunca de carpinteiros, serralheiros, trolhas, oficiais e artistas…”

    quantos mais melhor para trabalharem mais barato para os doutores que por sua vez serão menos e poderão subir os honorários. não deixa de fazer sentido para alguns com aspirações a governarem-se à custa dos outros. põe a votos que logo se vê.

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 17:58

    Aliás, nem sei se é “legal”. Agora quem manda é a UE e não imagino que permitam canalizadores com 12 anos de idade.

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 17:59

    Como é óbvio, o inverso, de se achar que vai tudo a doutor para depois metade andar na gandulagem e a outra metade no desemprego, tem sido a alternativa socializante.

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 18:00

    Só não sei é quem manda. Esta cena da UE impõe tudo. Por isso é que estranhei.

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 18:02

    Por exemplo- não imagino como é que o país precise de trolhas e de carpinteiros.

    Aliás, no meu bairro ainda existe um carpinteiro e é um fenómeno de museu porque ninguém vai lá encomendar nada.

    Quanto a artistas, é o que mais há na política.

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 18:04

    E serralheiros? quem é que vai a uma serralharia.

    Eu, por acaso, até vou. Mas é porque tenho jardim e gosto de certas preciosidades feitas por encomenda.

    Ninguém vai a serralheiros, Agora contratam-se empresas que já trazem tudo feito e que cobram balúrdios pela habilidade da “colocação”.

    Gostar

  71. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    18 Fevereiro, 2010 18:06

    olha, depois de pensar 3 minutos optou pelo o ikea

    Gostar

  72. Gabriel Mithá Ribeiro's avatar
    Gabriel Mithá Ribeiro permalink
    18 Fevereiro, 2010 18:07

    Pela parte que me toca, de todos os políticos no activo com capacidade de decisão, da direita à esquerda, Paulo Rangel tem sido aquele que me parece mais sensível aos problemas estruturais do ensino. Tenho trabalhado (e muito antes das eleições de 2009) para que o PSD tenha um programa escrito para o ensino estruturado, com princípio, meio e fim. Isto é, defini pressupostos teóricos (ou ideológicos se se quiser), áreas de intervenção e medidas concretas para cada uma delas. E elaborei tudo isso a partir da sala de aula e de reflexões que venho produzindo ao longo dos últimos anos. Não divulgo publicamente o documento porque ele é apenas uma base para uma discussão interna no PSD. Quando um partido actuar com base na cabeça de uns poucos será um caso perdido. Há que fazer esse trabalho prévio. Há cerca de um ano enviei o documento a pessoas «graúdas» do PSD e o Dr. Paulo Rangel recebeu-me propositamente no Parlamento para falarmos do assunto. Infelizmente pouco tempo depois ele foi anuciado como cabeça de lista ao Parlamento Europeu. Todo o trabalho prévio que eu tinha elaborado ficou em banho-maria, isto é, ninguém no PSD lhe deu mais atenção. Espero que agora ou nos tempos mais próximos seja retomado. Para além de outras qualidades, só esse facto bastaria para que eu visse em Paulo Rangel um político diferente. Até porque, sendo eu militante do PSD, não tenho poupado o «meu» partido em matérias de ensino. Se o PS peca por acção, o PSD por omissão. Já ando nisto há uns anos e não consigo ver outro político que se lhe compare. A não ser que alguém me convença do contrário. Por isso fica publicamente registado o meu apoio ao Dr. Paulo Rangel. De resto, ninguém é perfeito e nenhum político tem de ter ideias claras sobre tudo e mais alguma coisa. Quem acreditar nisso é demasiado ingénuo. O que me importa é ver se um líder tem ou não sensibilidade para perceber o que é importante. E Rangel tem!

    Gostar

  73. Pedro Sousa's avatar
    Pedro Sousa permalink
    18 Fevereiro, 2010 18:36

    Boa tarde, estudar aos 12 anos não seria do agrado dos “Js” que exactamente pela preguiça (acredito que alguns não) tomam esse rumo, fácil (e pode dizer cobras e lagartos, eu sei do que falo)…o SR apoia PPC? está no seu direito…se paulo rangel ganhar continuará esta campanha? porque o país precisa de gente que queira o bem comum…

    Gostar

  74. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    18 Fevereiro, 2010 19:45

    O Miranda, o homem falou e disse, cagou e foi-se.
    O homem não tem ideias para o país!
    É este o futuro PM do casal José e Nazie maila a mascote la Trina.
    Para pior bem basta assim.

    Gostar

  75. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    18 Fevereiro, 2010 19:47

    “O que importa é que todas as candidaturas são legítimas e não faz parte da minha linha de ruptura alimentar intrigas por mais que elas sejam alimentadas por quem tem interesse nisso.”

    Que se ponham a pau os mediocres e incompetentes intriguistas!

    Gostar

  76. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    18 Fevereiro, 2010 19:50

    “Mas acho que devemos continuar a exigir na opinião pública esclarecimentos por parte do governo e do primeiro-ministro todos os dias.”

    Nada como exigir que todos os ministros prestem esclarecimentos públicos
    É uma espécie de empata.
    Chama-se a isto ajudar a governar

    Gostar

  77. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    18 Fevereiro, 2010 19:57

    A posição socialista é a posição da escola inclusiva: “Vamos passar toda a gente, para que todos sejam iguais, vamos facilitar”. Porque agora a escola está massificada e, por isso, temos de passar todos
    O homem não faz a mínima!

    Façam favor de lhe enviar este endereço. lol

    http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0115

    Gostar

  78. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    18 Fevereiro, 2010 20:04

    É termos uma pessoa com 17 anos no 9º ano ou a fazer o 9º ano pela quarta vez ou uma que até aprendeu umas coisas de uma língua estrangeira, de história, de matemática, de português e que sabe ser um bom electricista aos 16 ou 17 anos? Ou um bom canalizador? O que é que é preferível do ponto de vista social? O que é que vai trazer maior mobilidade social? O que é que é melhor como valor colectivo? Esta é a questão que nós temos que abrir. Nós temos que romper um pouco estes tabus. Além de que vamos ter de aceitar alguma selectividade na escola.

    Sim recuamos à época do figareiro a carvão e do fogão a pitroil Hipólito.
    Crianças a serem precocemente orientadas pelos pais. Voltemos então à discriminação entre alunos dos Liceus e das Escolas Técnicas. Ficamos a saber qual é o seu conceito de selectividade
    O homem está atrasado, pelo menos 40 anos, julga que as instalações ainda são à vista, com cabo VVD, em que só havia interruptores, inversores, tomadas, caixas de derivação, fusíveis
    O homem não faz a mínima. lol

    Gostar

  79. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    18 Fevereiro, 2010 20:06

    Mas eu acho que a melhor avaliação é sempre uma avaliação externa

    Mas claro, mais umas prestações(inhas) de serviços, a entregar aos privados.
    Este não disfarça. lol

    Gostar

  80. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    18 Fevereiro, 2010 20:09

    A terceira e quarta classes do Estado Novo eram ferramentas importantes de trabalho e de cultura, embora o fossem a um nível muito pobre.
    Os métodos eram horríveis e aquilo era detestável, mas muita gente sabe ler, escrever e contar à conta disso. E hoje nós temos alunos do 12º ano que não sabem interpretar um texto.

    Eram ferramentas importantes, mas pobres, horríveis e detestáveis mas muita gente sabia ler, escrever e contar. Isto era no tempo em que os pobres e até gente da classe média baixa não tinha dinheiro para mandar os filhos para a escola.
    Que ser cuidem as cr5ianças, vem por aí ponteirada e réguada que ferve. eheheh

    Gostar

  81. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    18 Fevereiro, 2010 20:11

    Sempre pensei vir a ser professor. Sempre fui atento, vivi o 25 de Abril intensamente, aos 10 anos sabia a composição dos governos de cor – enquanto os meus amigos sabiam as equipas de futebol.

    Os alunos livraram-se de boa.
    Sabia de cor – ora bem, proveitos do ensino tradicionalista salazarento

    Gostar

  82. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    18 Fevereiro, 2010 20:14

    Nessa tarde a minha mãe acabou de bordar um pullover com dois elefantes vermelhos – que ainda guardo. E depois a família do meu pai foi muito atacada depois do 25 de Abril, tivemos pinturas murais na casa…

    Bem deve ter levado uma eternidade a bordar o pullover XXXL. Gostei foi da adoração pelos elefantes vermelhos. Coitados dos elefantes, serão comunistas???

    Gostar

  83. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    18 Fevereiro, 2010 20:16

    Essa passagem breve pelo CDS foi apenas por causa do dr. Lobo Xavier, de quem sou muito amigo e que foi candidato à liderança em determinada altura. Justamente para apoiar essa candidatura, fui. Depois quando apareceu Portas, ele convidou-me para fazer parte de um conselho consultivo, mas quando ele rompeu a AD e eu saí nesse mesmo dia. Mas fui sempre PSD – tive esse interregno de dois ou três anos, que tinha a ver com o cansaço no período final de 94 com o PSD. Mas todos que me conhecem sabem que sou PSD; eu e os meus pais, enquanto os meus irmãos são CDS.

    Está garantida a coligação, mas para issdo o CDS tem que correr com o Paulinho feirante

    Gostar

  84. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 20:17

    Que cagalhão ambulante, este desconfiado encornado. Só processos de intenção para cima dos outros.

    Desde quando eu ou o José temos a ver com partidarites e coisas de tinasmongas, ó poia desatinada?

    Gostar

  85. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    18 Fevereiro, 2010 20:24

    Sou militante desde 2006, quando Marques Mendes me convidou. Há muito a aprender e tenho essa humildade. Mas também tenho a convicção de que já dei ao partido. Provas? No governo, na Assembleia como líder parlamentar, candidato europeu, no poder local, quando fiz o programa do dr. Rui Rio. Foi ele que me trouxe para a política.

    Aqui está o líder que o PSD merece!
    Tem muito a prender, mas é humilde! Vamos fazer que acreditamos!!!
    Tem provas dadas,. Quais??? Ganhou as eleições europeias ao Vital Moreira (até o Jaquim das íscas ganhava), e foi na AR a versão “migon” do Santos Silva.
    Temos PM. O grande timoneiro que faltava ao país!!!

    Gostar

  86. gigi's avatar
    18 Fevereiro, 2010 20:28

    Entrevista a Paulo Rangel

    “(…) Qual é a sua ruptura na educação?

    É o sector onde temos mais de mudar as políticas, embora com alguma prudência. Acho que houve um modelo de educação baseado no facilitismo e na ideia de que o aluno é o centro da educação. Ora, eu penso exactamente o contrário. Penso que a escola deve ser visto como um valor colectivo, é um centro de transmissão do saber, de transmissão geracional do saber. O que é fundamental na escola é exigência e rigor no ensino. Considero que é muito mais importante, por exemplo, o sistema de avaliação dos alunos e de qualidade do ensino do que o sistema de avaliação dos professores. Considero mais importante a questão da autoridade e da disciplina na escola do que a questão da carreira dos professores. E considero que isto é feito em nome de um projecto de igualdade de oportunidades, porque uma escola facilitista é a escola que protege as classes mais altas. Uma escola pública facilitista é a que mais favorece a estratificação social. Porque as classes mais baixas do ponto de vista sócio-cultural ou económico-cultural não têm outro sítio onde aprender além da escola – não têm colégios privados. Neste momento, eu diria que temos quase uma escola classista que, cada vez mais, aumenta o fosso entre as classes privilegiadas e as menos privilegiadas.

    Isso é quase uma posição socialista…

    Não. É uma posição a favor da igualdade de oportunidades. Por exemplo, a prioridade do PSD, muitas vezes, no discurso da educação, tem sido a liberdade de escolha. Eu sou a favor da liberdade de escolha, mas não é a questão principal do ensino em Portugal. A questão principal é a exigência, o rigor, a transmissão dos conhecimentos. A posição socialista é a posição da escola inclusiva: “Vamos passar toda a gente, para que todos sejam iguais, vamos facilitar”. Porque agora a escola está massificada e, por isso, temos de passar todos. Há aqui uns que não têm capacidade para aprender, que têm um ambiente sócio-familiar difícil, portanto vamos facilitar-lhes a vida. Muitas dessas pessoas podem render muito mais! É preciso é exigir delas e acompanhá-las. Depois há um outro problema: há, realmente, casos de franjas económico-sociais – e nalguns casos até nem tem a ver com a questão social, mas com uma questão psicológica das próprias crianças e adolescentes – que é a questão do abandono escolar. Esta questão é difícil e, em Portugal, é dramática. Eu aí, sinceramente, só vejo uma solução: a introdução de um ensino profissional mais cedo. Que é outro tabu que também não encaixa.

    Mais cedo do que o 9º ano?

    Mais cedo que o 9º ano.

    Aos 10 anos no ensino profissional?

    Não aos 10 anos, mas aos 12, 13, 14 as crianças podem estar a aprender uma profissão. O que é que é preferível? É termos uma pessoa com 17 anos no 9º ano ou a fazer o 9º ano pela quarta vez ou uma que até aprendeu umas coisas de uma língua estrangeira, de história, de matemática, de português e que sabe ser um bom electricista aos 16 ou 17 anos? Ou um bom canalizador? O que é que é preferível do ponto de vista social? O que é que vai trazer maior mobilidade social? O que é que é melhor como valor colectivo? Esta é a questão que nós temos que abrir. Nós temos que romper um pouco estes tabus. Além de que vamos ter de aceitar alguma selectividade na escola.

    Combatia o abandono escolar introduzindo mais cedo o ensino profissional?

    Não… aceitando quebrar um tabu! Introduzindo um ensino profissional misto a partir, talvez, do 7º ano de escolaridade. Aceitar esse encaminhamento sem lhes fechar a porta, caso eles queiram regressar a um sistema puramente académico. Nós temos que mudar este paradigma de escola. Os valores são, em primeiro lugar, o rigor e exigência. Em segundo, autoridade e disciplina. Em terceiro, autonomia de gestão das escolas.

    Mantinha a avaliação dos professores como está?

    Não. Sinceramente, acho que se nós introduzirmos, por exemplo, um sistema de exames nacionais, temos uma forma automática da avaliação dos professores e de avaliação externa. Que terá que ser devidamente contextualizada. Vamos ter que encontrar uma espécie de “classificação” para as escolas, que pondere factores como o seu ambiente sócio-económico, por exemplo. É evidente que um professor que tem determinados resultados numa escola que tem uma determinada ambiência sócio-cultural não é o mesmo que tem um num liceu que está colocado numa zona privilegiada de uma cidade e vamos ter que ter aqui formas de graduar isto. Mas se existisse um sistema de exames nacionais como o que eu defendo – e defendo logo no quarto ano e no sexto ano.

    Fazia a avaliação dos professores através da avaliação dos alunos?

    Não. Estou a dizer que a avaliação dos alunos é umas das formas de fazer avaliação externa aos professores. Mas não é a única, como é evidente. É um processo complexo. Eu estou a falar de uma avaliação externa de que, aliás, os professores não gostam muito. Mas eu acho que a melhor avaliação é sempre uma avaliação externa. A avaliação feita dentro de um corpo é sempre uma avaliação muito parcial, que ou prejudica ou beneficia. (…)
    http://www.ionline.pt/conteudo/47281-aos-12-anos-as-criancas-podem-aprender-uma-profissao

    Gostar

  87. lusitânia's avatar
    lusitânia permalink
    18 Fevereiro, 2010 20:44

    43.Outside disse
    18 Fevereiro, 2010 às 4:29 pm
    Tu com esse racismo todo estás mesmo à espera que o destino te pregue uma partida….talvez um neto ou uma neta, Deus é grande.

    Este vem com o racismo.Será africano?Mas ó importador e nacionalizador de pobres por conta dos pobres indígenas quem é que falou mal dos africanos?Eu falo mal é dos frouxos que escravizam os seus concidadãos em planos estúpidos e que vão dando o resultado que qualquer pessoa normal esperaria, menos os africanizadores.Temos fronteiras, somos P*ortugueses e só devemos receber quem muito bem entendermos.Então nacionalizar deve ser com provas dadas de Portuguesismo e não como agora que nacionalizam tudo a eito.Sem ser necessa´rio.Ou será que não existe 1000000 de pessoas sem terem trabalho?De que vive esse milhão?Quem paga?A todos os níveis em especial na insegurança…
    O internacionalismo tem que ser derrotado!Os traidores têm que ser tratados como tal.

    Gostar

  88. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    18 Fevereiro, 2010 20:52

    Não faço a menor ideia como é o alemão e não estou no ramo. – Zazie

    No modelo alemão existem três tipos de escola por esta ordem:

    1) – o “Gymnasium” (equivalente ao liceu, que dá acesso à universidade)

    2) – a “Realschule” (misto de ensino tradicional e ensino profissional, que, em princípio, dá acesso aos politécnicos)

    3)- a “Hauptschule” (principalmente de ensino profissional)

    Os alunos são colocados a partir dos dez anos numa dessas escolas consoante as capacidade que até aí tenham demonstrado. O sistema permite que alunos que sejam colocados na “Realschule” ou na “Hauptschule” subam para a escola imediatamente acima se entretanto demonstrarem que evoluiram e são capazes de atingir os objectivos dessa escola. Nesse sentido, a segregação é meritocrática, ou seja, justificada pelo desempenho dos alunos.

    Isto dito, como seria de esperar, são principalmente os filhos de imigrantes que frequentam, quer a Realschule, quer a Hauptschule. E se é assim na Alemanha, a tendência será para ser ainda mais numa sociedade muito estratificada como a portuguesa. Por isso, haverá sempre da parte da esquerda que nunca aceitaria um modelo como esse.

    Gostar

  89. Desconhecida's avatar
    18 Fevereiro, 2010 23:28

    Ok. Obrigada, José Barros. Nestas coisas nunca se sabe. Penso que quanto maior flexibilidade, melhor.

    É um dos raros campos em que sou profundamente liberal. Mas no sentido de existirem ensinos muito variados e currículos mais livres, sem imposição ministerial.

    Gostar

  90. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Fevereiro, 2010 23:55

    Repitam depois de mim: O PSD é um Partido Social.ista.

    Nada irá mudar enquanto não chegar outra geração, a que pagará brutalmente pelos erros destas.

    Gostar

  91. Eduardo F.'s avatar
    19 Fevereiro, 2010 00:45

    Como outros comentadores já assinalaram, o título da notícia/entrevista do “i” é mistificador quanto ao conteúdo real da entrevista e também eu me pergunto se o João Miranda terá realmente lido a entrevista.

    Dito isto, e no plano dos princípios, teria preferido que Rangel tivesse elegido, como princípio primeiro relativamente à Escola, “a liberdade de escolha”. Em qualquer caso, não vejo que se possa negar a necessidade de “exigência e rigor no ensino” como vector essencial de “ruptura” com a pastosidade medíocre que o ensino unificado, além 6º ano de escolaridade, e simultâneo desmantelamento do ensino profissional trouxeram a este desgraçado país. E, sim: tal significa o regresso dos exames. E, sim: tal significa o regresso do ensino profissional. E, sim: tal significa «Crianças a serem precocemente orientadas pelos pais» como o Caro DesconfiadoSempre singelamente confessa em #78.

    Gostar

  92. Desconhecida's avatar
    19 Fevereiro, 2010 00:55

    Tem razão Eduardo. Acho que é a primeira pessoa que apresenta ideias sensatas, viáveis e necessárias, em relação ao sector do Ensino.

    E achei bem pertinente ter sabido distinguir a velha treta dos empréstimos bancários para um ensino todo igual e apenas elitista pela forma de acesso, de um que permita vias diferentes e pragmáticas que também não é a gigantesca patranha do inclusivo dos comunas/socialistas.

    O sector do Ensino é o mais totalitário e esquerdalho de todos. E também não sou defensora de transformar tudo em mercado para resolver os problemas.

    Este foi sensato. Essa treta dos empréstimos bancários para tudo e da privatização estapafúrdia por decalque à americana é imbecil

    Gostar

  93. Desconhecida's avatar
    19 Fevereiro, 2010 00:57

    É claro que os formatados bufam. Mas os formatados são a maior prova que foram doutrinados pela escola totalitária socialista.

    O Luck Lucky e o desconfiado falam igual, têm a mesma estrutura maniqueísta de base, porque saíram da mesma fábrica de robots escolar.

    Gostar

  94. Desconhecida's avatar
    19 Fevereiro, 2010 01:00

    Eles nunca têm uma única ideia acerca de nada. No caso do ensino é só paleio doutrinário. E depois sai disto- gente mentecapta de punho erguido ou livrinho vermelho ayekiano a fazer a onda. O assunto nem importa- a resposta já está feita na k7 e aplica-se a tudo.

    Gostar

  95. socrates2009's avatar
    socrates2009 permalink
    19 Fevereiro, 2010 08:32

    qual é a profissão e quem é o patrão de rangel?
    qual é a profissão e quem é o patrão de pp coelho?…

    Gostar

  96. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    19 Fevereiro, 2010 12:08

    “Essa treta dos empréstimos bancários para tudo e da privatização estapafúrdia por decalque à americana é imbecil”

    A salta-pocinhas continua a saltar…

    Gostar

  97. gigi's avatar
    19 Fevereiro, 2010 21:22

    A Educação está muito cara

    A educação, conforme tem ido a política educativa, está demasiado cara. Diria mesmo: a educação, como está, é um desperdício financeiro, de recursos humanos e não só. Vejamos:

    1º Trabalham na educação os profissionais mais altamente qualificados do país e os resultados não só no Português (Língua Portuguesa), mas também na Matemática e nas ciências de uma maneira geral (Físico-química, Biologia, etc.) continuam muito fracos. E porquê? Se os professores são dos profissionais com as mais elevadas habilitações literárias (muitos licenciados, outros mestrados e até doutorados mesmo nas áreas científicas que leccionam), não se percebe por que razão a generalidade dos alunos portugueses não aprende, quando os filhos dos imigrantes de Leste e outros são, genericamente, dos melhores alunos, mesmo em Língua Portuguesa! Será por razões económicas ou devido à pobreza que grande parte dos alunos portugueses não aprende?! Se fosse esta a causa, certamente os filhos dos imigrantes – porque têm grandes dificuldades pois seus pais trabalham, muitas vezes, em profissões mal remuneradas que os nacionais recusaram – seriam certamente maus alunos. E isso, geralmente, não se verifica. Então o problema está noutro lado.

    2º A educação está muito cara e tem-se tornado num desperdício porque a sociedade e a política portuguesas não têm valorizado quem tem cultura, quem, de facto, está mais habilitado e tem mais saber: todos sabemos que o “sucesso” na política e na sociedade não anda associado a altas habilitações, mas a certos negócios e ao carreirismo nos aparelhos partidários dos partidos do poder que, misturado com a providencial cunha, dá uma mistura perigosa a qual tem contribuído, drasticamente, para o nosso permanente atraso, enquanto os mais habilitados, deixados à sua sorte, ficam em posição de subordinação e nada podem fazer para além do protesto ou, então, porque já não têm paciência para aturar esta situação, emigram para outras paragens onde o seu saber e capacidades são vastamente reconhecidos e recompensados. Estrangeiros, em sua pátria, emigram interiormente ou externamente!

    3º A desvalorização da cultura e do saber e a atenção social e mediática sobre a mediocridade e o “sucesso” fácil e/ou de lucros imediatos, mas sem, na maior parte das vezes, qualquer mérito reconhecido, provocam desmotivação aos nossos jovens: quem tem cultura e saber vive mal ou muito abaixo daqueles que subiram por outras vias. Portanto, qual o interesse de estudar?! Não conhecemos licenciados, mestres e doutores desempregados e em grande dificuldade?! Em contrapartida, fulano de tal, que nunca fez nada na vida, vive bem e tem sucesso garantido e gosta de que lhe chamem “doutor” ou “engenheiro”, apesar de nunca ter estudado e de ter “feito” o curso muito rapidamente, primeiro na Jota e, depois, numa universidade do partido ou do Brasil ou dos EUA. E, com alunos que não querem aprender, porque esta via não lhes é apresentada como a do sucesso, bem pelo contrário, é muito difícil, ou mesmo impossível, ensinar seja o que for.

    4º O materialismo da nossa sociedade consumista desvalorizou o imaterial, o invisível, o não ostentatório, como o saber e a cultura, ao mesmo tempo que valorizou o visível e material, os bens de consumo e o dinheiro e, consequentemente, a escola passou a ser vista, por uma boa parte das crianças e adolescentes, como uma “seca” porque exige atenção, concentração, motivação e esforço para o saber, para as fórmulas matemáticas ou físicas, para os discursos literários ou filosóficos, para o pensamento e reflexão, e isso é uma maçada porque é muito mais fácil digitar no teclado do portátil, do Magalhães, do telemóvel e ver no Google a informação já “pronta a servir”, prêt à porter ou take away, mas sem a interpretar, conhecer ou saber… Daí o desinteresse pelo saber, a desmotivação e, em parte, a indisciplina.

    Ao contrário do que alguns bem-pensantes da direita ou da esquerda, completamente alheios da realidade do ensino, defendem, o insucesso escolar e a indisciplina não se devem à pobreza, mas, ao contrário, ao excesso de bens, ao facilitismo e ao acesso fácil dos bens de consumo e até da “informação” sem uma educação e preparação séria dos pais e da população portuguesa que, na sua generalidade, não estava nem está, de modo algum, preparada para a sociedade consumista a qual nos era – ainda há bem pouco tempo, não mais que três décadas – totalmente desconhecida: vivíamos do que a terra e o mar davam e dos produtos comprados na feira ou no mercado e nas lojas dos centros urbanos! Não havia tanta oferta de produtos nem em quantidade, nem em diversidade… O progresso material não foi, devidamente, acompanhado do progresso cultural, moral e cívico…

    5º A política educativa, centrando-se apenas no professor e descurando todos os outros agentes e factores, continuando, até ao limite do absurdo, o «eduquês», não nos conduz a parte nenhuma: vejam-se os resultados dos alunos nos exames e, sobretudo, os resultados do PISA que ainda estão para sair! Qual tem sido a solução? Em vez de se analisar e avaliar correctamente as causas, esconde-se o problema iludindo-o: promove-se o facilitismo, aligeira-se a exigência, simplificam-se os programas, desvalorizam-se os exames, tudo para combater os números negros do insucesso e, assim, os alunos vão transitando de modo que muitos chegam à Universidade quase analfabetos funcionais, limitando-se ao Google e ao copy & paste para fazer os “seus” trabalhos! Não basta saber fazer “umas coisas”, ser um mero executor de tarefas acéfalo, é preciso saber… e saber estar e saber ser. E isto tem sido desvalorizado! Logo, tanto investimento e dinheiro deitados ao lixo: em papel, em recursos humanos, em «formações», em vencimentos, em leis, decretos-lei, decretos-regulamentares, despachos, circulares, etc. A educação, assim, está demasiado cara, é um desperdício!

    6º Se existisse uma correcta e séria política educativa que alterasse todo este estado de coisas, a educação seria o melhor investimento de futuro do país. Um povo educado e culto sabe como consumir; valoriza a cultura, a arte e o património cultural e ambiental; preserva a natureza e despreza o ilusório e ostentatório; exige competência dos seus superiores profissionais, orgânicos, sociais e políticos; não elege qualquer um ou qualquer vendedor de ilusões para assumir cargos de direcção pública… Não se verga a directivas absurdas, nem se compraz com a corrupção (re)elegendo corruptos! Exerce a sua cidadania de corpo e alma não esperando que outros resolvam os problemas por si. Até apetece perguntar: a quem interessa a teimosia na manutenção deste estado de coisas… na educação? Salazar já sabia que um povo inculto era mais fácil de domar, governar!

    Zeferino Lopes
    Professor de Filosofia na Esc. Sec. de Penafiel, em 29 de Julho de 2009.
    http://www.educar.wordpress.com/2009/08/01/opinioes-zeferino-lopes-3/

    Gostar

Deixe uma resposta para Gabriel Mithá Ribeiro Cancelar resposta