Saltar para o conteúdo

Eleições no PSD (1)

21 Fevereiro, 2010

O vencedor das eleições directas no PSD será certamente primeiro-ministro. Seja quem for o vencedor.
Qualquer um dos três candidatos será um bom líder de oposição. Paulo Rangel já foi líder parlamentar com razoável sucesso. Aguiar Branco tem dirigido também com êxito o PSD na Assembleia da República nos últimos meses. E com certeza que o discurso de Passos Coelho também garante uma boa performance de oposição.
Além de que hoje é fácil fazer boa figura na oposição. O governo socialista está inoperante e no plano político José Sócrates acumula erros, pelo que não falta matéria para o criticar. Acresce que, com um governo minoritário, o maior partido de oposição pode sempre liderar e agregar a restante oposição em torno de causas populares e justas.
Com a degradação das condições do país e a incapacidade do PS para governar, é expectável que o poder caia nas mãos do PSD. E que o líder do PSD receba como troféu o cargo de primeiro-ministro. O PSD regressará assim à governação em pouco tempo.
Esta percepção pode induzir os militantes do PSD num erro: o de escolherem para presidente do partido aquele que pareça reunir melhores condições para chegar a primeiro-ministro. Seria um equívoco fatal.
O PSD precisa de eleger alguém que chegue a primeiro-ministro, é verdade. Mas, muito mais importante, Portugal exige que o PSD eleja um líder que, uma vez chefe do governo, tome as medidas de que o país precisa.

40 comentários leave one →
  1. WALTZ's avatar
    WALTZ permalink
    21 Fevereiro, 2010 01:22

    DEIXEI UM COMENTÁRIO. Puuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuffffffffffffffffffffffffffffffffffff.

    Gostar

  2. nino's avatar
  3. Eduardo F.'s avatar
    21 Fevereiro, 2010 01:39

    Caro Paulo Morais,

    Para que o “remate” do seu post não se reduza a um mero truísmo, não nos pode dizer quem será o seu candidato?

    Gostar

  4. Piscoiso's avatar
    21 Fevereiro, 2010 01:40

    eheheh

    O João quer um líder!
    Arranjem um líder p’ró João,
    que precisa de um líder.

    Gostar

  5. Piscoiso's avatar
    21 Fevereiro, 2010 01:46

    ops
    Enganei-me no apóstolo.
    Não é João, é Paulo.

    Gostar

  6. *'s avatar
    21 Fevereiro, 2010 01:57

    Olá. É só para comunicar a existência deste blog:

    olhequenao.wordpress.com

    Abraço. JG

    Gostar

  7. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    21 Fevereiro, 2010 02:11

    “O vencedor das eleições directas no PSD será certamente primeiro-ministro. Seja quem for o vencedor.”

    Quê? Quando?
    Paulo Morais: para não errar por muito, guarde esta frase lá para 2016.

    Gostar

  8. Alfobre de corruptos e impostores's avatar
    Alfobre de corruptos e impostores permalink
    21 Fevereiro, 2010 02:40

    O Costa,apesar de se estar cagando para a justiça,para Portugal e para os portugueses,foi eleito presidente da Câmara de Lisboa,onde,além de aumentar o endividamento(só em 2009, as dívidas da Câmara aumentaram 72 milhões de euros, para 484,6 milhões, isto sem contar com as dívidas de curto prazo),tem feito coisa nenhuma!
    Já aqui as escutas mostravam a fúcia oculta deste Costa.Tudo farinha do mesmo saco.
    http://videos.sapo.pt/aWCBzS2SIhahWzoftzgZ

    Não tenho grandes ilusões sobre os candidatos do PSD nas funções governativas.Aposto que vão querer pagar este descalabro,criado pela classe política,com o dinheiro dos contribuintes,provávelmente subindo impostos,como MFL já afirmou ser necessário.
    Nunca se virarão para a caça aos fundos roubados pelo gang socretino e rivais,inclusive os desviados para financiamento partidário,afinal comungam desses vícios.
    Mas,por ser verdade,o PSD tem melhores quadros e gente mais capaz,provou-o sempre que foi poder.
    Satisfatório? Nunca! Há que seguir o rasto do dinheiro roubado,desde autarquias,Institutos,empresas públicas,semi-públicas,governos,etc!Há muitos anos…35!
    Essa seria a nobre missão de um político que fosse honesto e honrado.São demasiados milhares de milhões para que se tenha o descaramento de olvidar a dantesca fraude e se tente continuar a extorquir aos contribuintes e indigentes desta flagelada nação.
    Muita gente humilde tira pão da sua mesa para sustentar as perfídias desta gentalha.
    Pagar salários como o do Rui P.Soares é criminoso,devia dar cadeia!
    Há casos de gente contratada por organismos públicos com o compromisso de entregar uma percentagem ao contratador por um período determinado.Só não vê quem não quer.O país está a saque,é um Far-West.

    Como se pode constatar por este penoso trajecto do gang socretino,a oposição demitiu-se completamente de exigir da justiça a obrigatoriedade de cumprir a lei,apesar desta ter sido gerada por criminosos e cheia de alçapões.Afinal têm todos que esconder.

    Espero que um dia os portugueses acordem e exijam o saque aos bandidos que pilharam e continuam a saquear portugal.
    Nesta pandilha,seja qual for a bandeira,não consigo pôr um voto,dá-me náuseas,puro asco.

    Gostar

  9. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    21 Fevereiro, 2010 02:56

    Pé ante pé vão aparecendo os passinhos do coelho.
    Afinal, esta malta não quer mudar, ou seja, quer mais do mesmo.

    Gostar

  10. José Duarte's avatar
    José Duarte permalink
    21 Fevereiro, 2010 03:24

    Não é o PSD que precisa de um líder: é o PAÍS, e se vier do PSD (seja qual for o candidato) será apenas MAIS DO MESMO.

    Ou seja, mais CENTRÃO PODRE – mais incompetência, desperdício, fundações, comissões, tachões, mega-obras, mega-orçamentos, mega-derrapagens, cunhas, compadrios, luvas, corrupção activa e passiva, tráfico de influências, boys, nomeações pela cor partidária, nomeações por contrapartidas políticas ou financeiras, prémios inexplicáveis, regalias obscenas, carros topo-de-gama e respectivos motoristas, secretárias e assessores, lobbies da banca, das gasolineiras, das grandes construtoras, e das grandes firmas de advogados, deputedos, patrocinadores Jacintos Leite Capelo Rego, e CHULICE generalizada e tacitamente aceite.

    Mais Pinóquios, Loureiros, Varas e Múmias Cavacas. Mais Foge Fatinhas, Lopes da Nota, Albertos Broncos e Mários Chulares. Mais Coelhones, Ferreiras “Betoneiras” do Amaral, Mesquita Machados, e Marretas Santanas.

    MAIS DO MESMO – até quando? Quando será que a malta acorda, e percebe que a solução NÃO ESTÁ nestes partidos, nem nesta democracia de fachada? E que DEIXAR DE VOTAR NELES, é o primeiro passo para mudar seja o que for?

    Gostar

  11. Rodrigo Souza's avatar
    Rodrigo Souza permalink
    21 Fevereiro, 2010 03:39

    O secretário-geral do PS, José Sócrates, afirmou este sábado, perante a Comissão Nacional, que nada teme sobre a divulgação de escutas no âmbito do processo “Face Oculta”.
    “Não temos nada a temer com a divulgação de escutas”, afirmou José Sócrates, citado por membros da Comissão Nacional.
    Tal como já tinha afirmado na reunião de quinta-feira com o grupo parlamentar, o secretário-geral voltou a insurgir-se contra “as violações do segredo de justiça” e frisou que a campanha “representa um ataque” aos sistemas democrático e judicial.
    CM

    Se isto não fosse trágico,até dava caganeira de tanto rir.
    Este bandalho asqueroso tem este descaramento porque no antro da república(AR) não há gente honrada e patriota,tudo lixo sem vergonha(internacionalistas,lobistas,gays,etc.Tudo escolhido a dedo).
    No sistema de justiça,idem.
    Isto está podre e fede!

    Gostar

  12. José Peres M.'s avatar
    José Peres M. permalink
    21 Fevereiro, 2010 04:03

    “… O tema da compra da TVI foi introduzido por Henrique Granadeiro, chairman da PT, e o apoio ao negócio veio dos administradores Zeinal Bava (presidente da Comissão Executiva), Francisco Bandeira (representante da Caixa Geral de Depósitos e muito próximo de José Sócrates), Rafael Mora (da Ongoing), Joaquim Goes e Helena Nazaré.
    Este parecer positivo do conselho de administração contraria a posição pública de oposição ao negócio manifestada por Henrique Granadeiro, presidente do CA. Granadeiro afirmou no passado dia 12 de Fevereiro, à edição on-line da revista Visão, que «sempre se mostrou contra o envolvimento da PT na compra da TVI, por discordar do regresso da empresa ao negócio dos conteúdos».”
    SOL

    Já nem há palavras para tanta vigarice e mentira.
    Pobre país!
    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=163378&dossier=Caso%20Face%20Oculta

    Gostar

  13. Levy's avatar
    21 Fevereiro, 2010 04:09

    Julgo que o Passos Coelho é o mais capaz dos três. Se conseguirá ter sucesso ou não, isso ninguém sabe. Pior do que Sócrates não será de certeza. Aliás, se Sócrates foi 1º ministro, qualquer um pode ser.

    Mas se fosse eu a decidir metia o João Miranda e o Medina Carreira no Governo. Vão os dois morrer cobertos de razão.

    Gostar

  14. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    21 Fevereiro, 2010 04:17

    12.José Peres M. disse
    21 Fevereiro, 2010 às 4:03 am

    «Já nem há palavras para tanta vigarice e mentira.
    Pobre país!»

    Direi antes fraco povo e ignorante que se deixa levar por estas balelas.
    Até onde e quando se vai vexar sem reagir aos bandalhos que o estão a pôr na miséria e a fazer passar fome?

    Gostar

  15. Coiso's avatar
    Coiso permalink
    21 Fevereiro, 2010 04:43

    Uma semana depois, Rui Pedro Soares pede a Penedos para saber se os contratos de Luís Figo e de José Mourinho iriam ser aprovados pela Comissão Executiva do Taguspark de dia 25 de Junho.
    Nesse mesmo dia, Penedos fala em pormenor com João Carlos Silva sobre os dois contratos, tendo o assessor jurídico da PT recomendado que não se esquecesse de assegurar no contrato de Mourinho que este devia dar autorização para ‘baptizar’ com o seu nome um pavilhão da Faculdade de Motricidade Humana (onde o treinador do Inter de Milão recebera, em Março, o doutoramento honoris causa).
    Os dois contratos em questão estavam relacionados com a participação de Figo e Mourinho na campanha internacional de promoção do Taguspark. Contudo, e apesar das negociações realizadas com a Gestifute (empresa de Jorge Mendes que gere a carreira do ex-treinador do FC Porto), o contrato de José Mourinho não foi avante por razões desconhecidas.
    SOL

    Pelos vistos,a campanha socratina foi paga com o nosso dinheiro.Agora vem a cãzoada do Teixeira do Fisco para nos sacar a massa.
    Agora é um exercício,como as palavras-cruzadas,pensar em outras personagens que surgiram a apoiar o vígaro nas eleições.Decerto mamaram na teta do contribuinte também.
    Até quando teremos que gramar esta merda?!

    Gostar

  16. Tia Anica de Loulé's avatar
    Tia Anica de Loulé permalink
    21 Fevereiro, 2010 04:56

    # 10

    MUITO BEM José Duarte, somos pelo menos dois.

    Há portanto que começar já nas presidenciais.

    Vassourada com o Cavaco e remeter o Alegrete às odes.

    Fernando Nobre pode ser um “inicio”.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Fevereiro, 2010 05:36

    Caro Paulo.
    Concretamente em qual desses patós estavas tu a pensar?

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    21 Fevereiro, 2010 05:56

    Curioso,
    Depois de ler tudo acima, cheguei a uma conclusão, que veio ao meu encontro.
    Ninguem quer estes,
    E agora????.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
  20. Manolo Heredia's avatar
    Manolo Heredia permalink
    21 Fevereiro, 2010 08:54

    O PSD só tem condições para governar num contexto de receber um milhão de contos por dia a fundo perdido, todos os dias.
    O Povo Português sabe isso, por isso vota PS, por muito que lhe custe !

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Tinhosa permalink
    21 Fevereiro, 2010 09:14

    # 14
    Essa agora é boa. “Povo fraco e ignorante”

    MUDEMOS O POVO.

    E qual é o que quer cá? Alemães? Marroquinos? Talvez Espanhois, não?

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Tinhosa permalink
    21 Fevereiro, 2010 09:25

    A ouvir a repetição do plano inclinado com o Medina, o Duque e o Dr. Silva Lopes.Percebe-se, depois da confissão do Dr. Silva Lopes quanto era fácil ao Medina carreira ser ministro:
    “O Dr. Medina Carreira pedia-me para fazer notas e eu fazia”

    E venderam ouro às carradas.

    Como diz o outro, isso até eu fazia.

    Mas é vê-los falar com autoridade. Parece que fizeram uma grande coisa, “salvaram o país”, dizem mas com meios e emprestimos conseguidos pelos xuxas.

    Agora é falar do alto. Fodam-se

    Gostar

  23. jcd's avatar
    21 Fevereiro, 2010 10:12

    “Acresce que, com um governo minoritário, o maior partido de oposição pode sempre liderar e agregar a restante oposição em torno de causas populares e justas.”

    Poder pode, mas seria uma irresponsabilidade. O que precisamos agora é de causas bastante impopulares.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    21 Fevereiro, 2010 10:26

    se bem entendi fazem oposição para que as condições de governabilidade se degradem e o poder lhes caia nas mãos, estão preocupados com a situação que irão ou iraque encontrar. com tanto cinismo e filha da putice só espero que não estejam a pensar num golpe de estado.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Paulo Morais permalink
    21 Fevereiro, 2010 10:27

    Viva, JCD. Um abraço.
    As causas justas são populares. Normalmente são as minorias corporativas que as contestam.
    Acha que a maioria estaria contra a redução de um qualquer imposto? Numa hipotética situsação de redução de impostos, quem refila é aquela minoria parasita que vive à custa do fisco. Sim, minoria parasita.

    Gostar

    • jcd's avatar
      21 Fevereiro, 2010 12:38

      Paulo

      O problema que temos à nossa frente não vai ter solução nada popular…

      Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Paulo Morais permalink
    21 Fevereiro, 2010 10:31

    #3
    Em breve poderei satisfazer a sua curiosidade. Mas primeiro há que saber o que pensam todos os candidatos sobre os principais temas da política nacional.

    Gostar

  27. fado alexandrino's avatar
    21 Fevereiro, 2010 10:35

    Mas se fosse eu a decidir metia o João Miranda e o Medina Carreira no Governo. Vão os dois morrer cobertos de razão.

    Meu senhor há uma grande diferença entre escrever coisas nos jornais ou ter que decidir e governar.

    Gostar

  28. Pronto para tudo's avatar
    Pronto para tudo permalink
    21 Fevereiro, 2010 10:40

    A imundicie:

    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1500221

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    JMLM permalink
    21 Fevereiro, 2010 11:00

    Eu também acho que o PSD, o país precisa de um bom líder na oposição. Já quanto ao PSD ganhar as próximas eleições tenho muitas dúvidas.
    Será que algum dos candidatos é o espelho do bom líder para o PSD?
    Julgo que todos os militantes do PSD vivem na armagura de sentirem por dentro que o que lhes é dado como escolha não coresponde aos seus desejos, mas tem de engolir.
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Fevereiro, 2010 11:02

    Como pior que Sócrates não existe nem é possível na europa (se conhecer algum caso, indique-o por favor), o melhor é escolher alguém que não seja frouxo e lidere o partido. Para portugal basta que não seja um mentiroso fantasioso e deslumbrado, especialista em esconder e desorçamentar para a frente.

    Gostar

  31. António da Costa's avatar
    António da Costa permalink
    21 Fevereiro, 2010 11:56

    É o que dá escrever numa noite de insónias, ou então você está a gozar com a malta, ainda existe uma terceira, não acredita naquilo que escreveu.

    O PSD anda à quinze anos à procura de um lider, cada um que vem é pior que o anterior, estes que se perfilam não são melhores.

    Gostar

  32. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    21 Fevereiro, 2010 12:38

    A Manecas Milk não diz quem apoia.
    Será uma espécie de rabo escondido com gato pançudo de fora?

    Gostar

  33. Eduardo F.'s avatar
    21 Fevereiro, 2010 13:42

    Caro Paulo Morais,

    Grato pela sua resposta, em #28. Mas, se bem interpreto as suas palavras, tenha em conta que, as mais das vezes, em política, o que tem que ser feito (as “causas justas”) nada tem de popular, pelo menos no curto/médio prazo. É por essa razão que o vocábulo “ruptura” é o mais adequado semanticamente à resolução dos problemas que temos à nossa frente.

    Gostar

  34. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    21 Fevereiro, 2010 17:15

    “Com a degradação das condições do país e a incapacidade do PS para governar, é expectável que o poder caia nas mãos do PSD.”

    Paulo Morais

    Tenho a maior das dúvidas que o povinho dê algum tipo de maioria ao PSD.

    Veja nas últimas eleições, com caso Freeport e tudo.

    O povo vota no Sócrates: é ele que está sempre a aparecer e, coitadinho, até há uma campanha de difamação montada contra ele.

    Gostar

  35. Levy's avatar
    21 Fevereiro, 2010 18:05

    27 # fado Alexandrino

    Tem toda a razão. Sócrates é um bom exemplo disso: entre a propaganda que aparece nos jornais e aquilo que ele realmente fez, vai uma diferença abissal.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    JMLM permalink
    21 Fevereiro, 2010 18:09

    Anónimo:
    Contamos consigo para presidente do PSD, nos outros não dislumbramos tais qualidades.
    Lá diz o povo e é bem verdade, com o mal dos outros podemos nós bem, o pior é o nosso, francamente o nosso é bem pior. Por muito mau que seja Socrates, a verdade é só uma, foi ele quem ganhou as eleições, por acaso as mesmas em que participou o PSD, estranho para quem é tão mau.
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    António Lemos Soares. permalink
    21 Fevereiro, 2010 22:43

    Concordo com a sua opinião.

    De facto, deve escolher-se no PSD, o líder que puder formar um melhor governo

    no futuro.

    Mais: na oposição, o Partido deve comportar-se de acordo com a seguinte ideia: –
    «Se já estivéssemos no governo, o que faríamos na situação X ou Y».

    Quanto menos demagogo e populista o PSD for, mais rapidamente chegará ao

    poder e melhor governo será.

    Gostar

  38. MJRB's avatar
    22 Fevereiro, 2010 00:37

    ———————-

    Surgirá muito proximamente mais um candidato à liderança do PSD.
    Provavelmente vencerá — o que seria mau para o PSD e se em S.Bento como PM, um desastre ! Mas depois de Sócrates, qualquer “excitado” poderá suceder-lhe…

    ———————-

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Paulo Morais permalink
    22 Fevereiro, 2010 14:42

    MJRB:

    Não quer partilhar com os leitores do Blasfémias a identidade desse candidato?

    Gostar

Indigne-se aqui.