“Patranhas de Estado” *
Para fazer face à crise (que já passou noutros lugares mas que, por cá, graças à conivência da nossa ‘Tradição de Mau Governo’, se ajeita para ficar por longos anos) e controlar o défice, Teixeira dos Santos anunciou uma redução do investimento público: de 4,2% do PIB, em 2009, para 2,9%, em 2013.
Assim, foi adiada parte do TGV.
Não percebo: quando a crise emergiu, os prosélitos do intervencionismo clamaram em uníssono que o remédio residia no aumento do investimento público – afinal, enganaram-se. Ou será que nos estavam a tentar engodar?
Por outro lado, os apóstolos do TGV juravam que não se tratava de investimento público mas que o financiamento era quase todo privado – então como explicar este adiamento que visa diminuir o défice? Mais um embuste?

Na Economia, parece-me que o melhor retrato não é o das máscaras. É o dos cegos a guiarem outros cegos, em modo metafórico.
E no entanto, os economistas julgam-se os maiores conhecedores do mundo e arredores cósmicos e das pessoas e interiores psicológicos.
Depois acontece como há uns anos a Economist relatou: os que percebem mais do assunto são a common people, no caso os almeidas de Londres.
E nunca aprendem a lição, porque o ego intelectual é tão desmesurado que não cabe no planeta.
GostarGostar
a velha até dizia que era um abalozinho e propunha dar a massa do tgv aos merceeiros.com para aumentarem o número de caixas & registadoras dos super.
GostarGostar
sai um projosélito do intervencionismo pop.
GostarGostar
é só trafulhices
GostarGostar
«em uníssono que o remédio residia no aumento do investimento público»
Assim fava o Aldrabão.
E todos os aldrabõesinhos.
Da elite política: PS+PSD+CDS.
Até mais ver.
GostarGostar
O ponto é mesmo esse: se era tudo tão “privado” e o papel do Estado “insignificante” em termos de financiamento, porquê o adiamento? E ninguém responde…
GostarGostar
É verdade, já não há Direitas nem Esquerdas. Agora só há Trafulhas e Aldrabões.
GostarGostar
Vivemos um momento inaudito, mesmo entre nós que estamos habituados à incompetência cavalar de governos e afins. A desorientação começa tornar-se patética…
Entretanto Cavaco; um dos responsáveis maiores por esta situação; devido à ruinosa política de betão armado e de endividamento que desenvolveu durante 10 anos, apenas se preocupa com a reeleição de 2011…!
Sócrates parece um feirante a tentar vender os últimos retalhos de uma mercadoria barata, em que já nem ele parece acreditar.
GostarGostar
CAA peço-lhe desculpa do incomodo, mas aquilo ontem foi mesmo mau. Imagino que lhe doa um bocado a cabeça, mas isso passa, vai ver. E aquele arbitro tambem não ajudou. Enfim, há noites que não se pode ir a Londres. Aquilo só é comparavel ao desastre que o Sócrates anda há 5 anos a preparar-nos a todos.
GostarGostar
#8 Reis Magos E… Bernardo Maria! disse Ó Bernardo Maria, então o Cavaco que há 15 anos deixou o governo é que tem a culpa? O menino anda confundido, porque a politica do betão do Cavaco ajudou a tirar este país do 3º mundo, mas a politica de betão do Sócrates vai leva-lo pra lá outra vez. Percebeu?
GostarGostar
Hoje há post futeboleiro do CAA?
Uma indignaçãozinha à porta da liga ou um conferencia de impressa ao estilo Alquaid?
GostarGostar
O CAA vai ter de continuar a viajar no “ALFA” ( o que é bem bom )em vez de “TGV”.
Sinais dos tempos.
A crise chega a todos, inclusivé ao futebol, nomeadamente ao FCP.
GostarGostar
Eheheh o povinho ainda vai na cantiga destes filhos da puta…O que me custa é ter de pagar via “Estado social” as megalomanias desta cambada de pelintras com ilusões de grandeza.
GostarGostar
MUHAHAHAHAH HUMILHAÇÃOZINHA PARA OS CORRUPTOS DA FRUTA!!!
ACABOU-SE A GUITA PARA COMPRAREM ESTE ÁRBITRO COMO FIZERAM COM O DA 1ª MÃO????
NÃO CONCINCO PARAR DE RIR UIUI
INCHEM TRIPAS CORRUPTOS!!!!
GostarGostar
A resposta a algumas das questões que coloca são simples:
Manuela Ferreira Leite tinha TODA a razão quando denunciou o endividamento galopante e a necessidade de conter o investimento “faraónico” para que, antes de tudo o mais, se pagasse o que se deve – princípio que para o PS é, sempre, “letra morta”.
Sócrates disse que não – claro… Era o futuro que estava em causa… o país não podia ficar parado com “complexos salazarentos” e outas patacuadas, etc… etc…
Afinal quem tinha razão?
Quem sai vitorioso?
Manuela Ferreira Leite e o principal partido da oposição – o PSD.
Que, mérito lhe seja feito, tem apresentado muita lucidez nesta área particular.
A Presidente do PSD sai de “cena” com grande dignidade e com mais uma vitória política pessoal.
GostarGostar
Boa tarde CAA….O Fantasporto deste ano tem tido excelentes filmes de terror ( para os andrades )…o de ontem então foi fenomenal…eu fiquei até ao fim. O meu caro, também ficou até ao fim ou saiu ao intervalo ? apreciei a qualidade do Hulk dos túneis( que terror), da micaela,do cebolinha, do bruto alves, enfim toda aquela malta porreira …….
GostarGostar
Quem é que já saiu da crise, o SCP?
GostarGostar
Jorge Paulo:
O Cavaco foi responsável por dois motivos:
1.º – trucidou o PSD que tornou um Partido Político que, por paradoxo, deixou de fazer Política…! Ainda hoje lhe custa voltar a fazê-lo.
2.º – apostou numa Política de obras Públicas que, como Fontes Pereira de Melo no século XIX, apenas serviu para endividar o País e muito longe ficou dos objectivos pretendidos.
GostarGostar
Gonçalo Marques:
Tem toda a razão.
É evidente que Manuela Ferreira Leite é que estava certa.
O que mais me assusta pensar é que, a maioria dos portugueses talvez pensasse como nós e, mesmo assim, preferiu continuar a votar no energúmeno que nos desgoverna.
GostarGostar
Eu, não quero o TGV de Lisboa para o Porto !
Quero o TGV, do Porto para Lisboa………… prontos !!
GostarGostar
#18 1º É o seu ponto de vista que eu respeito.
2º Aqui é que eu discordo totalmente: Catroga deixou as contas publicas +ou- equilibradas. Quem começou a desbunda foi Guterres. E Sócrates deu-lhe a machadada final. Recordo-lhe que a divida em 2005 era inferior 50%, e agora já vai em mais de 90%, e se as contas forem bem feitas contando com as desorçamentações que Teixeira dos Santos fez, então vai para mais de 110%. Por isso é que este PEC é perfeitamente inutil.
GostarGostar
Caro Baltazar, Gaspar, Melchior e … Bernardo Maria!
É bem possível que esteja certo…
O mais revoltante e indigno é que, na civilização da imagem e da publicidade, um logro muito bem vestido e com boa imagem (com “liftings” e “botox”) pode “vencer”, eleitoralmente, a experiência, a serenidade, a anti-política (no fundo) e a própria verdade.
Serve isto para dizer que, com a ilusão ignara da facilidade e a manipulação retórica do discurso político, o povo português prefere um vigarista, um mentiroso e um desqualificado como José Sócrates a uma pessoa íntegra, vertical e rigorosa como Maria Manuela Dias Ferreira Leite.
Pobre país
GostarGostar
“…o povo português prefere um vigarista, um mentiroso e um desqualificado como José Sócrates a uma pessoa íntegra, vertical e rigorosa como Maria Manuela Dias Ferreira Leite.”
de acordo com os resultados eleitorais parece que a velha é que é vigarista, mentirosa, desqualificada e já agora divorciada, apesar de ser contra o divórcio.
GostarGostar
GostarGostar
[20]
O “Alfa” serve muito bem.
GostarGostar
# 25
Pois…, mas os gajos dos investimentos, são capazes de querer umas obras em grande para facturarem em grande e terem lucros em grande… e quem é que vai segurar os gajos ? Huuuuuummmm !?
GostarGostar