Saltar para o conteúdo

Novos Gulags

17 Março, 2010

“O recente congresso do PSD será lembrado como uma das páginas mais negras da história do partido. Na sua reunião magna, os dirigentes sociais-democratas deliberaram aplicar castigos a quem ouse discordar dos chefes. O partido de Sá Carneiro desonra a memória do seu fundador, cujo primeiro grande combate político foi justamente a defesa da liberdade de expressão. O PSD apouca-se e incorpora os piores defeitos dos partidos comunistas de índole estalinista, que segregavam os militantes com opiniões distintas e os enviavam para o degredo ou campos de concentração. Este sistema ficou tristemente conhecido como Gulag.”

70 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Observador da decadência permalink
    17 Março, 2010 15:16

    Que post absurdo, tão fora da realidade. É uma pena que determinados conceitos sejam manipulados e banalizados. O resultado é que, quando alguém usa determinada palavra que outrora a maior parte das pessoas sabia o seu significado, hoje a mesma palavra tem variados significados conforma a pessoa que a utiliza. O Óbvio é que cada vez mais ninguém se entende.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Observador da decadência permalink
    17 Março, 2010 15:18

    Acordaremos desta letargia que nos embala, quando cada um de nós fizer o que está ao seu alcance e no seu raio de acção. Começemos pelas pequenas coisas do dia a dia.Tenhamos uma conducta baseada em valores, em verdade e em honra. Procuremos as forças internas do nosso ser que nos mobilizarão e motivarão para dar bons exmplos quaotidianos aos nosso filhos aos nossos netos e demais pessoas que nos rodeiam. É preciso mostrar o que é a cidadania e exercê-la. Sem medos e sem preguiça.
    O caminho está cheio de escolhos, mas uma coisa é certa, ninguém virá para os remover. E quando se começar, que ninguém espere mudanças num dia, num mês ou num ano. A mudança pratica-se todos os dias, mas os resultados só aparecem passado tempo. Por vezes muito tempo. Essa noção deverá estar presente na mente e no espírito de cada um, sem a qual nada de conscistente será possível alcançar.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    acrítico permalink
    17 Março, 2010 15:21

    Aquela malta de Mafra não sabia o que estava a votar.

    Gostar

  4. Jorge Paulo's avatar
    Jorge Paulo permalink
    17 Março, 2010 15:23

    MR Paulo Morais: acabou de chegar de onde ? de Marte? Essa triste historia já foi. Afinal todos os partidos preveem as mesmas sanções para quem mija fora do penico. Quem vem cá pra fora dizer mal do chefe está sujeito a calçarem-lhe os patins. Não se lembra o que aconteceu à Joana Amaral Dias?

    Gostar

  5. MJRB's avatar
    17 Março, 2010 15:25

    Mr. Paulo MOrais,

    Não pode valer tudo… Gulag vem ao caso ?

    Há algum partido que não tenha sanções do género ? O PCP, o PS, o PP, não as têm ?
    Lembra-se da fotografia de Freitas do Amaral que PPortas mandou entregar na sede do PS ao Rato ? — há muita diferença ?

    Este caso ‘mafrense’ é alvo de críticas, porque surgiu in live. Caso contrário…
    PPCoelho-o-“magnífico” não esteve atento ao caso porquê ? Distraíu-se, ou quis esquecer-se de tão “grave” caso ? Convirá a PPC que outros tivessem tão ‘excelente’ proposta !…
    Não foi PPC e LFMenezes que moveram uma luta intensa a MFLeite(e prejudicial para o PSD) logo após a tomada de posse como líder e até às Legislativas ? O que esperavam ? — miminhos ?

    Tem, o PS, alguma autoridade moral para discutir hoje e na ARepública tal “caso” ? Não foram esses senhores do PS que ponderaram expulsar militantes e MAlegre, em 2005, devido às presidenciais ? Muitos anos antes, não fizeram o que fizeram por exemplo a Salgado Zenha ?

    JManuel Fernandes, num post abaixo, foi bem explícito.

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    17 Março, 2010 15:35

    Enquanto “isso”, o “enorme problema” e “urgente” discussão das sanções no PSD, o ministério da economia ou o ministro (o desatino é o mesmo), volta a ponderar desculpabilizar, amnistiar(!) quem indevidamente fugiu ao fisco, às obrigações ficais, quem corrompeu ou se deixou corromper, quem roubou, QUEM PREJUDICOU A ECONOMIA PORTUGUESA e colocou milhões e milhões DE CONTOS em offshores…
    Como ? “Penalizando-os ” com 5% sobre o montante detectado…
    Brincamos ?
    Óbvio: os prevaricadores riem-se !… VALE A PENA ROUBAR O ESTADO…

    E a classe média e média-alta, terá de pagar a crise…”Porreiro, pá !”

    Gostar

  7. Jorge Paulo's avatar
    Jorge Paulo permalink
    17 Março, 2010 15:37

    Acabei agora de passar pelo Camara Corporativa; tambem tenho direito à minha dose de risota. E percebi que sendo um ferveroso socialista, e portanto deve ser pelo menos agnostico, o Miguel Abrantes, seja lá ele quem for, acredita no Pai Natal, tal é a fé que ele tem, que o ultimo programa que o Sócrates apresentou, onde maldosamente o trataram por “trocas-te”, já prevê a esta hora não os 121 mil postos de trabalho de que se falava aqui cerca das 13 horas, mas de 140 mil. Da uma da tarde até agora, passou de 121 mil, para 140 mil empregos. Vão ver que a este ritmo, no fim do mes já não há desempregados em Portugal. O pior é que os ucranianos já não querem vir pra cá. Estamos fritos.

    Gostar

  8. tonecas do parque's avatar
    tonecas do parque permalink
    17 Março, 2010 15:37

    paulinho tens toda a razão,o congresso do psd foi uma reunião do politburgo para institucionalizar o gulag. você vá mas é pentear macacos.

    Gostar

  9. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    17 Março, 2010 15:49

    Haja o mínimo de bom senso nesta questão.

    Não me lembro de ver o Paulo Morais falar de gulags a propósito dos interrogatórios policiais a alunos e professores na sequência do exercício por parte destes do direito à manifestação no anterior governo. Não me lembro do PM falar de estalinismos quando o Professor Charrua foi despedido pelo Estado na sequência de uma piada feita em privado, já para não falar nos inúmeros casos de intervenções em meios de comunicação social por parte de governos, o anterior e outros.

    É triste ver um blogue como o Blasfémias – referência para muitos, e para mim também – resvalar cada vez mais para o ridículo que durante tanto tempo soube apontar e criticar, mimetizando o politicamente correcto da maioria dos comentadores políticos nacionais, refastelados num situacionismo que lhes convém, a eles e à situação.

    A norma é desproporcionada, inexequível e criticável por isso mesmo. De acordo. Mas falar em estalinismos e gulags a propósito de uma norma de conduta aprovada por uma associação privada à qual só adere quem quer, é simplesmente imbecil (cfr. http://desabrantizante.blogspot.com/2010/03/leis-e-rolhas.html).

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Semelha permalink
    17 Março, 2010 15:56

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIII ………..

    O que ele disse !!!!!!

    Melhor será, ir confessar-se ao Santana Copos !

    Gostar

  11. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    17 Março, 2010 15:57

    PPCoelho-o-”magnífico” não esteve atento ao caso porquê ? Distraíu-se, ou quis esquecer-se de tão “grave” caso ? Convirá a PPC que outros tivessem tão ‘excelente’ proposta ! – MRJB

    Caro MRJB,

    Pelo que percebi Passos Coelho era o único com direito a voto na questão, já que os outros candidatos não têm direito de voto nos congressos do PSD. E o único candidato que poderia votar, decidiu abster-se, vindo, passados uns minutos, cá para fora criticar a norma contra a qual poderia ter votado.

    Com toda a indignação ridícula que tem sido feita à volta deste caso, seria de esperar um frase sobre o comportamtno de PPC na referida votação. Nada, está tudo muito caladinho. Apesar de pela lógica de Paulo Morais o candidato de CAA e de PMF – senão também de PM – ser um fervoroso defensor de “gulags” imaginados pela prosa fértil em imagens daquele.

    Rir é o melhor remédio…

    Gostar

  12. MJRB's avatar
    17 Março, 2010 16:16

    Mr. e Caro José Barros,

    Não garanto, mas creio que JPAguiar-Branco, tal como PPCoelho, tinha direito a voto.

    PPCoelho foi, uma vez mais e convenientemente, hipócrita. Teve direito a mais 1 minuto de fama (comunicação social e bloggers subservientes) ao “contestar” aquela sanção. E outro minuto de fama surgirá, porque enviou, ou vai endereçar uma carta ao Conselho Jurisdicional, solicitando a rediscussão e abolição da pena.

    Um putativo líder do PSD “esqueceu-se” de tão “grave” caso ? — também concluo que, como V. escreve, “rir é o melhor remédio…”

    Se PPCoelho vencesse as Directas, o PSD entraria (na breve presidência do “magnífico”), num desatino total, e na antecâmara para rupturas significantes…

    Gostar

  13. Manolo Heredia's avatar
    Manolo Heredia permalink
    17 Março, 2010 16:17

    queijo limiano e tal …

    Gostar

  14. MJRB's avatar
    17 Março, 2010 16:18

    Repito: SÓCRATES E O PS DESEJAM MUITO QUE PPCOELHO SEJA COLOCADO COMO PRESIDENTE DO PSD.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Março, 2010 16:18

    O grande mal desta medida foi os promotores não assumirem que se destina a calar um tipo que tem o mau hábito de dizer o que diz sempre que a coisa não corre para o seu lado, utilizando toda a cobertura mediática possível para denegrir o líder e/ou o partido.

    Gostar

  16. MJRB's avatar
    17 Março, 2010 16:22

    Também isso.

    LFMenezes, PPCoelho, MRelvas, ACorreia, entre outros, esperavam miminhos ?

    “Aposto” em como essa “grave” sanção não seria abolida se PPC ascendesse a líder desse partido !

    Gostar

  17. MJRB's avatar
    17 Março, 2010 16:22

    O meu comentário 16 é para o # 15

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    António Lemos Soares permalink
    17 Março, 2010 16:22

    Absolutamente de acordo com a sua opinião.

    PSD – O que mais impressiona é ter havido tantos congressistas que, pelo que foi dito, nem se deram conta do que estava a acontecer.

    Gostar

  19. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    17 Março, 2010 16:35

    http://www.thestranger.com/seattle/Home

    Gostar

  20. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    17 Março, 2010 16:35

    ‘a noite entardecia…’

    Gostar

  21. Jorge Paulo's avatar
    Jorge Paulo permalink
    17 Março, 2010 16:40

    O que aquela norma diz é simplesmente isto: quem nos 60 dias antes de eleições fizer campanha contra o que for a estratégia do partido vai pro olho da rua. E então? Só está num partido politico quem quer. Portanto tem que respeitar as regras do mesmo. Se for para fazer o jogo dos adversarios como PP Coelho fez inumeras vezes, o lugar dessa pessoa não é nesse partido. Quem disser ou sequer pensar que essa regra, que é sem duvida restritiva, mas no interesse do partido, coarta as liberdades individuais, ou é estupido, ou vive noutro planeta. Um militante de um partido politico, deve defender o seu partido, e as directrizes dos orgãos directivos em epoca de eleições. Ou então afasta-se. Não tendo eu grande simpatia pelo personagem, tenho que reconhecer a coerencia de Mario Soares em 1980, quando não esteve de acordo que Eanes fosse apoiado pelo PS, suspendeu a sua condição de militante, e afastou-se. E esteve calado durante toda a campanha eleitoral. Mas esta atitude é muito rara entre nós, e eu não me lembro de outra. Por isso, os partidos politicos de uma maneira ou doutra, adotaram medidas penalizantes para os militantes que saiam da linha. Mas no PSD, ao contrario do PS por exemplo, só se punem os militantes em epoca de eleições. Convem ler bem o que lá está.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    monarquico permalink
    17 Março, 2010 16:40

    Dr paulo Morais mas francamente, vive em que mundo . Pessoalmente e não sou desse partido nem de nenhum ,percebo os congressistas e líder que desautoriza o voto no congresso já está ferido de morte. o SR VAI NA CONVERSA DOS SOCRETINOS. uM ESTADO SEM VIABILIDADE E À BEIRA DO PRECIPÍCIO DISCUTE UMA NORMA DO ESTATUTO IGUAL Á DE TANTOS OUTROS PARTIDOS. O PSD DEVIA ALINHAR AS TRAPALHADAS DO SOCRATES NUM MOLHO TIPO GRELOS E APRESENTÁ~LAS PARA DISCUSSÃO NA AR.uM SEU LEITOR ATENTO.PEDRO

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Paulo Morais permalink
    17 Março, 2010 16:42

    #5 MJRB

    Obrigado pelo seu comentário.
    Sou militante do PSD desde os dezoito anos.
    Sempre estive do lado dos que exerceram, sem receio, a sua liberdade de expressão – concordando ou não com as suas opiniões.
    O PSD, apesar dos seus muitos defeitos, teve sempre o mérito de permitir aos seus militantes o livre exercício da sua opinião.
    Espero que assim continue e não se transforme apenas num bando ou num rebanho.

    Gostar

  24. bonaventura villa's avatar
    bonaventura villa permalink
    17 Março, 2010 16:42

    PROJECTO; PORTUGAL
    EDUCAÇÃO, MOBILIDADE SOCIAL POSITIVA, JUSTIÇA, ORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO COM RENTABILIZAÇÃO DOS ACTIVOS, POR OS PORTUGUESES QUE NÃO TRABALHAM A TRABALHAR, SOLIDARIO COM OS NECESSITADOS MAS ESTA SOLIDARIEDADDE TEM DE SER NOS DOIS SENTIDOS, RSI TEM DE DAR TRABALHO SOCIAL.

    ninguem para o rangel, ninguém para o rangel, ninguém para o rangel…………………..

    dr.paulo rangel, futuro PM de PORTUGAL.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    17 Março, 2010 16:45

    Também o que estavam à espera num congresso organizado por Santana?

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Paulinho permalink
    17 Março, 2010 16:46

    Por aquilo que leio comecei a perceber porque é que o PSD pôs o Paulo Morais na prateleira. Realmente, com militantes destes, quem precisa de oposição? O Trocas-te nem precisa de se preocupar. Tem boa parte da oposição a trabalhar para ele.

    Gostar

  27. Euroliberal's avatar
    Euroliberal permalink
    17 Março, 2010 16:51

    Isto foi uma revolta patética da má moeda para tentar fugir ao seu destino inexorável: ser afastada pela boa moeda. It’s hopeless, Santana Copos.

    Gostar

  28. Licas's avatar
    Licas permalink
    17 Março, 2010 16:54

    21.Jorge Paulo disse
    17 Março, 2010 às 4:40 pm
    . . . tenho que reconhecer a coerencia de Mario Soares em 1980, quando não esteve de acordo que Eanes fosse apoiado pelo PS, suspendeu a sua condição de militante, e afastou-se. E esteve calado durante toda a campanha eleitoral.
    ************************

    . . . O QUE FOI, PARA ELE, UM ÉPICO SACRIFÍCIO (MESMO SENDO CURTO O INTERVALO)TER DE CONTER A DIARRÉIA (PERDÃO , VEERBORREIA) DE QUE O BONZO É POSSUIDOR.

    Gostar

  29. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    17 Março, 2010 16:54

    nunca pensei que um gordo quase careca que gosta de heavy-metal chegasse a candidato a presidente de um partido. mas quase já me havia olvidado que esse partido já foi liderado por um santana lopes…

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Paulinho permalink
    17 Março, 2010 17:01

    É do mais elementar bom-senso, todos os tipos de associações prevêem sanções para quem tentar ofender as suas associações.
    Este tipo de associações não obrigatórias costuma ter um lema “ame-a ou deixe-a!” sendo até motivo para “despedimento com justa causa” a tentativa de as denegrir.

    Num partido como o PSD, que desde os tempos de Sá Carneiro tem visto os seus líderes sucessivamente enxovalhados pelos próprios militantes, a presente “lei da rolha” só peca por tardia e pouco forte.

    Gostar

  31. MJRB's avatar
    17 Março, 2010 17:21

    Mr. e Caro Paulo Morais 23,

    Nada terá a agradecer.

    Não milito, nem militarei(!) em nenhum partido. Respeito quem o faça, da esquerda à direita.

    Também defendo a liberdade de expressão, desde sempre, antes e post 25 de Abril.
    Vem “isto” a propósito do PSD: ocasionalmente teve rupturas, de Francisco Sá Carneiro, e saídas de Sousa Franco e Magalhães Mota, entre outros. Com as consequências conhecidas. Sanções, punições ? — sempre as houve, em todos os partidos. Mas… daí até ao Gullag e à sovietização ou “lei da rolha”…
    Diferente, muito diferente, e que alguém teria de questionar (e propôs em Mafra), é a tácita(!) e prejudicial guerrilha dum ex-presidente(LFMenezes) e dum candidato a presidente(PPCoelho) imediatamente após a eleição de MFLeite, passando pelas Europeias e Legislativas.
    LFMenezes renunciou e ainda hoje está traumatizado por isso — “culpada”: MFLeite, “malha-se” nela !
    PPCoelho-o-“magnífico”, foi incentivado, certamente questionou-se ao espelho “eu, presidente ? Eu, putativo PM ? Eu ??” e está na corrida. Contra quem e desde quando ? — sempre contra MFLeite, sempre contra a direcção do PSD, sempre a “malhar” !

    Haverá o perigo de o PSD se transformar “apenas num bando ou num rebanho”, se PPC vencer.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Paulinho permalink
    17 Março, 2010 17:22

    Ó Paulo Morais, aqui que ninguém nos ouve, diga-me lá: foi o amigo Joaquim que lhe pediu que escrevesse este artigo, ou foi só da sua cabeça, por acaso coincidente com as cabecinhas do políticamente correcto?
    Porque é que nunca se lembrou de criticar o Artigo 94 dos Estatutos do PS, mais gravoso, e em vez de 60 dias antes das eleições é permanente?

    Gostar

  33. Verissimo's avatar
    Verissimo permalink
    17 Março, 2010 17:23

    #30

    O facto de se ser de uma determinada associação não quer dizer que todos tenham de pensar da mesma maneira ou que não possam emitir opiniões diferentes.

    E ter opiniões diferentes não quer dizer que se esteja a denegrir ninguém.

    Você (e outros que por aqui andam) acham que quem não concorda comigo é porque está contra mim.

    A “Lei da Rolha” que foi instaurada no PSD é demonstração de menoridade intelectual por parte de quem vota assim. Só age assim quem tem medo que a opinião dos outros ofusque aquilo que pensa ou diz.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Paulinho permalink
    17 Março, 2010 17:26

    #27
    Sem dúvida má moeda. Boa moeda é a que rende 100% em pouco mais de um ano no BPN.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Alcalino permalink
    17 Março, 2010 17:33

    #33
    Você está a falar de quê?
    Quem é que proíbe quem de ter opiniões diferentes?

    Gostar

  36. Verissimo's avatar
    Verissimo permalink
    17 Março, 2010 17:35

    A “Lei da Rolha” só passou porque há muita boa gente que funciona em carneirada.

    Quando um tipo bate palmas, toda a gente, mesmo que não saiba porquê, bate também.

    Assim foi na Monarquia em que se ouvia “Viva o Rei”;
    no Estado Novo onde, à pergunta, “Quem manda?”, todos diziam: “Salazar, Salazar, Salazar!”;
    e assim aconteceu em Mafra, em que a malta para ficar bem na Tv levantou o braço.

    A partir de agora vão ter de ter as mão nos bolsos ou na boca porque não vão poder escrever ou emitir opiniões.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Março, 2010 17:36

    ““Aposto” em como essa “grave” sanção não seria abolida se PPC ascendesse a líder desse partido !”

    Provavelmente. O grande problema é PPC não poder falar nos 60 dias, porque no dia a seguir às eleições já seria tarde demais e não interessa.

    Gostar

  38. Verissimo's avatar
    Verissimo permalink
    17 Março, 2010 17:44

    #35

    Por favor, leia este excerto de um artigo do Jornal Público e tem aí a resposta.

    «Porquê tanta polémica? Num partido conhecido pelo nível de crítica interna (lembrem-se posições recentes de Marcelo Rebelo de Sousa, Pacheco Pereira, Passos Coelho ou Filipe Menezes), quem tiver posições públicas contra “as directrizes” do partido nos dois meses anteriores a eleições arrisca uma infracção grave. O que, estatutariamente, pode significar a suspensão da militância por dois anos ou, no limite, a expulsão.»

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Alcalino permalink
    17 Março, 2010 17:55

    #38
    Já experimentou lê-lo e compreendê-lo você?
    Este princípio das posições públicas contra “as directrizes” existe em todas as associações.
    No caso do seu Partido é o Artigo 94º dos Estatutos do PS.
    A diferença é que no PSD é só para 60 dias, nas outras associações, incluindo o seu partido é permanente.

    Gostar

  40. MJRB's avatar
    17 Março, 2010 17:55

    37,

    Mas, PPC ou qualquer outro militante do PSD pode e deve falar nos 60 dias antes das eleições ! Ninguém nem nenhuma alínea dos Estatutos o impedirá.
    Depende de como, quando e onde o fará, e do que dirá — presumindo que não será eleito e… tacitamente (tal como fez em relação a MFLeite) voltará a atacar o novo líder do seu partido.

    Ninguém é obrigado a militar em partidos. Os que o fazem, estão sujeitos aos Estatutos.
    Todos podem candidatar-se a órgãos do PSD. Se um putativo candidato (como PPC desde 2008) não respeitar os líderes e os Estatutos…

    Gostar

  41. Jorge Paulo's avatar
    Jorge Paulo permalink
    17 Março, 2010 17:57

    Sou eu que estou maluco ou o eixo da terra moveu-se e apanhou as inteligencias que por aí andam. Esta alteração dos regulamentos, DESAGRAVA as sanções para quem prevaricar APENAS 60 dias antes das eleições. Antes penalizava sempre. Não institui nenhuma lei da rolha.
    O modo como este assunto foi publicitado na tarde de domingo, e durante todo o dia de 2ª feira, até terem descoberto que afinal todos os partidos tem regulamentos mais ou menos parecidos, é que é verdadeiramente estalinista. Ontem e hoje continuam algumas almas a bater na mesma tecla. Uma mentira dita mil vezes passa a ser verdade: a verdade a que temos direito.

    Gostar

  42. Jorge Paulo's avatar
    Jorge Paulo permalink
    17 Março, 2010 18:02

    Por favor façam lá um desenho ao #36, #38, Sr Verissimo a explicar o que se está a passar, porque ele ainda não percebeu.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Custódio permalink
    17 Março, 2010 18:04

    Engraçadíssimo é o post a seguir a este, de JPLN.
    Um tipo que fala da “lei da rolha” mas a usa à máxima potência no seu blog, ao proibir comentários, só mesmo para a gargalhada!
    Como é o ditado? “rolha no cu dos outros, para mim é…”

    Gostar

  44. MJRB's avatar
    17 Março, 2010 18:07

    Mr. Jorge Paulo,

    De acordo.
    E também concordo: “uma mentira dita mil vezes…”. É o que está a acontecer na comunicação social e nos blogs, como convém ao PS e, a PPC.

    Gostar

  45. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    17 Março, 2010 18:07

    Uma mentira dita mil vezes passa a ser verdade: a verdade a que temos direito. – Jorge Paulo

    Esse é o moto da comunicação social e opinion-makers hoje em dia. Não há grande solução para isso.

    Gostar

  46. António Coelho's avatar
    António Coelho permalink
    17 Março, 2010 18:11

    Começa a fartar tanta hipocrisia!O que foi aprovado no Congresso do PSD diz APENAS respeito aos militantes do PSD!Estes “chuchalistas” que se preocupem com o que se passa no seu Partido e com o Sócrates e deixem os outros em paz!O País a afundar-se por incompetência e desgoverno e esta gentinha a discutir minudências dos outros!O Passos Coelho definitivamente não tem vergonha na cara.No Congresso deixa passar, agora critica.É de facto o lider ideal para o bloco central com o António Vitorino, como já está a ser cozinhado.Mais nos vale zarpar e o último que desligue a luz do aeroporto!
    PS:Paulo Morais,peço desculpa, mas cada vez me desilude mais!Está completamente fora do País e da realidade!

    Gostar

  47. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    17 Março, 2010 18:12

    Se no tempo do gulag aqueles que criticavam os líderes apenas corressem risco de expulsão o comunismo até passaria por libertador

    Gostar

  48. Leal conselheiro's avatar
    17 Março, 2010 18:12

    Só a mais crassa ignorância pode estar na origem do texto deste post.
    Nada que surpreenda. Com uma ou outra vaga excepção, isto por aqui está a tornar-se irrespirável.
    É que sobeja em cabotinismo o que falta em conhecimento.

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    Alcalino permalink
    17 Março, 2010 18:20

    Sim, mas já está nos últimos dias. O que ainda está a dar, pelo menos mais uns dias, é a questão do bullying.

    O João Baião, o Goucha, a Júlia Pinheiro têm apostado mais nisso. Ainda falaram da rolha, mas já não resultou. O bullying dá mais. Ele é psicólogos, polícias reformados, professores, pais, tudo com brilhantes locubrações… Vão por mim que está aí para lavar e durar…

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    17 Março, 2010 18:43

    Leiam o artigo 94º do regulamento do PS, foi copiado pelo PSD com a alteração dos 60 dias. O nosso mal è ter que aturar estes partidos da treta que nos prederam pelo pescoço, com a abrilada, e
    trinta cinco anos depois, estamos dependentes dos seus aparelhos!

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Março, 2010 18:50

    Vê-se alguma discussão prática que aborde verdadeiras opções de Portugal? Um plano? A simples enumeração de possíveis caminhos? Bem pelo contrário, são horas e horas de discussões sobre coisas que não interessam nem ao menino jesus, como a de ontem entre Morais Sarmento e o líder da bancada socialista. Esta gente está completamente desorientada e o país está à deriva no alto mar, tendo ao leme um sujeito arrogante, incompetente e intolerante que pensa ser o salvador da pátria. Ainda por cima uma pessoa muito pouco recomendável. Um país assim tem por horizonte a barriga.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    S.Guimarães permalink
    17 Março, 2010 19:00

    àcerca desta norma punitiva no PSD, saiu logo a terreiro a foguetada PS cheia de fogo de artifício, com os lacaios de serviço cheios de empáfia libertadora, esquecendo-se de que nos seus estatutos, e no artigo 94º, e que aconselho vivamente a sua leitura, também tem lá um grande batoque de “liberdade socialista”.
    S. Guimarães

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Março, 2010 19:37

    Tanta discussão sobre as normas do PS para quê? Será que ainda ninguém percebeu que no PS toda a gente sabe que o rei vai nu e ninguém ousa piar, com excepção de um ou dois que dizem abertamente que o partido está estalinista e politicamente morto, como Henrique Neto há muito afirmou sem papas na língua na SICN?

    Gostar

  54. MJRB's avatar
    17 Março, 2010 19:40

    51,

    De facto, a “classe” política deste país é composta muito maioritariamente por pessoas incapazes para os cargos, que banalizam e prejudicam cargos, sejam autárquicos ou governamentais.
    Confrange e inquieta qualquer cidadão atento e que queira viver num país decente.

    Qualquer puto com padrinho ou papá influente pode ser autarca ou deputado, qualquer jota pode dirigir pessoas e bens, qualquer vigarista “limpo” pode presidir a uma empresa do Estado, qualquer aldrabão e incompetente pode governar o país.

    Principal culpado: o povinho-NADA !, que não quer “saber de política”, que despreza o futuro, seu, dos seus, e das comunidades.

    Gostar

  55. per caso's avatar
    per caso permalink
    17 Março, 2010 22:08

    Não exagere, ó Paulo, a coisa não é tão dramática, não passou a fronteira do gozação simples, se, como li num jornal, hoje, tudo se resume à artimanha inocente de Santana, que, c’os seus botões disse, tá bem, dei-lhes um congresso, à borla, correu bem, pode dizer-se, e até o Marcelo das bocas, ui, não só ele, my god, não faltou gabarolice, e então é justo que ao fim se lembrem de quem tem ideias, se fale de mim um pouco. E eu vou estar por aí, não esqueçam, a ver como descalçam a bota.

    Gostar

  56. per caso's avatar
    per caso permalink
    17 Março, 2010 22:18

    #54

    MRJB, não se abespinhe, preserve a confiança, my friend, está do PEC, de hoje em diante, gestores do nosso portugalório ficam de passar em prémios os seus comparsas estadunidenses, não somos provincianos, como nenhum banqueiro levará a palma ao Bernanke, nem sspíritos santos, e de políticos entrará um por cada cinco que dêem o fora, inúteis, sendo que levará para casa mais que o prémio Nobel da Paz, o mesmo grande chefe do mundo. É justo.

    Gostar

  57. José Matos's avatar
    José Matos permalink
    17 Março, 2010 22:19

    A decisão de castigar militantes com pensamento independente nem é o problema, até porque, como já alguém disse, estamos em Portugal, logo as leis e os regulamentos não são para cumprir. O problema são as causas, não as consequências. E as causas é que os líderes são fracos. Os líderes não aceitam críticas porque não sabem defender-se delas, porque não acreditam em si próprios. E nisso têm razão.

    Salazar precisava da censura porque sabia que não sabia responder aos críticos do regime. Porque sabia que muitos dos seus críticos eram mais inteligentes e mais honestos do que ele. Porque sabia que dizia muita coisa em que nem ele acreditava. Porque era hipócrita e intelectualmente desonesto e sabia disso. Santana Lopes sabe que não sabe responder aos seus críticos, e só não sabe porque o criticam porque não sabe criticar-se a si próprio.

    Se as regras de funcionamento dos partidos políticos passarem a beneficiar o debate de ideias, se voltarem as ideologias para os debates partidários, então vamos saber quem são os políticos que não sabem fazer das críticas desafios. E vamos saber quem são os políticos que não sabem o que são políticos. Fica o Paulo Morais e poucos mais.

    Gostar

  58. per caso's avatar
    per caso permalink
    17 Março, 2010 22:21

    gestores do nosso portugalório não passarão em prémios os seus comparsas estadunidenses, nem Bava, nem Rui Gargaleiro, só faltava… honrados como nós somos.

    Gostar

  59. gigi's avatar
    17 Março, 2010 22:56

    Olhão
    Em casa para escapar a bullying na escola

    Há uma semana que a criança não vai às aulas. Escola recusou prestar esclarecimentos.

    Há uma semana que o mundo de Pedro (nome fictício) ficou reduzido às paredes da casa. Foi esta a solução encontrada para proteger a criança de 10 anos dos maus tratos de colegas mais velhos na Escola João da Rosa, em Olhão.

    Desde o início do ano lectivo que Pedro era vítima de agressões e roubos. Chegou a ser ameaçado com uma faca, quando recusou entregar o dinheiro que a mãe lhe dava todos os dias. Levou bofetadas e colocaram-lhe a cabeça dentro de água num poço, entre outros maus tratos.

    Tímido, não contou nada. Até que a mãe estranhou que aos domingos ele estivesse sempre nervoso e chegasse a ter febre. ‘Foi quando percebi que o problema era com a escola’, conta a senhora.

    Reuniu-se com os responsáveis do estabelecimento de ensino e Pedro acabou por contar o que se passava à psicóloga da escola. ‘Disseram-me que não valia a pena pedir transferência porque estavam a tentar transferir os que o agrediam’, continua a mãe. E como solução ‘ficou decidido que ele ficava em casa e recebia o material das aulas pela internet’, acrescenta.

    A decisão foi há uma semana. Mas, desde então, a mãe da criança não recebeu qualquer e-mail da escola. Da mesma forma não lhe foi dito quando é que Pedro poderia regressar às aulas.

    Ontem, o CM contactou a direcção do estabelecimento de ensino, que recusou prestar declarações. Já Luís Correia, director regional de Educação do Algarve, referiu que estava a ter conhecimento da situação pelo CM e prometeu esclarecimentos para hoje.
    http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=5F581725-8997-4485-90D1-70BF834D30E3&channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181&h=11

    «A decisão foi há uma semana.»

    Gostar

  60. o sátiro's avatar
    17 Março, 2010 22:58

    Comparar uma suposta “Lei da Rolha” com o “stalinismo” e – cúmulo da calhandrice – os GULAGS é

    verdadeiro insulto e calúnia às milhões de vítimas da barbárie stalinista!

    Mas que diarreia mental deu a esta cambada para misturar uma normazita de um partido com uma das

    maiores catástrofes provocadas por tiranos da História da Humanidade?

    Gostar

  61. JV's avatar
    17 Março, 2010 23:59

    O senhor faz, neste texto, uma das coisas mais abjectas e socialmente nocivas que se pode conceber – um abuso da História. O gulag não era a expulsão de militantes de um partido em meio a um regime de plena liberdade democrática: era o envio de opositores ao regime, militantes, ou não, para campos de morte e tortura onde penavam em trabalhos forçados até ao suspiro final. Reduzir a memória arrepiante e horrível do gulag ao pífio sinal de antidemocraticidade do PSD é banalizar a memória desse horroroso sistema, é dar dele uma imagem de brandura e de limitação de alcance que rigorosamente nunca teve e que jamais podemos, por acção ou omissão, levar a crer que teve. Em nome das suas vendettas contra correlegionários do PSD jamais ouse relativizar a brutalidade das experiências totalitárias, Paulo Morais. Não lhe assiste esse direito, que a História é de todos e os riscos que a sua torsão implica afectam muito mais que o seu ganho retórico.

    Gostar

  62. per caso's avatar
    per caso permalink
    18 Março, 2010 00:25

    #60

    “Comparar uma suposta “Lei da Rolha” com o “stalinismo” e – cúmulo da calhandrice – os GULAGS é”

    comme on dirais, aquilo era um friol, não chegava ao gozo disto.

    Gostar

  63. MJRB's avatar
    18 Março, 2010 00:43

    Per Caso 56,

    Ok !
    Só um acontecimento me dará confiança total: Vitalino Canas como PRepública, Jorge Lacão como PM e José Lelo na presidência da ARepública.
    São dos poucos políticos em quem acredito.

    Gostar

  64. Alphonsus Gabriel Capone Pinto de Sousa's avatar
    Alphonsus Gabriel Capone Pinto de Sousa permalink
    18 Março, 2010 01:21

    “Salazar precisava da censura porque sabia que não sabia responder aos críticos do regime. Porque sabia que muitos dos seus críticos eram mais inteligentes e mais honestos do que ele. Porque sabia que dizia muita coisa em que nem ele acreditava. Porque era hipócrita e intelectualmente desonesto e sabia disso. Santana Lopes sabe que não sabe responder aos seus críticos, e só não sabe porque o criticam porque não sabe criticar-se a si próprio.”
    José Matos disse

    Ò amigo Matos,de onde tirou essa idéia?!
    Os críticos de Salazar eram mais inteligentes? Ahaha! Viu-se,quando pegaram no que Salazar deixou foi um fartote.Sempre a receber dinheiro da UE e olhe onde nos meteram.
    Já agora os regimes comunistas precisam de censura porquê? Pela mesma razão?

    E mais honestos? Quem,estes mafiosos? Só pode estar a brincar ou sofre de algum delírio.
    Por acaso não veio do Júlio?!
    Trate-se antes que seja tarde!

    Gostar

  65. per caso's avatar
    per caso permalink
    18 Março, 2010 01:32

    Tá certo. Mas ainda que os melhores, habituados a não passar de reflexos, eles não fariam grande coisa, privados da sombra do nosso grande chefe, em líder geral do bp, do mp, como da polícia e dos media. E isso, sim, que era a festa.

    Gostar

  66. Verissimo's avatar
    Verissimo permalink
    18 Março, 2010 09:46

    #38
    Por acaso não sou do PS.
    Para você todos os que não concordam consigo é porque estão contra si!?

    Não seja Ácido.

    Gostar

  67. Licas's avatar
    Licas permalink
    18 Março, 2010 18:07

    66.Verissimo disse
    18 Março, 2010 às 9:46 am
    #38
    Por acaso não sou do PS.
    ***************************

    DE QUE ESTÁ À ESPERA?

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    jmlm permalink
    18 Março, 2010 18:43

    “O que aquela norma diz é simplesmente isto: quem nos 60 dias antes de eleições fizer campanha contra o que for a estratégia do partido vai pro olho da rua. E então? Só está num partido politico quem quer. Portanto tem que respeitar as regras do mesmo.”

    Gostava de saber o que diz das ditaduras de partido único, é um partido, tem regras, só lá está quem quer…
    Num estado de direito acima de tudo está a liberdade democrática, aquele que permite que haja partidos e eleitores, mas livres, sendo os seus direitos e deveres titulados na lei fundamental que é a Constituição e não num qualquer rabisco intitulado de estatuto.
    O que me deixa mais triste é ver que a famosa “lei da rolha” declaradamente inconstitucional, teve origem no Sr Santana Lopes, que é sói formado em direito e participou em projectos de CRP junto com o fundador do partido.
    Já agora aproveito para deixar uma mensagem aos candidatos do PSD, que apesar de saberem da “lei” não se referiram a ela durante o congresso.
    Se queremos uma classe politica digna desse nome, esta terá que estar debaixo do olhar atento do eleitor, livre e democrata.
    Esta minha opinião aplica-se a todos os partidos que sofrem desta “doença”.
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  69. bagaço's avatar
    18 Março, 2010 23:42

    Vê-se bem que o autor do post deve supor que os gulags eram uma espécie de bucólico campo de férias (tipo Universidade de Verão do PSD), no qual a única ocupação era discutir a expulsão das pessoas que não concordavam com a forma como estes eram geridos. Se não estás a gostar, camarada, convidamos-te educadamente a sair! O camarada Estaline não quer pessoas insatisfeitas nos gulags!
    Que imbecilidade…
    Este é um fait-divers estúpido e lamentável, então a questão dos dois meses é absurda. É possível criticar o líder 61 dias antes dos actos eleitorais, mas já não o é 59 dias… Claro que não ajuda a democracia, mas esta já está tão de rastos, que este caso é o equivalente a uma bofetada num doente em estado terminal.
    A unidade de um partido constrói-se com base numa liderança forte, (já agora com hipóteses de mamar nas tetas da grande porca que é a Governação, como a caricaturou Bordalo Pinheiro)e não com regras estatutárias.Aliás, num partido, as regras não escritas prevalecem sobre as escritas e os poderes ocultos sobre os manifestos. As sanções que realmente contam são a exclusão dos lugares elegíveis, das comissões políticas e das nomeações para empresas públicas. O Santana resolveu fazer mais uma favorzito ao Tócras-te, depois de lhe ter dado o poder numa bandeja de prata! http://www.mindjacking.wordpress.com

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    Anónima33 permalink
    19 Março, 2010 00:05

    Ein gespenst kehrt zuruk

    Gostar

Deixe uma resposta para gigi Cancelar resposta