A pré-campanha do Zé custou-nos 18,1 milhões de euros
24 Março, 2010
«A Câmara de Lisboa vai pagar ao consórcio CME/Tâmega 18,1 milhões de euros por causa do Túnel do Marquês, segundo o acordo alcançado entre as duas partes nas negociações que permitiram à autarquia poupar 6,5 milhões. Segundo fonte do município, o acordo entre a Câmara de Lisboa e o consórcio foi assinado ontem, terça-feira, quase seis anos depois de as obras no Túnel do Marquês terem parado por causa de uma providência cautelar interposta por José Sá Fernandes, actualmente vereador na autarquia.»
26 comentários
leave one →

Veja a coisa pelo lado positivo:
A Construtora do Tâmega é uma das empresas do país, de obras públicas. Tem empregados, engenheiros, arquitectos, manobradores de máquinas e maquinetas, mesmo as vituais que são daquelas que se “hádem” ver.
18 milhões deles, é um contributo para o PIB. A despesa iguala a receita. Deu para mudar a frota automóvel dos administradores; deu para pagar uns almoços que nunca se “hádem” ver; deu para conciliar e apazigaur socialmente a empresa durante uns meses.
Se não fosse o Zé Fernandes tudo isto teria sido uma quimera. Assim, o homem sonhou e a obra fez-se.
Quanto ao irmão do Zé Fernandes, o Ricardo que chamou bandido ao Mingos da Bragaparques, disse hoje ao 24 Horas que os magistrados o perseguem.
Coitado.
GostarGostar
E se obrigassem esse Senhor a pagar esse valor? Como somos ricos pagamos nós! Ainda se ele tivesse razão? E diz-se ele de esquerda? Bloquista? Ambientalista? Devia pagar, para ver se para a próxima pensa duas vezes antes de fazer seja o que for. Mas infelizmente nós pagamos e não “bufamos”.
GostarGostar
Pois, o melhor é mesmo não protestar nem questionar mais nenhuma obra pública de eficácia duvidosa.
GostarGostar
3. Por exemplo, a intervenção no Príncipe Real?
GostarGostar
Agora, pelo lado negativo:
18 milhões gastos apenas por causa da paragem das obras em consequência de acções cíveis interpostas por um munícipe que protestou a validade arquitectónica do túnel. Terá sido apenas por causa disso, ou seja, os 18 milhões são directamente imputáveis ás consequências dessa paragem?
E outra coisa: quanto demorou a decisão dos tribunais? Quem responde por essa demora é a crise da Justiça? E como se analisa esta crise, neste caso concreto?
Poderia por exemplo pegar-se no caso e analisar cronologicamente os acontecimentos processuais, desde a petição inicial ou requerimento de providência cautelar e saber se os processos estiveram parados por culpa de alguém, mormente da falta de pessoal ou de uma burocracia emperradora e imputável à legislação.
Isso fez-se? Não se fez.
Por isso…o Zè Fernandes continua onde está, agora muito bem acolhido à sombra do largo. Dos ratos?
GostarGostar
Grande Zé!18 milhões a menos para renovar Chelas.Os primos não vão ficar satisfeitos e ainda vão “descer” á praça do município… isto de se votar bem tem que ter paga capice?
GostarGostar
Os 100000 ficam para mim ok?
GostarGostar
Desculpe lá, mas parece-me que está aqui a escapar-me algo ?????
Se eu decidir interpor agora “providencias cautelares” para parar obras que cumprem com todos os requisitos legais tenho a certeza que nenhum tribunal o irá aceitar, certo ?
Não foi, após o “embargo”, refeito e/ou reformulado um tal de “analise de impacto”?
Foram ou não alteradas questões relativas a segurança (declives, reforço de sectores proximos do Metropolitano, etc etc) de projecto ?
Tivesse tudo em ordem, quer me parecer que a providencia teria sido nula á nascença!
Mas a culpa é do Zé ! Já os “donos do projecto” que pelos visto tinha varias “não-conformidades” são umas vitimazinhas…!
Penso eu de que…
(Não sou filiado nem apoiante do Zé, nem de qualque outro partido! Apoio isso sim a analise racional e da coerencia de postura e pensamento!)
GostarGostar
Onde está o PS que berrou por causa de 80 milhões para 250.000 pessoas na Madeira?
GostarGostar
O Zé que manda destruir cartazes, o Zé que faz perseguições politicas é que devia pagar.
Mas o Zé é defendido pelo sistema.
GostarGostar
Como diria o «Chefe»:
Porreiro Pá!
GostarGostar
E que carácter teve –tem ?– ACosta, ao colocar o tal Zé como seu aliado/vereador a partir das recentes eleições ?
ACosta não sabia, ou fingiu não saber ( captação de votos obligue…), o que o Zé disse, fez, promoveu, por causa do túnel ?
Por causa de Santana Lopes-candidato, optou pelo descarado apoio e muleta do trapalhão ?
GostarGostar
Se a “moda” pega, um qualquer clube ou dirigente manda colocar num túnel um steward (nem é necessário discutir-se posteriormente se é ou não, “agente desportivo”) com o objectivo de insultar jogadores adversários ao ponto destes reagirem, preferencialmente captados em câmaras de vigilância, e…”já tá !” — castigados com X jogos ou com Y meses de suspensão.
(“Quem estiver inocente que atire a primeira pedra”).
GostarGostar
13,
Este comentário era para o post supra de Mr. CAA.
GostarGostar
Este merdoso devia ser responsabilizado por esta dívida.
A propósito desta câmara merdosa, hoje andaram a tapar alguns buracos da minha rua. Mas só alguns… O empreiteiro diz que o que pagam não dá para mais alcatrão.
Que tal deixarmos de pagar o IMI???? É já para o mê que vem!
GostarGostar
Esse senhor devia estar preso! Preso mesmo, agarrado pelo pescoço a umas grilhetas de ferro chumbadas numa parede suja de uma masmorra lúgubre de um qualquer país longínquo, desconhecido e esquecido.
GostarGostar
Como em tudo na vida, há (pelo menos…) uma outra maneira de ver o problema – e é a seguinte:
1 – A providência cautelar de Sá Fernandes teve como motivo o facto de o projecto do túnel não satisfazer requisitos importantes de segurança, nomeadamente no que tocava às normas internacionais aplicáveis a túneis (declive máximo, p. ex.).
2 – A obra, tal como agora está feita, já respeita essas normas.
3 – Os sobre-custos decorrentes do erro inicial não devem, pois ser assacados a quem protestou contra uma construção que, muito provavelmente, já teria custado vidas humanas. O alvo dos protestos (sem dúvida legítimos) tem de ser procurado noutro lado.
GostarGostar
Olhe, se quer falar do Braga, falemos…
Pelo menos esses tem valor, não precisam de manobras em locais obscuros como a Cairense, viagens, fruta e prendinhas…
Mas lá está, o gajo bateu, foi suspenso. É injusto? É que o gajo bateu mesmo num “agente interveniente na partida” e há imagens em vídeo de tal ocorrência, mas esses argumentos são (para) outras contas, não é?
Tão depressa advogam que o primeiro ministro é culpado com base em escutas que ninguém viu ou ouviu, só um jornal as publicou e restantes papaguearam, como é da praxe, para a seguir não conseguirem ver o que têm à frente dos olhos em multi-formato multimédia, e visto de vários ângulos…
Há de servir para muito o segredo de justiça…. Cada burro só vê a palha que lhe interessa! Até podiam estar a ver a cena a acontecer à frente dos olhos, com o primeiro a telefonar ao vara, que logo que pudessem vinham aqui dizer que o tinham visto a essa hora a combinar uma viagem a Paris com a Maria de Medeiros(em primeira classe, claro).
PS: Não, não é o partido. É só para dizer que pode-se deixar de bloquear e censurar, quisto há sempre maneira de dar a volta… E não fica bem a um paladino da justiça no caso Face oculta andar aí ás voltas com a censura num mísero blog…
GostarGostar
Comentário a https://blasfemias.net/2010/03/24/este-senhor-tem-de-se-ir-embora/#comment-252401, porque o jovem fartou-se de verdades e ligou a moderação dos comentários.
GostarGostar
Helena gostei do seu post.
É pena que não seja ele a pagar, mas isso ele já sabia, se não não tinha avançado com a providência cautelar. São estes os grandes defensores dos ideais da esquerda mais democrática do mundo, como se alguma vez a esquerda radical pudesse ser democrática.
VIVA PORTUGAL
GostarGostar
Agora comparem com a bagunça e o berreiro que se fez à volta do “herói” JSáFernandes a “denunciar” o túnel…
com a pose envergonhada política e mediática que esta roubalheira está a provocar.
E por causa de um capricho de um pedante, snob e desgraçado, escroque humano, tem o povo que arrotar estes milhões todos.
e com a provável direcção de alguns para cofres partidários e particulares.
A classe dominante política e mediática é mesmo podre, sem carácter, nojenta…
sempre disposta a acnhincalhar o povo
gritando que o dfende.
deviam levar com umas cuspidelas na cara.
vejam bem quem eles(as) são: RTP;TSF;DN;JN;RDP;RR;etc..
se os virem, pensem: vale a pena umas cuspidelas em tais fantoches?
GostarGostar
O dr.José Sá Fernandes é um exemplo de corajosa intervenção cívica e cidadâ que conviria respeitar e aplaudir.Tenham tento na bola!
GostarGostar
#22:Piscoiso com Avatar bloqueado,
Vai cnc! Não sabes o que é? O primeiro c é de “comer”, o n é de “no”, adivinhas o que é o segundo c?
GostarGostar
#23 – já tinha topado o anúncio
http://lisboacity.olx.pt/programadores-cnc-desenhadores-mecanicos-iid-9974871
GostarGostar
Isto chama-se “boa gestão”.
Viva o Zé.
Porque quem paga é o “Zé Povinho”.
Siga a FESTA.
GostarGostar
As “intervenções civicas” entre os tugas custam sempre uns milhões aos outros tugas. Nunca aos próprios.
Veja-se a colocação de uma alcateia de pitbulls noutro túnel com o o chefe rotweiller, ex-cão-de-guarda dos pneus, a debitar punições.
O prejuízo é sempre dos outros.
GostarGostar