Saltar para o conteúdo

Novas oportunidades para empresários

2 Abril, 2010

Segundo o Público, a qualificação média dos patrões em Portugal é bastante inferior à dos trabalhadores. O governo até já está a resolver o problema, permitindo que os empresários frequentem as Novas Oportunidades (genial, não ocorreria a mais ninguém).  Se bem que exista quem considere que isto não é propriamente um problema, talvez valha a pena uma pequena reflexão sobre a incapacidade do ensino formal para produzir empresários. Isto é, porque é que pessoas com tão boas ideias sobre como os empresários devem agir e com tanta formação não vão para empresários? Ser empresário em Portugal é o recurso daqueles que não tendo um canudo, precisam de se desenrascar. E nada melhor para um gajo se desenrascar do que criar uma empresa, quem sabe contratando pessoas com canudo que não criam empresas.

33 comentários leave one →
  1. Leal conselheiro's avatar
    2 Abril, 2010 18:56

    Olhe, o falso engenheiro conseguiu o canudo por fax, a um domingo.
    Por que não determina ele que o mesmo seja facultado a todos os empresários?
    Sempre ficava mais em conta do que inscrevê-los na Novas Oportunidades (embora o resultado fosse igual, claro…)

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Abril, 2010 18:58

    “O governo até já está a resolver o problema, permitindo que os empresários frequentem as Novas Oportunidades (genial, não ocorreria a mais ninguém).”

    Ahahahahah!
    Ainda estou a rir dessa posta.
    Gostava de saber se há algum empresário que aceite um “canudo” de Novas Oportunidades de um subordinado. Pela minha parte, mandava o subordinado enfiar o “canudo” no sítio que eu cá sei…

    Gostar

  3. maria's avatar
    maria permalink
    2 Abril, 2010 18:59

    Eu ia comentar mas, perante o 1º comentário, nada mais tenho a acrescentar.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Abril, 2010 19:02

    #1

    Era uma ideia a ter em conta. Diplomas para todos, por fax, aos fins de semanas e feriados. Era um grande salto para as estatísticas nacionais e um bom figurão nas médias europeias…

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Pete permalink
    2 Abril, 2010 19:02

    É muito mais confortável trabalhar na função pública ou em empresa de serviços (bancos, EDP, telecomunicações) que têm pouca concorrência exterior. Suspeito que já não há putos na escola a sonharem em ser empresários (os mais espertos sonham em ser médicos os menos dotados sonham em ser políticos ou trabalhar na PT). Assim o futuro só pode ser negro.

    Gostar

  6. AJDiogo's avatar
    2 Abril, 2010 19:03

    Então meus amigos onde está o activismo anti-mentira?
    Lá por o Durão dizer que desconhecia o maior negócio
    do seu governo não dexistam.
    Proponham mais uma comissão de inquérito e se possivel
    outra de ética, farça camaradas.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Nãocoiso permalink
    2 Abril, 2010 19:07

    Acha que a licenciatura em química do Belmiro de Azevedo terá feito dele o empresário que é?
    Acha que sem a licenciatura por fax o nosso PM não seria o empresário de sucesso que é?
    Que cursos tinha Henry Ford?
    Quantos professores de gestão de empresas conseguem pôr uma tasca a funcionar?

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Abril, 2010 19:08

    #6

    Refere-se a quê?
    Escreva com mais calma e releia o que escreveu antes de submeter o comentário. Assim comete menos erros “hortográficos”.

    Gostar

  9. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    2 Abril, 2010 19:17

    Os nossos neo-keynesianos da Universidade e dos Jornais nem sabem fazer contas de somar ou subtrair como se vê pelos resultados.
    Um curso universitário nesta terra é cada vez mais para dar instrumentos teóricos para se enganarem a eles e aos outros.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Ponto Final Parágrafo permalink
    2 Abril, 2010 19:30

    “Ser empresário em Portugal é o recurso daqueles que não tendo um canudo, precisam de se desenrascar. ”

    É este o tipo de ampresários? (patrões) que temos. Nos tempos que correm, isso já deu o que tinha a dar.Por estes empresários? é que a nosso produtividade anda nas ruas da amargura. Estes empresãrios? são muito bons quando não têm concorrencia e os tempos são de vacas gordas e vão também engordando, embora quem para elaes trabalhe poucas oportunidades têm para criar gorduras.

    Gostar

  11. Rilhafoles's avatar
    Rilhafoles permalink
    2 Abril, 2010 19:41

    E os outros? Onde estão? Nas empresas públicas a mamar? Ou nas universidades a ensinar o que não sabem fazer?

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    NGUNGA permalink
    2 Abril, 2010 19:43

    Com os amigos certos o melhor é fazerem-se logo 3 empresas.Ganha o concurso sempre a casa.Isso é que é empreendedorismo.Agora montar uma empresa que começou por pedreiro, canalizador, mecânico e foi crescendo é só chatices.Impostos, regulamentos,dividir com os empregados enfim fazer de alvo de tiro da feira dos milhares que por aí andam a dizer como deve ser sem o fazerem como dizem…

    Gostar

  13. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    2 Abril, 2010 19:51

    “E os outros? Onde estão? Nas empresas públicas a mamar? Ou nas universidades a ensinar o que não sabem fazer?”

    Esses não são empresários. São gestores, isto na melhor das hipóteses…

    Gostar

  14. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    2 Abril, 2010 19:53

    Depois também há aqueles “empresários” das “energias alternativas” que 99% das vezes só existem por causa do dinheiro dos contribuintes que está nas mãos dos políticos….

    Gostar

  15. NoLello's avatar
    NoLello permalink
    2 Abril, 2010 19:55

    Pois é! Sou engenh electrotecnico e ha 34 anos estive a trabalhar numa empresa de Aveiro. Um dia o “patrão” disse-me que queria aumentar o armazem, para eu fazer os cálculos dos pilares e da placa. Eu disse-lhe que era de electrotecnia, e esse trabalho devia ser feito por um engenheiro civil. Resposta do “patrão”: “mas você é engenheiro ou não? Um engenheiro tem de fazer tudo, senão muda.” Disse-lhe “está bem”. Passado 2 dias levei-lhe um engenheiro civil (novato), disse-lhe que lhe trazia um engenh civil para fazer o projecto do armazem. Antes que me respondesse, informei-o que procurasse outra pessoa que me substituisse porque me considerava demitido. Resposta do “patrão”: “É ja”.
    Passado 2 dias tive vários telefonemas para voltar, mas já estava a trabalhar noutra empresa. Bons tempos em que havia emprego.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Abril, 2010 20:11

    O João Miranda é empresário ou não o sendo isso acontece por causa do ensino que frequentou? Talvez começar uma empresa totalmente fora da sua área de saber fosse uma boa ideia.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    castanheira permalink
    2 Abril, 2010 20:21

    Muito se queixam estes socialistas que os empresarios não prestam , são incultos , são maus etc.
    Então e vós socialistas que estais á espera ? Empresario qualquer um pode ser e em terra de cegos quem tem olho é rei!É só conversa é o que estes “xuxas” têm! Degradam o “sistema de justiça” até bater no fundo , a corrupção alastra que nem um polvo ,o fisco ataca ultrapassando qualquer moral,a ASAE extravaza o bom senso destruindo as micro empresas , as leis ,os regulamentos ,as taxas ,as licenças etc , fazem o resto. E depois querem bons empresarios? É o socialismo estúpido!

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Observador da decadência permalink
    2 Abril, 2010 20:23

    Não segundo o público, mas sim segundo o INE.
    Com que então desenrascanço não é? Lindo. Este post é só rir.

    Gostar

  19. Essa é boa!'s avatar
    2 Abril, 2010 20:34

    #7

    Empresário de sucesso, o falso engenheiro?
    Só se for de sucesso na trafulhice…

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    2 Abril, 2010 21:11

    Genial! Com as “NOs”, vamos ficar com um “empresariado” enxutíssimo, cheio de “farramentas” de gestão para enfrentar a concorrência global!

    Isto está cada vez mais tristemente ignorante!

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Abril, 2010 21:44

    exacto. isto prova que escolaridade ( de hoje ) nada vale na vida práctica e pouco ajuda a alcançar sucesso profissional se não houver outras coisinhas por trás , tipo família ou amigos (ou cunhas..).
    de qualquer modo gostava de saber as idades de empresários e trabalhadores. a escolaridade obrigatória tem vindo a aumentar , não é? e é muito normal encontrar patrões de 50 para cima com poucos anos de escola teórica e muita escola da vida.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    luikki permalink
    2 Abril, 2010 22:02

    isso podia aplicar-se aos governantes/políticos….
    são pouco/nada qualificados…por isso é que este sítio é o furúculo da europa…

    Gostar

  23. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    2 Abril, 2010 23:22

    …isso podia aplicar-se aos governantes/políticos….
    são pouco/nada qualificados…por isso é que este sítio é o furúculo da europa…

    Pouco ou nada!? Eu vejo advogados, aquela profissão que ganha mais quanto mais complicadas forem as leis…

    Gostar

  24. JV's avatar
    3 Abril, 2010 02:30

    Os dados não me espantam minimamente. Em Portugal a formação de que se disponha é irrelevante nos negócios. Se o «Face Oculta» nos ensinou alguma coisa, foi que em Portugal de pouco interessa o mérito e a arte do desenrascanço: tudo o que é preciso é uns quantos «robalos» a entregar ao homem do banco ou da balança do ferro-velho.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    ATEU JACOBINO permalink
    3 Abril, 2010 03:29

    CAMARADAS!

    Este ano comemoram-se os 100 anos da República!

    Data bem negra da História de Portugal. Temos de ser sinceros e reconhecer. Tal como o pós 11 de Março-75!

    O grande AFONSO COSTA prometeu acabar com a religião católica em duas gerações.

    NÃO CONSEGUIU!

    Apesar das perseguições, dos roubos, das torturas, dos assassinatos…não acabamos com os católicos!

    Só demos desemprego, emigração aos milhares, hiperinflação, miséria e fome, e instabilidade governativa.

    Talvez o pior período da História de Portugal!

    Gostar

  26. J.Pinto's avatar
    fiscalidadenoblog permalink
    3 Abril, 2010 18:28

    Não concordo com a maioria das intervenções feitas aqui:

    Também não concordo com as “Novas oportunidades para empresários” porque não concordo com estas “novas oportunidades”.

    Mas terei de concordar que há empresários que, para além das enormes potencialidade que se lhe são conhecidas” fazia-lhes falta mais formação, desde que fosse formação necessária e útil à sua actividade, não a formação destas “novas oportunidades”. Não vejo razão nenhuma por que razão os empresários não podem ou não devam ter formação?

    Hoje em dia qualquer profissão exige actualização (formação) constante. Por que razão uma pessoa que tem enormes responsabilidades, como é o caso do empresário, não se há-de actualizar? Deveria ser exigida como é à maioria das profissões qualificadas.

    Muitos dos empresários ficariam muito mais ricos (em formação) se tivessem umas ideias de fiscalidade, gestão de recursos humanos, legislação, etc…

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Abril, 2010 10:48

    Também não defendo tretas das oportunidades nem nada do género, e habitualmente concordo com o JM. Mas sobre este assunto, é de facto bastante confrangedor o retrato do nosso empresariado no país profundo em que gestão é pouco mais do que gerir a conta corrente. Não perceber que isso é também um problema da nossa sociedade é tapar o sol com a peneira. O JM conhece o país real ?

    Gostar

  28. Luis Gaspar's avatar
    4 Abril, 2010 11:45

    Você enferma de um erro de análise que é comum nos liberais que não vivem em Inglaterra ou nos EUA, e que se torna especialmente engraçado nos que moram em Portugal. Em Portugal o empreendorismo nasce da vontade de poder – de exercer o pequeno poder -, que é muito mais inebriante que ganhar dinheiro, construir algo ou ter o nome numa rua depois de mortos. O que interessa em Portugal é exercer poder. É o resultado de um país que já só é Católico na fachada, e os quartos estão cheios de humidade. E os empresários portugueses, na sua maioria trolhas inebriados, gostam particularmente de exercer poder. O resultado é um país muito pobre.

    Gostar

    • jcd's avatar
      4 Abril, 2010 12:31

      Não posso discordar mais. Conheço muitos empresários que partiram do zero e não há um só que terá construído a sua empresa com ‘poder’ na cabeça. Dinheiro, melhoria do nível de vida, querer construir algo, querer uma vida mais activa, autonomia, tudo podem ser motivos. Poder, não. Quem quer poder pelo poder vai para a política.

      Gostar

  29. Kruzes Kanhoto's avatar
    4 Abril, 2010 11:57

    A tão propalada fraca produtividade não começará por estas coisas?!

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    castanheira permalink
    4 Abril, 2010 17:21

    #28
    De que estas á espera? Se os empresarios portugueses são maus , na tua opinião , então tu serás melhor ! Demonstra o que vales e deixa de culpares os outros !

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    há-ali-babá+40 permalink
    4 Abril, 2010 21:14

    Já o Zé do Telhado, foi um notável “impresário do gamanço”, arte que muito evoluiu desde então e hoje muito empregada e delineada sob outros “nobres telhados”, que não o do nosso genial, famoso e modelar Zé.
    É o que está mesmo a dar, é a actividade do gamanço!
    De tal modo que, agora, até é matéria de “cadeira universitária”, porém, em formato diverso e invertido – gamar a muitos e muitos pobres para distribuir por alguns (40) ricos…!

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    BiEpi permalink
    8 Abril, 2010 16:30

    #9

    “Os nossos neo-keynesianos da Universidade e dos Jornais nem sabem fazer contas de somar ou subtrair como se vê pelos resultados.
    Um curso universitário nesta terra é cada vez mais para dar instrumentos teóricos para se enganarem a eles e aos outros.”

    Donde, os nossos “monetaristas” e de outras escolas, incluindo a austríaca, devem ser experts em cálculo mental. E nada como não frequentar esses cursos, para ter capacidade crítica e não se deixar enganar por ninguém….

    Notável, este comentário do Lucklucky, que pelos vistos não deverá ter o diploma do ensino básico….

    Gostar

Indigne-se aqui.