Saltar para o conteúdo

SCUT’s

9 Abril, 2010

“Os cidadãos quando se deslocam nas SCUTs já estão de facto a pagá-las através dos impostos rodoviários, que foram instituídos com o fim de construir e manter estradas. Com o que se paga só de ISP, um carro de consumo médio, a gasolina, paga de imposto, por cada quilómetro percorrido, cerca de nove cêntimos. Acho que já bastaria! Só que, infelizmente, hoje, apenas menos de 20% dessa colecta é canalizada para o seu fim inicial, sendo o restante esbanjado na máquina insaciável do estado.”
Na Rádio Renascença.

11 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    9 Abril, 2010 07:52

    Concordo com o princípio da consignação de receitas. Mas, então, se todo o ISP vai para a construção e manutenção de estradas, não deverá haver quaisquer portagens…

    Alternativamente, todas as estradas teriam portagem, e o ISP deveria ser abolido.

    A voragem assaltante deste “Estado do sítio” leva a incongruências como esta, que se verificam em tudo o que o tal “Estado” põe a mão. Isto agravou-se com os governos sokas e já vinha com grande lastro do guterrismo (que os governos condicionados do PSD-CDS em 2002/04 não conseguiram inverter). Não esqueçamos o esbanjamento dos 10 estádios (dez!) que este sokas de agora arranjou enquanto ministro, dos quias 7 estão quase sempre às moscas, e só 1 tem afluência aceitável (Luz).

    Gostar

  2. nuno granja's avatar
    nuno granja permalink
    9 Abril, 2010 08:39

    acho que o utilizador deve pagar portagens embora o post tenha a sua pertinência.

    sugiro que nas próximas eleições em vez de adormermos embalados por sound bites tipo “confiança”, “modernidade” etc, etc, se discutam estes assuntos ao c^ntimo…. sugestão também válida para as autárquicas

    Gostar

  3. AJDiogo's avatar
    9 Abril, 2010 09:01

    Na Alemanha existe um imposto anual, tipo imposto de circulação, e não há portagens para ninguém. Aqui como gostamos muito de capelinhas temos que parar em todas para tirar o ticket ou colocar a moédinha no mealheiro.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2010 10:28

    Onde se pode ver essa afectação de 20% ?

    Gostar

  5. caodeguarda's avatar
    9 Abril, 2010 11:02

    este sempre foi um dos motivos pelo que nunca votei no sr. silva foi a privatização da brisa e concessão por 50 anos, condenando-nos ao pagamento de portagens pelo menos pelo mesmo período. já pagamos o asfaltamento integral de Portugal em IA, ISP e IVA em dupla tributação… os apaniguados do pinto de sousa apenas estão a levar o mesmo princípio à exaustão… nada que não tenham feito antes com o aumento do IVA da mfl… só os podemos acusar de falta de originalidade, mais nada… todas as medidas que tomam foram também mal tomadas pelo psd…

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    CBL permalink
    9 Abril, 2010 11:20

    Pelos vistos esta questão tornou-se uma cruzada para o autor. Mas não seria necessário entrar em populismos que em outras versões têm servido para outros fins:apresentar o “grande Porto” trabalhador explorado pelos “mouros” que até podem ir passar o fim de semana ao Algarve sem pagar(então os do norte que lá vão, pagam?…)
    O pagamento nas SCUTs é uma questão de justiça:quem usa, paga.(No tal texto que o autor citava há dias, a ideia que estava subjacente e com a qual concordo é que sempre que alguém deixa de pagar o que usa é porque outro está a pagar por ele. E neste caso pode até estar a pagar sem nunca se meter numa autoestrada).
    Aliás, o princípio do utilizador pagador está presente no ISP:quem o paga é quem usa os produtos pretolíferos, não é quem usa as SCUTs.Pensando em como se encontram das estradas, as SCUTs são mesmo um luxo, por muito que isto custe a dizer.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Paulo Morais permalink
    9 Abril, 2010 11:59

    “Concordo com o princípio da consignação de receitas. Mas, então, se todo o ISP vai para a construção e manutenção de estradas, não deverá haver quaisquer portagens…
    Alternativamente, todas as estradas teriam portagem, e o ISP deveria ser abolido.”

    100% de acordo. Esta é a questão de fundo. Não se cumprindo este princípio simples, é um amplo contrato social que está a ser violado.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Paulo e Moral permalink
    9 Abril, 2010 14:43

    Eu também acho.
    Que não.
    Pelo contrário acho que talvez.

    Gostar

  9. Snow's avatar
    Snow permalink
    9 Abril, 2010 15:39

    Não esquecer que o IC19 não tem portagens, há troços não portajados na A16 e na A8, e a ponte Vasco da Gama tem regime de IVA especial.

    Não é preciso que um lisboeta vá ao Algarve para usufruir de uma SCUT. A verdadeira questão é que o lisboeta e o algarvio, com maior poder de compra e com a mesma ou melhor qualidade de alternativas que no caso da A28 ou A41, continuarão a usufruir de SCUTs.

    Gostar

  10. Bruno's avatar
    Bruno permalink
    9 Abril, 2010 17:01

    Caro Snow, mais uma vez… na A16 não se paga entre Alcabideche e o autódromo do Estoril porque a autoestrada engoliu a estrada nacional entre Cascais e Sintra nesse troço…

    Gostar

  11. Bruno's avatar
    Bruno permalink
    9 Abril, 2010 17:06

    Já a A8 é de graça nas Caldas da Rainha. Não é propriamente grande Lisboa. Já fica no Distrito de Leiria.

    O regime especial de IVA na ponte Vasco da Gama não beneficia propriamente os utilizadores da mesma mas sim a sociedade que é concessionária uma vez que isso não se traduz no preço final da portagem, que é bem cara por sinal!

    Gostar

Indigne-se aqui.