Há rankings em que subimos…
27 Abril, 2010
Há cerca de uma semana, entrámos no top ten dos países em maior risco de bancarrota, com uma probabilidade de tal acontecer de 18%. Hoje já estamos em 6º e a probabilidade de falirmos subiu para 26,6% (vd. Sovereign Risk Monitor).
17 comentários
leave one →

Como disse Orçamento e PEC são irrelevantes, não era mais que um carro a ir contra o muro a 200km/h e apenas diminuir a velocidade para 120km/h.
É bom que não nos esqueçamos do TGV para se perceber como esta gente é louca. E para se perceber como esta gente só mudará com a corda à volta do pescoço e a desgraça instalada, ou seja quando é tarde demais, é ler a patética declaração do Ministro, o “tecnico competente”:
http://economico.sapo.pt/noticias/teixeira-dos-santos-e-tempo-de-governo-e-psd-se-entenderem_87984.html
GostarGostar
E no Jugular fazem-se posts sobre sandálias.
É revelador da forma como as mentes socialistas encaram o momento presente.
GostarGostar
deixem-me ver se percebo.. ha uma semana a situação da economia portuguesa era exactamente a de agora. E por sua vez é melhor do que há uns meses atrás. no entanto continuam e continuam a descer os ratings e os lucros dos empréstimos sempre a aumentarem. O risco mantem-se, o juro aumenta. Mas não há ninguém que controle estes agiotas, estes miseráveis? e vocês todos contentes? os países ricos não pedem dinheiro por acaso?
GostarGostar
Ega,
Quem é que está contente com isto?
Justamente por nada mudar é que continuamos hoje a descer no rating como temos vindo sistematicamente a fazê-lo. E se nada for feito, continuaremos a descer alegremente até uma situação insustentável. Acho que é altura de acabar com o estado de negação e com a desculpa esfarrapada e estafada de “a culpa não é nossa, a culpa é dos especuladores”.
A cupla é nossa. E só nós podemos fazer algo para inverter este estado de coisas. E dado o que se tem feito nos últimos anos, isto não pode deixar ninguém contente.
GostarGostar
ahahaha, o título está muito giro.
Na verdade, a situação com o TGV está cada vez mais anedótica e mostra como estamos a ser governados por loucos. Depois, dizem que foi a crise causa do desaire.
GostarGostar
“deixem-me ver se percebo.. ha uma semana a situação da economia portuguesa era exactamente a de agora. E por sua vez é melhor do que há uns meses atrás.
Ora vejamos, a dívida publica* de Portugal em Dezembro de 2009 era de 132,7 mil milhões de Euros em Março de 2010 é de 135,9 mil milhões de Euros, se quiser consultar:
Click to access 12BM_Dezembro.pdf
Click to access 04_BolMensal2010.pdf
Por isso a sua afirmação só pode ser ignorância ou mal informação.
*A Dívida Publica já de si desastrosa sobe mais 2,4% de aumento em 3 meses – ou seja cada português do mais novo ao mais velho passou a dever mais 220 Euros de Janeiro a Março, estes valores não incluem a dívida entretanto contraída pelas empresas publicas, parcerias publico privadas e outras maravilhas da desorçamentação.
Além disso em Abril já houve mais leilões de dívida por isso fique a saber que os 220 já devem ter ido para 300 ou 400 Euros por pessoa este ano, a somar aos 13270 Euros que já devia…
GostarGostar
Perdão. Erro acima 13590-13270=320 por isso de Janeiro a Março a dívida de cada Português aumentou 320 Euros e não 220 como escrevi acima.
GostarGostar
#2 Ricardo E no Jugular fazem-se posts sobre sandálias.
É revelador da forma como as mentes socialistas encaram o momento presente.
Não só meu caro.
Também há outro post revelador da mente socialista:
Ponho os óculos, fecho os olhos e entro na dialéctica de ver e não ver. Ensaio a cegueira e concluo que de olhos fechados, com óculos ou sem eles, só vejo o que quero ver.
GostarGostar
E se há rankings em que temos tido grande sucesso, como este caso revela em todo o seu esplendor, há outros que, mesmo apesar da intensa propaganda, descemos vertiginosamente: é o caso da “modernidade tecnológica” aferida pelo index do e-Government das Nações Unidas entre 2008 e 2010: descemos de 31º lugar para 39º.
GostarGostar
Fazendo as contas com a mesma progressão, daqui a oito semanas e meia estamos na bancarrota. É em princípios de Julho.
Espero que façam feriado.
GostarGostar
Provavelmente antes Piscoiso… Neste momento os juros da dívida Portuguesa já estão acima do nível dos juros do suposto empréstimo Europeu à Grécia.
On contagion: Portuguese 3 year yield is now over 5%, the rate at which it will be expected to make funds available to Greece…..
http://ftalphaville.ft.com/blog/2010/04/27/213326/sp-cuts-portugals-ratings-two-notches-to-a/
GostarGostar
Mais um “ranking” da treta. Parece que faz “prognósticos só no fim do jogo”, como o outro.
GostarGostar
Até o Iraque está melhor do que nós!
GostarGostar
O que vou escrever passou-se comigo: frequentava eu um mba da nova quando, numa aula de finanças, tivemos de fazer um cálculo do val de um projecto; para isso é necessário estimar-se uma taxa de desconto para os rendimentos futuros; que taxa escolher ? O professor – que já foi membro de um governo – sugeriu um número, digamos, 6%; quis saber porquê 6 e não 10 ou 3, e também como estimar tal taxa a 20 anos de vista ? O professor disse: sem termos um número não se podia fazer o cálculo. Portanto escolhia-se um. Comme ça. Aí, fez-se-me luz na minha cabeça dura e comentei: acabo de perceber o que é a engenharia financeira – todo o lixo que entra é igual ao lixo que sai. Terminado o curso voltei à minha engenharia das electricidades e nunca mais quis saber de finanças nem de economia para mais nada excepto acompanhar o descalabro, – que já se iniciou ao tempo da actual PR -, com mais conhecimento interpretativo. Vem isto a propósito do risco de insolvência: 26 vírgula, adoro a vírgula!, 6 %. Isto é ciência!!! Oculta, mas Ciência ! E então esta vírgula eleva este cálculo à dignidade de um nobel. Gentes: não tenhais medo: já um tio meu, banqueiro de 1ª água, me dizia no fim dos anos 70 e com a crise à vista: as dívidas entre estados não são para pagar; entre bancos, essas sim.
GostarGostar
A volatilidade do cálculo do risco é assim tão grande? A minha interrogação relaciona-se com a comparação que fiz com a lista do Verlorene Generation (dados de 26.04.2010) (*):
País CDS Probabilidade
Argentina 895 83%
Venezuela 788 82%
Paquistão 621 73%
Grécia 570 70%
Ucrânia 548 69%
Iraque 437 60%
Dubai 418 58%
Islandia 350 52%
Letónia 336 50%
Líbano 280 44%
Portugal 267 42%
(*) http://verlorenegeneration.de/landerisiken-im-uberblick/
GostarGostar
Vendam-se as reservas de ouro e amortizem-se as dívidas ao exterior. Corte-se a despesa, começando pela cúpula do Estado para servir de exemplo, e depois por aí abaixo. Fim às grandes obras públicas dispensáveis e investimento na justiça para fazer essa abstrusidade funcionar de uma vez por todas. Declarar inválidas as últimas eleições por manipulação do ps e recomeçar de novo, do zero, com ou sem euro.
GostarGostar
Comecemos por correr com os LADRÕES da política.
O mais recente: INÊS DE MEDEIROS
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=AD9838FD-3EF1-474E-ADA6-3A79E9841174&channelid=00000090-0000-0000-0000-000000000090&h=3
Alguém sabe desta petição?
GostarGostar