Saltar para o conteúdo

Uma das primeiras acções de um novo governo…

7 Maio, 2010
by

… é pôr este tipo na rua. Como se não bastasse a propaganda que faz ao governo à custa do contribuinte (lembram-se do encarte incluído nos jornais antes das eleições?), deu um nó cego a futuros governos que terão que suportar as absurdas opções para que nos arrastou. A pressa em contratar é total. É um recado aos portugueses: tomem, embrulhem e paguem!

Leitura adicional: Erros Estratégicos da Nova Rede Ferroviária, por Rui Rodrigues.

18 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Menshevik permalink
    7 Maio, 2010 00:36

    O Par(a)lamento de Atenas aprovou as medidas.

    Está bem. Assim o quiseram, assim o vão ter.
    A classe política (passe o oxímoro) não merece nem mais nem menos do que o que vai obter.

    “δημοκρατία – (dēmokratía) “rule of the people”

    ahahahahhahahhah

    Gostar

  2. António Judeu's avatar
    António Judeu permalink
    7 Maio, 2010 00:43

    Sabes, a Crise Mundial é que é um azar do car.. ninguém a adivinhou! Nem Sócrates, nem Cavaca, nem Durão, nem a grande Manuela Ferreira Leite, eterna expert da economia! Vê lá que nem o Pedro Passos Coelho a adivinhou.
    É que das duas uma: ou Sócrates é culpado da Crise Mundial ou Sócrates não é culpado da Crise Mundial. Ou é ou não é.

    Gostar

  3. Fernando Real's avatar
    Fernando Real permalink
    7 Maio, 2010 01:44

    Pois,coiso,como diria a minha prima que gosta de dizer coisas.

    Quem governa é o PS,logo cabia ao PS resolver os problemas da governação.
    E resolveu-os bem.
    Começou por prometer que não subiria impostos,que a crise não chegaria cá,por aumentar o funcionalismo público,etc.

    Face aos avisos sensatos da MFL,troçou e escarneceu.
    Depois,que Portugal era o país mais bem preparado para fazer face à crise.
    Inventou défices que nem ficavam pela metade dos reais,aldrabou os números do desemprego,desorçamentou,enfim tornou toda a actividade governativa numa aldrabice sem qualquer credibilidade.
    Agora que a verdade chega através dos credores e não pode mais esconder as consequências da sua gritante incompetência e desonestidade,lança obras de gigantesca envergadura que levarão inevitávelmente ao agravamento da dívida e à ruína de várias gerações.
    Porquê?
    Todos sabemos!

    Na Inglaterra correram com os xuxas.
    Na Grécia,o povo já começou a pedir contas aos socialistas.
    Por cá,não deverá tardar.

    Gostar

  4. JLeme's avatar
    JLeme permalink
    7 Maio, 2010 02:19

    2.António Judeu disse
    7 Maio, 2010 às 12:43 am

    Sócrates é socretino.
    Não brincar.

    J.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    7 Maio, 2010 08:19

    #2

    E Sócrates por acaso não saberá que perante essa tal crise mundial não se pode estourar o dinheiro da nação nem endividar o Estado e atrofiar o crédito das empresas que são quem exporta para sustentar o país? Nem sabe que poucos vão andar de comboio com bilhetes de avião a metade do preço? Como você é tendencioso e se faz de cego, gostaria de o informar que todo o mundo da economia e da finança sabe que o nosso problema é crónico e foi agravado pela crise. Mas vocês são tão básicos que para se satisfazerem com a pseudo-redução do défice à custa de impostos não se importam de dar cabo da economia. A partidite crónica é uma doença difícil de superar.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    7 Maio, 2010 08:24

    Este fim-de-semana Portugal vai ser brindado com a maior argolada de todos os tempos. José Sócrates está a fazer o mesmo que fizeram no governo de Guterres. Inventam soluçõs milagrosas tipo SCUT só com vantagens e depois é o desastre financeiro e económico que conhecemos.

    E esta pressa desesperada em nos comprometer a todos cheira muito mal.
    Pior, só o silêncio de Cavaco Silva, que já perdeu definitivamente o meu voto.
    Pela passividade quase total, tornou-se numa das maiores nódoas de Portugal.

    Gostar

  7. Gabriel Órfão Gonçalves's avatar
    7 Maio, 2010 08:34

    Ver os seguintes links:

    http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13197859

    (Manuel Moura é um Homem como devia haver mais!) Aqui também: http://www.tvi24.iol.pt/artmedia.html?id=1158628&tipo=2#

    e

    http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13254437

    (Viva o Prof. Brotas. Viva!)

    E ainda: procurar no google por

    “TGV Erros”

    e

    “TGV Radar de Negócios”

    Podem rir-se da maior estupidez ferroviária organizada na História da Humanidade ou chorar por ter nascido neste País.

    É à escolha.

    Tenho o prazer de ser amigo do Rui Rodrigues. Todos deviam ler os trabalhos disponíveis no site “maquinistas” que ele foi publicando ao longo o tempo.

    Quando começou a ser contra a Ota, não lhe davam razão, quando começou a ser contra o T deitado (procurem no google!) não lhe davam razão, agora é contra esta estupidez da linha ibérica de Sines a Espanha… parece que já vão reconhecendo algum talento ao Rui Rodrigues. Vejam os trabalhos e com quanta antecedência ele vem dizendo o que diz. Quando ele sugeriu que Pinhal Novo deveria ser a estação terminal da linha de bitola europeia vinda de Madrid também alguns se riram. Os idiotas rir-se-ão sempre da genialidade dos outros.

    Parabéns ao Blasfémias, um blogue com eles no sítio!

    Gostar

  8. Gabriel Órfão Gonçalves's avatar
    7 Maio, 2010 09:01

    Gostaram de ver Manuel Moura (presumo que seja Eng., alguém m’o confirma) pôr o boy da RAVE K.O. logo no primeiro round?

    Aquela parte em que ele pergunta ao boy: “Então por que é que a linha do TGV é mista?”

    Só para conhecedores… O da RAVE se pudesse metia-se por um buraquinho…

    Manuel Moura é um Sinhor, carago!! Assim, sim! Haja destes para pôr a rapaziada a tremer em frente às câmaras!

    Gostar

  9. JB's avatar
    7 Maio, 2010 09:57

    A litle RAVE Boy, equivalente ao PT Boy.
    Embora licenciado pelo IST, uma desgraça.
    Em linguagem da Cavalaria, uma besta.

    Gostar

  10. Antonio Maria's avatar
    Antonio Maria permalink
    7 Maio, 2010 10:07

    Ia escrever o que JB escrveu.
    Está escrito.
    Assino por baixo

    Gostar

  11. Gabriel Órfão Gonçalves's avatar
    7 Maio, 2010 10:57

    Outros dois bons vídeos:

    Com estes génios à frente de grandes empresas, sei hoje com total certeza que o País não avance por causa dos proletários, dos operários, dos agricultores, dos homens da metalo-mecânica, dos ferroviárias, dos marinheiros, das mulheres-a-dias…

    Trabalho com crianças e adorava ter conhecido estes dois quando pequenos, e respectivos pais e ambiente familiar.
    É que adorava mesmo, para saber quando se deu o “acidente”. Ou os “acidentes”…

    Deve ter sido um duplo AVC com triplo mortal encarpado à retaguarda e meia pirueta com recepção desequilibrada…

    É impressão minha ou num dos vídeos uma das gravatas tem uns resíduos de coca?

    🙂

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Man-qui-tola permalink
    7 Maio, 2010 18:23

    Estes “meninos”… não são os tais da “geração rasca”?!… eheheheh

    Gostar

  13. J.A.Beirão/Transmontano's avatar
    J.A.Beirão/Transmontano permalink
    7 Maio, 2010 18:40

    Este gaijo da RAVE é mais um iberista pró-espanhol, que faz o que do traidor iberista do IBERÓCRATES(sócrates)lhe manda, e em relação ao TGV ficam aqui alguns esclarecimentos para os menos informados sobre esta ataque á nossa soberania que é este TGV.

    Este TGV a ligar Lisboa a Madrid seria a ultima coisa que um governo patriota e responsavel faria devido oa pegigo que represente para nós tanto económica como politicamente, ainda por cima no actual cenário económico.

    Depois a linha tem logo o grave defeito de não estar preparada para transporte de mercadorias, sendo só para passageiros, estando a ser feita por ordem deste ignóbil da rave uma segunda linha paralela a esta para transporte de mercadorias na dita bitola ibérica, eu prefiro chamar-lhe luso espanhola, ou seja, estupideza dobrar, uma linha de TGV para passageiros e uma ao lado para mercadorias, gastos a dobrar.

    Para o fututo está pensado que linha possa a vir a transportar mercadorias, pensado apenas, contudo a linha de madrid a barcelona não foi pensada nem dimensionada ao nível estrutural para mercadorias, conclusão para podermos meter mercadoria em frança, os espanhóis teriam que reforçar todos os viadutos e pontes entre barcelona e madrid para as mercadoria portugesas passarem, esperam sentados, a espanha nunca vai fazer isso, porque a espanha quer-nos impedir a todo o custo de aproveitar a nossa frente de mar e os nossos portos para meter mercadoria na europa, porque isso daria dinheiro a portugal, e eles querem o contrário, prejudicar e empobrecer portugal o mais possivel.

    Sendo assim, vamosgastar um balurdio destes numa linha de TGV que nunca vai levar maecadorias para a europa, que era o que nos poderia interessar e basicamente estamos a permitir que os castelhanos nos coloquem aos nivel das suas capitais de região, aceitando este modelo de TGV em estrela e medridocentrico, e que nunca será rentavel.

    Sendo assim, e mediante este quadro penso que já muitos portugueses se aperceberam que somas governados por gente alinhado com os interesses espanhóis, uns já confessados e outros vão-se confessando aos poucos, dispostos a alienar a nossa soberania ao fim de quase 900 anos.

    E sendo assim e para quem ainda tem duvidas quanto as reais intenções deste TGV eu relembro aqui algumas afirmações feitas por membros do governo e pessoas a este ligadas nos últimos anos, e amplamente noticiadas pela comunicação social.

    Logo em 2005, ouvimos o primeiro ministro dizer que a sua principal prioridade era a Espanha, Espanha, Espanha, depois em 2006 o ministro das obras publicas à época, Mário Lino na apresentação do TGV na Galiza confessou-se iberista e disse que a ibéria perseguia Portugal.

    No ano passado em plena campanha eleitoral o ministro dos negócios estrangeiros, o maçonico do Luís Amado disse em Pombal que o futuro de Portugal passa pela ibéria, vejam bem onde é que isto está a chegar.

    Nessa mesma altura tivemos também a afirmação do senhor Ricardo salgado do BES que disse que o TGV é fundamental para estruturar a ibéria, banqueiro este que nos documentos estatisticos do seu banco define Poertugal com parte de ibéria, se colocaram estes tópicos no google irão perceber o que eu quero dizer:
    ” BES triangulo iberia, Brasil, Angola”

    Ffinalmente eu ouvi em directo na sexta feira passada no expresso de meia noite da sic noticias da boca do senhor Luís Nazaré, economista e um dos subscritores do manisfesto em defesa das grandes obras públicas que o TGV serve para nos ligar ao centro da ibéria, só por istoo este gaiji merecia que o Vieira lhe retirasse o cartão de sócio e o expulsasse do cargo que ocupa no benfica, um traidor destenão merce ser dirigente do benfica, ou seja, parece já fazemos parte de um hipotético pais de nome ibéria com capital em Madrid, falta apenas passarmos a fazer de jure.

    Mediante tudo isto, eu ainda pergunto se realmente há alguém nestes pais que ainda acredite naqueles argumentos falaciosos do primeiro-ministro de que o TGV serve para diminuir a nossa periferia e é feito para nos ligar ao centro da Europa?

    Este TGV é a maior fraude dos últimos séculos em Portugal, e é basicamente uma obra de subalternização de Lisboa em relação a Madrid, com o objectivo de colocar Lisboa ao nível de qualquer uma das capitais regionais espanholas, como Barcelona, valência, Sevilha, ou Bilbau, com o objectivo claro e declarado de reduzir a bolsa de Lisboa insignificância, de endividar Portugal, e de fazer um as multinacionais que ainda se encontram em Lisboa para quês e mudem de armas e bagagens para Madrid assumindo a designação ibérica, empobrecendo ainda mais Portugal e diluindo cada vez mais a fronteira entre Portugal e Espanha, sendo o TGV sem duvida alguma um dos instrumentos usados para levar á perca de independência de Portugal a médio prazo, esta é que é a verdade, verdade esta que ninguém diz aos portugueses.

    Eu também pergunto se este TGV algum dia vai ser rentável, quem é que vai deixar de apanhar um avião para qualquer uma das capitais europeias por uma bacatela nas low costs para dar um balúrdio por um bilhete de TGV que custara 4ou5 vezes mais, e que demorara uma eternidade, só se for um maníaco dos comboios.

    Com isto eu não quero dizer que Portugal não deva estar ligado á rede europeia por TGV no futuro, deve sim, mas essa ligação á Europa deve ser feita pelo caminho mais curto em direcção ao Pirinéus, à França, ou seja, pelo chamado corredor Vilar Formoso, Valhadolid, Irun-França, ligação esta para passageiros e mercadorias e que nos permitiria aproveitar a nossa frente atlântica e os nossos portos como porta de entrada de mercadorias na Europa, sendo por este corredor que entra grande parte do tráfego rodoviário de mercadorias em Portugal, e nunca no passado os portugueses para se dirigiram para a Europa tiveram que passar por madrid, isto não cabe na cabeça de ninguém.

    Contudo esta ligação por Vilar Formoso em direcção a irun, e para transporte de mercadorias e passageiros a Espanha não a quer, visto que daria muito dinheiro a Portugal, o que a espanha quer é aproveitar-se dos nossos portos de mar para fornecer certas zonas de espanha mais próximas de portos portugueses do que de espanhóis.

    Por exemplo aproveitar Sines e Setúbal para fornecer a extremadura espanhola, e Aveiro e leixões para fornecer Castela e leão, sendo esse o motivo porque estão ser feitas novas ligações na dita bitola ibérica em vários portos portugueses em direcção a Espanha, mas sempre com a perspectiva de confinar os portos portugueses a Espanha e impedindo-nos sempre de enviar mercadoria para e a Europa por TGV, com o objectivo claro de tornar a nossa economia cada vez mais dependente da espanhola.

    A única linha que a Espanha esta a preparar para transporte de mercadorias por TGV para a Europa é a chamada linha mediterrânica, que parte de algeciras onde os castelhanos tem um grande porto de mar e dai sempre junto á costa em direcção a Valência, Barcelona e França, e com esta linha os portos portugueses são automaticamente decapitados e perdem competitividade face aos espanhóis, visto que ninguém vai deixar mercadoria em Sines, Setúbal, Aveiro ou leixões, se depois esta para seguir para a Europa tiver que fazer o percurso ate ao sul de espanha, para seguir para França, ou seja, os barcos param logo em algeciras, e Portugal fica literalmente a ver navios.

    Este TGV é aponta de lança do ataque final a Portugal por parte de espanha, plano este que tem como objectivo a perda e alienação do independência e soberania de Portugal em relação á Espanha a médio prazo, não há que ter duvidas quanto a isso, por isso acredito no patriotismo do presidente e esperto que este tome posição e impeça este verdadeiro atentado a Portugal.

    Gostar

  14. Carlos Santos's avatar
    Carlos Santos permalink
    7 Maio, 2010 19:42

    TGV EXCLUI AS MERCADORIAS – REPORTAGEM TVI NO YOUTUBE

    Rede ferroviária que o Governo quer construir vai transportar:

    Passageiros em bitola europeia
    Mercadorias em bitola ibérica

    Está errado. A nova rede deveria ser mista, para mercadorias e passageiros, em bitola europeia

    Gostar

  15. J.F.A.Beirão/Transmontano's avatar
    J.F.A.Beirão/Transmontano permalink
    7 Maio, 2010 21:07

    Acordas-te tarde jovem, le o post anterior,esta linha é para matar Portugal subalternizando lisboa me relação a madrid, tal como diz o tradior do ricardo salgado, é para estruturar a ibéria, amnha escreve um dia negro na história portuguesa.

    Gostar

  16. Gabriel Órfão Gonçalves's avatar
    8 Maio, 2010 00:14

    Eh, eh, fui eu que fiz o upload do vídeo anterior. Tem qualidade fraquinha, porque tive que filmar o meu monitor com uma câmara digital!… 🙂 Há a 2ª parte. E há ainda o fabuloso documentário da RTPN. Procurar no Youtube por “TGV Radar de Negócios”, em 3 partes, em excelente qualidade (n fui eu que fiz o upload desse.)

    Os respectivos jornalistas (Carlos Enes, e Deusdado) são dois grandes profissionais de que Portugal se deve orgulhar.

    —————————————————————

    Caro J.A. Beirão / Transmontano,

    estive a lê-lo com toda a atenção e queria, com toda a consideração, chamar a atenção para alguns factos do seu texto que não estão correctos; e algumas opiniões de que simplesmente discordo.

    Não concordo com a visão que as ligações a Espanha sejam a priori um ataque à nossa soberania (V. no entanto o fim da mensagem sobre esta questão). Precisamos de realizar trocas comerciais e possibilitar a mobilidade de portugueses e espanhóis ao mais baixo custo possível e em tempo razoável. A haver ataque à sobernia, não será por aqui, mas por outros motivos (creio que em especial um) que desenvolverei mais abaixo.

    A questão das linhas estarem ou não preparadas para mercadorias: ao contrário do que afirma, a linha de bitola europeia (erradamente chamada linha TGV, o que é tão sem sentido como chamar a um aeroporto que receba aviões supersónicos um aeroporto supersónico) está preparada para passageiros e mercadorias, até 25 toneladas por eixo, o que parece suficiente (alguns técnicos prefeririam mais, mas não consideram a situação grave). Veja no vídeo aos 7:28.

    O problema, sim, é que ao “lado” desta (não é bem ao lado: é de Sines a Espanha; a europeia vai só do Poceirão a Espanha) o Executivo quer construir em bitola ibérica outra linha para mercadorias (obviamente tb dará para passageiros; uma que só dá para passageiros é que está limitada sempre a cargas por eixo tão baixas que dificilmente poderá transportar mercadorias… ok, talvez 10 paletes de grades de ceveja por vagão :)).

    É esta estúpida linha em bitola ibérica que o Governo pretende que ligue o porto de Sines a Espanha!

    Então de que serve que a linha Caia-Poceirão esteja feita para transporte de mercadorias? Como é que as mercadorias que deveriam partir do porto de Sines, de Setúbal, da Autoeuropa, etc., chegam ao Poceirão, se não estão previstas nenhumas linhas em bitola europeia a partir de nenhum destes sítios para chegarem ao Poceirão, depois a Caia/Badajoz, e depois a toda a Espanha (que está a mudar a toda a velocidade a sua bitola, de ibérica para europeia), e por fim à Europa? Como é que uma coisa chega a um sítio se não pode lá chegar???

    Portugal pode muito bem ter linhas europeias mistas (isto é, para passageiros bem como para mercadorias), mas isso DE NADA SERVE, se essas linhas não chegarem aos PORTOS MARÍTIMOS!!!

    E neste momento nenhuma chega! Nenhuma. Nem está projectado que cheguem!

    Portanto o Carlos Santos (comentador anterior que exibiu o vídeo) nisso tem razão: tal como está projectada, as nossas mercadorias andarão sempre pela bitola ibérica! Chegam à Espanha, mas mesmo isso terá os dias contados, ou acham que a Espanha nos vai fazer o favor de ter duas redes só porque nós não nos actualizámos em tempo devido???

    Querem mais?

    A nova linha Lisboa-Porto, que previsivelmente chegará depois a Vigo, é em bitola europeia (era só o que mais faltava, também, não ser…). Mas essa, nem está preparada para mercadorias! É só para passageiros. E o boy da RAVE fundamentou a opção em estudos que diziam que se fosse para mercadorias a linha ficava mais cara! Pergunto: quanto dinheiro perderemos por não a termos capaz de transportar mercadorias???

    Se o defeito da linha Caia-Poceirão é, apesar de poder levar mercadorias, as mercadorias não poderem nem sair nem chegar de/para Sines nem de/para Setúbal até/a partir d’ ela (a linha), o defeito da linha Lisboa-Porto ainda é pior!

    É que, para remediar a falta de continuidade da linha Caia-Poceirão, bastará um dia (quanto mais cedo melhor, claro!) continuá-la depois para Sines e para a zona de Setúbal, e então poderemos dizer: estamos ligados de Sines à Polónia!

    Mas com a Lisboa-Porto isso nunca vai acontecer: os contentores que saem da Bobadela (salvo erro é ali que há uma zona de armazenagem de contentores de mercadorias) irão sempre pela linha actual, de bitola ibérica. Pergunto eu: para onde, carago? Chegadas a Aveiro, não podem ir para a futura linha europeia Aveiro-Vilar Formoso-Irún-França, porque a bitola é diferente!

    Será que o Governo quer pôr a Mota-Engil ou outra empresa do regime a, em cada nó de linhas de bitola diferente, construir um sistema de transbordo de vagões com gruas?

    Têm dúvidas de que é isso que eles querem?

    Com o devido respeito, o administrador da RAVE tem tido as ideias mais sem sentido de toda a história ferroviária portuguesa. Conseguiu cometer os piores erros imagináveis: as linhas europeias não ligam pontos de embarque e desembarque de mercadorias; as linhas que o fazem, não comunicam com o resto da Europa!

    Pergunto-me muito sinceramente o que se passa dentro de uma cabeça destas! Talvez… NADA!

    Além de tudo isto, o Governo quer avançar ao mesmo tempo com todas as linhas, com o Novo Aeroporto (que é totalmente dispensável – ler no meu blogue sobre isso), e com mais uma terceira auto-estrada entre Lisboa e Porto. Obviamente o futuro será comer pão e água!

    O ataque à nossa soberania a meu fazer só pode ser isto: a compra de comboios de alta velocidade aos Espanhóis, aos Franceses, ou aos Alemães. Eu sou totalmente contra isto! Quero que os meus deputados façam reabrir a Sorefame, e que lá sejam construídos os nossos comboios, com o mínimo possível de importação de tecnologia e materiais. A mão-de-obra, essa, deve ser exclusivamente portuguesa, exceptuando peças que não seja de todo possível construir cá. Uma indústria nacional começa pelo princípio, não pelo fim. Ao importarmos comboios perdemos duas vezes: o dinheiro que eles custam, e a oportunidade de iniciar a nossa entretanto extinta – mas anteriormente próspera – indústria ferroviária. Comboios para 200/220 km/h chegam perfeitamente para a nossa realidade. Todos queríamos melhor, mas a que preço? Como podemos querer viver como alemães e franceses e japoneses? Digo sempre esta frase: se a Alemanha é muito próspera, é porque é lá que está a BMW, a AUDI, a Mercedes, a Siemens, a Bosch, a Thyssen, e tantas, tantas, que não conhecemos. São países com fábricas!

    Continuo a remeter para este vídeo:
    http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13197859

    Como disse Manuel Moura, os passageiros estão muito bem na actual linha em bitola ibérica entre Lisboa e Porto. A nova deve ser pensada para mercadorias (logicamente que se pode levar mercadorias pode tb levar passageiros. Os problemas de velocidades resolvem-se com os “desvios” – que é como os comboios se ultrapassam uns aos outros. A técnica existe desde que… existem comboios! Só a doutoranda em Transportes no IST Ana Paula Vitorino é que teve a lata de ir para a televisão (programa Sociedade Civil) dizer que os comboios não se podiam ultrapassar… E está a fazer o doutoramento! Que vergonha. Espero que o IST a ponha na ordem!)

    O Sr. disse: «contudo a linha de madrid a barcelona não foi pensada nem dimensionada ao nível estrutural para mercadorias, conclusão para podermos meter mercadoria em frança, os espanhóis teriam que reforçar todos os viadutos e pontes entre barcelona e madrid para as mercadoria portugesas passarem, esperam sentados, a espanha nunca vai fazer isso, porque a espanha quer-nos impedir a todo o custo de aproveitar a nossa frente de mar e os nossos portos para meter mercadoria na europa, porque isso daria dinheiro a portugal, e eles querem o contrário, prejudicar e empobrecer portugal o mais possivel.»

    Tenho dúvidas sobre a veracidade dos factos que refere. Vou investigar e dir-lhe-ei depois, mas do que me lembro, esparsamente, é de que Espanha está a projectar senão todas, quase todas as linhas europeias para 25 toneladas eixo. Mas vou confirmar.

    Quanto ao Ricardo Salgado, para mim é aquilo que na minha terra se chama um triste. Não lhe vejo autonomia psicológica. Toda uma vida construída para ser escravo de erros que criou. Um banqueiro deve honrar-se de se estar a ***** para o Governo. São assim os homens com eles no sítio. Veja o Belmiro: cospe no Governo todos os dias, seja o Governo o que fôr.

    A rentabilidade do TGV – rectius, das linhas – só pode vir a ser assegurada com uma utilização devidamente maximizada. Logo: mercadorias e passageiros.

    Tb. concordo que uma das linhas prioritárias é Aveiro – Irún – Hendaye. Sim, passar por Madrid não faz sentido, embora de certeza uma parte da rentabilização da linha Sines – Pinhal Novo – Caia/Badajoz – Madrid há-de vir dos passageiros. Uma parte… E haverá mercadorias a circular só de Portugal para Madrid e vice-versa. Eu não teria tanto medo como o Sr., mas percebo os seus pontos de vista. Mas Sines/Setúbal e Aveiro-V. Formoso é que são de facto fundamentais. Quem vier de Madrid chega ao Pinhal Novo e apanha ou um Fertagus ou um Alfa ou um Intercidades. Deve haver uns 30 destes por dia, ao todo, se não mais:
    http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13254437

    Mas os Governantes percebem tanto disto como eu de gestão de casas de meninas…

    «Por exemplo aproveitar Sines e Setúbal para fornecer a extremadura espanhola, e Aveiro e leixões para fornecer Castela e leão, sendo esse o motivo porque estão ser feitas novas ligações na dita bitola ibérica em vários portos portugueses em direcção a Espanha, mas sempre com a perspectiva de confinar os portos portugueses a Espanha e impedindo-nos sempre de enviar mercadoria para e a Europa por TGV, com o objectivo claro de tornar a nossa economia cada vez mais dependente da espanhola.»

    Pois, sabe, às vezes também já pensei se os governantes portugueses não terão as mãos untadas para fazer essas linhas em bitola ibérica. A sua perspectiva merece ser investigada, não há dúvida. Mas se Espanha nos está a atacar, em Portugal há traidores.

    E a pena para a traição à Pátria só pode ser uma. Só uma.

    (Quem quiser receber textos meus regulares sobre estas questões, é só mandar-me um mail para gabriel.orfao.goncalves@gmail.com com a palavra inscrever. Se não gostar pode desinscrever-se a qualquer momento. Todos juntos temos de lutar por uma ferrovia de bitola europeia, mista (= para mercadorias e passageiros) que efectivamente ponha a render os nossos portos; que permita exportar mais barato, e tb., porque é igualmente importante, importar a menor custo, dando trabalho e gerando riqueza.)

    Portugal, sempre!
    Viva Portugal!

    Gostar

  17. Gabriel Órfão Gonçalves's avatar
    10 Maio, 2010 02:27

    http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13256361

    Como sempre defendi, sem a ligação aos portos de mar, a impropriamente chamada linha TGV poderá não ser rentável.

    Tenham medo, muito medo.

    Gostar

  18. J.F.Transmontano/Beirão.'s avatar
    J.F.Transmontano/Beirão. permalink
    10 Maio, 2010 22:40

    Caro gabriel orfão.

    Estive também a ler o seu comentário , e fiz questão de lhe responder, ve-se que você tem formação na área e é entendido na matéria, contudo penso que ainda não percebeu a subjectividade implícita nesta obra.

    Nós se queremos manter-nos como estado independente temos que manter uma certa distancia de Espanha, principalmente ao nível físico, ou seja, nunca podemos permitir que se faça um TGV com este traçado porque isto traduz um certa ideia de continuidade que se passa para os cidadãos, e que com o passar dos anos pode se pode tornar perigosa para a nossa soberania, perigo esse que desaparecia no cenário de a Espanha se separar, o que não é de excluir face aos recentes e cada vez mais fortes movimentos independentistas da Catalunha e pais basco, e mesmo da h«Galiza.

    Mas nos não podemos estar a contar com isso, temos que ter a ideia que ao lado está um abutre castelhano que anda há 900 anos a tentar tomar conta do nossos território, esta é que é a verdade, e não podemos permitir que se faça uma linha de TGV como que se Portugal não existisse como pais independente e isto fosse apenas um pais com capital em madrid, que é o objectivo dos castelhanos.

    E o perigo desta malha de TGV madridocentrica é que as linhas férreas foram usadas desde sempre como meios para estruturar o território e colonizar povos, Estaline quando quis domar os siberianos construiu o transiberiano, os americanos quando quiseram domar os índios e os habitantes da Califórnia não fossem eles separar-se, construíram o caminho de ferro do atlântico ao pacifico, sendo assim nós não podemos permitir que se construam linhas de TGV entre Portugal e Espanha como que se não existisse fronteira entre os países, porque isso a longo prazo pode conduzir à nossa subordinação.

    Pelo contrário temos que dar um sisal de descontinuidade, como quem diz, ai é espanha e aqui é Portugal, isto não significa que não devemos estar ligados a rede europeia., devemos sim mas de acordo com os nossos interesses., e essa ligação deve ser feita por vilar formoso pelo corredor Vallhadolid-Irun direito a hendaye, linha esta mista para mercadorias passageiros, quem quiser ir para Madrid, chega a Salamanca, e apanha o comboio par Madrid, tão simples como isso.

    Sendo assim, Portugal deve ter apenas este ponto de contacto com Espanha, em vilar formosa, dai em direcção á guarda donde sairá uma linha bifurcada em tesoura, uma em direcção a Lisboa pelo actual percurso da linha da beira alta, ou seja, por castelo branco em direcção a Lisboa e outra em direcção Aveiro, com yuma estação em Viseu paraos transmontanos e outra em Aveiro, onde ficaria outra estação que recolheria todo o tráfego vindo do porto e Minho.

    O resto do pais não deve ter TGV, chega-nos a chamada “velocidade alta”, com velocidades da ordem dos 220 km/h tal como vôce diz, como no alfa pendular que para o nosso pais é suficiente, sendo todos essas linhas em “velocidade alta” feitas em bitola europeia como é lógico e passando as linhas já existentes para a bitola europeia.

    Em relação s trocas comercias com Espanha devemos telas, mas não soba a perspectiva socretina de colocar a nossa economia cada vez mais dependente da espanhola, que é o que eles esta a fazer com a construção das novas linha em bitola ibérica, ou seja, confinar os portos portugueses a Espanha, tão simples quanto isso, e não permitir que mandemos mercadoria para a Europa, o objectivo é esse Gabriel, confinar-nos a Espanha, e impedir-nos de enviar mercadoria para Europa.

    Tal como eu lhe disse neste quadro actual, nunca vamos mandar nada para a Europa, porque está a ser feito um cerco a Portugal, porque em primeiro lugar a linha de Madrid Barcelona não está preparada para mercadorias, e os espanhóis nuca a vão transformar, a de Lisboa Madrid pode levar 25 toneladas por eixo, ou por vagão?

    É que se for por vagão, esqueça, um contentor Tir de 40 pés, 12 metros pesa na ordem das 35 toneladas.

    Não tenha duvidas, o plano é encravar-nos e dar-nos como única hipótese para mandar mercadoria para a Europa a linha mediterrânica de algeciras, que decapita imediatamente qualquer porto português em relação ao de algeciras, dada sua posição geográfica em relação aos portugueses, e ninguém vai deixar mercadoria em Setúbal, Aveiro, leixões ou Sines se esta depois tiver que ir para sul ate algeciras por linhas que não existem nem estão pensadas para mercadorias.

    Para você ver que o meu raciocínio bate certo, tal como você disse a linha porto Lisboa em bitola europeia não esta preparada para mercadorias, porque o traidor do men da RAVE não quis, qual acha que foi o motivo?

    Confinar-nos a Espanha, por isso estão a fazer as ligações todas a sair dos portos em bitola ibérica de modo a tornar o processo o mais demorado possível e assim perdermos ainda mais competitividade em relação a Espanha e a algeciras nomeadamente

    Como é que as mercadorias podem seguir para o sul de Espanha se nem a linha em bitola europeia esta preparada para mercadorias, é impossível, depois as ligações a Sines e Setúbal também não estão pensadas em bitola europeia, mas sim em ibérica, e nem se quer esta pensada nenhuma ligação entre Sines e o Algarve e o sul de Espanha.

    Ou seja esta alternativa da linha mediterrânica é uma falácia, é uma não alternativa, ninguém vai deixar mercadoria nos portos portugueses para eles seguirem para Europa, se depois a mercadoria tiver que fazer parte do percurso em bitola ibérica, depois transferida para bitola europeia, com a demora que esse processo implica, tendo ainda que atravessar o pais para chegar ao sul de Espanha e dai tiver que andar a dar a volta á península par seguir para França e restantes países, é muito mais fácil deixar em algeciras, dai segue logo em bitola europeia e em grande velocidade e é muito mais rápido e possivelmente barato, é assim que pensam os armadores e os clientes, e com esta jogada mafiosa Portugal e os portos portugueses ficam confinados a Espanha, a nossa economia mais dependente da deles, amigo, os castelhanos não dão ponto sem nó.

    A linha que nos interessava era a linha por vilar formoso visto que é a mais curta, contudo isso os castelhanos não querem, o que eles querem é empobrecer-nos e essa linha iria enriquecer Portugal e tornar Portugal uma das principais portas de entrada de mercadoria na Europa.
    Para Portugal conseguir isso tinha que em primeiro lugar ter um primeiro ministro que fosse um gaijo patriota e não este traidor deste Miguel de Vasconcelos do séc XXI deste Sócrates, e tinha ser conseguido através da união europeia e dos mecanismos europeus, talvez com a cunha dos Franceses e italianos visto que Sines ou Setúbal ou Aveiro, seria uma boa hipóteses para o sul de França e norte de Itália, e não seria difícil com o durºao na comissão, nesse caso os castelhanos seriam obrigados pela união europeia e ai sim teríamos tornávamo-nos numa porta de entrada para Europa, ao nível de Roterdão e Amesterdão, com a vantagem de termos Sines, o único porto de aguas profundas da Europa, e ai seria ver mercadoria ser descarregada nos portos portugueses e a seguir por vilar formoso em direcção a toda a Europa.

    Contudo desengane-se, por vontade própria os castelhanos nunca farão esta linha, alegarão a urografia do terreno e outras desculpas esfarrapadas para nos impedir de mandar mercadoria para a Europa, e impor-nos-ão sempre a linha mediterrânica deles que automaticamente nos coloca fora de jogo, é como diz o ditado de Espanha, ou melhor de Castela, nem bons ventos nem bons casamentos, neste caso, nem bons ventos, nem boas linhas férreas.

    O plano é este, mas ainda vamos a tempo de evitar o desastre, primeiro há que correr com este governo o mais rápido possível, correr com o gaijo da RAVE ao biqueiro, e com o também traidor iberista do Mendoza Ibérico das obras públicas, o sucessor do Lino ibérico outro filho da puta de pior estipe ou equivalente que o sucessor , meter lá alguém que pense realmente em Portugal e que se deixe de iberismos e de bitolas ibéricas de vez, pagar uma indemnização de uns milhões á Soares da Costa pelo contrato que já foi assinado no Sábado, porque eu acredito e tenho fé que é o que vai acontecer, o TGV apesar de ter sido assinado não vai ser feito nestes moldes espero eu, o cavaco vai arranjar maneira de dar a volta esta merda, mas é melhor dar uns trocos á Soares da Costa do que permitir que se faça este autentico atentado ao pais, e depois é negociar os novos moldes do TGV com os castelhanos não directamente, mas usando a união europeia como interposta pessoa.

    Para finalizar o Ricardo Salgado, esse traidor que disse que o TGV é para estruturar a ibéria só merece que os portugueses lhe fechem as contas no banco dele, esse traidor à pátria, da minha parte já teve o que merecia, a minha já fechou e foi logo em Setembro, ele abriu os queixos em Julho e eu fechei logo aquela merda, este chulo não merece nem um tostão dos portugueses.

    Viva Portugal.

    Gostar

Deixe uma resposta para J.F.A.Beirão/Transmontano Cancelar resposta