Partidos regionais vs. “nacionais”
Um teste à utilidade (ou irrelevância) de partidos regionais – discussão que, recentemente, se desencadeou entre nós – poderá ser a questão das Scut’s.
Alguns autarcas do Algarve já reagiram, em bloco e de forma transversal relativamente ao arco partidário do qual fazem parte, à mera possibilidade de o Governo, até ao fim do presente ano, estudar a possibilidade de “portajar” a Via do Infante.
A Norte – nomedamente, no Grande Porto e a propósito das respectivas Scut’s que serão, todas elas, oneradas com portagens – ainda não percebi CLARAMENTE qual a posição das estruturas regionais dos principais partidos instalados (PS, sobretudo): São contra ou a favor e porquê?
O que pretendem fazer para – caso sejam contra – imporem as suas razões a nível nacional/partidário? Os respectivos órgãos demitem-se? Opõem-se, nesta questão, frontalmente às direcções nacionais? E os deputados eleitos pelos círculos das zonas afectadas? Estão ou não de acordo com o que disse e prenuncia Rui Rio?
Sim ou não e porquê e, já agora e caso sejam CONTRA (caso o PS local seja contra), o que vai fazer?
Este poderá ser um bom teste não só à eventual relevância de partidos regionais, como também à utilidade das denominadas estruturas locais e regionais dos partidos já instalados (concelhias, distritais, federações regionais, etc., etc.). Estas serão, ou não, meros “escritórios de representação” das sedes nacionais dos partidos, ou têm ideias e projectos políticos próprios?

Um teste à relevância desta posta será verificar quantos comentários consegue e daí tirar duplas conclusões.
GostarGostar
As tais denominadas estruturas locais e regionais dos partidos não passam de “amontoados de cus à espera de tacho”. Enquanto não mudar a lei eleitoral e tivermos uma democracia realmente representativa mais vale começar a poupar nas despesas e reduzir a assembleia da republica a 5 deputados, um por partido. Deste modo deixávamos de assistir ao espectáculo triste de ginástica sincronizada sempre que os deputados são chamados a votar sobre algum assunto.
GostarGostar
Impersionante como aqueles que andaram em tempos atrás a dizer que as scut’s deviam ter portagens agora se manifestam contra as mesmas, só na mira de conseguirem alguns votos.
GostarGostar
Jà vimos este filme muitas vezes – as estruturas locais, os autarcas, etc, etc, sejam do poder ou oposição, não tem qualquer poder – já tiveram algum, mas hoje não têm.
Não é uma porta que está aberta para os partidos regionais – é uma avenida. E a única forma de torná-la numa “rua” é aprovar rapidamente os circulos uninominais.
Se o Partido do Norte tiver candidatos por Aveiro – e estes tiverem liberdade de voto para defender a sua região (distrito de Aveiro ou Centro), terão o meu voto. Na verdade, tendo em conta que Aveiro está dentro da real área metropolitana do Porto (que vai de Aveiro a Viana), terão o meu voto de qualquer modo. Basta de pilhagem.
GostarGostar
Onde está aquele espírito nortenho que impediu o dr. Salazar de criar portagens na Ponte da Arrábida?
GostarGostar
O Rui Rio o que anda a fazer é armar-se em incendiário da treta. Esta coisa de que todo o país tem de se pôr de cu para o ar com medo dos nortistas é de rir. O Governo tem de tratar todos os portugueses por igual. Eu aqui na zona de Lisboa se quiser andar numa auto-estrada tenho de a pagar. Era o que mais faltava ser obrigado a pagar auto-estradas nas quais não ando.
Portanto, o Governo tem de pôr portagens no norte e já o devia ter feito, e se houver alterações da ordem pública que mande os cães para pôr ordem naquela gente. E se eles não estão satisfeitos que peçam a secessão que por mim é para o lado que durmo melhor.
O Rui Rio não está a alertar para coisa nenhuma, o Rui Rio está a fazer papel de incendiário na esperança que, mais uma vez, os portugueses das restantes regiões do país se acocorem à porcaria dos nortistas.
Quer dizer o Estado e os portugueses de todas as regiões do país, nomeadamente da região de Lisboa, têm desviado verbas de todo o lado para as dar de bandeja para o norte. O Norte anda a ser sustentado por mim e por muitos, e mesmo assim ainda querem ser tratados em situação de excepção.
Os nortistas que têm a mania que produzem mais do que os outros, que trabalham mais do que os outros, não passam é de gente miserável que só têm letra e garganta.
GostarGostar
#6 Lisboeta e Sulista,
Agradecia então que me explicasse porquê que no actua QREN o distrito do Porto é o que obtém menor investimento per capita.
Já agora, concordo sempre com o principio do utilizador-pagador, como tal estou disposto a pagar portagens nas nossas SCUTS logo que os senhores aí do Sul o façam também (principalmente na região Oeste)ou apenas concorda com as portagens no Norte?
Uma pequena acha para a fogueira, eu se andar de autoestrada também pago portagem, curiosamente quando ando de Itinerário Complementar não é costume pagar e as nossas Scuts, p. ex. A28, não é mais dos que o IC1 com outro nome….
Saudações
GostarGostar
#6 Lisboeta e Sulista,
Já agora, por minha parte não pretendo invadir o Sul, mas se os senhores nos deixassem em paz eu não via com muitos maus olhos essa situação. Quanto a ter medo do Norte, aqui em cima nos nunca fomos conquistados por vocês, o contrário é que já não se aplica…..
GostarGostar
Se o Governo se encolher à chantagem dos nortistas e eu tiver de continuar a pagar uma coisa que não utilizo para eles andarem de barriga cheia nas auto-estradas à minha conta, então terá de se avançar para a criação de um Partido da Região de Lisboa de forma a defender os seus habitantes como eu, e exigir que, de uma vez por todas, a riqueza que é aqui produzida não nos seja Roubada e desviada para o Norte e que deixemos de pagar portagens como os outros.
Tudo aqui à volta é pago e bem pago. Não somos cidadãos de 3ª !!!
GostarGostar
AGG
vocês não me metem grande medo, nem me fazem grande falta. Como já disse aqui repetidamente, são gente de que eu não preciso para nada, e por quem nem tenho nenhuma espécie de simpatia e muito menos de afecto. Prefiro mil vezes os andaluzes ali da raia.
GostarGostar
AGG
porque diabo é que uma empresa de Lisboa que é tão portuguesa como qualquer outra tem de ser descriminada no acesso às verbas do QREN só porque está estabelecido que esse dinheiro tem de ir ara o norte ?
Se uma empresa daqui apresentar um projecto capaz só têm é de ter acesso a essas verbas.
O que vocês têm é muita garganta, têm a mania que são empresários que são muito empreeededores mas o que querem é subsidios, serem tratados em regime de excepção, e terem as verbas por decreto, sem esforço para as obter.
GostarGostar
“…estou disposto a pagar portagens nas nossas SCUTS logo que os senhores aí do Sul o façam também (principalmente na região Oeste)”
Oeste?! Qual Oeste? Pode especificar? É que eu não conheço nenhum caso.
GostarGostar
Um vem avançar com um partido do norte, outro com revoltas…
Vocês não passam é de uns palhaços pobres e tristes….
GostarGostar
Vamos ver se entendi: o governo central faz autoestradas. E devia haver partidos regionais para evitar pagar portagens?
GostarGostar
CUCU: supra 14:
entendeu mal: o governo faz estradas (não são autoestradas), diz que não se pagam ou que só se pagarão de acordo com certos critérios (ex. zonas com maior pib relativo, etc.). Depois, não respeita os critérios e, além disso, faz com que alguns paguem (as 3 do Norte / Grande Porto) e as outras não…
GostarGostar
regionalização sem gente
para além do litoral
GostarGostar
PMF
não se ponha agora a chamar estradas a vias com perfil e serviços de Auto-Estrada só para não ger de as pagar. É que aí para além do que já vos chamei, terei de vos chamar Chicos-Espertos.
Meu caro amigo, nós aqui andamos a pagar uma ponte que já está paga e repaga para aí umas 20 vezes.
Tenham um minimo de vergonha e de decência.
Vocês estão cada vez mais parecidos com os ciganos, e ainda se põem com manias que são a Capital da Fachada Atlântica e parolices do género.
Ganhem vergonha e paguem aquilo que usam.
GostarGostar
#17 Lisboa e Sulista,
Eu disse que sou a favor do utilizador pagador, agora não sou tansinho… se é para mim que seja para todos.
Quanto aos Andaluzes, fique lá com eles que são gente por quem também não nutro grande afecto. O nosso problema foi termos ido aí libertar os meninos, se o Henriques fosse fino deixava os espanhóis irem aí soltar-vos dos mouros e agora eram eles que vos aturavam…
Saudações
GostarGostar
#11
“porque diabo é que uma empresa de Lisboa que é tão portuguesa como qualquer outra tem de ser descriminada no acesso às verbas do QREN só porque está estabelecido que esse dinheiro tem de ir ara o norte ?”
porquê??Porquê?? Só por curiosidade, você sabe para que servem as verbas do QREN que são destinadas ao Norte? è que a UE já tem programas e verbas especificas para incentivar ou subsidiar empresas que apresentem determinados projectos, as verbas do QREN que estao distinadas ao Norte, e não só, vêm com um proposito, ou acha que a UE atribui verbas para o Norte e não para Lisboa sem qualquer criterio? Aqui no norte estamos abaixo da media da UE, alias, estamos abaixa da media de Lisboa, e para culmatar as assimetrias as verbas são exclusivamente para o Norte no caso em discussão.
Logo, acha que faz sentido uma empresa, estado ou seja lá quem for desviar verbas? Disse ainda que andam a sustentar o Norte? Abra os olhos, voces têm a necessidade de desviar fundos comunitarios, ficam com grande fatia dos impostos, fazem as grandes, medias, pequenas, micro obras em Lisboa, e ainda têm a lata de vir dizer que estao a sustentar seja quem for??? Quem beneficia das pontes que voce tem em Lisboa? Aeroporto, scuts, tuneis no meio da cidade? São as pessoas do orte? Onde muitas nem dinehrio têm pa ir a Lisboa?? Mas de certeza que todos pagaram.
Agora ainda me vem dizer que as empresas tem direito aos fundos destinados para o norte, tenha vergonha. Vamos tirar os fundos destinados a Africa para bens alimentares para dar a umas criancinhas tambem africanos em Portugal para comprar brinquedos, olhe afinal são Africanas…é esse o sentido da argumentação?
E abra os olhos e veja onde esta a discriminação…se as verbas estão destinadas ao Norte, pense porquê…ou acha que a UE tb tem medo do Norte, ou discrimina Lisboa…?????
GostarGostar
“Eu disse que sou a favor do utilizador pagador, agora não sou tansinho… se é para mim que seja para todos.”
Acha AGG, é Lisboa que precisa, é o norte que tem todas as infrastuturas, e que tem todo o investimentos, em Lisboa os coitadinhos não têm nada… lá no Parlamento eles usam papel higienico fraquinho, enquanto no Norte até uma autarquia é de folha dupla.
Vão lá os Pobrezinhos dos Lisboetas pagar para andarmos nas estradas que TODOS paga-mos.não auto-estradas.
Até digo mais, vamos criar portagens para as avenidas (mas só no norte)? No porto há muitas, que diz senhor Lisboa Sulista?
GostarGostar
.
Eu não sou a favor do ‘Utilizador-Paador’. Só no Cinema se compra bilhete para ver filmes …
.
Já todos somos ‘Contribuintes-Utilizadores’. O unico que o Estado e nós podemos exiir mutuamente. Porém desde que subordinado ao bom senso fiscal e persecutótio do abuso da carga fiscal além do limite que proibe a criação de riqueza/emprego. A partir do limite que elimina a Economia provocando encerramento de Empresas e Desemprego maciço.
.
A partir do momento que anula um Tecido Economico Lucrativo que atraia quem tenha perfil de arriscar, inovar e criar. Está longe de ser a situação em Portugal como confirma a maciça falta de condições nacionais de criação de riqueza na actual Crise que só não encerra Portugal porque só não encerra também por força de emprestimos estrangeiros diàrios e os Países não abrem falência.
.
GostarGostar
MDN
eu não beneficio da Universidade do Minho, nem da Universidade de Aveiro, nem das Universidades do Porto, nem do metro do porto, nem da casa da musica, nem dos tuneis que há no porto, nem das unidades de saúde, de centros de saúde e USFs a hospitais, muito melhores aí que aqui, que existem no norte, nem da quantidade enorme de auto-estradas que existem aí.
É assim : a choradeira de que o norte está descriminado é ALDRABICE ! Têm das melhores estradas, dos melhores hospitais, das melhores universidades, e são beneficiários liquidos da riqueza que as outras regiões produzem. E o motivo da constante choradeira entremeada com ameaças veladas é só um : chupar cada vez mais.
Vocês são são das regiões onde o Estado mais investe.
Eu vivo num concelho, que é o 2º maior do país e é contribuinte liquido e onde para se andar 3 kms numa auto-estrada sepaga 90 centimos e que por exemplo, em termos de equipamentos de ensino e de saúde está a muutras milhas de vocês. Esse concelho está às portas de Lisboa echama-se Sintra.
E eu pergunto : já ouviu algum autarca de Sintra ou mesmo os sintrenses virem ameaçar com revoltas ou a criação de um partido regional ?
Quanto ao QREN as verbas vêm para o país e se eu criar uma empresa e criar um projecto sustentável você considera que não tenho acesso a essas verbas porque têm de ir obrigatóriamente para o norte ?
Quer dizer nós só somos cidadãos para pagar ?
Deixe-se disso…
GostarGostar
PMF: supra 15:
entendeu mal: o governo faz estradas (não são autoestradas), diz que não se pagam ou que só se pagarão de acordo com certos critérios (ex. zonas com maior pib relativo, etc.). Depois, não respeita os critérios e, além disso, faz com que alguns paguem (as 3 do Norte / Grande Porto) e as outras não…
Obrigado pela explicação.
Então a coisa só se aplica a estradas e não às autoestradas.
E os tais Partidos Regionais serão assim uma espécie de Observatório das mentiras do governo e da equidade da aplicação das suas medidas.
Tenho a certeza que agora percebi bem.
GostarGostar
“Eu disse que sou a favor do utilizador pagador, agora não sou tansinho… se é para mim que seja para todos. ”
AGG
você é é um pobre de espirito e um sujeito com mentalidade de cigano, ou seja um nortista tipico.
Enquanto andou aí uma data de anos a beneficiar das auto-estradas à conta dos outros não se preocupava se nos outros lados se pagava ou não.
GostarGostar
agora rejeitam o consumidor/passador, só falta pedirem a ilegalização do produto
GostarGostar
O IC19 e a A23 não se portajam porquê? Porque é que a ponte Vasco da Gama, que custou tanto como as SCUTs do Norte e Centro juntas, tem IVA à taxa reduzida e não de 21%, como no resto do país?
GostarGostar
E porque é que o novo aeroporto de Lisboa não é financiado apenas pela Portela, mas vão desviar 1,5% das receitas dos Aeroportos do Norte e Algarve para financiar os pobrezinhos dos lisboetas?
GostarGostar
Mas porque é que o norte tem um PIB inferior ao do resto do país se têm todo o tipo de equipamentos e melhor que as outras regiões : de escolas a estradas passando por equipamentos de saúde ?
Só posso concluir que são lerdos e sendo lerdos o que é que eu tenho a ver com isso ?
Se calhar consideram que a riqueza que nós produzimos aqui em baixo tem de ser transferida para aí para equilibrar as estatisticas e acalmar os ânimos.
Ainda ontem estive a ver uma data de anuncios de emprego para empresas de tecnologia, e para aí uns 90 e tal por cento eram para empresas da região de Lisboa, e não estou a falar de empresas do estado, estou a falar de empresas privadas.
E pergunto : onde está o tal propalado empreendedorismo do norte, e que vocês é que trabalham e os outros andam a divertir-se ?
Se calhar pretendem que de forma administrativa o estado obrigue essas empresas a mudarem-se para o norte ?
Há aí um idiota do porto que por acaso agora é director da TvI que há tempos dizia que o revoltava o facto de ter de vir para lisboa e que em lisboa é que havia tudo e no norte não havia nada.
E eu pergunto : porque é que não criam estações de televisão aí ou será que pretendem que o Estado transfira a SIC e a TVi para aí de forma compulsiva para lhes massajar o ego ?
Vocês metem-me é pena !
GostarGostar
e quem é que financiou os aeroportos do norte, do algarve e das adjacentes?
GostarGostar
#28, consulte as estatísticas e resuma-se à sua insignificância.
#29, os aeroportos do Norte e Algarve são financiados pelas taxas pagas pelos respectivos passageiros (do Norte, Centro e Algarve). Taxas que, aliás, todos os especialistas indicam que são pouco competitivas face aos aeroportos espanhóis e desajustadas para a realidade nacional. Mais uma vez a competitividade de Portugal é deteriorada para favorecer os luxos de Lisboa.
GostarGostar
“E eu pergunto : porque é que não criam estações de televisão aí”
Porque o Estado Central tem o monopólio da atribuição de licenças de canais de sinal aberto, sem que nada o justifique. Mas foi criada a RTP-N(orte), que rapidamente o Governo rapidamente mandou transformar em RTP-Notícias…
GostarGostar
Mas porque é que o norte tem um PIB inferior ao do resto do país se têm todo o tipo de equipamentos e melhor que as outras regiões : de escolas a estradas passando por equipamentos de saúde ?
Se calhar porque está no Norte o unico Hostipal que deu lucro, porque talvez, talvez os profissionais sabem que não podem ir buscar dinheiro a outros lados e de facto não desbaratam o dinheiro dos impostos. Quando um Hospital tem 8M de lucro pode se dar ao luxo de investir nele proprio.
E é falacioso dizer que o Norte tem mais e melhor equipamento, esso não é verdade. Mas tambem era o que mais faltava ter um sistema de saude para Lisboa e outro para o Norte. Acorda pa vida amigo.
GostarGostar
“Vocês metem-me é pena !”
Aí concordo, somos bons e cortam-nos as pernas diariamente, até mete pena. Pagamos mais, recebemos menos…
GostarGostar
“Se calhar pretendem que de forma administrativa o estado obrigue essas empresas a mudarem-se para o norte?”
Bastava-nos que não obrigasse de forma administrativa as empresas a mudarem ou instalarem-se em Lisboa.
GostarGostar
Esta discussão apimenta qualquer ideia de regionalização…e que irmandade que por aqui popula…
GostarGostar
Alguns dos comentários antecedentes só comprovam aquilo que se sente (isto é, independentemente do desconto que deve ser concedido a alguma má-fé, tentativa de desconversar ou de escrever qualquer coisita, só para chatear): NÃO existe qualquer espécie de coesão territorial em Portugal e, no fundo, o país é tudo menos inter-solidário e uno, de resto, conceito (esse de país uno) idealista e muito “estado-novista”!)
Não há, na verdade um Portugal (e bem)!
GostarGostar
1- Não faz sentido falar, por um lado, do “Norte” incluindo a Área metro. do Porto e outras regiões como Trás-os-Montes ou o Minho, como por outro lado de “Lisboa” como englobando a área metro. de Lisboa, o “Oeste”, o Algarve ou o Alentejo. É pura demagogia.
2- A malta do “Norte” não tem razão quando se queixa de discriminação rodoviária em comparação à zona de Lisboa: nesta zona não há vias com perfil de auto-estrada que não sejam portajadas, sem falar do exemplo (escandaloso) de se pagar portagem nas pontes sobre o Tejo junto a Lisboa (de Almada a Alcântara – 2 km – se se quiser evitar portagens tem de se ir a Vila Franca de Xira passar a ponte Carmona e percorrer mais de 120km…).
3- A malta de “Lisboa” não tem razão no QREN: há verba destinada à região Norte que está a ser desviada para Lisboa. Resta saber para “que” Lisboa.
4- A RTP-N era de início um projecto regionalista pago pelos impostos de toda a República (tipo RTP Madeira e Açores, mas sem a mesma realidade), pelo que não choca a reconversão em RTP-Notícias. Já tinha havido um projecto privado – Canal de Notícias de Lisboa – que também foi reconvertido para um carácter nacional.
GostarGostar
Infelizmente há que concordar-se com o exposto a #36…e o “nosso” alentejo ligado pela A-fantasmagórica #6…o Alentejo fica lá longe, perto demais de nuestros hermanos.
Guerrinhas piquininas onde todos perdem e nada se constrói e onde nenhum povo se une e luta…para mal de todos nós, não duvidem.
GostarGostar
“A malta do “Norte” não tem razão quando se queixa de discriminação rodoviária em comparação à zona de Lisboa: nesta zona não há vias com perfil de auto-estrada que não sejam portajadas”
Não é verdade. Veja-se o IC19 e a A23. Têm perfil de autoestrada e não são portajadas.
“Já tinha havido um projecto privado – Canal de Notícias de Lisboa – que também foi reconvertido para um carácter nacional.”
A diferença é que todos os canais generalistas já são de notícias de Lisboa – o resto do país só aparece quando o tema é a feira de enchidos, queijos ou touradas. E a população fora de Lisboa é sistematicamente esteriotipada – para os Gato Fedorento, quando o tema é corrupção mostra-se o rio Douro; quando se caricatura parolos, têm sempre sotaque de Braga ou da Guarda; por outro lado chaga-se ao ridiculo de que até nas telenovelas passadas no alto minho as personagens têm sotaque de Cascais. Em Lisboa não se conhece Portugal – aliás, basta ver que algumas das estradas indicadas como alternativas às SCUT pura e simplesmente não existem há muitos anos…
GostarGostar
Acrescente-se uma coisa: a malta do norte não confunde Lisboa com Alentejo e Algarve. Com o Oeste, sim (embora parte do Oeste efectivamente faça parte da Área Metropolitana (real) de Lisboa). E claro, Alcochete, embora seja Alentejo administrativamente, é na pratica Lisboa…
Mas olhe, não queira saber quantas vezes eu ouvi em Lisboa que Leiria (ou Castelo Branco) faziam parte do Norte, ou que Braga era interior… Ainda outro dia li num jornal que Paredes de Coura era interior – quando na verdade até está mais perto do mar que Lisboa!!!
GostarGostar
#39 Centrista:
1- o IC-19 não tem perfil de auto-estrada (tem mais perfil de parque de estacionamento, mas pronto…) e a A-23 não é em Lisboa, vai de Torres Novas à Guarda.
2- No resto do país “Lisboa” também é estereotipada, e tenho a minhas dúvidas sobre se as notícias são assim tão centralizadas. É verdade que há um incêndio num prédio em Lisboa e aparece no telejornal, mas isso tem mais que ver com a preguiça dos jornalistas “em estar no país” do que com qualquer “conspiração” centralista.
3- Creio que a verdadeira divisão é entre país rural e país urbano: os problemas das pessoas e empresas de Lisboa são os mesmos das pessoas e empresas do Porto, mas são completamente diferentes das de Trás-os-Montes ou Alentejo.
GostarGostar
#40 Centrista:
1- Alcochete é Estremadura e não Alentejo.
2- Caríssimo, você também escreveu que a A-23 era em Lisboa…
GostarGostar
Depois de ler o post está na cara que centrista e sulista elitista é o mesmo senhor, ou seja, um regionalista do Porto que para minar isto tudo adopta uma dupla personalidade, tentando passar a imagem que convem ao Porto do pessoal de lisboa.
E pela próximidade dos comentários também deve ser o MDN e o AGG.
Depois lá vêm eles com o partido dos Super Dragões outra vez, e com o seu nortinho em torno do maior cacique da bola de todos os tempos.
Depois pagais e não búfais como os outros, não votassem sócrates.
Ou então exigam aden«missão deste traste.
GostarGostar
“o IC-19 não tem perfil de auto-estrada (tem mais perfil de parque de estacionamento”
Tem tanto perfil como qualquer das estradas que vão portajar no Norte. Mas se prefere que a cobrança seja por parquímetro, tanto me dá.
“mas isso tem mais que ver com a preguiça dos jornalistas “em estar no país” do que com qualquer “conspiração” centralista.”
Os políticos também não fazem qualquer conspiração centralista. O problema é essa preguiça de estar ou conhecer o país. Mas isso resolve-se facilmente através da descentralização do poder adminsitrativo – também conhecido por regionalização. As gentes do Centro não querem mandar em Lisboa – querem apenas poder decidir sobre si próprias – mas porque há de Lisboa mandar no que não conhece, e portanto, não é competente para tal?
“Alcochete é Estremadura e não Alentejo.”
Não para os fundos do QREN… Já agora, Extremadura é uma designação que já não existe há muito tempo.
“Caríssimo, você também escreveu que a A-23 era em Lisboa…”
Torres Novas não fica na região de Lisboa e Vale do Tejo (é certo que por causa do QREN Torres Novas passou, salvo erro, para o Centro – mas se calhar também é Alentejo)? Não pertence à Area Metropolitana real de Lisboa (tal como a do Porto vai de Viana a Aveiro)?
GostarGostar
Ó amónimo, também conhecido por Sílvio, Batista, JFTransmontano Beirão, Brioso, etc., etc. – vá-se catar. Já ando por aqui há muito tempo, e não preciso de me fazer passar por muitas pessoas nem de fazer copy pastes de textos enormes, e muito menos de insultar. Os meus argumentos bastam-me.
Continue a defender os interesses de Madrid e a maçonaria da capital. De preferência sem oferecer porrada a toda a gente.
GostarGostar
Centrista
antes de portajar o IC19 tem de se portajar todos os ICs no norte mais as estradas nacionais tb a norte, com perfil de auto-estrada ou sem perfil de auto-estrada.
Dado que você vem para aqui com má-fé e numa de Anti-Lisboetismo primário eu respondo-lhe no mesmissimo tom.
Como você parece saber para se ir de Sintra a Lisboa só há 3 hipóteses : pela A16, por estradas nacionais até à A5 ou pelo IC19. Como também deve saber, todas as hipóteses, para aleém do IC19 são portajadas. Ou seja, o que você pretende é que para e ir de Sintra a Lisboa os habitantes de Sintra tenham de pagar sejam quais forem as alternativas.
Nesse caso aplica-se a mesmissima lógica aos bimbos, pagam vão por onde forem.
GostarGostar
E mais, como 2º maior concelho do país e contribuinte liquido da chulice nortista Sintra deveria-se levantar e exigir :
– extensão do metro de Lisboa até ao concelho de Sintra.
– construção imediata de um Hospital digno desse nome para servir os 500 mil habitantes do concelho.
– Construção imediata de Unidades de Saude Familar e Centros de Saúde em todo o concelho, porque as unidades de saúde que tem são miseráveis !
– Construção imediata de uma unidade de Ensino Superior no concelho com o mesmo nível que as que há em Aveiro ou Braga.
– Investimento estrangeiro dirigido para o concelho de Sintra à semelhança do que se faz em relação aos nortistas.
– Construção imediata de uma via rápida de ligacão à A8.
GostarGostar
Caro Lisboeta e Sulista,
Como sou uma pessoa bem disposta vou ignorar essa sua coragem exacerbada atrás de um teclado, apenas lhe dizendo que o Senhor é pouco superior a um primata.
Quanto a tudo o que diz, dou-lhe razão, então agradecia que mete-se aí uma cunha para ver se nos libertam porque para vocês nós somos um peso morto e eu prefiro ser miserável a ser Lisboeta e Sulista.
Saudações
GostarGostar
Acho que o Norte deve ser uma região autónoma.
Não faz sentido o Norte ser o quintal da corja de Lisboa.
Façam como os Açores e a Madeira.
Sejam independentes!
GostarGostar
hehehe, amigo não confunda pronuncia com saber ou não saber falar…. os senhores também falam como se tivessem ovos na boca e não é por isso que eu deixo de os ouvir….
GostarGostar
45.Centrista disse
22 Junho, 2010 às 6:05 pm
Mas você afinal o que quer?
Agora toda a gente vem aqui ao blasfémias falar contra regionalização sou eu?
Ontem era o Barreira, Barradas e mais uns poucos, hoje já lhe acrescenta mais o Brioso e o Sílvio, porque não também o outsider, você deve pensar que eu tenho a sua vida, não?
Você é que parece que almoça, janta e dorme no blasfémias, eu trabalho, venho aqui ao fim do dia para ver como é que isto vai, você é que trabalho nem vê-lo, ao tempo que aqui passa, e já agora veja lá se é educadinho e se me deixa em paz.
Para alem disso sempre fui educado consigo e com todo a gente, muito menos oferecido porrada a seja quem for, você é que vem para aqui insultar tudo e todos.
Deixe-se lá de paranóias.
E depois pensa que todos são iguais a si, caro centrista, sulista e elitista, MDN e AGG, você não engana ninguém.
Depois você é que defende secessões de Lisboa e o mapa iberista das 5 regiões, e traições à pátria desse tipo, eu pelo contrário defendo Portugal, sou contra mundiais ibéricos, contra venda da Pt à telefónica, sou contra TGV’s madridocentricos defendidos pelo Sócrates e pelo ídolo portista traidor iberista do Meneses, e vou muito pouco à bola com espanhóis, como já ficou aqui patente várias vezes.
Voltando ao que interessa.
Esta do Partido do Pinto da Costa, designado de “norte”, deve ser mesmo para rir?
Mas estes fanáticos regionalistas do Porto vem para aqui falar de norte para aqui, e norte para ali, afinal o que é o norte?
Defenição:
Norte, conhecido também por setentrião, setentrional ou boreal, geográfica ou astronomicamente, é uma direcção/direção fundamentada no sentido de rotação do planeta e o ponto zero dos quatro pontos cardeais.
Ou seja, o norte é isto, o ponto cardeal, mais nada.
O problema é que estes regionalistas fanáticos do porto não lhes chega mandar no seu burgo, ou seja, Porto e área metropolitana, na melhor das hipóteses distrito do Porto, esta gente não quer poder, quer muito poder, adoptou a táctica castelhana de roubar designações históricas para colonizar novos povos.
Os castelhanos roubaram o nome ibérico e espanhol para lançar o seu domínio sobre nós, eles roubam o ponto cardeal e geográfico que é o norte geográfico do pais, e vêm estão com este norte politizado à volta do Pinto da costa e do Porto clube, para tentar meter no barco deles os Trasmontanos e minhotos, para ver se com isto ganham a massa critica necessária para poderem lançar o pais no caos e numa guerra fratricida norte sul, que só existe na cabeça destes portistas regionalistas do porto.
Essa guerra que o Porto e o Pinto da Costa comprou com lisboa, ou melhor com todo o pais, com as suas afirmações divisionistas dos mouros, e todas as baboseiras que disse, agora o Porto que a trave sozinha, se não que não se metessem em apertos.
Para mim, norte centro ou sul, são apenas pontos cardeais como este ou oeste, e tentar criar uma identidade de nortenho, quando ela não existe, nem corresponde a identidade de quem vive pelos menos no Minho e em Trás-os-Montes é um crime de lesa pátria que esta gente está a tentar levar pela frente, e que no futuro vai com certeza ser chamada a contas pelo que anda a tentar fazer ao nosso Portugal, com o objectivo doentio e patológico de lançar o pais no caos, e não só.
Cada vez mais me convenço, e depois do que vou lendo aqui no blasfémias e noutros blogs, que existem outros objectivos por detrás deste pérfido mapa das 5 regiões, que é o de depois de divididos sermos todos enfiados à pressão numa federação com sede em madrid, que é esse o plano do traidor iberista do sócrates, não tenham dúvidas meus amigos.
O TGV, os mundias de futebol a que chamam “ibéricos” e não luso espanhóis entre outros atentados á nossa soberania, como fecho de serviços em zonas de fronteira têm como objectivo a nossa perda de independência a curto/médio prazo, em favor de uma federação com sede me madrid.
Se ainda se pensasse dividir o pais no mapa das 8, 10 ou 11 regiões, com Minho, trás os montes, Porto e douro litoral, as diversas beiras, ribatejo, Lisboa e extremadura, os alentejos e o Algarve, ai ainda dava para pensar e discutir o assunto, com seriedade, visto que assim se regionaliza o pais num formato que respeita a identidade cltural e social dos Portugueses, agora em cinco regiões seria suicidio nacional, e seria criar novos centralismos no pais.
O Porto não é capital do pais, a capital do pais é lisboa, mas isso não foi decidido há dois dias por meia duzia de marmargos, e o problema é que esta gente do Porto não se convence disso, parece que querem ser eles a capital do pais, Lisboa é capital de Portugal há quase 800 anos, não o é há dois dias, e esta gente tem que meter isto na cabeça de vez.
Eu acho que estes regionalistas/separtistas do Porto deviam era olhar para o Rui Rio, um grande presidente de câmara, mas um homem que na minha opinião pensa o pais, e que não usa esse retórica estafada do norte, para qui e para ali.
Pensem lá no que seria, se agora no que é o Alentejo, o Algarve e parte de Setúbal que está incluída na estremadura resolvessem criar uma Região Sul, os seja, acabavam com a identidade dos algarvios e dos Alentejanos, e imaginem diziam , a capital da região sul é Setúbal, ou seja, os Algarvios e os alentejanos ninguém os calava, isto é o mesmo que o Porto quer fazer a minhotos e transmontanos, ou seja, acabar com a identidade deles.
Ma se esta hipotética região sul, tivesse por exemplo sede em Évora, os algarvios não queriam, ou o contrário, sede em faro, ai era os alentejanos que recusavam, ou seja, com isto eu quero dizer que cada macaco no seu galho.
A regionalizar há que regionalizar de vez, no mapa das 8 ou 11 regiões respeitando a identidade cultural e social de todos os portugueses, para criar novos centralismos em torno do Porto copm esse norte politizado em torno do FCP, então que fique tudo como está.
Agora criar um partido do Pinto da costa, designado de norte, é isso?
Que palhaçada.
Curem-se.
GostarGostar
O norte dos fanáticos regionalistas do Porto acaba em Gondomar.
Trás-os-Montes não é norte, é simplesmente Trás-os-Montes.
Norte é porto.
Para lá do marão mandam os que lá estão.
Viva Portugal.
GostarGostar
Esta gente aproveita tudo e mais alguma coisa para falar do seu hobbi preferido, a regionalização.
Agora ate as scut’s servem para falar de regionalização ou de partidos regionais do Pinto da Costa.
Não misturem as coisas, não querem pagar, não paguem, fazem bem, revoltem-se contra o socretino e exigam ademissão do individuo, novas eleições, que resultem num governo patriotico que exiga o fim dos TGV`s pró-espanha e demais megalómanias do gang sócrático, para isso têm o meu apoio, mas não misturem as coisas.
As scut’s nada têm aver com os partidos do pinto da costa.
Depois não querem que o pessoal diga que a regionalização, o norte que acaba em gondomar e a clubite desenfreada em torno do FCP andam de ma~es dadas e são duas faces de uma mesma moeda.
GostarGostar
Lindo como andam os politiqueiros neste blog. Antes eram a favor do utilizador-pagador, agora POPULISTAS como são já são contra este principio e ai que o Norte (o que eles querem dizer é Grande Porto) é um desgraçadinho, à falta da habitual damagogia contra Lisboa (porque Lisboa paga TODAS as autoestradas que tem e até as pontes paga) não sabem bem o que fazer. Tisteza
GostarGostar
Caro transmontano,
AGG sou só eu, agradecia que não me metesse nos seus barulhos.
Já agora, sou regionalista, nortenho (mais concretamente minhoto)e benfiquista. Não faça generalizações que lhe corre mal…
Saudações
GostarGostar
O lisboeta sulista tem mesmo uma conversa de parvo. Apetece-me chamar-lhe mouro no sentido pejorativo mais profundo da palavra. O norte tem pessoas mais simples, mais humildes, menos convencidas, menos elitistas. Por que é que este parvalhão não questiona o não pagamento da Via do Infante? Não é preciso ser-se sulista e lisboeta pacóvio para se compreender a razão desta omissão. Abafe o ar superior que pretende demonstrar porque, se calhar, estamos na presença de alguém que cospe para o chão e atira a garrafa para um canto, porque há-de haver sempre um humilde cidadão que irá limpar a porcaria que este falso príncipe conspurca por onde passa.Faça uma limpeza profunda a esse caco. E já agora se passar IC 19 veja lá se se adianta com o pagamento…
GostarGostar
AVISO À NAGEGAÇÃO:
SULISTA ELITISTA=CENTRISTA=AGG=MDN.
É SEMPRE O MESMO, USA DIFERENTES HETERÓNIMOS, FALA COM ELE MESMO, PARE DAR A IDEIA QUE HÁ MUITA GENTE A DEFENDER AS IDEIAS DESTES GRUNHOS.
NORTE = FUTEBOL CLUBE DO PORTO = REGIONALIZAÇÃO = PINTO DA COSTA = PARTIDOS REGIONAIS=> É TUDO A MESMA MERDA.
QUAL É A DÚVIDA?
A EXPLICAÇÃO PARA TUDO ISTO ESTÁ AQUI:
http://feiosporcosegrunhos.wordpress.com/
GostarGostar
AGG men, barra centrista, deixa lá o transmontano em sossego, não sejas mau.
Se tu és benfiquista eu sou Jesus, mas o verdadeiro, não o de Benfica.
Os touros só vêm vermelho, tu só vez azul.
GostarGostar
Já tou farto destes Mouros/Sarracenos/Magrebinos andarem a choramingar que pagam as pontes sobre o Tejo…
Pela lógica deles qualquer ponte que atravesse um riacho deve ser portajada…
Porque só se pagam pontes em Lisboa? Se calhar é por causa da sua extensao? Já pensaram nisso???
Ou o vosso cérebro(?) só funciona como tunel de vento entre as orelhas??
Aqui está o comprimento das pontes em causa:
Ponte Comprimento total
25 Abril 2.277 m
Vasco da Gama 17.300 m QUE BRUTALIDADE: A OBRA DO IMPÉRIO
Dom Luís I 385 m
São João 1140 m
Infante 371 m
Arrábida 615 m
Freixo na wikipedia nao tem mas deve ser similar á S. Joao
Estes dados estao todos na WIKIPEDIA…
Se calhar tb tem ligacoes mafiosas com o PENTA da Costa e por isso os tabuleiros das pontes mouriscas devem estar inflaccionados…
LOLOLOL
Aí na “capital do império” falido querem fazer grandiosas obras para entrar no Guiness como a MEGA FEIJOADA DO MILÉNIO e MEGA CONCENTRACAO DE METANO DO MILÉNIO e depois choram baba e ranho quando tem que pagar….
PAGUEM a vossa parolice/mania das grandezas….
A vossa sorte é que as colónias do resto do pais (aka provincias) ainda nao se revoltaram, mas como o barco está a ir ao fundo e a fome a isso vai obrigar, esse dia já esteve mais distante…
Ainda hao-de ter que trabalhar a sério para comer… Nao é só ter tachos da treta num qualquer orgao estatal e ir a banhos de Sol para o Algharb…
Habituaram-se mal com os descobrimentos a explorar os indios do Brasil e a traficar escravos de África, depois com o 25 de Abril perderam as colónias ultra-marinas,
mas graças ás colónias internas e á mama dos fundos da UE conseguiram manter os velhos hábitos e vícios….
PS: AI QUE SAUDADES DE 1755
GostarGostar
Só uma achega ao Transmerdano/Beirao:
A maior parte dos habitantes da Al-Lisbunah vem precisamente das Beiras e Trás-os-Montes… E sao uns autenticos vendilhoes do templo, traidores do pior, pois quando se veem na “Capital do Império” a realeza sobe-lhes á cabeça e viram autenticos sobas/tiranos… Chegam mesmo a renegar as suas origens e a ridicularizar tudo da sua terra Natal… Como melhor exemplo temos o Engenheiro relativo técnico e o próprio “botas” !!!
GostarGostar
Ó PQoPariu,
Então porque razão de tanta choramingueira quando se quer fazer uma nova ponte em Lisboa? Os lisboetas têm culpa de ter um rio muito largo?
Chora mais um bocadinho
GostarGostar
Faltava a cereja em cima do bolo…
Nem sabia que exitia uma outra ponte no distrito de Al-Lisbunah com mais de 10 Km….
Pelos vistos o rio tejo deveria-se chamar Golfo do Tejo tal a sua extensao:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_da_Lez%C3%ADria
12 KM????
QUEREM ELEFANTES BRANCOS???? PAGUEM VOCES!!!!!
GostarGostar
Querem auto-estradas sem pagar????
PAGUEM VOCÊS
AHAHAH
GostarGostar
60.PQPAsPontes disse
22 Junho, 2010 às 11:45 pm
Em primeiro lugar seja educado, estou farto de levar com fanaticos regionalistas mal formados, exponha argumentos mas sem injuriar ninguém, eu não vou responder para não baixar ao seu nível.
Em relação aos desvios de fundos, nunca me viu defender isso, pelo contrário, os fundos devem ser distribuídos pelos pais equitativamente.
Em relação às pontes você tem toda a razão, a nova ponte sobre o Tejo para passar o tgv madridocentrico do traidor do Sócrates não deve ser feita, sem dúvida, faz mais falta a ponte em crestuma levar para completar o ic-24, sem dúvida, tem toda a razão, eu nunca para aqui vim defender os Tgv, nem as pontes em Lisboa, estou aqui para defender Portugal, e o Porto quando tem que ser defendido que é este caso.
Eu já ando na blasfémias há uns tempos e tudo isso já foi aqui discutido, e eu foi sempre a cascar no tgv e na suspensão da linha para o porto, na minha opinião o tgv devia ser feito partindo de Lisboa direito a Aveiro, ai juntava com a linha que viesse do Minho e do Porto, e de Aveiro seguia em direcção a vilar formoso, irun em direcção à França.
O problema é que parece que você não se apercebe que Sócrates esta a fazer o que faz, nomeadamente corta o TGV do Porto evem com as portagens nas csut’s apenas para acicatar os regionalistas do Porto, porque o interesse dele é dividir Portugal e para isso tem que começar a balcanizar o pais e regionalizá-lo no mapa iberista das 5 regiões para lançar o caos no pais, e para depois nos empacotar a todos numa federação com sede em madrid, e vocês fanáticos regionalistas do porto caem e mordem o isco dele.
Vocês tem que perceber que o Pais é desgovernado por um traidor iberista, que desde Lisboa tem feito todo para destruir este pais, Lisboa não tem culpa, é apenas uma cidade, a culpa é de quem para lá vai de fora destruir e rebentar com o pais, esse é que tem culpa, e são de todo o lado, alguns ate do Porto, Teixeira dos Bancos entre outros.
Por isso não misture o patriotismo dos lisboetas com a governação que de lá é exercida por Portugueses de outras paragens alinhados com o ideário iberista e pagos por Espanha.
O que vocês deviam fazer era exigir a demissão deste energúmeno traidor iberista, e propor por exemplo o Rui Rio para primeiro ministro, eu votava Rio, desde que ele não venha com o mapa iberista das 5 regiões, tem logo o meu voto, sem dúvida.
Eu nada tenho contra o Porto em geral tenho contra uma minoria de fanáticos que vem para aqui falar de secessões e galécias, contra esse tenho de certeza, contudo por mais que lhe custe engolir este facto, a regionalização e o fanatismo em torno do FCP são duas faces de uma mesma moeda e directamente proporcional.
Em relação à ligação que estabelece entre Trás-os-Montes e Lisboa não faz o mínimo sentido, os Transmontanos são patriotas, não prestam vassalegem aninguem anão ser os interesses de Portugal, e não entram, nunca entrararam, nem querem ser misturados com nessa guerra que o Porto foi comprando com Lisboa, essa guerra é vossa travai-a sozinha.
Depois os Transmontanos são acima de tudo PATRIOTAS e para eles de Portugal de Viana a faro, e não usam essas essas expressões divisionista dos mouros ou dos al-lisbonuh, vocês estão todos doentes do miolo.
É por isto que os Transmontanos não querem misturas com a gente do Porto, não querem ser misturados com esta gente do Porto que se diz do norte, norte este que como eu faço questão de deixar bem claro não passa de Gondomar, Trás-os-Montes é terra de gente patriota, quando o pais precisou os transmontanos disseram presente, não foi os flores de estufa do Porto, que levaram na fuça de franceses, as primeira companhia a ir para o ultramar de onde seguiram pois é, infantaria do Marão, Ri-13 e Ri -19.
Esta gente do Porto em vez de canalizar o ódio para os castelhanos, esses sim que conspiram e ameaçam o futuro de Portugal, pelo conrário andam numacruzada antipatriótica contra Lisboa e a parte do pais que fica a sul do douro, a quem designam de mouros, acicatados pelos seu general de serviço e mais graduado, Pinto da Costa, o maior cacique da bola e corrupto futebolístico de todos os tempos.
Para finalizar a identidade histórico-cultural e social transmontana nada tem a ver com o Porto, nem os transmontanos com essa gente do Porto, o Marão encarregou-se de separar as águas, nem tão pouco temos ódio de nenhuma parte do pais, para os transmontanos Portugal é um pais que começa em Bragança e acaba em faro, e os transmontanos não estão aqui para defender nem servir seja quem for, como patriotas que são estão para servir Portugal como um todo.
Depois mais uma vez digo que Trás-os-Montes, e os Transmontanos nada tem a ver com o Porto, é uma cultura e identidade totalmente diferente, e os transmontanos defendem Portugal como um todo, e para isso tem que defender Trás-os-Montes da colonização e deste centralismo personificado pelo norte caragoo dos fanáticos portistas regionalistas separatistas, que para cá querem alargar os seus domínios feudais, para assim ganharem massa critica para lançar o pais no caos numa guerra fratricida norte sul, e destruir Portugal entregando-o de bandeja á Espanha, é isto que Sócrates, Meneses e companhia querem fazer.
Por fim o Sócrates, não é transmontano, passou por lá uns meses, o mesmo se passa com o Durão, que passou por lá umas férias, bem como o passos coelho que passou por lá um tempo quando veio de África, quando um transmontano nascido e criado nas serranias transmontanas tomar as rédeas deste pais, podem ter a certeza que isto vai ao lugar.
O norte dos fanáticos regionalistas do Porto acaba em Gondomar.
Trás-os-Montes não é norte, é simplesmente Trás-os-Montes.
Norte é porto.
Para lá do marão mandam os que lá estão.
Viva Portugal.
GostarGostar
Transmontano,
A ponte de Crestuma está a ser feita… A CREP está ser fechada, e tal como a CREL, com muitas pontes e tuneis…
PS: Também eu tenho sangue transmontano e sei bem o que a minha gente pensa desse Norte do “Porto”
GostarGostar
Caro chefe.
Temos que fazer aqui uma união os dois contra estes separatistas, e começar trabalhar em equipa, temos que ir mantendo contacto e desmascarar esta canbada de traidores feitos com espanha.
É o socrates em Lisboa, o iberista traidor, e o meneses no Porto, o tal do castelhano desde a primária, e que se afirmou como militante pro-peninsular, ou seja, iberista, também afavor do TGV madridocentrico.
Este Meneses é o idolo destes separatistas, um traidor deste feito com os castelhanos, é o que eu digo com um governo patriota e uns derviços secretos em condições, esta gente já estava toda debaixo de olho, quiçá alguns engavetados.
Depois, é o que eu digo, vem falar de lisboa e de centralismo e depois querem eles armar-se em centralistas colonizando so transmontanos.
É tal como eu digo, Tras os Montes não é norte.
Norte é Porto.
E eles querem-nos colonizar e destruir o pais, cambada de traidores, feitos com espanha.
Vá ao post do norte enojado, e veja o video onde estes traidores que querem ressuscitar a galécia vão buscar inspiração.
Cumprimentos.
GostarGostar
Estou a ver que o payote aí em Tras-Os-Montes é brutal a julgar pelos vossos delirios….
Ainda pensam que estao na idade média e vamos ser conquistados por Castela????….
AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH….
Amigos lamento informá-los mas PT já nao é independente pelo menos económicamente. Um pais com a divida que nós temos e em q a UE já veio mandar bitaites e postas de pescada no mes passado (quando o engo p fax meteu o rabinho entre as pernas qdo veio de Bruxelas e cancelou algumas obras) perdeu a sua independencia… Mas nao a perdeu para “Castela” nem vamos andar a prestar vassalagem a Madrid….
Neste momento somos um protectorado de Bruxelas…..
Claro que se por acaso formos expulsos do Euro ai reconquistamos a nossa independencia e seremos livres para gerir a nossa miséria em total liberdade….
PS: Nao dou 50 anos para Espanha (esse pais “uno” como Portugal) se desmembrar em paises independentes….
GostarGostar
Centrista:
1- Creio que é um pouco “puxado” demais dizer que Torres Novas é na Área Metropolitana de Lisboa e que por isso a A23 (Torres Novas/Guarda) é em Lisboa…
2- Não conheço suficientemente a realidade envolvente às 7 auto-estradas entre Aveiro e Viana do Castelo que agora são SCUT e que passarão a ser portajadas (A4, A17, A25, A27, A29, A41 e A42) para saber se se justifica permanecer alguma SCUT, mas o problema é que os responsáveis políicos têm adoptado uma posição de “têm de ser todas SCUT”.
3- É um facto que todas as pontes junto ao Porto são SCUT e todas as pontes em Lisboa são portajadas, mas também é um facto que o rio em Lisboa é mais largo. Mas o argumento do comprimento das pontes não serve para não cobrar portagens, mas quando muito para cobrar portagens mais baixas.
4- Os lisboetas e portuenses nas discussões de SCUT esquecem-se sempre de dizer que mantêm as suas CRIL e VCI sem pagar…
GostarGostar
Separação da mouraria.
GostarGostar
VCI sem pagar??? ó minha ameba encefalóide, a VCI nao é uma AE, nem pode ser, pois tem limite de velocidade de 90 Km/h…. É apenal um anel (se bem que mais parece uma elipse) ao redor de Porto e Gaia… Vendo melhor nem sequer ao redor é pois passa no meio da cidade, mmo junto ao Dragao…
GostarGostar
67.PQPAsPontes disse
23 Junho, 2010 às 9:00 am
Realmente você apesar de querer disfarçar não consegue, típico dos regionalista do Porto feitos com Espanha, discípulos de Meneses e companhia, o ídolo regionalista portista que defende o ensino do castelhano em Portugal desde a primária, tendo-se também assumido como militante pró-peninsular, ou seja, iberista, e ainda por cima e como se não bastasse é a favor do TGV madridocentrico, conclusão, enfeudado e feitos com os espanhóis ate as orelhas, o traidor, ele no psd, e o sócretino no Ps.
Eu não disse que íamos ser invadidos por Espanha, visto que eles nem o podem fazer, devido à NATO, caso contrário não sei, em 1975 esteve lá perto, ou não sabia, O Franco queria meter aqui a pata.
http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=683
E não foi só em 1975, em 1940 também andou tentado.
http://aeiou.expresso.pt/hitler-salvou-nos-de-ataque-espanhol=f545181
Mas então diga-me porque motivo eles tem um exercito enorme, e desde há dois meses outro porta aviões, já vão com 2, deve ser para atacar a França e a Itália, não?
Neste momento as guerras são económicas, veja-se o caso PT com o ataque que eles nos fizeram, isso é uma guerra que a Telefónica e Espanha nos declarou, contudo apesar de vivermos em paz militar, não vivemos em paz económica, e depois mas não se convença que a pax americana vai durar eternamente, tal como a romana acabou a americana também vai acabar, e nesse dia os exércitos e os soldados vão fazer falta novamente, por isso é que não se pode descurara a defesa nacional como disse o cavaco no 10 de juho.
Em relação à politica monetário estamos no mesmo barco, por mim saímos já hoje do euro, quanto mais tempo lá estivermos mais nos vamos endividar, e não era só sair do euro, era acabar também com esta União europeia, acabar com este 4º Reich comandado por alemães franceses e espanhóis, muito perigoso para nós Portugueses.
A união europeia tem que voltar a ser o que era antes, tem que voltar a ser apenas um espaço de livre transito de pessoas e bens, voltar a ser a CEE.
Eu pessoalmente como patriota que sou e como não podia deixar de ser, sou contra federalismos europeus, politicas do Mais Europa e palhaçadas do género, como já deixei aqui patente várias vezes, bem como contra TGV madridocentricos.
Não querem pagar portagens nas scut’s do Porto, não paguem fazem bem, exigam a demissão do PM, contam com o meu apoio, novas eleições daqui a 2 meses, mas não misturem as coisas, nem alhos com bogalhos, nem se aproveitem de tudo e mais alguma coisa para falar de regionalização.
Depois a sua afirmação de comparar a Espanha com Portugal, deve ser para rir.
A Espanha, não é como Portugal um estado nação, a Espanha é um conjunto de nações amordaçadas que querem soltar-se do domínio castelhano, basta ver os dois referendos feitos na Catalunha em Dezembro de 2009 e em Março deste ano em que cerca de 95 % dos inquiridos votaram favoravelmente à independência da Catalunha, dos bascos nem se fala, e os galegos, que tratem também da sua independência, e parece-me um contra censo muito grande que quando os que lá estão dentro da Espanha querem sair, quererem os portugueses entrar ao fim de 900 anos, para um pais com uma taxa de desemprego de mais de 20 %, só de loucos movidos por um ódio patológico a Lisboa.
A mim choca-me ver regionalistas fanáticos do Porto como esse senhor que se denomina Galécia, que deve ser mais um dos que vive na fantasia grotesca de ressuscitar a Galécia, mas ao mesmo tempo não deve perceber nada de história de Portugal e com certeza desconhece que quando franceses e espanhóis nos atacavam à 200 anos nas guerras napoleónicas, os exércitos que provocaram a queda da Ponte das Barcas ai no Porto, que provocou a morte de centenas de Portugueses Portuenses, esses exércitos estavam aquartelados na Galiza, e era para a Galiza que recuavam quando precisavam.
Por isso não venha defeneder os galegos e falar de galécias, quando há apenas 200 anos os galegos atacaram-nos sem dó nem piedade, voce teve sorte, podia nem sequer estar aqui, o seu tetra-avo podia ter sido um dos que morreu afogado no desastre das pontes das barcas, já pensou nisso.
Era disto que se deviam lembrar antes de viram par aqui falar da Galiza ou de galécias defuntas desde 476 dc, queda do império romano, ou seja, há mais de um milénio e meio.
Também lhe digo que não misture as coisas, esse norte que você fala não passa da área metropolitana do Porto.
É por isto que os Transmontanos não querem misturas com a gente do Porto, não querem ser misturados com esta gente do Porto que se diz do norte, norte este que como eu faço questão de deixar bem claro não passa de Gondomar, Trás-os-Montes é terra de gente patriota,
Você deve ser mais um separatista do Porto, um desses que vem para aqui falar de galécias mortas e enterradas há mais de 1500 anos.
Estes separatistas que vêm para aqui falar de galécias devem todos fazer parte do MRA Gallaecia, grupo de extrema direita nazista que advoga a ressuscitação da Galécia, e a destruição de Portugal.
Sois tão maluquinhos que até dá pena.
Pasmem-se com o video que eu vou por a seguir:
GostarGostar
GostarGostar
É por isto que este regionalistas separatistas do Porto querem regionalizar o pais à força no mapa das 5 regiões, para poderem mandar em tudo o que está do douro para cima e assim ressuscitar a galécia matando Portugal.
É que sem Tras-os-Montes não dá para ressuecitar a Galécia, ficam isolados no Porto e só podem formar um enclave galego no grande porto.
Até dão pena estes regionalistas separatistas do Porto, como se fosse possível ressuscitar a galécia defunta há mais de 1500 anos, a espanha nunca deixava.
A parte do vídeo que desmascara os regionalistas separatistas do Porto, e o motivo pelo qual querem a tanto custo colonizar os Transmontanos, e criar o seu norte politizado em torno do FCP e do pinto da costa, para assim poderem ressuscitar a galecia, é ao minuto 2:10.
Se tiverem tempo vejam tudo, senão vejam a partir dai é onde esta o principal.
Vejam e fiquem de boca aberta os objectivos dos regionalistas fanáticos/separatistas do porto.
Traidores.
O norte dos fanáticos regionalistas do Porto acaba em Gondomar.
Trás-os-Montes não é norte, é simplesmente Trás-os-Montes.
Norte é porto.
Para lá do marão mandam os que lá estão.
Viva Portugal.
GostarGostar