Saltar para o conteúdo

Desnorte e demagogia

30 Junho, 2010
by

O Governo acedeu, por fim, ao princípio do “utilizador-pagador” nas SCUT. Não: o Governo só fingiu que acedeu pois é difícil imaginar uma proposta mais disparatada e mais demagógica do que a agora apresentada para isentar de cobrança de portagens 46 municípios.
Percebe-se o objectivo: atirar uma cenoura à maior parte dos concelhos por onde passam as SCUT para ver se, assim, se cria a confusão. Em função deste objectivo compromete-se tudo o resto, desde a equidade ao próprio PEC, pois facilmente a maioria dos utilizadores acabariam por ficar isentos.
O “critério” utilizado é o de isentar todos os conselhos onde o Índice de Poder de Compra Concelhio (IPCC) seja inferior à média nacional. Isto quando, como se escrevia na informação do INE aquando da divulgação, em 2007, daquele indicador, “dos 308 municípios do país, apenas 43 apresentavam um poder de compra per capita superior à média nacional”. Ou seja, se aplicássemos o critério do Governo isentaríamos 86 por cento dos municípios do país. A partir desse momento dezenas de outros concelhos, também atravessados por auto-estradas, poderiam imediatamente reivindicar, com razão, idêntica isenção de pagamento de portagens. Alguns desses concelhos são, de resto, muito mais pobres e atrasados do que Viana do Castelo, Vila do Conde ou Castelo Branco, por exemplo.
Mas há mais. Não é compreensível, e muito menos é justo, que se considerem apenas os concelhos atravessados por SCUT. Estas, como qualquer via de comunicação, servem não apenas os concelhos que atravessam, como os concelhos limítrofes. Como explicar, por exemplo, a um habitante do Sabugal ou de Almeida que vai pagar portagens enquanto os de Belmonte ou da Guarda estão isentos? Ou que em Barcelos se pagam portagens mas já não em Esposende? Ou que os de Alcoutim, o concelho mais pobre do Algarve, devem pagar portagem na Via do Infante e os de Olhão ou Tavira não?
Este critério é também totalmente diferente do utilizado quando, ainda em 2006, de forma também enganosa e demagógica, se pretendeu isentar algumas SCUT. Nessa altura, como se escrevia no documento oficial, não se consideravam apenas os concelhos atravessados mas também os “localizados dentro de uma manga de 20 Km definida a partir do centro da via, desde que 50% da população do concelho resida dentro dessa manga”, sendo que então não se excluíam os que tinham um IPCC inferior à média nacional mas sim aqueles onde o fosse “inferior a 90% da média nacional”.
O que é que aconteceria se agora se aplicasse o critério dos “90% da média nacional”? Saltavam fora da lista dos concelhos “isentos” Castelo Branco (sede do círculo eleitoral de José Sócrates…), a Guarda, Torres Novas, Vila do Conde, Vila Real, Vila Real de Santo António e Viseu. É fácil perceber, olhando para lista, não só por que estes concelhos foram incluídos, como verificar que a sua eventual exclusão afectaria de forma irremediável o montante das receitas a cobrar nas SCUT, pois são os mais populosos.
Finalmente, para se entender melhor o absurdo da proposta do Governo, há ainda que notar as graves distorções que introduziria no tecido empresarial, bastando pensar que, no Algarve, os veículos das empresas sediadas em Tavira ou em Silves não teriam o custo do pagamento de portagens, mas as de Portimão ou Faro já teriam. É completamente absurdo. Pior: geraria um movimento de transferência das sedes sociais qualquer colagem com a realidade económica.
Esperemos pois que esta proposta demagógica tenha o destino que merece – o caixote do lixo – e que não dê origem a cálculos regionalistas e paroquiais sobre quem ganha ou quem perde com esta manobra de divisão.

70 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Oscar permalink
    30 Junho, 2010 11:04

    Além do mais significa isto que as pessoas e empresas das terras mais pobres do país, mas que não são atravessadas por SCUTs, não estão isentas de coisa nenhuma e pagam em todas.
    Realmente muito justo e inteligente!

    Gostar

  2. r's avatar
    30 Junho, 2010 11:08

    há uns tempos houve um caso muito badalado na imprensa inglesa: um português que matou a namorada polaca. Um dia calhou de ler uma peça sobre o assunto e o nome do “português” era Lindson Marcello (nome fictício)… http://psicanalises.blogspot.com/

    Gostar

  3. Eduardo F.'s avatar
    30 Junho, 2010 11:30

    O governo(?) não tem emenda. Poucos mais verbos caracterizam a sua acção para além de gastar, taxar, adiar, mistificar e, claro, mentir. Se fosse posssível alguém ainda ter dúvidas, elas desvaneceram-se com esta “proposta”.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2010 11:31

    Ó R vai mas é apanhar na R

    Gostar

  5. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    30 Junho, 2010 11:39

    Não sei porque é que é desnorte e demagogia. È assim que se arranja uma clientela. É assim que a Mafia funciona.

    É o Poder a dizer, tenho o poder para vos f…. . Por isso portem-se como eu digo. Os incautos, ignorantes e idiotas úteis pensam que é benevolência.

    Gostar

  6. lucas's avatar
    lucas permalink
    30 Junho, 2010 11:48

    Faço de novo uma pergunta, eu vou de Bragança a Aveiro, e não quero pagar portagens, por onde vou??? Alguém me consegue dizer como consigo lá chegar demorando menos de 5 horas???
    Em lisboa e no porto é tudo muito facil, a vida pra vós é facil demais, venham para o interior e depois conversamos

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    30 Junho, 2010 11:49

    Com uma cenoura andas tu há muito tempo à frente do nariz.
    Depois vão-te dando umas migalhas para a engorda.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Centrista permalink
    30 Junho, 2010 12:32

    Lucas, use as autoestradas gratuitas que ligam Vila Real a Viseu e Viseu a Aveiro. Qual a dificuldade?

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    castanheira permalink
    30 Junho, 2010 12:45

    O principio de um antigo ditador brasileiro (Para os amigos tudo , para os outros a lei) é muito usado por socrates e a sua click .Tambem já na celebre lei das rendas este principio foi utilizado com os resultados desastrosos que estão á vista .Desta vez não será diferente e o socialismo só acabará quando todos os portugueses forem pobres com excepção dos politicos e dos seus amigos .Aguentem-se!!

    Gostar

  10. lucas's avatar
    lucas permalink
    30 Junho, 2010 12:46

    Ok centrista,

    Agora posso, com a introdução das portagens por onde vou??
    (atenção que não sou contra as portagens, acho que toda a gente deve pagar a utilização das mesmas, agora, no litoral é facil, pq se não for por um lado tens sempre alternativa, e no interior? como vou sem para aveiro?? ou coimbra ou leiria? alguém pensa nisso?)
    Será que as pessoas têm noção da quantidade de gente que abandonou o interior na ultima década?
    Coloquem portagens, mas em vez de fazerem TGV’s façam uma ligação de comboio pelo menos… digo eu sei la

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2010 12:46

    Li agora na TVI24 que o PS desistiu da obrigatoriedade dos chips nos veiculos. Isto mostra bem o desnorte que vai no governo; hoje é imprescindivel, amanhã já não.
    Aqueles que advogam a continuidade deste governo por causa da crise, são tão responsaveis por este estado de coisas, como o proprio governo.
    Este governo não faz parte da solução: é o maior problema.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    faustífero permalink
    30 Junho, 2010 13:14

    Ei-los a acelerar como loucos em direcção ao precipício. Cada vez mais desorientados.
    Que valerão as forças obscuras neste transe? Para garantir a fuga pela porta traseira? Veremos os próximos capítulos. Façamos uma síntese do poder tal como actua no protectorado ainda hoje com base descrição do Portugal Profundo. Interessa ver como e quando se desmonorona para estarmos seguros que não regressa sob outra capa.
    “O socratismo sendo um putinismo brando assenta numa super-estrutura política, com um nível intermédio da Maçonaria, dos media, da finança e das cúpulas judiciais, e uma infra-estrutura de informações. A superestrutura tem um círculo interior, ramificações de fidelidade e lóbi, e convivas aliados nos agrupamentos adversários (CDS-PP, PSD, Bloco de Esquerda e PC). A Maçonaria no seu culto do poder, comércio de favores e agenda radical, providencia uma rede subterrânea de protecção e atenuação de tensões. Os media são controlados directa e indirectamente, através de financiamento, administradores e editores de confiança. A finança troca o seu patrocínio e dependência política pelo saque. As cúpulas judiciais exercem acção punitiva temível. Na base do poder socratino estão as informações, a força de suporte e projecção do seu feixe de poder”.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Salomão permalink
    30 Junho, 2010 13:16

    .
    É uma habilidade à chico-esperto para meter os chips pela ‘porta do cavalo’. Como controlam essa demagogia da isenção ???
    .
    Não é Politica nem Governança. São ‘vendedores de enciclopedias’ armados em governantes, politicos que se chamam a si próprios de ‘elites’.
    .
    Qualquer maquineta corriqueira de parques de estacionamento (Aeroportos) lê o papel do tempo (ou dos Km andados) aceita cartões de credito ou moedas/notas e dá o troco. Chips para quê e porquê ?
    .
    A tanga do chip é como o sigilo bancário que era só para e apenas por ordem dum juiz, e agora entrou no deboche do ‘vale-tudo mesmo tirar olhos’.
    .
    Têm medo de aumentar o IVA e toca a ‘dar o golpe ao pessoal’, inventa-se essa do ‘utilizador-pagador’ mas as portagens irão depois aparecer somados no aumento dos preços de todos os produtos e serviços consumidos pelos Cidadãos, Familias e Empresas tal qual o IVA.
    .
    Chega de tanta aldrabice.
    .

    Gostar

  14. john's avatar
    john permalink
    30 Junho, 2010 13:28

    Qual confusão, ó jmf, se 46 municípios por onde as SCUT passam vão ser isentados de algum pagamento, pergunto, não sei, quem vai, afinal, pagar as ditas SCUT?, serão os turistas de cá e de lá, a gente pobre de outros concelhos que, por acaso, à noite, se desvciam sem saber para os ditos percursos?

    E eu estou como o Macário, sabes, o Correia, que diz, que grande anedota me saiu a notícia desta governatura que quem vai pagar as SCUT, visto como é urgente e preciso, nÃO é ninguém.

    A tal ponto que dsizem representantes, lá que é, dos municípios, esta determinaçãop vem ao nosso encontro, que ninguém vai pagar, nem o Socas nem o Passos – e nem nós, também!

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Junho, 2010 13:53

    Esta discussão das portagens já enjoa. É claro que todas as autoestradas devem ser portajadas. Portugal é um país pobre que não se pode dar ao luxo de ter infraestruturas destas gratis . Na Alemanha e na Belgica, as autoestradas eram de borla, e agora estão a portaja-las porque TODA A GENTE percebe que tem que ser assim.
    Aqui, andam todos a ver se a AE que passa lá na terrinha fica isenta e o governo e o PS andam a alimentar esse fado, para o descalabro não ser tão grande. Eles (PS) inventaram demagogicamente as SCUTS; agora desemerdem-se, deem o peito às balas e vão explicar àqueles que não pagavam, e que agora teem que pagar, que quando se anda a cortar nas despesas sociais, na saude, na educação etc., em nenhuma autoestrada deste país se pode circular de borla.
    10-12 anos atrás, o PS arranjou um problema a este país que custa entre 750-1000 milhões por ano. Agora anda a mendigar apoios politicos a quem o avisou que não podia ser assim, para não ficar sòzinho ( mal) na fotografia.

    Gostar

  16. Lisboeta e Sulista's avatar
    Lisboeta e Sulista permalink
    30 Junho, 2010 14:17

    ESta foi mais uma golpada mafiosa e cigana dos Bimbos. Ou seja, conseguem ficar sem pagar auto-estradas e quem as passa a pagar são os Algarvios. Este é o resultado de um governo que baixa as calças e vira o traseiro a esta escumalha do Norte. Aliás, as Scuts são todas elas uma vigarice. Apregoaram que foram criadas para desenvolver o interior, mas das 7 que foram feitas 5 estão no Litoral (!!!!!!) norte, à volta do porto.

    Espero que as gentes do Sul abram os olhos e Exijam deixar de serem chuladas pelos Bimbos e Exijam o fim das portagens em todas as auto-estradas em redor de Lisboa, no Alentejo e no Algarve.

    Epero que apareça um autarca do Sul com os Tomates no sítio que ameaçe com a Revolta das Gentes do Sul, que aponte o Tratamento Privilegiado que é dado ao eixo aveiro-porto-braga, em termos de investimento e que Exija, Exija, EXija e Mobilze as Pessoas do Sul no Òdio contra o NORTE.

    Gostar

  17. A. Pinto Pais's avatar
    30 Junho, 2010 14:32

    Trata-se de uma trapalhada sem pés nem cabeça, que mostra bem o estado de degradação a que chegou este “governo”.
    A avaliar pela prestação televisiva dos últimos dias, qualquer alma caridosa proporia que os srs. Lacão e Campos baixassem imediatamente a uma instituição existente na Avenida do Brasil. Mas os bons sentimentos, neste país, são aquilo que se vê e não há nada a fazer: os referidos sujeitos vão continuar nos seus postos, com o beneplácito de quem teria por dever mínimo a repectiva defenestração.

    Gostar

  18. Porreiro pá's avatar
    Porreiro pá permalink
    30 Junho, 2010 14:34

    “ESta foi mais uma golpada mafiosa e cigana dos Bimbos.”

    Eu por mim unia-me à Galiza e deixava estes árabes do sul entregues aos estremenhos e aos andaluzes.

    Gostar

  19. Porreiro pá's avatar
    Porreiro pá permalink
    30 Junho, 2010 14:36

    ” Este é o resultado de um governo que baixa as calças e vira o traseiro a esta escumalha do Norte. ”

    decididamente unamo-nos à Galiza, que isto já não é país n é nada com esta corja asquerosa dos árabes algarvios e dormentes compadres alentejanos.

    Gostar

  20. Porreiro pá's avatar
    Porreiro pá permalink
    30 Junho, 2010 14:43

    Deixem lá que é isso que vai aconbtecer. Árabes com árabes. Nada de misturas.

    Se não fossem broncos, cobardes (gostaria muito, mesmo muito, que fossem ao Norte insultar-nos cara a cara) e maricas (a maior parte dos sulistas anda de marcha atrás), saberiam que a origem da lingua portuguesa é o Galaico-Português: o mesmo das cantigas de amor, amigo e maldizer, seus broncos maricões.

    Gostar

  21. Outside's avatar
  22. Outside's avatar
    Outside permalink
    30 Junho, 2010 14:47

    errata: censura

    Gostar

  23. Porreiro pá's avatar
    Porreiro pá permalink
    30 Junho, 2010 14:48

    Tipos como o “Lisboeta e Sulista” só andam à força de um exército que os meta na linha com bico calado (bico só capaz de debitar barbaridades e monstruosidades).

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Eu também sou um parolo, que gosto de me afirmar Lisboeta, apesar de ter nascido nas berças permalink
    30 Junho, 2010 14:49

    Lisboeta, meu sabenoteiro, diz-me lá onde nasceste ? E os velhotes, onde nasceram ? Diz lá o nome da terrinha dos teus velhotes ?

    Gostar

  25. Porreiro pá's avatar
    Porreiro pá permalink
    30 Junho, 2010 14:50

    Agora compreendo porque a GNR os matava no tempo do fascismo. Haverá outro método com sujeitos como este “Lisboeta e Sulista”?

    Não, não há. Eu que era de esquerda acho que com lixeira desta só ao exército compete tratar.

    Gostar

  26. Outside's avatar
    Outside permalink
    30 Junho, 2010 14:52

    Tanto comentário factualmente e consistentemente contraditório que me foi eliminado.

    Tanto comentário falsamente rotulado de ofensivo que me foi eliminado.

    …e neste blog (predominantemente nortenho) permitem este “linguajar” ???

    JCDZINHO ANDAS A DORMIR !!!

    Gostar

  27. Porreiro pá's avatar
    Porreiro pá permalink
    30 Junho, 2010 14:52

    Ainda bem que apareceu por aqui “Lisboeta e Sulista”.

    Foi muito instrutivo. Aprendi muito.

    Gostar

  28. Lisboeta e Sulista's avatar
    Lisboeta e Sulista permalink
    30 Junho, 2010 14:54

    Se esses gaijos não pagam portagens nós de Lisboa para baixo não temos de as pagar também.

    Se os caciques ameaçam com revoltas arranje-se um cacique ou dois aqui em baixo que faça o mesmo.

    Gostar

  29. Lisboeta e Sulista's avatar
    Lisboeta e Sulista permalink
    30 Junho, 2010 14:56

    Estou farto de ver as Gentes do Sul serem Mulas de Carga dessa gentalha do norte, e da arrogência deles.

    Para arrogância, Arrogância a Dobrar !!!!

    Gostar

  30. Outside's avatar
    Outside permalink
    30 Junho, 2010 14:57

    Olha lá, também sou alfacinha e também a minha família é alentejana de gema.

    Tive foi outra educação ó cromo, tiveste uma infância sofrida lá no bairro?tiveste um curso que te deu uma “nova oportunidade”?, não sabes argumentar sem ordinarar ?

    És uma vergonha para os de Lx e do Sul com esses comentários! Vai lavar a lingua cromo.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Eu também sou um parolo, que gosto de me afirmar Lisboeta, apesar de ter nascido nas berças permalink
    30 Junho, 2010 14:58

    Estás enganado, os teus Pais enganaram-te toda a vida, tu não és lisboeta, nem sequer sulista, tu o que és, é um ganda paneleiro !

    Gostar

  32. Lisboeta e Sulista's avatar
    Lisboeta e Sulista permalink
    30 Junho, 2010 14:58

    Os Alentejanos têm 2 auto-estradas e têm de as pagar !!!!!!!

    Os Bimbos têm 5 onde não pagam nada. Pagamos nós cá em baixo !!!!!

    CHULOS !!!!!

    Gostar

  33. Lisboeta e Sulista's avatar
    Lisboeta e Sulista permalink
    30 Junho, 2010 15:00

    Outside

    tu és um daqueles sulistas artolas e tótó que é permamentemente insultado e chulado pelos bimbos e gosta.

    Vai lá para cima para o pé daquela gentalha. És a vergonha da tua TErra e das tuas Origens!!

    Um gaijo que não tem amor-próprio não tem nada nem merece nada !

    Gostar

  34. Lisboeta e Sulista's avatar
    Lisboeta e Sulista permalink
    30 Junho, 2010 15:02

    Abre os olhos pá.

    Aquela gente lá de cima o que quer é viver à conta dos outros.

    Gostar

  35. Lisboeta e Sulista's avatar
    Lisboeta e Sulista permalink
    30 Junho, 2010 15:05

    É uma Vergonha um Governo e um Pais inteiro Dobrarem-se às ameaças de um cacique nortista, como o Rui Rio.

    É uma vergonha que haja 7 Scuts, 5 no Litoral (!!!!!) norte e os unicos que vão pagar são os Algarvios, por uma questão de Cobardia e de Submissão aos Bimbos !!!!

    Gostar

  36. Outside's avatar
    Outside permalink
    30 Junho, 2010 15:07

    Pá, uma coisa te garanto, não tens nada a ver comigo!

    Tu és o outro lado da moeda de um “Bimbo da Costa”, dos fanáticos nortenhos, Tu és uma vergonha para os lisboetas…e muito valente aì a teclar com o scotch e o charuto fanhoso… Tu és o arquétipo da ignorância e da pobreza de espírito que infesta este paìs…podes ter pais alentejanos mas coitados que coram de vergonha ao ver no que te tornaste. Não é a ofender ou a chamar fdp aos outros que vences discussões. Metes pena e asco.

    Gostar

  37. Lisboeta e Sulista's avatar
    Lisboeta e Sulista permalink
    30 Junho, 2010 15:08

    Porque é que os Lisboetas são obrigados a pagar uma Ponte que já está paga mais de 10 vezes e os Bimbos do porto que têm umas 3 ou 4 pontes não pagam nenhuma ?

    Temos todos medo das ameaças de revolta dessa gente ?

    Gostar

  38. Outside's avatar
    Outside permalink
    30 Junho, 2010 15:11

    O Rui Rio é um papagaio (nós por cá temos o Junior Soares), dás-lhe mais audiência que a que merece. O fanatismo não tem orientação cardial, ao Norte e ao Sul se propaga.

    Já no Alentejo, na calma e serenidade da planície, por muito f”#$s que estejam os alentejanos não argumentam assim. Perdes toda a razão…mas olha, deixa que te diga….nunca tive paciÊncia para fazer desenhos a adultos.

    Gostar

  39. Lisboeta e Sulista's avatar
    Lisboeta e Sulista permalink
    30 Junho, 2010 15:16

    Se usam a Coesão Nacional como pretexto para que uns sejam portugueses de 1ª e outros mulas de carga daqueles, quero que a Coesão Nacional se lixe !

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Centrista permalink
    30 Junho, 2010 15:43

    lucas, (10)

    Efectivamente a rede de estradas secundárias para circular nos distritos de vila real e bragança são vergonhosas. Penso que os locais trocariam de bom grado a autoestrada até quintanilha por uma rede viária que permitisse andar a mais de 50kms/hora.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Centrista permalink
    30 Junho, 2010 15:49

    Lisboeta e Sulista,

    Onde ficam a A16, A36 e A37? Não são gratuitas? E a ponte 25 de Abril gratuita durante Agosto? Quem a paga? E o IVA reduzido na Vasco da Gama o ano inteiro, excepção única na Europa?

    O que não falta é autoestradas gratuitas em Lisboa…
    Coesão nacional é um eufemismo para Portugal todo a ser chulado por Lisboa.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Centrista permalink
    30 Junho, 2010 15:52

    “Porque é que os Lisboetas são obrigados a pagar uma Ponte que já está paga mais de 10 vezes e os Bimbos do porto que têm umas 3 ou 4 pontes não pagam nenhuma?”

    Deve ser porque o Túnel do Marquês custou mais do que todas as pontes sobre o Douro. Ou porque assim todos os 150 viadutos-autoestrada dentro de lisboa teriam de passar a pagar portagem.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    30 Junho, 2010 16:44

    A primeira parvoice surgiu de um tipo que se intitula primeiro ministro e botou forte: Isenta-se a população de baixos rendimentos e as empresas ali sediadas!
    O rapaz terá miolos? ou tinha uma estrategia especial para controlar isto?
    Ou como de costume as leis em Portugal são para aplicar mas tem sempre excepções por onde passam os filhos e os enteados que se lixem!

    Gostar

  44. Brioso's avatar
    Brioso permalink
    30 Junho, 2010 16:57

    AVISO À NAGEGAÇÃO:

    LISBOETA SULISTA=>OUTSIDE=>CENTRISTA=>PORREIRO PÁ0> Eu também sou um parolo, que gosto de me afirmar Lisboeta, apesar de ter nascido nas berças.

    PARA ALÉM DE OUTROS HETERÓNIMOS QUE O TIPO USA MOMENTANEAMENTE ABANDONADOS, COMO O AGG, O MDN, O SULISTA ELITISTA ENTRE OUTROS.

    É SEMPRE O MESMO REGIONALISTA DO PORTO, QUE USA DIFERENTES HETERÓNIMOS, FALA COM ELE MESMO, PASSA A IMAGEM DE LISBOA QUE CONVEM AO REGIONALISTAS DO PORTO, OU SEJA, A IMAGEM DE ELITISTAS.
    FAZ TAMBÉM UM USO EXACERBADO DO NORTE E DO SUL, QUE AS PESSOAS DE LISBOA NÃO USAM, NINGUEM EM LISBOA SE DIZ DO SUL, E FAZ ISTO PARA PASSAR A IDEIA QUE HÁ MUITA GENTE A DEFENDER AS IDEIAS DESTES GRUNHOS DO PORTO.

    SE REPARAREM DESDE O COMENTÁRIO 18, O PORREIRO PÁ DISSE POSTADO ÀS 2:34 ATÉ AO COMENTÁRIO 39 DO LISBOETA SULISTA ÀS 3.16 O COMENTÁRIOS SÃO TODOS SEQUENCIADOS, OU SEJA, O INDIVIDUO ESCREVE E DEPOIS RESPOENDE IMEDIATAMENTE A SEGUIR.

    COMO JÁ FOI DENUNCIADO MAIS VEZES, AGORA TOMA MAIS CUIDADOS, PRIMEIRO ERA O CENTRISTA A RESPONDER AO LISBOETA SULISTA, AGORA O CENTRISTA VEM NO INICIO E NO FIM E SEPARADO ALGUM TEMPO PARA NÃO DAR TANTA BANDEIRA, E USA OS OUTROS HETERÓNIMOS PARA O DISCURSO DIRECTO ENTRE ELE MESMO.

    SE LEREM COM ATENÇÃO OS COMENTÁRIOS CHEGAM À CONCLUSÃO QUE A ESCRITA DO INDIVIDUO É SEMPRE A MESMA.

    VEJAM BEM ONDE CHEGA Á MÁFIA DOS REGIONALISTAS DO PORTO.

    UM VERDADEIRO ARTISTA.

    ESTE INDIVIDUO DEVE SER PAGO PELOS REGIONALISTAS DO PORTO PARA VIR PARA AQUI FAZER ESTE SERVIÇO
    PARA ALÉM DISSO:

    NORTE =>FUTEBOL CLUBE DO PORTO =>REGIONALIZAÇÃO =>PINTO DA COSTA =>PARTIDOS REGIONAIS=> É TUDO FARINHA DO MESMO SACO.

    QUAL É A DÚVIDA?

    A EXPLICAÇÃO PARA TUDO ISTO ESTÁ AQUI:

    http://feiosporcosegrunhos.wordpress.com/

    Gostar

  45. john's avatar
    john permalink
    30 Junho, 2010 17:05

    Olha, zé, e esses que agora chantageiam com o Governo para darem o sim ao pagamento das SCUTs também amanhã vão precisar de apoio para estenderem o custo aos concelhos que ora ficam de fora, porque ninguém faz milagres, nem nossa sinhóra, e quando esses governarem, c’os boys que lá têm, não tarda, também eles vão precisar de mais dinheiro, tão certo como a três dias de sábado já joje ser véspera de quinta-feira.

    Gostar

  46. Lisboeta e Sulista's avatar
    Lisboeta e Sulista permalink
    30 Junho, 2010 18:33

    Centrista

    você é um sujeito burranas e sectário que tem dado aqui largas a sua estupidez.

    Você não gosta de Lisboa mas eu também não gosto da merda de que você gosta.

    Vocês têm no porto 5 auto-estradas que não pagam, você vem-me falar na CRIL e na A16 ?

    Se você me fala na CRIL eu falo-lhe na via de cintura interna no porto.

    Você é idiota ! vem-me para aqui falar em tuneis e viadutos pagos pela Câmara Municipal de Lisboa por via de emprestimos bancários ?

    Vá brincar com os bimbos !!

    Olha na A16, para andar 3kms pago todos os dias 90 cêntimos !

    E olhe, pago com dinheiro que ganho honestamente, e pago as portagens sem estar à espera que sejam os Bimbos a fazê-lo por mim. Não ando para aí armado em cagão e em empresário mas com uma mão à frente e outra atrás na mama do dinheiro dos outros.

    Vá-se curar seu idiota, vá barda-merda !

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Porreiríssimo pá! permalink
    30 Junho, 2010 18:45

    “Brioso disse
    30 Junho, 2010 às 4:57 pm
    AVISO À NAGEGAÇÃO:”

    Este post do Brioso e sua análise hilariante é de antologia! Um perfeito case-study… (sabe o que é um psicótico?)

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    Estou farto deste chefe permalink
    30 Junho, 2010 18:49

    Ó Lisboeta e Sulista, e centrista e uma série de outros heterónimos, poupe-nos ao seu monólogo escrito, e desapareca daqui, já toda agente percebeu que você é sempre o mesmo.

    Os patrões do blog faziam um grande favor ao pessoal se bloqueassem o seu URL, porque você não traz nada de novo à discussão, apenas vem para aqui acicatar ódios.

    Em relação as scut’s, já estou farto desta conversa.

    Gostar

  49. burns's avatar
    burns permalink
    30 Junho, 2010 19:14

    ouve lá lisboeta e sulista
    eu acho que as auto-estradas são para ser pagas,apesar de ter sido o ps a inventar isso e a construi-las por cima de antigas estradas nacionais e por exemplo a A29 é tudo menos AE,eu sou de aveiro e vou para o porto pela A1,bem como assim que se comecem a pagar acho bem que acabem com o ISP que foi inventado para compensar as scuts
    depois há outra coisa,por uma questão de equidade,que parece ser a palavra de ordem do desenhador e do lacão,acho que devem acabar os subsídios para os transportes públicos de lisboa e porto,porque eu não tenho nada que pagar para o lisboeta e sulista ir do seu bairro da lata para a baixa gamar carteiras com um bilhete de 20 cts,que pague 2,5€ como paga qualquer outro português para percorrer a mesma distancia
    isso sim ,era equidade

    disclaimer: para mim ,do mondego para baixo é áfrica no entanto ficaram com o meu dinheiro para efeitos de spill-over

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    Centrista permalink
    30 Junho, 2010 19:36

    “Vocês têm no porto 5 auto-estradas que não pagam, você vem-me falar na CRIL e na A16?”

    Diga lá quais são as 5 auto-estradas, para eu me rir.

    “Se você me fala na CRIL eu falo-lhe na via de cintura interna no porto.”
    Claramente não sabe do que fala. Comparável à VCI é a 2ª circular e o eixo-norte-sul. Comparável à CRIL é a CREP…que vai ser portajada!

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    GalaicoDuriense permalink
    30 Junho, 2010 21:12

    5 auto estradas…. A28 era IC1 e só mudaram as tabuletas… A41/A42 era o antingo IC24 mas nesse dá-se um desconto pois aumentaram uma faixa de rodagem… Outra A44 (acho) era a antiga N109, rebentaram com aquilo mas continua cheia de curvas e em cada faixa cabe um carro mmo ‘a justa … Realmente somos mesmo uns privelegiados…. Deem-nos antes o dinhiero que roubam vindo de bruxelas destinado ás regioes mais pobres e fiquem la com as pseudo-autoestradas… LADROES

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    GalaicoDuriense permalink
    30 Junho, 2010 21:14

    Já estou farto destes Mouros/Sarracenos/Magrebinos andarem a choramingar que pagam as pontes sobre o Tejo…
    Pela lógica deles qualquer ponte que atravesse um riacho deve ser portajada…
    Porque só se pagam pontes em Lisboa? Se calhar é por causa da sua extensao? Já pensaram nisso???
    Ou o vosso cérebro(?) só funciona como tunel de vento entre as orelhas??

    Aqui está o comprimento das pontes em causa:
    25 Abril >>> 2.277 m
    Vasco da Gama >>> 17.300 m (QUE BRUTALIDADE: A OBRA DO IMPÉRIO)
    Leziria >>> 12.000 m (Dada a sua imensidao o rio Tejo devia de se chamar Golfo do Tejo)
    Agora no Porto:
    Dom Luís I >>> 385 m
    São João >>> 1140 m
    Infante >>> 371 m
    Arrábida >>> 615 m
    Freixo >>> 900 m

    Estes dados estao todos na WIKIPEDIA, mas se calhar nao é uma fonte credivel pois deve ter ligacoes mafiosas com o PENTA da Costa e por isso os tabuleiros das pontes mouriscas devem estar inflaccionados…
    LOLOLOL

    Aí na “capital do império” falido querem fazer grandiosas obras para entrar no Guiness como a MEGA FEIJOADA DO MILÉNIO e MEGA CONCENTRACAO DE METANO DO MILÉNIO e depois choram baba e ranho quando tem que pagar….
    PAGUEM a vossa parolice/mania das grandezas….
    A vossa sorte é que as colónias do resto do pais (aka provincias) ainda nao se revoltaram, mas como o barco está a ir ao fundo e a fome a isso vai obrigar, esse dia já esteve mais distante…
    Ainda hao-de ter que trabalhar a sério para comer… Nao é só ter tachos da treta num qualquer orgao estatal e ir a banhos de Sol para o Algharb…
    Habituaram-se mal com os descobrimentos a explorar os indios do Brasil e a traficar escravos de África, depois com o 25 de Abril perderam as colónias ultra-marinas,
    mas graças ás colónias internas e á mama dos fundos da UE conseguiram manter os velhos hábitos e vícios….

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    GalaicoDuriense permalink
    30 Junho, 2010 21:16

    Acho q um critério justo para se pagar portagens nas pontes seria pontes com mais de 1Km pagam portagem.. Sendo assim só a S. Joao pagava portagem… Logo por azar a maior ponte é só ferroviária… Agora tinham de se entender com a CP para chegar a acordo LOLOLOLOLOL

    Gostar

  54. Lisboeta e Sulista's avatar
    Lisboeta e Sulista permalink
    30 Junho, 2010 22:30

    Burns

    em bairo da lata vives tu palhaço. Se não vives num deves viver numa casa subsidiada com o meu dinheiro. Sabes lá quanto é que eu gasto ou deixo de gastar em transportes meu ignorante de merda.

    Se para ti para baixo do mondego é áfrica, para mim, para cima dele é lixeira. E se não gostas tens um bom remédio : independentiza-te bimbablhoco. Não o fazem porque não sabem como iam comer depois, porque os galegos são boas pessoas mas não estão para sustentar chulos e bimbos a RSIs.

    Galaico Duriense

    Essa vossa mania que aqui é tudo funcionários públicos é mesmo de bimbos com matéria fecal no lugar do cérebro. É a mesma mania que têm que aí na Porcalheira é só “empresários” de sucesso e gaijos que trabalham mais que os outros. É a mesma merda.

    O que nenhum fala é que as 5 Scuts do Litoral(!!!) norte representam por ano o equivalente a uma expo.

    As Scuts foram apresentadas como a salvação do Interior desertificado, mas o que é certo é que das 7 que foram feitas 5 foram para a zona aveiro-porto-braga. É uma que se chama uma ciganice, um chito aos impostos dos portugueses.

    Ciganos de merda !

    Gostar

  55. J.F.Transmontano/beirão's avatar
    J.F.Transmontano/beirão permalink
    30 Junho, 2010 23:35

    Chegaram os separatistas do Porto, discípulos do Pinto da Costa, pan-galicistas que vivem na fantasia grotesca de ressuscitar a galécia, como se isso fosse possível.

    É por isto que os Transmontanos não querem misturas com a gente do Porto, não querem ser misturados com esta gente do Porto que se diz do norte, norte este que como eu faço questão de deixar bem claro não passa de Gondomar, Trás-os-Montes é terra de gente patriota.

    Estes Galaicos, entre outras peças do género que vêm para aqui defender secessões de Lisboa, quiçá o famoso centrista, e suas multiplas personalidades, entre outras peças do género que por aqui aparecem são uma cambada de separatistas do Porto, que vêm para aqui falar de galécias mortas e enterradas há mais de 1500 anos, chamar mouros a toda a gente que vive abaixo do Douro, cambada de separatistas.

    Você deve ser deve ser mais um dos que faz fazer parte do MRA Galécia, grupo de extrema direita nazista que advoga a ressuscitação da Galécia, e a destruição de Portugal.

    Sois tão maluquinhos que até dá pena.

    Pasmem-se com o video que eu vou por a seguir:

    Gostar

  56. J.F.Transmontano/beirão's avatar
    J.F.Transmontano/beirão permalink
    30 Junho, 2010 23:37

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    J.F.Transmontano/beirão permalink
    30 Junho, 2010 23:42

    É por isto que este regionalistas meios separatistas do Porto querem regionalizar o pais à força no mapa das 5 regiões, para poderem mandar em tudo o que está do douro para cima e assim ressuscitar a galécia matando Portugal.

    É que sem Tras-os-Montes não dá para ressuscitar a Galécia, ficam isolados no Porto e só podem formar um enclave galego no grande porto, por isso toca acolonizar os Transmontanos á força, os que resistirem toca a insultar que é o que se está a passar comigo, mas os insulto só da razão aos meus argumentos reforçado-os ainda mais.

    Até dão pena estes regionalistas separatistas do Porto, como se fosse possível ressuscitar a galécia defunta há mais de 1500 anos, a espanha nunca deixava.

    É por isto que os Transmontanos não querem misturas com a gente do Porto, não querem ser misturados com esta gente do Porto que se diz do norte, norte este que como eu faço questão de deixar bem claro não passa de Gondomar, Trás-os-Montes é terra de gente patriota.

    A parte do vídeo que desmascara os regionalistas separatistas do Porto traidores, e o motivo pelo qual querem a tanto custo colonizar os Transmontanos, e criar o seu norte politizado em torno do FCP e do pinto da costa, para assim poderem ressuscitar a galecia, é ao minuto 2:10.
    Se tiverem tempo vejam tudo, senão vejam a partir dai é onde esta o principal.

    Vejam e fiquem de boca aberta os objectivos dos regionalistas fanáticos/separatistas do porto.

    Traidores.

    O norte dos fanáticos regionalistas do Porto acaba em Gondomar.

    Trás-os-Montes não é norte, é simplesmente Trás-os-Montes.

    Norte é porto.

    Para lá do marão mandam os que lá estão.

    Viva Portugal.

    Gostar

  58. Eu também sou um parolo, que gosto de me afirmar Lisboeta, apesar de ter nascido nas berças's avatar
    Eu também sou um parolo, que gosto de me afirmar Lisboeta, apesar de ter nascido nas berças permalink
    1 Julho, 2010 11:22

    Hò colega do Vara, esse tesourinho deprimente que foste desencantar num baú de tua casa é de uma pobreza Franciscana.

    Com que então, Trás-os-montes não é Norte ? a tua Bussula deve ter o magnetismo virado para Lisboa, deve ter sido o teu amigo Vara que a emprestou !

    Gostar

  59. MZ's avatar
    1 Julho, 2010 12:02

    Este tipo de sulismo é mais bronco que qualquer ajuntamento de andrades.
    O que ele quer é que o governo mude as tabuletas da IC19 da IC20 e da IC32 para A e em jeito de ponte S. João ponha portagens no tunél do Marquês e na Avenida das Descobertas, ater em conta os custos das mesmas.
    E isto é so para dar uns poucos de exemplos porque os há e muitos mais.
    São grunhos saloios que deveriam ser tratados como a polícia chinesa trata grevistas, cujos familiares não tem medo que eles morram mas sim que desapareçam. “Morridos matados” sempre os podem enterrar……..

    Gostar

  60. Lisboeta e Sulista's avatar
    Lisboeta e Sulista permalink
    1 Julho, 2010 12:51

    MZ

    é o que eu acho que deveria de acontecer à escumalha aí do norte quando fazem ameaças de revolta.

    Lançar-vos os cães para cima desses lombos nojentos. Eu pago impostos para os cães da Policia de Choque e é nestas ocasiões que eles têm de ser usadas.

    Gostar

  61. Eu também sou um parolo, que gosto de me afirmar Lisboeta, apesar de ter nascido nas berças's avatar
    Eu também sou um parolo, que gosto de me afirmar Lisboeta, apesar de ter nascido nas berças permalink
    1 Julho, 2010 13:02

    O imposto que pagas, não dá para comprar um maço de cigarros, seu funcionário público triste e incompetente !

    Gostar

  62. Outside's avatar
    Outside permalink
    1 Julho, 2010 15:06

    Brioso:

    V. tem um discurso algo confuso porêm feita a peneira parece-me adepto do Mel Gibson na Teoria da Conspiração, eu sou mais fâ da Julia.

    O meu nick por aqui é sempre o mesmo com mais ou menos “(R)”.

    Gostar

  63. Outside's avatar
    Outside permalink
    1 Julho, 2010 15:10

    …NÃO HÁ NADA COMO UM TEMA DESTES PARA APROFUNDAR DA COESÃO, UNIDADE E SOLIDARIEDADE NACIONAL…e ainda vislumbram a oportunidade/solução na regionalização !!!

    Ai Portugal Portugal, do que é que tu estás à espera ?

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    Centrista permalink
    1 Julho, 2010 19:16

    Outside,

    Para mim a única coesão possível é a coesão de ou sermos todos contra Lisboa, ou sermos coesos no ser chulados.

    Gostar

  65. burns's avatar
    burns permalink
    1 Julho, 2010 21:22

    ouve lá sulista,dou autorização para usarem os meus impostos para tirares a quarta classe
    eu sou a contra scuts,sejam elas no norte ou no sul , não gosto é que mudem o nome a EN109 e passem a chamar A28 ou IP5 e passem a chamar A25 e não crismem a IC19
    para que fique bem claro , sou a favor do utilizador-pagador seja de scuts ou da carris , transtejo ou outros sorvedouros de dinheiro
    se ainda não tiveres percebido eu posso explicar mais uma vez

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    Transmerdano/Beirao permalink
    1 Julho, 2010 22:16

    Gosto de prestar vassalagem a Al-Lisbubah…

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    J.F.Transmerdano/coirão permalink
    1 Julho, 2010 22:18

    Gosto de prestar vassalagem a Al-Lisbunah e á cleptocracia de S. Bento…

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    GalaicoDuriense permalink
    1 Julho, 2010 22:28

    Se eu estou aqui a querer ressuscitar a Galécia entao nao sei para que é aqui chamado o FCP e o Pinto da Costa… A capital da Galécia Meridional era Braga e nao o Porto meu ignorante!… Eu sei que isto de só ganhar campeonatos de 4 em 4 anos faz aumentar em muito a conta da farmácia em prozac, xanax e vallium… Mas ao menos aí em tras-os-montes voces tem um vinho potente para vos fazer esquecer das agruras da vida… Claro q tem o efeito secundário de matar bastantes neurónios e daí só sair futebolada pela boca fora (com pinceladas de falso patriotismo)

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    1 Julho, 2010 23:26

    Ò Transmontano andas com os vapores do licor.

    Gostar

  70. J.F.Transmontano/B.'s avatar
    J.F.Transmontano/B. permalink
    2 Julho, 2010 00:24

    A tipica piada do licor.

    De seguida o insulto de quem não consegue contariar a minha argumentação, partindo para o insulto, reflexo mais primário possível, ou seja só dá razão á minha argumentação.

    Para o que se diz das berças, quiça o famoso centrista, e porque não também o galaico qualquer coisa:

    Uma coisa é o norte geográfico do pais, de que tras os montes faz parte, do mesmo modo que oas algarvios e alentejanos fazem parte do sul geográfico, mas por fazerem parte do sul geográfico não perdem a sua identidade histórica e constinuam a ser algarvios e alentejanos, não são sulistas. O mesmo se aplica aos transmontanos, podem fazer parte do norte geografico, mas são transmontanos, não são nortenhos.

    Esse norte politizado em torno do FCP e do Pinto da Costa tal como eu digo acaba em Gondomar.

    Por fim, não vou perder mais tempo nem falar com separatistas, em relação a estas tristes figuras já disse tudo o que tinha dizer anteriormente.

    O norte dos fanáticos regionalistas do Porto acaba em Gondomar.

    Trás-os-Montes não é norte, é simplesmente Trás-os-Montes.

    Norte é porto.

    Para lá do marão mandam os que lá estão.

    Viva Portugal.

    PS: a piada do licor já enjoa, daqui para a frente é só J.F.Transmontano/B.

    Gostar

Deixe uma resposta para Brioso Cancelar resposta