A Deco e as portagens
É inacreditável como uma organização como a Deco ainda não tenha percebido como funcionam os arredondamentos nas concessões e esteja a alimentar a confusão. Os preços das portagens são actualizados anualmente de acordo com a inflação e as empresas cobram uma tarifa arredondada aos 5 cêntimos mais próximos. O preço pode ser, por exemplo, num dado momento, 37 cêntimos e nesse caso paga-se 35. Na altura das actualizações anuais, a taxa de inflação aplica-se aos 37 e não à tarifa arredonda. Se o preço passar dos 37,5 cêntimos, a tarifa salta de 35 para 40 cêntimos e mantém-se a 40 cêntimos até a inflação trazer o preço base para cima de 42,5 – o que às taxas actuais de inflação, pode ocorrer apenas muitos anos depois.
O que a Deco está a sugerir é que a inflação se aplica à tarifa arredondada, o que é um disparate. O aumento do IVA fez com que, em alguns casos, a barreira dos 2,5 cêntimos fosse ultrapassada e o arredondamento mudasse de defeito para excesso. Foi só isso. Como estas coisas são públicas e estão bem reflectidas nos contratos de concessão, custa a compreender a displicência da Deco. Infelizmente, nem é a primeira vez.

‘art deco’ só no museu
GostarGostar
Mas este post significa que existe um preço não arredondado ao qual vão sendo aplicados os aumentos?
GostarGostar
Carlos Albuquerque:
Exacto. O preço das portagens, para cada auto-estrada, foi estabelecido no contrato de concessão, bem como a regra de actualização. Há um preço único, sendo que em cada ano é ajustado pela aplicação da variação do IPC desde o ano da assinatura do contrato até ao ano corrente. (o que é o mesmo que dizer que o preço do ano anterior é ajustado pela inflação do ano). A este preço soma-se o IVA. O valor final da portagem faz-se por arredondamento do valor obtido aos 5 cêntimos mais próximos.
GostarGostar
Deco e Trafulhice andam sempre de braço dado.
GostarGostar
O preço da portagem baixou 5 cêntimos quando o IVA baixou dos 21% para os 20%? Palavra que não sei … é uma pergunta inocente. Pergunto a alguém que por lá passe diariamente e deve saber isso.
GostarGostar
Pinto:
Obviamente, caso se o arredondamento o justificasse. Provavelmente não são as mesmas portagens que baixam, porque já passaram 2 anos.
http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=994282
GostarGostar
A conversa das portagens nas scuts já enjoa; tudo o que se tem passado é tipicamente à portuguesa: fazer as coisas em cima do joelho.
Este problema tem que ser resolvido de uma vez por todas, e se governo e oposição tivessem vontade politica era muito
simples: portajar tudo, e nos locais onde as estradas foram destruidas para fazer as scuts em cima, devem ser feitas novas estradas, para acabar com o alibi da falta de alternativas, podendo para isso usar o dinheiro da inutil 3ª autoestrada Lisboa-Porto.
Se quiserem fazer as continhas bem feitas, vão ver que ficamos todos a ganhar.
GostarGostar
Agora descutem os centimos das portagens; andam mesmo a discutir o sexo dos anjos.
GostarGostar
#7
Não enjoa não. Só enjoa a quem nelas não passa. Será o seu caso?
Vim ao Algarve, utilizei à pouco a A22, vulgo Via do Infante, “montes de transito”. Saí, entretanto, para a EN 125 é de doidos.
Venha para o pára-arranca desesperante, confirme pessoalmente, verá que aqui a alternativa é pura ficção.
GostarGostar
Mas ninguém acaba com aquele tacho chamado DECO???
É que é uma verdadeira cambada!!!
Se não fosse subsidiada por aqueles a quem atira pedras… já tinha acabado!
Mas tudo serve de propaganda.
Lembra aquela frase: Não importa que falem mal de mim, o que importa é que falem!!!
GostarGostar
Encargos do Estado com as scuts ( em milhões de euros):
2010: 738
2011: 749
2012: 734
2013: 703
2014: 1.124
2014-2026: sempre acima de 1.100
Quem é que paga este despaupério? os que lá passam, ou os que nem sabem onde elas ficam? Os socialistas andaram a fazer autoestradas de borla aonde elas não faziam falta, e sem sequer pensarem como seriam pagas. Isto demonstra bem o grau de irresponsabilidade com que eles governam este país. E ainda há chico-espertos que defendem estas situações.
GostarGostar
#9 Desconfiando sempre Leia bem o que eu escrevi, sff.
GostarGostar
Esta DECO é uma das anedotas deste pantano!
Também como cosumidores, como em tudo, os portugas só
têm hipocrisia e miséria!
GostarGostar