Coisas giras que se começam a ouvir II
Posição do CDS-PP a 30 de Junho de 2010
CDS compreende uso da “golden share” na PT, mas deixa alerta
“Eu não vou fazer oposição com o uso da «golden share», porque tenho sentido de Estado e sei que se a situação for ao contrário, ou seja, se uma empresa portuguesa quisesse comprar o maior activo de uma empresa espanhola, por exemplo, na América Latina, provavelmente, o Estado espanhol faria o que fez o Estado português”, afirma Paulo Portas.
Posição do CDS-PP a 29 de Julho de 2010
Já a deputada do CDS-PP Assunção Cristas se escusou a comentar o acordo a que a Portugal Telecom chegou com a Telefónica, sublinhando tratar-se de “negociações entre empresas privadas”. “Trata-se do desenvolvimento de negociações entre empresas privadas. O CDS considera que, do ponto de vista político, não há muito mais a dizer”, afirmou.

Pois, embora considere o uso de ‘golden shares’ uma perversão de mercado, o facto é que o seu uso, neste caso, resultou num beneficio para os accionistas que melhoraram o preço de venda…
Falta saber se o preço dado pelo OI é exagerado ou não. E o resultado desse apuramento deve ser assacado ao Governo em funções. Se se provar que o preço é exagerado, fora de mercado, então o governo tem a obrigação de indeminizar pela diferença os accionistas da PT.
No entanto nada me garante que, se tivesse sido aceite a primeira oferta, os accionistas/administração da PT não tivessem na mesma adquirido parte da OI ou de outra qualquer e a um preço inferior. A posição do governo em manter interesses no Brasil terá inflacionado o preço da OI.
Inclusivamente, os accionistas/administração da PT podiam querer ter optado por não comprar nenhuma empresa e reduzir o passivo da PT.
Isto são decisões internas de uma empresa que o governo não tem o direito de interferir.
Lavaram a face, com alguma sorte… terão vendido bem a participação na Brasicel, mas estou convencido que anularam essa ‘mais valia’ no preço que pagaram pela OI.
RB
GostarGostar
A deputada Assunção Cristas deveria estar a falar enquanto porta-voz da Sociedade de Advogados
Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva: http://www.mlgts.pt/equ_detail.php?cat=CST&aID=1635
GostarGostar
Mas o que é que isto interessa caramba ?
Os partidos são formados por indivíduos. Exceptuando a adopção da “lei da rolha” cada membro tem a sua opinião certo.
Este tipo de “coisas giras” passam-se em todos os partidos, a ultima que me lembro foi entre o Exmo. Louçâ e a saudável JAD.
Sim…pois…é que é mesmo giríssimo (e relevante) este tipo de atoardas!
GostarGostar
“então o governo tem a obrigação de indeminizar pela diferença os accionistas da PT.”
Ah, pois! O governo sim, tirem aos bolsos dos ministros, não dos contribuintes.
GostarGostar