Saltar para o conteúdo

Burros de carga

14 Agosto, 2010

«Já devia ter desistido de acreditar que exista alguma racionalidade nas leis ou que quem as faz tivesse inteligência superior a uma amiba. Quase todos os dias sou atropelado por leis, decretos e assim, que não lembram ao mafarrico. A última foi há dois dias. Recebi uns papeis a comunicar que fomos multados em 622,50€, cortesia da GNR de Sines, porque na factura da mercadoria que seguia numa viatura da transportadora não estaria indicada a hora de carga.»  O resto da história é para ler no Insurgente. Mas não é uma questão de falta de inteligência. Umas criaturas que ganham a vida a regulamentar as actividades dos outros são inteligentíssimas. Burro é quem as sustenta e ainda tem de ouvir o palavreado sobre os empresários faltosos, os empresários que não ousam, os empresários que fogem ao fisco – sendo que fugir ao fisco pode ser tão só fazer planeamento fiscal mas o simples desejo de pagar menos impostos é criminalizado – os empresários que não arriscam, os empresários que não inovam, os empresários de vão de escada, os empresários megalómanos, os empresários dromedários, os empresários tacanhos… ou seja os burros de carga que pagam estas e todas as outras multas que os inteligentes bem formados inventam.

59 comentários leave one →
  1. 14 Agosto, 2010 21:11

    De estarrecer, efectivamente.

    Gostar

  2. K2ou3 permalink
    14 Agosto, 2010 21:44

    E, os custos administrativos de tal não cumprimento?. E se por acaso, por mero acaso claro, que estas coisas nunca acontecem em Portugal, o autuado tivesse a gana de levar o caso a Tribunal, e o processo se arrast~-se durante Anos e Anos,com a desculpa de sempre de estarem atulhados?.
    Curioso é que segundo sei assim ainda é, a Guia de Remessa tambem comtempla a hora de descarga.
    E já agora, deve ser considerada a hora de inicio de carga, ou a de finalização?.
    É que entretanto, muita coisa pode acontecer, que possa lesar o ,este, Estado.

    Gostar

  3. 14 Agosto, 2010 22:14

    Muito simples: inscrever um qq hora. E mesmo que fosse na 25ª hora, o mais certo era nada suceder e passar na fiscalização.
    Há uns anos, um ‘inteligente’ arquitecto chefe de Divisão na CML, descobriu que uma acta do condomínio do prédio, carecia de três assinaturas dos condóminos.
    O que nem era naquele caso, obrigatório.
    Em vez de perder tempo a explicar-lhe, e como estes inteligentes gostam de ser enganados, solução: uma das assinaturas em falta, foi escrita pelo administrador, simulando assim a assinatura do próprio.
    Tão cumpridores que eles são.

    Gostar

  4. Arlindo da Costa permalink
    14 Agosto, 2010 22:17

    Realmente os contribuintes devem protestar contra essas alarvidades fiscais!

    Hoje em dia não pagar impostos deve ser um desígnio de qualquer português bem formado.

    Pois pagar impostos é continuar a alimentar toda esta irracionalidade económica; todos estes fiscais e burocratas parasitas; toda esta ineficiência económica, e ao fim ao cabo, continuar a alimentar a corrupção!

    Gostar

  5. Orabolas permalink
    14 Agosto, 2010 22:47

    obedeçam aos novos senhores, servos malandros, e. votai legitimando-os.

    Gostar

  6. 14 Agosto, 2010 22:49

    esqueceu-se dos empresários que têm muito menos escolaridade que os empregados…como postaram tantos be. claro que há 54000 e tal licenciados desempregados , cheios de vontade de arriscar e prenhes de iniciativas , mas vá se lá saber porque , estão á espera que os analfabetos os empreguem,

    Gostar

  7. Arlindo da Costa permalink
    14 Agosto, 2010 23:06

    Na minha zona já se fala à boca pequena que há contribuintes fartos de serem coimados e tosquiados pelo fisco que se vigam nos fogos…

    Realmente o país continua a arder em todos os sentidos.

    Quando é que Portugal vai voltar a ser Portugal?

    Com Ordem? Com Justiça? com Esperança no Futuro?

    Gostar

  8. Portela Menos 1 permalink
    15 Agosto, 2010 00:06

    planeamento fiscal?
    só pode estar a fala da PT, que vai pagar zero (0%) de mais-valias com a venda da participação na Vivo.

    Gostar

  9. Manuel Silva permalink
    15 Agosto, 2010 00:49

    ” o simples desejo de pagar menos impostos é criminalizado”

    A Helena não se importa de dizer qual a pena aplicável a esse crime ?
    Fiquei curioso de saber qual a lei que define tal como crime. Decerto a Helena não escreve à toa e vai elucidar-nos.

    Gostar

  10. 15 Agosto, 2010 02:06

    eu li que planeamento fiscal é fuga aos impostos , no Público. li tb que falir é fuga aos impostos. ter prejuizoz tb. poder abate-los em contas futuras é assim tipo sacrilégio fiscal. e li que a máquina fiscal devia estar atenta , com 4 olhos , para descobrir , nuns papeis quaisquer , dos milhares que há que ter , o equivalente a hora da carga..para depois poder por uma multa , coima ,taxa e tal , completamente desproporcional à falta. que faz imensa falta , esse dinheiro sonegado com artimanhas , para manter os parasitas à boa vida.
    li que ele há pessoas que metem despesas da sua vida pessoal nas empresas…esqueceram-se de dizer que “as leis” obrigam a comprar merdas que não servem para nada..mas dão iva e obrigam ao investimento privado. uma das tais coisinhas é a “formação” e uma serie de equipamentos caros que podiam mete-los num sitio que eu cá
    sei.
    e se o magalhulho foi ideado para comprar net , se teleles foram oferecidos atrás do sol posto a idosos para sacar uns cobres para a TMN ( pt) , porque carago as pessoas normais não hão-de seguir o exemplo do estado ?

    Gostar

  11. Pedro C permalink
    15 Agosto, 2010 10:34

    E há, ainda, a caça descarada! O meu concelho parece que está sempre em estado de sítio, tal a ferquência de patrulhas da GNR a fazer fiscalização ao trânsito. Vejam ao que isto chegou! Tenho algum material sanitário, restos de uma obra feita há cinco anos, para transportar aqui no concelho para uma obra que está a decorrer noutra ferguesia e tenho que transportar a coisa como se se tratase de artigos roubados por que já não sei dos documentos de compra. Esta “democracia” está a ficar insuportável.

    Gostar

  12. António da Costa permalink
    15 Agosto, 2010 11:04

    Hó Lena

    Tá queixar-se de quê? Não sabe que as facturas ou guias de mercadorias têm de estar bem preenchidas? É a norma, não cumpriu com a norma? foi multada e bem.

    Gostar

  13. Farto deste "Chefe" permalink
    15 Agosto, 2010 11:24

    António da Costa
    Segundo entendi (bem?mal?)a Helena não está contra a Coima. Está é contra a norma, que como muitas outras, pretende orientar todos nossos passos, à “boa” maneira socialista.

    Gostar

  14. Tico permalink
    15 Agosto, 2010 11:31

    # 12

    Tem razão.

    È obrigatorio acompanhar a mercadoria com uma Guia de Remessa.

    Até os ciganos sabem

    Gostar

  15. Tiradentes permalink
    15 Agosto, 2010 11:34

    Interpretar é que nunca foi norma para esta gente por isso é que é anormal.Também po só se seguir normas acéfalamente se viveu 48 anos pacíficamente com a “norma” e agora encontram-se no buraco.
    NORMAL.

    Gostar

  16. lucklucky permalink
    15 Agosto, 2010 11:39

    Votam no socialiimo e social democracia têm o que merecem…

    Gostar

  17. Francisco Colaço permalink
    15 Agosto, 2010 11:46

    #12, Arlindo,

    Nem queria intervir, mas posso dispensar dez minutos. Eu compreendo a sua posição, porém temos de obedecer à lei. Ora, planeamento fiscal não é desobedecer à lei, e é um _direito_ do indivíduo e um _dever_ do administrador.

    Bem pior são as engenharias financeiras e com os números de desempregados para escamotear a realidade e esconder a má administração. Tive o Teixeira dos Santos como um gestor competente num governo incompetente. Isso é passado.

    O governo socialista tem alergia urticária aos empresários, desde que não seus apaniguados, ligados pelo cordão umbilical à incubadora estatal. Todos os outros competem com os seus parasitas, mesmo que não tenham clientes estatais, e por isso são um mal a ser eliminado.

    Como se elimina uma classe? Fala-se mal dela. Assim mesmo.

    Já agora, gostaria de saber qual é a percentagem dos militantes do PS que têm empresas que não tenham mais de 50% da sua facturação provinda do estado ou das autarquias.

    Arlindo, embora ache que a lei tem de ser cumprida, é altura de mudar a lei. Tem razão, os nossos impostos alimentam a máquina da corrupção, e os nossos governantes não estão interessados em cortar verdadeiramente na despesa. Isso, repito, não nos exime de cumprir a lei.

    O que convinha ao Sócrates é que os nossos empresários pegassem nos seus haveres e património e se mudassem para países onde a produção de riqueza é apreciada, como os pobretanas dos Estados Unidos. Poderá então «el capitán» fazer a sua experiência venezuelana em Portugal. Se a situação apertar, podíamos sempre ameaçar invadir Cuba e exigir uma indemnização pelas nossas fábricas, que deixámos em Angola para os angolanos e que se mudaram para lá.

    Gostar

  18. Manuel Silva permalink
    15 Agosto, 2010 12:22

    Será que alguém pode responder ao meu comentário #9

    ” o simples desejo de pagar menos impostos é criminalizado”

    A Helena não se importa de dizer qual a pena aplicável a esse crime ?
    Fiquei curioso de saber qual a lei que define tal como crime. Decerto a Helena não escreve à toa e vai elucidar-nos.

    Gostar

  19. Francisco Colaço permalink
    15 Agosto, 2010 12:45

    #18, Manuel Silva,

    Neste país, ser-se pouco inteligente não é criminalizado, e por isso é um direito. Acredita que a grande maioria os nossos socialistas faz uso desse direito e orgulha-se disso.

    In suma: ó rapaz, nunca ouviste falar de «ironia»?

    Gostar

  20. Adalberto Gomes permalink
    15 Agosto, 2010 13:13

    Desde o tempo do IT, há mais de 40 anos, que são obrigados a acompanhar a mecadoria, a respectiva factura/GR.

    Não é coisa nova nem inventaram nada

    Gostar

  21. Manuel Silva permalink
    15 Agosto, 2010 13:13

    Francisco Colaço
    Leia com atenção. Espere cinco minutos e volte a ler. Repita durante uma hora.
    Depois disso verifique se há ironia no excerto citado.

    Gostar

  22. Adalberto Gomes permalink
    15 Agosto, 2010 13:19

    “””O líder do PSD, Pedro Passos Coelho deixou, ontem à noite na Festa do Pontal, um aviso claro ao Governo: «ou o PS começa a governar ou deve devolver a palavra aos portugueses».”””

    Este é dos ameaços…não me agarrem que eu vou-me a ele

    Criancise pegada

    Gostar

  23. BELMIRO permalink
    15 Agosto, 2010 13:33

    É ASSIM HELENA, CHEGOU A SUA VEZ DE SER ROUBADA.QUERO LHE DIZER QUE SOU UM CONTRIBUINTE LIQUIDO DESSA POUCA VERGONHA . NOS PEQUENOS CONCELHOS QUE CONHEÇO.(OURIQUE/CASTRO VERDE/ALMODOVAR)A CAÇA A MULTA É O PASSA TEMPO DA GNR,PASSEIAM -SE DE CARRO NAS RUAS PARA ESSE FIM. Á PORTA DO CENTRO DE INSPECÇÃO DE CASTRO /VERDE, FICAM PATRULHAS A FISCALIZAR OS QUE ENTRAM PARA O ESTACIONAMENTO PARA A INPECÇÃO.MORREM NA PRAIA

    Gostar

  24. Adalberto Gomes permalink
    15 Agosto, 2010 13:38

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/portuguesa-assassinada-no-brasil

    Duarte Lima ouvido pela polícia

    Portuguesa assassinada no Brasil
    A polícia brasileira quer inquirir o advogado português Domingos Duarte Lima no âmbito da investigação ao homicídio de Rosalina da Silva Cardoso Ribeiro, no Rio de Janeiro, em Dezembro do ano passado

    …Se fosse um PS, caía o carmo e a trindade…Afinal, os Cerejos da nossa praça estão calados?

    Gostar

  25. Licas permalink
    15 Agosto, 2010 14:57

    9.Manuel Silva disse
    15 Agosto, 2010 às 12:49 am
    ” o simples desejo de pagar menos impostos é criminalizado”

    ***************
    EU RESPONDO.
    HÁ DESEJOS NÃO REALIZADOS, E OUTROS EM QUE SE TEVE ÊXITO. HÁ TAMBÉM OS DESEJOS LÍCITOS E OS QUE SÃO CRIMINOSOS.
    HÁ FINALMENTE OS CONFESSÁVEIS E OS QUE NEM AO TRAVESSEIRO SE DEVE TER POR CONFIDENTE. . .

    Gostar

  26. Rxc permalink
    15 Agosto, 2010 14:59

    23, está a ver algumas “manobras” nos bastidores para abafar a divulgação de notícias relacionadas com o caso? Não está pois não? E já agora, esse assassinato afecta directamente a sua vida ou há suspeita de algum crime envolvendo um membro de um governo em funções? É um simples caso de polícia, que deve seguir o seu curso.

    Gostar

  27. António da Costa permalink
    15 Agosto, 2010 15:01

    #13 Farto deste “Chefe”

    A Lena só está contra a norma porque foi multada, antes de ser multada nunca li nada que ela escrevesse sobre o assunto, e já agora deixe que lhe diga que se é contra a norma é porque não entende nada de circulação de mercadorias.

    Gostar

  28. BELMIRO permalink
    15 Agosto, 2010 15:06

    #26

    TALVEZ ENGANO NO DESTINATARIO DA SUA RESPOSTA

    Gostar

  29. 15 Agosto, 2010 15:24

    O pior é que ambas as coisas existem: regulamentação excessiva e interesseira e empresários que fogem ao fisco. É por isso que tanto as análises de direita como as análises de esquerda falham o alvo.
    Mas claro que não é só por causa dessa falha que Portugal é a miséria que é.

    Gostar

  30. Francisco Colaço permalink
    15 Agosto, 2010 18:24

    #21, Manuel Silva.

    Leia com atenção o meu comentário. Torne a lê-lo cinco minutos depois. Repita durante uma hora. Se o fizer, fique a saber que é um grandecíssimo otário e que teria coisas muito mais interessantes a fazer nessa hora.

    Continue a agradecer ao vermelho-róseo do Vital Moreira e aos outros acéfalos que fizeram uma constituição do temanho de uma casa assombrada (com artigos que já vinham poeirentos e bolorentos e para não cumprir de série) que não tenha criminalizado a estupidez. Resolvia de vez o problema do parlamento do país, mas enchia as prisões para além da sua capacidade com socialistas iludidos.

    Gostar

  31. Francisco Colaço permalink
    15 Agosto, 2010 18:26

    #29, Carlos Pires,

    Na mouche.

    Gostar

  32. Portela Menos 1 permalink
    15 Agosto, 2010 18:27

    a ignorância da lei não beneficia o infrator, certo helenafmatoas?

    Gostar

  33. Manuel Silva permalink
    15 Agosto, 2010 19:58

    Francisco Colaço disse
    15 Agosto, 2010 às 12:45 pm

    #18, Manuel Silva,

    Neste país, ser-se pouco inteligente não é criminalizado, e por isso é um direito. Acredita que a grande maioria os nossos socialistas faz uso desse direito e orgulha-se disso.

    In suma: ó rapaz, nunca ouviste falar de «ironia»?

    Francisco Colaço disse
    15 Agosto, 2010 às 6:24 pm

    #21, Manuel Silva.

    Leia com atenção o meu comentário. Torne a lê-lo cinco minutos depois. Repita durante uma hora. Se o fizer, fique a saber que é um grandecíssimo otário e que teria coisas muito mais interessantes a fazer nessa hora.

    Continue a agradecer ao vermelho-róseo do Vital Moreira e aos outros acéfalos que fizeram uma constituição do temanho de uma casa assombrada (com artigos que já vinham poeirentos e bolorentos e para não cumprir de série) que não tenha criminalizado a estupidez. Resolvia de vez o problema do parlamento do país, mas enchia as prisões para além da sua capacidade com socialistas iludidos

    Deita as cartas para saber qual a minha simpatia política? Adivinha nas nuvens?
    Conhece-me de algum lado para me tratar por “ó rapaz”, “grandecíssemo otário” e? Costuma abordar assim homens desconhecidos na rua?

    Gostar

  34. Francisco Colaço permalink
    15 Agosto, 2010 20:33

    #33, Manuel Silva,

    Não se exalte. Compreenda que a sua pergunta foi de tal forma descabida que estava a pedi-las. E eu aproveitei.

    Nestes dias que correm o bom-humor não é decerto benquisto pela malta socialista.

    Gostar

  35. Francisco Colaço permalink
    15 Agosto, 2010 20:40

    #32, Portela Menos Um,

    Realmente a ignorância da lei não beneficia o infractor, mas a intrincância, a minudência e o excesso do corpo legislativo parecem ser feitos à medida do Estado Ladrão.

    Concordando consigo no primeiro ponto, concordará decerto comigo no segundo.

    E onde está a função pedagógica da polícia? Foi deixada na contracapa da caderneta de multas. Já espero que o nosso Governo ordene qualquer dia aos guardas que partam com a cassetete o farol do meu carro para que pague a respectiva multa.

    Gostar

  36. Manuel Silva permalink
    15 Agosto, 2010 21:16

    E continua a dar-lhe com o socialismo…Apre que é teimoso.

    Repito, não há ironia nenhuma. Aliás a Helena Matos é pródiga nestas escritas em que só despertam a imagem de varina a discutir de mãos na cintura. Já anteriormente se saiu com “Alguém sabe para onde se mandam as cadernetas?”, tudo paleio ignorante, fanfarrão e inconsequente pois nunca passa aos actos nem concretiza o que escreve. São palavras ao vento. É graças a tretas destas que Sócrates, há poucos meses, voltou a ganhar as eleições. Infelizmente Passos Coelho está a revelar-se mais um balão de ar, sem substância.

    Gostar

  37. piscoiso permalink
    15 Agosto, 2010 22:13

    EFF
    ERR
    AAA

    AAAAAAACADÉMICA

    Gostar

  38. Licas permalink
    15 Agosto, 2010 23:20

    E depois venham-me dizer que ele não é imbecil : julga que alguém de bom senso vai secunda o meco que quer que se mude de assunto pois os ratos do Largo já trazem as orelhas a arder . . . para estes não são precisos Canadair´s , basta um sifão de àgua sob pressão.

    Gostar

  39. Francisco Colaço permalink
    15 Agosto, 2010 23:41

    #36, Manuel Silva,

    Pode não gostar da Helena Matos, e tem todo o direito de lhe desejar a sorte que um criador de suínos terá na Arábia Saudita. Ela escreveu, certamente com uma ironia muito fina ou uma raiva muito grossa, que até já se criminaliza o desejo de planeamento fiscal. Esqueceu-se de dizer que a pandilha PS pode planear muito bem os seus impostos, como a PT faz. Isso seria um bonito acrescento.

    Poderia pegar em muitas coisas neste texto, e com mais consequência, porque pegar por uma mostra de ironia ou indignação. Se a Helena Matos tivesse usado uma forma verbal do verbo parecer, passaria por opinião em vez de acusação. Pois considere isso uma elipse do verbo e, dando-lhe um pequeno abono e uma mínima concessão nesta expressão, escolha um alvo mais consequente. E, como o Napoleão fazia nas suas campanhas, concentre o fogo nesse alvo.

    (E já agora, nunca o acusei de ser socialista— leia as frases que escrevi— porque fui educado para nunca chamar directamente nomes feios aos outros. Folgo confirmar que não o é, pois já estava a parecer-me demasiado inteligente e gramaticalmente correcto).

    Gostar

  40. Francisco Colaço permalink
    15 Agosto, 2010 23:50

    #38, Licas,

    Estará o Licas a comparar o socialista médio a um dejecto orgânico hidrossolúvel? Não seja ssim.

    Há três tipos de socialistas: os medianos, que mandam no partido e no país; os inteligentes, que secundam os que mandam no partido e no país enquanto o país através do partido lhes repartir a parte que pelo partido departe das partes do país; e, finalmente, os eméritos, que são ex-presidentes ou candidatos a presidente, dizendo querer estar acima do partido apenas para dirigir o partido à direcção do país.

    Há um quarto conjunto, mas é singular, constituído pelo Tino de Rans. À falta de nome que lhe possa dar sem imodéstia, peço sugestões.

    Gostar

  41. 16 Agosto, 2010 00:02

    “Planeamento fiscal”: belo eufemismo para a fuga aos impostos. Pagar impostos é um acto de cidadania, porque é um dever de qualquer cidadão que viva num Estado de direito (e sublinho, Estado de direito). Nessas circunstâncias, a fuga aos impostos é uma imoralidade e um crime que deve ser devidamente punido.

    “…simples desejo de pagar menos impostos”? Nenhum cidadão deve pagar a mais ou a menos do que lhe é devido por lei, caso contrário entramos no campo da injustiça.

    É pena não haver coragem nem vontade para se acabarem com os paraísos fiscais onde se acoitam os espertalhaços dos incumpridores, empresários ou não. É também por aqui que se matam as democracias e se fomentam as injustiças e a falta de solidariedade social.

    Mas quem se rala com isso, não é verdade? Quem defende o sistema do cada um por si, está-se nas tintas para os demais ou para o estado social.

    Gostar

  42. Arlindo da Costa permalink
    16 Agosto, 2010 00:13

    Acabar com o actual «estado social» é a melhor forma de garantir a sobrevivência aos mais vulneráveis da sociedade.

    O actual «estado social» é muito bom e generoso, mas é para os srs.doutores, professores, engenheiros, juízes, médicos, altas patentes, alto funcionalismo, acessores, politicos, governantes, etc.

    Estes sim obtêm todas as boas regalias do Estado Social!

    Gostar

  43. 16 Agosto, 2010 00:23

    #42, Arlindo da Costa

    Se não estamos contentes com o “actual” Estado Social, então que se mude o “actual” Estado Social, mas que não se acabe com o Estado Social.

    Se cair no infortúnio (desemprego, invalidez, doença, velhice, etc.), o Estado Social, poderá atenuar a sua queda: é uma espécie de rede que impede o trapezista de estatelar-se no chão. Se não quisermos a rede, pois muito bem, mas em caso de queda, não nos queixemos.

    O Estado Social é uma conquista civilizacional. Acabar com ele é regredir.

    Olhemos para os países onde o Estado Social não funciona, ou não existe – em grande parte dos países de África, por exemplo: é a miséria absoluta!

    Gostar

  44. Arlindo da Costa permalink
    16 Agosto, 2010 00:57

    AMCD:

    Estou de acordo com um estado onde haja «segurança social» para todos os cidadãos e com regras iguais para todos.

    Não estou de acordo com a actual filosofia do «estado social» português onde alguns se reformam com meia dúzia de anos com reformas chorudas; onde os funcionários públicos têm melhores reformas do que os do regime geral e à custa dos impostos destes e onde a classe dirigente, administrtiva e administradora se abotoa bem à custa dos impostos dos mais pobres.

    Ou acha que quem paga o estudo dos filhos dos srs doutores, engenheiros, arquitectos,gestores ou banqueiros, são estes e não a generalidade dos cidadãos que pagam dos seus impostos os professores, as universidades e os equipamentos?

    Este Estado Social está desenhado para manter uma classe de politicos, burocratas e parasitas.

    Os portugueses pagam impostos para sustentarem muita maladragem e corrupção.

    Se toda a receita fiscal que tem subido exponencialmente de ano para ano, se fosse aplicada corectamente e com justiça não haveria tantas desigualdades, injustiças e tanto endividadamento do Estado!

    Gostar

  45. 16 Agosto, 2010 02:28

    O problema é que em Portugal praticamente não existem … empresários.

    Gostar

  46. MDN permalink
    16 Agosto, 2010 03:26

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1641959

    Peço desculpa por mudar de tema, mas esta é para os antiregionalistas e ai e tal que lisboa é que dá ás outras regioes.

    Gostar

  47. Arlindo da Costa permalink
    16 Agosto, 2010 05:11

    Lisboa come tudo e até rouba o dinheirinho das regiões mais pequenas.

    Se o Norte não se tornar autónomo como a Madeira ainda vai ficar com o estatuto de Massamá de Cima!

    Realmente os gajos do Porto andam há anos completamente capados!

    Gostar

  48. Francisco Colaço permalink
    16 Agosto, 2010 10:02

    #46, MDN,

    Quando eu pago as despesas da minha casa, o IVA corre na sede fisca, ou em Lisboa. Se pago o telefone, a electricidade ou o gás, vai tudo para Lisboa, pois a sede fiscal é em Lisboa.

    Os nossos governantes fazem os institutos públicos em Lisboa (confiram onde está a sede dos cento e trinta e um institutos criados pelos governos do António Guterres), a sede da PT é em Lisboa, a da EDP em Lisboa, e já não enumero mais por futilidade.

    Eu, sem grandes alternativas, estou a dar dinheiro ao António Costa para financiar a sua cidade, via parte do IVA que cabe às autarquias.

    Sempre defendi isto: que as sociedades anónimas apresentem um mapa de facturação por concelho, por forma a se transferir a parte do IVA que cabe às autarquias às respectivas edilidades. Isto seria justiça social em acção.

    Agora vai dizer uma coisa destas ao governo PS. O António Costa tinha logo um chilique.

    Gostar

  49. Arnaldo Madureira permalink
    16 Agosto, 2010 11:46

    orçamentos das câmaras municipais – receitas – derrama – lisboa 90 ME – sintra 9 ME – gaia 5 ME – porto 19 ME

    Gostar

  50. lucklucky permalink
    16 Agosto, 2010 16:38

    “O Estado Social é uma conquista civilizacional. Acabar com ele é regredir.”

    Estado Social é Tirania( és minoria estás lixado podemos tirar-te tudo o que quisermos), é Corrupção (votas em mim dou-te dinheiro dos outros), é um incentivo à fabricação de irresponsáveis, incompetentes, além disso destroí a economia ao ter preços falsos -na saúde, na educação, nos transportes, na energia, e é finalmente: votas em mim peço emprestado dinheiro que filhos e netos vão ter de pagar.

    Gostar

  51. 16 Agosto, 2010 16:47

    MLR prestou um grande serviço aos “boys” e aos corruptos portugueses: desviar as atenções para os professores no momento alto da tomada do aparelho de Estado pelos “boys” e da monopolização dos grandes negócios de Estado pela rede que gira à volta do ainda primeiro-ministro. Por isso foi premiada com a presidência da FLAD.
    Álvaro Teixeira

    Gostar

  52. Licas permalink
    16 Agosto, 2010 21:05

    40.Francisco Colaço disse
    15 Agosto, 2010 às 11:50 pm
    #38, Licas,

    Estará o Licas a comparar o socialista médio a um dejecto orgânico hidrossolúvel? Não seja ssim.

    *******************

    Respondendologo a seguir a um FRAFRAFRA do Piscoiso nesta caixa é-me permitido aduzir que esse sujeitinho (-óide) queria fazer a agulha para os FUTEBÓIS (assunto tão
    vesgo em relação ao que se estava a tratar).
    SIMPLESMENTE . . .

    Gostar

  53. António Barreto permalink
    16 Agosto, 2010 22:28

    Desafio os comentadores deste poste a fazerem o levantamento integral dos requisitos a que deve obedecer o trânsito de viaturas de uma empresa em território Nacional; incluindo viatura, condutores, mercadorias, ferramentas e horários.

    Se houver interesse efectivo, é melhor nomear uma comissão, e, quem sabe, elaborar um projecto de proposta de lei aos partidos com representação partidária.

    É tragicómico; no caso, virtual, de fiscalização plena e integral, a economia Nacional, simplesmente colapsava! É mais um caso de insanidade regulamentar!

    Já agora; experimentem perceber como se processa o controle administrativo do trabalho extraordinário nas empresas. Uma autêntica “genialidade”! Ainda dizem que é necessário aumentar a competitividade empresarial.

    Não me vou alongar; não há tempo nem espaço, mas a verdade é que, seja a nível Nacional ou local, o progresso económico das populações e do País está, há muitos anos, gravemente comprometido pelos défices orçamentais crónicos.

    Há sempre uns “inteligentes” a inventar “engenharias” de vária ordem, para injectar directa e indirectamente mais “graveto” na coisa pública, agravando os custos empresariais, quer financeiros, quer de contexto, sem que daí resulte alavancagem da competitividade Empresarial e Nacional. Os exemplos são muitos; daria para um seminário de vários dias.

    Gostar

  54. António Barreto permalink
    16 Agosto, 2010 22:29

    Os empresários são muito maltratados pelos Governos, pelo actual em particular. Os idóneos estão entre os verdadeiros
    heróis do nosso tempo. Refiro-me, ao pequeno e médio mas também a alguns grandes.

    Já repararam que está em curso um fortíssimo, mas subtil, processo de concentração económica, na minha opinião, com subordinação a Espanha, à custa das pequenas e médias empresas nacionais?

    As nossas grandes empresas, em vez de se internacionalizarem competindo nos mercados externos com os seus congéneres – isso sim, seria patriótico – cobardemente, através de subterfúgios vários promovidos pelo do actual Governo, vão aniquilando pequenas empresas – as tais de “vão de escada”, como diz a Sr.ª D.ª Helena – e engordando correspondentemente. Sempre, claro em nome de nobres causas. Dava outro seminário de vários dias!

    Entretanto, os opositores políticos e a generalidade dos comentadores vão “passando ao arco” entretidos com demasiadas guerras de “alecrim e manjerona”; tricô. Releiam o poema do José Carlos de Vasconcelos sobre o tema.
    Quem vai pagar caro é o Povo, pois como é evidente o custo unitário das mercadorias, equipamentos ou serviços irão “disparar”. Ou seja; aumentará a competitividade das empresas do regime e reduzir-se-á a competitividade da Nação – o que já é uma realidade nalguns casos -!

    Ah valentes! Mas onde é que está essa Maria da Fonte? Não deixou descendentes?

    Gostar

  55. António Barreto permalink
    16 Agosto, 2010 22:30

    Há uma censura, já explícita, no discurso de vários membros do Governo e da esquerda em geral, acerca do “planeamento fiscal” de pessoas e empresas. Parece que entendem moralmente exigível, que maximizemos as nossas contribuições para o erário Público! Quanto a mim foi isso que a Sr.ª D.ª Helena quis dizer usando algum excesso de linguagem, provavelmente, resultado de alguma – justa, digo eu – indignação.

    Já agora; vejam a verdadeira “indecência” do actual regime do IMI, sobretudo para os herdeiros. Na verdade, herdeiros de contribuições faraónicas para o erário público. O IMI constitui um processo asqueroso de expulsão das pessoas das suas cidades; das cidades e habitações dos seus antepassados. Há pessoas que sofrem por não conseguir manter o património dos seus ancestrais, devido a este insaciável apetite fiscal.

    Empresários e proprietários – pequenos, meus amigos, só os pequenos – são o grande inimigo eleito pelo actual Governo. Vejam o que se passa, por exemplo, com os painéis solares…e…e…e. E o PSD e CDS andam a dormir! Venham cá abaixo! falem com as pessoas. Todas. Sintam como sofrem, lutando. Sintam o combate diário de gerar recursos para responder a todos os “sagrados” compromissos das pessoas honradas. Sem o combate empenhado e relevante no terreno, não haverá bons governantes! Sem sentir o Povo, não há boa governação.

    Gostar

  56. Nanheta permalink
    16 Agosto, 2010 22:34

    Cita “O Insurgente” – num poste de há semanas – um “guru” da economia Mundial segundo o qual, em lugar do neoliberalismo apontado pelas esquerdas, a Europa vive um regime de semissocialismo, responsável pela decadência económica do espaço europeu.

    Em Portugal, derrotada no 25 de Novembro a via militar para o Socialismo, entrámos de imediato na via do “sofá poder” – ou seja do “Socialismo Democrático” – propulsionada pelo PS?

    Não radica aqui o nosso dilema? Na incapacidade, enquanto Povo, e Democraticamente, escolhermos uma via para o futuro? Disse um velho Capitão suspenso à borda do lugre bacalhoeiro, nos mares da Gronelândia ao pescador que, revoltado pelos maus tratos, o segurava indeciso: “ou dentro ou fora que isto assim não é vida”!

    Digam lá os Sr Políticos com clareza e sem habilidades hipócritas, que propostas têm para Portugal Socialismo, Liberalismo, ou o que? Ponham lá isso preto no branco de uma vez, porra, antes de irmos ao fundo!

    Já me esquecia; às vezes dou comigo a sonhar que os impostos deviam ser exclusivamente voluntários. Cada um pagaria de acordo com a sua disponibilidade e conforme a sua apreciação da ação governativa. Governaste mal? Não há pilim! Governaste bem? Fazemos mais um esforço! Mas isto foi num sonho sobre Neverland.

    E agora vou jantar!

    Cumprimentos a todos

    Gostar

  57. 17 Agosto, 2010 02:45

    http://www.legoergosum.blogspot.com/2008/12/escola-pblica-ou-escola-republicana.html

    «A luta entre os professores o Ministério da Educação é um conflito de culturas e civilizações. Se permitirmos que o Ministério vença, os nossos netos serão selvagens.»

    Acordem!

    Gostar

  58. António Barreto permalink
    17 Agosto, 2010 08:37

    Mais uma vez, #54:

    Onde se lê “partidos com representação partidária” deverá ler-se “partidos com representação parlamentar” (foi da pressa!)

    Gostar

Deixe uma resposta para Licas Cancelar resposta