SCUT’s – eles comem tudo
13 Outubro, 2010
“Ao longo de anos, sucessivos governos garantiram que as SCUT seriam pagas por fundos europeus, mais tarde através duma componente do imposto sobre produtos petrolíferos e, mais recentemente, com receitas provenientes do aumento do IVA. De mentira em mentira, até hoje. Continuam a esconder-nos que o contrato celebrado é ruinoso, pois garante às concessionárias rentabilidades da ordem de 14% e permite ainda, nos próximos anos, um crescimento das tarifas muito para além da inflação.”
No Jornal de Notícias, hoje.
26 comentários
leave one →

Parece que o PSD já tem algumas imaginativas soluções para negociar o orçamento.
Uma delas, segundo me sopraram aos ouvidos, é retirar ao Fundode Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS)os euros referentes a 1% do IVA que por lei acresce a esse fundo para garantir as nossas reformas. Como o FEFSS corresponde a mais de 8.000 milhões de €, esse “roubo” era de 450 milhões o que dava para limitar o aumento do IVA a 1%, e não 2% como pretende o Governo.
Fosga-se esta ideia. É pior a emenda que o soneto.
A ser assim era melhor fazer baixar o FEFSS para 4.000 milhões de euros para se evitarem quaisquer medidas restritivas. Quanto à garantia do pagamento das reformas via-se amanhã.
Espero que o Governo não aceite este “roubo” ao FEFSS.
GostarGostar
O contrato chama-se xuxa da silva e guterres e, que eu me lembre, o Santana Lopes queria resolver esta pouca vergonha em 2004… Mas o palhaço do “presidente” cenoura, logo que teve no horizonte este só cretino de agora, resolveu mandar embora o Santana para entrar este mongo amaricado a quem a “comunicação” andou a lamber o ku durante anos (e ainda anda, pelos vistos), a comunicação e mais alguns “responsáveis”…
GostarGostar
D, onde é que ouviu isso? Essa palhaçada parece mais do mesmo, só em que vez da PT, mete a FEFSS à mistura. Ficamos na mesma.
Espero bem que não seja esse o caso, ou dificilmente o PSD se apresentará como um partido de alternativa.
GostarGostar
E estão a tentar esconder mais coisas:
http://lishbuna.blogspot.com/2010/10/o-que-funciona-para-o-alain-delon-o.html
GostarGostar
António
Até me assustei quando me disseram tal.
“Roubar” ao FEFSS é exactamente o contrário do que se devia fazer: meter lá mais dinheiro para garantir as nossas reformas.
Será que o Governo, muito pressionado para ver o orçamento aprovado, vai aceitar esta “enormidade” apresentada pelo PSD?
Já não digo nada!…
Estamos fritos com este PS, PSD, CDS e com os que estão na bicha à espera de tacho.
GostarGostar
Mais malabarismos contabilísticos.. Transfere-se as reformas milionárias da PT para o Estado para assegurar 2.6 mil milhões de euros, e depois vai-se buscar mais 450 milhões de euros à FEFSS para tapar o derrape orçamental e atingir a redução do défice. Os mercados financeiros não são estúpidos, e quando se aperceberem disso, vão penalizar fortemente Portugal e o Estado. O Fundo de Pensões da PT já foi criticado lá fora. Mais uma manha destas, e ninguém dará credibilidade ao governo português. Pior, tal como referiu, o que é necessário é injectar mais dinheiro no FEFSS, ou as reformas desta generação estarão arruinadas lá para 2025. Isto foi referido no Plano Inclinado. Esperemos que esta proposta não seja apresentada, ou Passos Coelho perderá qualquer credibilidade de ser alternativa ao governo de Sócrates.
GostarGostar
Ó D, assustou-se?
Tenha cuidado pois estes tempos socretinos estão a assustar muita gente.
Acalme-se, beba um xarope, e convença-se que mais tarde ou mais cedo este governo acabará na sarjeta.
Até lá não pense.
Faz-lhe mal.
GostarGostar
Só não se assusta quem trabalha para o Estado.
Já fechei uma empresa que não há muitos anos foi próspera.
15 anos de socialismo foram-lhe fatais.
GostarGostar
Os mercados financeiros não são estúpidos? Então, o que é quem compra e vende pacotes de lixo com o nome de fundos de investimento, quem prejudica toda a economia com os seus estados de espírito, quem joga a dinheiro? Não é estúpido? É qualquer coisa pior?
GostarGostar
Comparo a estória das SCUT’s – versus – governos, aos dealer’s da coca e da heroína… convencem o ingénuo a consumir, com o fito de o tornar dependente, depois, xupam-no até ao tutano.
As SCUT’s foram-nos “impingidas”, como sendo uma “borla” da UE, que nos iía ajudar a desenvolver a economia, ligando o interior do país com as grandes cidades, proporcionando o escoamento dos produtos com maior facilidade e rapidez, permitindo a deslocação mais rápida e segura, de pessoas e bens.
Tal e qual como o dealer promete a solução para todas as frustrações e depressões e exclusões e isolamentos e recriminações e mais um par de botas.
Mas pronto… tal como para as drogas existe a alternativa de desintoxicação, também para as SCUT’s, podemos optar pelas estradas secundárias, pelos trilhos de carroças e ainda, pelos carreiros… no meio dos montes, enchendo os pulmões de ar puro e cantando a plenos pulmões, quais habitantes das montanhas do Tirol… Oh deleririlérilériliiiiiii!!!!!
GostarGostar
Isto é execrável… Porque é que ninguém vai preso ? Porque é que não acabam com isto ? Se me podem reduzir ao salário também podem acabar com estes contratos miseráveis e fazerem outros. Só não o fazem porque os tubarões que mandam nos partidos não deixam… Ah !! Como eu gostava de comer sopa de tubarão !! A barbatana, essa serrava-a lentamente e a sangue frio… Cambada !!!
GostarGostar
.
entrelinhas à margem,
um curioso ‘follow the money’ ou ‘perfumes do Éden’:
.
Se você fosse empresário, empregado, funcionario publico, profissional liberal, pensionista, desempregado ou outro qualquer estaria contra ou opor-se-ia a um projecto em que continuaria a ganhar 5% ou mais para passar a ganhar 2% ? E se isso fosse sobre centenas de milhões de euros praticamente todas as semanas com promessa de mais uns planos com novos % altamente rendosos ?
.
Acharia que esse projecto estaria projectado para mudar isso, seria propositado, resultaria de direitos adquiridos ou seria pensado por ignorância ?
.
GostarGostar
Ao D dizem coisas mirabolantes que só ele sabe.
Nos últimos dias aparece aqui sempre com uma “novidade”, curiosamente “virada ” para um lado só.
Curiosamente, ou não, também fala de três partidos como se não tivesse sido neles que cerca de 80% dos votos válidos que o povo votou, retirando-lhes legitimidade.
Desconfio que será um daqueles que terá gritado que a “esquerda” sempre teve a maioria incluindo um dos partidos que culpa na desgraça e que dois minutos depois não é de “esquerda”, convenientemente.
Nos ultimos 15 anos foi a esquerda que governou Portugal (tirando dois anos e meio) cavando o abismo em que nos encontramos mas D desvia o olhar para o lado.
GostarGostar
Siga!…
De roubo em roubo, até à vitória final.
E os tugas como reagem? vão para filas ás 3 da manhã para comprar dispositivos. Acampam 3 dias antes para ver o TonY Carreira, atropelam-se numa loja para receber um brinde inútil, passam horas ao telemóvel a lamentarem-se da falta de dinheiro, culpam os outros de não fazerem nada, etc., etc.
GostarGostar
D,
Quanto é que lhe pagam para essas socretinas manobras de diversão?
GostarGostar
1) Qual o valor do investimento subjacente a todas as concessões rodoviarias que o estado cedeu a privados?
2) Qual o valor que o Estado tem que pagar aos privados por estes se terem substituido ao estado nesses investimentos?
3) Que taxa anual (de retorno sobre o investimento) é que isso representa?
RB
GostarGostar
Tiradentes
Confirmei a “novidade curiosa” na revista Visão de hoje, relativamente ao FEFSS.
Serás verdade?
GostarGostar
Caro Paulo Morais,
não leve a mal, mas, por favor, não faça plurais de siglas (SCUT’s), ainda por cima com apóstrofos!
GostarGostar
Ricciardi,
1), 2), 3), são o equivalente a cem submarinos nos proximos 25 anos. A maior armada submarina do mundo. E só pode, porque estamos a ir para o fundo.
GostarGostar
D,
A Visão merece tanta confiança, como o Socrates, ou o T. dos Santos. É mais uma achega do grupo do Balsemão para a pressão.
GostarGostar
Sobre as SCUT, meu Deus, a quantidade de avisos que foram feitos a “esta” maltosa do PS, principalmente por gente ligada ao PSD!
Que pena “este” PSD descurar algum património moral que tem, enquanto perde toda a credibilidade com questões como a revisão constitucional (já quase enterradas), com o mistério à volta do Orçamento e com a “consulta” aos banqueiros sobre o que há-de fazer da vida.
GostarGostar
Os ricos que ganham € 570 mensais que paguem a crise, as SCUTs e os devaneios das noites de insónia do nosso Querido e Amado Grande Líder Sócrates!
GostarGostar
Pronto está bem. Mas não compreendo.
Vamos ver. Qual é a vantagem do Estado em concessionar o que quer que seja?
Parece-me liquido pensar que uma concessão advém da possibilidade de poder dotar o país de infraestruturas sem que para tal o Estado tenha de incorrer em custos para o efeito.
A ideia de concessão é pois uma mera autorização de exploração de negócio… um negócio que, ele próprio, libertará meios para rentabilizar o investimento efectuado pelos concessionarios (privados).
Ora, nada disto tem sido feito.
Os concessionarios na verdade participam num mega-monopolio autorizado pelo estado, em coluio com o estado.
A desfaçatez vai a tal ponto, que as ‘receitas de bilheteira’ das concessões são garantidas aos privados pelo estado.
Um negócio assim, sem qualquer risco, e tendo assegurado pelo estado as receitas, é um negócio leonino. Como tal devia ser anulada todo tipo de concessões e PPP’s cujos contratos configurem esta distorção de mercado.
Vejam por exemplo a concessão da 3ª geração de telemoveis, há uns anos. O estado encaixou o prémio de concessão e não vi que os operadores colocassem uma facturação minima assegurada pelo estado.
Da mesma forma, todo e qualquer concessão com clasulas LEONINAS são um claro abuso do direito, da decência e do bom funcionamento do mercado.
Coisa distinta são investimentos de coesão nacional. Estes investimentos, no interior, não são rentaveis e portanto não existirá nenhum privado interessado em explorar o negocio, sem que o estado garanta o retorno a uma tx de mercado aceitavel. A questão pertinente é estratégica e politica.
Deveriamos ter efectuado autestradas, sem rentabilidade economica, no interior ?
Deviamos, mas não na altura em que foram realizadas. Investimentos na coesão territorial deverão ser efectuados se e só se os governos tiverem um plano de desenvolvimento economico-empresarial para as regiões em causa.
RB
GostarGostar
O que ganha o estado? Ou o que gasnham os governantes? Talvez paghamento ou compra de favores?
GostarGostar
Não haja dúvidas! Os novos delegados abrantinos estão com um desempenho muito suoerior ao piscoisal. Até que enfim, meteram agentes profissionais, que isto não está para amadores!
GostarGostar
No FarodeVigo
El Eixo Atlántico pide la dimisión del ministro luso de Transporte
Caixanova asegura desconocer cuándo estarán disponibles los dispositivos para el telepeaje
GostarGostar