Saltar para o conteúdo

“Sócrates quer eleições” *

14 Outubro, 2010
by

«Nas duas últimas semanas, o marketing suplantou a política e arredou qualquer laivo de racionalidade ainda resistente. Numa inversão descarada da realidade, as baterias comunicacionais do Governo, em patente prática concertada com aqueles que se habituaram a confundir as conveniências pessoais de Cavaco Silva com o interesse nacional, apregoaram a ideia falaciosa de que chumbar o Orçamento acarretaria, por si só, todos os efeitos nefastos da crise.
De repente, contrariando os factos e a história, fabricou-se e difundiu-se a convicção de que a culpa da crise, afinal, pertenceria ao PSD por não ter admitido, instantaneamente e às cegas, o Orçamento antes de conhecer as suas linhas gerais. Pelos vistos, segundo as subidas inteligências atreladas em parelha a Belém e S. Bento, todo o mal que nos está a acontecer e o muito que está quase a chegar deve-se a Passos Coelho, que é líder do PSD há seis meses, e não a José Sócrates, que nos desgoverna há quase seis anos…»

* Ontem, no Diário de Notícias

16 comentários leave one →
  1. JMF's avatar
    14 Outubro, 2010 11:32

    O Carlos é dos poucos individuo de direita que se pode ouvir sem a utilização da k7: baixa de impostos e cortes na despesa pública.
    Mais, tem uma paciência extraordinária para ouvir sempre o mesmo e mal explicado por parte de Rangel.

    Gostar

  2. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    14 Outubro, 2010 12:13

    “baixa de impostos e cortes na despesa pública.”

    Só os Políticos e os corrompidos não gostam dessa cassete.

    Gostar

  3. Eduardo F.'s avatar
    14 Outubro, 2010 12:19

    «Sócrates sabe que 2011 vai ser uma agonia que nada aliviará. A táctica, simplória mas eficaz para os mais distraídos, consiste em tentar impingir um Orçamento impróprio, para, após uma recusa induzida, afiançar que o FMI só entrou em Portugal por culpa do PSD. Provocar uma crise política é a saída natural para a inépcia governativa de Sócrates. Depois, resta-lhe arriscar a sobrevivência em eleições de tudo ou nada – Portugal faz as vezes de mero figurante nesta ópera bufa.»
    Logo, a atitude mais inteligente para o PSD é contribuir objectiva e inequivocamente para essa crise política. Curiosa argumentação, esta. Será que, afinal, a hipótese do Cristo redentor descer à terra proximamente é real?

    Gostar

  4. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    14 Outubro, 2010 13:13

    A crise política vai acontecer quer queira quer não. E não vai ser só crise política, vai ser crise de regime.
    Quiseram a bolha. Agora já tem vida própria e é impossível parar.

    Gostar

  5. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    14 Outubro, 2010 13:31

    Uma sociedade que se deixa manipular desta maneira abjecta, como tem sido a campanha levada a cabo pelo governo e pelos seus aliados/cumplices na comunicação social a proposito do orçamento, não merece mais do que tem: uma democracia degradada, e um país arruinado. Em todos os paises democraticos há imprensa que apoia este ou o outro partido, mas esta manipulação diária a que os portugueses são submetidos há anos tinha que acabar mal.
    Sou dos que teem defendido, nomeadamente aqui no Blasfemias, que o PSD devia votar contra o OE/2011. Mas é um facto que Socrates está a apostar tudo nisso mesmo, para se por de fora, deixar o país de rastos, e voltar daqui a uns meses como o salvador da patria. Apoio mediatico para isso, não havia de lhe faltar como temos visto nos ultimos tempos.
    Por isso acho que o PSD se deve abster, fazer uma violenta declaração de voto e deixar passar o orçamento por mau que ele seja, não por medo dos credores, mas para contrariar a estrategia socretina. E na primavera, depois de reeleger Cavaco, por o Socrates na rua e tentar convencer os portugueses que há outros caminhos, sem ser esta loucura sem rumo em que Socrates e o Partido Socialista nos meteram.

    Gostar

  6. Eduardo F.'s avatar
    14 Outubro, 2010 13:50

    «A crise política vai acontecer quer queira quer não. E não vai ser só crise política, vai ser crise de regime.» – Lucklucky
    É o mais provável, concordo consigo. Conviria ter uma estratégia para enfrentá-la e uma liderança capaz. Consegue discerni-las?

    os resultados práticos de acusar José Sócrates de uma falta ética assemelham-se aos de uma tentativa de repreender um recém-nascido por estar sempre a sujar as fraldas

    Gostar

  7. tric's avatar
    tric permalink
    14 Outubro, 2010 13:54

    Portugal registou 1730 novos processos de insolvência no terceiro trimestre, representando um aumento de 37% relativamente a 2009 e um aumento de 11% face ao trimestre anterior. De acordo com o Departamento de Gestão de Risco da Crédito y Caución, através dos processos de insolvência publicados no Diário da República, os processos em Portugal não param de crescer. O aumento significativo dos níveis de insolvência empresarial teve início no primeiro trimestre de 2009, a registar mais de 1000 insolvências.

    Gostar

  8. Eduardo F.'s avatar
  9. tric's avatar
    tric permalink
    14 Outubro, 2010 14:06

    O abandono do Euro por parte dos PIGS é agora inevitável, embora não seja fácil prever o timing. O meu propósito neste post é descrever brevemente como se faz a saída do euro para uma nova moeda portuguesa, a que chamarei bento, e os seus efeitos imediatos.
    .
    Num dia, geralmente de fim-de-semana, o governo manda congelar todos os depósitos em euros detidos nos bancos nacionais. O congelamento pode durar vários dias. Esses depósitos são então convertidos em bentos a uma certa taxa oficialmente definida, v.g., 1 euro = 1 bento, significando que os depositantes serão a partir de agora ressarcidos dos seus depósitos em bentos e não em euros. Na reabertura do feriado bancário deixa-se o mercado cambial funcionar e o bento desvaloriza, por exemplo, para 1 euro = 1.25 bentos.
    .
    É nesta desvalorização do bento, que eu supus ser de 25% (e que deverá andar muita próxima do que será a realidade) que está a chave da recuperação da economia. Todos os produtos importados do estrangeiro passam a custar 25% mais caro, e os portugueses passarão a importar menos; ao mesmo tempo, os produtos portugueses no estrangeiro passam a ficar 25% mais baratos, e os portugueses passam a exportar mais. É este aumento da produção nacional para o mercado interno, substituindo as importações, e para o mercado externo, aumentando as exportações, que fará subir o emprego no país. Não há outra solução. (É também o facto de, sem saír do euro, o país não poder desvalorizar que torna as soluções alternativas ineficazes, como aquela que está a ser elaborada para a Grécia).
    http://governanciaonline.blogspot.com/2010/05/bento.html

    Gostar

  10. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    14 Outubro, 2010 14:43

    Alguem me explica a estrategia do governo?(ou do Lacão, que vai dar no mesmo!)
    Jornal o “i “de hoje, parangona da 1ª pagina: ” Jorge Lacão diz que PSD tem falta de maturidade”
    Hoje, à saida da reunião com delegação do PSD no Parlameno: “Jorge Lacão diz que governo está disponivel para negociar o orçamento com o PSD”.
    Isto tem um nome: esperteza saloia dos chicoespertos.

    Gostar

  11. Piscoiso's avatar
    14 Outubro, 2010 14:53

    Sobre a culpa da crise, aqui vai o
    cartoon do dia.

    Gostar

  12. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    14 Outubro, 2010 16:21

    Podem dar-me links para declarações dessas subidas inteligências?

    Gostar

  13. Licas's avatar
    Licas permalink
    14 Outubro, 2010 18:40

    Piscoiso
    Posted 14 Outubro, 2010 at 14:53 | Permalink
    Sobre a culpa da crise, aqui vai o
    cartoon do dia.
    _______
    O Piscoiso já não argumenta (falta-lhe substância) CARTUNA . . .

    Gostar

  14. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    15 Outubro, 2010 00:23

    “Sócrates quer eleições”
    Claro que quer: é a unica coisa em que ele é verdadeiramente bom. Muito bom mesmo.

    Gostar

  15. Licas's avatar
    Licas permalink
    15 Outubro, 2010 23:41

    É SÓ BOM DEVIDO AO TUGA SER O QUE É . . .

    Gostar

  16. PMP's avatar
    PMP permalink
    16 Outubro, 2010 00:19

    Sócrates está a fazer bluff, pois sabe que se deixar de ser primeiro ministro toda a sua teia de interesses se desmorona.
    O problema é que PPC está quase sozinho, não fez o trabalho de caso que é uma proposta detalhada de cortes no sector público alargado, e grande parte das “elites” do PSD não têm a “astúcia” do primeiro-ministro e por isso se encolhem com o medo do FMI e dos mercados.

    Gostar

Indigne-se aqui.