Teoria da sinalização
9 Novembro, 2010
Frase: “Mercados podem estar certos” que consolidação orçamental será “seguida sem hesitação”
Quem disse: Teixeira dos Santos (9-11-2010)
O que sinaliza: Sinaliza que Teixeira dos Santos sabe que os mercados sabem que ele não é de confiança
14 comentários
leave one →

“Teixeira dos Santos sabe que os mercados sabem”
Eu também sei que tu sabes que eu sei…
GostarGostar
Alguém me consegue explicar o “alívio” de Cavaco Silva ao dizer que isto é “mercado secundário”, não “mercado primário”?
Se o homem não fosse economista até diria que parecia o prof martelo a “explicar” que é um “problema secundário” este.
GostarGostar
Estes são os governantes responsáveis pela elaboração do Orçamento deste ano, para o ano que vem. O Orçamento que “esmaga”, e é um “massacre fiscal” ( Nicolau Santos do Expresso, de onde foi retirada a imagem).
Fui ver quem são os indivíduos, começando pelo mais velho, Emanuel dos Santos. É um velho especialista em “previsões e estudos”. Nem é preciso dizer mais nada, porque esse currículo explica tudo.
Depois, Sérgio Vasques. É um especialista teórico e docente de assuntos jurídico-fiscais. Presumivelmente saberá resolver problemas do RGIT ( Regime geral das infracções fiscais), da LGT( lei geral tributária) e do CPPT ( código de procedimento e processo tributário). Mas para isso temos juizes do STA…
Carlos Pina. Mestre em Direito e outro téorico da área fiscal, com incidência nos valores mobiliários e que exerceu advocacia durante quatro anos, há mais de dez. É docente e assessor por vocação.
Gonçalo Castilho. Outro mestre em direito e mais um teórico com vocação para assessor e assistente.
O Ministro, Teixeira dos Santos, já o sabemos, é professor universitário e político a tempo parcial. Já foi considerado o pior ministro das Finanças da Europa.
Com este postal apenas gostaria de chamar a atenção para uma coisa: os responsáveis pelo esmagamento fiscal que sofremos, são teóricos do direito fiscal. Um ou outro praticou algo relacionado, mas a essência do que fazem aprenderam na faculdade. Com os mestres que muitas vezes parecem cegos que guiam outros cegos.
É este o problema e não se vê saída para o mesmo, exactamente por isso: a cegueira, para além do tempo imediato que se liga à contabilidade corrente, é permanente e estes teóricos não estão obviamente preparados, pelo saber e experiência, para dar uma luz ao fundo do túnel.
Serão medíocres? Nem tanto, porque deverão ter notas de curso que atestam que são uns sabichões. E no entanto, há anos e anos que nos enterram na miséria e desgraça, sem saberem fazer melhor que isto que nos apresentam.
São estes paradoxos que se torna mister resolver e denunciar. Não precisamos de teóricos deste calibre que nos afundam na miséria geral em relação a outros países. E que ainda por cima se defendem miseravelmente com desculpas de mau pagador: atirando as culpas para a crise internacional.
http://portadaloja.blogspot.com/2010/10/os-responsaveis-pelo-orcamento-2010.html
GostarGostar
Convinha explicar, já que se é entendido, que estamos perante ataques especulativos. Ataques esses que tem atingido economias mais fracas como as que gravitam em torno do Euro…. mas acredito que se trata de um lapso.
GostarGostar
Mas Não Foi Isso Que O Exmo Senhor Presidente Mandou Fazerem…
… quando incitou, manobrou, infiltrou e recomendou ao PSD que o Orçamento fosse aprovado, caso contrário os mercados (do Bolhão? da Ribeira?) faziam e aconteceriam e a catástrofe estaria aí?
Afinal era tudo a fingir? Não era para levar a sério?
Eu já sabia, mas parece que no PSD acreditaram…
Cavaco Silva: “Não vale a pena perder tempo com aquilo que os mercados estão a fazer”
Cavaco Silva recusou-se hoje a comentar o facto dos juros da divida portuguesa terem hoje chegado perto dos sete por cento, alegando que “não vale a pena perder tempo com aquilo que os mercados, os mercados secundários, estão a fazer”.
GostarGostar
Precisamos do Zeinal Balva a ministro das finanças . Esse sim, sabe dominar os mercados financeiros.
O nosso ministro é completamente incompetente e irresponsável.
GostarGostar
precisam dum semáforo para regularizar o trânsitos dos dinheiros que entram por empréstimo e dos que saem para a compra de 80% dos alimentos
GostarGostar
Zeinal Balva a ministro das finanças ? Ora aí está uma boa decisão; pelo menos no que ao planeamento fiscal de dividendos diz respeito, o estado teria muito a ganhar…
GostarGostar
Três tiros no porta-aviões.
GostarGostar
Teoria da regulação eficaz:
http://insurrectomeditativo.blogspot.com/2010/11/regulacao-eficaz.html
GostarGostar
Incrível um post sobre economia do grande catedrático João Miranda e o senhor anti-comuna ainda não veio aqui comentar.
Está mal.
GostarGostar
sim , este post podia ser qualificado na categoria “rir para não chorar”.
a massificação da educação não me chateou grande coisa , aprendi antes ; a da literatura também não , li antes da rebelo pinto e do pivot da tv que não me alembra o nome , agora a da política ? como é que chegámos a isto?
GostarGostar
Tem graça
Ter graça
No meio da desgraça
E o tormento que não passa
Temos sempre a ameaça
Por sermos os mais pequenos da praça
Não será altura de bufar contra os grandes
Fazer ver a esses que são grandes
Que depressa a desgraça
Vai de praça em praça
Como pestilência que grassa
Na sociedade imoral
Que não só se transformou Portugal
Mas toda a Europa em geral
Ou por outras palavras
Todos foram à Miquelina
Mais dia, menos dia
Surge o esquentamento ou outra maleita da folia
A despropósito – um pouco de nacionalismo e união nesta época de crise. Podemos estar a ser governados por palhaços. MAS SÃO OS NOSSOS PALHAÇOS
GostarGostar
“Mercados podem estar certos” que consolidação orçamental será “seguida sem hesitação”
Quando o FMI chegar ehehehe ;-))))
GostarGostar