Saltar para o conteúdo

bem-vindo ao clube

9 Dezembro, 2010
by

Ainda que com uns bons anos de atraso, o ex-ministro socialista Daniel Bessa concluíu, numa entrevista concedida ao Público, que «a economia portuguesa não só não consegue sustentar esse Estado (Social), como está a ser aniquilada por ele». E que também «faz sentido» mexer no Direito do Trabalho português para tornar a nossa economia competitiva e saudável. Estas declarações remetem Daniel Bessa para o perigoso grupo dos alucinados que entendem que o Estado Social prejudica o país e que tem de acabar, e fazem dele um liberal extremista e um facínora insensível ao sofrimento humano. Bem-vindo ao clube.

36 comentários leave one →
  1. será's avatar
    será permalink
    9 Dezembro, 2010 10:46

    «grupo dos alucinados que entendem que o Estado Social prejudica o país e que tem de acabar»
    o bessa entende que o estado social tem de acabar? ou é isso que entende o alucinado postante?

    Gostar

  2. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    9 Dezembro, 2010 10:50

    Não, meu caro «será»: o «Bessa», como um bom retardado mental que é, entende que o Estado Social está a lixar a economia portuguesa, mas que deve continuar glorioso e cheio de força. Isto há cada inteligência!

    Gostar

  3. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Dezembro, 2010 10:55

    Por acaso também reparei nas críticas certeiras do Bessa aos nossos poderes públicos. Ele deve estar a reparar que o nosso tecido produtivo está muito competitivo mas que o Estado lhe corta as pernas e o mata. E se ele pensa assim, estou totalmente de acordo com ele: https://blasfemias.net/2010/12/08/pior-e-impossivel-2/#comment-317413
    .
    .
    Mas há mais boas notícias. Penso que o jornal i também já meteu essa notícia. Mas a Bloomberg tem uma notícia interessante sobre Portugal, desmentindo os nossos costumeiros importa-enlatados, que acham que é o BCE que anda a comprar a nossa dívida pública.
    .
    .
    “Norway Oil Fund Says Europe Bet Pays Off on Strong Bond Outlook
    .
    Norway’s $510 billion sovereign wealth fund, the world’s second biggest, says its bet that Europe will emerge from the debt crisis is paying off as the region’s bond markets promise to deliver a “strong” recovery.
    .
    “This year, you’re actually getting compensated to a larger extent for the risk that is obviously there, so we’d rather say we’re more comfortable than less comfortable than a year ago,” Yngve Slyngstad, head of the Norges Bank Investment Management that manages the fund, said in an interview yesterday with Bloomberg Television’s Francine Lacqua. “Going forward, I think the European bond market will be strong and healthy.”
    .
    The Government Pension Fund Global, which last year cut its holdings of peripheral European bonds, rekindled its interest in Greek, Spanish, Portuguese and Italian government debt going into the third quarter, betting on a rebound following the bailout of Greece in May. At the end of September, Spanish debt was the fund’s seventh-biggest bond holding.”
    .
    .
    In http://www.bloomberg.com/news/2010-12-08/norway-oil-fund-says-europe-bet-pays-off-on-region-s-strong-bond-outlook.html
    .
    .
    Mas estes gajos vão mais longe e, até, é a melhor estratégia. Mais que comprar dívida pública portuguesa, o NBIM está a comprar acções em Portugal, pois o mercado português é dos mais subavaliados do mundo e com maior potencial de subida. Aliás, os títulos portugueses poderão ser as estrelas mundiais em 2011, se correr bem. [Declaração de interesses: estou a apostar precisamente neste cenário, de forte recuperação do PSI 20 em 2011, porque é dos mais atractivos do mundo e coberto cambialmente por estar dentro do €uro.]
    .
    .
    O que me deixa triste é que o Estado em Portugal não deixa respirar o tecido produtivo, impedindo um forte crescimento económico. É pena e tudo por teimosia ideológica desta gangada xuxa. Pffffff!

    Gostar

  4. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Dezembro, 2010 10:58

    Provavelmente quem anda também a comprar dívida portuguesa é precisamente a Rússia. Vamos ver se se confirma. Se se confirmar, são excelentes notícias para Portugal. Mas é preciso que o Estado mostre mesmo resultados (como o relatório da OCDE, quanto à evolução do PISA) no corte da despesa, na reforma laboral e abertura dos sectores rent seeking à competição e concorrência nacional e internacional.
    .
    .
    Oxalá que este governo caia rápido.

    Gostar

  5. PMP's avatar
    PMP permalink
    9 Dezembro, 2010 10:59

    O Daniel Bessa não tem grande interesse em que os cortes na despesa sejam no topo do sector publico, devido aos seus interesses bem conhecidos.
    .
    Em vez de propor cortar no tamanho do governo, no numero de sec. estado, consultores, acesssores, publicidade, pareceres, no numero de institutos e no numero de chefias, e no TGV propões cortes na saúde. Muito bem !
    .
    É o que eu chamo um neo-neo-liberal.

    Gostar

  6. Lima's avatar
    Lima permalink
    9 Dezembro, 2010 11:00

    Não esqueçamos que nesta situação dos “estado anti-social” há três componentes cumulativas que arruínam a economia, os apoios sociais em si, nomeadamente ao desemprego, a economia paralela, que é em muito alimentada por mão de obra em situação de desemprego, e portanto, pessoas com dupla remuneração, e finalmente, o facto das empresas nesta situação além de não pagarem impostos, elas e os seus funcionários “desempregados”, colocam em cheque toda a economia que se vai curvando irremediavelmente a semelhante peso.

    Gostar

  7. será's avatar
    será permalink
    9 Dezembro, 2010 11:02

    portugal vai subindo nos diversos rankings,maxime económicos, até à sucumbência gloriosa e cheio de força! assim seja! para gáudio dos adventistas de um estado liberal(mas não sei qual seja o modelo,pois não vejo nenhum em práctica)

    Gostar

  8. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Dezembro, 2010 11:03

    A noticia:
    .
    .
    “Fundo de pensões da Noruega investe em Portugal
    .
    O diário “i” noticia hoje que o fundo de pensões público da Noruega investiu mais de 700 milhões de euros em empresas portuguesas cotadas em bolsa (EDP, PT, Sonae, Semapa, Altri e Ibersol).
    .
    O “i” escreve ainda que o fundo é alimentado com receitas de petróleo e que tem acções em 17 empresas portuguesas, mas também compra dívida soberana nacional.
    .
    O jornal diz que os investimentos noruegueses em Portugal representam “mais do dobro do PIB [Produto Interno Bruto] nacional”.”
    .
    In http://dn.sapo.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1730820&seccao=Media

    Gostar

  9. PMP's avatar
    PMP permalink
    9 Dezembro, 2010 11:04

    Conselheiro de Merkel desafia chanceler e apoia ‘Eurobonds’
    Mafalda Aguilar
    09/12/10 10:31
    ——————————————————————————–

    Angela Merkel diz que ‘Eurobonds’ “não é compatível” com os tratados europeus.
    .Um conselheiro do Governo alemão contraria Merkel e apoia a proposta de emissão de dívida conjunta por parte dos países do euro.

    A ideia de criar um único instrumento de dívida para todos os países da zona euro [‘Eurobonds] foi sugerida esta semana pelo presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

    “Penso que o senhor Juncker está totalmente certo – precisamos das ‘Eurobonds’, para que os países da região possam emitir dívida conjunta num único instrumento financeiro”, defendeu Peter Bofinger, um dos cinco conselheiros do Governo alemão para os assuntos económicos.

    Gostar

  10. DC's avatar
    9 Dezembro, 2010 11:14

    A hegemonia da Economia sobre todos os aspectos da vida pública e privada é de combater porque, como é evidente, há vida para além do défice.
    Há também alguns apriorismos que é necessário relembrar:
    1 – A Economia é uma ciência social com várias escolas e inúmeros níveis de análise, como tal, susceptível a várias interpretações e metodologias. Não há uma solução, nem uma saída;
    2 – A globalização provou abusos intoleráveis destes sistemas capitalistas (que também não cumpriram as suas “promessas” e entretêm-se com “desafios” intermináveis), pelo que o que se exige é uma reforma de largo alcance no sistema financeiro mundial, algo que não entra nas vossas cogitações não sei porquê;
    3 – A reforma do Estado tem de seguir critérios de eficiência e eficácia cada vez maiores, o que é bem diferente serem eliminadas funções e serviços nucleares por este prestados;

    Ou seja, a Economia para vós é algo simples que tem a ver com a “realidade” e por isso há só um caminho a percorrer, que é mergulhar de cabeça num sistema em declínio (e este sim a precisar de reformas) que se preocupa em (1) especular para (2) remunerar o capital. Não se percebe como os defensores do privado, das empresas, etc. não se insurgem contra a hegemonia do capital que serve para tudo, menos para suportar essa tal economia real. Por fim, já que nada há de errado com isto, tudo de errado existe no Estado. Ora, o Estado enquanto representante de cidadão não se pode imiscuir da prestação de serviços essenciais, por muito que custe a muita gente, tais como a Saúde, a Justiça ou a Educação, cujos objectivos e práticas não podem, por imperativos morais e não só, ser subjugados a números para remuneração de capital investido. Qualquer tentativa de impingir uma panaceia de geração de lucro com garantia de universalidade é demagógica por ser uma impossibilidade e uma loucura irresponsável.
    Sendo assim, era bom que a agenda do vosso “clube” fosse clarificada de uma vez porque ninguém sabe que tipo de Estado querem e a quem deve servir.

    Gostar

  11. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    9 Dezembro, 2010 11:15

    Será que estou a ler bem? Portugal continua a subir nos diversos rankings? que eu saiba só tem subido no ranking da pobreza. Está cada vez mais pobre, e ainda há quem acredite no Pai Natal.
    Não é preciso ser genio para chegar à conclusão a que Daniel Bessa chegou: o estado social, qualquer estado social só é sustentavel com crescimento economico e criação de riqueza. Se Portugal há longos anos não faz uma coisa nem outra, as conclusões são faceis de tirar. Quinze anos de poder socialista, levou-nos até aqui.

    Gostar

  12. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    9 Dezembro, 2010 11:23

    Daniel Bessa, tal como os outros economistas do regime, ou diz o que lhe vem à cabeça ou diz o que lhe interessa a partir dos dados, ainda mais provavelmente dos pseudodados, disponíveis.
    Ora veja-se se ele, ou qualquer um dos outros, fala dos 25% do PIB que andam a “submarinar”. Nunca falarão. E se por uma questão ética a isso fossem obrigados diriam simplesmente que a culpa é dos impostos altos. Como se com aquele bago todo não fosse possível baixar os impostos serem e ainda assim o Estado utilizar uma das mais baixas percentagens do PIB da Europa (talvez do mundo). Como é fácil “amandar bitaites” aparentemente correctos, omitindo uma das partes mais negras da economia.
    O facto deste país não ter futuro não tem a ver com matar a fome aos desgraçados. Tem a ver com as grandes questões, que a mente de muitos economistas arruma a um canto.

    Gostar

  13. PMP's avatar
    PMP permalink
    9 Dezembro, 2010 11:24

    O Daniel Bessa é tão bom economista que até quer continuar com o TGV.
    É um verdadeiro liberal.
    .
    Vamos mas é cortar no desperdicio e compadrio e manter o fraco estado social que temos.
    .
    Vamos mas é acabar com os contratos ruinosos feitos com as empresas concessionárias que garantem 14% aos privados.

    Gostar

  14. será's avatar
    será permalink
    9 Dezembro, 2010 11:25

    DC dixit! como se existisse só um caminho para a lide da casa!

    Gostar

  15. Piscoiso's avatar
    9 Dezembro, 2010 11:32

    A minha tia Clotilde mora no Bessa e não conhece nenhum Daniel.

    Gostar

  16. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Dezembro, 2010 11:33

    No terceiro trimestre Portugal cresceu 1,4% em termos homólogos e 0,3% em cadeia. Mas já prefigura um cenário que eu espero que se confirme nos próximos trimestres. E que são extremamente positivos, que poderão ajudar Portugal a safar-se da bancarrota.
    .
    .
    PIB aumentou 1,4% em volume no 3º trimestre
    .
    O PIB português aumentou, em termos reais, 1,4% no 3º trimestre de 2010 face ao período homólogo, a mesma taxa registada no trimestre anterior. O resultado verificado no 3º trimestre esteve associado ao contributo positivo da procura externa líquida (tinha sido negativo no 2º trimestre), uma vez que o contributo da procura interna foi negativo (contrariamente ao verificado no trimestre anterior).
    .
    Comparando com o 2º trimestre de 2010, o PIB registou um aumento de 0,3% em volume (0,2% no
    trimestre precedente).”
    .
    In http://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=103825084&att_display=n&att_download=y
    .
    .
    Isto são as boas notícias que poderão indiciar uma mudança no nosso modelo de crescimento económico, que é desejável e faz falta. Um crescimento induzido pela procura externa e uma queda na procura interna. Isto é novo e deverá ser confirmado nos próximos trimestres. Isto é algo que, eu me lembre, já não acontece em Portugal, desde os tempos do… Catroga! Meu deus, há quantos anos foi isso.
    .
    .
    Ou seja, Portugal deve crescer puxado pela procura externa ( e as nossas exportações para a Europa estão a crescer bem, que muitos julgavam impossível, porque era competir contra a Alemanha, segundo estes papagaios dos enlatados), depois juntar o investimento do tecido produtivo (e não induzido pelo Estado, como é costume e errado e quase destruiu Portugal) e, por fim, após a reestruturação dos sectores rent seeking, o consumo interno.
    .
    .
    Esta é a única forma de Portugal baixar o endividamento externo, de ajustar a sua procura agregada à sua produtividade, de diminuir os desequilíbrios internos (o Weber disse e bem, que Portugal viveu muito acima das suas possibilidades) e evitar o colapso do próprio Estado.
    .
    .
    É por isso que, uma queda deste governo rápido é o que melhor poderia acontecer a Portugal. E quanto mais depressa este governo cair, mais depressa o país volta a crescer bastante e o desemprego descer. Esperemos que no segundo semestre de 2011, Portugal já tenha um governo virado para o tecido produtivo e não para a corrupção, compadrio e tráfico de influ~encias, dominado por Lisboa e arredores. Oxalá venha rápido, senão…

    Gostar

  17. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Dezembro, 2010 11:43

    Só queria referir isto. Não é bem a queda na procura interna que é saudável. É o conusmo privado e público que devem cair. Porque se o Turismo e o Investimento liderado pelas exportações contrabalançarem a queda no consumo público e privado, a Procura Interna até pode manter-se neutra e o crescimento liderado pela PEL.
    .
    .
    Espero que seja isso que aconteça nos próximos trimestres. Mas era importante fazer cair este governo, o mais rápido possível. Ontem já era tarde. lolololololololol

    Gostar

  18. será's avatar
    será permalink
    9 Dezembro, 2010 11:48

    Exportações de bens aumentam 10,3% em Outubro

    Gostar

  19. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    9 Dezembro, 2010 11:49

    Pelo menos esses 25% não chegam às garras do caloteiro despesista nomeador de boys,ás empresas públicas que gastam em forrós carros de alta cilindrada e “gestores” assim como aos patos bravos construtores de estádios, rotundas e TGVs.
    Provavelmente é o que tem dado a comer a um milhão de portugas desprotegidos.
    Depois vem aqui a luminárias que acham que se fossem cobrados impostos sobre essa economia que acham que assim se poderia dar mais dinheiro ao “social”.
    Assim…. tipo robalos…no negócio das sucatas não é?

    Gostar

  20. AB's avatar
    9 Dezembro, 2010 11:57

    O rui.a bem pode insistir nas tiradas ultra qualquer coisa, boas para serem aplicadas num não lugar qualquer.

    Fico sempre um pouco perplexo quando pessoas como o rui, que sabem tanto, se aplicam a propagandear soluções que criariam, se aplicadas, problemas maiores que aqueles que propõem resolver.

    É claro que todos desejamos que os portugueses procurem a excelência. Mas rui, por aqui as excelências são muitas e os excelentes são poucos.

    No dia em que forem muitos até pode ser que tenha razão, até lá as suas teorias não são para este povo nem para este País. Já pensou em imigrar? Para a China, por exemplo, onde produzem que se fartam e o estado social que quer atirar pela janela não existe, sendo exactamente isso que preocupa os chineses que, coitados, se fartam de criar riqueza para sustentar um Estado forte, a quem não passa pela cabeça implementar políticas sociais que ajudariam as pessoas mas o tornariam fraco.

    Quanto ao Marcelo, não se esqueça que as mais altas taxas de crescimento anual da economia se verificaram durante o tempo em que governou o País e que, como já lhe lembraram, foi exactamente ele que deu início à implementação de políticas sociais alargadas.

    O problema não é o Estado Social, mas os abusos e os aproveitamentos de quem dele beneficia sem dele precisar.

    Gostar

  21. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    9 Dezembro, 2010 11:58

    Por mim, o Governo poderia cair hoje, ou ter caído ontem, ou… há cinco anos. Mas cair hoje ou nos próximos tempos trará uma desgraça ainda maior: Passos Coelho. E Pedro Passos Coelho trará desgraças ainda maiores. P.e.: Nogueira Leite.
    Não há boas cópias de maus originais.
    O que me preocupa é a curva descendente que se tem acentuado na vida política. E, sem dúvida, Sócrates trouxe o pior… até hoje!

    Gostar

  22. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Dezembro, 2010 12:16

    Fincapé, eu concordo em parte consigo. Mas pior que esta dupla, Sócrates & Teixeira dos Santos, Lda. é impossível. Nunca vi uma dupla tão má, tão má, tão má, que é mesmo fenómeno anormal, encontrar estes dois anormais juntos.
    .
    .
    Veja, em Itália têm um PM que é um desastre e uma for que não se deve cheirar, mas em contrapartida tem ministro das finanças à altura.
    .
    .
    Em França têm um Presidente até mais ou menos, quanto a questões económicas, mas nas finanlas tinha um desastre.
    .
    .
    Mas em Portugal é uma dupla horrível. Tanto na liderança do governo como nas finanças. Logo, eu mesmo tendo muitas reservas a um PPC, pior que estes dois que lá estão é impossível. Era muito azar, ter uma dupla igual ou pior que a que temos. Logo, pelas probabilidades, tudo o que vem a seguir, por muito maus que nos pareçam, serão sempre melhores que estes dois idiotas que lá estão. É mesmo assim.

    Gostar

  23. será's avatar
    será permalink
    9 Dezembro, 2010 12:45

    Boas notícias para o défice orçamental e para o défice externo, ajudadas pela dinâmica das exportações, que está no melhor nível de há três anos e meio.

    Gostar

  24. João Sebastião's avatar
    João Sebastião permalink
    9 Dezembro, 2010 12:52

    Vocês baralham-se um pouco… o que está a matar o estado (social ou não-social) é a quantidade de assessores, administradores, motoristas, secretárias, adjuntos, e outros que tais…
    Primeiro há que atacar nesta frente depois sim há que ‘optimizar’ o resto.
    Não querer ver isto é desonesto…

    Gostar

  25. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Dezembro, 2010 14:01

    .
    Não é como esse ‘elite’ diz. Aliás o que diz é um não.diz.
    .

    Gostar

  26. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    9 Dezembro, 2010 14:20

    Será?,
    Mais uma subida de Portugal nos indices internacionais: de acordo com o Expresso online, Portugal subiu para 6º lugar no “CLUB DA BANCARROTA”. Haja Deus!

    Gostar

  27. será's avatar
    será permalink
    9 Dezembro, 2010 14:20

    O aumento das exportações portuguesas permitiu reduzir o défice comercial do País em 286 milhões de euros entre Agosto e Outubro. in D.E.

    Gostar

  28. José's avatar
    José permalink
    9 Dezembro, 2010 14:21

    Vale a pena saber como tudo isto começou. E começou mesmo a seguir ao 25 de Abril de 74. A par da restauração de algumas liberdades cívicas ( algumas porque continuou a haver escutas orientadas por “S. Bento” e continuou a haver censura, desta feita aos “fassistas” e continuou a haver restrição de liberdade de associação. Os “fassistas” não tinham direito a partido. Antes eram os comunistas…).

    O mais grave de tudo isto é que se pensavam que foram os comunistas os autores dos desmandos e do PREC estão bem enganados.
    Não costumo fazer propaganda à minha chafarica, mas desta vez lá vai:
    a transição para o socialismo

    E já tenho preparada uma entrevista de…Medina Carreira, responsável pelas Finanças em 1977. Já nessa altura dizia que vivíamos acima das nossas possibilidades desde 1974. Mas aceitou ser ministro e nunca denunciou quem fez os estragos.

    Gostar

  29. José's avatar
    José permalink
    9 Dezembro, 2010 14:36

    Dizia, a par da restauração de algumas liberdades cívicas deu-se a maior machadada que pode haver memória no tecido produtivo português. Num país com 10 milhões de habitantes e com pouco mais de umas escassas dezenas de empresas que empregavam mais de mil trabalhadores, a Esquerda, incluindo o PS antes de meter o socialismo na gaveta, decapitou o capitalismo português. Nem foi muito difícil porque era um conjunto de indivíduos que precisavam de rédea curta. Marcelo Caetano sabia bem disso.
    O que fizeram logo no dia 26 de Abril de 74 os Salgados e os Champas e os Melos e toda essa cambada que os comunistas execram mas eram quem nos fazia ter índices de PIB acima dos 6%? Fugiram, expatriaram os capitais e nunca mais voltaram com o mesmo espírito que tinham dantes. Voltaram, sim, nos anos noventa, para sacar ao Estado que os expoliou o que achavam de direito seu. E se calhar era. Por isso, o Cavaco ( e os seqazes tipo Dias Loureiro e Proença de Carvalho) deu-lhes o que pediam, com um grande desconto.
    Reformaram a indústria? É o reformas. Fugiram outra vez com o dinheiro e no máximo refundaram os bancos e os seguros que venderam quando lhes interessou, ao estrangeiro.

    E que fizeram os Jerónimos Martins que eram um potentado da indústria de serviços de distribuição antes de 25 de Abril? Refizeram as suas mercearias. Tal como o Belmiro que descobriu que a indústria não lhe dava tanto bago quanto os hipers.

    E por isso estamos como estamos: na merda. E quem nos colocou lá é preciso saber para os denunciar e mostrar como se tem de mudar isto.

    Gostar

  30. Outside(R)'s avatar
    Outside(R) permalink
    9 Dezembro, 2010 15:53

    1. O nick encontra-se (R)egistado devido à censura imposta pelos Exmos. Jcd e CAA (cujo ultímo post até se encontra lúcido não fosse a falta de coerência ou interesse no que a PPC diz respeito);
    2. O problema desta nação é ESTRUTURAL e por aqui julgo que todos o sabem, porêm não convêm mencionar ou relevar porque o tacho, o compromisso, a amizade e o interesses os prende e os lugares sempre lá estarão, agora (continuamente por rosas e laranjas) criados, só o ocupante colorido se altera que tudo o mesmo se mantêm. Há suspeição e irregularidade? GENERALIZE-SE que a culpa não é dos BOIS e BOYS SUPERIORMENTE PROTEJIDOS E ACOMODADOS, a culpa é de todos, ESSES FP (leia-se funcionários públicos ou não, consoante a afectação/lucidez da observação) uqe sugam e vivem À conta do V. dito Estado Social.
    3. Solução ? Não é possível o RESET nem a REFORMULAÇÃO DA ACTIVIDADE PARTIDÁRIA, com o DEVIDO RIGOR, HONORABILIDADE, PROFISSIONALISMO e SENTIDO DE DEVER ….certo ?
    (nem eu descortino a alteração a efectuar que se exige ser MORAL, RIGOROSA E ACIMA DE TUDO ESTRUTURAL).
    4. Como é complicado e complexo resolver o ponto 3. generaliza-se e penaliza-se tudo e todos por medo ou vergonha ou incapacidade jurídica de anular os TACHOS, LUGARES E POSTOS destes BOYS e BOIS que em cargos de GESTÃO se encontram superiormente/partidariamente PROTEGIDOS!!! Isto não interessa discutir para Vs ! É facto assumido e para manter!….
    ….e depois encontramo-nos num estado de podridão e falta de dignidade como o do falecido Ernani Lopes que propõe redução de salários evidente e necessária face ao ESTADO DA NAÇÃO mas que é(era) REFORMADO DESDE OS 46 ANOS !
    Só há é Impunidade nesta Nação !
    Chuta para canto que o meu é o meu Ó meu !
    Nos cargos criados, nos poleiros instalados, nas reformas acumuladas e antecipadas criadas, que só por si, na sua generalidade, se anuladas, muito resolveria, NINGUÉM APITA !!!

    Palha ! Um dia a populaça farta de tanto “roubar” HÁ-DE SE MOSTRAR e então…cá virão os comprometidamente afectos apelidar/adjectivar os revoltosos, de terroristas e de “fanática esquerdalha/direitaça” aqueles que por ignorância/acomodismo (população votante) lhes permitiu tal estado.

    Gostar

  31. ccz's avatar
  32. quim-da-loja's avatar
    quim-da-loja permalink
    9 Dezembro, 2010 22:38

    Já cansa ouvir sempre a mesma música, sempre no mesmo tom e, mais, nunca passando das notas simples do conhecido “malhão(zinho)”…
    Mude-se a lei do trabalho de uma vez por todas, caramba, com salários mínimos de € -0,00… sem férias… sem feriados… sem outros quaisquer direitos… (Já não serão precisos nem tantos Bancos, nem tantas estradas, nem tantas construtoras, porventura, nem governo).
    Bem pelo contrário, obrigação de trabalhar até cair de sono e de cansaço, mas nunca menos de 20 horas seguidas… papa de milho e água fornecida pelo (amo) patrão… uma enxerga de tojo bem rijo (para rejuvenescer o “cabedal”)… um bom chicote sempre a jeito… e por aí além… Ãh, também muitos capatazes (seguranças) à mão, para poupar as cabeças dos “senhores”…
    Deite-se abaixo toda este quinteiro (chiqueiro), que jardim não é mais e que se foi construíndo porque se acreditou valer a pena nele semear. Erro crasso!
    Talvez, então, os “encartados sabidolas” e quejandos, que por aí se vão excedendo em faladura barata e gasta, se encontrem, eles próprios, sem mais lugar para o fazer nem quem os queira ou possa ouvir.
    Nem mesmo estes terão, então, hipótese de emprego pelo IEFP… é que também este já não existirá… e, gordos e anafados como se apresentam, não consigo ver “amo” que os queira…
    Eheheheheheheh! Só mesmo ironizando. Não dá para acreditar em tanta e limitada gente.

    Gostar

  33. Economista's avatar
    Economista permalink
    9 Dezembro, 2010 23:55

    Quem tem razão ? Assim não vamos lá …
    Uma economia de crescimento zero consegue sustentar o Estado Social ? A sustentabilidade do Estado Social provoca deficit . Este provoca recessão . Assim não vamos lá … Qual é a solução de rui a ??? (como resolve a auto-destruição do Estado Social ?)
    Mexer no Direito do Trabalho é TABU !!! PPC quiz mexer no D.T. toda a gente lhe bateu . Aparece agora Sócrates (ordem de Bruxelas & Cª) a mexer no D.T. Mas afinal não posso mexer no D.T. se com isso criar emprego ?

    Gostar

  34. PMP's avatar
    PMP permalink
    10 Dezembro, 2010 13:37

    A solução para manter o fraco estado social que temos passa por cortar 1/3 no Governo, Direcções Gerais, Institutos e 1/3 nas chefias.
    Cortar nas PPP’s, pareceres, consultorias, viagens ao exterior, incluir as universidades publicas nestes cortes e as empresas municipais.
    .
    Assim poupa-se muito no desperdicio e compadrio

    Gostar

  35. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    10 Dezembro, 2010 18:03

    “como resolve a auto-destruição do Estado Social ?”
    Se é “auto-destruição”, o fim do ES é uma inevitabilidade e eu acho que é. O problema está no facto dessa destruição arrastar consigo a própria economia do país, como está, de resto, a acontecer, com a sua vampirização pela crescente dívida pública. O resultado disso é o empobrecimento do país, o aumento do desemprego, a falência das empresas e a deterioração das condições de vida dos portugueses. Tudo coisas a que estamos a assistir. Como se sai disso? Já que, como você disse e bem, as resistências internas são muitas, provavelmente apenas com intervenção externa. É capaz de ser para isso que o FMI aparecerá por cá, um dia destes…

    Gostar

  36. PMP's avatar
    PMP permalink
    10 Dezembro, 2010 18:15

    Não existe melhor alternativa teórica ou empirica ao sistema poliitco/económico designado de Estado Social, social-democracia ou economia social-de-mercado.
    .
    O regime de capitalismo liberal que vigorava antes do estado Social era muito instável, com recessões profundas e frequentes, com ciclos de pobreza extrema e elevado desemprego.
    .
    Também os regimes comunistas fracassaram económicamente e moralmente.
    .
    Este regime/sistema é evolutivo, pode ser continuamente aperfeiçoado, o que lhe tem dado o sucesso estrondoso dos ultimos 5o anos.

    Gostar

Deixe uma resposta para AB Cancelar resposta