Saltar para o conteúdo

Citando Paul Krugman

12 Janeiro, 2011

Pyrrhic Bond Auctions

I’m with Calculated Risk here: it says something about the sheer desperation of the European situation that Portugal’s ability to sell 10-year bonds at an interest rate of “only” 6.7 percent is considered a success. If you think about the debt dynamics here — the burden of growing interest payments on an economy that is likely to face years of grinding debt deflation — an interest rate that high is little short of ruinous. But it is, indeed, not as bad as people were expecting last week; hence, success.

A few more successes and the European periphery will be destroyed.

52 comentários leave one →
  1. tina's avatar
    tina permalink
    12 Janeiro, 2011 18:17

    Isso só prova que a União Europeia se está nas tintas para Portugal e para o futuro dos portugueses. Estamos mesmo tramados, não há ninguém que nos salve deste louco que nos governa.

    Gostar

  2. JJ Pereira's avatar
    JJ Pereira permalink
    12 Janeiro, 2011 18:24

    Ah! – mas já não sofremos sob o “fássismo”…
    O outro tinha, e continua a ter, carradas de razão : somos, e continuaremos a ser, ” o povo do caldo da portaria do convento”.

    Gostar

  3. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Janeiro, 2011 18:34

    Ó JM, esse é outro que lhe custa a engulir o sapo. ehehehhehhe
    .
    .
    Não se cole ao gajo, que o gajo gostava que implodissemos para dizer: eu não vos disse que tinha razão?
    .
    .
    Olhe lá, caro JM, o que ele dizia sobre a nossa capacidade de crescer? Lembra-se?
    .
    .
    O que ele disse que a Alemanha iria provocar? Essa então está nos anais: uma depressão deflacionista na Europa. lololololol
    .
    .
    Não se cole a ideólogos, caro JM. Porque, esses, custa-lhes a engulir quando os factos contrariam-lhe as ideias. ahahahahahahahah

    Gostar

  4. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Janeiro, 2011 18:37

    “Isso só prova que a União Europeia se está nas tintas para Portugal e para o futuro dos portugueses.”
    .
    .
    Esta foi profunda. Mais uma tirada à loira! hehehehehh

    Gostar

  5. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Janeiro, 2011 18:59

    Olhe, JM, como lhes custa a engulir o sapo:
    .
    .
    “With its 10-year debt trading near the record high of 7 percent record high of 7 percent reached last week, Portugal will try on Wednesday to sustain what many have come to see as nothing more than a form of bond market charades. It will try to raise up to 1.25 billion euros ($1.62 billion) in long-term financing — debt that is expected to come largely from the country’s already depleted banking system.”
    .
    In http://www.nytimes.com/2011/01/12/business/global/12debt.html
    .
    .
    Isto para criticar os europeus, há sempre uma razão. Ou são já os nossos bancos falidos que compram a dívida ou são os restantes europeus que depois vão entregar ao BCE, como dizem outros.
    .
    .
    Mas, esta de criticar os bancos europeus que depois entregam no BCE é mesmo hipócrita. Porque é o que se passa nos USA e eles pouco criticam. Pelo contrário, sempre que o fazem, têm a Reserva Federal a dar-lhes as instruções antes. E ganhar dinheiro sem risco.
    .
    .
    O que eles têm é dor de cotovelo. Porque, mal ou bem, a Europa segue o seu caminho, a sua economia cresce e a médio-longo prazo, tem perspectivas de reduzir os seus défices orçamentais e baixar o peso da dívida pública sobre o PIB.
    .
    .
    O que eles não sabem é que, estas criticas, estes alarmismos para assustar investidores e a percepção do risco, no fundo estão a ajudar a Europa no longo prazo. Porque, ao contrário dos USA, esta pressão pôem os governos a cortar na despesa pública e até a fazer algumas reformas económicas. Ao passo que nos USA, a bengala da Reserva Federal esconde a falta de reformas económicas e um adiar do problema americano. Até ao dia…
    .
    .
    O que é ainda mais interessante é que, enquanto americanos inventam mil e um argumentos para criticar a Europa, baixar o dólar sem arriscar perder o estatuto de moeda de reserva do mundo, chineses e japoneses já começaram a comprar descaradamente dívida Europeia, ajudando a Europa. Numa clara divergência com os USA. Os chineses foram os compradores da dívida vendida em colocação fora de leilão, na passada Sexta-Feira. Mais uma derrota para os americanos. E ingleses.
    .
    .
    Já se festejava por alguns sitios a intervenção do FMI em Portugal e novos ataques a outros países, como a Bélgica e até a Polónia. Pelos vistos o caso português ainda não está resolvido. E da maneira teimoso como é o Sócrates, vão ter mesmo que lixar os bancos tugas, porque de outra forma, tenho dúvidas que consigam vergar fácilmente Portugal. O Sócrates é um desastre como governante mas para vigarizar os nossos eventuais compradores de dívida… lolololololol Tem muito jeito. ahahahahahahhah

    Gostar

  6. Joao Branco's avatar
    Joao Branco permalink
    12 Janeiro, 2011 19:09

    O Krugman tem razão, o valor é demasiado alto. O problema é que mesmo se chamar-mos o FMI, o valor continuará a ser demasiado alto. Com uma dívida de quase 100% do PIB, um juro de quase 6% a 5 anos (as condições da Irlanda) ou mesmo pouco mais de 5% (as condições da Grécia) e um crescimento anual do PIB de 2% (e estou a ser muito optimista) dá direito a quê?

    Gostar

  7. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Janeiro, 2011 19:17

    “O Krugman tem razão, o valor é demasiado alto.”
    .
    .
    Acha? Vc. emprestava ao Estado a estas taxas? Diga sinceramente. ehehhhheh Olhe que existem para aí certificados.
    .
    .
    Até lhe vou dizer mais. Estas taxas obrigam os Estados a pensar em ter excedentes orçamentais, que era a forma de enfrentarmos a sério este problema.
    .
    .
    O Krugman anda é triste. Nem a Europa entrou em depressão, como até a Alemanha teve o maior crescimento económico, dos últimos 20 anos. Ele o que quer é o fim do euro e dinheiro a rodos para financiar o despesismos dos Estados. E poder dizer: eu não dizia?
    .
    .
    Ele que se preocupe mais com os USA e menos em querer dar lançar lágrimas de crocodilo. Porque, para atrapalhar, já cá temos o Sócrates e o Teixeira dos Santos, que já estragam o suficiente. ehehhhheheh

    Gostar

  8. Alfred's avatar
    Alfred permalink
    12 Janeiro, 2011 19:17

    Não Tina, isto só prova, únicamente, que a UE não sabe lidar com o assunto.
    Não é nada de “pessoal” contra nós.
    Pelo contrário, acho que até nos t~em tratado melhor a n´so do que aos gregos ou aos irlandeses.
    (afinal somos uns gajos porreiros e tal, e temos sol e tal, e umas “mines”, e pinga da boa, e bifanas, e enchidos, e somos uns gajos fixes que até nem somos más pessoas que só é pena serem um bocado despesistas e tal….)

    Só quem não tem os cinco alqueires bem medidos é que pode sequer supor que a UEM se pode manter exactamente (a nível de regras) tal como está.
    A esses recomendo umas lições de economia, coitados (nem que seja pelo correio).

    Não, não vale vir falar logo dos anglo-saxões como se quem se atreve (oh suprema BLASFÉMIA!!) a criticar a forma como isto está a ser conduzido pela UE estivesse “feito” com o UK ou os USA. Quem vem logo com essa cantilena estafada não passa de um demagogo fala-barato armado em esperto pois toda a gente sabe que o UK e os USA (especialmente estes) estão (passe o eufemismo): sooooo f*cked!

    Quem se convenceu que o “Club Med” podia partilhar, de forma simples e sem mais chatices, a mesma moeda que a Alemanha enganou-se.

    O erro foi, talvez, termos entrado para o Euro cedo demais (relembro as “reticências” da Alemanha em relação à entrada de alguns países, isto para quem tiver boa memória) mas, muito muito, muito, muito pior, seria saír agora, especiamente nestas circunstâncias.

    Implodir?!
    Bom, se calhar não diria “implodir” mas não vai ser bonito quando e/ou se os USA (primeiro as cidades, depois os Estados e depois o Governo Federal) entrarem em incumprimento.
    A este respeito:

    “I am writing in response to your request for an estimate by the Treasury Department of when the statutory debt limit will be reached, and for a description of the consequences of default by the United States.

    Never in our history has Congress failed to increase the debt limit when necessary. Failure to raise the limit would precipitate a default by the United States. Default would effectively impose a significant and long-lasting tax on all Americans and all American businesses and could lead to the loss of millions of American jobs. Even a very short-term or limited default would have catastrophic economic consequences that would last for decades. Failure to increase the limit would be deeply irresponsible. For these reasons, I am requesting that Congress act to increase the limit early this year, well before the threat of default becomes imminent.
    Treasury would prefer not to have to engage again in any of these extraordinary measures [suspension of the issuance of certain types of government debt and government investment vehicles]. If we are forced to do so again, these measures could delay the date by which the limit is reached by several weeks. Once these steps have been taken, no remaining legal and prudent measures would be available to create additional headroom under the debt limit, and the United States would begin to default on its obligations.

    Timothy Geitherner, US Treasury Secretary
    FONTE:http://www.marketoracle.co.uk/Article25418.html

    Quem julga que nos vamos ficar a rir sem nada nos acontecer está enganado, ou quer enganar ou é ignorante.
    Há quem continue a analisar a economia à luz do passado mas vivemos tempos de grande incerteza e as circunstâncias são hoje muito diferentes das de outras crises passadas.
    O que se pode passar é que podemos muito bem chegar a um ponto em que ninguém se vai ficar a ….rir.
    (neste momento já são cada vez menos os que, sequer, esboçam um sorriso. por motivos diversos mas que me parecem óbvios)

    Gostar

  9. tina's avatar
    tina permalink
    12 Janeiro, 2011 19:21

    Olha o Anti-Comuna, que dantes era tão querido comigo, até uma vez deixou de escrever no Blasfémias em protesto por uma provocação que o CAA me fez, e agora tornou-se nisto. Falta de princípios, manhoso, daquela gente em que não se pode confiar. Não me admira que o que eu tenha dito tenha sido areia demais para a sua camioneta. Está toda bloqueada com merda, ahahaha

    Gostar

  10. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    12 Janeiro, 2011 19:24

    O Paul Krugman aborda uma questão pertinente.
    A Europa está em processo de auto-destruição.
    Manuel Alegre tem razão quando diz que é preciso dar um murro na mesa e mandar o directório europeu para a puta que os pariu.
    Não vergando a espinha aos agiotas que nos vamos safar!

    Gostar

  11. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    12 Janeiro, 2011 19:25

    As declarações de Teixeira dos Santos que acabei de ler no site do Expresso, definem bem a baixeza do individuo, quando acusa a direita de “ter ficado desiludida” com o “sucesso” da colocação da divida a quase 7%. Mas que grande sucesso. Alem disso a unica pessoa que disse publicamente preto no branco, que deviamos pedir já o apoio do fundo de estabilização europeu e do FMI , foi Teodora Cardozo, não foi ninguem da direita. E disse-o duas vezes em dois seguidos para não haver duvidas.
    Depois, Teixeira dos Santos fala da coragem das medidas que tomou, esquecendo-se que a direita (o PSD) já lhe deram a mão 4 vezes nos ultimos 14 meses: orçamento de 2010, que ele não cumpriu sem o recurso ao dinheiro da PT, o PEC1, o PEC2, e o orçamento de 2011.
    Pobre, incompetente e mal agradecido, Teixeira dos Santos faz-me lembrar um cão que eu tive há uns anos, que mordia na mão de quem lhe dava de comer.

    Gostar

  12. Alfred's avatar
    Alfred permalink
    12 Janeiro, 2011 19:26

    “Manuel Alegre tem razão quando diz que….”

    Quem?!
    LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!

    Vá ver se chove.

    Gostar

  13. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Janeiro, 2011 19:27

    Ui! Alfredo, se termos uma moeda como da Alemanha é assim tão, mau espere pelo crescimento das exportações nos próximos meses. Se calhar vai ficar admirado.
    .
    .
    Entretanto, o que parece que pode entalar americanos e ingleses é isto:
    .
    .
    “”Encouraging news that the EU Commission could use the region’s rescue fund to back sovereign debt issues is helping bring down risk premiums and this is directly benefiting the banks,” said Oscar Moreno, fund manager at Renta4 in Madrid.”
    .
    .
    In http://www.reuters.com/article/idUSTRE7021N620110112?pageNumber=1
    .
    .
    Vamos ver agora como eles vão pegar com a banca espanhola. Vão dizer que não há dinheiro suficiente para pagar tanta dívida colaterizada?
    .
    .
    Certo e sabido, hoje deve ter sido das maiores vitórias do euro, que até vão pôr os americanos a meditar na coisa. Davam como certo o pedido de ajuda português porque não iriamos conseguir atrair compradores. Parece que até já estava tudo preparado para o pior. E, afinal, lá Portugal conseguiu atrair compradores.
    .
    .
    PM Alfred, quem me parece fazer análise à luaz do passado é Vc:
    .
    “Há quem continue a analisar a economia à luz do passado mas vivemos tempos de grande incerteza e as circunstâncias são hoje muito diferentes das de outras crises passadas.”
    .
    .
    Vamos ver se Portugal não irá exportar o suficiente para calar os criticos do euro. lolololololol

    Gostar

  14. tina's avatar
    tina permalink
    12 Janeiro, 2011 19:31

    “Não Tina, isto só prova, únicamente, que a UE não sabe lidar com o assunto.”
    .
    Alfred, o que eles não sabem é impôr-se. É altura de se tomarem medidas duras, tal como as que o FMI imporia. Estão a ver-nos enterrar cada vez mais e não fazem nada. No fim, a Grécia e a Irlanda, terão as suas finanças resolvidas e nós estaremos na mesma só que cheios de dívida e juros para pagar.

    Gostar

  15. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Janeiro, 2011 19:33

    Tina, o Alfred respondeu por mim. Vc. teve uma tirada de loira porque fica desiludida com os apoios europeus aos portugueses. Mas acha mesmo que eles não estão a defender os seus próprios interesses?
    .
    .
    Se acha que não, veja lá quem tem bastante dívida portuguesa, espanhola e sobretudo italiana, nos seus balanços. Se Vc. não for loira, meditará quem realmente eles querem apoiar, indirectamente, ao apoiar directamente Portugal.
    .
    .
    Sabe qual o seu mal? É que Vc. prefere Portugal enterrado desde que o seu antigo amado Sócrates fosse corrido do poder. Mas, olhe, mal por mal, para já prefiro que ele se mantenha no poder porque não quero que o FMI governe Portugal. Porque, também, não estou a ver o PPC a fazer muito melhor do que ele. Afinal, aos meses que ele lá está, propostas alternativas não as vejo. Apenas se limita a esperar pela queda da maçã podre.
    .
    .
    Mas deixe lá. Se pintar o cabelo…

    Gostar

  16. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Janeiro, 2011 19:44

    Esta é metida, que vai de encontro ao Passos Coelho e à nossa Tina, desiludida com a sua antiga paixão: Sócrates.
    .
    .
    Tina, engula em seco, que o homem tem toda a razão:
    .
    .
    “onha”, porque “é incapaz nestas circunstâncias de defender medidas que impõem sacrifícios” e de ter “vergonha de dar a cara”.

    “Acham que é mais fácil contornar com o Fundo Monetário Internacional, porque o Fundo Monetário Internacional serve como bode expiatório” para as decisões impopulares, afirmou novamente. ”
    .
    In http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=462725
    .
    .
    O Passos Coelho, aos meses que lá está, propostas não as faz. O tal prometido governo-sombra ficou-se pelas intenções, talvez porque chove. E, por fim, não tendo coragem de propor medidas duras, está à espera da queda da maçã podre. Diga-se de passagem, pode servir os interesses eleitorais dele, mas também me dá poucas garantias que faria diferente se estivesse lá. Ou está à espera que seja o FMI a fazer o trabalho dele?
    .
    .
    A direita tem que começar a propor alternativas à má governação do governo e não se limiar a esperar que venha o exterior fazer o nosso trabalhinho de casa. Mas pode ter azar. O governo é capaz de evitar a entrada do FMI e a oposição poucas oportunidades terá para derrubar o governo. Além disso, até os comunas já o adiantaram, não aprovarão uma moção de censura ao governo.
    .
    .
    Para o governo, estes erros da direita são oportunidades para se consolidar e ganhar balões de oxigénio. Se o crescimento económico for mais alto do que o pessimismo reinante prevê, o governo faz um brilharete às custas de uma má oposição. Ora toma, que é para aprenderes a fazer oposição. lololololol

    Gostar

  17. tina's avatar
    tina permalink
    12 Janeiro, 2011 19:48

    No fundo a União Europeia é como um grande Estado socialista que vai deixando tudo acontecer até à ruptura total. Demonstram a mesma atitude irresponsável, porque ninguém é responsável, são todos responsáveis, por isso não sentem culpas do que possa vir a acontecer, tal como nos regimes socialistas. Ou então, quem é responsável? A baronesa Ashton?

    Gostar

  18. Trader's avatar
    Trader permalink
    12 Janeiro, 2011 19:51

    Anti-comuna, ultimamente surpreende-me. Mesmo com um esforço que imagino titânico em reunir uma serie de compradores por toda a Europa, porque tudo indica que a coisa foi um “sucesso combinado”, a bolsa disparou antes de se saber os resultados do leilão e no mercado secundário a pressão era de descida, ou seja, bancos a intervir para depois trocarem no BCE, mesmo assim a coisa ficou em 6.7% a 10 anos e a 5,36% em 5 anos , incomportável. Basicamente uma encenação para enganar tolos.

    Você meteu-se nessa trincheira anti anglosáxonica e agora está a fazer um bocado figura de parvo, o que me surpreende porque o tenho muito em consideração. Que os EUA e os ingleses também estão na merda, isso sabemos nós, mas agora embarcar no discurso do “sucesso”, por amor do São Bagacinho.

    Gostar

  19. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    12 Janeiro, 2011 19:53

    Portugal não precida dum Presidente «inconumista»!
    O Lula da Silva era metalúrgico e activista sindical; a Ângela Merkel não é economista; o Hu Jintao não é economista; o Obama também não é,etc.
    É uma originalidade portuguesa haver um presidente que é catedrático em economia, logo uma ciência que tem sido inútil a Portugal, pelo menos nestas duas décadas?
    O que é o Cavaco percebe que o Manuel Alegre não perceba, desde que esteja bem rodeado, e não rodeado com os cromos que Cavaco arranja?
    Como é que Portugal pode dar um passo em frente com tugas que nem sabem escolher entre o passado e o futuro?
    É um caso clínico, esta palonçada à beira-mar plantada!

    Gostar

  20. Alfred's avatar
    Alfred permalink
    12 Janeiro, 2011 19:55

    “Vamos ver se Portugal não irá exportar o suficiente para calar os criticos do euro.”

    Eu não sou crítico do Euro em si e como ideia. Sou, com Sua licença, umm pouco crítico em relação à forma…digamos….”apressada”….como alguns países entraram.

    Em relação ás exportações não sou tão optimista….ainda por cima num tempo de grande volatilidade mundial. Se qulquer “variável” se altera ou se algo (na Urbe ou no Orbe) dá para o torto……é p’ró galheiro.

    Não percebo o porquê de tanta acrimónia contra o Reino Unido.
    É por não terem o Euro?!
    Bom, mas há muitos mais países na UE que não o têm e, que se saiba, o UK é um estado soberano e tem todo o direito de adoptar a moeda que lhe apetecer e/ou lhe for mais conveniente.
    (e até se comportam bem 🙂 e são um membro relevante e antigo da CEE/UE)

    Gostar

  21. tina's avatar
    tina permalink
    12 Janeiro, 2011 19:55

    Eu acho que o problema é que a mulher o deixou ou perdeu muito na bolsa. E os losers, invariavelmentem, voltam-se contra os mais fortes, os USA, etc.

    Gostar

  22. Alfred's avatar
    Alfred permalink
    12 Janeiro, 2011 19:59

    “O governo é capaz de evitar a entrada do FMI…”

    Não quero parecer ou ser agoirento mas não estou a ver bem como…..a não ser que seja a UE a não querer mas também não me parece pois, se os problemas de terminassem em Portugal ainda se aceitaria mas o problema é: Espanha.

    Gostar

  23. Alfred's avatar
    Alfred permalink
    12 Janeiro, 2011 20:02

    “os mais fortes, os USA, etc.”

    Peço desculpa mas a Tina deveria informar-se e documentar-se melhor sobre a ACTUAL situação económico e financeira dos USA emvez de cometer “imprecisões” de análise.
    O passado é isso mesmo: passado. O mundo muda. E rápido.
    Fazia-lhe bem e olhe que eu de “anti-americano” nada tenho.
    É aliás com pena que assisto ao desvario que se passa do outro lado do Atlântico.

    Gostar

  24. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Janeiro, 2011 20:06

    “Mesmo com um esforço que imagino titânico em reunir uma serie de compradores por toda a Europa, porque tudo indica que a coisa foi um “sucesso combinado”, a bolsa disparou antes de se saber os resultados do leilão e no mercado secundário a pressão era de descida, ou seja, bancos a intervir para depois trocarem no BCE, mesmo assim a coisa ficou em 6.7% a 10 anos e a 5,36% em 5 anos , incomportável. Basicamente uma encenação para enganar tolos.”
    .
    .
    Ou veja as coisas desta forma. Se Portugal caisse, já se preparavam para novas presas. A começar pela Bélgica (que já pôs o Rei a eunir-se com o governo de gestão), a Espanha e até a Polónia. Mas como eu penso que esta crise é um bocado artificial, e bastante política, era uma questão de tempo que a Alemanha segurasse as pontas. E segurou. Deverá permitir que se use o fundo europeu para comprar a dívida colaterizada no BCE. Mas como nestas coisas os rumores andam sempre mais lestos que as noticias, na Segunda-Feira já se notou compras, tanto nas bolsas ibéricas como até nos juros, que estavam a ser empurrados para cima, mas tinham uma parede a 7%. (No caso português.)
    .
    .
    Tenho para mim que este movimento só será sólido quando se estoirar com alguns especuladores. E eles até agora têm conseguido safar-se. Mesmo na anterior puxada, os gajos conseguiram voltar à carga. Desta vez não conseguiram puxar muito e agora é preciso que eles se enterrem, mas devagarinho, para torrarem a pasta e continuarem com esperanças.
    .
    .
    É claro que houve também arte e engenho do Sócrates, que aproveitou bem a oportunidade oferecida pelos chineses. Já a surpresa japonesa deve ter a ver com os dados preliminares do seu comércio externo em Dezembro, que lhes deve estar a meter medo. E também a defenderem o euro e tentarem baixar a velocidade com que o yene sobe.
    .
    .
    O que é espantoso, é que o BCE tem andado menos no mercado, segundo os dados oficiais. Tudo leva-me a crer que isto é para estoirar com alguns, que andam a atacar a dívida europeia. Mas defender a dívida europeia ameaça descontrolar a queda do dólar contra o euro. Talvez o BCE esteja mais cuidadoso. E a apalpar o que querem mesmo os americanos, que da boca para fora dizem uma coisa e depois concertam ataques à nossa dívida europeia. (E até é interessante ver as declarações do gajo da PiMCO, que tenta a todo o custo evitar o colapso da dívida estadual americana, mas critica os preços concertados dos nossos leilões, quando ele é um dos mais beneficiados com a corrupção na FED.)
    .
    .
    Acho é que a vitória de hoje pode ser mesmo a sério para derrotar os inimigos do euro.
    .
    .
    Outro que deve estar com uma cachola de todo o tamanho:
    .
    http://blogs.telegraph.co.uk/finance/author/ambroseevans-pritchard/
    .
    lolololololololol

    Gostar

  25. A. R's avatar
    A. R permalink
    12 Janeiro, 2011 20:20

    O Krugman, um afounding father, explora os assassínios. Sarah Palin lamenta-os.

    Gostar

  26. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Janeiro, 2011 20:20

    Alfred, vai-me desculpar, mas se é isto:
    .
    .
    “Eu não sou crítico do Euro em si e como ideia. Sou, com Sua licença, umm pouco crítico em relação à forma…digamos….”apressada”….como alguns países entraram.”
    .
    .
    Agora que pagamos as asneiras anteriores vamos abandonar o barco, logo agora que poderemos vir a beneficiar desse mesmo euro? É que, repare, por detrás de muita propaganda contra o euro, há muitas mentiras, como dizer-se que a Alemanha é a única beneficiada, quando em termos intracoimunitários, todos estão a vender muito mais para a Alemanha.
    .
    .
    Mas não percebo o seu ponto de vista. O euro não é perfeito e tem erros, mas a Europa está a corrigir os erros. Mas o maior deles, propagandeados pela critica anglo-saxonica, é de não se poder monetarizar a dívida soberana. Quando, na realidade, é esse o seu grande trunfo, mas que exige mudanças de mentalidades, que está a ocorrer. Se calhar não com a velocidade desejada, mas está-se a fazer o caminho. E a prova maior é a vitória eleitoral do governo grego, já depois de pôr em prática as medidas restritivas.
    .
    .
    “Não percebo o porquê de tanta acrimónia contra o Reino Unido.
    É por não terem o Euro?!”
    .
    .
    Não. Porque estão mais sintonizados com o que fazem os americanos e são os aliados dos americanos nos ataques contra o euro. Eu não me esqueço que há dias, o Cameron disse que aceitava ajudar a Irlanda, mas mais ninguém. Aqui se vê o espírito deles: a UE serve apenas para acederem às vantagens mas não as desvantagens. Se ajudam uns que ajudem outros e não apenas aqueles que lhes fazem mossa nos balanços bancários. Aliás, sempre foram assim e sempre asim serão. Já fui eurocéptico porque precisamente acreditava nalgumas patranhas deles, porque achava que eles diziam com boas intenções mas apenas como estratégia para não integrarem mesmo na dita europa comunitária.
    .
    .
    “Não quero parecer ou ser agoirento mas não estou a ver bem como…..a não ser que seja a UE a não querer mas também não me parece pois, se os problemas de terminassem em Portugal ainda se aceitaria mas o problema é: Espanha.”
    .
    .
    Espanha, Itália, etc. Mas o perigo maior até é outro e um país que quase nunca é focado. Para já. Mas, como já o disse, basta permitir que o fundo europeu compra divida colaterizada para afastar muitos receios sobre a banca europeia. Mas, mesmo assim, estou convencido que a maior parte da banca espanhola se safará até porque tem bastantes activos diversificados em termos geográficos. Menos as Caixas, mas aí deverá o governo assumir o risco. Como o fará sem correr os risco irlandeses? Não faço a minima ideia. Mas isso é ir vendo as próprias soluções adoptadas pelos espanhois, que deve passar por consolidações, diluindo os maus activos com os bons. Se é boa solução, aí tenho as minhas dúvidas.

    Gostar

  27. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Janeiro, 2011 20:26

    Tina, a minha mulher não me deixou. Mas fez coisa pior. Agora anda sempre com dores de cabeça. O seu azar é que eu, mesmo esfomeado, não gosto de loiras. lolololololol

    Gostar

  28. tina's avatar
    tina permalink
    12 Janeiro, 2011 20:37

    Coitado, além de viver sozinho, você é daqueles que tem de esperar que as mulheres deixem. E o problema é que mesmo que elas deixem, já não consegue.

    Gostar

  29. Alfred's avatar
    Alfred permalink
    12 Janeiro, 2011 20:48

    “Mas não percebo o seu ponto de vista. ”

    Caríssimo, eu não sou contra o Euro e, se ler o que escrevi, verá que sou contra a saída do Euro.
    O que eu disse, e repito, é que me parece evidente que tudo teria corrido melhor se, em vez de entrar toda a “malta ao mesmo tempo para a UEM tal processo deveria ter sido “faseado”, exigindo maiores consolidações e “mudanças de mentalidades” .

    “contra o euro, há muitas mentiras, como dizer-se que a Alemanha é a única beneficiada, ”

    Completamente de acordo.

    “quando em termos intracoimunitários, todos estão a vender muito mais para a Alemanha.”

    Mais uma vez de acordo.
    (raios….detesto estar de acordo…..asim não dá “pica”, ahahahahahha)

    “Mas o perigo maior até é outro e um país que quase nunca é focado.”

    Hummmm……………….Deus nos Acuda! 🙂

    Constato que o Anti-Comuna não está muito optimista em relação a Espanha.
    Outra vez de acordo mas……………………é aqui que “entra” Portugal.

    Gostar

  30. amador's avatar
    amador permalink
    12 Janeiro, 2011 20:58

    O Joao Miranda nao e o mesmo que criticava as posicoes de Krugman e agora enaltece-as?

    Gostar

  31. dutilleul's avatar
    dutilleul permalink
    12 Janeiro, 2011 21:07

    “Não percebo o porquê de tanta acrimónia contra o Reino Unido.”
    Parece-me que anda um pouco a leste da “acrimónia” britânica…

    Gostar

  32. Trader's avatar
    Trader permalink
    12 Janeiro, 2011 21:10

    Anticomuna, a Alemanha e a França estão a queimar os PIGGS e a empurra-los à força para as ajudas porque sabem que a irresponsabilidade dos PIGGS é em último caso também irresponsabilidade deles, dos bancos alemães, franceses (e também britânicos). Nós estamos pendurados na banca espanhola, a espanhola nos alemães e franceses, etc.

    O dominó da dívida vai caindo e chegará ao topo, que é a banca desses países. E quando chegar todos percebem que a irresponsabilidade não foi apenas dos PIGGS, foi de todos, e é isso que alemães e franceses querem evitar a todo o custo, porque alemães e franceses enriquecerem todos estes anos emprestando fortunas nos PIGGS para lhes comprarmos automóveis, comboios e maquinaria.

    Ambos os países vão ter que ajudar de qualquer forma, mas em vez de terem que socorrer os bancos deles, preferem esta forma pois quem fica com a má fama são apenas os PIGGS quando eles tiveram a mesma irresponsabilidade, e tiveram muito mais proveito que nós. Forçando os PIGGS a pedir ajuda, ficam com a fama de terem ajudado países quando mais tarde teriam que ajudar os seus próprios bancos de qualquer forma. Portugal é a última linha de defesa, pois se afundarmos afundam os espanhóis e esta encenação desmorona-se por completo pois com a Espanha é demasiado grande para se conseguir montar um teatro ao que hoje assistimos.

    Gostar

  33. tina's avatar
    tina permalink
    12 Janeiro, 2011 21:29

    É tão ridículo isto tudo de culpar os outros pela nossa incompetência. Sócrates quase duplicou a dívida em 4 anos. MFL já avisava hà muito que Sócrates iria ser o coveiro de Portugal. Apesar da crise, o governo português continuou como se não fosse nada, aumentou a função pública, distribuiu presentes. Agora o défice só baixa a custo de receitas extraodrinárias. Com a despesa a subir continuamente e um crescimento económico perto de 1%, como é que alguém pode acreditar que os portugueses consigam pagar a dívida? Ainda por cima, o primeiro-ministro continua empenhado em obras megalómanas como o TGV, que vai agora para a frente. E depois esperam que os outros acreditem que Portugal consiga produzir o suficente para pagar a dívida quando nós próprios não acreditamos.
    .
    Que rídiculo isso de dizer que os alemães são culpados do nosso empobrecimento por nos terem vendido carros. Não admira que o país esteja como está, com idiotas como o Anti-comuna a ainda merecerem o respeito de outros não tão idiotas…

    Gostar

  34. MJRB's avatar
    12 Janeiro, 2011 21:52

    Tal como referiu hoje Luís Campos e Cunha: Portugal passou nesta primeira prova; faltam as restantes.
    E mais decisivas…
    O magno problema não está resolvido.

    Gostar

  35. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Janeiro, 2011 22:02

    “O que eu disse, e repito, é que me parece evidente que tudo teria corrido melhor se, em vez de entrar toda a “malta ao mesmo tempo para a UEM tal processo deveria ter sido “faseado”, exigindo maiores consolidações e “mudanças de mentalidades” .”
    .
    .
    Pois. Mas na altura todos acreditaram em contos de falas, com o maior, que o endividamento de cada país não contava, pois os risco sistémico era agora europeu. Viu-se!
    .
    .
    Agora não podemos fazer nada senão corrigir os erros que existem ainda no euro e, sobretudo, mudar as mentalidades para que os governos depois façam o resto.
    .
    .
    “Anticomuna, a Alemanha e a França estão a queimar os PIGGS e a empurra-los à força para as ajudas porque sabem que a irresponsabilidade dos PIGGS é em último caso também irresponsabilidade deles, dos bancos alemães, franceses (e também britânicos). Nós estamos pendurados na banca espanhola, a espanhola nos alemães e franceses, etc.”
    .
    .
    Não faz sentido o que Vc. diz. Então os alemães e franceses querem queimar os PIGS para falirem também eles? Olhe que a França não é a Alemanha e aquilo é um castelo de cartas…
    .
    .
    A Alemanha está a fazer uma jogada de alto risco. Que é tentar pôr ordem dentro do €uro sem estoirar com eles. Por um lado, não pode manter parasitas mas por outro, se estoirar com eles, sabe que poder perder o euro e herdar dívidas que poderão ser reestruturadas e levar a banca alemã para o galheiro.
    .
    .
    O problema é sobretudo político. Temos países que adoram a parasitagem e o Estado a alimentar utopias e por outro, países mais habituados a viver do esforço e do trabalho. Mas note que até o ministro das finanças alemão admite que até a Alemanha andou a viver no faz-de-conta e acima das suas possibilidades. Portanto, o discurso alemão, tanto é para fora como para dentro.
    .
    .
    Mas, lentamente, as mentalidades vão mudando e até as reformas económicas vã-se fazendo. Mas que não é fácil, não é. Existe muito a ideia que o Estado é promotor do crescimento económico e demasiado voluntarismo. Depois…

    Gostar

  36. Trader's avatar
    Trader permalink
    12 Janeiro, 2011 22:03

    Tina, eu não culpo os alemães por nos terem vendido carros, apenas acho que muita da irresponsabilidade também foi por culpa deles e da UE em geral. Você mesmo refere as obras megalomonas, quantas vezes nos últimos anos não defenderam o TGV usando a chantagem de que se perdiam os fundos europeus ? Não percebe que as PPP’s são fundos europeus (sobretudo dos países mais ricos, alemães, etc) e empréstimos (novamente empréstimos da banca europeia). Socrates pode ser o pior governante da história deste país, mas não dançou o tango sozinho. A megalomania foi alimentada com muito dinheiro que veio todo de lá de fora. Quem não tem dinheiro não tem vícios, os PIIGS podem ser os toxicodependentes irresponsáveis mas os dealers que nos forneceram continuamente a droga encontra-os sobretudo na Alemanha e na França.

    Gostar

  37. Trader's avatar
    Trader permalink
    12 Janeiro, 2011 22:07

    Realço que sou europeísta, não estou a defender anglosáxonicos. Acredito até que os EUA também vão dar o estoiro em meia dúzia de anos, e o Reino Unido também, estes tem-se safado desvalorizando e/ou imprimindo moeda. Simplesmente acho que os países ricos da Europa que tanto nos acusam de irresponsáveis também tem responsabilidade no que se está a passar.

    Gostar

  38. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Janeiro, 2011 22:15

    Eu só gostaria de realçar uma coisa. Anda para aí muita gente crente que as taxas de juro cobradas a Portugal são ruinosas. A última foi do Krugman. Mas isso é uma peta porque, face ao risco, 7% não é um juro alto.
    .
    .
    Alguns até fazem piadas que a 6,7% até eles emprestam dinheiro. Eu gostava de saber se esses que o dizem não poupam e não podem meter as suas poupanças nos certificados de aforro estatais. Afinal, as taxas oferecidas não estão muito longe dos juros cobrados hoje.
    .
    .
    Mas a malta está de tal forma já mal habituada por terem tidos juros muito baixos, que agora consideram muito mau estas taxas de juro. Mas para esses, basta meter este link, para meditarem na coisa:
    .
    http://www.bloomberg.com/markets/rates-bonds/government-bonds/brazil/
    .
    .
    Compare-se as taxas de juro reais cobradas ao Brasil com as cobradas a Portugal. São mais baixas?
    .
    .
    Claro que se pode dizer que as taxas de juro são demasiado altas para o nosso endividamento e para o nosso crescimento. Ok. Então, para evitar este custo do dinheiro que se baixe o endividamento e se estimule o crescimento económico. Ou seja, excedentes orçamentais (serão uma inevitabilidade) e reformas económicas. Ponto final. Nada há mais a dizer.

    Gostar

  39. Trader's avatar
    Trader permalink
    12 Janeiro, 2011 22:15

    Não faz sentido o que Vc. diz. Então os alemães e franceses querem queimar os PIGS para falirem também eles? Olhe que a França não é a Alemanha e aquilo é um castelo de cartas…

    Eles não nos querem queimar, querem que a gente aceda às ajudas, para nós pagarmos aos bancos deles e puderem continuar-nos a vender produtos para bem das exportações deles. Se nós afundarmos eles também acabam queimados, e todos percebem que os responsáveis não são apenas os PIIGS.

    Gostar

  40. Trader's avatar
    Trader permalink
    12 Janeiro, 2011 22:19

    anti-comuna, o nosso cancro são as PPP’s. Se elas calculadas com taxas muito mais baixas já são a ruína que são, imagine o que será de nós com taxas dessa ordem.

    Gostar

  41. tina's avatar
    tina permalink
    12 Janeiro, 2011 22:22

    Foram as políticas de apoio da UE que contribuíram, não foram países individuais. A UE rege-se por princípios de esquerda e funciona assim, ou seja, dão dinheiro a todos, europeus ou não, e não se preocupam lá muito com o que acontece. É o politicamente correcto que conta acima de tudo. Eles queriam lá saber do endividamento dos países inúteis como Portugal, Grécia, etc. Agora que foram chamados à atenção pela crise e pelo mercados, é que fingem que fazem alguma coisa. Mas, mais uma vez, não passa de paleio. Não se preocupam suficientemente para tomar as medidas duras que são necessárias, teriam que se impôr e isso não é politicamente correcto. O que eu acho estranho é que há muito se previa que isto ia acontecer a Portugal, e agora que está a acontecer, afinal a culpa é dos outros.

    Gostar

  42. PMP's avatar
    PMP permalink
    12 Janeiro, 2011 22:32

    Alguem consegue explicar como é que os EUA têm um deficit publico de 10.5%, um crescimento de 3% e juros a 10 anos de 3.4% ?
    .
    Será que é porque têm um Banco Central normal, que intervem no mercado para manter os juros baixos, enquanto que o BCE deixa os juros iram até os 7% ou mais ?

    Gostar

  43. Trader's avatar
    Trader permalink
    12 Janeiro, 2011 22:49

    Imprimem notas como se não houvesse amanhã

    Fed to buy $600 billion in bonds in effort to boost economic recovery
    http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/11/03/AR2010110305412.html

    Gostar

  44. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    12 Janeiro, 2011 22:54

    “Eles não nos querem queimar, querem que a gente aceda às ajudas, para nós pagarmos aos bancos deles e puderem continuar-nos a vender produtos para bem das exportações deles.”
    .
    .
    Não faz sentido porque depois pedem que cortemos na despesa e que baixemos o endividamento, leia-se, consumamos menos nos próximos tempos.
    .
    .
    Nop. A Alemanha está até a importar bem de Portugal e nós a baixarmos o défice comercial com eles. Portanto, como vê, não bate bem com a sua teoria.
    .
    .
    Já agora, quanto ao dinheiro injectado pela Reserva Federal, PIMCOs, etc., nada como ver este gráfico:
    .
    http://stockcharts.com/h-sc/ui?s=MUNI
    .
    .
    O blogue da moda diz que o gajo é um dos que está atacar a dívida portuguesa. E pelos vistos ficou fod*** com os leilões combinados portugueses. Por acaso não existem investigações com suspeitas de cambão na dívida estadual americana? Ah! Pois. Ele reconhece aquilo que costuma a fazer nos USA. lolololololol

    Gostar

  45. Lionheart's avatar
    Lionheart permalink
    12 Janeiro, 2011 23:05

    A questão de fundo é que Portugal é neste momento um joguete. Não tem soberania alguma, anda de mão estendida a pedir a toda a gente que lhe compre uma dívida que não vai conseguir pagar, tem uma situação social explosiva, uma economia que vai sofrer uma forte recessão, e não tem quaisquer perspectivas de recuperação a curto/médio prazo. São síntomas de um Estado completamente falhado, onde a vida será brevemente insuportável para a maioria da população e a esquerda ficou toda contentinha com o “sucesso” de hoje. Este governo é um caso de polícia.

    http://video.ft.com/v/747106009001/Portuguese-bail-out-would-be-wrong-medicine

    Gostar

  46. PMP's avatar
    PMP permalink
    12 Janeiro, 2011 23:10

    Os economistas do FED e do governo americano devem ser muito estupidos para estarem a “imprimir” notas nos computadores e assim conseguirem que a economia cresça.
    Um dia destas vão chegar ao limite da impressora e aí aqui vai ser o bom e o bonito, não vai haver mais “dinheiro” fresco e o velho vai-se estragar ou até desaparecer (sim porque o dinheiro às vezes desaparece ).
    .
    Os nossos economistas do BCE e da UE são muito mais espertos porque deixam o “mercado” funcionar. Mas quem é que precisa de crescimento económico e impostos baixos ?

    Gostar

  47. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    12 Janeiro, 2011 23:17

    MJRB:
    O Campos e Cunha é um palhaço. Depois de dizer mal do Cavaco, anda agora a apoiá-lo.
    Todos querem é mama!

    Gostar

  48. Licas's avatar
    Licas permalink
    13 Janeiro, 2011 00:30

    O imbecil do engenheiro está feliz: ri-se todo aberto pela
    compra da dívida pelos tugas. A taxa dos tais 7% não o impressiona
    népia : o que ele quer é mais massa para ele e para os agiotas de cá
    (e alguns amigalhaços)
    NÃO TEM INTENÇÃO DE PAGAR : DAUI A 10 ANOS ESTÁ NO
    BRASIL EM FÉRIAS PERMANENTES NO RIO DE JANEIRO
    COMO ACONTECEU AO
    inglês Biggs assaltante do combóio correio com massa dos bancos
    há 50 anos.

    Gostar

  49. dutilleul's avatar
    dutilleul permalink
    13 Janeiro, 2011 01:16

    “O blogue da moda diz que o gajo é um dos que está atacar a dívida portuguesa.”
    Qual é o “blog da moda” ?

    Gostar

  50. MJRB's avatar
    13 Janeiro, 2011 01:23

    Arlindo, 23:17,
    “Olhe que não, olhe que não !…”

    Gostar

  51. anti-comuna's avatar
  52. Alfred's avatar
    Alfred permalink
    13 Janeiro, 2011 10:55

    “Acredito até que os EUA também vão dar o estoiro em meia dúzia de anos, ….”

    O Trader é, afinal, um optimista! 🙂

    Não quereria dizer: acredito até que os EUA também vão dar o estoiro em meia dúzia de…..meses 😀

    Gostar

Deixe uma resposta para tina Cancelar resposta