Continua a bebedeira
O Ministério da Economia só serve para lixar a vida dos portugueses. Então com Vieira da Silva a dirigi-lo, é um fartar vilanagem.
.
Agora esta treta das «linhas de apoio ás exportações». Mais um roubo aos portugueses.
.
Repare-se: o estado aumenta impostos e taxas e custos administrativos ás empresas. Estas terão de cobrar mais pelos seus produtos/serviços: pagam os consumidores e diminuiu competitividade internacional.
.
Vai daí e o Estado resolve «ajudar» as empresas na exportação: subsídios (dinheiro dos contribuintes); juros bonificados (preço de crédito abaixo de custo de mercado, pago pelo contribuintes); seguros de crédito (em condições favoráveis face ao mercado, portanto abaixo de custo e com risco superior, a ser tal custo/risco suportado pelos contribuintes).
.
Quem ganha com esta operação? Os consumidores estrangeiros, que obtêm produtos mais baratos.
.
Quem perde? Os consumidores nacionais + os contribuintes que financiam estas palhaçadas + as empresas que não precisam, ou não são «admitidas» a este tipo de incentivos mas que são vítimas desta concorrência desleal + a produtividade e inovação que diminuem, por serem apoiados artificialmente produtos/serviços fora das condições de concorrência;
.

Claro. Mas o subsídio gera dependências e faz esta gente julgar-se importante. Diminuir impostos, taxas ou custos administrativos incidindo sobre todas as empresas, não. E até podia fazer com que os empresários «fiéis» se irritassem…
GostarGostar
Deixe lá que alguns empresários tugas devem ser tão maus ou piores que o Vieira da Silva:
.
.
“Jorge Martins, CEO da Martifer, defende a criação de um imposto sobre a emissão de CO2 pelas transportadoras que “carreguem e descarreguem em Portugal”. “Porque é que havemos de dizer que as renováveis são caras e permitir que hajam emissões baratas?”, questionou, em declarações ao Negócios.”
.
.
In http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=467427
.
.
Com empresários destes não me admira que a sua empresa esteja mais próxima da falência do que se pensa. E é bem feita, para deixar-se de tentar parasitar os consumidores tugas. eheheheheheh
GostarGostar
A martifer na falência??? inside information?
GostarGostar
Maravilha! Os subsídios vão ser destinados para os Porches e outros pó-pós topo de gama! Mas depois das máquinas chegam as falências e lá vai para o galheiro o nosso dinheirinho.
GostarGostar
Mais do que os efeitos, transitórios, dos vapores etílicos, parece-me que a coisa pertence ao domínio daqueles que se preocupam com as terapias adequadas ao tratamento das esquizofrenias com pendor crónico..
GostarGostar
A coincidência: Jorge Martins e a Martifer é mesmo o tipo de empresário e de empresa em que eu estava a pensar quando escrevi o primeiro comentário… 🙂
GostarGostar
Caro Anti-comuna,
Não sei se sabe, mas parece que é a rapaziada da Martifer que tem em Portugal um quase monopólio no biodiesel. A Galp terá “recomendações” para lhes comprar essa matéria-prima, agora obrigatória no gasóleo por conta de uma estúpida directiva europeia. O preço está praticamente ao nível do preço do gasóleo ao consumidor e é cerca de 50% mais caro face à importação. Mas é por uma boa causa, a Martifer precisa…
GostarGostar
é preciso todo um manual para entender estes cromos : “subsidiar” alunos obrigatórios nacionais para que possam escolher a escola é feio ; subsidiar clientes estrangeiros é estratégico…
é , lá fora é que é chic , cá dentro pode ser uma estrumeira.
GostarGostar
Por outras palavras: estes socialistas são uns idiotas!
É preciso tirá-los de lá, e rapidamente, antes que arruinem mais ainda este país já arruinado.
GostarGostar
Sem esquecer que, quando o Estado aumenta impostos e taxas o faz a todas a empresas mas quando ‘dá ajudas’ o faz apenas a algumas (certamente escolhidas pelo mérito*)
* Merito segundo o dicionário Socrático significa amigas do PS, assim como o O2 e cia.
GostarGostar
Ricos vivem mais 10 anos que os pobres
Esta notícia é perigosíssima nestes momentos conturbados.
Se os rankings apontam para melhores resultados por parte das escolas particulares, e isso é um incómodo para o PS, lincham-se as mesmas.
Face à impotência socialista em eliminar as desigualdades subindo os níveis inferiores, a solução é baixar os níveis superiores.
Se os ricos vivem mais 10 anos que os pobres e os socialistas não conseguem que estes aumentem a sua esperança de vida, a solução é (à socialista) simples : matam-se os ricos quando chegam à idade a que morrem os pobres.
GostarGostar
“Mas é por uma boa causa, a Martifer precisa…”
.
.
Pois precisa. eheheheheh
.
.
“A martifer na falência??? inside information?”
.
.
Não senhor. Eu não me meto em aventuras. Apenas a minha simples análise à empresa, com um risco demasiado elevado.
GostarGostar
Os impostos e taxas sobre as empresas (à excepção do IVA, sob certos pressupostos) aumentam os preços dos produtos exactamente por que via, sr. Gabriel Silva? Chumbava no primeiro teste intercalar de introdução à microeconomia.
GostarGostar
o zarolho vai exportar dívida pública
GostarGostar
Todos os incentivos às exportações e às empresas deviam ser erradicados.
Os contribuintes portugueses é que vão financiar os consumidores estrangeiros?
GostarGostar
Esta medida que aparentemente até parece positiva, é feita por medida. Lembram-se uma noticia que ontem apareceu nos media a proposito de sectores cujas exportações estão na ordem do dia? Vão lá ver quais são e logo ficam a saber onde vai parar a parte de leão desta linha de apoio à exportação. Até pode ter a ver com a dança accionista na Galp. O nucleo duro do governo de que faz parte Vieira da Silva tornou-se numa quadrilhazeca à moda da Sicilia. A chatice é que somos nós todos a pagar .
GostarGostar
ó prof.luis Gaspar importa sem entao d nos dar essa licao d microeconomia?
Prove lá a sua sapiencia aqui á populaca ignorante
GostarGostar
“Os impostos e taxas sobre as empresas (à excepção do IVA, sob certos pressupostos) aumentam os preços dos produtos exactamente por que via, sr. Gabriel Silva? Chumbava no primeiro teste intercalar de introdução à microeconomia.”
.
Gostava de saber onde aprendeu essas lições de “micro economia”. Deve ser uma Universidade Keynesiana cheia de sucesso.
GostarGostar
Oh Sr. Gabriel Silva, será que o senhor não tem imaginação para criar outros dados no negócio dos
“kalkitos”, por forma a que esse negócio seja interessante para o país.
Com o vosso simplismo e demagogia de “valer tudo”, caem demasiadas vezes no ridículo.
GostarGostar
Eu sei que existe liberdade de opinião, mas, com franqueza, certas atoardas deviam ser varridas antes de aparecerem ao mundo.
Este artigo é de todo impossível de levar a sério.
GostarGostar
“Com o vosso simplismo e demagogia de “valer tudo”, caem demasiadas vezes no ridículo.”
Não sabe fazer contas? Que tal o ridículo de aquilo que defende não dar certo?
.
“Este artigo é de todo impossível de levar a sério.”
Impossível de levar a sério é o seu mercantilismo.
GostarGostar
Cada vez metem mais nojo os abrantes socretinos que por aqui aparecem a defender o indefensável.
Vão ter um lindo enterro… Dentro em breve, deseja-se.
GostarGostar
««Os impostos e taxas sobre as empresas (à excepção do IVA, sob certos pressupostos) aumentam os preços dos produtos exactamente por que via, sr. Gabriel Silva?»
.
Por acaso o IVA é o imposto que menos prejudica as exportações (Conta muito mais o IVA do país de destino) . Mas todos os outros é óbvio que prejudicam, e muito.
GostarGostar
Um texto muito raro nos dias de hoje.
GostarGostar
Pois é, as taxas de juro nos States vão começar a doer. A fuga à dívida americana começou e com bastante força. Sobem os mercados accionistas, caem as obrigações governamentais. A crise da dívida soberana já se instalou nos USA. Vai ser o bom e o bonito, vai.
.
http://stockcharts.com/h-sc/ui?s=$TNX
.
.
Mais bullish do que isto não há. ;))
GostarGostar
anticomuna, na tua azáfama de estares sempre a falar mal dos “brits” e dos “americas”, vi-te muito discreto e calado sobre aquelas reuniões entre a Merkel e o Sarkozy onde brilhantemente decidiram que na Europa deveríamos todos harmonizar o IRC 🙂
GostarGostar
“O governo exulta e desdobra-se em inúmeras acções de campanha apresentação de resultados no terreno junto da fileira do kalkito, apresentando os números de 100% de internacionalização da produção portuguesa.
.
Partindo do princípio que até se consegue, por via da importação, suprimir a necessidade de consumo nacional de kalkitos ao mesmo preço unitário, qual é a conclusão óbvia? Que os contribuintes portugueses acabaram de subsidiar os consumidores espanhóis de kalkitos em €100 000. ”
.
É esta a política dos socialistas: enganarem o povo, mesmo que para isso o façam sofrer ainda mais. O PS é uma Máfia sem escrúpulos.
GostarGostar
olhem prá Tina a fazer compras! Sumidade…. esta senhora é um espanto!
GostarGostar
«Ministro brasileiro diz que preços da Galp levaram à desistência da compra pela Petrobras»
pois, pois, estão verdes…as uvas!
GostarGostar
“O primeiro-ministro Corleone falou antes de sairem os dados do INE, que apontam para um crescimento de 15,8% nas exportações. Para Corleone, tal demonstra que Portugal foi dos países que mais rapidamente recuperaram…”
GostarGostar
.
Tina um complemento sff: em gtermos de crescimento do PIB esses 15,8% significam o quê, quanto ? E se retirado o incremental automatico de valorização do Euro durante um ano no mesmo preço do produto em Euros relacionado com valorização cambial do Euro sobre as moedas locais dos Países compradores qual é o aumento REAL da Exportações ? Quanto Emprego novos provocou ? Quantas Empresas novas originou ? Quantas salvou de fecharem ? Que novos produtos Portugueses introduziu nos mercados externos ? Qual a parte da Exportação que não corresponde a Empresas que produzem com pouco ou zero valor acrescentado made in Portugal ? Qual a parte que pertence a algumas de ‘fachada’ instaladas apenas na Madeira para legitimamente procurarem beneficios fiscais ? etc etc
.
É claro que é preciso EXPORTAR e SUBSTITUIR IMPORTAÇÕES POR PRODUÇÃO INTERNA.
.
Mas também evitar ‘muita parra e pouca uva’ …..
.
As soluções sustentadas passam por outras medidas bem longe das que estão a ser prosseguidas que até suponho sejam de boa-fé. Era preciso muita intuição, visão e previsão (dons rarissimos que só a muitos poucos a Natureza bafejou) para tal estar a ser milimetricamente planificado. Concerteza absoluta que não é o caso.
.
GostarGostar
E continuam . Não dá resultado mas continuam a pensar na mesma receita. Tentam 1, 2, 3, 4, 5 vezes a mesma , esperando que desta vez dê resultado diferente.
Pobre diabos, o que esta gente faria se estivesse em Hong Kong? Morreria à fome?
GostarGostar
.
e continuam porque o horizonte é curtito:
.
o dinheirito ao fim do mês, depois logo se vê. E asim temos o estadismo de Portugal agarrado pelos …
.
(não gosto de dizer asneiras, senão diria ‘agarrado pelos tomates ou pelo entre-nadegas’; desculpem as asneiras mas usando a linguagem da rua, corrente, não deixar quaisquer duvidas sobre o raciocinio)
.
Ora assim não são precisos inimigos, chegam os amigos …….
.
“Siga a rusga” fala o mandante no folclore. E o zé-povinho, afinal todos excepto uns vidrinhos de trazer por casa, não está muito preocupado com isso. Porque já viu o filme, do principio ao fim, há tanto tempo que nem se chateia. Deixa andar porque vai bater tudo certo. Deixa lá a rapaziada duns bem falantes e da livranhada. Foi assim, é assim, que o Povo Português tem sobrevivido e resistido à ‘merda’ toda. sabe mais a dormir que as elites temporárias nos Poderes a dormir. No limte arreia a bronca forte e feio sem serem precisas arruadas, manifs etc que o pessoal é doutras ondas. Sempre foi assim.
.
Entretanto vãovivendo uns e os outros.
.
Para falar de Portugal e dos Portugueses é preciso saber muito. Muito mais que o que anda instalado nos Partidos de quem até nunguém é inimigo. Mais ‘osservador’ …
.
Isto é um discorrer de ‘maçarico’, ‘verde’, ‘adolescente’, se ã intelectualidade quiserem até dá para ‘criançola’ …. Adoramos ler teorias, gajos a falar bem, pessoal dos books. Malta do mundo virtual, não da net mas da ‘tóla’.
.
GostarGostar