Princípio do fim *
1 – Há momentos que são mais audazes do que os seus protagonistas. Louçã julgou perfazer uma jogada de alcance abreviado – quis obter ganhos políticos numa questiúncula feita de rivalidades entre vizinhos. Mas pode ter entreaberto a porta para o termo do actual ciclo. Talvez o Bloco não tenha medido com exactidão o comprimento do passo que foi encetado: tal como o PRD, em 1987, quando ofereceu a primeira maioria absoluta a Cavaco Silva no momento em que o derrubou. Agora, os dados estão lançados. Com moção ou sem ela, este Governo transborda de sensação a tempos do fim.
2 – A hora é de Passos Coelho, quer este o queira ou não. Muitos exaltam a “estabilidade” e os “prazos”esquecendo-se que essa foi a base do triste caminho que nos trouxe até aqui. Em política, como em quase tudo na vida, não existe um “timing” ideal: o instinto político é feito do reconhecimento das boas oportunidades quando estas surgem. Essencial é que Passos Coelho conceba que a sua decisão, qualquer que esta venha a ser, não poderá ser tomada porque Belém a disse ou os banqueiros a queriam: caso contrário, o País pode não voltar dar-lhe um novo ensejo, desta vez a ele…
* Ontem, no Diário de Notícias (sem link)

.
Analisando a radiografia hoje, tomem nota na agenda do resultado final:
.
Cenário Y:
-Jose Socrates, proximo Presidente da Republica.
-PS o primeiro Partido a fazer a ‘dobradinha’ depois do 25 de Abril.
.
GostarGostar
Não tenho dúvidas que tudo isto é favorável a José Sócrates.
No dia 23 eliminou o «camarada» Manuel Alegre, no dia 11 de Março liquidará o Bloco de Esquerda, cuja «massa falida» vai ser distribuida equitativamente pelos restantes partidos do espectro socialista: PSD, PS e PCP.
Bloco de Esquerda?
Paz à sua alma!
GostarGostar
todas as eras têm tempos do fim que nunca acaba
deu uns golinhos de folga a um governo que dirá que em 4 meses fez mais que nos restantes 6 anos
e que com uma semana mais resolvia tudo
que sairá prejudicado com esta Louçãnice isso é certo
quem beneficiará?
isso é incerto
GostarGostar
O sorriso e a jocosidade de Sócrates como reacção ao anúncio da moção, revelou temer não essa acção do BE (se é que a apresentará…), mas as consequências dum outro e irreversível entendimento dos eleitores “distraídos” sobre um sucedâneo de actos, posicionamentos, leis, que os prejudicam.
Trinta dias a falar do assunto desgasta o visado…
O BE não acabará tão depressa como possam pensar.
É inapropriada uma analogia com o PRD: as bases de apoio são diferentes, os objectivos outros, a sociedade díspar, o “ambiente” político-partidário inigualável ao dos tempos do partido patrocinado por Eanes. Acresce que a comunicação ‘global’ e a comunicação social tuga têm outra amplitude e ‘clientela’… Por exemplo: a quantidade de bloquistas com opiniões semanais nas rádios, jornais e tv’s… Há muita comunicação social, bastantes jornalistas coniventes e servis face ao “partido da moda” e “fracturante”…
GostarGostar
Isto não tem interesse nenhum.
GostarGostar
O princípio do fim é como uma pescadinha de rabo na boca, nunca se sabe onde começa e acaba. É vira o disco e toca o mesmo…
GostarGostar
Ora vejamos:
PS+BE=113
PS+BE+PCP+PEV=128
PSD+CDS=102
PSD+CDS+PCP+PEV=117
Conclusão: é possível mas não é garantido.
GostarGostar
Não vai acontecer rigorosamente nada. O PSD vai abster-se.
GostarGostar
O debate político em Portugal já ultrapassou há muito o nível da náusea!
GostarGostar
não me parece que esta moção de censura seja aprovada, até porque o BE diz que a moção é contra o governo e contra o PSD.
http://brigadascinzacoelho.blogspot.com/2011/01/metrosexual-vs-macho-latino.html
GostarGostar
Louçã anunciou no dia 10 de Fevereiro que o BE ia apresentar uma moção de censura no 10 de Março. Contudo no dia 5 de Fevereiro, Louçã disse que o BE não vê “utilidade prática” na sua apresentação. “Sabemos que no dia em que estamos a discutir não tem qualquer utilidade prática a apresentação de uma moção de censura”, disse.
E no dia 8 de Fevereiro, o seu líder parlamentar declarou ao Público que a sua bancada não está disposta a dar a mão ao PSD e CDS. “Não nos colocamos na posição de facilitar a vida à direita portuguesa”, afirmou, lembrando que o que poderia significar uma moção de censura aprovada. “Derrubar este Governo para introduzir a revisão constitucional do PSD não é aceitável”. O BE repete que discutir uma moção de censura neste momento “não tem efeitos práticos”.
Porque é que para Louçã não teria utilidade anunciar a apresentação da moção de censura a 5 ou 8 de Fevereiro e tem todo o sentido fazê-lo a 10 de Fevereiro?
GostarGostar
Esta moção de censura foi um bálsamo para Sócrates. Se passar, o “piqueno” reedita a rábula do desgraçadinho, se não passar com a abstenção do PSD, Sócrates passa a exibir Ad Nauseam o apoio de Coelho às políticas do Governo. Total: o PDS está quilhado.
GostarGostar
É óbvio que este governo vai acabar substituído, ou não estivéssemos em democracia.
Quando, é que não sei, seja por moções de censura ou nas próximas eleições.
Com passos largos ou estreitos.
GostarGostar
.
Na essência do BE é inócua. Um fardo de palha para jornalista papar durante uns 30 dias, um bom prato para tentar desviar as atenções dos Portugueses. Mas bem calculada, a Oposição não tem programa alternativo, mostra não ser capaz doutras soluções. Apoia o Governo no interesse nacional Então queixa-se de quê ? Uma contradição mortal do PS(d).
.
O ‘programa Oposição’ tem-se reduzido a manifestações de rancor, peixeiradas rascas e ódiozinhos de estimação. Nem de longe vão lá. Muita impreparação e contradição Politica. Politicamente, ninguém passa cartão a telenovelas partidárias.
.
Hoje inverteu-se a coisa. ‘Não é o Governo, a Situação, que ganha eleições; é a Oposição que as perde”. Ao contrário do bem bom e do comodismo de ser Oposição nos antigos actos eleitorais legislativos. Meteram-se num novelo quasi impossivel de sairem ressaltando muito claramente para os Cidadãos que são incapazes de saír dele.
.
Exemplo de rancorzinhos e impolitica: a do Espanholês do Socrates e a do Coelho ontem a falar Franciu na Televisão.
.
GostarGostar
Estranha democracia esta que nós temos, onde uma Moção de Censura apresentada por determinados partidos está muito bem, mas se for apresentada por outros é uma irresponsabilidade.
Apenas umas horas depois das delarações de Louçã no Parlamento, começou a campanhazinha do costume, desta vez contra o Bloco, e mesmo aqueles(as) que se costumam babar na tv a gabar as qualidades politicas do sacristão trotskista, não se coibiram de o criticar.
Não é normal anunciar-se uma MC com um mês de antacedencia, mas isso não lhe tira legitimedade. Esta campanha que está em marcha para a descredibilizar, significa que o governo e o PS estão muito desconfortaveis com a perspectiva de irem para o olho da rua, e isso nunca esteve tão perto.
Considerando que Socrates e este governo são há muito o maior problema deste país e não a solução que deviam ser, na minha opinião o PSD e o CDS deviam votar a favor e clarificar desde já as aguas.
É nestas alturas que se vê de que massa são feitos os lideres, e se Passos Coelho não tiver a coragem de dizer agora que Socrates e o PS estão a matar o futuro deste país e que ele é capaz de inverter a situação, perde aqui a oportunidade de mostrar que é o lider que o PSD e o País precisam.
GostarGostar
Se o PSD não fizer a vontade ao BE e aprovar a moção tem a oportunidade de criar legislativas antecipadas, não o fazendo, nunca mais terá outro momento propício para o fazer. O PC e o BE não votarão a moção do PSD. Teremos Sócrates até 2013.
GostarGostar
.
JMF, a vontade ao BE ou à Moção de Censura ?
.
Nem de proposito, segundo a Sábado, o ‘caminho das indias’ do PPC são pelos menos TRESENTAS MEDIDAS. Umas Paginas Amarelas em papel couchet. Vá PPC fixa-me as Paginas Amarelas todas.
.
Esta que se diz Direita e é a mais estupida da Europa um fantasma que o Salazar e o Caetano ainda são vivos. Uma ‘mubaracada’. O body-talk dos Franceses, a expressão terna ‘coitadito’ dos Franceses quando o gajo falou Franciu. Um ‘nouvelle arrivée’.
.
É mais que obvio que o traquejo politico, as convicções etc etc etc do Socialistas fazem de vocês uns idiotas uteis. Sobrevivem enquanto forem uteis. Concluam aos niveis do pider que quiserem.
.
É obrvio que o PSD não apoia a Moção de Censura. Dava a maioria ao PS. Qual é a duvida ?
.
Isto não quere dizer que não haja mais DIREITA, a LIBERAL respeitando a irrevogalibildade dos Direitos Civilizacionais (universalidade TOTAL da Saude, Educação, Pensão etc). A que ainda sobrevive por aí é ANP, União Nacional e ……
.
Anda PS. Aperta contra o bolor e o bafio para ver se é parido NOVO à Direita, mais civilização, mais Direitos Humanos, mais VIDA.
.
.
GostarGostar
Bem diziam os Romanos sobre este circo:
“Não se governam nem se deixam governar”
GostarGostar
.
Golp(ada), então não estão a ser governados ? Não está a cair o dinheirinho da carteira dos basbaques nos cofres do Estado ? Há deficit, gasta-se de mais, mas o problema não é gastar-se de mais, de mais despesas. É de MENOS RECEITAS. Quere melhor Governança, em que a mentira é que é verdade, ou a verdade é uma grande mentira ?
.
E diz o amigo:
“Bem diziam os Romanos sobre este circo:
“Não se governam nem se deixam governar”
.
Ora, ora ….
.~
.
GostarGostar
Anonimo socretino miguelabrantes porque é que não vais para a puta que te pariu?
GostarGostar
Se o PSD votasse a moção seria uma oportunidade única para ir receber o FMI ao aeroporto.
Com o Sócrates a criticar veementemente tal situação.
Nada mau para o Passos Coelho, acho que é de aproveitar.
GostarGostar
.
A C Silveira (15.11H) com esse rancor não vai lá. E o verniz estalou ?
.
Oh homem por exemplo o Santana foi comido como um passarinho frito na Barros Queiroz, ou uma ‘francesionha’ no Porto, ou um ‘Pastel de Tentugal em Coimbra’ e você resume-se a um ‘puta que pariu” ? Que Direita é a sua ??? Do appartnik e da nomenklatura à soviética ?
.
Não são teorias da conspiração, é falta de unhas para tocar guitarra.
.
Com amigos com o amigo a Esquerda (BE incluido) não precisa de amigos.
.
GostarGostar
.
Com amigos como o amigo a Esquerda (BE incluido) não precisa de inimigos.
.
GostarGostar
Anonimo, o que eu escrevi está escrito, e não estalou o verniz, nem sou rancoroso. Mas tambem não tenho pachorra para converseta. E já tenho tenho idade suficiente para distinguir um filho da puta quando o vejo, ou quando o leio!
GostarGostar
.
A C Silveira a unica, a friio, é cabecinha, o programazinho que convença os Portugueses e ganhe as eleições. E lições anti-nacionalizações etc olhe que se calhar nunca as comandou no momento em que foi preciso ganhar directo, frente a frente. Portanto tem a resposta etária, ideológica. De resto não há inimigos em confrontos de ideias, quanto muito adversários ou conflito de caminhos diferentes.
.
.
GostarGostar
O berloque acabou de inventar uma nova figura: a moção de censura à oposição. Ainda há socretinos mais socretinos que o próprio professor doutor engenheiro: o professor doutor Louçã, o idiota útil.
GostarGostar
Como dizia o outro, desde a fundação da pátria nunca houve um mentiroso tão grande como o chefe do bando que temos aí, o dito cujo do diploma tirado ao domingo. Confrange ver o país no estado em que está, o futuro das gerações vindouras a ser mais hipotecado a cada hora que passa, e esta seita das ‘merdas fracturantes’ e do quanto pior melhor a brincar às moções de censura (contra a direita). Não há pachorra!
GostarGostar
Chico Louça, o idiota útil, Zé Manel Pureza, o idiota inútil. Mesmo na porcaria há diferenças.
GostarGostar
Anonimo das 18,
Peace brother, peace…
GostarGostar
Este Passos Coelho, licenciou-se tarde, fez apenas um “round” na politica portuguesa,
deixou passar o orçamento para respeitar o calendário político de Cavaco Silva, e agora foi encurralado. È assim, ou o PSD consegue ter um líder como Rui Rio e corre com estes ex Jotinhas Passos e Sócrates, ou teremos mesmo necessidade de um novo partido.
GostarGostar
A rua meus senhores a rua, ou eles ou nós.
GostarGostar
Portugal precisa de uma moção de censura, não de um qualquer partido que apenas olha aos seus próprios interesse eleitorais, mas sim uma moção de censura do povo, é tempo de dizer basta!!!!
http://brigadascinzacoelho.blogspot.com/
GostarGostar
.
Silveira (18.20) peace OK, no troubles.
.
GostarGostar
É muito elevado, o nível, por estas bandas… É o que há…
GostarGostar