Governo tem novas medidas de criação de desemprego
25 Fevereiro, 2011
Proibir estágios não remunerados.
Integração dos estagiários na segurança social (link)
.
Ambas as medidas encarecem os estágios e ambas contribuem para destruir o sistema de integração de jovens nas empresas através de estágios. Se até aqui os deolindas não tinham emprego, a partir de agora nem estágio poderão ter.
15 comentários
leave one →

Qual “sistema de integração de jovens nas empresas através de estágios”?
O que mantém jornalistas a trabalhar à borla ou a recibos verdes até aos 40 anos?
O que aproveita fornada após fornada de jovens advogados, à borla, e “venha o próximo que há mais 100 na fila”?
Ah, já sei! Deve estar a falar dos estágios INOV que este governo Socretino esticou até não haver como fazer deles algo de jeito. Ou não, espere lá…esses são remunerados (com o nosso dinheiro).
Afinal…de que sistema fala? Por favor elucide-nos com a sua sabedoria.
GostarGostar
É hora de se acabar com os estágios profissionais obrigatórios (na legislação) e de se acabar com as ordens profissionais. É hora de se fomentar o empreendedorismo criando melhores condições de mercado (menos legislação, menos taxas, menos impostos) e mais justiça e segurança.
Os jovens têm de criar o seu emprego e de dar emprego aos novos licenciados quando gerarem riqueza para isso. O tecido empresarial actual está falido e vive à conta dos estagiários.
GostarGostar
Meter médicos nos Postos de Saúde não é com ele, não há dinheiro, mas para a propaganda socretina é “àlagurdia”.
GostarGostar
Os estágios beneficiam empresas e jovens à procura do primeiro emprego, logo o mal deve distribuído por todos. Há muitas empresas que exploram recém-licenciados durante anos – quando não mudam para o próximo de uma fila infindável de candidatos – sem qualquer gratificação, enquanto as chefias ganham uma enormidade para uma competência muitas vezes duvidosa. Se a empresa decide apostar num aprendiz é porque o jovem tem potencial e merece algum investimento. Racionalizem os gastos… Certamente que há umas migalhas para a mão-de-obra barata e pouco experimentada. Paguem-lhes qualquer coisinha… mas paguem… Quanto aos recibos verdes, equiparar uma pessoa a uma empresa (em temos de benefícios sociais) é apenas uma legalização da precariedade do trabalho.
GostarGostar
Ovação ao João Peixoto: clap…clap…clap! Igualmente ao Filipe Santos em que destaco sobretudo a última frase.
Para o João Miranda resta o caos.
É incrível lermos isto.
GostarGostar
.
EMPREGOS PARA OS NOSSOS FILHOS JOVENS ? COMEÇAR A ARRASAR O DESEMPREGO ?
NÃO TEM SURGIDO VONTADE POLITICA. HÁ QUALQUER COISA QUE ESTÁ A FUNCIONAR PARA SOLUÇÕES CAPAZES e MEDIDAS SUSTENTATADAS.
.
É QUE BASTA DESEMPASTELAR POSTOS DE TRABALHO COM REFORMAS AOS 55 ANOS e o problema está resolvido. Desocupar os Postos de Trabalho que há. Mais não se estão a produzir pelo menos até 2019. Previsão em 2008 que durará a Crise. Até agora certa.
.
Por cada mais velho reformado, obrigatoriedade de contratação de tantos Postos de Trabalho quantos o ordenado mensal do saído auferia.
.
É MAIS BARATO AO ESTADO QUE AS NOVAS OPORTUNIDADES, ESTAGIOS ETC PARA IR EMPATANDO OS JOVENS .
.
E não provoca o desespero, a desilusão de Portugal, a raiva do insucesso pessoal, os maus hábitos de trabalho, a ociosidade e os prejuízos sociais como agora. Mas em vez de resolverem este problema, desatam a aumentar a idade de Reforma, VANGLORIAM-SE ATÉ DE ‘MEDIDA CORAJOSA’ !!!! Porquê ? Para este resultado de agravamento do Desemprego ?
.
Importa RESOLVER POLITICAMENTE com ALTA PRIORIDADE. ARREPIAR ESTES CAMINHOS ERRADOS e EXPERIMENTALISMOS PREJUDICIAIS PARA NÃO AGRAVAR AINDA MAIS A PAZ SOCIAL.
.
GostarGostar
É incrível por vezes a ignorância acerca das reais motivações das Novas Oportunidades e dos programas de formação maciças. 75% vem de Bruxelas, sendo que no primeiro trimestre se arrecadas 44% de impostos. Os 25% nacionais são cobertos à partida e ainda há lucro. O PM, é claro, não o pode declarar abertamente, porque seria desautorizar Bruxelas.
.
Quanto aos estágios profissionais, de acordo, são um abuso, seja aqui, seja nos Estados Unidos. No entanto, é para muitos jovens o meio de ingresso no mercado de trabalho na profissão que escolheram. (poderiam é mudar as suas qualificações para outras onde a procura fosse maior, mas isso não é do agrado de todos)
.
É hora de extinguir as ordens profissionais, que representam um descrédito do Estado, que ab initio acredita os cursos que são ministrados nas universidades, e das universidades que avaliam os alunos. Não devem ser os lobos a guardar as ovelhas, e por isso defendo a extinção das ordens profissionais, começando pela minha, a Ordem dos Engenheiros. Já agora, o meu curso está acreditado na Ordem.
.
Finalmente, é altura de promover a criação de empresas através do alívio fiscal e burocrático. Infelizmente, há alguma celeridade burocrática a nascer, mas o alívio fiscal vai pelas penas que conhecemos.
GostarGostar
(cont 12.31H)
.
Por exemplo, além dos muito milhões que custa o aparelho ‘NOVAS OPORTUNIDADES’, despesas ‘ESTAGIOS’, despesas ‘FORMAÇÃO PROFISSIONAL’ etc etc
.
quanto custa também às ‘Austeridades’ e aos Aumentos Impostos dos Portugueses a Educação dum Jovem ? Basico, Secundário e Universidade ? Para os oferecer gratuitamente aos outros Países através da emigração ? Para os outros Países pouparem nas ‘Austeridades’ e nos Aumentos Impostos deles a Educação dos seus Jovens ?
.
Afinal estamos num País Riquissimo, dá-se ao luxo de esbanjar assim dinheiro …… e mete os velhos a trabalhar até cairem de pôdres para empastelarem os Postos de Trabalho que os jovens têm direito natural e social de ocupar. Porque outros não nem vai haver até cerca de 2019.
.
E tão ‘certo comom o destino’ o que é que acontece nos Tempos em que houve desespero e desilusão ? Está na cara.
.
GostarGostar
Para se ser jornalista é preciso um estágio de 12 meses a segurar no microfone? Acabes-se com essa palhaçada que é a Comissão de Carteira de Jornalista.
GostarGostar
.
Francisco Colaço, “É incrível por vezes a ignorância acerca das reais motivações das Novas Oportunidades e dos programas de formação maciças. 75% vem de Bruxelas, sendo que no primeiro trimestre se arrecadas 44% de impostos.”,
.
naturalmente não lhe chamo ‘ignorância’ nem ‘ignorantes’. Então acha que quem comenta não sabe que é mais juma ‘boleia’ de comodistas alapados no Poder à mama da UE ? O que cita é mais conhecido. Diga-me uma coisa: Portugal e outros membres da UE amocham-se asininamente nisso ou dão um murro na mesa exigindo que o errado para certos Países tem de ser acertado ?
.
Se a Alemanha com falta de mão de obra tem de pôr os seus Cidadãos a trabalhar até cerca dos 70 e ainda importar emigrantes, esse não é o caso de Portugal e de muitos outros membros da UE. E há muitas maneiras de matar moscar (chamam-lhe ‘engenharisa financeiras’ etc e tal).
.
GostarGostar
JCA,
.
Vejo que gostaria que os portugueses se reformassem aos 55, como os italianos de antanho. Amigo, pague as reformas do SEU bolso, e poupe-me a esse esforço.
.
(Ou isso ou mate os velhos a partir de 65 anos. Assim equilibra a segurança social.)
GostarGostar
.
Francisco, são todas pagas pelo bolso de todos. Quando não há no descontado na S Segurança Social entra da colecta de TODOS no IVA, IRS, IRC, IA, Multas, Taxas. Tem ou não tem sido assim ? Então irrita-se porquê ?
.
GostarGostar
.
e esta é para lhe trocar os olhos: se reforma alguem num Posto e obrigatoriamente o subsitui por tantos quantos o ordenado daquela adicionado à desactivação das ‘Novas Oprotunidades e Estagios e outras tretas’, o SALDO em termos de SSocial é ZERO porque os novos passam a descontar para os velhos. Não há nada a pagar por ninguém. Percebeu ou quere que lhe faça o desenho ? São os tais ‘ovos de colombo’. Agora não me venha com as tretas das ‘milésimas’.
.
Os jovens querem TRABALHAR, emprego, postos de trabalho, realizarem-se profissionalmente, constituirem as suas casas e familias. Não querem seram cobaias de laboratórios de experiências sociais. Entendeu ?
.
GostarGostar
.
E eu como Capitalista puro, de Direita Liberal Avançada e Civilizada, Empresário de sucesso desde os 18 anos e que sempre recusou lucros de contratos com o Estado ou com Partidos, veja lá, defendo assim os nossos jovens e os nossos filhos que suponho também tenha. E Mais não os critico se no dia 12 de Março lutarem na rua pelo seu Futuro. Lembra-me os meus tempos dos anos 60 e 70 a fugir a Policia por lutar pelo mesmo nesses idos tempos.
.
GostarGostar
.
Mas se e o seu ‘team’ é pelo lado dos Funcionários Publicos, os filhos deles estão na mesma situação. Andam ‘aos papéis’ como os dos Empregados e Empregadores. É um escandalo dos Polticos, dos profissionais dos Partidos. Uma vergonha das Governanças.
.
GostarGostar