quando o telefone toca
27 Fevereiro, 2011
Milhares de mortos depois, Barack Obama finalmente confessou, em conversa telefónica à Sr.ª Merkel, que acha que Kadhafi «deve deixar o poder e sair do país imediatamente». O meio, embora pouco ortodoxo nas sinuosas vias da política internacional (a Sr.ª Merkel, que esta semana receberá o nosso José Sócrates, parece começar a especializar-se em puxar as orelhas aos meninos que se portam mal), serviu para o presidente americano tomar finalmente uma atitude em relação à Líbia e a Kadhafi. Ficamos agora à espera do que têm a dizer os preclaros comentadores que ainda ontem elogiavam a posição de não-ingerência de Obama, sobre esta nova e inevitável, embora tardia, posição. Talvez que «a uma Senhora nada se recusa»?
16 comentários
leave one →

mas, no seu entender, quem tem as rédeas agora é sua excelência, a – deutschland über alles?
GostarGostar
Quem mandatou Obamamerkel para as decisões dos povos?
GostarGostar
Espero que Merkel tenha em cima da secretária uma régua de mogno como tinha o meu Prof na primária. Excitou muito neurónio!
GostarGostar
Finalmente que o Obama assumiu uma posição (inteligente, por sinal).
Depois do seu próprio exército e de até o nabo do Berlusconi lhe terem virado costas, espero e acho que não deve faltar muito para a saga Kadhafi ter um fim
GostarGostar
Bush já teria resolvido esta cena à vossa maneira …
GostarGostar
E que têm os EUA que meter o bedelho na Líbia? Ou no Egipto? Ou no Irão? Ou no Iraque? E a Alemanha?
GostarGostar
Não tenho dúvidas que Ângela Merkel vai dar primeiro uma voltinha ao bilhar grande do que o nosso corajoso e determinado Primeiro-Ministro.
Aliás, a Alemanha precisa é dum Sócrates e não duma dona-de-casa!
GostarGostar
O Arlindo é que precisa de um Sócrates.
GostarGostar
o
ministério público controlado pelosócrates tem sempre um rui pedro escondido na manga… para distrair a manada…e, já agora, parabéns à
polícia judiciáriaprima.GostarGostar
Bene, ainda não são tantos mortos como no Iraque do Bush nem no Afganistão do mesmo e seu sucessor, não é? E então que se haverá de dizer? Que é uma pilhéria toda essa coisa de direitos humanos e das nações, conforme o maior interesse de quem é que lá mande e estiver.
GostarGostar
O que o Obama disse, certamente, a Merkel foi que “ja e tempo dos europeus tomarem uma posicao quanto a Libia. E, quando o fizerem, nao se esquecam de levar o autor deste post para combater os mercenarios africanos que o Kadhafi recrutou ao longo dos anos.” A proposito, McCain e outros republicanos enalteceram, hoje, a posicao assumida por Obama quanto ao Egito, a Tunisia, a Libia e outros pontos de revolta popular. Gostaria de ver o autor deste post a tentar convencer os americanos, democratas e republicanos, a intervir!
GostarGostar
Obama não passa de um idiota bem falante, sem qqer visão de Estado, nem capacidade de liderar.
http://mentesdespertas.blogspot.com/2010/10/desilusao-obama.html
A sorte do gajo ( e dos USA e do Mundo …) é que manteve nos postos chave figuras importantes, competentes, avisadas, com visão de Estado, e capazes de enfrentar os problemas domésticos e mundiais, vindas da Administração W.Bush.
Exacto!!!! a única decisão boa dele.
Robert Gates—Secretário de Estado da Defesa (era para ficar um ano, já lá vão mais de dois…)
Ben Bernanke—Presidente da Reserva Federal…(aliás, alguém sabe ou ouve falar no sec do Tesouro?????)…
A prova de que não tem sentido de Estado nem visão do Mundo, nem preocupações com direitos humanos está exactamente na duplicidade que tomou perante Mubarak e Ben Ali,por um lado, e Kadhafi por outro.
O pior deles, o maior assassino, foi o que a comunidade internacional deixou à rédea solta para massacrar o povo.
Obama, go out!!!!
GostarGostar
Ó Certo..(escolhetes um nick destes pq não acertas uma, claro..)
As matanças no Iraque e no Afeganistão são obra de irmãos muçulmanos que se matam uns aos outros.
Todo o Mundo sabe isso, mas os neo-nazis amigos do islão, descendentes iedeológicos do Hitler continuam a vomitar mentiras…(julgam que o provérbio uma mentira muitas vezes repetida torna-se verdade vai funcionar aqui…).
Para limpar as monas desses mentecaptos de caca de galinha, aqui deixo um link directo para notícias islâmicas que confirmam a “amizade” entre irmãos muçulmanos.
http://www.alarabiya.net/english/
Já fiz muito trabalho.
Da al Jazeera, procurem no google….façam qqer coisa para se civilizarem……….
GostarGostar
Bahhh!…
(http://cabalas.blogspot.com/2011/02/from-halls-of-montezuma-to-shores-of.html)
GostarGostar
Caro Rui,
Esta podia ter sido escrita pelo PA…
GostarGostar
Caro Ricardo,
Não digo que não. Para aí há uns 20 anos… Não vejo qualquer incompatibilidade entre liberalismo e o realismo conservador em política internacional. Pelo contrário, o que me assusta fortemente é o liberalismo desprovido desse realismo. Veja, a propósito, o que escrevi lá em cima, sobre o RR.
Abç.,
GostarGostar