O palavreado indulgente
I) Durante um jantar conferência que decorre no Porto — organizado pela Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial (APGEI) e sobre o tema “Portugal e Europa: Algumas Incertezas e Desafios” — Jorge Sampaio explicou os motivos pelos quais considera que Portugal “está em apuros”. “A insustentável acumulação da dívida externa, privada e pública, o insuficiente desempenho da economia, o aumento do desemprego, a estagnação e mesmo diminuição do nível de vida dos portugueses, com cerca de 18 por cento da população em risco de pobreza e grandes desigualdades de rendimento, fazem com que Portugal — permitam-me a expressão – esteja em apuros”, justificou. – NEM UMA PALAVRA SOBRE A RESPONSABILIDADE DAQUELES QUE COMO ELE NEGARAM A CRISE QUANDO ELA JÁ ERA PERCEPTÍVEL E, PIOR, SABOTARAM AS TENTATIVAS DE A DEBELAR POR PARTE DA MINISTRA DAS FINANÇAS DE ENTÃO. À QUAL JORGE SAMPAIO DEVE UM PEDIDO DE DESCULPAS PÚBLICO DESDE ENTÃO.
II) Segundo o ex-Chefe de Estado, “a crucial importância política de 2011 não advém, assim, tanto de atos eleitorais que tenham ou possam ter lugar, mas sim da capacidade das principais forças partidárias em criarem uma plataforma de entendimento e de concertação para a próxima década”. – ISTO É DITO PELO PR QUE PROVOCOU A QUEDA DE UM GOVERNO COM MAIORIA AO QUE PARECE PQ A SAÍDA DE UM MINISTRO DO DESPORTO PUSERA EM CAUSA O REGULAR FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES.
III) “O que está em causa não é só um plano de austeridade para sanear as finanças públicas, como também não é só um plano de crescimento a médio prazo, para melhorar o desempenho da economia”, defendeu, acrescentando que Portugal necessita “de um plano para reduzir as desigualdades sociais e a pobreza”. – CADA VEZ TEMOS MAIS DESIGUALDADE E MAIS POBREZA. TEMOS TIDO DEZENAS DE PLANOS PARA COMBATER AMBAS. E GENTE COMO JORGE SAMPAIO CONTINUA A APREGOAR MAIS UM “PLANO DE CRESCIMENTO A MÉDIO PRAZO, PARA MELHORAR O DESEMPENHO DA ECONOMIA” PLANO ESSE QUE NÃO PERCEBO SE É O MESMO QUE VAI REDUZIR AS DESIGUALDADES E A POBREZA”
IV) «Apesar da situação difícil em que Portugal se encontra, Jorge Sampaio tem a convicção de que o país saberá “transformar estes desafios e incertezas em combates e metas a vencer”. “Por isso, importa, para além das clivagens partidárias, dos interesses sectoriais e particulares, dos cálculos eleitoralistas, do bota-abaixo derrotista e da vitimização fácil, consolidar a vontade nacional de ultrapassar a crise, potenciar talentos e capacidades e mostrar que somos capazes de nos organizar”, enfatizou.» POR OUTRAS PALAVRAS NÓS TEMOS O DEVER DE AJUDAR AQUELES QUE NOS GARANTIRAM QUE HAVIA VIDA PARA LÁ DO DÉFICE A SAIR DE CARA LEVANTADA DA CRISE EM QUE NOS ENTERRARAM.

E o que fez a Helena, de palpável, para resolver o problema da pobreza? Já sei a culpa é do Sócrates!…
Digo à Helena e, também, ao Sampaio, que é muito fácil, fácil mesmo arranjar soluções para tudo com o teclado. A escrever… e a falar.
O dificil é na prática, no terreno.
GostarGostar
Muito bem.
GostarGostar
Muito bem!
GostarGostar
Ó D.Helena,tenho o respeito que devo ter pelo sr ex-presidente,mas não gasto um segundo a comentar o que diz.
GostarGostar
D
MUITO BEM
MUITO BEM
GostarGostar
A desonestidade intelectual (e não só…) desta canalha sem vergonha não conhece limites.
GostarGostar
100% de acordo.
Apenas acrescento a complacência e cumplicidade da nossa comunicação social para com, este e outros “Sampaios” cá do burgo. Em vez de os confrontarem com as suas responsabilidades no caminho que nos trouxe até aqui, continuam a dar-lhes cobertura. No fundo é porque sabem que também têm culpas no cartório…e muitas!
GostarGostar
Claro Murphy, PS quer dizer Partido de Sampaios.
Muito bem Helena, que as artroses não lhe imobilizem o teclado , como aconteceu a alguns cérebros aí para cima.
GostarGostar
muito bem dona Helena. Mas o problema é que o povo gosta destes exemplares , pois elegeu-o e olhe que na última sondagem o grande timoneiro e estadista, o ininputável 1º ministro, com um esforçinho de santanas e pachecos ainda ganha as eleições! Que solução para este estado de coisas ?temos de mudar de povo? olhe ,francamente não sei …
GostarGostar
Os socialistas são assim, primeiro fazem as ca_adas, depois querem plataformas de entendimento par ver se sesafam…
GostarGostar
” Há mais vida para além do défice” disse ele para sabotar.
.
Os jornais deliraram. Aí vinha a voz civilização humanista e não economicista.
Aquele ajuntamento de palermas incultos que nem percebe que por exemplo a Educação existe por razões economicistas. Que as contas tal como as armas fazem parte da Cultura.
GostarGostar
E assim destruiu um País
aplaudindo o endividamento e investimentos ruinosos
apregoando o laxismo deficitário do Estado
protagonizando mandatos de favorecimento partidário
conduzindo ao poder os carrascos de um País moribundo .. até à estocada final
GostarGostar
Quando helenafmatos fala das “TENTATIVAS DE A DEBELAR (a crise de endividamento externo) POR PARTE DA MINISTRA DAS FINANÇAS” refere-se exactamente a que medidas: a cedência das dívidas ao CITIBANK? A venda da rede de telecomunicações à PT?
O problema de Portugal é a abundância de “peritos” que a pretexto duma suposta objectividade analítica, seleccionam apenas os factos que lhes são favoráveis.
Ja agora porque não falar nessa década de sucesso do Prof. Cavaco durante a qual se aniquilou a uma parte importante da industria nacional, se malbarataram centenas de milhões em subsídios, se liquidou a agricultura, para em seu lugar construir esses gigantes de pés de barro que são o Milenium BCP e o BPN ambos dirigidos por figuras proeminentes do governo de Cavaco Silva.
É que a incompetência, o compadrio e corrupção não são exclusivo do PS. Se Armando Vara é arguido no caso Face Oculta, Carlos Horta e Costa (membro importante da equipa de Durão Barroso durante o seu reinado no PSD) é acusado no caso CTT.
GostarGostar
como tanto o ps,como psd e cds estão enlameados com a corrupcção e o compadrio há que entregar o poder ao be e ao pcp+verdes!
GostarGostar
” Com papas e bolos se enganam os tolos”.
Já o mesmo não funciona com os não tolos. Mt. bem HFM.
GostarGostar
Não diria melhor. 100% de acordo.
Gostava era de ouvir a confissão de Guterres,…., deve ter muito que contar! Que quereria ele dizer com pantâno? Seria o país ou o PS ? Será que ele percebeu, a dado momento, qual a qualidade da gente de ele tinha ajudado a subir ao poder? Os cães que o rodeavam começaram a mostrar os dentes e ele preferiu naufragar a chegar a porto de desembarque (atenção: nunca em tempo algum fui socialista). Gostava mesmo de ouvir Guterres!
GostarGostar
Muito bem Helena Matos; se Jorge Sampaio tivesse um pingo de vergonha, não se prestava a estes papeis ridiculos. Vi a reportagem da conferencia na tv, e na plateia estava tudo a dormir.
CO,
Acusar MFLeite desses negocios, é facil; mas seria mais honesto explicar porque é que ela se viu obrigada a isso. Como sabemos em 2003-2004, não havia flexibilidade em relação ao defice: ou era 3%, ou havia sanções, e pesadas. MFLeite viu-se obrigada a fazer essses maus negocios para limpar a porcaria que o Guterres cá tinha deixado. Mesmo assim, Jorge Sampaio não se coibiu de lhe espetar a faca nas costas com a celebre frase assassina: “há mais vida para alem do defice”.
E depois fez um golpe de estado ao dissolver um Parlamento onde havia uma maioria absoluta para pôr os amigos no poder, e o resultado está à vista. Sampaio já está, e vai ficar no caixote do lixo da Historia de Portugal.
GostarGostar
Muito bem
Muito bem
eheheh
GostarGostar
Belíssimo post. Se os governantes levassem com um ovo na cara cada vez que repetissem uma coisa pela 100ª vez, ou que dissessem uma mentira, ou que entrassem em contradição consigo mesmo e com as suas acções, então deixavam completamente de falar.
GostarGostar
Ao A C da Silveira – ninguem acusa MF Leite do que quer que seja. Trata-se duma simples constatação. A suposta competência da ex-ministra das Finanças não passa duma mistificação. As medidas por ela tomadas tiveram um caracter meramente circunstancial – tal como outros ministros limitou-se a empurrar os problemas com a barriga – ou seja passou os custos das mediadas para os ministros seguintes. Deixe-me lembrar que na altura a atitude geral da Europa em relação aos défices excessivos era bem mais complacente. Vários países nomeadamente a Alemanha, os Países Baixos e a França ultrapassaram na altura o limite mágico dos 3%.
E convém acrescentar que o caso Português é especialmente grave porque não se restringe ao défice e à dívida pública. Antes resulta da conjunção de vários factores. Para além do défice crónico das contas públicas e do crescimento da dívida pública, maioritariamente detida por estrangeiros, está ainda a colossal dívida externa privada (quase o dobro da dívida publica) resultante da explosão de crédito desde a adesão ao EURO.
Uma discussão do problema nas suas várias dimensões poderia ser útil e profícua. Todavia, torna-se evidente que o único propósito da articulista é fazer proselitismo partidário encoberto e atirar as culpas aos seus opositores. É usar a retórica propagandística do governo “ao contrário”. Assim não vamos lá!
GostarGostar
Sempre que me falam desse abencerrangem com cabeça de lâmpada, fico com a pele cheia de borbulhas. E mais irritado fico quando me lembro da sua insistência para que eu recebesse uma medalha que recusei. Enquanto outros compram poder com dinheiro, este tentou-o com medalhas. Sempre ficou mais barato.
GostarGostar
Fredo,supõe-se que era a medalha de bronze…
GostarGostar
O Sampaio sempre foi, é e será uma nódoa.
Nada a fazer: o homem não se enxerga.
GostarGostar
” tal como outros ministros limitou-se a empurrar os problemas com a barriga”.
.
Ora bem. Ao contrário do que o PSD prometeu nas eleições.
Quando o bloco dos interesses públicos derrotou a tentativa de acabar com uma parte do sorvedoro RTP- era para ser o fim ou privatização* da RTP2 findou aí qualquer tipo de vontade de reformar.
A sabotagem incluiu as TVs privadas que como bons mercantilistas não querem concorrência alguma.
GostarGostar
Excelente texto. Esta corja, perdeu a vergonha e a dignidade, á muito tempo-
O que se pode esperar de um ex MES, agora aventalado.
GostarGostar
E mais.
Este sampaio fez panelinha com guterres na época de deitar €uros para o lixo, ou seja, para os bolsos dos amigos, dos dez estadios do EURO2004, nas SCUTs do amigalhaço Cravinho…etc…
Quem estviver um pouco a par das leis do Estado, sabe que foi nessa altura que se fizeram as leis que permitiram o ragabofe quer na Administração Central , quer nas Autarquias…
Que os PIDDACs eram gastos criminosamente onde não era necessário…
Foi esse dueto…e os criados, como sócrates e cravinho…..que lançou portugal ao poço da bancarrota.
se tivesse o mínimo de carácter, estava CALADO.
mas já sabemos que coluna vertebral não é com ele.
Sempre preocupado com a proibição da burqa, mas nada diz sobre as violações graves de direitos humanos no mundo islâmico.
Disse alguma coisa sobre o ministro assassinado no Paquistão???
O Covardolas do Sampaio? rabo entre as pernas…. e é este pantomineiro alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações!!!
Só mostra a barbárie que vai pela ONU…..como a líbia pertencer a essa treta dos direitos humanos.
GostarGostar
Ó campo de minas (embustes..)
Eu conheço minimamente o PCP/CDU para saber que estão enterrados em corrupção…
E o BE está mortinho por entrar no jogo.
GostarGostar
CO
ao contrário do que dizes, MFL PROVOU sua competência como ministra.
O défice da herança de guterres 4,4%.., tás a ver? foi apenas calculado definitivamente em AGOSTO DE 2002… pelo Banco de Portugal do insuspeito e cúmplice Constãnciotás aver?
Nessa época, ao contrário das regras actuais, o défice tinha de descer para menos de 3%..TODOS OS ANOS, tás a perceber, ou tou a andar depressa?
Exacto, até 31.Dezembro 2002, MFL teve que baixar o défice orçamental para menos de 3%…percebeste…ou ainda não?
Então diz lá se não é preciso ser MUITO COMPETENTE para baixar TODOS OS ANOS o défice orçamental da tralha guterrista para menos de 3%…começando por 2002….com o governo a iniciar funções em abril.
Só com uma comunicação social mentirosa, doentia, sectária, lacaio dos lobies gay-lesbos, máfia com experiência na maçonaria, é que a governação barroso-portas-MFL é intoxicada no povão como sendo má…..
mas a HISTÓRIA vai contar estes factos todos….e não tarda muito
GostarGostar
Não não é preciso ser muito competente.
Aliás a incompetência da Dona MFL ficou mais uma vez demonstrada nesse particular.
Subida de impostos, receitas excepcionais. Ou seja nada diferente de Sócrates e do “Técnico Competente”.
GostarGostar
Não podia concordar mais com o excelente post. Só me interrogo e aguardo com expectativa o contributo deste senhor na liderança ao combate da tuberculose. A avaliar pela performance dos seus dois mandatos, as perspectivas são assutadoras…. mas os socialistas são assim, movem-se bem para além do défice: Guterres (ACNUR), ConstÂncio (BCE), Sampaio (UN Tuberculoso), etc.
GostarGostar