O homem errado no momento que podia ter sido certo*
José Sócrates teve condições únicas para reformar Portugal: uma maioria absoluta e um povo disposto a fazer sacrifícios. E nenhum partido como o PS tem ou tinha em Portugal condições para reformar o sistema com menor turbulência social e política. Mas a verdade é que Sócrates e o PS falharam porque Sócrates foi o homem errado no momento que podia ter sido certo.Afastou do Governo homens que, como Luís Campos e Cunha, não abdicavam da sua opinião, rodeou-se de apparatchiks, yes minister’s e, a partir de 2009, sentou no conselho de ministros a mais completa colecção de jarrões de sala que alguma vez se viu em Portugal em volta de uma mesa. Decapitou a administração pública tornando-a um bando zombies que sonha com a reforma enquanto cumpre os procedimentos ditados pelos boys.As circunstâncias pessoais de José Sócrates e a forma como foram investigados os casos em que o seu nome é referido, como o Freeport, Face Oculta e Cova da Beira contribuíram decisivamente para o descrédito das instituições, nomeadamente da Justiça. Pouco a pouco as instituições foram ficando cativas de Sócrates. Depois foi a vez do PS. No fim foi o próprio regime que ficou em causa: não só as eleições passaram a ser entendidas como uma ameaça à estabilidade do país como a própria manifestação da discordância política foi apelidada de anti-patriótica. É a segunda vez que o PS entende por resgate do país o seu próprio resgate (a primeira foi aquando do escândalo Casa Pia).O país e o regime são mais importantes que o PS e o PS é mais importante que o seu líder. O PS teve mais do que uma oportunidade de afastar Sócrates. Não o fez. Paga agora o preço dessa falta de sentido crítico. Esse preço poderá ser alto para o PS mas será, sem dúvida, muito mais caro para Portugal. A oportunidade perdida protagonizada por Sócrates foi um desastre para todos nós.
*PÚBLICO

Quem decide sobre as pessoas certas para governarem é o povo.
Por muito que lhe custe.
GostarGostar
Deve ser o único PM do hemisfério norte que depois de cometer um crime contra o estado de direito, segundo as pequenas ilhas de justiça que ainda existem, continua no exercício de funções. E recandidata-se com o apoio do partido. Se for ler a coluna da direita no CM vai ver que Portugal ainda tem, para algumas jornalistas, um enorme problema…com a oposição. Não tarda e o que resta de gente bem qualificada nas áreas técnicas desaparece do país com bilhete de ida, para que o PS possa de novo gerir o nosso dinheiro deles. É tão grande o que se esteve a passar em Portugal que o Presidente da República quer agora saber o “verdadeiro” estado das contas públicas, que têm dois estados: o verdadeiro e o falso (que é o oficial). Até sou capaz de imaginas que às tantas, daqui a uns tempos, vão todos dizer que não se lembram como é que foi a aprovação do TGV, nem se lembram das reuniões, nem nada. E mais: daqui a quatro aninhos estão cá novamente para nos salvar desta maldita praga da oposição que quer aumentar impostos, esses sacanas malditos. Quanto ao défice com tudo, mas mesmo tudo, não contem com os 10%. Não se iludam!
GostarGostar
o campos e cunha foi afastado do governo?
bom, já que estamos numa de reescrever a história, faltou aqui no teu texto menção àquela ocasião em que o governo plantou escutas no palácio de belém. foi por altura das últimas legislativas.
tivesse portugal meios de comunicação livres e independentes, e esse tal de sócrates não se safava, nem isto caía no esquecimento.
GostarGostar
O mal que esse indivíduo fez ao País não se apaga em menos de três gerações.
Empobreceu-nos, desacreditou as instituições democráticas, pôs a Justiça de rastos, instituiu o primado da mentira na relação Governo/cidadãos, atentou abertamente contra o Estado de direito, etc..
E prepara-se para aldrabar ainda mais os portugueses, concorrendo a novas eleições.
É preciso que o País lhe dê a resposta que ele e a sua clique merecem, sem hesitações nem compaixão. E que a Justiça venha depois fazer o trabalho que tem a fazer e, até agora, descurou, às mãos dos pintos monteiros e noronhas nascimento da nossa vergonha.
GostarGostar
“Quem decide sobre as pessoas certas para governarem é o povo.”
Isso não é verdade. Qualquer cidadão que seja muito próximo do PS não pode escolher quem lidera esse partido. E isso faz toda a diferença, pois aposto que muitos “amigos” anónimos da cor rosa detestam o actual líder “democrático” e não é de agora.
GostarGostar
ASL
O povo não decide sobre os fulanos do governo, mas decide sobre as pessoas de um partido para governarem.
GostarGostar
Temos tido uma boa parte da sociedade anestesiada,uns por analfabetismo outros porque lhes foi escorrendo sem terem de se chatear a trabalhar e a fazer pela vida que é a nossa obrigação e ainda outros que só gostam de estar encostados ao Estado .Espero e desesejo que desta vez todos assumam as suas resposabilidades e deixem a muleta.
GostarGostar
Mau. Continua-se a pessoalizar.
Há muitos mais Sócrates que este. E ainda mais que defendem o mesmo que este.
GostarGostar
Pode estar descansada, José Sócrates voltará por vontade do Povo, houve alguns erros de casting
no primeiro Governo, um deles foi sem dúvida Campos e Cunha que, saiu por causa das reformas
(pensão usofruida do BP), posteriormente, ofereceu-se para trabalhar com o P.R. e nunca deu
qualquer idéia para ajudar o País excepto, ser contra TGV e aeroporto, pode incluir-se no grupo
dos que se têem servido das situações, aliás, se estamos nesta situação devemos aos economistas
e financeiros que se sentaram nas cadeiras do poder, com maiores responsabilidades para o bom
aluno da Europa, sr.Cavaco Silva!
Até ao momento, não se confirmou qualquer acusação na Justiça contra o Primeiro Ministro não
se compreende que alguém que escreve em jornais, continue a falar em “Freeport”, “face-oculta”
e nas casinhas, assuntos alguns já perfeitamente esclarecidos outros em vias de! Só pode ser por
estipêndio ou algum desamor mal esclarecido, não acredito que seja militância partidária!
GostarGostar
Muita gente queria afastar «administrativamente» a actual direcção do PS como afastaram a direcção do Ferro Rodrigues com a trama e a conspiração da Casa Pia.
Enganaram-se.
Quem vai ser afastada vai ser a actual direcção do PSD e talvez o Presidente venha a renunciar ainda este ano!
Agora a música é outra!
Habituem-se!!!!!
GostarGostar