Saltar para o conteúdo

O homem errado no momento que podia ter sido certo*

25 Março, 2011

José Sócrates teve condições únicas para reformar Portugal: uma maioria absoluta e um povo disposto a fazer sacrifícios. E nenhum partido como o PS tem ou tinha em Portugal condições para reformar o sistema com menor turbulência social e política. Mas a verdade é que Sócrates e o PS falharam porque Sócrates foi o homem errado no momento que podia ter sido certo.Afastou do Governo homens que, como Luís Campos e Cunha, não abdicavam da sua opinião, rodeou-se de apparatchiks, yes minister’s e, a partir de 2009, sentou no conselho de ministros a mais completa colecção de jarrões de sala que alguma vez se viu em Portugal em volta de uma mesa. Decapitou a administração pública tornando-a um bando zombies que sonha com a reforma enquanto cumpre os procedimentos ditados pelos boys.As circunstâncias pessoais de José Sócrates e a forma como foram investigados os casos em que o seu nome é referido, como o Freeport, Face Oculta e Cova da Beira contribuíram decisivamente para o descrédito das instituições, nomeadamente da Justiça. Pouco a pouco as instituições foram ficando cativas de Sócrates. Depois foi a vez do PS. No fim foi o próprio regime que ficou em causa: não só as eleições passaram a ser entendidas como uma ameaça à estabilidade do país como a própria manifestação da discordância política foi apelidada de anti-patriótica. É a segunda vez que o PS entende por resgate do país o seu próprio resgate (a primeira foi aquando do escândalo Casa Pia).O país e o regime são mais importantes que o PS e o PS é mais importante que o seu líder. O PS teve mais do que uma oportunidade de afastar Sócrates. Não o fez. Paga agora o preço dessa falta de sentido crítico. Esse preço poderá ser alto para o PS mas será, sem dúvida, muito mais caro para Portugal. A oportunidade perdida protagonizada por Sócrates foi um desastre para todos nós.

*PÚBLICO

10 comentários leave one →
  1. 25 Março, 2011 09:17

    Quem decide sobre as pessoas certas para governarem é o povo.
    Por muito que lhe custe.

    Gostar

  2. 25 Março, 2011 09:25

    Deve ser o único PM do hemisfério norte que depois de cometer um crime contra o estado de direito, segundo as pequenas ilhas de justiça que ainda existem, continua no exercício de funções. E recandidata-se com o apoio do partido. Se for ler a coluna da direita no CM vai ver que Portugal ainda tem, para algumas jornalistas, um enorme problema…com a oposição. Não tarda e o que resta de gente bem qualificada nas áreas técnicas desaparece do país com bilhete de ida, para que o PS possa de novo gerir o nosso dinheiro deles. É tão grande o que se esteve a passar em Portugal que o Presidente da República quer agora saber o “verdadeiro” estado das contas públicas, que têm dois estados: o verdadeiro e o falso (que é o oficial). Até sou capaz de imaginas que às tantas, daqui a uns tempos, vão todos dizer que não se lembram como é que foi a aprovação do TGV, nem se lembram das reuniões, nem nada. E mais: daqui a quatro aninhos estão cá novamente para nos salvar desta maldita praga da oposição que quer aumentar impostos, esses sacanas malditos. Quanto ao défice com tudo, mas mesmo tudo, não contem com os 10%. Não se iludam!

    Gostar

  3. salty permalink
    25 Março, 2011 09:47

    o campos e cunha foi afastado do governo?

    bom, já que estamos numa de reescrever a história, faltou aqui no teu texto menção àquela ocasião em que o governo plantou escutas no palácio de belém. foi por altura das últimas legislativas.

    tivesse portugal meios de comunicação livres e independentes, e esse tal de sócrates não se safava, nem isto caía no esquecimento.

    Gostar

  4. 25 Março, 2011 09:57

    O mal que esse indivíduo fez ao País não se apaga em menos de três gerações.
    Empobreceu-nos, desacreditou as instituições democráticas, pôs a Justiça de rastos, instituiu o primado da mentira na relação Governo/cidadãos, atentou abertamente contra o Estado de direito, etc..
    E prepara-se para aldrabar ainda mais os portugueses, concorrendo a novas eleições.
    É preciso que o País lhe dê a resposta que ele e a sua clique merecem, sem hesitações nem compaixão. E que a Justiça venha depois fazer o trabalho que tem a fazer e, até agora, descurou, às mãos dos pintos monteiros e noronhas nascimento da nossa vergonha.

    Gostar

  5. ASL permalink
    25 Março, 2011 10:00

    “Quem decide sobre as pessoas certas para governarem é o povo.”

    Isso não é verdade. Qualquer cidadão que seja muito próximo do PS não pode escolher quem lidera esse partido. E isso faz toda a diferença, pois aposto que muitos “amigos” anónimos da cor rosa detestam o actual líder “democrático” e não é de agora.

    Gostar

  6. 25 Março, 2011 11:02

    ASL
    O povo não decide sobre os fulanos do governo, mas decide sobre as pessoas de um partido para governarem.

    Gostar

  7. 25 Março, 2011 11:34

    Temos tido uma boa parte da sociedade anestesiada,uns por analfabetismo outros porque lhes foi escorrendo sem terem de se chatear a trabalhar e a fazer pela vida que é a nossa obrigação e ainda outros que só gostam de estar encostados ao Estado .Espero e desesejo que desta vez todos assumam as suas resposabilidades e deixem a muleta.

    Gostar

  8. lucklucky permalink
    25 Março, 2011 18:04

    Mau. Continua-se a pessoalizar.
    Há muitos mais Sócrates que este. E ainda mais que defendem o mesmo que este.

    Gostar

  9. J. Madeira permalink
    25 Março, 2011 18:29

    Pode estar descansada, José Sócrates voltará por vontade do Povo, houve alguns erros de casting
    no primeiro Governo, um deles foi sem dúvida Campos e Cunha que, saiu por causa das reformas
    (pensão usofruida do BP), posteriormente, ofereceu-se para trabalhar com o P.R. e nunca deu
    qualquer idéia para ajudar o País excepto, ser contra TGV e aeroporto, pode incluir-se no grupo
    dos que se têem servido das situações, aliás, se estamos nesta situação devemos aos economistas
    e financeiros que se sentaram nas cadeiras do poder, com maiores responsabilidades para o bom
    aluno da Europa, sr.Cavaco Silva!
    Até ao momento, não se confirmou qualquer acusação na Justiça contra o Primeiro Ministro não
    se compreende que alguém que escreve em jornais, continue a falar em “Freeport”, “face-oculta”
    e nas casinhas, assuntos alguns já perfeitamente esclarecidos outros em vias de! Só pode ser por
    estipêndio ou algum desamor mal esclarecido, não acredito que seja militância partidária!

    Gostar

  10. Arlindo da Costa permalink
    25 Março, 2011 20:20

    Muita gente queria afastar «administrativamente» a actual direcção do PS como afastaram a direcção do Ferro Rodrigues com a trama e a conspiração da Casa Pia.
    Enganaram-se.
    Quem vai ser afastada vai ser a actual direcção do PSD e talvez o Presidente venha a renunciar ainda este ano!
    Agora a música é outra!
    Habituem-se!!!!!

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: