A culpa
Bagão Félix no Diário Económico«A culpa de não haver PEC 4 é do PSD e do CDS. A culpa de haver portagens nas Scuts é do PSD que viabilizou o PEC 3. A culpa do PEC 3 é do PEC 2. Que, por sua vez, tem culpa do PEC 1.
Chegados a este, a culpa é da situação internacional. E da Grécia e da Irlanda. E antes destas culpas todas, a culpa continua a ser dos Governos PSD/CDS. Aliás, nos últimos 16 anos, a culpa é apenas dos 3 anos de governação não socialista.
A culpa é do Presidente da República. A culpa é da Chanceler. A culpa é de Trichet. A culpa é da Madeira. A culpa é do FMI. A culpa é do euro.
A culpa é dos mercados. Excepto do “mercado” Magalhães. A culpa é do ‘rating’. A culpa é dos especuladores que nos emprestam dinheiro. A culpa até chegou a ser das receitas extraordinárias. À falta de outra culpa, a culpa é de os Orçamentos e PEC serem obrigatórios.
A culpa é da agricultura. A culpa é do nemátodo do pinho.
A culpa é dos professores. A culpa é dos pais. A culpa é dos exames. A culpa é dos submarinos. A culpa é do TGV espanhol. A culpa é da conjuntura. A culpa é da estrutura.
A culpa é do computador que entupiu. A culpa é da ‘pen’. A culpa é do funcionário do Powerpoint. A culpa é do Director-Geral. A culpa é da errata, porque nunca há errata na culpa. A culpa é das estatísticas. Umas vezes, a culpa é do INE, outras do Eurostat, outras ainda do FMI. A culpa é de uma qualquer independente universidade. E, agora em versão pós Constâncio, a culpa também já é do Banco de Portugal. A culpa é dos jornalistas que fazem perguntas. A culpa é dos deputados que questionam. A culpa é das Comissões parlamentares que investigam. A culpa é dos que estudam os assuntos.
A culpa é do excesso de pensionistas. A culpa é dos desempregados. A culpa é dos doentes. A culpa é dos contribuintes. A culpa é dos pobres.
A culpa é das empresas, excepto as ungidas pelo regime. A culpa é da meteorologia. A culpa é do petróleo que sobe. A culpa é do petróleo que desce.
A culpa é da insensibilidade. Dos outros. A culpa é da arrogância. Dos outros. A culpa é da incompreensão. Dos outros. A culpa é da vertigem do poder. Dos outros. A culpa é da demagogia. Dos outros. A culpa é do pessimismo. Dos outros.
A culpa é do passado. A culpa é do futuro. A culpa é da verdade. A culpa é da realidade. A culpa é das notícias. A culpa é da esquerda. A culpa é da direita. A culpa é da rua. A culpa é do complexo de culpa. A culpa é da ética.
Há sempre “novas oportunidades” para as culpas (dos outros). Imagine-se, até que, há tempos, o atraso para assistir a uma ópera, foi culpa do PM de Cabo-Verde.
No fim, a culpa é dos eleitores, que não deram a maioria absoluta ao imaculado. A culpa é da democracia. A culpa é de Portugal. De todos. Só ele (e seus pajens) não têm culpa. Povo ingrato! Basta! Na passada quarta-feira, a culpa… já foi.»

A culpa é do Afonso Henriques, que não deixou em paz, a mãe.
GostarGostar
Aqui está, até que enfim, uma boa posta da Helena. Eu que a tenho insultado dia sim dia sim (pelo menos mentalmente), tenho de reconhecer o que é devido, a saber, aqui transcendeu-se. Está excelente.
GostarGostar
Não posso estar mais de acordo.
A culpa da situação de Portugal está bem elencada e identificada.
E acrescento mais: a culpa é dos portugueses, os quais, na sua maioria, querem comer sem trabalhar.
GostarGostar
A culpa
é
do pecado.
GostarGostar
Vocês querem que o rapaz amue???
GostarGostar
Luis Dias,
O texto do post
é do Bagão.
Já o post anterior de HM,
é do Viegas.
GostarGostar
Vamos guardar estas opiniões para daqui a tempos, caso o PSD+CDS formem Governo, mudarmos a data e mantê-lo actualizado.
Está bem?
Isto é, vira o disco e toca o mesmo.
GostarGostar
Sempre achei esse gajo um bocado esquisito
Se calhar a culpa é minha.
GostarGostar
E o Bagão, com aquela inginharia orçamental e financeira no OE.2005, não teve culpa nenhuma?
Fica muito feio, e é um mau exemplo para a comunidade dos crentes, que um seguidor dos ensinamentos da Santa Madre Igreja, não reconheça as suas culpas e que não se penitencie disso.
Mas, como diz o outro, católicos desses está o céu cheinho!….
GostarGostar
Não se lembram de os jornais noticiarem um conselho de ministros (de que Bagão Félix era um dos pares) em que foi decidido não revelarem publicamente a realidade das contas públicas ?
GostarGostar
O trabalhão que o doutor Constâncio teve para apurar e chegar aos 6,84% do déficit estimado para o ano económico de 2005, e que estava bem escondido e disfarçado, pela mão do «casto» lampião!
GostarGostar
Mas que raio de amargura alguns ” comentadeiros” aqui demonstram, perante uma fina ironia de HM.
Gostava de saber que raio de democracia é esta, e que democratas são os sócretinos, que perante a perspectiva de haver um novo governo sem “sucialistas”, já choram baba e ranho.
Costuma-se dizer que quando o ar se torna irrespirável, abrem-se as janelas de par-em-par para purificar o ambiente.
Quanto a culpados, cara HM, são todos aqueles que destruíram uma velha nação, e que bem instalados na vida e com pingues rendimentos, estão quedos e mudos porque não lhes convém fazer ondas.
Este povinho gosta mesmo é de pão e circo. Já agora, nada me admiraria que os gatunos e aldrabões ainda fossem premiados nas urnas.
SR
GostarGostar
A culpa é de todos nós… por não votarmos, por não fazer barulho, por não nos termos mexido… ou então a culpa pode também ser da arrogância e vislumbre pelo consumismo, pela falta de senso e de cultura que o Zé Povinho tem demonstrado nestes últimos anos…
Podemos também dizer que a culpa é do Salazar que nos deixou 30 anos de atraso, embora agora sejam mais de 50, segundo os mais optimistas… mas do Sócrates???? Nunca!!!! Esse digno engenheiro que tão bem tem conduzido os destinos da nação, só nos custou a honra internacional, a moral de um povo e o endividamento das próximas gerações… realmente fez obra… obrou em todo o lado!!!!
GostarGostar
«…e que bem instalados na vida e com pingues de rendimentos, estão quedos e mudos por que não lhes convém fazer ondas».
Pois é , meu amigo, alguns até passam o dia a jogar golfe, lá para os lados de Albufeira, e outros, mais contumazes, andam lá para as bandas do Sal e Santiago, a banhos retemperadores e a comer boa cachupa!
Tudo gente séria, diga-se de passagem, a quem a Pátria muito deve…
GostarGostar
Gastão,
.
E aqueles que por obras valorosas
Nos foram pouco a pouco endividando
Cantando espalharei por toda a parte
Suas tripas, até que isso me farte.
.
Parte da nova epopeia da língua portuguesa, Os Patuleias.
GostarGostar
Arlindo da Costa,
.
A esse deve dever muito o Sécrates: quem apresentou o livro O Menino de Ouro do PS e escrever o prefácio não foi outro senão o Senhor Comendador Dias Loureiro.
.
Amigos safam amigos. Olhe, talvez o BPN tenha ou tivesse os subor… as taxas de intervenção do Freeport. A lo mejor, se o FMI fosse investigar isso tudo, lá pelo lado do Rato começava-se a consumir muito Alkaseltzer.
GostarGostar
D,
.
O lado PS do disco já nós conhecemos bem. A faixa B pode ser melhor ou não. A faixa A é que é a cantiga do bandido.
GostarGostar
CULPA e Culpas:
Dos adolescentes retardados que chegaram ao topo.
De «delinquentes políticos», na óptica de Filomena Mónica (s/Sócrates).
Do patriota Barroso, depois de ter prestado «juramento» para servir o Estado na sua tomada de posse em Belém.
E do PR, Sampaio o Pacífico, ao passar-lhe guia de marcha com louvor.
Do jet set Santana, um PM que vai ler um discurso de tomada de posse
que não tinha escrito nem sequer lido.
E finalmente, «culpa» da UnivIndependente.
GostarGostar
Como muito bem sabe quem costuma ver “Os Simpsons”, cada episódio é dedicado a um tema em especial. Recentemente, um deles obtinha o efeito de humor pondo todas as personagens a repetir, até à exaustão e à náusea, a frase «A culpa não é minha!».
Mas há uma grande diferença entre os Simpsons e os políticos actuais. É que, a estes, JÁ NEM OS POSSO OUVIR – quanto mais ver à frente!
GostarGostar
a culpa é dos Desempregados mas não é do novo Empregado e Conselheiro de Estado, Bagão Félix.
GostarGostar
Estão aqui gajómetros que não sabem quanto devem nem a quem, quanto mais saberem o que Portugal deve por causa dos filhos da puta dos socialista…
GostarGostar
A culpa que culminou na conspiração merckel-socrates (sócios na religião ambientalista e negócios ruinosos das renováveis desde a década de 90).
GostarGostar
Não fosse Sócrates e Merkel, a esta hora a Europa era um campo de batalha como está sendo a Líbia…
GostarGostar
Eu acho que a culpa é do Arlindo. Nem mais.
GostarGostar
Afinal quem tem razão é o Gonçalo (1º Comentário). Só faltou dizer não fosse o Afonso hoje seríamos Espanhóis e felizes com língua comum. Agora esperemos que o Socas volte a ganhar para a Alçada introduzir, logo no 1º ano o ensino do Chinês.
GostarGostar
E pelos comentários se mostra mais uma vez como os tugas estão desesperados por se pendurar nos outros. Foi Salazar o Ditador, depois a CEE, os Espanhoís, já se ouve suspiros pelos Chineses…
Os tugas querem sempre um atalho e um álibi. Alguém a quem entregam todo o poder , para ficarem sem responsabilidades nenhumas e assim possam acusar caso as coisas corram mal.
Estão desesperados por serem Governados.
GostarGostar
E a censura blasfema ? É uma bovinidade…
GostarGostar
Para já, para já, o Euroliberal é um bronco bovino que não vale um escarro pisado.
E a culpa é de todos quantos não entendem, por exemplo, o Bagão Félix.
GostarGostar
Mais um injustiça do PSD sobre o sofredor Sokas que puxa sozinho pelo país reportada aqui pelo Cachimbo de Magritte: “Isto de darem o Pritzker a Souto Moura. Ninguém aprecia a elegância das casas do Eng Pinto de Sousa.”
GostarGostar
Entretanto o «artista» Bagão, recrutado para a brigada do reumático da Conselheria do Estado, é um sério candiadto a um òscar para o melhor actor estrangeiro.
A cena dos óculos é fenomenal:
GostarGostar
Foram buscar «O Rei das Berlengas». Já imaginava atrasado usarem esse argumento contra o Bagão Félix.
.
Quando não se pode atacar a mensagem, atasca-se no mensageiro, mesmo se por coisas que o mensageiro não deva senão orgulhar-se. Foi uma comédia (e diga-se, chata como o raio e pretensamente profunda) e ao menos ele fez alguma coisa em filme, enquanto o incumbente Primeiro-Ministro não é senão um actor quando se finge honesto, sendo o chefe ou mandatário de um polvo de proporções desconhecidas.
GostarGostar
Já chega, pessoal. Rendo-me. A é toda minha, só minha.
E não admito que me desmintam.
GostarGostar
Uma ideia http://lmmgarcia.wordpress.com/2011/03/23/um-aviaozinho-militar/
GostarGostar
Ao ler estes comentários só me apetece glosar o lema de uma cadeia de supermercados:
“sabe bem pagar tão pouco”
Carlos Simões
GostarGostar
A culpa não é minha porque votoembranco!
GostarGostar
Desculpem-me mas realmente a culpa é da nossa mentalidade que tenta sempre atribuir culpas, mes mo as nossas, a outros e em relação à Governação a culpa continua a ser do Povo que permite a IM-
PUNIDADE que lhes permite usar País e Povo como se de propriedade sua se tratasse sem terem
que prestar contas do mau (péssimo) desempenho!
GostarGostar