Afinal, o que é a “responsabilidade política”?*
2 Abril, 2011
11 de Janeiro de 2011: “O défice de 2010 situar-se-á claramente abaixo dos 7,3 %, após folga orçamental de 800 milhões de Euros” (declaração conjunta do Primeiro-ministro e do seu Ministro das Finanças). Aquela folga teria sido apurada na execução daquele ano de 2010, fundamentando, então e triunfantemente, a conclusão de José Sócrates de que aqueles “dados supera(va)m as nossas (dele) expectativas” (Jornal de Negócios, ed. “on-line” de 11.01.2011).
31 de Março de 2011: “O INE revelou que o défice de Portugal ficou em 8,6%, no ano passado, acima do limite de 7,3% estabelecido pelo Governo” (Diário Económico, ed. “on-line” de 31.03.2011) (…)
* Grande Porto, ed. 1.04.11
22 comentários
leave one →

A incompetência normalmente começa pela incapacidade que alguns têm em falar claro e falar direito…. agir claro e agir na direcção certa. É aquilo que os ingleses chamam “talk straight”. Cá em Portugal, temos medo disto e os nossos governantes NUNCA falam direito e claro (quanto mais agir). A questão das contas públicas é sintomática e este governo elevou-a ao estado da arte: “dez” nunca é dez e “sete” apenas é sete SE (e apenas se) deixados de fora “isto” e “aquilo” ou se a conta for feita de “determinada maneira” e não de outra. Desta forma, TUDO passa a ser relativo e válido apenas parcialmente. As desculpabilizações e explicações (sempre necessárias devido a incompetência para ser-se claro) seguem-se naturalmente. No meio disto tudo, é incrível a constatação de que a nossa Esquerda realmente vive num mundo à parte e esforça-se às custas de tudo e de todos para manter o seu mundo como ela (a Esquerda) gostaria que ele fosse – não como ele é.
GostarGostar
os xuxas estão apenas interessados em segurar os tacho.
o importante é o ps
os restantes portugueses que se lixem
GostarGostar
Seguindo a analogia dos bombeiros, feita recentemente, o País está como uma casa que foi incendiada pelo mordomo.
Infelizmente, o mordomo é que está a gerir o processo de tentar apagar o fogo, evitando e adiando ao máximo a chamada dos bombeiros. Por duas razões. Porque gosta de ver as coisas a arder e porque assim, mais facilmente, se queimarão as provas de que foi ele o incendiário.
O mais caricato é que o jardineiro quer chamar os bombeiros. Infelizmente o telefone está dentro de casa. E aí, manda o mordomo. Que vai lançando uns copos de água para o fogo que já está incontrolável há muito tempo.
Os donos da casa chegaram e já o despediram. Mas, até vir outro, é aquele (o incendiário) que controla a situação.
O jardineiro (que quer vir a ser mordomo) vai dizendo que é preciso continuar a mandar água (mais ainda) pois é assim que se combate o fogo, mas que os bombeiros são essenciais. Para evitar males maiores e tentar salvar alguma coisa que permita uma futura reconstrução. Não. Diz o mordomo incendiário. Os bombeiros vão mandar água indiscriminadamente sobre tudo, o que vai destruir a casa. Mas, diz o jardineiro, e o fogo? Não vai dar ao mesmo?
Eu não chamo os bombeiros. Insiste o incendiário. Venha outro a seguir e assuma essa responsabilidade. No final, a casa estará destruída e a “culpa” será de quem chamou os bombeiros…
E assim se quer safar o… incendiário. Que quer, ainda, ser o reconstrutor.
Que situação mais sinistra.
GostarGostar
Gonçalo,
.
Parabéns. Analogia pertinente e perspicaz.
GostarGostar
Mas parece que mais de 30% dos portugueses gostariam de continuar a ser enganados. Temos aquilo que merecemos.
GostarGostar
“Mas parece que mais de 30% dos portugueses gostariam de continuar a ser enganados. ”
:
Ou vivem directa ou indirectamente da teta do PS.
Ou seja, podemos estar perante um Estado que se tornou quase completamente mafioso.
Curiosamente, uma das frases mais apreciadas no PS é “ou estás comigo ou estás contra mim”.
Outra é “os cães ladram e a caravana passa”, e os cães somos nós, os outros 70%.
GostarGostar
Gonçalo Gonçalo Gonçalo
BRILHANTE BRILHANTE BRILHANTE
parabens …
GostarGostar
O Soci@lismo ou Democracia Social é mafiosa por natureza. Promete-se a B que se tira a A (tanto pode ser impostos sobre X ou quem ainda não tenha sequer nascido via dívida) , e assim B dá o voto.
Enquanto não houver limites aos impostos e ao endividamento que os Governos podem fazer assim continuará a ser.
GostarGostar
Sim, como é possível, como é possível esses dois vigaristas ainda conseguirem falar em público sem serem insultados? Estamos todos loucos ou quê?
GostarGostar
Não sabem que todo o vigarista baseia a sua acção
no pressuposto que a vítima é artola ?
GostarGostar
Gonçalo
Posted 2 Abril, 2011 at 07:25 | Permalink
Seguindo a analogia dos bombeiros, feita recentemente, o País está como uma casa que foi incendiada pelo mordomo.
_____________________
. . . TENDO O MORDOMO PREVIAMENTE
*ALIVIADO* O COFRE DO PATRÃO (O POVO) .
GostarGostar
Mas qual a surpresa?
http://lishbuna.blogspot.com/2011/04/na-bola-ao-menos-este-fulano-ja-tinha.html
GostarGostar
Passos Coelho, anunciou, este sábado, que o programa social-democrata às eleições legislativas de 05 de Junho vai ser apresentado «nos primeiros dias de Maio».
quanto mais tarde melhor, penso eu de que
GostarGostar
O PS alugou a cassete ao PCP!
GostarGostar
Passos Coelho?
Nem para a Direcção da Sociedade Artística dos «Alunos de Apolo» ele serve!
GostarGostar
Quem tem a cassete do PCP é o PSD e toda aquela direcção de inúteis, ignorantes e lacaios dos estrangeiros!
GostarGostar
Arlindo da Costa,
.
TGV: comprado no estrangeiro
Investimentos de proximidade: feito por portugueses
.
Não posso ser mais sintético.
GostarGostar
Sócrates está a passar uma fase de histerismo. Brada aos céus que um pedido de ajuda estragaria a reputação de Portugal. Mas qual reputação, a de um nível superior ao de lixo? A de que aldraba as contas orçamentais? Ele parece uma barata tonta, que levou insecticida e antes de morrer anda desvairada a correr de um lado para o outro.
GostarGostar
Sócrates, o que faz é esclarecer os portugueses que estão a ser enganados por uma cambada de irresponsáveis, cagões e traidores à Pátria.
É dificil compreender isto ou é preciso que façamos um desenho?
GostarGostar
.
O FMI não tem problema nenhum.
O problema é quem irá negociar com o FMI ? Quem, as pessoas, que irão discutir a parte contratual por Portugal e assumir-se como representantes dos Portugueses numa conta que é paga pelos outros Portugueses. Se respondem pelo País e dizem nós precisamos é dinheiro emprestado depressa, como nos PEC’s, o resto há-de ver-se, que se lixe, que o ‘nosso’ já cá canta …. É uma teoria.
.
A ‘nabice’, o ‘oportunismo’, o ‘irrealismo’ ou o ‘saír por cima’ reside no ‘quem, as pessoas, que irão discutir a parte contratual por Portugal e assumir-se como representantes dos Portugueses sendo a conta paga pelos outros Portugueses’. As continhas.
.
Porque a solução PEC’s já sabemos onde ficou o Lucro, embora continue estupidamente como grande segredo de polichinelo do Estado. Perguntem a qualquer gajo da rua que ele diz-lhe logo qual é o ‘sistema’. E até aponta quem que nem tem aparecido por aí no combate politico. é tão roto como isto, nem se percebe tanta mentira estupida para quê. O absurdo.
.
Coitado do FMI, mas se lhe poem a frente irrealistas e sonhadores …. a culpa é de quem ?
.
Muito bem. FMI quais as contrapartidas negociais que o PS, PSD, CDS ou PCP tem para apresentar ao FMI ? Se não querem o FMI quais as contrapartidas negociais com quem ? Em ambas as hipoteses qual é a conta às costas dos Cidadãos, Familias e Empresas, do País, que até ao momento são ‘segredos’.
.
Talk straight. A outra parte contratual até com isto trabalha. Defende-se como em qualquer contrato. E a parte dela burra não é. Então quem vão ser os burros ?
.
.
GostarGostar
.
Vão para lá dizer o quê ? Propor o quê ? Defender o quê ? Já sabemos que a desculpa mesmo dos ‘americas latinas’ é sempre a mesma treta, foi o FMI que obrigou ….. Por acaso isso não é verdade. O que é que os que negociaram pelos ‘americas latinas’ disseram proposeram e estiveram de acordo etc ? Varre para baixo do tapete…
.
Por cá, isto não se resolve nas costas da AR etc, assim numas ‘jantaradas’ duns abusadores de trazer por casa, ralé politica
.
Em ultima instancia, se houver abusos de poder, o acordo com a FMI deve ser sujeito a Referendo Nacional. Avance a Petição. Quem é fiador, os Cidadãos-Familias-Empresas tem de saber, e aceitar, o que é fia. Talk straigh.
.
GostarGostar
Arlindo da Costa,
.
Tente ser mais consequente nos seus argumentos, senão apenas coloca um alvo no seu costado para eu derrubar com a minha pressão de ar.
.
Sócrates, o que faz é esclarecer os portugueses que estão a ser enganados por uma cambada de irresponsáveis, cagões e traidores à Pátria.
.
Ele esclarece isso todos os dias, mudando de posição sobre os mais variados assuntos dia sim, dia não.
GostarGostar