Saltar para o conteúdo

uma estranha virose

6 Abril, 2011
by

Enquanto José Sócrates se entretém a atirar com o lixo da sua governação para cima do PSD e para as costas de Pedro Passos Coelho, dizendo deles o que Maomé não disse do toucinho, Passos, pelo seu lado, afirma placidamente que não é chegada a hora da “discussão sobre a responsabilização e culpa” do que está a acontecer ao país e aos portugueses. Na linha do tacticismo político de que «o calado é o melhor», uma pungente e muito antiga tradição da direita portuguesa, Passos resolveu assumir a gravitas de homem de estado e de político responsável, à semelhança do que fez na aprovação dos PECs anteriores, que, de resto, permitiram apenas que o governo continuasse a afundar o país. Foi esta mesmíssima orientação táctica que levou à hecatombe do PSD de Manuela Ferreira Leite, aliás, por isso mesmo tão justamente criticada, na altura, por Passos e pelos seus. Que estranha virose andará pelo partido laranja, para que Passos faça agora o que tanto criticou à sua antecessora? É que, ao invés do que ele afirma e do que as sondagens indiciam, o PSD tem cada vez menos tempo para explicar aos portugueses que não tem responsabilidade na crise e que saberá fazer melhor do que o PS para acabar com ela. De outra maneira, por que razão espera Passos que os portugueses confiem nele?

39 comentários leave one →
  1. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    6 Abril, 2011 22:02

    os partidos do arco do FMI estão de acordo com a receita:
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=478089
    .
    o resto é para entreter o pessoal (nomeadamente nos Blogs).

    Gostar

  2. Regina's avatar
    6 Abril, 2011 22:03

    Porque não têm alternativa??

    Gostar

  3. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Abril, 2011 22:04

    Eu também não entendo qual a táctica subjacente que está por trás deste discurso polidinho. Polidinho e ao zigue-zague. É que, às tantas, as vozes contraditórias dentro do PSD são tantas, que já ninguém sabe a sua mensagem. O Arnault diz que o PSD chumbou o PECIV, não porque fosse mau em si mesmo, mas porque o governo não o saberia aplicar, como não soube aplicar os outros. O Relvas no dia a seguir que o PECIV era gravoso e que nunca seria aprovado, porque penalizava as pensões de reforma de 200 euros. Depois vem o Passos Coelho aumentar ainda mais a confusão, dizendo que só ele falaria por ele próprio. lololololol
    .
    .
    Nesta altura está-lhe a faltar o instinto matador, que daria a estocada final ao Sócrates. Mas não. O Sócrates vai cair, porque tão podre está, já poucos confiam nele. E, claro, só há uma alternativa ao Sócrates.
    .
    .
    O que é ainda mais surpreendente é isto. Que campanha eleitoral vamos ter, se a intervenção externa já irá impôr o programa do novo governo, seja ele qual for o que será eleito? Claro que o PSD e o PS escusam de prometer o que quer que seja, pois o FMI irá dizer o que vamos fazer, na medida que teremos negociações entre os incompetentes e os técnicos do FMI. E aqui é o grave erro do PSD. O PSD se ganhar vai governar sob um programa de governo negociado entre o FMI e o PS. PS este que foi o responsável pela actual hecatombe.
    .
    .
    Este país está doido. Superdoido!

    Gostar

  4. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    6 Abril, 2011 22:08

    O PSD não é nada, não defende nada. Logo como pode atacar alguma coisa se nem sabe o que é ?

    Gostar

  5. Tolstoi's avatar
    Tolstoi permalink
    6 Abril, 2011 22:15

    Tragam lá o Rui Rio, Passos é mais um ex jota manobrado pelo Relvas e o Ângelo.

    Gostar

  6. FilipeBS's avatar
    FilipeBS permalink
    6 Abril, 2011 22:20

    A atitude do Passos é a correcta nesta altura. Responsabilidade. Falar verdade. Contribuir para que, neste quadro, o país não agrave ainda mais a situação já de si calamitosa.

    Pelo contrário ,não acho que seja o PSD a ter uma virose. Quem tem é o PS, aliás, multiplas viroses: irresponsabilidade, cinismo, mentira compulsiva, ideologia estatista e socializante, populismo, entre muitíssimas outras. O segundo grande atingido por virose é o povo português. Uma virosa que o afecta de cegueira, estado-dependência, medo, voto conservador, esquerdista e anti-liberdade.

    Gostar

  7. Me's avatar
    6 Abril, 2011 22:24

    a hora da discussão sobre responsabilização e culpa ? isso nem tem discussão. a culpa é do ps por ter apoiado um ego/mitomaníaco nos seus inacreditáveis devaneios.
    quanto ao Passos ? bem , já tenho a minha dose de Kens ( o namorado da barbie ) , mas dou-lhe o benefício da dúvida porque às vezes detrás de uma triste moita se esconde um belo coelho ( suculento , não bonito e fotonãoseique insípido). sempre gostei mais do aguiar branco.
    de todas formas , votar ? só no cds ou no pc. esses , ao menos , parecem pessoas.

    Gostar

  8. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    6 Abril, 2011 22:27

    “A atitude do Passos é a correcta nesta altura. Responsabilidade. Falar verdade. ”
    .
    Falar verdade é combater o PS em tudo.

    Gostar

  9. L M D's avatar
    L M D permalink
    6 Abril, 2011 22:31

    A atitude de Passos Coelho, além de responsavel é táticista, ele sabe que este descalabro deve-se a pelo menos 25 anos de péssima governação, e nesse espaço de tempo o seu partido também tem culpas no cartório.

    Gostar

  10. João Lisboa's avatar
  11. cefaria's avatar
    6 Abril, 2011 22:38

    Também não gostei do discurso, até parece que se sente culpado pela má governação de Sócrates. Nisso, apesar da distância ideológica que nos separa, tal como já escrevi, Louçã foi muito mais eficaz e atirou a Sócrates aquilo que ele não gosta de ouvir.

    Gostar

  12. FilipeBS's avatar
    FilipeBS permalink
    6 Abril, 2011 22:39

    lucklucky,

    O PSD de Passos, tal como o PSD de Leite, tem combatido o PS, falando verdade e denunciando o irrealismo e irresponsabilidade do PS. Poder-se-à dizer que o PSD poderia ter um discurso ainda mais duro, com mais insultos, insinuações, atirares-de-culpa, como faz o PS contra o PSD. A mim, não me parece que seja isso que o país precisa. O PSD está a preparar o seu programa, e pretende mostrá-lo ao país em inícios de Maio. Estou com alguma expectativa, sobretudo ao nível das Reformas que o país precisa. Espero que não me desiluda.

    O maior problema do PSD, a meu ver, será a falta de união interna e as tomadas de posições desarticuladas e muito pouco sincronizadas. A máquina de comunicação do PS é um gigante ao lado da do PSD. O PS conta também com um grande ponto a favor. Ter a máquina do Estado, e muitas empresas do regime, consigo. Mesmo assim, e no que respeita a comunicação, do PSD esperar-se-ia melhor.

    De resto, o maior problema de todos é o povo, que teima em votar em quem mais mente, em quem mais aldraba, em quem é mais espertalhão, em quem é mais sonso. Em quem destruiu o país e põe a culpa em cima dos outros. E quanto temos o povo que temos, não há muito que se possa fazer. É triste, mas é mesmo assim.

    Gostar

  13. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    6 Abril, 2011 22:41

    “A atitude de Passos Coelho, além de responsavel é táticista, ele sabe que este descalabro deve-se a pelo menos 25 anos de péssima governação, e nesse espaço de tempo o seu partido também tem culpas no cartório.”
    .
    Esta é hilariante. Não há culpas a 25 anos. Tudo pode ser mudado em 10 anos até. Você vê o PS com culpas a 1 mês, 1 ano, a 2 anos, a 3 anos…?

    Gostar

  14. Basico's avatar
    Basico permalink
    6 Abril, 2011 22:42

    O Passos Coelho estava um bocadinho a rasca, fartava-se de olhar pros cartoeszitos, repetia frases e ideias. Ele nao esta minimamente preparado para o momento que atravessamos e nem pro que ai vem (jamais vai estar, a posicao em que esta e muitissimo para alem das suas capacidades). Dificilmente o tipo se vai revelar melhor que um flop. Se o PSD dantes tinha um cherne, eis que chega a solha, o peixe que nada no fundo do mar, razinho razinho.
    Parece-me que o PSD, e para grande sua infelicidade, Portugal, sao gajo para ter uma surpresa nas proximas eleicoes.

    Gostar

  15. FilipeBS's avatar
    FilipeBS permalink
    6 Abril, 2011 22:43

    O Passos tem uma coisa boa. Mesmo pertencendo a um partido do sistema que muita responsabilidade em governações passdas, ele próprio, Passos, nunca governou. E portanto não é responsável pela situação.

    As minha maiores dúvidas é se Passos é líder suficientemente forte para impor muitas das suas ideias reformadoras, em primeiro lugar ao seu próprio partido clientelar e, em segundo lugar, ao país. As reformas que o país precisa obrigam a um líder fortíssimo, de grande estatura, e com um grande poder de argumentação. Caso contrário, so via ditadura.

    P.S. Não sou nem nunca PSD nem CDS. Sou apenas de Direita, sem partido em quem confiar.

    Gostar

  16. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Abril, 2011 22:48

    ” O PSD está a preparar o seu programa, e pretende mostrá-lo ao país em inícios de Maio. ”
    .
    .
    Deixemo-nos de lirismos. O PSD se ganhar vai governar com o programa negociado entre a dupla Sócrates/Teixeira dos Santos com o FMI. Dizer-se que o PSD está a preparar um programa de governo quando se ganhar já está balizado nas medidas que terá que adoptar… É lirismo. Ou muito ingenuidade. ehehheh
    .
    .
    O PSD tem que combater o PS onde lhe mais doi: culpabilizá-lo pela bancarrota do país, pela desemprego maciço, pela emigração forçada e pela pobreza cada vez mais esfomeada. O PSD não quer luvas de boxe mas depois leva pancada em cima de pancada, com o PS a conseguir aguentar o seu eleitorado fulcral.
    .
    .
    Enfim, lembrem-se do Durão Barroso. Que também queria ganhar com maioria absoluta e quase foi derrotado pelo… Ferro Rodrigues! Isto depois do descalabro do Guterres! É obra! E, mais tarde, PSD e CDS foram corridos pelo Sampaio, numa golpada inacreditável e foi o que seu viu: Sócrates ganhou com a maioria absoluta.

    Gostar

  17. FilipeBS's avatar
    FilipeBS permalink
    6 Abril, 2011 22:57

    anti-comuna e outros:
    .
    Recuso-me a acreditar que, mesmo com um programa imposto pelo FMI, um governo de gente com estatura e bem intencionada não possa governar com um programa paralelo, de sentido semelhante, e complementar. O FMI vem cá governar as finanças. Vai mexer nos salários, nos impostos, provavelmente também no mercado laboral. Mas não vai reformar tantos outros sectores do país. Só nós, portugueses, através de legislação adequada (e por isso é necessária uma Direita maioritária no parlamento!), podemos reformar a justiça, a educação, o sector empresarial do estado, fazer a reforma administrativa (mexer nos concelhos, distritos, freguesias), etc, etc, etc…
    .
    É nessas áreas que espero um programa ambicioso do PSD, em nada contrário ao programa financeiro do FMI, mas complementar e igualmente necessário!
    .
    Já agora, se o PSD conseguir fazer uma campanha decente, mantendo o discurso da verdade e tendo um programa adequado às necessidades estruturais do país, e se, mesmo assim, o PS ganhar eleições, então o povo dá provas que este país não tem mesmo futuro na próxima geração.

    Gostar

  18. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    6 Abril, 2011 23:00

    “O PSD de Passos, tal como o PSD de Leite, tem combatido o PS, falando verdade e denunciando o irrealismo e irresponsabilidade do PS.”
    Não não tem. O PSD não diz coisa alguma que tenha narrativa subjacente.
    O PSD apoiou o PS e Sócrates desde 2009 e ajudou a levar o País para a bancarrota.
    O PSD foi cúmplice. E depois de ser cúmplice continuou sem narrativa para coisa alguma.
    .
    “Poder-se-à dizer que o PSD poderia ter um discurso ainda mais duro, com mais insultos, insinuações, atirares-de-culpa, como faz o PS contra o PSD.”
    Onde raio vê algum discurso duro do PSD? O PSD nunca responde nem tem iniciativa está sempre à defesa.
    Insultos? É preciso insultos para dizer coisas como por exemplo: Sócrates e PS duplicou a dívida da democracia? há centenas ou milhares destas disponíveis é só fazer trabalho de casa.
    Eu cheguei por um momento a pensar que a falta de combate do PSD era porque o PS era igual ao PS e tinham a mesma ideologia mas desde o tempo da MFL que cheguei à conclusão que o partido não tem ninguém.
    .
    “e pretende mostrá-lo ao país em inícios de Maio.”
    Só idiotas ou analfabetos da comunicação pensam que conseguem estabelecer confiança num mês.
    A confiança estabelece-se com um discurso coerente – e actos que o sustente – ao longo de um largo período.

    Gostar

  19. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Abril, 2011 23:05

    “Recuso-me a acreditar que, mesmo com um programa imposto pelo FMI, um governo de gente com estatura e bem intencionada não possa governar com um programa paralelo, de sentido semelhante, e complementar.”
    .
    .
    Olhe, eu comece mesmo a acreditar, pois é isso mesmo que irá acontecer. O espartilho vai ser tanto, que o governo só para gerir as medidas que vai ter que implementar, quase não vai ter tempo para pensar noutras coisas. Se somarmos um previsivel colapso da procura interna, logo, mais défice orçamental, mais desemprego e até gente na rua a protestar… Esqueça lá o tal programa paralelo, que o governo nem vai respirar, tal a azáfama que vai ter.
    .
    .
    Olhe, a entrada no FMI é o pior que nos poderia acontecer. E muito pior para o novo governo, em especial se for de direita. Lembre-se da vida negra que fizeram ao Barroso, ao Portas e à Ferreira Leite, mesmo eles quase nem tocando no Estado.
    .
    .
    Vc. pode ser um optimista por natureza mas eu já estou calejado em desiludir-me, que já nem estou para aí virado. Uma coisa é certa. Fico feliz com uma vitória da direita, só por correr com esta dupla de terror, que ainda nos desgoverno e, isto é que não consigo aceitar, vão marcar o futuro do país para os próximos, mesmo quase a serem corridos, porque serão eles que irão negociar com o FMI. De resto… Coitadinho do Passos Coelho, se ganhar as eleições…

    Gostar

  20. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    6 Abril, 2011 23:05

    Acredito que o Coelhinho Querido vai ser Primeiro-Ministro, da mesma forma que o vosso ti Arlindo vai ser o próximo Papa!
    Tende juízo, ó cabeças de abóbora!

    Gostar

  21. FilipeBS's avatar
    FilipeBS permalink
    6 Abril, 2011 23:08

    lucklucky,
    .
    Tens razão em vários aspectos. De facto a campanha do PSD podia ser bem mais aguerrida. E basta apontar factos simples da governação socialista para fazer uma oposição mínimamente decente. Por exemplo, também não tenho visto ninguém do PSD a insurgir-se de forma clara (em alto e bom som) contra o andamento das obras do TGV. É uma falha que me escapa à compreensão, sinceramente. Gostava de poder ser optimista com este PSD, e por isso o meu benefício da dúvida.
    .
    Mas então, em que ficamos? Se este PSD não é alternativa, também não acredito que haja algum PSD que possa ser alternativa. E de resto, sabemos que CDS (e nomeadamente Portas) também tem as suas falhas, e não estão isentos de incongruências e hipocrisias.
    .
    O nosso país não tem mesmo saída?

    Gostar

  22. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Abril, 2011 23:08

    Só gostaria de rectificar isto:
    .
    “Olhe, eu comece mesmo a acreditar, pois é isso mesmo que irá acontecer”
    .
    .
    Para isto:
    .
    -Olhe, PASSE MESMO a acreditar, pois é isso mesmo que irá acontecer.”
    .
    .
    Mil desculpas a si e todos os que nos lêm.

    Gostar

  23. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Abril, 2011 23:10

    “O nosso país não tem mesmo saída?”
    .
    .
    Se calhar não. Sabe o que eu penso no meu íntimo? Que isto só mudaria no dia em que o Norte pedir a sua Independência. Tudo o resto…

    Gostar

  24. FilipeBS's avatar
    FilipeBS permalink
    6 Abril, 2011 23:16

    Caro anti-comuna,
    .
    Concordo com muito do que diz. De facto, a pressão pode ser tanta, que nem tempo haja tempo para pensar em “reformas bem intencionadas” que lavem o regime e façam do Estado uma máquina pequena e funcional. E também não é de todo líquido que Passos tenha estofo para o que aí vem. Em todo o caso, quem tem a perder com a falta dessas reformas somos todos nós e talvez mesmo a próxima geração.
    .
    Não que seja optimista, pois que desde o Guterrismo que previa que o país acabasse no que temos hoje. Mas a situação é agora tão grave, e a dupla do terror é tão horrenda, que sinceramente acho que temos todos de puxar para que as reformas sejam mesmo feitas, nem que o FMI não nos deixe respirar!

    Gostar

  25. Outside's avatar
    Outside permalink
    6 Abril, 2011 23:17

    Posted 6 Abril, 2011 at 23:0

    loooooooooool (gargalhadas realistas e também tristes).
    Sem memórias selectivas, em isenção e em produto da pura e atenta observação individual/geral dos intervenientes….Há dúvidas ou duvidas ?
    Não, aqui não existem dúvidas e Portugal adia-se…de mal menor em mal menor, acomodado, em rebanhos, sem visão ou noção do amanhã.

    Gostar

  26. FilipeBS's avatar
    FilipeBS permalink
    6 Abril, 2011 23:19

    Eu que também sou do Norte de Portugal, e que estou agora a viver no Norte de Itália, por comparação, tenho de reconhecer que o nosso Norte de Portugal não tem dimensão (nem económica, nem populacional, nem crítica) para esses voos autonomistas independentistas. E além disso, precisariamos também de melhores políticos, coisa que não é líquida.

    Gostar

  27. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Abril, 2011 23:20

    Eu só quero que as pessoas meditem nisto. Portugal pede a terceira ajuda do FMI em apenas 30 anos. Isso tem custos futuros de tal forma que eu vou morrer e ainda verei os efeitos desta capitulação. E não espero morrer tão cedo, note-se.
    .
    .
    O agora muito conhecido Lira tem uma tese. Diz que as Democracias são insustentáveis no tempo por mera má gestão dos dinheiros públicos. Se não é isto, é mais ou menos isto. (Podem procurar por aqui uma série de artigos em que ele explica bem a sua ideia: http://gonzalolira.blogspot.com/ )
    .
    .
    Ora, Portugal, sempre que teve um sistema político em que havia eleições, foi sempre à falência ou foi salvo in extremis, neste caso por um ministro das finanças que se tornaria ditador, entronado por um regime político saído de uma revolução/golpe de estado.
    .
    .
    Este terceiro pedio ao FMI vai ter custos de tal forma, que eu penso que um eventual default futuro será aproveitado pelos parceiros europeus para correrem connosco da moeda única. Pelo menos, isso é o que eu depreendo de alguns comentários por aqui onde me encontro, embora não assumido ainda em claro.

    Gostar

  28. Outside's avatar
    Outside permalink
    6 Abril, 2011 23:21

    errata:anti-comuna
    Posted 6 Abril, 2011 at 23.05

    se não fosse essa vincada necessidade de independência nortenha….
    Portugal Somos Todos Nós…e as suas disparidades para serem unificadas.

    Gostar

  29. Leme's avatar
    Leme permalink
    6 Abril, 2011 23:22

    Concordo plenamente com FilipeBS.
    Só acrescento que, no que me toca, não me vão retirar um euro: se o qiuserem tirar vou buscá-lo de qualque maneira a outro lado…

    Gostar

  30. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Abril, 2011 23:23

    “tenho de reconhecer que o nosso Norte de Portugal não tem dimensão (nem económica, nem populacional, nem crítica) para esses voos autonomistas independentistas. ”

    A Dinamarca pouco maior é. E tem dimensão económica porque faz por isso. O Norte por muito que faça por isso, terá sempre Lisboa a parasitar os seus esforços. Por isso… ;))

    Gostar

  31. Me's avatar
    6 Abril, 2011 23:26

    as reformas que o país precisa são poucas : larguem a breguilha da sociedade civil e o estado que se vire para si próprio e corrija os mil e um erro eleitoralistas de dar aqui e acolá.
    eu , se mandasse ? amanhã o rsi era extinto ; os institutos eram convertidos em laboratórios de analises clinicas e exames médicos ( aquela malta empregada política era toda reciclada para técnicos de saúde ) ; a rtp era reciclada numa cena tipo mota engil e a judite ia mas era montar tijolos de bairro social . fico-me por aqui , mas lá que sei fazer petiscos bué bons com os restos lá no frigorifico , sei.

    Gostar

  32. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Abril, 2011 23:27

    “tenho de reconhecer que o nosso Norte de Portugal não tem dimensão (nem económica, nem populacional, nem crítica) para esses voos autonomistas independentistas. ”
    .
    .
    A Dinamarca pouco maior é, não tem quase recursos naturais (excepto os descobertos nos últimos 20 anos) e no entanto fez por isso. O Norte, por muito que o faça, será sempre parasitado e espoliado por Lisboa. Por isso…

    Gostar

  33. Me's avatar
    6 Abril, 2011 23:37

    ora , anti comuna , esfregue-lhes no nariz o país com 320 mil habitantes que anda a meter os seus banqueiros na prisa , a islândia. e que prova que democracia só funciona small.

    Gostar

  34. Leme's avatar
    Leme permalink
    6 Abril, 2011 23:51

    Se calhar, a malta do norte também concorda em levar o Dr. Medina Carreira ao poder e até já assinou a petição.

    Gostar

  35. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    7 Abril, 2011 07:10

    “O nosso país não tem mesmo saída?”
    .
    Só se aprender alguma coisa com o sofrimento que vai ter.
    Pelo discurso que existe é claro que não. Não aprenderão nada.
    Querem todos défice, dívida, viver dos outros. E vão continuar.
    .
    Não há problema nenhum em ser pequeno FelipeBS. Hong Kong ou Singapura são mínimos.

    Gostar

  36. tina's avatar
    tina permalink
    7 Abril, 2011 07:13

    PPC é um político exímio fora de série. As conquistas que ele obteve até agora, ao dar tempo a Sócrates no governo para o povo português perceber como o PS falhou rotundamente, ao ponto de ter de cortar salários, e agora a encostar Sócartes de modo a ser este a ter que pedir ajuda, foram muito habilidosas. E agora não quer antagonizar o eleitorado do PS, por isso não diz nada. MFL antagonizou, com a sua franqueza habitual, e perdeu por muito. Já Sócrates quando ganhou a maioria absoluta, foi porque não antagonizava e parecia uma pessoa moderada.

    Gostar

  37. PAS's avatar
    PAS permalink
    7 Abril, 2011 09:10

    Tina,

    Por muito que queira concordar com isso, não é o que as sondagens revelam. Das duas uma, ou estas sondagens estão todas comprometidas ou de facto o eleitorado (incompreensivelmente) continua a apoiar o Messias cor-de-rosa.

    Gostar

  38. José's avatar
    José permalink
    7 Abril, 2011 10:34

    Passos é fraco, mole e vai dar com os burrinhos na água.
    Se não conseguir convencer os votantes ( não são todos os portugueses) que o PS é um partido de aldrabices e que o PSD não é partido de ricos que querem castigar o funcionalismo público e os pobres e remediados, está feito com 30% do PS.

    Passos devia deixar o lugar de comunicador ao Paulo Rangel . Esse sim, sabe dizer as coisas como elas são. E nem precisa de abandonar a liderança. Basta que deixe o Rangel falar nos momentos-chave

    Gostar

Trackbacks

  1. Passos a fazer o jogo de Sócrates « O Insurgente

Deixe uma resposta para Basico Cancelar resposta