Saltar para o conteúdo

E agora… que Passos se seguirão?

7 Abril, 2011
by

Et Voilà.

O Governo, tarde e a más horas, decidiu-se. Poderá cantar uma pequeníssima vitória (acho eu que nem de Pirro será!):  foi após a respectiva demissão (aceite pelo PR) que José Sócrates pediu a “ajuda externa” que, quer queira, quer não, virá sempre embrulhada no demonizado FMI. Sempre dirá com um pouco mais de veemência aquilo que já se sabia ser o rumo da sua campanha : eu não queria, eu resisti, mas eles (a oposição e, em especial, o PSD), provocaram uma crise política! A culpa (de quê?!) é toda deles; eu é que tinha razão. No fundo, para além da vitimização, será a estratégia da confusão: criar-se a ilusão de que a crise financeira advém da supostamente “recente” crise política – e não o contrário! Mas, e o PSD?

O PSD terá, agora, que adoptar, também claramente, a sua linha de campanha. Para isso, há que, em primeiro lugar, fixar um target eleitoral. Este poderá ser – e, suponho, deverá naturalmente sê-lo – a denominada “classe média”, (preferencialmente urbana, mas também rural), nela se incluindo os funcionário públicos que, desde logo, terão sido aqueles que mais imediatamente sentiram as últimas consequências do desgoverno das contas públicas do Estado. Aqueles que trabalham, pagam impostos, suportam uma taxa de esforço fiscal injustamente alta e são sempre os que estão à mão  dos caprichos do mau estado do Estado, na medida em que são aqueles cuja situação tributária é efectivamente conhecida e controlada pela máquina fiscal. Além disso, vão assegurando um consumo em massa de certos bens e serviços, ficando, assim, particularmente à mercê das manigâncias da tributação indirecta. 

Estas pessoas – como, bem vistas as coisas, a maioria dos portugueses – só pensa, agora, em sobreviver (e como) às consequências do caos do Estado. Desde logo, quer que os seus sacrifícios tenham um fim, tenham, por conseguinte, uma consequência – esperando sobreviver até lá!  Só que isso não lhes pode bastar: esperam que, passada a tempestade, possam navegar noutras águas; esperam poder voltar a ter esperança numa vida de cidadãos livres da âncora asfixiante dos maus governos e da irracionalidade do seu próprio Estado. Esperam, ainda, poderem sentir-se com um futuro, donos do seu futuro (ou, para os mais velhos, que os seus filhos ou netos o sintam), em Portugal.

Depois dos resultados (que estão á vista desarmada) de, pelo menos, 6 anos de equívocos de Sócrates/Teixeira dos Santos, seguirão quem lhes transmita a confiança de que será  suficientemente competente, sob o ponto de vista político, para lhes devolver essa esperança…  Será esse, a meu ver, o principal desafio que o PSD começará por enfrentar na campanha.

28 comentários leave one →
  1. Leme's avatar
    Leme permalink
    7 Abril, 2011 02:23

    Este texto está muito bom. Só me atrevo a acrescentar que o castigo que merecem está omisso. Tenho para mim que é sempre mau deixar a culpa sem castigo e os bandidos que têm estado no poder – tal como outros no passado que deu origem a isto tudo – precisam de ser punidos para que lhes fique de emenda.

    Gostar

  2. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    7 Abril, 2011 06:56

    A confiança estabelece-se com tempo e comportamento não a um mês das eleições.
    .
    Hoje as capas de Jornais demonstram se ainda fosse preciso o desastre total que são os Medias Portugueses.
    Vêm com uma mentira: AJUDA
    Nem um vem com a verdade : BANCARROTA

    Gostar

  3. tina's avatar
    tina permalink
    7 Abril, 2011 07:04

    Foi uma grande vitória para PPC e MFL, uma enorme vitória para o país e uma derrota gigantesca para o PS e o socialismo em geral.

    Gostar

  4. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    7 Abril, 2011 08:13

    “Foi uma grande vitória para PPC e MFL, uma enorme vitória para o país e uma derrota gigantesca para o PS e o socialismo em geral.”
    .
    .
    Acho que Vc. e muitos como Vc. andam a ver mal o filme. Mas pronto. Se calhar sou eu que tenho a mania de ver para além da espuma dos dias. O seu entusiasmos juvenil com o Passos Coelho faz-me lembrar o mesmo seu entusiasmo juvenil com o Sócrates, o tal que agora Vc. demonstra desdém.
    .
    .
    O mais caricato é que esta intervenção externa do FMI vai dar mais uns pontitos nas sondagens ao Sócrates e menos uns pontões ao PPC. Só Vc. é que ainda não reparou. Mas repare nas próximas sondagens e vai ver como o seu entusiasmo juvenil pelo passos não passa mesmo de paixão de Verão e adolescente. ehehhehehh

    Gostar

  5. O SÁTIRO's avatar
    7 Abril, 2011 08:33

    O “El País”, como todos sabemos amigo e afecto dos partidos socialistas europeus
    CRITICA o pedido de ajuda-SOCORRO do PS_Sócrates por ser TARDIO

    tais eram as evidências de bancarrota financeira à porta.
    http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1824797&seccao=Europa

    Isto serve para calar os fundamentalistas socratinos que desejavam empréstimos a juros ruinosos para que as próximas 3 ou 4 gerações vivessem na miséria socialista

    Gostar

  6. ana ferreira's avatar
    ana ferreira permalink
    7 Abril, 2011 08:36

    Bom dias, companheiros da desgraça.

    Gostar

  7. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    7 Abril, 2011 08:37

    O PSD não é só Passos Coelho. É toda uma cultura enraizada de partido político estatista que, se ganhar as eleições, o que é muito duvidoso, continuará, tal como o PS, a controlar e socializar toda a economia do país, toda a actividade empresarial, não deixando margem para que se estabeleça um verdadeiro mercado livre que possa tirar Portugal do afundanço em que o meteram.

    Gostar

  8. JMLM's avatar
    JMLM permalink
    7 Abril, 2011 08:37

    PMF/Tina

    “Poderá cantar uma pequeníssima vitória…”
    Quando um país se entrega na mão da finança, nunca alcança um vitória, toma é consciência da derrota e das suas consequências. Ir “bater à porta do FMI” nunca será uma vitória, para este ou qualquer outro país. Estamos derrotados. Assim ficamos a saber que o modelo Europeu é “fraquinho”, que o Euro é “fraquinho”, apenas satisfaz a ambição da economia liberal, mas cega, deixando para trás aquilo que está na origem da fundação Europeia. A Europa está doente e como ela vamos ficar todos nós.
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  9. João Lisboa's avatar
  10. O SÁTIRO's avatar
    7 Abril, 2011 08:39

    Anti-Comuna
    discordo da sua leitura da sondagem-barómetro da Un Católica.

    se reparar, o BE DESCE SEIS%
    o PS sobe seis%.
    Há uma transferência de voto útil da esquerdalha gay-lesbos do BE para o PS
    Para alguma coisa serviu o casório gay.
    De resto, a maioria PSD/CDS é de 47%
    suficiente para maioria na AR
    PPC perdeu um pouco com a história do IVA..desnecessária e muito mal explicada.
    empresas de marketing…é com o Sókas
    nisso, ninguém o bate.
    de resto é previsível a continuação do voto útil do BE para o PS…veremos se ultrapassa o PSD…difícil
    e BE fica reduzido à sua verdadeira dimensaõ:
    betinhos-cócós, parasitas da sociedade capitalista, vomitando traumas e frustrações

    Gostar

  11. Palma's avatar
    Palma permalink
    7 Abril, 2011 08:39

    Depois de ter mil vezes demonizado o FMI e a ajuda externa e mil vezes ter jurado que não cederia, o primeiro-ministro José Sócrates efectuou, hoje, 6-4-2011, o pedido formal de socorro financeiro ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira/FMI.

    Para lá da patética cenografia da vaidade dos ângulos de filmagem, em que a TVI o apanhou inadvertidamente antes do grave anúncio ao País, o que conta é a cedência, pelo primeiro-ministro, da soberania financeira, económica e política de Portugal aos suseranos da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). A história não fixará os partidos que deram apoio ao seu pedido de ajuda, mas o Governo que o formalizou; não tratará das supostas duas semanas depois da sua demissão voluntária, mas dos seis anos dos seus governos; e não registará as suas desculpas, mas os seus resultados. A história lidará com os factos: a recessão económica dupla, o desemprego crescente, a miséria social, o descontrolo da despesa, o esgotamento da tesouraria; a fraqueza e a negligência do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos; a demissão de Sócrates; o seu eleitoralismo; a recusa de pedir ajuda externa, seguida do… pedido formal de ajuda.

    Os factos não se podem esconder debaixo dos cobertores da mentira, nem das mantas das desculpas. Os factos foram os seguintes:

    Apesar da depressão económica, da asfixia financeira, do protesto social e do impasse político, Sócrates decide não pedir socorro financeiro.

    Os partidos da oposição, o Presidente da República, os parceiros sociais, instituições da sociedade civil, os media, a União Europeia, outros países europeus, o FMI, os mercados financeiros, pressionam o primeiro-ministro para que formulasse o pedido de socorro financeiro, mas Sócrates teima em não o fazer.
    Os banqueiros insistem na necessidade urgente do pedido de resgate, nomeadamente Santos Ferreira, do BCP (ainda em 4-4-2011), mas Sócrates recusa pedir ajuda financeira.
    Ricardo Salgado, presidente do BES, muda de opinião e, ontem, 5-4-2011, reclama pedido urgente de socorro financeiro; e o primeiro-ministro, hoje, cede e efectua o pedido de ajuda que pode chegar aos 90 mil milhões de euros.

    Pode agora especular-se quais as promessas ou as ameaças que terão levado Sócrates a aceitar, de Salgado, uma proposta que não podia recusar. Todavia, o que interessa é a relação dos factos, a sua ordem, a sua coincidência, o seu nexo, a causa e a consequência. E os factos rezam-nos um rosário distinto dos mistérios gozosos do primeiro-ministro alienado: contam-nos que Sócrates duvidava até que o Espírito Santo soprou.

    A revelação é um sinal de liberdade, que só a verdade proporciona, e uma oportunidade de adesão moral do povo. A rendição de José Sócrates ao socorro financeiro externo consente uma expectativa de derrota da deriva ditatorial que impôs ao País. Porém, a esperança só se concretiza na realidade se for animada pela união e determinação das forças patrióticas: há muito trabalho e muita luta pela frente. Perde-se quem se precipitar, afrouxar, excluir.

    “in Do Portugal Profundo”

    Gostar

  12. REVOLTA POPULAR's avatar
    REVOLTA POPULAR permalink
    7 Abril, 2011 08:46

    Pelos vistos, ainda há cegos e paranóicos analfabetos que não sabiam que portugal TODAS AS SEMANAS pagava juros incomportáveis nos empréstimos imprescindíveis para funcionar diariamente.

    onde chega o sectarismo doentio e servidão socrática desta cambada.
    como se esse juros não fossem um garrote para as gerações futuras
    e impossíveis de manter durante meses
    e não fosse um capricho criminoso do Sókas

    Gostar

  13. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    7 Abril, 2011 08:57

    Temos a agradecer aos JMLM’s e aos partidos que apoia ter-nos entregue “ás mãos da finança”
    Não há outra coisa que sustente o Estado Social que não seja a Finança e os Mercados.
    Sem o dinheiro dos outros acaba o soci@lismo.
    E o choradinho que você faz pela “Europa” é pela falta de impressão de notas, com consequente desvalorização -lá chegaremos- e assim destruir as poupanças das pessoas, ou seja o seu trabalho de vida.

    Gostar

  14. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    7 Abril, 2011 09:03

    Sátiro, eu não estava a analisar a sondagem. Aliás, já desisti de as compreender e deixo essa tarefa a pessoas como o Pedro Magalhães e outros como ele. ( Blogue dele: http://margensdeerro.blogspot.com/)
    .
    .
    O que eu reparo é que o Sócrates e o PS vão capitalizar este pedido de intervenção externa, culpabilizando o PPC e o PSD pelas medidas do FMI. E, se fosse responder ao PMF, diria que o PPC vai perder os votos de grande parte dos afectados pelas medidas que aí vêm, em especial os pensionistas e os funcionários públicos. Sim, porque estes vão sentir a dor e aceitarão a versão “cor-de-rosa” do Sócrates, que o seu sofrimento é devido à irresponsabilidade do Passos Coelho.
    .
    .
    Vejamos isto. Faz sentido que os dois principais responsáveis pela capitulação portuguesa a esta intervenção externa e pela bancarrota do país sejam os mesmos que vão negociar um importante acordo internacional, que vai marcar o país para os próximos anos? Faz sentido que o Sócrates e o Teixeira dos Santos, demissionários, que se recusam a introduzir as portagens nas SCUTS, por exemplo, por falta de “constitucionalidade”, tenham agora legitmidade para assinar o acordo com o FMI? Isto fa-lhe sentido? A mim não. Como cidadão português, que conhece alguma coisa do que se passa em Portugal, a mim causa-me nojo. Um profundo nojo. É como meter o ladrão a dar sentenças em tribunal á sua quadrilha, após terem sido apanhados em flagrante delito a gamar. Tudo isto não faz sentido. Tudo isto me enoja.
    .
    .
    No estrangeiro o governo é visto como vítima. Em Portugal já pouco falta. Faz sentido? Não, não faz.
    .
    .
    A questão é esta caro, Sátiro. O PS tem uma base eleitoral e de apoio que se sustenta no parasitismo estatal. Vai desde o mero varredor de ruas, funcionário de uma cámara socialista ao banqueiro Espirito Santo. E estes apoiarão sempre o Sócrates, porque dirão que a culpa da intervenção externa será do PSD e será o espirito patriótico do PS a impedir um acordo mais duro para Portugal. Do género. O acordo prevê o despedimento de 10 mil funcionários públicos, mas se não fosse o PS, seriam 100 mil.. Se não fosse o PS mas o PSD, seriam 100 mil funcionários públicos para a rua, sabiam? E a base eleitoral do Sócrates e do PS baterão palmas ao “magnifico trabalho patriótico” do criminoso.
    .
    .
    Alguém acredita que o acordo Portugal/FMI irá mesmo fazer as reformas estruturais necessárias ao país para crescer? Não. Quem o acredita está bem enganadinho. Basta ver o que se passa na Grécia para o entender.
    .
    .
    Alguém acredita que o acordo Portugal/FMI irá centrar-se em superávites orçamentais e redução da dívida estatal? Não, não foi isso que se passou na Grécia.
    .
    .
    Em suma, o acordo Portugal/FMI, negociado pelos autores do crime será apenas para evitar o colapso completo de Portugal. Pouco mais. No resto, o Estado, com mais ou menos algum emagrecimento, continuará a ser como era dantes. Não tenhamos ilusões.
    .
    .
    Os custos é que serão de tal forma tão grandes, para tão poucos resultados, que vai ser mesmo uma, outra vez, oportunidade perdida para reformar o Estado.
    .
    .
    Mas, repito, o PSD e o PPC vão pagar o ónus das medidas que vão ter que ser tomadas para evitar a paralisação financeira completa do país. É a vida! ;))

    Gostar

  15. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    7 Abril, 2011 09:08

    Olha, caro Sátiro. Apenas lhe digo isto. O acordo Portugal/FMI negociado pelo Sócrates e pelo Teixeira dos santos, será apenas um que permita ao PS continuar a vender a ilusão da salvação do Estado Social. Mas no resto, nada será tocado. E, mais interessante é isto. O PSD, mesmo que ganhe, vai governar com o que o PS lhe deixar como herança nesse acordo. Nem mais, nem menos. O que é ainda mais anedótico, ver os criminosos a deixarem os policias a seguirem o guião que eles escolheram. Pior era impossível. Este PPC é mesmo um cabeça. Vai governar, se governar, com o programa “eleitoral” alheio. lollololololol

    Gostar

  16. O SÁTIRO's avatar
    7 Abril, 2011 09:24

    Caro Anti Comuna
    concordo que o Sócrates vai armar gigantesca campanha mediática (tem lá os lacaios) para fazer implodir as medidas gravosas sobre o PPC
    isso é óbvio
    e falta saber se o PPC aguenta…embora, pessoalmente, me pareça que sim
    afinal, há dois anos sókas teve 35%…e a pintar o país cor de rosa.
    quanto ao voto útil da esquerda, ele é mais do que evidente…que não precisa análise especial

    Gostar

  17. berto's avatar
    berto permalink
    7 Abril, 2011 09:37

    Anti-comuna, só não concordo numa coisa: PPC e Sócrates são as faces da mesma moeda. Um pode parecer mais bonzinho ou menos mentiroso, mas não deixa de ser um sonso. O capital sabe escolher bem os seus lacaios.

    Gostar

  18. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    7 Abril, 2011 09:53

    O Capital foi muito bom para ti Berto. Emprestou-te muito dinheiro. Só estás chateado porque não foi mais e não podes pedir indefinidamente.

    Gostar

  19. berto's avatar
    berto permalink
    7 Abril, 2011 09:59

    Lucklucky, pelos vistos o capital continua a escolher bem os seu lacaios.

    Gostar

  20. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    7 Abril, 2011 10:00

    “e falta saber se o PPC aguenta…embora, pessoalmente, me pareça que sim”
    .
    .
    Se aguenta até ás próximas eleições? Claro que sim. Se se aguenta no poder 4 anos? Eu, claramente, digo que não.
    .
    .
    Faz sentido que o maior partido da oposição, sob o espectro de voltar ao poder, vá ficar condicionado logo á partida por um acordo negociado pelo governo cessante, responsável pela bancarrota do país? Mas este PPC é idiota. Eu nunca aceitaria. Mas como ele é um cabeça de vento, aceita de bom grado. dando razão aos que dizem que ele o que quer é o tal pote, que antes dizia não ter pressa em o dominar.
    .
    .
    Eu vou-lhe dar alguns exemplos de que ele não estava preparado para o que estamos a viver. E olhe que não sou sócretino, porque se o fosse, talvez encontrasse mais alguns exemplos anedóticos do tipo de fibra que o PPC é feito.
    .
    .
    i) O PPC nega-se a aceitar o tal PEC IV e as explicações foram de tal forma mal dadas, que ainda hoje os portugueses não sabem qual a razão do seu chumbo. Por um lado, a linha de argumentação do PSD é que o problema essencial não era o PEC IV mas a má gestão dos anteriores, que este pouco iria alterar o inevitável. Intervenção externa. Esta linha foi inicial, vendida em especial pelo Arnault. Mas depois, como o Sócrates encostou o PSD à parede, lá voltou o PSD a tentar vender a ideia que aquele PEC era mau, que deveria haver um melhor. Que fosse mais fundo. Ou seja, o Sócrates começou a dizer e bem: o PSD afinal quer um PEC ainda mais duro, logo inventou uma desculpa para derrubar o governo.
    .
    .
    ii) O PSD diz agora que era inevitável a intervenção externa e deveria ter sido pedido esta vinda do FMI há mais tempo. Mas se o PSD já previa a falência do Estado, porquê que não tinha medidas alternativas prontas para evitar esta vinda do FMI? Ao próprio PEC IV? Se era tão evidente, porque não se preparou para a vinda do FMI? O PSD tem alguma matriz já preparada para negociar com o FMI? Que tipo de medidas tem o PSD alternativas ás do PS, do governo, para apresentar ao FMI? Ou está apenas o PSD preocupado em chegar ao poder, independentemente do tipo de medidas que o acordo vai delinear? Que alternativas tem o PSD ao PEC IV, ao acordo FMI/Portugal e ao PS?
    .
    .
    iii) Que partido és este, o PSD, que diz estar aberto à intervenção externa do FMI, mas aceita governar com uma herança delineada pelo FMi e pelo actual governo? Afinal o que quer o PSD? Mudar o país ou ocupar o poder pelo poder, independentemente do tipo de políticas que venham a ser implementadas em acordo com o FMI? Se o PSD apenas tomar conta do poder e aceita as medidas que o acordo Portugal/FMI para quê enganar os portugueses, dizendo que está a preparar um programa de governo e medidas quando o acordo FMI/Portugal inviabiliza qualquer programa de governo? Isto não quer dizer que o PSD apenas está preocupado com a tomada de poder, independentemente do que vier a ser o acordo Portugal/FMI?
    .
    .
    iv) Se o PSD previa esta bancarrota, porque não mandatava o PR para criar uma comissão ad hoc, que integrasse todos os partidos e sociedade civil, que daria o apoio técnico para a assinatura de um acordo com o FMI? Integrando as propostas de todos aqueles que contribuíssem, em especial o maior partido da oposição, que se configura como o partido que liderará o próximo governo? Porquê que o PSD, em vez de atribuir ao PR o mandato para negociar em nome de Portugal, mandatou o governo PS, o tal responsável pela bancarrota do país, para negociar um importante acordo destes, que condicionará o país para os próximos? Será porque o PSD não sabe o que deve fazer para salvar o país? E está à espera que sejam os outros a delinear a estratégia com o FMI, limitando-se depois a ocupar o poder? Sem atender ás suas próprias ideias e estratégia ideológica? Porquê que o PSD se limita a esperar que sejam os outros a encontrar as soluções para tirar o país da bancarrota?
    .
    .
    Eu nestas quatro razões, e poderia enumerar mais algumas, apenas denoto a completa imbecilidade do actual líder do PSD. Que não sabe o que quer para o país, não está preparado para o dizer ao país, não sabendo, apenas se limita a aceitar tomar conta do poder, condicionado pelas ideias, soluções e propostas negociadas pelo actual partido do governo., Servindo-se apenas do PR para consagrar a chegada ao poder, independentemente das ideias e medidas, que o acordo Portugal/FMI consagrará e condicionará a sua actuação futura.
    .
    .
    É mau demais para ser verdade. Este PPC é mesmo um cabeça de vento. Ou se não o é, uma anedota como líder político. Estando disposto a governar com qualquer programa de governo, e o acordo portugal/FMi será o programa de governo que será implementado após as eleições, independentemente do partido ou partidos que vierem a formar governo. Ou seja, PPC apenas está interessado no pote d0 poder, aceitando de bom grado o que quer que seja negociado pelos responsáveis da bancarrota do país. Faz sentido isto? A mim não. Afinal, se era previsivel que o país teria que recorrer à intervenção externa, ele já deveria ter um programa bem delineado e alternativo, quer ao tal PEC IV, quer ás próprias propostas do actual governo ao FMI. Se não o tem e era então tão previsivel, quer dizer que ele está à frente do maior partido da oposição, mas faz as coisas em cima do joelho.
    .
    .
    Nestas horas de dificuldade, é que se vê a fibra dos grandes políticos. PPC é apenas um politiqueiro, mais preocupado em tomar conta do poder, que mudar mesmo Portugal. Em termos de marketing está a ser arrasado pelo governo e em termos de profundidade da sua actuação, não passa de um mero tarefeiro, que executa qualquer coisa, desde que lhe dêm o tachinho.
    .
    .
    Em suma. PPC vai-se aguentar até ás eleições, mas não governará 4 anos e, repetindo o que se passou quando a direita esteve no poder, sairá vergada por uma profunda derrota política e ideológica. O PS sai agora do poder, mas vencerá ideologicamente o futuro.

    Gostar

  21. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    7 Abril, 2011 10:06

    “Lucklucky, pelos vistos o capital continua a escolher bem os seu lacaios.”
    .
    És um deles, contigo e os partidos que votas “o capital” tem sempre negócio garantido. Vais ver os juros que vais pagar por não quereres défice zero. Segundo o Orçamento pagarias 630 euros de juros este ano. É só o mesmo que vais pagar para o Ministério da Educação. “Pagarias” pois é uma valor obviamente já ultrapassado pela realidade.

    Gostar

  22. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    7 Abril, 2011 10:55

    Os passos que se seguirem terão necessariamente a ver com uma convergência PSD, PS e CDS.
    Ou seja, a primeira medida terá de ser tomada pelo PS para despedir o Sócrates e comandita.
    Sem isso não sei qual será a posição da UE.
    Eu saberia o que fazer.
    Se não, perguntem ao Mário Soares sobre o que ele pensa do Sócrates.

    Gostar

  23. Outside's avatar
    Outside permalink
    7 Abril, 2011 11:19

    E eis que, à beira, à beirinha do precipício, as diferenças se mostram, o aparente se desvanece para ficar tão e tão só a fibra, a essência, a moral, a inteligência.
    Discordamos em algumas coisas, não poucas mas suficientes, porêm, agora, chegados aqui, nos encontramos cientes e lúcidos, sem compromissos ou interesses.
    Subscrevo neste post os comentários colocados pelo Lucky e pelo Anti.
    Fiquem bem.

    Gostar

  24. Pardal's avatar
    Pardal permalink
    7 Abril, 2011 11:23


    “Sempre dirá com um pouco mais de veemência aquilo que já se sabia ser o rumo da sua campanha : eu não queria, eu resisti, mas eles (a oposição e, em especial, o PSD), provocaram uma crise política! A culpa (de quê?!) é toda deles; eu é que tinha razão. No fundo, para além da vitimização, será a estratégia da confusão: criar-se a ilusão de que a crise financeira advém da supostamente “recente” crise política – e não o contrário! Mas, e o PSD?”

    Discordo Totalmente! Totalmente!
    A sua visão é ingénua…

    Sócrates pensou, gerou, geriu, fomentou e acalentou as razões que levaram ao “chumbo” do PEC IV, que não passou de um pretexto para se demitir… e tentar vitimizar… Não vai conseguir pois é o primeiro culpado!
    Tudo tem uma lógica linear…

    Não o ver … é ser cego ou interessado.

    Gostar

  25. PMF's avatar
    7 Abril, 2011 12:13

    Caro pardal,

    acho que o problema não propriamente “não ver” (se vir pot’s anteriopres perceberá isso mesmo), mas não saber ler!!

    Gostar

  26. PMF's avatar
    7 Abril, 2011 12:16

    Caro Pardal,

    acho que o problema não é propriamente “não ver” (se vir pot’s anteriores perceberá isso mesmo), mas não saber ler!!

    Gostar

  27. tina's avatar
    tina permalink
    7 Abril, 2011 12:18

    “Ir “bater à porta do FMI” nunca será uma vitória, para este ou qualquer outro país. Estamos derrotados. Assim ficamos a saber que o modelo Europeu é “fraquinho”, que o Euro é “fraquinho”, ”
    .
    É uma grande vitória para Portugal porque irá deixar de deitar dinheiro à rua e assim há esperança para a economia voltar a crescer . O modelo europeu está a falhar porque é só isso que o PE e a Comissão sabem fazer, atirar dinheiro para todos os problemas e nem se dão ao trabalho de ver se as coisas funcionam. Onde é preciso trabalho, empenhamento, suor e lágrimas, tudo os o que os europeus fazem é deitar à rua o dinheiro dos outros. É este o grande modelo social europeu e é por isso que não funciona.

    Gostar

  28. Outside's avatar
    Outside permalink
    7 Abril, 2011 13:36

    Pessoas destas com poder de voto ainda são mais perigosas que os de má fé.
    Santa ignorância!!!

    Gostar

Indigne-se aqui.