Saltar para o conteúdo

Nobre Boaventura!

11 Abril, 2011
by

Acabei de ouvir, na TSF, o Professor Boaventura Sousa Santos  – que, para além da reconhecida carreira internacional de investigador junta, também ao seu curriculum e entre outras coisas, o facto de ser consultor de Chàvez e de Evo Morales – criticar FERNANDO NOBRE pelo facto de este ter aceitado ser cabeça de lista, em Lisboa, pelo PSD. E, sobretudo, por NOBRE poder vir a ser (caso o PSD vença as eleições) o próximo Presidente da Assembleia da República.

Boaventura acha que NOBRE “sucumbiu à vertigem do poder” e, em toda crítica Boaventuriana, nota-se, subjacentemente, uma elevada censura ética e moral. Não se percebe bem se essa censura resulta de NOBRE poder vir a ser o próximo Presidente da Assembleia da República ou se deriva, implicitamente, do facto de se ter associado, como independente, ao PSD….

É, no mínimo, curiosa, a acusação de “vertigem do poder”, vinda de quem é próximo (e apoia) os “desprendidos” (do poder) Chávez e Morales….

 No entanto, o que parece, sobremaneira, injusto e mesmo contraditório é o tom de censura moral com que tenta estigmatizar NOBRE. Vertigem do poder? Por poder ocupar o cargo de Presidente da Assembleia da República?  Então NOBRE que, em termos de resultados, surpreendeu nas últimas Presidenciais, não pode, agora, ser candidato nas legislativas? Deixa de ter moral, por se apresentar pelo PSD?

Afinal, se há um partido que se abriu a independentes (independentes até mesmo com um discurso “anti-partidos”) poderá, pelo menos, dar-se o crédito de que algo de novo em relação ao que tradicionalmente se critica nos “aparelhos”, estará a suceder… O mérito – com muita pena de Boaventura, imagino eu – é que os partidos portugueses mais “Chavistas” e “Moralesistas” não tenham tido a coragem de fazer o mesmo!

Dois pesos e duas medidas (e um enorme preconceito), também para a tal “moral” política de Boaventura, consoante, na sua cabeça, os actos vêm da “sua” esquerda ou não?

30 comentários leave one →
  1. Gil Vicente permalink
    11 Abril, 2011 12:14

    Tudo isso e muito certo PMF. Mas o que interessa, a mim e a muitas pessoas e responder a isto:
    “Cabe assim perguntar, nas circunstâncias em que o PSD lançou o «independente» Fernando Nobre, que «valores» irá o candidato defender na Assembleia da República em nome do PSD e da alternativa de direita que se espera venha a suceder ao governo do PS. Os mesmos que elogiou ao Bloco de Esquerda nas eleições europeias de 2009? As ideias do Bloco que, segundo o próprio, sempre defendeu nos seus «livros»? E, já agora, será que este candidato do PSD é a mesma pessoa que, em 2009, pedia para não o abordarem com «a teoria de quanto menos Estado, melhor Estado, porque sabemos a que isso nos conduziu»? Continua na achar, o agora candidato do PSD à presidência da Assembleia da República, que há pouco estado em Portugal? E Passos Coelho revê-se no que este homem diz (ou disse, sabe-se lá!), ao ponto de fazer dele o cabeça de lista por Lisboa, ou será que só lhe interessam os 14% dos votos que ele teve nas presidenciais?”
    E isso ainda nao vi ninguem fazer…
    Cumprimentos

    Gostar

  2. 11 Abril, 2011 12:16

    Estou em crer,
    que se Bush ou Berlusconi quisessem Boaventura como consultor,
    este não recusaria.
    Trabalho é trabalho.
    Mesmo o Nobre,
    ao aceitar cargos políticos,
    será para defender a sua dama,
    a AMI.

    Gostar

  3. 11 Abril, 2011 12:22

    Fernando Nobre com a sua candidatura a Presidentre da Republica em nome dos “fora da partidatite” deu um impulso aos movimentos acima dos partidos

    Gostar

  4. Pinto permalink
    11 Abril, 2011 12:23

    Não é só o Boaventura. Veja-se a mudança de direcção do Daniel Oliveira:

    3 de Junho de 2009
    Quando Helena Matos tiver feito um centésimo do que Fernando Nobre fez por tantas pessoas talvez o possa tentar achincalhar (…) Tendo como alvo um homem com a história de vida e as provas humanas do fundador da AMI, ficará sempre a perder
    E em resposta a um comentário meu, no mesmo post: Pinto, acho que não percebeu o que escrevi (…) O que distingue Nobre da generalidade das pessoas é a sua genorisidade (…)

    11 de Abril de 2011:
    Fernando Nobre vai ser cabeça de lista do PSD no circulo de Lisboa. Contra um homem de convicções – mesmo que não sejam as minhas – como Ferro Rodrigues, o PSD aposta num ziguezagueante populista (…) Quanto a Fernando Nobre, é tudo muito banal e triste (…) Não sou dos que acham que toda a gente tem um preço. Mas ficámos a saber qual é o de Fernando Nobre: um lugar com a dimensão da sua própria vaidade (…) quem tem apenas a sua suposta superioridade moral como programa e quem entra no combate político desprezando quem há muito o faz nunca é de confiança. Um dia terão que se decidir. E Nobre decidiu-se: escolheu a direita ultraliberal em troca das honras de um lugar no Estado. Na hora da compra, os vaidosos têm uma vantagem: saem mais baratos. Não precisam de bons salários ou de negócios. Basta dar-lhes um trono e a sensação de que são importantes. Vendem a alma por isso.

    Gostar

  5. lucklucky permalink
    11 Abril, 2011 12:23

    “Deixa de ter moral, por se apresentar pelo PSD?”
    .
    Obviamente que sim, uma vez que disse que concordava com o Bloco de Esquerda.
    Por isso onde mentiu? E se não mentiu onde, e porquê mudou?

    Gostar

  6. 11 Abril, 2011 12:25

    Fernando Nobre com a sua candidatura a Presidentre da Republica em nome dos “fora da partidatite” deu um forte e importante impulso aos movimentos dos cidadãos.
    Agora o Fernando Nobre deu um tiro de morte a quem acreditava na independência dos autores desses movimentos.
    Querem é tacho.
    Dar nas vistas.
    Receber o apoio do povo para depois utilizar os votos em proveito próprio.
    Só “canalhada”…

    Gostar

  7. A C da Silveira permalink
    11 Abril, 2011 12:27

    Os cães ladram e a caravana passa. Todas estas reacções, só vêm dar razão a Passos Coelho, quando fez esta escolha. Se não se sentissem ameaçados, Nobre sempre teve 500 mil votos, não reagiam com esta violencia. Mas quem é o Boaventura Santos para falar de Moral?

    Gostar

  8. lucklucky permalink
    11 Abril, 2011 12:28

    “Não é só o Boaventura. Veja-se a mudança de direcção do Daniel Oliveira”
    .
    E ? É lógico que o Daniel mude de direcção depois de o Nobre mudar de direcção.
    O que se pode criticar no Daniel é que estava muito contente como uns boys do PSD estão muito contentes por causa de uma contratação.

    Gostar

  9. A. Silva permalink
    11 Abril, 2011 12:28

    A história de NOBRE é mais um triste episódio da falta de nobreza na politica portuguesa.

    Gostar

  10. anti-comuna permalink
    11 Abril, 2011 12:40

    “O que se pode criticar no Daniel é que estava muito contente como uns boys do PSD estão muito contentes por causa de uma contratação.”
    .
    .
    Bem metida esta. ahahahahahha
    .
    .
    Esta candidatura até parece uma comédia italiana. lolololololol
    .
    .
    Até deu para o Edmundo Pedro dar sinais que continua viril como sempre. O que é agradável. E ver a padralhada de esquerda muito chateada porque as suas seitas perderam um dos seus pastrores favoritos. ahaahhahah
    .
    .
    A TVI até diz que o facebook está estado de choque, veja-se lá como se trabalha a nível de marketing politico! ehheeheh
    .
    .
    “Facebook de Fernando Nobre em choque com passagem para o PSD”
    .
    In http://www.tvi24.iol.pt/politica/fernando-nobre-psd-eleicoes-legislativas/1245802-4072.html
    .
    .
    Bom, ninguém quer apresentar a Roby como candidata á AR? Pode ser que eu vote nessa moçoila…

    Gostar

  11. anti-comuna permalink
    11 Abril, 2011 12:49

    Mas veja-se como esta gente é:
    .
    .
    “Quantos Nobres cabem na AMI?”
    .
    “Quanto custa um vaidoso?”
    .
    In http://arrastao.org/
    .
    .
    Eu, agora, até acabo por ter pena do homem. Quando andava aos beijos e abraços com eles, era o maior. Um coração do tamanho do mundo. Nem reparavam no nepotismo da organização a que este homem ainda preside. Mas como se “vendeu” a um partido da direita, além de já repararem no nepotismo, também já lhe chamam vaidoso. Como se chamar vaidoso a um político fosse em si mesmo todo um tratado de filosofia política.
    .
    .
    Bom, serve para os Nobres deste país se aperceberem de que massa é feita a esquerda portuguesa. Sectária até dizer basta.

    Gostar

  12. 11 Abril, 2011 12:49

    Por definição, os partidos são organizações cuja principal finalidade é chegar ao poder. É mesmo assim, e não há nada a opor a isso. O problema é a dificuldade que outros (os “independentes”) têm quando tentam fazer o mesmo.
    Curiosamente, muitos dos que chegam ao poder com um discurso anti-partidos acabam por formar o seu ou associar-se a outros já existentes.
    Salazar criou a União Nacional;
    Ramalho Eanes fundou o PRD;
    Helena Roseta, inicialmente eleita com o seu MIC, acabou por se associar à candidatura de António Costa;
    Manuel Alegre, que teve uma óptima votação quando era “independente”, não descansou enquanto não se pendurou no BE e no PS.
    E por aí fora.
    Fernando Nobre é apenas mais um que, depois de ter uma boa votação com o discurso anti-políticos e anti-partidos, deita pela borda-fora essa mais-valia. Mas cada um lá sabe de si…

    Gostar

  13. 11 Abril, 2011 13:00

    Mas quem é o Boaventura Santos para falar de Moral?
    Mas quem é o Boaventura Santos ?
    Porque é que se dão ao trabaho de interrogar luminárias que ninguém conhece.
    Exerce algum cargo político, é dono de alguma empresa importante para Portugal, casou com a Lili Caneças?
    Quem é este homem?

    Gostar

  14. Portela Menos 1 permalink
    11 Abril, 2011 13:03

    Para compor o ramalhete Nobre podia levar MSoares com ele.

    Gostar

  15. 11 Abril, 2011 13:28

    Acho que o PSD, com a fome de poder que tem, fez muito bem. Mas o Fernando Nobre era o último a alimentar essa fome depois do que disse aos seus apoiantes, depois do que disse após as eleições para PR. Aceito que para o PSD valha tudo, não aceito que o Nobre de nome mande às urtigas a nobreza que sempre saiu da sua boca.

    Gostar

  16. efe permalink
    11 Abril, 2011 14:11

    Escolher uma figura como Fernando Nobre para presidir à A.R. (desse Fernando Nobre que os anteriores comentários já traçaram o retrato – de homem que vem de fora dos partidos e que lhes é crítico), é uma tentativa de reconciliação entre os políticos e os eleitores desiludidos com a prestação dos partidos e, simultaneamente, uma tentativa de atenuar a crispação partidária. Querer ver mais do que isto é fazer o mesmo jogo que se critica aos políticos de baixa qualidade: o ensaio do cinismo e da hipocrisia.

    Gostar

  17. 11 Abril, 2011 14:20

    logo, perante judite de sousa, amansada(ela apenas eriça o pelo da juba face a Sócrates), logo, passos coelho dirá que Nobre é uma prova do novo psd: a nova maioria absoluta;o novo independente presidente da AR:
    passos anunciará toda a sua NOVIDADE( e os espectadores da tvi serão embevidamente iluminados por estes dois loiros postiços!

    Gostar

  18. licas permalink
    11 Abril, 2011 14:44

    Não se está FARTO se saber que quando algumo presidente (mesmo que seja de uma república das bananas) se proclame socialista anti-US, está automática e *for ever* ilibado do crime de pretender eternizar-se no PODER? Assim é H. Chavez , os Castros e quejandos.
    Aprendam, seus burros !!!

    Gostar

  19. Portela Menos 1 permalink
    11 Abril, 2011 14:48

    “Quem é este homem?”
    Uma figura universitária reconhecida mundialmente.

    Gostar

  20. Portela Menos 1 permalink
    11 Abril, 2011 14:50

    “Exerce algum cargo político, é dono de alguma empresa importante para Portugal, casou com a Lili Caneças?”
    eis os critérios dos nossos inteligentes para uma pessoa ser reconhecida!

    Gostar

  21. Arlindo da Costa permalink
    11 Abril, 2011 15:16

    Acho que Fernando Nobre fez um grande favor ao PS.
    Maior tiro no pé não podia acontecer ao Coelhinho Querido.
    Como disse Napoleão, quando o inimigo está fazendo asneira, não devemos interrompê-lo.

    Gostar

  22. JCardoso permalink
    11 Abril, 2011 15:53

    Boaventura, Manuel Alegre que já está a ficar mais solto da língua desde que foi ao comício fazer claque pelo grande líder e já lhe dá para falar de «independência flexível», ele que em matéria de coerência é mais flexível que o melhor vime do cesteiro e mais uns tantos que vão esticar o pescoço para a comunicação social avençada, estão a ignorar que o grande líder também andou a cotejar o Fernando Nobre. Pelo menos gostaria de o ter para enfeite como aqueles que saltaram da área do BE para o PS e assim que viram consumada a aprovação do diploma do direito ao casamento dos homossexuais, pisgaram-se para o seu mundinho arco-íris.

    Gostar

  23. 11 Abril, 2011 16:54

    Portela Menos 1
    Posted 11 Abril, 2011 at 14:50 | Permalink

    Meu caro universitários reconhecidos internacionalmente por serem de esquerda temos aí aos caixotes, até o Dr. Louçã o deve ser.
    E sim, quem merece respeito em Portugal é quem cria riqueza não quem vive encostado ao Estado a mamar riqueza.
    O homenzinho já fez alguma coisa fora do Estado, ensine-me por favor.

    Gostar

  24. Portela Menos 1 permalink
    11 Abril, 2011 17:06

    fado alexandrino
    Posted 11 Abril, 2011 at 16:54
    .
    farto-me de procura um País com Estado Zero e estou quase a desistir…
    pode ser que o Fado me possa indicar um ; até os USA estiveram quase a encerrar os serviços públicos por não existir acordo sobre o orçamento; mas, quem sabe, talvez o Fado me vá dizer a seguir que as EMPRESAS PRIVADAS que “criam riqueza” encostadas às obras públicas, incluindo PPP, não mereçam outro título do que o de Mamonas !

    Gostar

  25. 11 Abril, 2011 19:18

    Portela Menos 1
    Posted 11 Abril, 2011 at 17:06 | Permalink

    Pois não.
    Alguns estados gastam melhor o seu dinheiro outros não, é a diferença.
    Estive a ver os prémios que a Luminária Internacional ganhou, são bons da Venuzuela 2 de Cuba 1 México 2 Brasil 4 e claro uma comenda em Portugal.
    Um dia os outros continentes também o virão visitar a Coimbra.

    Gostar

  26. Fredo permalink
    11 Abril, 2011 22:11

    Leiam-se os indicadores, analisem-se os sintomas:
    O facto de o Alindo da Costa não ter gostado desta escolha prova que Passos Coelho fez muito bem em convidar Fernando Nobre.

    Gostar

  27. João C permalink
    11 Abril, 2011 22:54

    Mas estavam à espera de quê? Vindo de alguém que é consultor de duas “cabeças” como Morales e Chavez…só podia. É mais um dos acólitos de Socras e C.ª. Vergonha é o que lhes falta. Mas a isso já nós estamos habituados.
    Atenção, este meu comentário não quer dizer que concorde com a escolha de Fernando Nobre…

    Gostar

Trackbacks

  1. Ela há coisas que só vistas « BLASFÉMIAS
  2. O homem que salva vidas é vaidoso « O Insurgente
  3. Fernando Nobre e Boaventura Sousa Santos « O Insurgente

Indigne-se aqui.