Saltar para o conteúdo

No jogo do marketing eleitoral

21 Abril, 2011
by

… chegou a hora do factor: “a minha sondagem é melhor do que a tua“…

43 comentários leave one →
  1. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Abril, 2011 09:10

    Acenda uma velinha e reze muito a esta senhora:
    .
    .

    .
    .
    A maior hecatombe política desde há bastantes anos. Nunca se viu uma hecatombe destas, um partido a dois meses de eleições quase na maoria absoluta e em menos de 1 mês já estar atrás nas sondagens.
    .
    .
    Quando se cometem demasiados erros, quase de amador, contra uma máquina de intoxicação e propaganda governamental..
    .
    .
    E ainda os vou ver a criticar o eleitorado por não ser iluminado e não ver o caminho. Pffff!

    Gostar

  2. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    21 Abril, 2011 09:15

    CAA,
    .
    Facto: o Governo PS pode vir a ser reeleito (é disso que se trata), com prejuízos evidentes para Portugal.
    .
    A democracia a funcionar: escolhemos o calibre da bala que disparamos têmporas acima.
    .
    Culpe os portugueses, não as sondagens. Culpe a pusilanimidade de Pedro Passos Coelho, se quiser, que eu não culpo, pois ele é tudo menos pusilânime. Contudo, é isso que tem sido veiculado aos portugueses, e os portugueses têm sido estúpidos o suficiente para concordar.
    .
    Eu sempre posso emigrar. Sei de certeza falar mais línguas fluentemente que a maioria, e a minha fronteira linguística é interrompida pela Polónia e continua até Sakalina. Os outros escolherão a cama em que se deitam, com a agravante de que o homem já provou ao que vem e o pouco que vale.

    Gostar

  3. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    21 Abril, 2011 09:18

    Anti-Comuna,
    .
    E ainda os vou ver a criticar o eleitorado por não ser iluminado e não ver o caminho. Pffff!
    .
    Já o fiz, continuo a fazê-lo. Os portugueses merecem os idiotas que têm a governá-los, porquanto os escolheram. Não merecem a democracia, pois não sabem fazer escolhas.
    .
    Nega-o?

    Gostar

  4. Luis Gaspar's avatar
    21 Abril, 2011 09:20

    Claro. A culpa do irracional destas eleições é do povo. Não é de listas onde o Telmo do Big Brother e o CAA do Blasfémias são parte integrante. Também tinha essa ideia.

    Gostar

  5. campos de minas's avatar
    21 Abril, 2011 09:24

    «o Telmo do Big Brother»???

    Gostar

  6. campos de minas's avatar
    21 Abril, 2011 09:27

    Há uns dias atrás as sondagens eram todas boas sondagens….

    Gostar

  7. campos de minas's avatar
    21 Abril, 2011 09:28

    a razão toda estava na «fides» do Ti Arlindo eh eh eh

    Gostar

  8. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Abril, 2011 09:35

    Caro Colaço, a culpa neste caso é inteirinha do PSD e do seu líder. Veja este postal, porque o Pedro Magalhães já tinha chamado á atenção para este fenómeno:
    .
    .
    http://oinsurgente.org/2011/04/21/sondagens-2/
    .
    .
    Esta grande parte dos indecisos estão inclinados para escolher o PSD. Mas não o fazem porquê? Apenas efeito do congresso da seita religiosa? Apenas efeito da escolha desacertada do Nobre para a liderança da AR?
    .
    .
    Não. O eleitorado do PSD perdeu a crença que o PPC estava preparado para governar, anda à bolina e está a fazer política em cima do joelho.
    .
    .
    No outro dia o PPC dizia que deviamos esperar pelos números verdadeiros do Estado para apresentar medidas e um programa eleitoral. Ontem ficamos a saber que já começou a fazer propostas à troika e ao governo. Um completo ziguezague, que não se percebe bem o que quer o líder do PSD, o que anda a fazer e, caso ainda mais espantoso, está a ser cilindrado todos os dias pelo governo. Por isso esta hecatombe eleitoral.
    .
    .
    O Rui Albuquerque tem razão nas críticas que faz à direita. O PPC devia ter tido coragem em fazer rupturas. Penso que esse é o problema do eleitorado da direita, actualmente. Sabe que o país está a ser estoirado pela esquerda mas a direita não mostra um programa claro de ruptura e, ainda por cima, joga sempre à defesa, quando atacada pela esquerda. Ou seja, a direita está à espera que surja algo de novo e que rompa com o passado, mas não surge.
    .
    .
    O PS criou uma fábula para atirar as culpas da crise para cima do PSD e assim segura o seu eleitorado tradicional. E o PSD tem medo de fazer rupturas, é mole, e o seu líder não estava preparado para surgir como verdadeiro líder do país. Logo, o eleitorado da direita continua orfão de ideias e liderança.
    .
    .
    O Medina Carreira anda há anos a dizer que existe um partido 6 milhões. Esta gente revê-se no PS. E vão votar na defesa dos seus interesses. Não havendo quem os combata e não havendo verdadeira alternativa a esta democracia capturada por interesses, é natural que o PS venha a ganhar as eleições novamente.
    .
    .
    Esta é a minha leitura agora. Oxalá esteja enganado mas é o que parece estar a acontecer.

    Gostar

  9. Antonio Maria's avatar
    Antonio Maria permalink
    21 Abril, 2011 09:36

    Se está sondagem é verdadeira (duvido) o PPC ainda está a tempo de recuperar rumo a uma maioria absoluta. Deve abdicar de ser PM, ficando na AR como líder parlamentar e indicar JÁ quem deve ser pelo PSD o PM.

    Gostar

  10. campos de minas's avatar
    21 Abril, 2011 09:42

    bem visto A-C
    o psd parece o slb ontem a joga: sempre à defesa, sempre reactivamente!

    Gostar

  11. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Abril, 2011 09:42

    “Deve abdicar de ser PM, ficando na AR como líder parlamentar e indicar JÁ quem deve ser pelo PSD o PM.”
    .
    .
    Acho que perdia logo as eleições. Era a confissão involuntária de quem sabe que não está preparado para governar o país e liderar o país.
    .
    .
    Olhe, se calhar, o PPC até está a fazer de propósito para perder e não assumir em plenitude as suas responsabilidades.

    Gostar

  12. Piscoiso's avatar
    21 Abril, 2011 09:49

    Parece óbvio que os eleitores votam nos seus próprios interesses
    e não nos interesses de pretensos iluminados
    que os insultam quando não votam como eles.

    Gostar

  13. campos de minas's avatar
    21 Abril, 2011 10:01

    oh…o telmo do big brother faz capa no melhor jornal do mundo, ao passo que ninguém dá importância ao mui ilustre CAA!
    a marktest podia ao menos fazer uma sondagem em viana do castelo…

    Gostar

  14. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    21 Abril, 2011 10:05

    Piscoiso,
    .
    Os eleitores portugueses votam pelos seus interesses imediatos ou presumidos. Assim foi, assim sempre será. Vão atrás dos mentirosos (nega que o Sócrates não diz a verdade em campanha), desde que lhe afaguem o ouvido. De desgraça em desgraça voltam a meter o pé da poça, mesmo depois de o arrenegarem com confissões públicas.
    .
    Não acosso a si a sua opinião. Começa-me a ser óbvio que tanto sicofantismo tem uma destas origens: ignorância inocente, pardalismo irredutível, interesse económico ou o Campos de Minas é afinal o Pedro Silva Pereira sob pseudónimo. Escolha a melhor para si, embora em me incline bonomicamente para a primeira, o que me dá alguma margem para ainda pensar bem de si,

    Gostar

  15. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    21 Abril, 2011 10:09

    As sondagens são o que são, e valem o que valem. Se gostamos quando nos são favoraveis, temos que as aceitar quando não são.
    Embora desagradado com esta sondagem do DE que aparece depois de outra que saiu ontem, e dizia que 65% acham que a culpa desta situação é do Socrates, e 86% responsabilizam o governo, o que é que se pode concluir de tudo isto? Os portugueses não sabem o que querem? sofrem do Sindroma de Estocolmo? Eu não sei, mas se esta sondagem se confirmar nas urnas, o que aí vem será muito pior do que estavamos à espera. Bem precisamos da ajuda de Nossa Senhora de Fatima.

    Gostar

  16. campos de minas's avatar
    21 Abril, 2011 10:14

    caro Francisco Colaço,
    o campo de minas não se importaria nada de ser o silva pereira o nosso verdadeiro Richelieu!
    escute, eu também sou humano: e tal como voc,e também tenho inveja da argúcia do silva pereira!

    Gostar

  17. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Abril, 2011 10:14

    No fundo, no fundo, apenas o Rui Rio é capaz de gerar um projecto para a direita. Além das provadas dadas na autarquia do Porto, faz o diagnóstico correcto da actual situação. Veja-se o discurso dele, que tem poucos dias:
    .
    .
    “Após a integração na CEE, Portugal conheceu um novo período de crescimento económico; menos intenso e menos prolongado do que aquele que tinha conhecido antes da revolução, designadamente após a nossa adesão à EFTA, mas, ainda assim, um período em que nos aproximamos notoriamente do nível de vida dos nossos parceiros comunitários. Esse período conheceu um abrandamento no início da década de noventa, em parte agravado pela necessidade de cumprimento dos critérios de Maastricht para que o País lograsse entrar na moeda única ao mesmo tempo que todos os demais. O êxito no cumprimento desses critérios – que mais não eram do que critérios de respeito pelo equilíbrio das finanças públicas e pela estabilidade cambial – permitiu-nos, após 1995, enormes ganhos que, infelizmente, não soubemos aproveitar.

    Desperdiçamos, do ponto de vista orçamental, o crescimento económico da segunda metade da década de noventa e o consequente crescimento das receitas fiscais; desperdiçamos a brutal queda da despesa em juros da dívida pública, por força da aproximação da taxa de juro do escudo à taxa de juro do marco no seu trajecto para a moeda única; desperdiçamos a enorme receita proveniente das privatizações que, segundo a lei e o bom senso, deveria ter sido canalizada para redução da dívida pública e não para alimentar o monstro orçamental que se estava a criar. Uma situação ainda mais criticável do ponto de vista da estratégia económica de médio e longo prazo, quando sabemos que as exportações pouco significaram nesse crescimento, que assentou fundamentalmente na procura interna, com particular impacto nos preços dos bens não transaccionáveis.

    O crescimento dos salários acima do da produtividade ditou a perda de competitividade da nossa economia. Mas ditou também um nível desproporcionado de consumo que, apoiando-se igualmente na queda das taxas de juro, levou à inevitável degradação da nossa balança de pagamentos e à consequente acumulação de dívida ao exterior, que é precisamente o maior problema económico e financeiro que hoje temos pela frente. É a isto que se chama, em linguagem corrente, viver acima das nossas possibilidades.

    Foi, nessa época que, em termos de Orçamento do Estado, deveríamos ter acumulado superavit em vez de empenhar o nosso futuro com mais despesa pública, mais défice, mais dívida e, acima de tudo, mais desorçamentação. Desorçamentação que, na prática, visava apenas esconder dívida e despesa das contas públicas oficiais, apesar de qualquer um entender que tal manobra, mais dia menos dia, nos teria de cair em cima com estrondo e sofrimento.

    Sob a forma de parceria público privada, de falso project finance, de SCUTs, de passivo mais ou menos avalizado, de insuficientes indemnizações compensatórias ao sector dos transportes ou de imaginativa engenharia financeiro-bancária, tudo serviu para fazer despesa e assumir compromissos futuros fora do Orçamento do Estado. ”
    .
    In http://www.cm-porto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/16423
    .
    .
    Clarinho como a água. É isto que é preciso explicar aos portugueses. É isto que importa confrontar a teia de interesses instalados em Portugal e partir para o ataque, sem meias medidas. Porque, esta teia de interesses, é evidente enquanto acreditar que a mama é sustentável, prefere votar no PS que em alguém que não é carne nem é peixe.
    .
    .
    Novamente a palavra ao Rui Rio:
    .
    .
    “O Euro 2004 é um dos bons exemplos que se podem dar para tentar explicar o porquê da situação em que nos encontramos. O porquê do ponto de vista financeiro e do ponto de vista político, já que os erros se distribuíram por ambas as dimensões.

    Baralhamos os valores estruturantes da nossa sociedade, depreciamos a ética e o respeito pelos outros, quase clamamos a impunidade como direito adquirido e assumimos os valores materiais, como a principal razão da nossa existência e da nossa afirmação social.

    Há muito que estes sintomas eram claros na nossa sociedade. Há muito que devíamos ter percebido que o caminho que trilhávamos não podia conduzir a bom resultado. Há muito que devíamos ter escutado, em vez de ter criticado, aqueles que têm vindo a alertar o País em geral, e os partidos políticos em particular, para a necessidade de se mudar de rumo e de mentalidade. ”
    .
    .
    E ele mesmo se batendo contra os poderes instalados (que até fazem dele o inimigo de estimação de muitos mentecaptos e fanáticos da bola) conseguiu ganhar duas eleições. Ou seja, se houver projecto, ideias claras e combatividade a explicar isto aos portugueses, é possível mudar o definhamento progressivo do país. E não com molezas que nem se defende dos vis ataques nem é capaz de contra-atacar.
    .
    .
    Um exemplo sintomático da falta de capacidade de PPC. Aquela inauguração paga a peso de ouro com os dinheiros de todos nós, para fazer propaganda ao nosso hitlerzinho, deveria ter sido motivo mais que suficiente para levantar um coro da direita contra estas frivolidades. Alguém ouviu a liderança ou seus dirigentes clamarem para a pouca-vergonha daquele acto propagandista? Não. Se nem com estas patifarias feitas pelo Sócrates acontece um coro de criticas, que faz mover o PSD e o seu líder?
    .
    .
    De longe, é Rui Rio o melhor potencial protagonista de uma viragem a sério á direita do país. Eu ainda sonho com a esperança de o ver a liderar um processo de ruptura em Portugal contra esta teia de interesses e corrupção à volta de Lisboa. Se não surgir em breve, temo bem que abandono de vez a “militância” por Portugal e já só passo a pensar em salvar o Norte de Portugal. E baterei palmas ao definhamento, estoiro e implosão do actual sistema político, corporizado pela corrupção, compadrio e teia de interesses de Lisboa e arredores.
    .
    .
    Por vezes na vida temos que saber tomar opções. De assumir rupturas. Eu, por mim, escolho a mais dura, difícil e mais profunda de todas as rupturas: acabar com Portugal e defender apenas a Independência do Norte. Como se costuma dizer, é preciso assumir as perdas para aproveitar uma nova oportunidade. Enfim.

    Gostar

  18. Piscoiso's avatar
    21 Abril, 2011 10:16

    Francisco Colaço,
    quem me diz que V.Exª. não é mentiroso?

    Gostar

  19. campos de minas's avatar
    21 Abril, 2011 10:23

    está um silêncio mui ruidoso à direita….
    parece que os blogueiros estão à espera que miguel relvas venha dizer como reagir à coisa…

    Gostar

  20. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    21 Abril, 2011 10:25

    Piscoiso,
    .
    A Minha Excelência poderia ser mentirosa.
    .
    A Minha Excelência afirma que Sócrates é um corrupto mentiroso. Não é mentira, e ele (o Sócrates) persiste em confirmar essas acusações todos os dias. Ao contrário, a Sua Excelência defende-o com mentiras. Por exemplo, diz que ele é corajoso; contudo recuou em tudo o que lhe faria perder votos, navegando à bolina. Diz que a culpa da crise é do PSD; contudo quem fez a dívida e governou nestes últimos quinze anos foi maioritariamente o PS. Diz que o Défice (com maiúscula, dado que de tão grande já tem NIPC e pessoa colectiva) estava controlado em 2008. Contudo sua excelência não refere que a dívida crescia galopante nesse mesmo ano, dando a entender que os números do défice eram tão acertados e credíveis como as previsões do Professor Karamba.
    .
    Não sabe portanto se eu sou um mentiroso. Tem esse direito. Pois eu sei que o Piscoiso é um mentiroso. E azar o seu, pela sua boca perdeu o direito de me desmentir.

    Gostar

  21. José Manuel Faria's avatar
    21 Abril, 2011 10:27

    Esta sondagem é uma bomba.

    1- PS na frente com 37

    2- PCP/BE com 14

    Dois resultados surpreendentes!

    Gostar

  22. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    21 Abril, 2011 10:30

    paços de cuelho, caa, quejandos
    transformaram o psd no ‘lumpenproletarit’ da ‘die Deutsche Ideologie’
    ou escória, farrapo, lixo

    Gostar

  23. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    21 Abril, 2011 10:31

    Anti-Comuna,
    .
    Concordamos. O Pedro Passos Coelho fez e faz erros, e já deve ter os pés feitos num passador.
    .
    Mas o Povo (que ponho com maiúscula para fingir que não é um substantivo colectivo) não deveria ser capaz de julgar e de destrinçar estas coisas? De ver para além da propaganda de regime e de governo? Não é por acreditarmos na maioridade do Povo (merecerá ser capitalizado?) que temos eleições?
    .
    Engana-me uma vez, vergonha tua. Enganha-me a segunda vez, vergonha minha. Enganas-me desta feita a terceira!?

    Gostar

  24. AB's avatar
    21 Abril, 2011 10:36

    Calma, não se recomendam atitudes de nervosismo exagerado. Uma parte importante dos portugueses não decidiu ainda em que partido votar… e percebe-se porquê.
    .
    Antes das eleições saberemos qual a receita do FMI para nos livrar da bebedeira de irresponsabilidade em que nos afogamos nos últimos anos e será ela, a dolorosa, que irá determinar em muito o sentido do voto.
    .
    Por isso nestas eleições pouco vão contar os cartazes e os “slogans” e o PS sabe isso muito bem.
    .
    Agora é esperar e rir com a romagem das personalidades, convencidas que aquilo que opinam serve para alguma coisa. Parece, lembram-se, as visitas ao Pires Veloso quando o helicóptero caiu!
    .
    Todos sabemos que o PSD e PPC não serão a melhor solução, mas o PS está irremediavelmente fodido.
    .
    Resta-lhes a consolação de antes de serem fodidos nos terem fodido a todos!

    Gostar

  25. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Abril, 2011 10:38

    Como é coisa rara em Portugal (e notem que eu continuo a pensar como pensava há anos e nunca votei neste senhor) ver o Tribunal de Contas a eologiar a gestão da coisa pública e até o autarca que lidera a gestão:
    .
    .
    “Numa auditoria às contas do Município do Porto o Tribunal de Contas (TC), numa atitude pouco comum, enaltece o desempenho financeiro da Câmara do Porto.

    Ao longo de 67 páginas (http://www.cm-porto.pt/users/0/58/Relatoriodecontas_4f0d1590dcbc20ff1d4f4b6bf3569c6a.pdf), o Tribunal analisou a gestão financeira da autarquia, com particular incidência nos anos de 2007 e 2008, com destaque para a avaliação dos sistema de controlo interno nas áreas do endividamento e das relações financeiras com as empresas locais, o apuramento do montante da dívida, análise da evolução da dívida, e verificação do cumprimento dos limites legais endividamento.

    Nas conclusões adiantadas logo nas primeiras páginas do documento, verifica-se que o TC considera o desempenho financeiro da autarquia globalmente positivo em todas as áreas analisadas.

    O Tribunal de Contas refere, por exemplo, que Controlo Interno nas áreas do endividamento e das relações financeiras com o sector empresarial é “bom” e destaca ainda o facto da autonomia financeira da autarquia evidenciar “estabilidade”.

    O princípio do equilíbrio orçamental, assim como o decréscimo da dívida global do município e o prazo médio de pagamento aos fornecedores são outros dos aspectos salientados pelo TC, entre muitos outros.

    Factoring em questão

    Entre os procedimentos analisados pelo Tribunal de Contas, aparece apenas um reparo, relacionado com dois contratos de factoring autorizados pelo então Director Finanças entre duas instituições de crédito com credores do município. Este procedimento poderá ser alvo de uma sanção financeira que apenas atingirá o dirigente em causa e, eventualmente, uma funcionária da tesouraria.

    No próprio documento, o Tribunal destaca o papel do Presidente da autarquia sobre a matéria, nomeadamente o facto de ter proibido estas operações bancárias, a partir do momento que tomou conhecimento da situação através de uma auditoria interna, alguns anos antes da realização desta nova auditoria do TC.

    E a comunicação “social”?

    As notícias que saíram a propósito desta auditoria nos jornais dão, como sempre, um particular relevo ao reparo do TC e desvalorizam o todo do relatório. Desta forma, procuram esconder dos seus leitores os resultados positivos alcançados pela autarquia portuense, dando uma ideia contrária à do próprio relatório. No âmbito do mediaticamente correcto é assim, desvalorizado o trabalho positivo duma autarquia numa área decisiva para o futuro do País, como é o equilíbrio e o rigor das finanças pública”
    .
    In http://www.correiodoporto.com/politica/tribunal-de-contas-enaltece-desempenho-financeiro-da-camara-do-porto
    .
    .
    Este homem, o Rui Rio, pode ter muitos defeitos, mas uma coisa é certa. Mostra na prática que é possível fazer mais e melhor com os dinheiros públicos, é possível estar imune a muitos jogos de interesse e, caso ainda mais interessante, passar por cima da imprensa ligada aos partidos de esquerda.
    .
    .
    Nunca votei no homem (nem sequer tenho desejos de ser eleitor no Porto) mas sei que não me desiludiu ainda. Só tenho pena que não queira mais altos voos. Mas isso, cada um sabe de si e só respeito a liberdade individual de cada um, nas suas opções de vida. Mas que precisavamos de um homem destes a liderar uma ruptura, precisavamos. Provas dadas, esclarecimento sobre o actual estado de coisas e, goste-se ou não dele, faz opções dificeis e até rupturas. Mesmo contra os mentecaptos da bola, que não o perdoam por ele assumir rupturas necessárias.
    .
    .
    Mas pode ser que ele, o Rui Rio, me surpreenda. Porque ele é o homem certo para o lugar certo.

    Gostar

  26. Piscoiso's avatar
    21 Abril, 2011 10:45

    Francisco Colaço
    V7 está em delíirio.
    Trate-se.
    Por exemplo, como só me conhece na net, queira colocar aí o link
    onde afirmei Sócrates ser corajoso.
    O ódio tolda-lhe a realidade.
    Benzódeus!

    Gostar

  27. AB's avatar
    21 Abril, 2011 10:46

    Quanto ao Rui Rio, que sempre disse que seria a melhor saída mas que tinha o calendário contra ele, já está a trabalhar para o caso da vitória do PSD não ter a expressão necessária. O que pode acontecer.
    .
    Espero que entretanto tenha trocado o casaco e bacoco que às vezes usa e que o faz cometer asneiras como a dos “aviõezinhos” e da Rua do Saramago.
    .
    Precisamos de um tipo sério e um bocado provinciano, mas convém não exagerar.

    Gostar

  28. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Abril, 2011 10:47

    “Engana-me uma vez, vergonha tua. Enganha-me a segunda vez, vergonha minha. Enganas-me desta feita a terceira!?”
    .
    .
    Enquanto aqueles que votam não encontram justificadas razões para mudar e enquanto ninguém lhes faz ver que é preciso uma ruptura e com essa ruptura consertar o que está quase tudo partido, temo bem que as pessoas pensarão no seu futuro imediato. Pense assim. Alguém no seu perfeito juízo vai votar em alguém que lhe pode mandar para o desemprego? Muito dificilmente a menos que lhe expliquem que esse desemprego é inevitável e que se hoje é ele, amanhã pode ser ele e mais uma dúzia deles. Porque é insustentável o actual modelo.
    .
    .
    Ora, se isto acontece nas empresas (e sabe-se que despedir pessoas é das coisas mais duras, dolorosas e até mais instáveis dentro de uma organização) e as pessoas acabam por aceitar, para não perderem tudo, a nível do país não é muito diferente. O que diz o PPC? Que é possível salvar o Estado com cosmética. É isto. É como apresentar aspirina para combater uma pneumonia. das duas, uma. Ou ele mente e tem uma agenda escondida e isso pode ser entendido como um acto de cobardia e desonestidade. Ou não tem estaleca para assumir que é preciso assumir opções dificeis, nestas horas de dificuldade.
    .
    .
    O PPC não está a ser capaz de levar para a frente um projecto mobilizador. E como a resistância á mudança é natural nos seres humanos, o PS e o Sócrates estão a explorar esta condição humana até ao tútano. E resulta.
    .
    .
    De resto pouco há mais a dizer. É gramar. Ou cada um de nós assumir as suas rupturas. Por mim, cada dia que passa, cada vez que analiso estas estas, sem demasiados sentimentos emocionais, penso que o melhor é acabar com Portugal e lutar pela Independência do Norte. E obrigar o resto do país a fazer pela vida e também mudarem de vida.. Senão, ninguém muda isto e vamos todos aos fundo.

    Gostar

  29. AB's avatar
    21 Abril, 2011 10:55

    AC, já leu o post que o ACP escreveu no António Maria no dia 16?

    Gostar

  30. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Abril, 2011 10:57

    Caro AB, não. A sério. Não faço a minima ideia do que fala. Se me ajudar e me der um link, agradeço-lhe imenso.

    Gostar

  31. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    21 Abril, 2011 10:58

    Rui Rio anda muito falado nos ultimos dias na bloga. Eu tambem penso que Rui Rio é o melhor que o PSD tem neste momento. O problema é que ele não se chegou à frente quando PPCoelho se candidatou a lider do PSD. Por isso estar a falar do Rui Rio nesta altura é chover no molhado.
    Neste momento estou mais preocupado com duas situações: a real possibilidade de Socrates ganhar as eleições, e o que isso significa em termos de falta de maturidade politica dos portugueses, (PPCoelho pode cometer erros, mas reeleger Socrates que pôs Portugal no estado em que está é revelador), e a campanha em prol da nova União Nacional, patrocinada entre outros pelo Expresso, que se está a desenvolver em Portugal é um forte sintoma do falhanço que foi e é a nossa Democracia pós 25/4/74. E para quem como eu viveu 23 anos da sua vida debaixo da ditadura do Estado Novo, esta situação é verdadeiramente triste porque em Democracia não há desculpas: há falhanços, e os portugueses falharam; e tendo em conta as ultimas sondagens parece que estão satisfeitos com isso.
    P.S. Valha-nos o Mourinho e o Ronaldo que provaram ontem que não há invenciveis.

    Gostar

  32. AB's avatar
    21 Abril, 2011 11:01

    AC, aqui vai o link:
    .http://o-antonio-maria.blogspot.com/

    Gostar

  33. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Abril, 2011 11:05

    Caro AB, concordo em muito do que escreve esse senhor. Está muito bem conseguido o artigo e, em parte, não difere muito do que eu penso.
    .
    .
    Aliás, ele fecha com chave de ouro o artigo com isto:
    .
    .
    “O discurso anti-germânico, sobretudo vindo dum partido que acaba de realizar um congresso proto-fascista, é preocupante.”
    .
    .
    Muito obrigado pelo link. Está muito bom o artigo. Sim senhor.

    Gostar

  34. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Abril, 2011 11:21

    Já que vem à baila o hitlerzinho tuga, campanhas contra o estrangeiro e proto-fascismo, nada como saber a xenofobia escondida por detrás de muitos interesses em Portugal:
    .
    .
    http://www.tvi24.iol.pt/aa—videos—sociedade/medicos-medicos-estrangeiros-ultimas-noticias-bastonario-tvi24-ordem/1248088-5795.html
    .
    .
    Não parece, mas estamos sob o pior da xenofobia na Europa. usar desculpas burocráticas para combater a imigração e os estrangeiros.
    .
    .
    Está bonito o meu país, está. O mais curioso é que, tal como na Alemanha dos anos 20 e 30, é o socialismo que lidera a xenofobia em Portugal. Ao que está a chegar Portugal. Ainda pior que nos tempos do Botas, safa!

    Gostar

  35. Piscoiso's avatar
    21 Abril, 2011 11:22

    Caro dragão Amorim,
    Que me diz sobre a candidata portuense, Teresa leal,
    ter sido administradora do Benfica?
    CREDO!

    Gostar

  36. henrique pereira dos santos's avatar
    henrique pereira dos santos permalink
    21 Abril, 2011 11:39

    CAA,
    Está na altura de ler um post seu de há uns tempos, que tinha um título qualquer parecido com: “Nem de baliza aberta”. Leia, pense e assuma as suas responsabilidades na situação actual.
    henrique pereira dos santos

    Gostar

  37. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Abril, 2011 11:40

    “Neste momento estou mais preocupado com duas situações: a real possibilidade de Socrates ganhar as eleições, e o que isso significa em termos de falta de maturidade politica dos portugueses, (PPCoelho pode cometer erros, mas reeleger Socrates que pôs Portugal no estado em que está é revelador),”
    .
    .
    Nestas coisas convém ter calma. Será que os portugueses são assim tão dados ao suicidio colectivo?
    .
    .
    Nestas coisas é preciso por vezes sermos humildes e pôr-nos no lugar de um eleitor de direita, porque é a sua falta de comparência que provoca normalmente as vitórias da esquerda. (E não exagero, pois Cavaco sempre se apresentou ao país pela direita e teve duas maiorias absolutas e já vai no segundo mandato na PR.) Será que os portugueses não estão a ver mais longe do que nós?
    .
    .
    Passou despercebido a muita gente esta coisa mirabolante:
    .
    .
    “Mais à frente na sua intervenção o presidente do PSD defendeu que deve haver “um contrato de parceria com a sociedade” e que essa “parceria” deve partir do princípio de que os serviços públicos não têm de ser desempenhados pelo Estado.
    .
    Segundo Passos Coelho, na educação deve haver “uma rede nacional de ensino” que inclua as escolas públicas e as privadas, sendo essa oferta “vista em conjunto”.”
    .
    In http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1825453
    .
    .
    Como ele, o Passos Coelho, não consegue explicar o que quer dizer isto da parceria do Estado com a sociedade, legitimamente leva a alguns seus críticos atingir em cheio as mirabolantes ideias do líder do PSD:
    .
    .
    “Numa conferência proferida na semana passada na Universidade Lusófona, Pedro Passos Coelho defendeu a ideia de constituição de parcerias público-privadas nas áreas da educação, saúde e acção social. O que significa, por exemplo na esfera educativa, a adopção de um conceito de «rede nacional de ensino», que incluiria as escolas públicas e privadas, ou seja, uma oferta «vista em conjunto». Justificando a proposta e referindo-se explicitamente ao ensino superior, Passos Coelho considerou que «aqueles que hoje estão no ensino público beneficiam de um custo, porque têm um pagamento beneficiado pelo Estado, que aqueles que precisam de recorrer ao ensino não público têm de enfrentar».”
    .
    In http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2011/04/ir-ao-pote.html
    .
    .
    Mas será que os portugueses já não estão fartos de parcerias público-privadas, que na generalidade das vezes é apenas ir ao bolso do Estado?
    .
    .
    Então não sabemos a rede tentacular, corrupta e verdadeiramente ruinosa que foi construída à volta das tais parcerias público-privadas?
    .
    .
    Ora, o PPC até pode nem ter em vista o modelo das parcerias público-privadas. Mas é culpa dos eleitores que fiquem com a ideia que é isto mesmo que defende o PSD? Mais do mesmo, que nos está a levar à ruína?
    .
    .
    Ou melhor, não está a direita farta de saber que isto não é solução mas apenas criar antros de corrupção e desbaratamento dos dinheiros públicos? Que pensará o eleitor de direita de PPC e das suas propostas? Eu humilde digo-o: talvez o eleitorado de direita esteja a ser mais inteligente do que nós supomos.

    Gostar

  38. ana.afonso's avatar
    ana.afonso permalink
    21 Abril, 2011 11:46

    Inacreditável o que parece estar a acontecer neste país.
    Viva a incompetência, a aldrabice, a mentira, a politiquice.
    Tirem-me deste filme.

    Gostar

  39. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Abril, 2011 11:47

    Mas não se pense que é caso isolado, esta completa falta de capacidade do Passos Coelho. Outro que bateu e bem, no PPC, sobre outros assuntos interessantes:
    .
    .
    “Esta tarde, em casa de um amigo, vendo a Visão de 10 a 16 de Março passado, verifiquei as propostas que o PSD supostamente vai avançar. Na área do Ambiente, a única aposta parece ser a de “apostar no turismo de natureza, cultural, e ecoturismo e estudar o paradigma da Nova Zelândia e da Austrália para os Açores e Alentejo”. Estudar? Francamente! Mas o que deita tudo a perder nestas propostas é mesmo a penúltima:

    Apostar nas eólicas offshore [em mar alto] dando concessões a empresas nacionais e estrangeiras.

    Já tínhamos observado que Pedro Passos Coelho tem fortes interesses neste domínio… E neste domínio a sua estratégia parece ser a de prosseguir a mesma estratégia explosiva do Socras: arrecadar dinheiro agora, e deixar os contribuintes/consumidores pagar com juros depois! Se a eólica offshore não é viável em regiões com potencial de vento muito forte, como o esperam que seja ao largo da costa portuguesa, onde a intensidade do vento é muito menor, como a imagem acima documenta?”
    .
    In http://ecotretas.blogspot.com/2011/04/mais-do-mesmo.html
    .
    .
    O que é ainda mais interessante é isto. O que o PPC propõe é precisamente o que a EDP (e outros interesses por detrás desta) anda a pedir, que até já lhes fez apresentar publicamente um projecto para um parque experimental off shore. E que esperam os seus responsáveis ( e lobbies associados) que o Estado dê luz verde a estes novos projectos das eólicas.
    .
    .
    Meditem bem nisto. Será que o eleitorado de direita não tem razões para desconfiar desta liderança do PSD? Não me querendo armar em esperto, diria que o eleitorado está a ser mais maduro do que nós pensamos.

    Gostar

  40. JCardoso's avatar
    JCardoso permalink
    21 Abril, 2011 15:40

    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Ainda se recordam do tempo em que o CAA levava muito a sério as sondagens que não eram favoráveis a Manuela Ferreira Leite e aproveitava a embalagem e ainda fazia mais campanha contra a liderança do PSD e dava uma mãozinha ao engenheiro relativo?

    Gostar

  41. Analfabeto informático's avatar
    Analfabeto informático permalink
    21 Abril, 2011 21:03

    Podemos antes jogar a “a minha lista é melhor que a tua… ou pelo menos mais pesada”.

    Gostar

  42. Analfabeto informático's avatar
    Analfabeto informático permalink
    21 Abril, 2011 21:04

    O CAA assumir responsabilidades? Agora é político, não assume responsabilidades.

    Gostar

  43. J. Madeira's avatar
    J. Madeira permalink
    21 Abril, 2011 21:58

    Que diabo! É só uma sondagem…já tive oportunidade de aqui escrever que, as sondagens valem
    o que valem! Parecem umas baratas tontas, com o resultado de um inquérito a 800 fabianos!
    Até já querem reformar o Passos Coelho, primeiro empurram-no para chumbar o PEC, montam
    o sketch, do feito nas costas da oposição, lá por o lider resolver mostrar a sua pose para a D. Judite
    e, em directo na TVI dizer que esteve quatro horas a conversar com o “Tramóias”, e de uma penada
    chamar aldrabão ao Relvas que andou um mês a dizer para a comunicação social que, só tinha sido
    um mero telefonema, será caso para o expurgar? Isso são as chamadas questões menores…a carta
    do Capucho sobre a escolha do Nobre…a satisfação que vai pelas distritais onde alocou os para-
    quedistas, algumas nem campanha vão fazer…pequenos pormenores!
    Não se esqueçam que com as Novas Oportunidades o Povo já vai percebendo as manhas e os
    velhos truques, o pessoal está a ficar recalcitrante…só de ouvirem o vice Leite Campos até se
    arrepiam todos, para não falar das tiradas do outro vice Marco…o resultado não é de admirar!

    Gostar

Indigne-se aqui.