O discurso de Almada
No Verão de 1975 Vasco Gonçalves fez um discurso em Almada que não foi mais alucinado do que outros que proferira anteriormente. Mas de repente a televisão mostrava impiedosamente aquele homem esgargalado, quase descomposto, bramindo contra a reacção, os fascistas, os aliados dos fascistas, os cúmplices dos fascistas enquanto o país estav no caos. Muitos daqueles que tinham começado por apoiar o companheiro Vasco e que depois se tinham ido calando perante as sucessivas golpadas do PCP perceberam que não dava mais. Não quer isto dizer que não continuassem a simpatizar com aquele universo do progressismo mas perante a insanidade de tudo aquilo intuiram que assim não podia ser.
O discurso de José Sócrates desta semana é o seu discurso de Almada. Sócrates pode fazer bem campanha, recorrer aos truques do costume mas só entre avençados arranjará uma alma que consiga ver isto e não ter vergonha. Ou piedade.

A analogia é interessante. Esperemos que venha a ser validada pelos acontecimentos.
GostarGostar
A outra ‘Troika’,
a que levou o Estado a isto, regresso a 1892: Barroso, Santana & Sócrates, Lda.
A pedir outro regresso: a Novembro de 75, quando tudo era possível.
Recomeçar de novo, sina lusitana.
GostarGostar
Pode comparar-se Só crates a Vasco Gonçalves, a Hitler, a Bush, a Ben Laden,
que é sempre propaganda a Sócrates.
GostarGostar
Leninha não vá a um(a) psiquiatra não e vai ver o que lhe acontece.
Não reparou ainda que tem um PREC mal digerido… mas também para quem na altura (e agora!) tinha o discurso lucidissimo do MRPP o que se pode esperar!
GostarGostar
Não foi nesse que ele ia sacando de cravos, como de coelhos na cartola e brandia aquilo no ar e até os que estavam ao lado tinham de se afastar para não apanharem com mais um cravo no nariz?
ahahahhahahaha
Eu lembro-me de um assim que foi de se rebolar a rir. Uma coisa de Monty Python. Completamente desgrenhado a brandir cravos e a dizer disparates.
GostarGostar
Foi aí que os anarcas fizeram aquelas pinturas com imensa piada à porta do júlio de Matos-” já que não volta ao menos que tome os remédios”. Era algo no género.
.
Esses anarcas também desapareceram- agora temos coisas piscas a fazer propaganda pelo dono. É mais uma prova da estupidificação geral e da regeneração da bufaria em marketing.
GostarGostar
Os MRs foram os idiotas úteis que mais contribuíram para correr com o PCP.
GostarGostar
E eu nem sei qual era o discurso da HM porque nunca a vi na vida. Há-de ter sido coisa de revolução demasiado tardia. Quando já tudo tinha dado a debandada.
GostarGostar
então helenafmatos? a sra não era muito novinha em 1975 – como costuma dizer por aqui? faltou ao jardim escola nesse dia para ver/ouvir o discurso?
(“a televisão mostrava impiedosamente aquele homem esgargalado, quase descomposto, bramindo contra a reacção, os fascistas, os aliados dos fascistas, os cúmplices dos fascistas enquanto o país estava no caos”)
GostarGostar
E tu que és um venerando de barbas, tens o filme para todos confirmarmos e haver risota?
É que era pior. Era cena mais anormalzinha que Monty Python.
Será que não consegues mais nada do que andar sempre a distribuir etiquestas e a apontar más-intenções em tudo sem nunca sustentares um argumento?
.
Conta lá como foi o discurso de Almada, já que és o senior de serviço.
. Conta lá o que os anarcas na altura escreviam nas paredes de Lisboa.
Conta lá se nesse tempo existia alguma coisa parecida contigo e com abrantes e coisas piscas. Havia, não havia, ou se havia o que faziam?
GostarGostar
Sim. A televisão mostrava o louco em cenas que ultrapassam o qualquer sketch do Tal Canal.
. O louco nem era PCP. Portanto, conta lá tu como eram os discursos do Vasco Gonçalves e mostra um video do youtube para provares que era o inverso do que a HM escreveu.
.
Sustenta, uma vez na vida, a trampa que andas sempre a deixar escondida, limitando-te a dizer que os outros é que são mentirosos, falsários, e tudo o mais. Prova a tua verdade. Em vez de te ficares nessa posição confortável de hipócrita.
GostarGostar
E até acabei a defender a hiena. Logo eu que nutro tanta simpatia quanto ela demonstra ter por mim sempre que me diz que me vai cortar o piu….
“:O+
GostarGostar
já dei para o teu peditório; foca-te no comentário que fiz sobre helenafmatos e deixa a demagogia.
GostarGostar
Pois. Já sabia que não ias sustentar nada. Era para o teu peditório! o teu peditório! que se pedia que mostrasses qual é!
.
topas, canastrão cobardolas e manhoso?
GostarGostar
Tu é que andas em peditório de multa. Tu é que passas a vida a fazer o giro do chui das multas.
.
Tu é que andas em peditório com acusações gratuitas a toda a gente. Manhoso e poltrão que se fosse ao vivo levavas tamanha cachaporra que perdias logo o vício.
GostarGostar
estás nervosa mas não posso fazer nada; fala com helenafmatos e conversem sobre o vosso percurso político comum.
GostarGostar
Foquei-me no comentário, analfabruto. O comentário limitou-se a uma acusação gratuita. Atiras com suspeições em resposta a afirmações que ela fez.
Não és capaz de dizer que o que ela disse é mentira porque a verdade foi outra coisa e contá-la.
.
És manhoso- ficas-te por deixar a suspeita fulanizada que ela, sem ter nada a ver com governos, é que era capaz de dizer outras palermices maiores do que o general que governava.
.
Isto é conversa para teres com o netinho. Porque aqui demonstras ter cérebro de puto de 2 anos com mentalidade de fossilizada.
GostarGostar
Vai-te matar. És doentio e falso que mete nojo.
GostarGostar
fazes (de ti) um bom auto retrato.
GostarGostar
Portela.
A descrição de HM daquele discurso é muito “adocicada”.
Quem assistiu, na altura aquele discurso na TV ficou cheio de medo de acabarem todos no campo pequeno (faltou pouco) mandados para lá por um desvairado louco, assim se comportava nas imagens.
Hoje em memória, não creio que haja humor (ainda que negro) suficiente capaz de retratar tal desvario pois a realidade algumas vezes ultrapassa qualquer criatividade.
E foi assim que aconteceu, queira vc ou não.
GostarGostar
Pois foi o Menos é não é gente. Nem vale a pena responder a um mongo manhoso.
.Alguém que tenha imagens que as largue aqui.
GostarGostar
José Sókras é aquele vigarista impudente, líder e tudo, que alguns chamam de querido, mas diz o bom povo:
coitado do mentiroso,
mente uma vez, dez, cem,
mente sempre; e ainda que fale verdade
todos lhe dizem que mente.
GostarGostar
Os 19 meses do Prec sao o vosso problema, nao é o discurso do homem, e é preciso lembrar, mesmo em minoria aqui no Blasfemias, que foram os vossos governos que nos troiuxeram ate aqui. E o louco é o vasco.
GostarGostar
E a questão posta, é claro, visava a atitude do pseudo-inginheiro, of course, mormente; mas logo as comadres, é bem certo, haviam de se enredar sobre o desperdício e pormenor secundário de treta.
Ai, que fazem lembrar-me os intriguistas, regateiras, quais robots, por falta de neurónios, autêntico teatro de marionetas, impulsionados a taramelar sobre o que não importa.
GostarGostar
Loucos, autênticos loucos, vagos, ocos, oh, que loucas… perdidas no gosto do paleio à toa, perdem o tino e o louco não é já o vigarista, vejam lá, mas lá longe, longe, o Vasco! Ai, vanitas vanitatum, há gente assim vaga, oca e muito tontinha.
GostarGostar
Mas é por isso que o aldrabão continua a reinar, soberbo e sem-vergonha, nãoi por causa do povo, humilde, pobre, coitadinho, mas por estas sumidades dadas às vaidosas retóricas de nada, com que se asperge a realidade à volta em nevoeiro.
GostarGostar
Se algum de vocês tivesse a lucidez e a coragem de Vasco Gonçalves , Portugal não seria um choldra de inúteis, incompetentes, linguareiros, críticos e mimados.
Fico atónito quando leio coisas sobre a história recente de Portugal como esta gentinha tivesse a grandeza que havia naqueles tempos.
Não admira que este Portugal do séc. XXI é um país inviável, atendendo aos inúteis que vivem no seu seio.
GostarGostar
Tentei, mas não consegui ver a “cu-municação”. Tive que ir vomitar!
GostarGostar
Que bem lembrado é o discurso de Almada. O tal do louco, desgrenhado, esgargalado e descomposto General que afirmava que a «questão coloca-se entre os que são socialistas nos actos e os que são socialistas nas palavras», que a questão se colocava entre aqueles que diziam a verdade, que tinham como objectivo o socialismo e os mentirosos, oportunistas, traidores que agitavam as bandeiras do socialismo para continuar servilmente a servir os interesses dos patrões.
Foram 35 anos de gentalha dessa a governar este país, a falir o país para encher os cofres dos patrões, que a remuneração do capital tem de ser sempre a crescer.
Os eunucos continuam a defender os tiranos contra os pais e a sua vingança só terminará quando nada daquilo que Vasco Gonçalves nos ajudou a conquistar restar.
Comparar José Sócrates a Vasco Gonçalves ou apenas comparar os seus discursos é brincadeira de mau gosto, é não encontrar limites para uma criatividade ideológica que continua a ter como objectivo primordial denegrir a Revolução, as suas conquistas e os revolucionários consequentes e honestos.
Continuem a bater palmas aos lacaios dos grandes grupos económicos e financeiros, continuem a portar-se bem e a servir o patrão sem questões, continuem a aplaudir os Sócrates, os Passos e os Portas, continuem a fazer lindos discursos, que a história não pára e os dominados de hoje, dominarão amanhã.
Ui, agora chamem-me louco, descomposto, desenquadrado do politicamente correcto deste simulacro de democracia burguesinha, que eu ficarei muito incomodado.
GostarGostar
Com toda a lucidez do Vasquinho tinhamos acabado em 78 com vinte rublos no bolso , ops escudos no bolso.
Esta gente faz-se de esquecida que foi assim que em 89 milhoes de russos e outros acabaram ao fim de tanta lucidez.
E não esqueça que o engenheiro relativo por muito que vc não queira e apesar de mais penteado faz parte da familia.
Quanto às arlindisses nada a dizer senão que seria um bom guarda de um qualquer goulag, ops tarrafal.
GostarGostar