Saltar para o conteúdo

E meteu discurso?*

10 Maio, 2011

Há dias que vasculho a imprensa online de Cuba com o objectivo de apurar se Carlos Carvalho, o representante da CGTP na celebração do 1.º de Maio naquele país, discursou. E se, tendo discursado, condenou os despedimentos, pois certamente que o representante daquela central sindical não foi daqui a Cuba com o propósito de participar numvasto programa de actividades do qual se destacam intercâmbios com o movimento sindical cubano, a participação no acto central do 1.º de Maio e no Encontro Sindical Internacional de Solidariedade com Cuba” sem fazer pelo menos uma declaração de viva solidariedade com o meio milhão de funcionários despedidos dos ministérios cubanos da Indústria do Açúcar, da Agricultura, da Construção, da Saúde Pública e do Turismo. Ou quiçá teve uma audiência com os representantes dos outros 800 mil funcionários que segundo o Governo socialista cubano serão despedidos nos próximos anos. Pelo menos Carlos Carvalho deve ter aproveitado para se informar sobre o sistema de remunerações adoptado naquele país para os funcionários públicos e que torna os respectivos salários dependentes da produtividade. Alguma coisa há-de ter dito.

*PÚBLICO

26 comentários leave one →
  1. ricardo's avatar
    ricardo permalink
    10 Maio, 2011 13:07

    O nosso camarada deverá ter proclamado a necessidade de “mudar de política, substituindo as políticas neoliberais por políticas de esquerda”
    Deve também ter avisado para a necessidade de “defender o estado social, contra os interesses do capital financeiro e contra os especuladores”.
    Deverá também ter-se oferecido para “lutar ao lado dos trabalhadores, pela defesa dos postos de trabalho e contra a política de direita”.
    FORÇA FALÂNCIO!!!

    Gostar

  2. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    10 Maio, 2011 13:49

    Se fosse da UGT Carlos Carvalho teria ido a Cuba explicar que 2+2=5, como é da CGTP foi a Cuba certamente explicar que 2+2=6 e mudar a opinião neoliberal de Raul Castro.
    :“…No country or person can spend more than they have,” he said. “Two plus two is four. Never five, much less six or seven – as we have sometimes pretended…”
    .
    http://newsone.com/world/associated-press/raul-castro-proposes-political-term-limits-in-cuba/

    Gostar

  3. da-se's avatar
    10 Maio, 2011 13:50

    Bem pode esperar sentada.

    Gostar

  4. campos de minas's avatar
    10 Maio, 2011 14:18

    nova do dia:
    Domingos paciência no sporting por 2 temporadas!

    Gostar

  5. joao manuel's avatar
    joao manuel permalink
    10 Maio, 2011 15:01

    o pcp e a malta das centrais não gostam da democracia liberal…foram obrigados a aceitá-la pelos ventos da história, mas lá no fundo eles adoravam era viver no regime ditatorial cubano…ou será que não?

    Gostar

  6. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    10 Maio, 2011 15:09

    Cuba está a necessitar duma grande transformação.
    Sem prejuízo sa essência do seu Estado Social, Cuba tem que modernizar a sua economia e a sua sociedade.
    Nesta fase crucial Cuba precisa dum líder novo. Precisa dum líder como tem sido Sócrates em Portugal.
    Desempoeirado. Vistas largas. Modernizador.

    Gostar

  7. licas's avatar
    licas permalink
    10 Maio, 2011 15:21

    Os exclusivistas NAZIS, com aquele tique da superioridade da Raça,
    não chegaram aos calcanhares do Partido Comunista Cubano, CPC,
    em que para se ser Presidente não basta pertencer à Raça Superior,
    mas compartilharem dos mesmos genes como Fidel e o mano Raúl . . .

    Gostar

  8. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    10 Maio, 2011 15:25

    Se Fidel, um gigante da História, lesse as barbaridades que aqui se escreve acerca dele….até era muito capaz de tropeçar novamente!

    Gostar

  9. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    10 Maio, 2011 15:27

    Um gigante da matança e aprisionamento de gente inocente. Uma ilha prisão.

    Gostar

  10. licas's avatar
    licas permalink
    10 Maio, 2011 15:33

    ___PCC________________

    Gostar

  11. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    10 Maio, 2011 16:16

    Peço desculpa à autora do post por fugir ao assunto, mas vi agora que vamos pagar 6% à UE pelo emprestimo acordado com a troika. Gajos porreiros, os nossos parceiros europeus; enquanto o papão FMI vai cobrar nos 3 anos de carencia 3,25%, e depois 4,25%.
    Para os portugueses que ainda andam a passear na estratosfera com o Socrates eu gostaria de chamar a atenção para o seguinte: em 2011, 2012 e 2013, este emprestimo vai-nos custar cerca de 4000 milhões de euros por ano. Mas nos 10 anos seguintes, entre 2014 e 2023 quando teremos que amortizar os 78000 milhões, o excelente acordo negociado pelo governo, vai custar 12500 milhões de euros por ano, ou seja cerca de 8% do PIB. E se somarmos a isto o que teremos que pagar só de juros em relação aos outros 100000 milhões da divida publica, serão cerca de 20000 milhões de euros por ano, ou seja 12% do PIB. E se a isto somarmos ainda os encargos das PPPs a conta vai para cerca de 25000 milhões, ou seja 15% do PIB, só para o serviço da divida. Incomportavel para uma economia como a nossa.
    Esta é a real herança que Socrates deixa aos portugueses depois de 6 anos de desgoverno. Os que pensam mesmo assim votar no Socrates merecem isto e muito mais. Mas os que ainda estão indecisos reflitam por favor nesta realidade e pensem bem se quem provocou esta situação pode ser governo por mais 4 anos. Seria puro suicidio.

    Gostar

  12. licas's avatar
    licas permalink
    10 Maio, 2011 16:18

    Por exemplo a Coreia do Norte ainda não absorveu completamente o princípio da pureza de raça dos Presidentes: vai apenas no estágio da linhagem pai-filho (os genes das mamãs vão atrapalhar um bocado).
    Tal como na Síria da actualidade: Hafez morto sobe ao *trono* Bashar al-Assad …
    Cá também foi tetado o feito com os Soares, porém, oh desgraça,
    o rebento mostrou-se u imbecil chapado, incapaz de suceder ao pai,
    MESMO EM PORTUGAL . . .

    Gostar

  13. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    10 Maio, 2011 16:31

    O Fujão Barroso, o que é que lá está fazendo?
    Juros a 6%?
    Que raio de Europa é esta?
    Na minha opinião, Portugal devia dizer solenemente à «Europa»: METAM A VOSSA «AJUDA» NO CÚ!
    Mais uma vez tenho razão antes do tempo.
    Progressivamente devemos abandar o «projecto europeu» (???). Comprar pouco ou nada aos países europeus. Bloquear os «consensos europeus». Não participar nas iniciativas diplomáticas da Europa.
    Paralelamente devemos virar para o Mundo que está em Movimento: Estados Unidos, Canadá, Brasil, China, Rússia. India, Golfo Pérsico, África,etc.
    Em última instância devemos RECUSAR a ajuda da Europa e devemos pedir assistência únicamente ao FMI que já se mostrou mais comprrensivo do que a puta da Europa.
    O FMI é cem vezes melhor do que a UE e devemos lembrar que é uma agência financeira da ONU, cujos membros permanentes são : Estados Unidos (com poder de veto), Japão, Rússia, França, Alemanha, China, Reino Unido e Arábia Saudita.
    Como vêm, o FMI tem mais credibilidade do que a actual Europa, Euro-Grupo ou Euro-Zona, que não prestam para nada.
    Devemos acertar as nossas contas e a médio prazo (+/- 10 anos…), pagar as dívidas aos agiotas europeu e depois sair da União Europeia.
    Portugal é o único pía com nome macho na Europa e consequentemente devemos dar uma resposta com tomates !
    Criar territórios de fiscalidade priveligiadad nos Açores e na Madeira.

    Gostar

  14. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Maio, 2011 16:41

    Ora aí estão as exportações de calçado a subirem bem!
    .
    .
    “Exportações de calçado crescem 20% no primeiro trimestre
    .
    O sector do calçado registou nova subida no volume de exportações. No primeiro trimestre deste ano, o crescimento foi de 20% face ao período homólogo do ano passado.
    .
    Segundo o INE, Portugal exportou, neste período, 408 milhões de euros para 130 países, em cinco continentes.
    .
    A subida neste sector foi mesmo superior à média da economia nacional (17%), nos primeiros três meses do ano.
    .
    A associação patronal do calçado (APICCAPS) sublinha que estes números contribuem para que a balança comercial portuguesa saia reforçada. Durante os primeiros três meses do ano, as importações apenas cresceram 10%, num valor total de 152 milhões de euros. O calçado tem um saldo anual positivo (entre exportações e importações) de 866 milhões de euros.
    .
    A APICAPS justifica estes resultados com ” a aposta nos últimos três anos”, através de “70 acções promocionais” em “40 países”, num investimento global de 25 milhões de euros.
    .
    O sector é composto por 1.354 empresas e emprega 32.738 trabalhadores, sendo que 95% da sua produção segue para a exportação num total de vendas de 1.300 milhões por ano.”
    .
    In http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=483789
    .
    .
    E isto tudo conseguido mesmo com uma valorização do aéreo contra o dólar. Tudo conseguido com o mercado de crédito quase congelado. E tudo conseguido mesmo com um governo de ineptos, incompetentes e salafrários.
    .
    .
    Agora imagine-se se estas empresas tivesse um bom ambiente favorável aos negócios, ao investimento e com custos de contexto mais baixos. O quanto não exportariam eles?
    .
    .
    E, atenção, as boas surpresas não se deverão ficar por aqui. Outros sectores devem estar com um elevado dinamismo.
    .
    .
    Infelizmente as propostas dos partidos pouco vão no sentido de apoiar o crescimento económico, excepto o programa do PSD. Mas pode ser que mesmo assim, com estes incompetentes no poder, estas exportadoras façam milagres, como já o estão a fazer. Sim, porque o Norte de Portugal vai começar a sair da crise enquanto os parasitas de Lisboa vão ganir. É a vida!

    Gostar

  15. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Maio, 2011 17:43

    Ao contrário de Portugal, o Brasil vive uma crise no sector do calçado. Porquê? Porque assenta a sua competitividade na mão-de-obra barata:
    .
    .
    “Azaleia fecha última fábrica no RS e demite 800 funcionários
    .
    Presidente da companhia calçadista afirma que o Brasil não proporciona competitividade ao setor.
    .
    Símbolo cinquentenário da indústria calçadista, a produção da Azaleia se despede do Rio Grande do Sul. A última unidade gaúcha da empresa, instalada em Parobé, no Vale do Sinos, fechou as portas e demitiu 800 funcionários – vítimas da perda de competitividade das exportações brasileiras e da concorrência com os calçados produzidos fora do país.
    .
    O encerramento das atividades na fábrica foi anunciado ontem, por meio de nota. Segundo o presidente da Vulcabras/Azaleia, Milton Cardoso, a decisão deu-se em razão de a unidade concentrar o menor volume de produção entre as demais do grupo – cerca de 8 mil pares por dia.
    .
    – Foi uma medida necessária. O Brasil não tem sido um país que proporciona competitividade ao setor – justificou Cardoso, que preside a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
    .
    Com 44 mil funcionários, a empresa tem 27 fábricas de calçados femininos e esportivos em três complexos industriais do Nordeste, além de uma planta na Argentina e outra na Índia. Recentemente, o grupo anunciou a compra de uma fábrica indiana, onde produzirá cabedais (parte do calçado) para abastecer as unidades brasileiras – de onde os produtos serão exportados para a América Latina. Com mil funcionários na Índia, a meta é gerar 10 mil empregos em dois anos.”
    .
    In http://www.canalrural.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=2&section=Canal%20Rural&id=3305159&action=noticias
    .
    .
    Outro país que produz muito calçado mas baseado no preço e mão-de-obra barata é o México. Ora, no México, receia-se a perda de 1 milhão de empregos no sector, nos próximos anos, por falta de competitividade. E têm salários mais baixos que em Portugal.
    .
    .
    Porquê que a nossa industria do calçado está a voltar a crescer? Por causa dos preços das mão-de-obra não o é. Mas por outras razões mais importantes: VALOR ACRESCENTADO! Ou dito de outro modo: produtividade. E a produtividade não se consegue apenas cortando nos custos mas aumentando o valor da produção através da criação de valor que é pago pelo consumidor.
    .
    .
    Alguns liricos acham que devemos apostar em salários mais baixos, incluindo abandonar o €uro. Mas isso não é realmente o que conta. Basta ver que no Brasil os salários são mais baixos que em Portugal. Tanto lá como no México. O que realmente está a tirar o sector do calçado da crise está na aposta das empresas em satisfazer os gostos do consumidor e acrescentar valor.
    .
    .
    E a saída de Portugal da crise passa por seguir o exemplo do calçado: valor acrescentado à nossa produção. Seja no têxtil, na agricultura, ou até nas máquinas industriais.

    Gostar

  16. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    10 Maio, 2011 17:50

    Entretanto o PS através do seu Lacão de fila, diz-se contra a privatização da RTP, que nos custa todos os anos 300 milhões dos nossos impostos, fora a divida acumulada que é superior a mil milhões. Com Socrates o fartar vilanagem é para continuar, gastar o dinheiro dos nossos impostos de qualquer maneira é a especialidade deles.

    Gostar

  17. Eleitor's avatar
    Eleitor permalink
    10 Maio, 2011 18:00

    Ninguém acode ao Arlindo?
    Provocam o homem com os comentários “bota-abaixistas” e “neoliberais”, deixam-no nervoso.
    O pobre vê-se obrigado a publicar três comentários (15:09; 15:25 e 16:31, bem dentro do horário de trabalho) correndo o risco de ser apanhado pelo chefe e, sabe-se lá, duramente repreendido (se não for FP, claro).

    Gostar

  18. Fredo's avatar
    Fredo permalink
    10 Maio, 2011 18:08

    Eleitor,
    Bem dentro do horário de trabalho, porque é o trabalho dele. Nas horas extra, alterna com o coiso.

    Gostar

  19. licas's avatar
    licas permalink
    10 Maio, 2011 18:21

    Nisto de empregar Arlindos para PROPAGANDA PSHHHHH
    o Partido não olha a despezas (nem a competência).
    BASTA ADULAR, MENTIR E COLITAR O QUERIDO LÍDER . . .
    (UMA ESPÉCIE DE SACRISTÃO NA MISSA)

    Gostar

  20. O SÁTIRO's avatar
    10 Maio, 2011 18:25

    A esquerdalha é sempre a mesma seja na política ou nos media.
    invertebrados, caceteiros, sem carácter nem dignidade, mentirosos, cínicos.
    Repare-se naquele que é tido como palhaço–hugo chávez—mas, que além de estar a conduzir o povo para a fome e miséria socialistas–é também ASSASSINO:
    http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1848725&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas
    Apesra do escriba usar o termo “eliminar”….trata-se como é óbvio –de ASSASSINAR

    Gostar

  21. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    10 Maio, 2011 18:58

    Hoje os comentários do Anti-Comuna cheiram a chulé.

    Gostar

  22. Antonio M.'s avatar
    Antonio M. permalink
    10 Maio, 2011 18:58

    “Fidel um gigante da história2 diz o Arlindo LOL…….só este cromo para me fazer rir. Os loucos topam-se a milhas. Bem dizia o Krutchev na sua biografia, sobre o Fidel, que era um louco que queria à força lançar misseis sobre os EUA mesmo que a seguir Cuba fosse pulverizada…….Coitados dos Cubanos que vivem há mais de 50 anos na ilha prisão, com um aparthaid financeiro ( peso cubano e o peso convertivel para as lojas onde a nomenclatura faz compras ) e politico ( se não és comuna até aos ossos vais para a prisão ). Para além de financiarem ( enquanto puderam ) as Farc e outros grupos terroristas…..

    Gostar

  23. José Pinto Basto's avatar
    José Pinto Basto permalink
    10 Maio, 2011 19:10

    Damessenssa?…
    “Dilma de esquerda? Mas o PT (partido dos trabalhadores) não é de esquerda. É um partido corrupto. O PT de esquerda já acabou há muito. O comunismo chegou ao fim. Nós todos que participamos dessa aventura somos obrigados a reconhecer isso. O pessoal de esquerda não quer aceitar que isso acabou. Niemeyer não quer aceitar. Saramago não queria aceitar. É chato aceitar. Eu também vivi, me enganei, fui para o exílio. A diferença é que não posso me enganar a mim. Sou obrigado, doidamente, a reconhecer que acabou. Fui reler as coisas, e reconhecer o grande equívoco. O comunismo já era, acabou! Eu defendi Cuba. Sem contar que foi uma besteira. O que é Cuba? Fiz poemas sobre Cuba. É um fracasso completo! Como podem defender uma sociedade em que as pessoas não podem sair de lá? Em troca de quê? Terá por acaso riqueza lá? Não! É miséria, subdesenvolvimento económico e falta de liberdade. Eu não vou defender isso, meu Deus.”
    Ferreira Gullar,
    Prémio Camões 2010.

    Gostar

  24. A. R's avatar
    A. R permalink
    10 Maio, 2011 22:57

    A continuar sokas Portugal será uma nova Cuba na Europa: uma elite rica, o Povo, que tem criados a servir à lista em casa e a população que morre de fome, doença e cacetada do KGB local. O PS já ameaça com “quem se mete com o PS leva” e “malhar na oposição” e o dinheiro claro “é do PS”.

    Gostar

  25. Outside's avatar
    Outside permalink
    11 Maio, 2011 14:42

    HM,
    Vi à hora de almoço no jornal público hiper-formatado a estória dos okupas que tiveram de desocupar uma escola no Porto !
    Entretanto já me informei um da essência da coisa…
    Sei que tem estima pelo assunto…e mete ou não mete postada este caso ?

    Gostar

  26. jal's avatar
    13 Maio, 2011 13:08

    lá continuamos a mentir para fazer um jeitinho à piadola. se souber, certamente saberá, como se procede à redução de postos de trabalho no sector estatal cubano não diria alarvidades.

    Gostar

Indigne-se aqui.