A ler
14 Maio, 2011
«Em democracia, o melhor é mesmo deixar a direita governar. Não pelos seus particulares méritos, mas porque é a única altura em que a esquerda não cala. » – Luciano Amaral
«No dia 4 ou 6 de Junho, vários jornalistas e analistas vão aparecer na TV a dizer que “ah, não se discutiu o essencial”. » Henrique Raposo e a cobertura destas eleições
21 comentários
leave one →

Pelo menos o jornalismo dos últimos dias mostra que o Eduardo Catroga tinha absoluta razão quando disse que se discutem pentelhos na campanha eleitoral. As páginas centrais (ou perto destas) do i eram dedicadas aos pentelhos do Catroga. Sei que isto soa mal, mas em vez de os jornalistas discutirem as minudências em que o jornalismo caíu (a mensagem) discutem a palavra pentelhos, que aliás é correctamente aplicada. Discutem a forma em vez da substância.
.
Se não temos os jornalistas mais idiotas do mundo, uns verdadeiros chatos, temos de convir que por lá perto andam, tais são as porras que teimam em escrever. O nosso amigo Catroga deveria ter mandado a maior parte da classe jornalística (pasquineira, diga-se, com poucas e muito honrosas excepções) para a senhora de maus costumes que os colocou ao mundo, ou mais classicamente ad rem.
.
No fundo, é só fumaça.
GostarGostar
meu caro F. Colaço: tem toda a razão.
Mas para se ter um jornalismo de alguma classe seria preciso
algo impossível: recrutá-los nos estrangeiros. . .
(porque os de cá são apenas o espelho do Tuga: arrogantes, sem carácter,
pouco alfabetizados, corruptos,…)
GostarGostar
“Se não temos os jornalistas mais idiotas do mundo, uns verdadeiros chatos, temos de convir que por lá perto andam, tais são as porras que teimam em escrever.” – Francisco
Exactamente,
encaixa como uma luva a helenafmatos.
GostarGostar
Piscoiso,
.
A Helena F. Matos é uma das poucas excepções aos jornalístico pântano. Não discute forma, discute substância. Nunca disse nada, ao meu melhor conhecimento, acerca dos pentelhos do Catroga (isto soa mal, caramba!) nem do «fico melhor assim ou assim» do nosso Capo dei Capi.
.
As críticas que ela faz ao jornalismo são certeiras. E irritam os nossos abrantinos jornalistas porque lhes acerta onde lhes dói mais, não no cérebro, pois para a nossa classe jornalística esse não é um órgão vital, mas na carreira, essa sim, sumamente apreciada. «E agora veja lá o que quer da sua vida.»
GostarGostar
O que nos espera…e a comunicação social a discutir “pentelhos”…
“Athens has failed its young people. It has nothing to offer them any more. Our politicians are idiots … they have disappointed us greatly,” said Dikiakos, who will soon be joined by 10 friends who have also decided to escape the capital.
They are part of an internal migration, thousands of Greeks seeking solace in rural areas as the debt-stricken country grapples with its gravest economic crisis since the second world war.
“It’s a big decision but people are making it,” said Giorgos Galos, a teacher in Proti Serron on the great plains of Macedonia, in northern Greece. “We’ve had two couples come here and I know lots in Thessaloniki [Greece’s second biggest city] who want to go back to their villages. The crisis is eating away at them and they’re finding it hard to cope. If they had just a little bit of support, a little bit of official encouragement, the stream would turn into a wave because everything is just so much cheaper here.”
http://www.guardian.co.uk/world/2011/may/13/greek-crisis-athens-rural-migration
GostarGostar
Essa tendência de regresso ao (pobre) mundo rural na Grécia é algo que também nos espera. É uma regressão social e civilizacional, fruto da pobreza em que caíram a Grécia e Portugal. As pessoas não têm alternativa senão reconstruir as redes sociais de onde tentaram evoluir, e voltar a um mundo mais ou menos autosuficiente, mas mais pequeno e pobre de espírito. O Portugal de “Salazar” está de novo à esquina…
GostarGostar
agora a culpa é do mensageiro, nada de novo.
já o outro resolveu gamar os gravadores aos jornalistas; se se livrassem de certos políticos o ar ficaria mais respirável.
GostarGostar
hoje um parvalhão de um jornalista do Diario de Noticias, parvalhão é mesmo nome!! escreve que Eduardo Catroga deve pedir desculpa aos portugueses, o Marcelino na sua crónica segue o mesmo diapasão, o ridiculo disto é que exigem desculpas por um politico ter usado a palavra ” pentelho” e mesmo chamado a Socrates “NAZI”, no sentido que este gajo levou com o canto da sereia portugal à catastrofe economica…isto é, exigem a Eduardo Catroga desculpas por ter utilizado palavras…mas não exigem a Socrates um pedido de desculpas ou mesmo que o Tribunal Constitucional o declare persona com graves problemas mentais, pelos actos que nos conduziram aqui…nas ultimas eleições legislativas, o Diario de Noticias foi de um nojeira sem qualificativos e ainda nem pediu aos portugueses por ter induzido em erro muitos portugueses, mas os palhaços exigem dos outros desculpas…Se o Socrates ganhar as proximas eleições legislativas, só existe uma conclusão a tirar, temos uma comunicação social de MERDA!!!! e que não aprenderam nada com a MERDA que fizeram por deixarem UM LOUCO GOVERNAR IMPUNEMENTE!!!!!!!!!!!!! não sei qual é mais perigoso, se Socrates ou a comunicação social…
http://economia.publico.pt/Noticia/divida-publica-vai-ultrapassar-100-por-cento-do-pib-este-ano_1493994
GostarGostar
Apanhámos com um Cadhafi . . .
O verdadeiro vive em tendas, o nacional só dá barraca . . .
GostarGostar
Definição de jornalista tuga (vulgo “jorna”): grupo conhecido e influente de analfabetos funcionais que falam, falam, e, tudo espremido, não sai nada de substancial, tirando um ou outro pentelho …
GostarGostar
«Em Democracia, o melhor mesmo é deixar a Esquerda governar. Não só pelos seus particulares méritos, mas porque é a única altura que a Direita não cala».
Arlindo da Costa dixit.
GostarGostar
No dia 4 e 6 de Junho vão aparecer inevitavelmente muitos jornalistas e comentadores a recibo-verde a dizer que «ah!, não se discutiu o essencial».
Claro! Olha que novidade!
Quando muitos jornalistas, comentadores,mercenários ao serviço de entidades estrangeiras, andam sistematicamente a chamar mentiroso ao Sr. Primeiro Ministro; a enxovalhar o Governo e as Instituições Portugueses aqui e no estrangeiro; quando andam preocupados com o qque veste o Sócrates,etc,etc. o que é que esperariam?
Cambada de inúteis e de vendidos!
GostarGostar
O divertido é alguém ainda achar que existe uma classe jornalística. O divertido é achar que as pessoas estariam interessadas em discutir o essencial. O Divertido é chamar comentadores e analistas a todo o moço de recados que passa. Uma verdadeira comédia de erros.
GostarGostar
E SODOMIZAM-NOS Á VIVA FORÇA ….
AQUI ESTÁ UMA BOA IDEIA…
http://lishbuna.blogspot.com/2011/05/afinal-o-milagre-de-fatima-e-este.html
GostarGostar
Por acaso a Helena sabe se o PSD já alterou o seu programa eleitoral para a Educação para o ajustar aos interesses defendidos pelo prof. Santana Castilho?
É que também os profissionais da minha actividade têm umas alterações a sugerir para melhorar o programa laranja de forma a adaptá-los aos nossos interesses.
E tenho a certeza que outros se seguirão.
Fale nisto Dra Helena…
GostarGostar
. . . TÁBEM
___Mas se não houvesse Imprensa (tendencionalmene!) LIVRE,
o que Sócrates ABOMINA DE RAÍZ,
(veja-se o caso MANUELA MOURA GUEDES
e também o seu co-camarada fana – gravadores)
COMO NÃO SERIA ISTO ?????
GostarGostar
Licas,
.
Nós temos uma imprensa tendencialmente livre. Particularizando, a imprensa é livre de seguir as tendências determinadas pelo partido socialista, tendo problemas se livremente escolher não a seguir.
GostarGostar
Tric,
.
Se no dia 5 o José Sócrates tiver ganho as eleições, o problema não estará na comunicação social, estará no povo.
.
Esta conclusão decorre de existirem eleições livres na democracia que temos. Numa ditadura impôem-lhe o veneno que o matará. Numa bonecocracia (erro intencional) deixam-lhe escolher esse veneno.
GostarGostar
D,
.
O PSD tem um plano imperfeito. O PS, à vista dos compromissos que escreveu, tem um programa mentiroso.
.
Consegue com o melhor que as suas capacidades intelectuais lhe permitem discernir a diferença ou segue defendendo o indefensável?
GostarGostar
Portela Menos 1,
.
Pense em três hipóteses de partidos no poder. As duas da extrema-esquerda apenas tornariam Portugal mais pobre que a Roménia, pelo que à partida as descarto. E antes que me aborreça por isso, prove-me que algum país comunista foi mais justo, mais igual e mais rico que a maioria dos países com economia de mercado.
.
Centremo-nos, por conseguinte, nas outras três hipóteses: PS, PSD, PP.
.
O PS anda a falar contra os compromissos que subscreveu. Será que o descerebrado Sócrates e o acéfalo Silva Pereira pensam que o que eles dizem não será ouvido na Alemanha e na Finlândia? Daqui a três meses negam-nos a segunda prestação do empréstimo e depois estamos na situação de bancarrota, e ficaremos inexoravelmente mais pobres que a Roménia. Pode sempre, claro, dizer-me que isso são enfusiamentos próprios de campanha eleitoral e que o PS irá cumprir os compromissos. Se me o disser, estará a declarar o PS mentiroso em negrito e com o devido destaque, algo que já tínhamos (eufemisticamente) poucas razões para duvidar.
.
O PP e o PSD são mais coerentes. Note-se entementes que o PP a cada medida de descida da despesa contrapõe uma subida em igual valor.
.
O PSD, ao menos, diz ao que vai. É certo que o programa vai sendo ajustado, alterado ao sabor dos ventos, o que não é de todo bom. Mas pelo menos diz ao que vai, e é um programa que pode ser executado, mais coisa menos coisa. Bem gostaria que as coisas não fossem assim, mas tenho contrafeito que reconhecer que é o melhor esforço dos cinco.
.
Pode dizer o mesmo daquela excrescência de generalismos incomportáveis que é o programa do PS e, pior, das declarações do José Sócrates (as mesmas que, ganhe ele as eleições, terá como um espinho quando nos negarem a segunda tranche do empréstimo)?
GostarGostar
licas
Posted 15 Maio, 2011 at 10:57 | Permalink
__________
MAS QUE COISA ; tem razão F. Colaço, tendencialmente é que deveria ser escrito. . .
ME DESCULPEM. . .
GostarGostar