Saltar para o conteúdo

o debate passos-portas

14 Maio, 2011
by

Tive uma surpresa com o debate Passos-Portas. Vi-o em diferido, na SIC-Internacional, e tinha lido minutos antes o que sobre ele foi dito e escrito na net. Para mim, ao contrário do que li à maioria dos comentadores, Passos esteve muitíssimo bem e Portas, não tendo estado mal, não deixou de ser igual a si mesmo, o que me pareceu menos do que suficiente, considerando o bom momento por que o seu partido está a passar e as expectativas que sobre ele recaem. Passos foi afirmativo, mas equilibrado (exagerou quando ordenou a Portas que o olhasse frontalmente) e apresentou-se bem preparado nos temas, enquanto que Portas se manteve por questões de menor substância e foi mais genérico na forma como as abordou. Mas o facto da maioria dos comentadores dar a «vitória» do debate a Portas, significa que ele já é, inquestionavelmente, o homem destas eleições e que o seu partido está lançado para atingir um resultado histórico. Por seu inteiro mérito, diga-se em abono da verdade.

 

Por outro lado, pareceu-me transparecer do debate que não existe estima pessoal entre estes dois homens, havendo até alguma falta de consideração recíproca, o que não será o melhor cenário para que um eventual futuro governo de coligação PSD-CDS venha a ser uma verdadeira alternativa de direita e não apenas uma simples soma oportunista de mandatos parlamentares para sustentar um governo imposto pelos votos. De resto, se estes dois homens vierem a formar uma coligação de governo, ela terá de perdurar, pelo menos, por duas legislaturas, isto é, por oito anos. Menos do que isso significará que o governo e a coligação falharam e que, com o seu fracasso, falhou também o plano de recuperação do país. A sua responsabilidade é, por isso, imensa, razão pela qual é mais do que hora dos seus respectivos conselheiros contribuirem para os aproximar no plano pessoal e, obviamente, no plano político.

 

Assim, se o PSD e o CDS forem para o governo com resultados eleitorais expressivos e mais equilibrados entre si do que no passado, se conseguirem um bom desempenho governativo e se se mantiverem unidos por duas legislaturas, daqui por oito anos a direita terá uma forte probabilidade de ser representada por uma só formação eleitoral e não por dois partidos rivais, como pretendia Francisco Sá Carneiro há trinta anos.

21 comentários leave one →
  1. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    14 Maio, 2011 01:20

    «Daqui a oito anos a direita terá uma só formação eleitoral e não dois partidos rivais»…..
    Será este o 4º segredo de Fátima?

    Gostar

  2. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    14 Maio, 2011 02:07

    Tem razão, caro Arlindo, e já modifiquei, embora o raciocínio tenha sustentabilidade, ou acha que é necessário ir a Fátima para imaginar uma quase fusão entre PSD e CDS, se estes partidos conseguirem, com sucesso (e sem sucesso não conseguirão), manter-se duas legislaturas no governo? Se reparar, não há em Portugal nenhum resultado de dois partidos (e só podem ser estes dois) em coligação de governo prolongada. A mim, se isso acontecer, parece-me que será inevitável a fusão, até porque, como Sá Carneiro e o próprio Freitas do Amaral o perceberam há trinta anos, nada justifica a sua existência separada.

    Gostar

  3. Mario's avatar
    Mario permalink
    14 Maio, 2011 02:53

    Sim, a fusão entre PSD e CDS faz sentido, mas deve resultar de um trabalho conjunto de sucesso no próximo governo. O PSD tem a estrutura local, regional e nacional que qq partido de governo tem de ter. O CDS tem alguns quadros jovens e imaginativos que terão mais sucesso num partido de grande dimensão. Já pertencem os dois ao Partido Popular Europeu. O principal está feito.
    No entanto e para estas eleições de dia 5, convem que saibamos fazer contas. O CDS não poderá nunca atingir, em duas semanas, os 23,5% requeridos por Portas para liderar a direita. De resto qq transferência de votos do PSD para o CDS só prejudicam a possibilidade de o PSD ultrapassar o PS e, por isso, ser o partido convidado pelo PR, para constituir governo.
    Basta-nos sermos frios e racionais, como sempre soubemos ser. É a única forma de derrotarmos Sócrates.

    Gostar

  4. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    14 Maio, 2011 03:36

    Ainda muita água vai passar por debaixo das pontes….

    Gostar

  5. Euro2cent's avatar
    Euro2cent permalink
    14 Maio, 2011 04:33

    > Daqui a oito anos

    Hmm. Não sei se a carroça aguenta. Como disse o Medina Carreira, rouba-se demais para o tamanho do país.

    Gostar

  6. paulo's avatar
    paulo permalink
    14 Maio, 2011 07:00

    Porque razão ninguém denuncia a batota de portas que se apresentou ao debate sem programa de governo? Portas na giria portuguesa comportou como um chico esperto, um cábula que foi enganando os colegas e os professores. Hoje despiu o fato do PP e veste o do CDS numa medida tactista para tentar esconder a sua agenda mais liberal nomeadamente relativamente aos sectores do estado (educação, saúde …). É curioso que ele que já pertenceu a um governo venha atacar passos coelho como responsável pelas governações anteriores e ele paulo portas, não se responsabilize pela sua governação. Quando diz que devemos se avaliados pelo mérito, qual foi a sua autoavaliação. Que evidências tem para apresentar?

    Gostar

  7. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    14 Maio, 2011 07:02

    o rectângulo necesita de tutela estrangeira no longo prazo.
    parece a ‘casa de Irene’: «dias sem amanhã»

    Gostar

  8. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    14 Maio, 2011 07:17

    Antes de mais, o que é preciso é correr com o bandalho aldrabão. E para sempre. Não vejo como o Portas poderá ter um papel mais do que acessório, ao ser necessário para a maioria. Ao pôr-se em “bicos de pés” Portas põe em perigo o primeiro objectivo: correr com este incapaz que é a cara deste pesadelo. Portanto, não se pode arriscar. A chave para correr com o pinóquio é votar no PSD.

    Gostar

  9. licas's avatar
    licas permalink
    14 Maio, 2011 07:35

    Tem razão : o tal Processo Revolucionário está na fase terminal . . .
    Com PCP desmaiando para o côr de rosa e o PS agora mais e mais CENTRALISTA
    (DEMOCRÁTICO, é claro) acabaremos por ter, passada a fase GERONIMO, a fusão
    (com o BE dissolvido nela), à moda dos
    ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, o CENTRÃO ABSOLUTO: Partido Democrata
    e Partido Republicano.
    MAS NÃO SERÁ PARA AGORA . . .

    Gostar

  10. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    14 Maio, 2011 07:44

    Não…o quarto segredo de Fátima é o pêiesse comandado pelo engenheiro relativo e mentiroso compulsivo, ser um partido da esquerda.
    O cabeça de lista por Lisboa deste partido não é o gajo. “estou-me a cagar para a justiça”?
    Qual é o cargo para o ladrão de gravadores açoriano ?

    Gostar

  11. Ricciardi's avatar
    Ricciardi permalink
    14 Maio, 2011 07:52

    “exagerou quando ordenou a Portas que o olhasse frontalmente” Rui.a
    .
    Foi a parte aonde se definiu a hierarquia da relação. Conseguiu intimidar portas com um simples pedido… A partir desse momento, portas mal conseguiu olhar para passos frontalmente. Passou de dominador a dominado. Passos, tal como Sócrates, olha de frente e incessantemente o adversario. E’ uma excelente característica para liderar pessoas.

    RB

    Gostar

  12. tony's avatar
    tony permalink
    14 Maio, 2011 10:18

    Vocês andam tão embevecidos que não vêm que os reis vão nús ou seja são ambos uma ganda nódoa

    Gostar

  13. licas's avatar
    licas permalink
    14 Maio, 2011 10:29

    É a lei da matilha: o ALFA domina o resto só com a sua presença (mesmo sem morder,
    ou mostrar sinais de violência . . .)

    Gostar

  14. licas's avatar
    licas permalink
    14 Maio, 2011 11:00

    Tiradentes
    Posted 14 Maio, 2011 at 07:44 | Permalink
    Não…o quarto segredo de Fátima é o pêiesse comandado pelo engenheiro relativo e mentiroso compulsivo, ser um partido da esquerda.
    O cabeça de lista por Lisboa deste partido não é o gajo. “estou-me a cagar para a justiça”?
    Qual é o cargo para o ladrão de gravadores açoriano ?
    ___________________

    Ele estava fulo com a Justiça porque nessa altura ainda o processo de *domesticação/controlo/intimidação* estava EM CURSO: os ratos do largo
    Agora, com o Pinto Monteiro, até têm rédea tão larga que já não precisam de *cagar* para ela: está um tal monte de excremento que a contribuição do *repescado pedófilo* Ferro Rodrigues mal se nota . . .

    Gostar

  15. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    14 Maio, 2011 11:53

    Tony,
    .
    Os reis vão nus, mas o Primeiro Ministro em gestão há-nos esfolado com precisão cirúrgica.

    Gostar

  16. M.D.'s avatar
    M.D. permalink
    14 Maio, 2011 14:09

    Sim,sim!O que PPC tem mais é de líder nato!Só se fôr nado-morto!

    Gostar

  17. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    14 Maio, 2011 16:33

    A história “olha-me nos olhos” foi completamente absurda. O Portas – que não é tipo para se deixar apanhar desprevenido – ficou tão parvo com o pedido que nem reagiu….

    Gostar

  18. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    14 Maio, 2011 16:35

    8 anos no poder? Coligação ? Só contaram para você….. Antes disso o Portas “come” (não, não é nesse sentido…) o Passos Coelho, tal como “comeu” o Manuel Monteiro….

    Gostar

  19. ruia.'s avatar
    14 Maio, 2011 17:22

    “Antes disso o Portas “come” (…) o Passos Coelho, tal como “comeu” o Manuel Monteiro….”
    Talvez. O post não exclui essa possibilidade. Embora o MM se tenha devorado a si próprio, antes do PP ter comido os restos do cadáver político.

    Gostar

  20. M.D.'s avatar
    M.D. permalink
    14 Maio, 2011 22:11

    Já me apercebi que,por não ter insónias nem ser masoquista,perdi o momento épico do “olha-me nos olhos”.Vou procurar o vídeo no youtube.
    Não duvido que PP tenha tremido perante a intensidade do momento.Consta que o olhar de PPC “á caçado” é tão profundo,misterioso e intimidante como a fossa abissal das Marianas….também tão deserta de vida como a dita cuja!
    Pobre PSD ao que chegaste e aonde vai parar Portugal por tua causa!

    Gostar

Trackbacks

  1. Tensão máxima no PSD (4) « O Insurgente

Indigne-se aqui.