Saltar para o conteúdo

Um apoio muito bem vindo

18 Maio, 2011

Depois do que afirmou ontem no debate com Passos Coelho sobre o facto do “Diário da Madeira” ser suportado com dinheiros públicos, Francisco Louçã certamente que vai apoiar a privatização da LUSA  e da RTP

101 comentários leave one →
  1. exiladopt's avatar
    Exilado permalink
    18 Maio, 2011 12:27

    Dependerá se quiser fazer fretes aos empresários do sector…

    Gostar

  2. tony's avatar
    tony permalink
    18 Maio, 2011 12:36

    É um bocadinho diferente a proporção é mais gravosa as linhas editoriais são controladas, o seu titulo tenta desagravar a situação embora eu ache que na parte das privatizações deve-se privatizar e depois a madeira como é que ficava e você sem desculpas para apoiar as vigarices.

    Gostar

  3. Piscoiso's avatar
    18 Maio, 2011 12:44

    Para mim é mais importante saber o que faria Passos Coelho com o “Diário da Madeira”,
    do que Louçã com a Lusa e a RTP,
    pois só o primeiro tem hipóteses de chegar a PM.

    Gostar

  4. Luis Gaspar's avatar
    18 Maio, 2011 13:10

    Convenhamos que são “ligeiramente” diferentes, os casos… mas não me surpreende que haja quem ache que são iguais. Há que fingir que o elefante rosa não está plantado no meio da sala, ou os eleitores iam perceber a farça que são os nossos liberais pêessedeiros.

    Gostar

  5. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 13:42

    Eh pá, parece que já não se fala de vitórias e derrotas nos debates. Mas afinal quem ganhou o debate? O Anacleto ou o Coelho?
    .
    .
    Desconfio que se esperava que o Passos Coelho perdesse todos os debates e parece que se está a safar relativamente bem, com o seu palio tecnocrático.
    .
    .
    Acho que o Sócrates vai usar contra o Coelho.
    .
    .
    PM De registar que o televangelista Anacleto não conseguiu derrotar o Coelho. O que é um sinal profundo do desgaste do BE, que parece estar em declinio face à colagem ao que o PCP defende abertamente.

    Gostar

  6. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Maio, 2011 13:57

    Helena Um pouco incomodada com o calcanhar dde Aquiles laranja, a Madeira de Jardim.

    Gostar

  7. Fredo's avatar
    Fredo permalink
    18 Maio, 2011 14:04

    Alguém sabe qual é o défice acumulado da RTP e da Lusa, para contrapôr aos 50 milhões do Jornal da Madeira?
    Tanto quanto julgo saber, só a RTP recebe POR ANO 90 milhões… Realmente um bocadinho diferente…
    Para quem prefere comparar as coisas em percentagem, já se deu conta que “em percentagem” qualquer “jornal da escola” dá maior prejuízo?

    Gostar

  8. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Maio, 2011 14:15

    A-C, os seus “argumentos” valem tanto como quaisquer outros. Por mim Louçä fritou Coelho, mantendo-o sempre à defesa. E a Madeira é um problema…

    Gostar

  9. campos de minas's avatar
    18 Maio, 2011 14:15

    eh eh os caniches da hiena, face a um dos seus calcanhares de aquiles. nem sei por que é que as hienas ainda não mudaram todas para o jardim madeirense.

    Gostar

  10. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 14:18

    “Tanto quanto julgo saber, só a RTP recebe POR ANO 90 milhões… Realmente um bocadinho diferente…”
    .
    .
    Só 90 milhões? Então veja isto aqui:
    .
    http://ww1.rtp.pt/wportal/grupo/informacao_financeira/relatoriocontas09.php
    .
    .
    Na página 57 vem a pouca-vergonha. Do total de proveitos, em 2009 note-se, de 307 milhões de euros, 237 milhões de euros são dinheiros públicos.
    .
    .
    A RTP é uma autêntica máquina de sugar dinheiro ao Zé da Chipa. Depois, claro que não interessa aos seus concorrentes privados que esta empresa concorra em mercado aberto e livre com eles. Claro, o bolo publicitário teria que ser mais repartido, pelo menos tendo em conta as audiências de cada um.
    .
    .
    Depois as inteligências a dizer que a livre concorrência e mercados abertos só são boas mas nos outros sectores, pois fazer televisão parece que é especial.
    .
    .
    Que serviço público faz a RTP que as demais empresas não estejam a fazê-lo também?
    .
    .
    Declaração de interesses: não perco tempo a ver lixo da RTP tido como fazendo serviço público ao serviço de todos os portugueses, incluindo os emigrantes. Quando quero saber alguma coisa de jeito sobre Portugal uso outros canais de informação mais credíveis e menos politizados.

    Gostar

  11. campos de minas's avatar
    18 Maio, 2011 14:22

    A-C,
    tem a certeza que viu mesmo o debate?
    vá lá clique no link do post que aquilo é um deleite, com o anacleto a encostar o passos às cordas epitetando-o de extremista e mimoseoando-o com exemplos!

    Gostar

  12. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 14:24

    “Por mim Louçä fritou Coelho, mantendo-o sempre à defesa.”
    .
    .
    Vou ver o debate de novo e sem interrupções mas o pouco que vi, o Anacleto estava mesmo em baixo de forma. Aliás, isto tem a ver com a tentativa de se colarem ao PCP que lhes fez perder votos pela descoberta dos idealistas bloquistas que o BE é um partido comunista. Pouco diferente do PCP.
    .
    .
    Dirá que eu sou tendencioso, até porque o BE está quase nos antípodas das minhas ideias. É verdade. Mas mesmo assim, eu tendo a reconhecer quando os meus adversários ideológicos são capazes de convencer melhor os seus potenciais “eleitores”. E pelo que vi, coitado do Louçã. Aliás, eu até penso que além de estarem a perder votos por mostrarem que são mesmo comunas, os bloquistas estão apenas a dar votos ao PCP, porque eles são o original e não a cópia. Outro tiro no pé, que o próprio DO vai o dizendo entrelinhas mas que ainda não é levado a sério dentro do BE. Por isso, o DO quase que adivinha o declinio inexorável do BE.

    Gostar

  13. Ricardo Campus's avatar
    18 Maio, 2011 14:32

    isaltinos…fátimas….avelinos….valentins…..jardins…. a sociedade está podre do futebol à política…
    só dá vontade é de virar costas

    Eça e Portugal – Forçados a emigrar http://goo.gl/fb/VUMt6

    Gostar

  14. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 14:33

    “com o anacleto a encostar o passos às cordas epitetando-o de extremista e mimoseoando-o com exemplos!”
    .
    .
    Caro Campo de Minas, ao contrário do que possa pensar, ma minha modesta opinião, nem o BE ganhará muito com estes ataques assim como o Coelho ganha credibilidade junto dos seus potenciais eleitores (sobretudo à direita), por ter coragem em enfrentar o comunismo ideológico. Não penso que o Coelho se importe muito com esses epípetos, pelo contrário, quanto mais for apodado de radical pelos comunas, mais os eleitores de direita se revêm no Coelho. Mas estas criticas ao radicalismo do Coelho em vez de reforça o BE, reforça o… PCP.
    .
    .
    A sério. Medite no que pensa o DO sobre a actual situação do BE. Vai perceber que a estratégia de se colarem ao PCP é um erro evidente. Mas pronto, pode ser que esteja enganado e os resultados eleitoras demonstrem que as sondagens estão erradas.
    .
    .
    Já agora, a talhe de foice, o Anacleto volta a dar um tiro no pé. Por um lado defende para o continente o reforço dos poderes públicos em ditos sectores estratégicos nacionais, acusando o Coelho de racicalismo porque ele quer privatizações. Por outro, já é contra esse dominio do Estado nesses sectores se for o PSD a os dominar. Ao invés de ganhar credibilidade junto das populações, o BE com estas criticas pode beliscar o PSD mas dá enormes tiros no pé. Já estou a ver o Bokassa da Madeira a dizer nas ilhas: se até o BE defende o Estado na imprensa, porquê que já são contra este dominio na Madeira? Porque são colonizalistas e cubanos, que só admitem o dominio do Estado na imprensa quando são eles a emitir propaganda comunista. lololololololol
    .
    .
    É como lhe digo. Ao invés de tirar votos ao PSD, é o BE que os perde, até porque o seu eleitorado recente não é tão estúpido como os líderes do BE o tentam fazer. Daí as más sondagens.

    Gostar

  15. campos de minas's avatar
    18 Maio, 2011 14:45

    Anti meu caro,
    sempre lhe digo que este país não está nem para velhos, nem para meninos-de-coro!
    e passos sendo um naif, aqui sem conotação negativa (ao ponto de pedir ao portas no debate: importa-se de olhar para mim),passos dificilmente não perderá por KO na sexta com o mentiroso!
    o mentiroso leva seis anos a virar frango!
    e sem nunca ter ido ao tapete(onde travava debates com os melhores do parlamento)!

    Gostar

  16. Sousa Pinto's avatar
    Sousa Pinto permalink
    18 Maio, 2011 14:54

    Quem está interessado em calar Passos Coelho?
    Os mesmos que calaram Sá Carneiro.
    Olhando para a nossa História, facilmente se vê que foram mais abafados os que queriam mudar Portugal para melhor do que os Nacional-Porreiros que só contribuiram para atrasar mais os portugueses.
    Por isso,…………Cuida-te Coelho, já que és bem intencionado.

    Gostar

  17. mesquita alves's avatar
    mesquita alves permalink
    18 Maio, 2011 14:54

    Boa tarde,
    Numa altura que o BP fez a circular que fez ,e que a chefa Alemã atirou o barro à parede sobre as reformas e desemprego, acho que a Helena quer distrair o pessoal…
    Em primeiro lugar, a Alemã, omite o difrencial de taxa social, entre os países em causa.
    Então é assim: Eu, e as empresas para as quais trabalhei, descontámos durante 25 anos mediante determinados pressupostos de econometria.
    De uma forma sucinta queria avisar que se querem aumentar a data para a reforma, diminuir a mesma, limitar o subsídio de desemprego, no valor e no tempo, tudo bem – dentro que o façam com legitimidade política, jurídica e constitucional. Contudo, há um pequeno problema, têm que me devolver aquilo que nos últimos 25 anos descontei a mais.
    Se eu fizer um seguro de reforma, não é legitimo que a 2/3 da data prevista, diminuam a indeminização futura, mantendo o prémio mensal…. Se tal fosse possível, o que não é, tinham no mínimo que me devolver o prémio que durante 25 anos paguei a mais. Somos honestos, ou estámos perante uma cambada de vígaros!
    Brinquem com o fogo, briquem, mas depois não me peçam para vos libertar das chamas.
    Boa tarde.

    Gostar

  18. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 15:13

    “e passos sendo um naif, aqui sem conotação negativa (ao ponto de pedir ao portas no debate: importa-se de olhar para mim),passos dificilmente não perderá por KO na sexta com o mentiroso!
    o mentiroso leva seis anos a virar frango!”
    .
    .
    Sabe que eu também pensava assim. Mas em todas os debates, excepto com o Portas, safou-se bem. E aí, a avaliar pelo que estou a ouvir no debate contra o Anacleto (que domina bem as técnicas de propaganda telivisivas), o Coelho safou-se muito bem. É como lhe digo, atendendo às próprias expectativas (as minhas também) sobre o novato Passos Coelho, o gajo além de se estar a safar bem, está a roubar votos ao PS e ao CDS. E nem mesmo o mau debate contra o Portas lhe feriu tanto como cheguei a pensar. Aliás, na recente sondagem da Intercampus (ou track pool, como diz o Magalhães), viu-se que o CDS cai para um reforço do PSD. (Também pelo péssimo programa eleitoral do CDS que veio reforçar a ideia que se tenta colar ao PS e daí a perda de votos para o PSD.)
    .
    .
    Aliás, estou mesmo expectante no debate entre o Coelho e o Sócrates. Penso que vai ser uma boa surpresa, pois o segundo vai ter que suar as estopinhas para dar cabo do discurso tecnocrático do Coelho. É que o discurso tecnocrático do Coelho ganha votos entre os indecisos, pois a estratégia do PSD passa muito por mostrar estar bem preparado para ser governo. E tem-no conseguido.
    .
    .
    Veja-se que os erros do PSD foram aproveitados pelo PS e pelo governo para atacar forte e feio no Coelho. Acusando-o até de ser um novato inexperiente. Só que, o Coelho amansando os seus boys (com o caso mais flagrante do Catroga), o PS perdeu elán, até porque o Sócrates não tem nenhuma mensagem de esperança aos que querem uma mudança. Tenta apenas segurar o eleitorado, usando muito o medo. Mas nesta estratégia socialista há um risco enorme: fazer fugir o eleitorado que sabe que tem de haver uma mudança em Portugal. E aqui o discurso tecnocrata do Passos e o assento tónico no crescimento económico, está a dar credibilidade ao PSD.
    .
    .
    Aliás, os ataques ao PSD sobre a TSU, tanto por parte do PS como do CDS, foi um erro enorme. Porque o ataque foi mal feito, na medida que é o próprio acordo com o FMI que o prevê e, por outro lado, mostrou que, tanto o PS como o CDS (aqui um erro incrivel do Portas) estão contra as mudanças e o crescimento económico e a criação de empregos. E aí, depois dos soundbytes, o que ficou na imagem dos portugueses? Que o PSD está a querer mudar o estado de situação para criar empregos e aumentar o crescimento económico, através das exportações.
    .
    .
    No fundo, digo-lhe o seguinte. A má campanha do Coelho (e seu amadorismo) foi bem aproveitado pelos seus opositores para roubar popularidade no imediato. Mas criou uma imagem junto do eleitorado que o único partido que quer mudar Portugal é o PSD. Agora, com as correcções efectuadas pelo Coelho, o seu discurso tecnocrata junto do eleitorado a explicar aquilo que foi incapaz de fazer no inicio e os próprios erros do PS e do CDS, o Coelho está a crescer em termos de credibilidade. Ou seja, à medida que a campanha decorre, fica evidente a todos: o PSD é o unico que tem um programa eleitoral digno desse nome, é o único que pretende mudar alguma coisa, o único que pede crescimento das exportações, do emprego e do crescimento económico. Depois, à medida que o discurso tecnocrata do Passos Coelho entra no ouvido das pessoas, vai dando a ideia que é mesmo o único que se preparou para governar com o FMI.
    .
    .
    Já tinha dito aqui, que um familiar meu, que já votou no BE, estava mesmo indeciso e não iria votar. Hoje já admite que irá ter que votar no Passos Coelho pois todos os outros querem manter o mesmo sistema que nos levou à bancarrota. Ou seja, o discurso do Coelho está a colher votos e indecisos. O que é para mim uma total surpresa. Se o Passos entalar o Sócrates com paleio tecnocrata e o Sócrates se limitar a chavões e propaganda rasca, o PSD ganha as eleições com uma perna às costas. Porque a malta já não se limita a querer palavras-de-ordem mas quem introduz conteúdo técnico naquilo que defende. E aqui o Passos está bem preparado para o fazer. Daí que o Sócrates vai ter que suar um bom bocado. O Coelho, através do paleio tecnocrata faz lembrar aqueles sempre-em-pés, que leva tabefes mas volta sempre à posição inicial. E isso, em termos políticos é interessante que pode fazer ganhar eleições.

    Gostar

  19. campos de minas's avatar
    18 Maio, 2011 15:24

    Anti,
    boa imagem,fartei-me de rir com a sua imagem do sempre-em-pé, que leva tabefes mas volta sempre à posição inicial!

    Gostar

  20. Zappa's avatar
    Zappa permalink
    18 Maio, 2011 15:38

    A Madeira ou o Jornal da Madeira não são problemas….problema é um deputado socialista roubar um gravador a um jornalista e continuar a ser deputado!!!! isso sim é problema, tenham vergonha na cara !os socialista são o desboche da sociedade, é só mafiosos com avental!!!!

    Gostar

  21. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 15:41

    A campanha socialista está ao rubro:
    .
    http://www.tvi24.iol.pt/aa—videos—politica/vader-do-fraque-agredido-31-da-armada-socrates-ps-tvi24/1254211-5796.html
    .
    .
    Quem se meta com o PS…

    Gostar

  22. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 15:49

    A verdade é que o Anacleto disse a verdade. A dívida não se pode pagar com este empréstimo.
    .
    Que com isso queira aproveitar a hipótese para comunismo, é outra história. Mas o que diz é verdade e todos os outros a tampam apenas para chegarem ao poleiro.
    ,
    Estas eleições deviam ser bloqueadas por quem é Português. Está a passar-se a maior vergonha histórica.

    Gostar

  23. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 15:51

    11 milhões diários só para pagar os juros. 1/3 ou 1/4 do orçamento do Estado. É esta imbecilidade que foi assinada por um vigarista que devia estar atrás das grades.

    Gostar

  24. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 15:56

    O Coelho e o Sócrates querem é dar tranquilidade às pessoas mas sabem que é impossível.
    .
    Claro que se dissessem que era impossivel ninguem votava. E primeiro estao as elei;\oes depois Portugal que se lixe.

    Gostar

  25. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 15:59

    Eu nunca imaginei que Portugal chegasse a isto.
    .
    Ser destruído pela canalha escardalha e não haver alternativa porque não há patriotas.
    .
    E mais grave. Mesmo os que nada têm a ver com escardalhada e são economistas e sabem a realidade, dizem-no baixinho. Demasiado baixinho. Porque nos media só andam os comprometidos com partidos.

    Gostar

  26. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Maio, 2011 16:14

    A Dívida pode ser paga, os Portugueses é que não querem fazer os sacrifícios de pagá-la.
    Não querem vender o que têm.
    Ainda hoje os Portugueses querem Défice.
    Chama-se “Crise” e “Austeridade” ao reduzir para 7% de défice.
    14% do que gasta o Estado é pedido emprestado e isto é “crise” e “austeridade”…
    .
    “….um vigarista que devia estar atrás das grades…”
    .
    Claro, mas teve muitos cúmplices. A maioria do povo português começando pelos jornais e TV’s.

    Gostar

  27. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 16:20

    O raio do Anacleto acertou de tal modo com a proporção da dívida do Jornal da Madeira, em relação à população que o Coelho nem se conteve e sorriu.
    .
    ehehe

    Não tinha visto isto nem ligo a debates para nada mas é um facto que o anacletinho deu uma banhada.

    Gostar

  28. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 16:21

    Olha, ó toino de Luck. tens contas no Cocanha para explicares. Se conseguires, tudo na maior. Para suspeições e bocarras ao lado, vai dar uma curva.

    Gostar

  29. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 16:23

    As contas foram feitas a meio com o musaranho. Nada têm de ideológicas. São a pura realidade- esta dívida é um saque, é por Portugal a saldos em 7 meses. E apenas com a intenção de fazer chegar dinheiro aos cofres do Estado, para pagar aos credores.
    .
    Qualquer princípio liberal tinha de ser contra isto. Acontece que os liberais nem existem, por cá. Existem sim, neotontos infiltrados em partidos e ao tacho, como qualquer poltiqueiro de treta.

    Gostar

  30. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 16:25

    Agora este imbecil queria meter o povo português atrás das grades. É mais um que se acha com carisma para ditador- um iluminado. Um idiota que nem sabe do que fala e nem contas sabe fazer.

    Gostar

  31. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 16:29

    E o Coelho, se tivesse tarimba, encostava o Anacleto à parede, desmontando-lhe o programa comunista que tem escondido.
    .
    Mas o Coelho é um menino de coro. Nem tem experiência histórica para saber como lidar com esta gente.
    .
    A escardalhada, do ponto de vista de tarimba política, tem uma lábia e um treino histórico que mais ninguém tem. E, não é sem pensamento político que se faz em cacos adversários que são manhosos e nem se apresentam como comunistas.

    Gostar

  32. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 16:31

    Ele teve mais que tempo para mostrar como o BE sempre foi o aliado do PS!
    .
    E nem uma única vez o fez. Desperdiçou trunfos por pura burrice.

    Gostar

  33. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 16:35

    E a dívida não só não pode ser paga como os monetaristas são pura imbecilidade.
    .
    Depois de se vender tudo aos espanhóis, pede-se emprestado e paga-se com o quê?
    .
    Responde!
    .
    Se não houvesse sequer bens para arresto- tinha de se pagar com IMPOSTOS!!!!!
    .
    E vai-se pagar vendendo ao desbarato e pagando com IMPOSTOS!!!!!!!!!!!

    Gostar

  34. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Maio, 2011 16:36

    (…) Já tinha dito aqui, que um familiar meu, que já votou no BE, estava mesmo indeciso e não iria votar. Hoje já admite que irá ter que votar no Passos Coelho (…)
    .
    eu tenho um “vizinho de Peniche” que diz que isto só lá vai com um salazar!

    Gostar

  35. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 16:38

    Só mesmo trogloditas ideológicos são capazes de dizer que a economia portuguesa se vai desenvolver com o Estado a ter de pagar 11 milhões de euros diários, apenas para pagar os juros da dívida..
    .
    Quanto à treta do Estado não ter dinheiro para pagar ordenados, ninguém explicou que isso tem a ver com o rolar da dívida e com o facto de estarmos na cauda para receber empréstimos. Porque a UE é mentira e apenas serve para cobrir dívidas do Império Bismerkado.

    Gostar

  36. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 16:39

    O sacana do anacleto é soma e segue. Ainda disse que o Coelho entupiu com a cena da Madeira. Pois entupiu e até sorriu…
    ehehehehe

    Gostar

  37. campos de minas's avatar
    18 Maio, 2011 16:46

    e o Anacleto está a ganhar credibilidade porque diz alto e bom som que portugal não tem condições para cumprir este programa/empréstimo e que daqui a uns meses teremos de pedir mais para pagar o que entretanto contraímos!
    parece que só ele tem óculos de ver….impressionante a míopia que impede que se veja isto que é tão claro!
    e o masoquista do passos ainda vem com o paleio que a taxa de juro tem componente de castigo….

    Gostar

  38. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 16:49

    Zazie, tens que explicar essas contas mirabolantes, pois estás mesmo a delirar. Mas explica lá bem essas continhas, pois dá-me a impressão que inventas largas. 1/4 da “produção diária do Estado” para Juros? lololololololol
    .
    .
    Olha, dedica-te à pesca que andas a reboque da propaganda anglo-saxónica que deseja destruir o €uro. E percebe-se o porquê que eles o fazem, não entendo é como há pessoas como tu que desejam pregar calotes aos seus credores. Não aprendem nada com os erros alheios.
    .
    .
    Aliás, era previsivel que a malta de Lisboa iria tentar pregar o calote. É a mentalidade parasita de Lisboa que, aos poucos, vai tentar pregar o calote e enterrar ainda mais o país. Eu já o tinha dito aqui. Só de Lisboa é que podem vir estas campanhas aliadas aos anglo~saxónicos para tentar destruir o euro. Custe o que custar.
    .
    .
    Mas vou tentar entender onde raio estão essas contas que nos mostram que o Estado vai pagar 1/4 da sua produção diária em juros. ahahhahaahhahh

    Gostar

  39. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Maio, 2011 16:50

    num post mais abaixo fiz uma pergunta para a geral; ninguém se atreveu a dar palpite.
    como andam por aqui muitas alminhas laranja pode ser que tenha mais sorte; aí vai:
    .
    ” as sátiras sobre as PPP’s também incluem a atribuição do projecto do aterro do Funchal ao secretário-geral do PSD madeirense, no valor de 40 milhões de euros, ou só estamos a falar das grandiosas pontes vasco da gama, geridas por anterior ministro da área?”

    Gostar

  40. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 16:52

    Olha, para te ajudar a fazer continhas, Zazie, aconselho-te primeiro a ler este tipo de documentos, antes de escrever disparates:
    .
    .

    Click to access 0111-SinteseExecucaoOrcamental.pdf

    .
    .
    Meu deus. Ao que chegou o meu país. Com a mentalidade de caloteiro a tentar destruir o euro. O meu país, não! Os parasitas de Lisboa. Claro, eles não querem o euro, pois isso implica viverem acabar de viver acima das suas possibilidades.
    .
    .
    É mais uma razão do porquê que o Norte tem que largar este lastro imbecil. Nem fazer contas sabem, mas enfim…

    Gostar

  41. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 16:59

    Agora, como se desmontam arrazoados imbecis, armados em espertos:
    .
    .
    Receitas totais do Estado em 2010 = 50 mil milhões.
    .
    .
    Juros a pagar por ano à troika: cerca de 4000 milhões por ano.
    .
    .
    Logo, apenas 1/7 das receitas do Estado tuga irão servir para pagar juros.
    .
    .
    Lá está. Esta gente é imbecil ou com mentalidade de caloteiro.
    .
    .
    É como estar contra em aceitar empréstimos para pagar dívidas. Mas esta gente nunca trabalho num empresa. Porque senão, saberiam que todas fazem assim. TODAS!
    .
    .
    Cambada de caloteiros e imbecis, que querem destruir o resto do país. Fartaram-se de endividar o país e agora não querem pagar as dívidas que contrairam. Santo deus! E ainda dizem que não há imbecis em Portugal. Pffff!

    Gostar

  42. muio's avatar
    muio permalink
    18 Maio, 2011 16:59

    Até nem acho que um bom primeiro se defina pela sua capacidade em ganhar debates (isso foi os que os comentadores diziam do Sócrates há uns anos, apesar de ser só forma sem conteúdo)…mas dizer que Passos ganhou ontem ao Louçã é hilariante. Perdeu em todos os temas!

    Gostar

  43. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 17:05

    E até eu digo um 1/7 das receitas do Estado para incluir PPPs, etc. Que é para não me acusarem de não incuir outros custos estatais, não incluidos nesta dívida à troika. Já incluo mais somas, que o Estado terá que pagar, para não fugir com o cú à seringa.
    .
    .
    Só mesmo em Lisboa tinha que surgir esta campanha caloteira. Ide trabgalhar malandros e não enterrem o resto do país, nas vossas mirabolantes propostas. Vai custar a Lisboa pagar o que deve? Meu amigo, é para aprenderem a produzir em vez de parasitar os demais. Quereis parasitar os vossos credores? Parasitai, mas não levem o resto do país convosco.
    .
    .
    Cambada de imbecis! Pffff!

    Gostar

  44. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    18 Maio, 2011 17:07

    A dívida acumulada pela RTP é superior a 3.000 milhões de euros a ser inevitávelmente suportada pelo estado/contribuinte.
    Isto além da entregas brutas de mais de 130 milhões anualmente pelo serviço publico de propaganda de quem está no poder e bem mais por ser composta por arlindos/piscoisos/abrantes aqundo de poderes xuxialistas.
    Quaisquer 50 milhões são trocos.
    É evidente que os casos são diferentes. Um porque é bem menor e só atinge meia duzia de “semelhas” e os outros dois porque formatam a cabecinha dos tugas á conveniência do engenheiro relativo e mentiroso compulsivo.
    Da mesma maneira como realmente e por amostragem mais de 90% dos beneficiários das NO tem mesmo o nome de certificados de ignorância e analfabrutismo mas segundo o politicamente correcto socialista está-se a lançar um anátema sobre essa gente.
    E essa gente, tal como os “servidores” do estado o que querem é precisamente isso. Que pareça que fizeram esforço e que são qualificados….não que o sejam efectivamente.
    E quem sou eu para os criticar depois de eles terem visto o primeiro ministro a licenciar-se ao domingo? O Vara esse grande administrador a tirar pós antes ?
    Falas verdade perdes eleições.

    Gostar

  45. O SÁTIRO's avatar
    18 Maio, 2011 17:07

    Pois…-
    O louçã tem os seus amiguinhos (os lobbies gay-lesbos, maçonaria, parasitas sociais, pó erva,etc…) ma LUSA;RTP;RDP…

    obviamente, não vai querer a privatização.
    Até pq são empresas que vivem dos nossos impostos…

    ou seja, correspondem ao tipo ideal do BE:
    PARASITAS SOCIAIS.

    Gostar

  46. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 17:15

    O que estes parasitas de Lisboa não dizem aos portugueses é isto. Se pregarmos um calote aos credores, não é apenas o Estado que irá sofrer consequências duras a nível do financiamento futuro. Serão as empresas e as familias que pagarão um prémio de risco muito mais alto, podendo até inviabilizar o financiamento da maioria das PMEs e familias para as próximas décadas. Isso eles não dizem aos portugueses.
    .
    .
    Cambada de caloteiros. Querem salvar o Estado (sobretudo em Lisboa) mas enterrar o resto do país. Pagai o que devei e trabalhai para pagar as dívidas. Só querem festas, pagode e muitas obras públicas. Mas agora querem enterrar o resto do país para parasitarem os credores.
    .
    .
    Independência do Norte, Já! Esta gente não se sabe governar e leva com eles à falência o resto do país!

    Gostar

  47. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Maio, 2011 17:18

    A-C,
    esse argumento que o país está na bancarrota por causa de Lisboa é muito interessante. Sócrates terá mesmo nascido em S.Bento e Teixeira dos Santos na Casa dos Bicos.

    Gostar

  48. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Maio, 2011 17:24

    AC,
    Nada tenho contra o seu desejo de independência do Norte, se não estima o resto do paìs estáno seu direito de desejar a independência…eu tenho desejos semelhantes em relação à Madeira do Alberto.
    Agora generalizar…cuidado que isso é extremismo e injustiça estapafúrdia para já não dizer calúnia pura sua que não lhe admito: Não sou parasita e sempre paguei as minhas divídas, uma questão de educação/formação dos avós.~Também não sou imbecil a ponto de julgar o todo pela parte a não ser que ruminem em rebanhos acefalos afunilados no cajado do pastor… que vai cego!

    Gostar

  49. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    18 Maio, 2011 17:24

    PSD e BE: farinha do mesmo saco!
    Radicais do paleio fiado!

    Gostar

  50. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Maio, 2011 17:28

    tão giro o arlindo a fazer campanha pela coligação PS-CDS. Juntar incompetência com demagogia tem sido a receita e deu no que deu.

    Gostar

  51. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 17:29

    Caro Portela, o sistema está bem montado por Lisboa. Até conseguem arranjar feitores de fora para imporem um sistema parasita em Portugal. Todos os impérios o fazem. Se Roma era o exemplo mais perfeito de como se parasita as “colónias”, ainda hoje os próprios USA o fazem. É ver todo o labrego sempre disposto a abanar a cauda a tudo o que vem da América.
    .
    .
    Aliás, esta cena de pregar um calote aos credores tugas tem origem e é alimentada pelos americanos para tentarem destruir o €uro. Lisboa, tal como eu desconfiava, iria aproveitar-se desta propaganda americana para não pagar o que deve. Aliás, estou para saber como alguns parasitas de Lisboa irão promover o calote sem se queimarem. Estou mesmo para ver. Vamos ver, que estes parasitas são muito espertos a gamar o resto do país.
    .
    .
    Vamos ver se eu não tenho razão.
    .
    .
    A Zazie até anda a usar os espanhois para meter medo das privatizações quando na realidade, quem é que poderá ter mais chances de aproveitar a saída dos parasitas dos oligopólios por parte das élites de Lisboa é o… Norte! lolololololol Não é por acaso que em Lisboa anda a trazer os angolanos para impedir alguns do Norte em tomar conta das empresas sedeadas em Lisboa, como a Galp, por exemplo.
    .
    .
    Até nisto a Zazie segue o roteiro da ideologia parasita de Lisboa. Não sei quem lhe anda a enganar mas ela cai como um patinho. lololololololol
    .
    .
    Um gajo só tem que estar atento às movimentações. E basta ver que os de Lisboa também usaram o espantalho dos espanhois para impedir um grupo do Norte de tomar conta da PTC. Está-se mesmo a ver como isto funciona. Em nome do interesse nacional impede-se o Norte de tomar conta dos grupos económicos portugueses. Como já vimos este filme…
    .
    .
    Mas é preciso dizer bem alto: Lisboa que não se atreva a continuar a parasitar o resto do país e a usar espantalhos vindos de fora para continuarem a impedir o Norte de ganhar dimensão empresarial. Porque agora há-de haver pelo menos uma vozinha a explicar estes engodos do parasitismo de Lisboa.

    Gostar

  52. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 17:34

    Caro Outside, é preciso generalizar. Os de Lisboa que não se identificam com estas jogadas que lutem contra o que estão a tentar preparar o país.
    .
    .
    Também é preciso, de uma vez por todas, pôr o nome aos bois. Lisboa parasita o resto do país. Doa a quem doer, é preciso dizer isso. Os do Lisboa que fogem ou tentam fugir a este sistema, façam como eu. Lutem contra este parasitismo. Porque, muitos em Lisboa são tão vítimas como a malta do Norte. Mas esses serão sempre bem-vindos ao Norte e deviam emigrar.
    .
    .
    Mas é preciso radicalizar porque o que muitos em Lisboa já preparam é simples: tentar parasitar os credores à custa do resto do país. Tão simples como isto.
    .
    .
    Mas eu já sabia que isto iria acontecer. Estar no euro e pagar as dívidas irá obrigar Lisboa a mudar de vida. E isso custa. Ah pois custa!

    Gostar

  53. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Maio, 2011 17:40

    eu também acho muita piada ao sr Jardim a falar do “Contenente”; e olhe que ele de vez em quando também se atira aos de …Lisboa! Mudando a corte para o Porto (com PPCoelho à cabeça) acha que ele vai passar a viver das bananas sem necessitar do Orçamento?

    Gostar

  54. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 17:43

    Olha, ó anti-comuna,
    .
    A ver se percebes de uma vez por todas. Escusas de me dirigir a palavra porque, contigo, o diálogo acabou.
    .
    Portanto, se estás desocupado e precisas de fazer processos de intenção e lançar suspeições fulanizas para aliviares as tuas paranóias, resolve-os com outra pessoa que comigo, acabou.

    Gostar

  55. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 17:45

    Os parasitas de Lisboa já temem a saída da CGD de alguns grupos tugas.
    .
    .
    Já temem que as privatizações lhes fuja ao controlo.
    .
    .
    Já temem que o FMI obrigue a haver verdadeira concorrência em Portugal.
    .
    .
    Mas para um gajo de Bragança, a TAP estar nas mãos dos espanhois ou de Lisboa, é a mesma coisa. Nada. Por isso, ponham a TAP nas mãos dos espanhois, que em Bragança ninguém vai perder nada com isso. lolololololol
    .
    .
    Mas não. O medo deles não são os espanhois nem que as empresas caiam nas mãos do Estrangeiro. Aliás, basta ver como Lisboa anda a trazer os angolanos para Portugal, onde a filha do ditador, já controla importantes fatias do tecido empresarial dominado por… Lisboa. Eu até já perdi a conta, mas veja-se: BCP? Angolanos ao barulho! ZON? Angolanos ao barulho! Galp? Angolanos ao barulho! BPI? Angolanos ao barulho.
    .
    .
    Mas vejamos então o caso mirabolante da Cimpor. As élites de Lisboa tudo fizeram para controlar a empresa usando uma espécie de testas de ferro. A coisa foi tão grotesca que, a dada altura, importantes accionistas da Cimpor, financiados pela estatal CGD, estavam falidos. Mas não se pense que não foram ajudados. Foram, com a entrega ainda mais surrealista, de uma opção de compra a esses accionistas, à custa do erário público, quando bastava à CGD exercer a hipoteca por incapacidade financeira de manter determinadas posições accionistas com financiamentos da CGD.
    .
    .
    Aliás, o controlo do PS no BCP até envolveu um outro especulador financeiro, o Berardo, que por sua vez lá foi conseguindo protelar financiamentos da CGD, sabe-se lá hoje como.
    .
    .
    O problema é que as regras da Troika vão impôr tantas coisas duras aos bancos de Lisboa, incluindo a CGD, que não vão poder manter sequer as partipações em empresas sedeadas em Lisboa. Agora vêm com o espantalho dos espanhois. lolololololol Pois, pois. Têm é medo que os capitalistas do Norte, menos endividados que os do Sul, abocanhem empresas, como a PTC, a Galp, etc.
    .
    .
    Isto ainda vai dar que falar. Ai vai, vai!

    Gostar

  56. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 17:46

    Lisboa lolololololo …
    .
    Norte! lolololololol
    .
    e mais lololololol e fulanizações imbecis de histérico.

    Gostar

  57. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Maio, 2011 17:50

    Não se preocupe que Eu tenho feito e faço a minha parte, acredito na imensa minoria que não parasita nem prejudica outrém para seu proveito…como lhe disse é uma questão de valores, de educação/formação e isso não se adquire na vida adulta, vem de trás, é dogmático, ou se tem ou não se tem como concordará.
    Quem torto nasce tarde ou nunca se endireita…é ter esperança nas gerações por vir se bem que com estes valores teleguiados de que se f%&a o próximo, de vida fácil, de compromissos e interesses, de novas oportunidades e omissões éticas…o eterno pessimismo tuga persiste.

    Gostar

  58. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 17:50

    “Portanto, se estás desocupado e precisas de fazer processos de intenção e lançar suspeições fulanizas para aliviares as tuas paranóias, resolve-os com outra pessoa que comigo, acabou.”
    .
    .
    Bom, no teu caso, é mesmo não saberes nada dos assuntos e emprenhas pelos ouvidos de alguém. Isso já deu para perceber. Falta é saber quem te anda a lançar areia para os olhos. Para combater os espanholitos contra os patriotas de Portugal. lololololol
    .
    .
    Mais valia estar caladita e esperar para ver. Mas não, alguém te sussurra ao ouvido e como não pescas nada disto, cais como uma patinha.
    .
    .
    E ainda vais ouvir muito mais, se continuas a servir de calimero a alguns interesses de Lisboa. Comigo eu não perdoo. Digo sempre o que penso, doa a quem doer. E demonstro que andas mesmo a apanhar bonés. ehehehhehh

    Gostar

  59. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 17:54

    Caro Ouside, o que me estranha é a aparente moleza de muita gente de Lisboa que não se revê neste sistema. Palavra de honra. Eu encontro tanta gente a concordar comigo pessoalmente, mas depois, ao analisar o que pensam e escrevem os de Lisboa, é completamente ao contrário. Isso é que surpreende. Mas surpreende mesmo. O que me entristece mesmo muito. Que é haver muita gente em Lisboa que não gosta do que vê mas pouco fazem ou dizem em público, contra o sistema corrupto criado aí.
    .
    .
    Palavra de honra que me custa a entender. E se muita coisa eu sei, de Lisboa, é porque há gente de Lisboa que me conta ao ouvido. Portanto, não é por desconhecimento da malta daí. Mas vá-se lá entender estas coisas.

    Gostar

  60. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 18:10

    Eu até tenho lido na imprensa económica que já começaram as movimentações. O caso dos fundos de pensões que trocaram a dívida perpétua por capital no próprio BCP já mostra que eles vão tentar controlar as empresas usando o dinheiro dos trabalhadores. Criando riscos semelhantes aos que ocorreram na Enron.
    .
    .
    O que se está a fazer no BCP é em tudo semelhante ao que fizeram na Enron. Mais, este aumento de capital tem processos semelhantes ao que fez as anteriores gestões do BCP, que agora andam em tribunal por causa disso. Espantoso! Na prática, quem vai arrostar com os riscos são os fundos de pensões, ou seja, os trabalhadores que vão servir os interesses destas élites. Impressionante! E isto é tão surrealista, que nem os sindicatos se preocupam com isto. Pois não. Ou não percebem nada do que já estão a fazer no BCP ou também têm interesses na coisa.
    .
    .
    Mas também li uma coisa interessante. Até aquela empresa que é grande beneficiária das PPPs das SCUTs/Auto-estradas já começa a estar na berlinda. Note-se que, as auditorias estrenas que se vão fazer a estas PPPs podem implicar elevados prejuizos para esta empresa, se o Estado cortar a sério nestas parasitagens. Ora, um dos seus accionistas já anda à pressa a tentar fugir dela e tenta vender. Vamos ver quem vai ficar com a empresa- Desconfio que os contribuintes vão ser os patos.
    .
    .
    É só estar atento às noticias. Porque a troika veio abalar o sistema montado em Lisboa. Isto é mesmo impressionante como se se usam espantalhos e desculpas esfarrapadas, para manobrar outra vez para não perder dinheiro e controlos.
    .
    .
    É só estar atento ao que vai surgindo na imprensa, que isto é de tal forma às claras, que não é preciso inside. Basta estar atento.

    Gostar

  61. MBO's avatar
    18 Maio, 2011 18:12

    Ouçam Carrilho aqui a reduzir Sócrates à sua dimensão.
    http://www.tvi24.iol.pt/politica/carrilho-novas-oportunidades-fast-food-socrates-tvi24-eleicoes/1254102-4072.html

    Video curto – vale a pena ver.

    Gostar

  62. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 18:27

    Olha, ó imbecil- vai bater uma e não te atrevas a voltar a incluir-me nos teus histerismos que eu nada tenho a ver com os teus complexos e não admito proximidades a quem nunca dei confiança para tal.
    .
    ACABOU . Não há conversa.
    .
    De homens bêbados e ressabiados, o que mais quero é distância.

    Gostar

  63. LR's avatar
    18 Maio, 2011 18:28

    Caro Anti-comuna,

    “O que se está a fazer no BCP é em tudo semelhante ao que fizeram na Enron. Mais, este aumento de capital tem processos semelhantes ao que fez as anteriores gestões do BCP, que agora andam em tribunal por causa disso. Espantoso! Na prática, quem vai arrostar com os riscos são os fundos de pensões, ou seja, os trabalhadores que vão servir os interesses destas élites. Impressionante! E isto é tão surrealista, que nem os sindicatos se preocupam com isto. Pois não. Ou não percebem nada do que já estão a fazer no BCP ou também têm interesses na coisa.”

    Por acaso não terá sido tanto como o meu Amigo pensa, mas toca num ponto pertinente. Numa altura em que se fala tanto na regulação dos Bancos, continua a olhar-se apenas para a árvore (os salários dos gestores, os “baixos impostos” pagos pela banca, a regulamentação dos spreads) e descura-se a floresta. Uma situação de onde emergem os maiores conflitos de interesses reside precisamente na gestão de activos. Quando os bancos são gestores, por via de sociedades por si controladas, de fundos de investimento e dos seus próprios fundos de pensões, pode-se imaginar as “tentações” que daí advirão. Mas já ouviu alguém defender que se vedasse à banca a actividade de gestão de activos?

    Gostar

  64. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Maio, 2011 18:40

    A proposta “demagógica” do BE+PCP de RENEGOCIAÇÃO da dívida, cada vez com mais adeptos:
    .
    http://www.rtp.pt/noticias/?t=Medeiros-Ferreira-e-Santana-Lopes-acreditam-que-divida-publica-vai-ter-que-ser-renegociada.rtp&headline=46&visual=9&article=442886&tm=9&country=&audios_page=5

    Gostar

  65. bulimunda's avatar
    bulimunda permalink
    18 Maio, 2011 18:53

    lucidez….
    Robert Kurz

    TRABALHO SEM VALOR

    A Alemanha é admirada em toda a parte como campeã mundial da recuperação económica. A economia prospera, o mercado de trabalho está a crescer. Mas esta bela aparência poderá ser enganadora. O crescimento mais forte do que noutros países ocidentais é apenas o reverso da queda particularmente profunda de 2009. Nesse ano, a Alemanha registou a maior contracção do produto entre os países industriais desenvolvidos, quase 5 por cento. As oscilações extremas, primeiro para cima e depois para baixo, mostram apenas que a economia alemã é, em todo o mundo, a mais dependente das exportações.

    A nova subida concentra-se mais do que nunca na indústria automóvel e na construção de máquinas. Os fabricantes de automóveis fornecem sobretudo carros de luxo para a China e para os EUA, enquanto as vendas na Europa continuam estagnadas. A construção de máquinas fornece numa proporção crescente a onda de investimentos com que se fez face à crise na China. Mas estes dois motores externos de crescimento são mantidos a funcionar principalmente através de enormes programas públicos e de dinheiro tornado artificialmente barato. Se a inflação, já a subir, obrigar os bancos centrais da China e dos E.U.A. a aumentos sensíveis das taxas de juros, o boom poderá desfazer-se rapidamente no ar. Os muito aclamados novos postos de trabalho nos sectores chave da exportação revelar-se-iam como “bolha de trabalho”, que teria de estourar, porque o poder de compra externo necessário para o êxito das exportações não se baseava em criação de valor real. A máquina de fazer dinheiro do Estado não é mais viável do que anteriormente a máquina de fazer dinheiro do capital financeiro.

    Apesar do boom febril, na Alemanha é estreita a base do mercado de trabalho na indústria de exportação. O chauvinismo ideológico de exportador corresponde a uma pequena “aristocracia operária”, enquanto o emprego precário se multiplica ampla e rapidamente no interior, sem apanhar o vento dos lucros e rendimentos da economia virada para o exterior. A redução do desemprego apresentada orgulhosamente só assenta em novos postos de trabalho a tempo inteiro, com emprego garantido, em poucos segmentos exportadores. A maior parte dos novos postos de trabalho é a prazo e paga abaixo das tabelas dos acordos colectivos. Mas, sobretudo, teve um crescimento explosivo o número de empregos de 400 euros, que em 2010 atingiu os 7,3 milhões. Cada vez mais postos de trabalho regulares são transformados em empregos desses, sendo o pagamento frequentemente inferior a metade das tabelas da contratação colectiva. E quase dois terços destes mini-empregos são ocupados por mulheres. De acordo com as leis da economia, uma conjuntura económica auto-sustentada teria de fazer subir o preço da força de trabalho em geral. O facto de, pelo contrário, a sua desvalorização continuar dramaticamente é um indício da falta de substância da retoma.

    Efectivamente, grande parte do emprego precário situa-se em sectores improdutivos do ponto de vista capitalista. Eles têm de ser alimentados pela produção de mais-valia real, a qual, por sua vez, é apenas simulada; entretanto já só através da criação de dinheiro pelo Estado. O boom global de exportação assim alimentado é um evento de minoria na maior parte dos países desenvolvidos e especialmente na Alemanha. O dinheiro barato leva a novos investimentos apenas nestes sectores, faltando na indústria, no comércio e nos serviços. Em vez disso, a inundação de dinheiro dos bancos centrais flui, como de costume, para a superstrutura financeira. O reverso do “trabalho sem valor” é uma nova bolha nos mercados globais de acções, os quais, nestas condições, já não constituem certamente qualquer indicador de desenvolvimento económico real, sendo, pelo contrário, auto-referenciais e expressão duma miragem. Está programado o próximo choque de desvalorização nos mercados financeiros, juntamente com inflação e crises da dívida pública.

    Original ARBEIT OHNE WERT em http://www.exit-online.org. Publicado em “Neues Deutschland”, 02.05.2011

    Gostar

  66. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Maio, 2011 18:54

    Ainda tive uma esperança que Anti-Comuna tivesse opinião sobre isto (Portela Menos 1, Posted 18 Maio, 2011 at 16:50) mas está mais interessado em dar corda a zazie e em barafustar contra o SUL, dando exemplo de bancos com sede no…Porto.

    Gostar

  67. bulimunda's avatar
    bulimunda permalink
    18 Maio, 2011 19:05

    CURIOSO OS PARASITAS DE Lisboa..MAS ONDE EXISTEM MAIS ATESTADOS MÉDICOS É NO NORTE..ONDE OS PÁPÁS QUISERAM QUE OS FILHOS FALTASSEM AOS EXAMES MAS ESCOLAS COM ATESTADOS FOI EM GUIMARÃES…ONDE EXISTE MAIS EXPLORAÇÃO LABORAL É NO NORTE..ONDE OS ORDENADOS SÃO MAIS BAIXOS É NO NORTE..ONDE UM REGIÃO DEVI SER SINÓNIMO DE RIQUEZA AGRÍCOLA-O DOURO- E SINÓNIMO DE POBREZA…QUANTO A CORRUPÇÃO É BOM NEM FALAR..CALHEIROS COSMOS APITOS NOITE BRANCA ETC…COM ISTO NÃO DIGO QUE OS DE LISBOA SEJAM SANTOS..ALIÁS OS DE LISBOA SÃO UMA AMÁLGAMA DAS OUTRAS REGIÕES..EU SOU DE LISBOA O MEU PAI É DO ALENTEJO E A MINHA MÃE ERA DE TRÁS OS MONTES…ENFIM BAIRRISMOS BACOCOS E TERCEIROS MUNDISTAS…POR ISSO A REGIONALIZAÇÃO JARDINISTA NUNCA IRÁ ARRANCAR…CURIOSO QUE NO SÉCULO XVVI FOI O NORTE QUE SE VENDEU AOS INGLESES PELO VINHO DO PORTO ARRASANDO DE VEZ A TÉNUE MAS CONTÍNUA RECUPERAÇÃO DA INDÚSTRIA TÊXTIL..SÓ PARA AGRADO DE ALGUNS AGRÁRIOS NORTENHOS….FUI…
    A vantagem de um longo treino e duma escrupulosa concentração no futuro: na hora das realizações estabelece-se um estado sonambúlico intermediário entre o fazer e o deixar fazer, entre o agir e o ser objecto de acção. Isso requer tanto menos atenção quanto é certo que, a maior parte das vezes, a realidade exige de nós muito menos do que imaginamos e, assim, encontramo-nos um pouco na situação do homem que, armado até aos dentes, ao travar uma luta, não tem necessidade, para vencer, senão de manejar ligeiramente uma única peça do seu arsenal. Com efeito, quem liga importância a si mesmo exercita-se no que é mais difícil para se tornar cada vez mais destro no que é fácil e poder ter a satisfação de triunfar, usando dos meios mais delicados e discretos. Ele repele, aliás, os expedientes grosseiros e selvagens, não se resolvendo a usá-los senão em casos de força maior.

    Thomas Mann,

    Gostar

  68. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 19:17

    Caro LR, por acaso defendo uma verdadeira separação na banca. Para limitar riscos e promover maior concorrência. Estranho é que, apesar de tudo que aconteceu em 2007/8, continuo quase tudo na mesma. Até pior. Ainda há em Lisboa quem apregoe mais concentração na banca! O que é ainda mais curioso.
    .
    .
    Mas, caro LR, olhe que o BCP está a cometer alguns actos em tudo semelhantes ao que fizeram as anteriores gestões. Vamos ver ser depois eu não terei razão naquilo que estou a ver.
    .
    .
    Caro Portela, que quer que lhe diga sobre o caso madeirense? É uma das razões porque sou contra esta ideia da regionalização actual. Porque está pensada em replicar à escala regional o que é feito em Lisboa.
    .
    .
    Aliás, até para dar um bocado de cor e alegria ao tema das PPPs, até posso dizer que o primeiro governo a usar este tipo de engenharias foi o governo do… Marcelo Caetano!
    .
    .
    Mas lembro-me de quando surgiu o projecto da Ponte Vasco da Gama, cheguei a falar publicamente deste assunto e que defendia um outro modelo, que até passava pela listagem deste tipo de projectos no mercado secundário accionista. Claro, como sempre, uma voz desalinhada e minoritária é sempre considerada radical. No entanto, o tempo veio-me dar razão.
    .
    .
    O que a Madeira faz é em tudo semelhante que se passa em Lisboa. Fazem é à descarada, pois a oposição na Madeira é perseguida ferozmente.

    Gostar

  69. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 19:21

    “De homens bêbados e ressabiados, o que mais quero é distância”
    .
    .
    Antes bêbado e ressabiado que burro. ehehehheh
    .
    .
    Perdeste credibilidade e agora não consegues sequer que te levem a sério. Devias ter aprendido com o baile que levaste do Pedro Arroja. Assim, olha, vais acabar por perder tudo. Daqui a uns anos, vais ser lembrada mas não muito bem, como compreenderás. ehehhehhehh

    Gostar

  70. josé silva's avatar
    josé silva permalink
    18 Maio, 2011 19:29

    Bravo AC ! Bravo !

    A prioridade a Norte e também do cidadão comum de Lisboa seria mesmo ver, perceber como a oligarquia da capital funciona. Esta crise é uma crise do capitalismo insustentável lisboeta e é uma oportunidade para acabar com ele. Eles estão aflitos. E quanto mais estes assuntos se integrarem nas propostas dos partidos políticos, mais benefício, viabilidade haverá para a imensa maioria dos portugueses.

    O AC é um dos poucos que tem formação, neurónios e actividade profissional para perceber estes mecanismos. Os seus comentários aqui no blasfemias valem muito mais por minuto do que milhões de euros gastos por hora pela RTP.

    Gostar

  71. josé silva's avatar
    josé silva permalink
    18 Maio, 2011 19:41

    Caros, balimunda e zazie,

    não tenho mandato do AC para o defender ou para vos atacar. Mas efectivamente, não entendem a verdadeira génese do Norte. Vocês apenas tem visões parciais da realidade. E há um indicador simples que demonstra verdadeiras diferenças de mentalidade entre o norte e sul. É que os 4000000 de emigrantes nacionais são maioritariamente naturais do Norte Centro e ilhas.

    Outro tema: Imaginem só: Vocês ainda acham que ser do Norte tem a ver com a naturalidade, local de nascença… Enfim. Não percebem. É demasiada endogamia intelectual ai em Lisboa. Pensam todos da mesma maneira, não conseguem ver realidades diferentes, mesmo que seja explicado. E lá está, depois metem o Pinto da Costa como exemplo do Norte. Enfim. Não vão lá.

    «CURIOSO QUE NO SÉCULO XVVI FOI O NORTE QUE SE VENDEU AOS INGLESES PELO VINHO DO PORTO ARRASANDO DE VEZ A TÉNUE MAS CONTÍNUA RECUPERAÇÃO DA INDÚSTRIA TÊXTIL..SÓ PARA AGRADO DE ALGUNS AGRÁRIOS NORTENHOS»
    O tratado de MEthuen tem a ver com a geopolítica da época. Como habitual, foi imposto por Lisboa è economia do Norte: http://en.wikipedia.org/wiki/Methuen_Treaty

    Gostar

  72. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 19:44

    Já agora, um artigo meu editado pelo Pedro Arroja, publicado em SETEMBRO de 2008. O que mudou entretanto?
    .
    .
    “Os mercados devem ser livres. Abertos e concorrenciais. Mas os seus agentes devem ser vigiados. E até limitados. Porquê? Porque, durante processos de crescimento, eles assumem riscos demasiados. É verdade que faz parte dos capitalistas assumirem riscos. E serem recompensados pelo bom êxito da gestão desse risco. Só que quando assumem demasiados riscos eles põem terceiros também em risco, que estes não o desejam. E se terceiros são afectados pelo risco gerado por alguns capitalistas, seja risco sistémico ou até sectorial, cabe à sociedade criar mecanismos para que o riscos dos agentes económicos não se tornem demasiado grandes que afectem terceiros ou o sistema como um todo.

    Mas infelizmente poucos entendem esta premissa importante. Compartimentar risco de molde a que uma das partes do sistema ao colapsar não crie ondas de propagação de risco sistémico a terceiros involuntárias. Mas explicar isto aos que estão de fora dos mercados? É díficil. Porque não entendem do que estamos a falar e até costumam ser arrogantes, como se conhecessem muito bem o mercado. Os que se negavam a aceitar que o risco existente dentro dos balanços da banca era até ignorado pelos gestores bancários, são agora os que batem palmas a intervenções do governo, para salvarem a pele dos banqueiros.Mais. Esta crise que vivemos é elucidativa. Mostra que os agentes económicos, quando assumem determinados riscos, nem eles próprios têm consciência do risco real que assumem. O que mostra que as decisões dos agentes do mercado não são tão racionais e excelentes como muito ignorante prega aos quatro ventos, como fossem leis escritas em tábuas. É o que faz ler bíblias e postulados de determinados “papas” mas sem um pensamento crítico sobre aquilo que lêem. São os copistas. Debitam as cartilhas que decoraram do que lêem. E depois até desejam, de um modo corporativo, tipo agremiação medieval, definir quem é liberal e quem o não é.”
    .
    In http://portugalcontemporaneo.blogspot.com/2008/09/anti-comuna-sobre-crise-financeira.html
    .
    .
    E ainda deve andar para aí algumas coisas que eu escrevi sobre a divisão e limitação da actividade, intervenção e poder dos intermediários financeiros. Aliás, aqui nos comentários do Blasfémias, as minhas primeiras opiniões foram em aceso debate com o João Miranda e o JCD, numa altura em que acreditavam sinceramente na auto-regulação dos mercados. Quando eu defendia que os erros do Clinton, com o fim da legislação Glass-Steagall eram evidentes. E vim, infelizmente, a ter razão.
    .
    .
    Ainda hoje penso que se deve separar a banca de retalho da de investimento, actividades de corretagem da gestão de fundos; separação da gestão de fundos próprios e alheios, etc. O que me custa é que ninguém parece ter aprendido a lição. A CE ainda tenta fazer alguma coisa, mas sem Washington a colaborar (é controlado por Wall Street e pela grande banca de investimentos americana) será impossível evitar nova e grave crise bancária. É evidente que Basileia III tem uma otra aproximação, mas eu admitindo que é uma alternativa possível, todavia desconfio que não chega e era mesmo necessário separar as actividades bancárias, etc.

    Gostar

  73. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Maio, 2011 19:50

    “Olha, ó toino de Luck. tens contas no Cocanha para explicares. Se conseguires, tudo na maior. Para suspeições e bocarras ao lado, vai dar uma curva.”
    .
    Asneira: “1/3 ou 1/4 do orçamento do Estado.”
    .
    A despesa total do Estado foi em 2010 de 84000 milhões de Euros(cerca de 50% do PIB) logo 1/3 ou um 1/4 disto seriam 21-28 mil milhões de Euros em juros. http://static.publico.clix.pt/docs/economia/PropOERel2011.pdf
    .
    Vamos ao número mais pequeno 1/4 do orçamento. Seria :
    21 mil milhões de Euros
    .
    Agora as tuas contas: 11 milhões de Euros Diários x 365 dias= 4 mil milhões de Euros.
    Isto é 1/3 a 1/4 do Défice não do Orçamento.
    .
    E posso dizer que será bem pior. Os Juros já andaram por volta de 6-8 mil milhões de Euros ou seja igual ao que gasta o Ministério da Educação.
    .
    O senhor Sócrates e a corja que está com ele não fez nada ás escondidas da população ou de quem quer que fosse. Aliás o PSD(e os outros fariam-no também) apoiou os últimos 20 mil milhões em Dívida. Logo toda a elite tuga, jornais e a maioria do povo excepto o Medina e pouco mais apoiou sempre o caminho para mais défice, mais dívida. Senão apoiassem teriam de fechar muitas coisas.
    Por que os 20% de défice(sem a bitola do PIB) do Estado pagam emprego e pensões a muita gente.
    .
    Agora quem é o toina? :oD

    Gostar

  74. TLD's avatar
    TLD permalink
    18 Maio, 2011 19:53

    O sr. Anti-Comuna e o Sr. José Silva estão é com inveja.

    O Amorim coitado está na falência. O Belmiro vai no mesmo caminho. Coitadinhos dos capitalistas do Norte. Vão todos à falência que se lixam. E engraçado falarem nos espanhóis. Ora não foram esses, uns tais do Santander que financiaram o Amorim na GALP e eram para financiar o Belmiro no caso da PT.

    Enquanto isso os capitalistas de Lisboa criaram grandes gigantes empresariais que se expandem por todo o mundo.

    No entanto, esses senhores do Norte prosseguem com a sua lenga-lenga da treta. Mas não se preocupem. Lisboa continuará a sustentar os milhares de pessoas que vivem à conta do Estado a Norte do Mondego. RSI, Subsídios de Desemprego, etc… É tudo pago com riqueza gerada em Lisboa.

    Gostar

  75. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 19:54

    José Silva,

    Faça o favor de esclarecer que merda é que eu tenho a ver com essa demência Porto/Lisboa.
    .
    Eu pura e simplesmente não admito que quem quer que seja entre a fulanizar questões e fazer processos de intenção. E com o anti-comuna não há diálogo.
    .
    Portanto, se v. tem paranóias portuenses a resolvê-las, resolva-as, mas não me meta ao barulho. Eu tenho aí argumentos e não sou paranóica para desviar para imbecilidades desse género.
    .
    Sou Lisboeta porque nasci em Lisboa e por parte da minha mãe, segundo consta, pertenço a uma das mais antigas famílias de Lisboa.
    .
    Tenho costela do Porto porque o meu pai era do Porto. Só mesmo quem não tem cabeça para mais pode transformar o problema de Portugal numa merda de bairrismo bacoco.

    Gostar

  76. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 19:56

    “Os Juros já andaram por volta de 6-8 mil milhões de Euros ou seja igual ao que gasta o Ministério da Educação.”
    .
    .
    Mais para 8 mil milhões que para 6 mil milhões. Ou seja, cerca de 1/7 do que o Estado cobra. Ela refere-se a produção do Estado, mas deve-se referir a receitas correntes deste.
    .
    .
    Tens que dar um desconto. Ela apenas replica mal o que lhe andam a enfiar na pobre moleirinha. Se ela tivese tino, cortava-se em vez de tentar replicar o que lhe emprenham dos ouvidos.
    .
    .
    E os juros cobrados a Portugal até são bons. Por mim…

    Gostar

  77. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Maio, 2011 19:58

    “Os Juros já andaram por volta de 6-8 mil milhões de Euros ou seja igual ao que gasta o Ministério da Educação.”
    .
    quero dizer os “Os Juros andarão” .
    .
    Com o nível de Dívida que temos 170 mil milhões de Euros basta um juro de 5% para pagar 8.5 mil milhões de euros. Isso ainda não acontece porque temos alguma dívida antiga a juros baixos.
    Como o Défice vai continuar…
    ….Quer dizer que a Dívida vai aumentar…
    .
    …e estará provavelmente a 185 mil milhões de Euros no fim de 2011.
    5% de 185 mil milhões de Euros seriam 9 .2 mil milhões de Euros.
    O orçamento do Ministério da Saúde…em juros.
    .
    É este o caminho de quem quer mais défice. Ou seja mais dívida.

    Gostar

  78. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 19:58

    E de alma, sempre o disse e quem anda na blogo, sabe. Sou toda Norte.
    .
    Seja onde for, nada tenho a ver com o Sul. Nem por estética, nem por temperamento, nem absolutamente por nada.
    .
    Quanto à questão em apreço, que nada tinha a ver com isto- resume-se aos 11 milhões de euros que vão precisar de sair diariamente dos cofres do Estado para pagar apenas os juros da dívida.
    .
    Como isto são peanuts secundários para quem anda na venda do peixe, entretanham-se e continuem a peixeirada.
    .
    Desde que não tenham a puta da ideia de me colocar palavras que não escrevi.

    Gostar

  79. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 20:00

    De resto não estou. Quem quiser comentar o que eu disse, tem o Cocanha, porque é lá que estão os posts.
    .
    Aqui com o ruído da mongalhada, nem pensar.

    Gostar

  80. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    18 Maio, 2011 20:00

    ““Os mercados devem ser livres. Abertos e concorrenciais. Mas os seus agentes devem ser vigiados. E até limitados. ”

    .
    Não digas tolices, ó Anti(go)- Comuna. O Estado é que devia ser vigiado e limitado, para não prejudicar os cidadãos, transformados em contribuintes à força para pagar os apetites desenfreados dos políticos.
    Estás a pôr o carro à frente dos bois. Não vês um boi disto.

    Gostar

  81. zazie's avatar
    zazie permalink
    18 Maio, 2011 20:05

    E o meu pai era empresário do Porto, portanto sei muito bem o que isso significa.
    .
    Mas não sofria de complexos de inferioridade e muito menos de atavismo.

    Gostar

  82. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Maio, 2011 20:06

    “Quanto à questão em apreço, que nada tinha a ver com isto- resume-se aos 11 milhões de euros que vão precisar de sair diariamente dos cofres do Estado para pagar apenas os juros da dívida.”
    .
    O Valor já é bem maior, perto do dobro , não tem nada que ver com 1/3 ou um 1/4 do orçamento e aumentará sempre enquanto houver Défice.
    8 mil milhões(21.9 mil milhões/dia= orçamento da educação) , 9 mil milhões(24,6 milhões/dia) , 10 mil milhões( 27 milhões dia=orçamento da saúde).
    .
    No ano passado o Estado(sem Municípios e EP’s note-se ) pediu 19 mil milhões de Euros emprestados:
    …ou seja 52 milhões emprestados /dia.

    Gostar

  83. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    18 Maio, 2011 20:11

    A «Zazie» está implacável para com os seus opositores.
    Será efeitos do «método suiço» ou do «método tripeiro»?
    Digo eu, que não juiz nem psiquiatra….

    Gostar

  84. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Maio, 2011 20:11

    Correcção: 21.9 milhões/dia e não mil milhões

    Gostar

  85. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 20:39

    Chegou o PR! lolololololol
    .
    .
    Parecem varejas! ahahhahahahh
    .
    .
    Ora, quanto maiores os juros cobrados ao Estado, mais este tem que emagrecer. Compreende-se o porquê que eles querem dar o calote. Onde já se viu tanta mar ter que ser cortada pelo EStado, para pagar os juros? lololololololol
    .
    .
    Por mim, 7% eram bem cobrados, face ao risco e à inflação tuga.
    .
    .
    Uma coisa é certa. Se os oligarcas de Lisboa quiserem dar o calote ou sairem do €uro, que peçam a Independência do resto do país, para se juntarem ao terceiro mundo. Isso é que era! ahahahahhah

    Gostar

  86. josé silva's avatar
    josé silva permalink
    18 Maio, 2011 20:46

    caro balimunda,

    é facil de desmontar a diferença de produtividades. Lisboa contem os sectores não expostos à concorrência internacional, portanto com maiores margens de negócio e portanto maior valor acrescentado bruto por trabalhador. o mercado desses sectores é o resto de portugal. portanto há uma transferência de rentabilidade do resto de Portugal para lisboa. Foi isso que demonstrou vitor bento no seu «no cego» e que a troika já disse que tinha que acabar.

    lá está. vocês ai em lisboa nem conhecem a vossa própria realidade e julgam que a vossa produtividade e salários se deve à vossa competência. enfim. endogamia intelectual.

    Gostar

  87. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 20:58

    “é facil de desmontar a diferença de produtividades. Lisboa contem os sectores não expostos à concorrência internacional, portanto com maiores margens de negócio e portanto maior valor acrescentado bruto por trabalhador. o mercado desses sectores é o resto de portugal. portanto há uma transferência de rentabilidade do resto de Portugal para lisboa. Foi isso que demonstrou vitor bento no seu «no cego» e que a troika já disse que tinha que acabar.”
    .
    .
    Ora nem mais. Mas à medida que a Troika obriga o Estado a emagrecer e a implementar reformas dos mercados, isso implicará fortes reestruturações empresariais porque irá haver uma forte queda na facturação desses grupos e um crescimento do desemprego.
    .
    .
    Um dos problemas que surgem com o rent seeking, é o fosso criado entre a centralidade que controla esse sistema económico e o resto do país, que além de sofrer a concorrência desleal da centralidade (por exemplo, investimentos públicos, atracção de IDE, financiamentos, etc.) ainda gera produtividades aparentes altas que não correspodem à realidade. Por isso o termo crony capitalism está em voga nos USA.
    .
    .
    Mas com o garrote do euro e da troika, está-se mesmo a ver a mama a acabar e a terem que suar as estopinhas para manter o seu nível de consumo. Porque o hiato entre consumo e produtividade real (não empolada pelo consumo público, endividamento e transferências de dinheiros públicos) é deveras enorme, que a sua correcção irá exigir sangue, suor e lágrimas. Ou seja, vão sofrer aquilo que o Norte sofreu nos últimos 20 anos. Mas com uma importante diferença. São incapazes de gerar valor acrescentado em bens transaccionáveis e a sua mentalidade é mesmo parasita e estatista.
    .
    .
    Por isso é que eles estão a cair na realidade e já pensam em dar o calote nem que para isso tenham que estoirar com o resto do país. Por isso, INDEPENDÊNCIA DO NORTE, JÁ!

    Gostar

  88. Joao Santos's avatar
    Joao Santos permalink
    18 Maio, 2011 21:14

    Las protestas del 15-M toman fuerza y los políticos empiezan a asustarse
    Será que os espanhóis fizeram a reforma agrária? É que lá há tomates…

    Gostar

  89. josé silva's avatar
    josé silva permalink
    18 Maio, 2011 21:15

    Pois AC,

    o problema é mesmo esse. conhecendo a realidade de lisboa e a sua prática, já se sabe que vão arranjar esquemas para manterem o status quo (renegociação da dívida ou saida do euro) ou então apertar ainda mais o pescoço ao resto do pais, com por exemplo a implementação das portagens das SCUTS só a Norte, deixando de fora o IC19 e a CRIL ou então lançando um programa de deslocalização para lisboa dos dpt relevantes das empresas de BSTransaccionáveis de sucesso a Norte, como fizeram há 20 anos com EDP, banca, seguros, TLP, etc.
    É que já se está mesmo a ver o que vai acontecer. E o problema do Norte é que não entende isto.

    Gostar

  90. bulimunda's avatar
    bulimunda permalink
    18 Maio, 2011 21:33

    ok já vi que não vale a pena…no nazismo era assim no estalinismo idem…a negação da verdade é típico da droga e alcoolismo..mas se querem saber e8u antes queria ser espanhol do que pertencer a uma qualquer monarquia do norte…a meu ver o erro fatal aconteceu vai para quase 900 anos…e foi preciso um borgonhês incutir isso..se o norte estivesse no Alentejo eram mais mandriões do que as preguiças….

    Gostar

  91. TLD's avatar
    TLD permalink
    18 Maio, 2011 21:41

    Lisboa é uma região fortíssima em bens transaccionáveis e tem vindo a ganhar cada vez mais mercado ao contrário do Norte que tem vindo a perdê-lo. É o próprio INE que diz isso.

    É a região com mais produtividade, a que gera mais VAB e que tem as empresas mais bem capitalizadas e com melhores níveis tecnológicos.

    Pelo contrário o Norte é uma região onde imperam as PME’s, descapitalizadas financeiramente e com um grande peso do factor trabalho. Quem mais ganharia com a saída do Euro é o Norte viste que é a região menos competitiva e onde os custos do trabalho são mais elevados no total de custos das empresas. Já em Lisboa a indústria é altamente mecanizada e tem uma baixa intensidade do factor do trabalho.

    O Norte por seu lado está altamente dependente das transferências do Estado, ou seja, da riqueza que é gerada em Lisboa e que é dada ao Norte para que as pessoas lá possam ter ao menos uma refeição por dia.

    Gostar

  92. josé silva's avatar
    josé silva permalink
    18 Maio, 2011 21:45

    balimunda,

    não o censuro. são poucos os economistas portugueses que sabem o que é o conceito de produtividade. tal como você, julgam que é unidades produzidas por trabalhador. mas na verdade é valor produzido por trabalhador. e portanto o preço de venda e as margens de negócio influenciam a produtividade. e portanto o perfil sectorial da economia de cada região influenciam a produtividade dessa região. se uma região tiver uma economia artificialmente especializada em sectores lucrativos, é natural que a sua produtividade seja elevada.
    e por causa disto que os portugueses no luxemburgo tem elevada produtividade. não é por causa de eles trabalharem mais ou menos horas, mais ou menos organizados. é por causa do perfil da economia do luxemburgo.

    Gostar

  93. josé silva's avatar
    josé silva permalink
    18 Maio, 2011 21:48

    o tld deve ser um robot ao serviço do socrates. só lança lixo

    Gostar

  94. TLD's avatar
    TLD permalink
    18 Maio, 2011 21:49

    Lixo é o que lançam os senhores. Vêm para aqui com as vossas balelas. Mas não se preocupem. Com essa mentalidade o Norte vai continuar a definhar. Vocês são os vossos próprios coveiros. É interessante o que a inveja desperta nas pessoas.

    Gostar

  95. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    18 Maio, 2011 22:52

    “Lixo é o que lançam os senhores. Vêm para aqui com as vossas balelas. Mas não se preocupem. Com essa mentalidade o Norte vai continuar a definhar. Vocês são os vossos próprios coveiros. É interessante o que a inveja desperta nas pessoas.”
    Caro TLD, isso é o que diz o Louçã – pessoa que não prima pela competência.

    Gostar

  96. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Maio, 2011 22:54

    estes gajos sonham com Louçã!

    Gostar

  97. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 23:01

    “se uma região tiver uma economia artificialmente especializada em sectores lucrativos, é natural que a sua produtividade seja elevada.”
    .
    .
    Em Lisboa só se for a especialização da parasitagem. ehehhheheh
    .
    .
    Tirando algumas excepções, Lisboa não tem perfil empresarial virado para a criação de valor. E posso pegar em dois curiosos exemplos. Quando a OPA da Sonae é derrotada na secretaria, também em nome do interesse nacional e dos centros de decisão em solo tuga, acontecem dois factos que mostram até que ponto a solução encontrada foi errada. O primeiro facto está no enorme endividamento da empresa para remunerar accionistas, alguns oportunistas e financiados pelo BES e até a CGD. Ao invés da empresa ter criado valor apenas teve como preocupação remunerar o accionista, hipotecando o futuro. Hoje a PT não tem ainda assegurada a estabilidade accionista, perdeu a Vivo precisamente para os espanhois e em termos internacionais não tem uma estratégia segura, optando por se meter na Oi, que é um risco demasiado elevado. O outro facto semelhante aconteceu com a cisão da Zon (e foi preciso a OPA para haver mais concorrência no sector) que depois gerou um profundo crescimento do endividamento e, mais uma vez, hipotecando o seu futuro. E, mais uma vez, a estabilidade accionista não existe e em vez da empresa se concentrar em aumentar a rentabilidade através da criação de valor, apenas aumentou o endividamento para remunerar os actuais accionistas. E, por fim, esta empresa esteja em acelerada perda de identidade, chegando ao cúmulo de emitir programação dirigida ao mercado espanhol em solo português, desbaratando uma imagem de marca, bem aproveitada pela concorrência. Até parece que é de propósito para dar quota de mercado à PT, pondo em risco a sua própria independência no futuro.
    .
    .
    A forma como Lisboa, usando o populismo, quer na defesa do suposto interesse nacional, usou para parasitar estas duas empresas, demonstra um capitalismo imediatista e sanguessuga, havendo hoje legítimas dúvidas da capacidade de haver uma estabilidade accionista portuguesa. Hoje a PT é quase dominada por angolanos e brasileiros, um bocado à semelhança de outros grupos empresariais portugueses, como a Cimpor ou até mesmo o BCP.
    .
    .
    Mas num país onde o sistema privilegiou a simples parasitagem destas empresas, hoje face ao elevado endividamento e incapacidade de Lisboa conseguir capitais para financiarem estratégias portuguesas para dominio das empresas, é quase inevitável a tomada destas empresas por capitais estrangeiros. BCP, Cimpor, PTC, ZON e talvez mesmo a EDP, como foram espremidas pelas oligarquias de Lisboa, estão agora descapitalizadas, sem accionistas portugueses estáveis e sob a ameaça do controlo estratégico por parte do estrangeiro. É verdade que esta é uma oportunidade para o Norte, mas face à situação em que se encontra o Estado e até o nosso sistema financeiro, vai ser dificil angariar capitais no exterior para o Norte controlar estas empresas. Vai ser dificil, mas talvez não impossível.
    .
    .
    Hoje, tirando alguns grupos em Lisboa, com alguma capacidade financeira para até tomarem posições accionistas de importância, como a Jerónimo Martins, a Semapa ou até o Grupo Mello, não há em Lisboa capacidade para manter em mãos nacionais estas empresas. É claro que é uma oportunidade para o Norte, mas o poder político acoplado às oligarquias lisboetas tudo fará, não tenhamos ilusões, para impedir o controlo destas empresas por capitais do Norte. Mas vamos ver o que acontece no futuro, pois o Norte está a renascer e a fortalecer-se o que poderá gerar interessantes surpresas.

    Gostar

  98. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Maio, 2011 23:02

    AC,
    Esse seu grito de “independência do Norte” é o seu calcanhar de Aquiles…
    (como já lhe tinha dito de outras postas de pescada que por aqui se vendem…se bem que continua a ser um blog que traz sempre um maior conhecimento de/que)
    …de qualquer modo, gostei do seu artigo no PC (não não é o PC partidário)…e é nesse pensamento um capitalismo sem dissociação de uma preocupação humana e social (paradoxo?) que precisa vingar, porque o puro capitalismo, em evolução, dependente e feito por Homens, como todos os iguais, com falhas e pecados, levará no limite…ao fim de…Tudo o que Verdadeiramente interessa.
    Fique bem…e hoje…Felicidades ao Norte, duplamente feliz na merecida mas também distracção da magia do futebol.

    Gostar

  99. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Maio, 2011 23:50

    Caro Outside, posso estar enganado, mas penso que não. Infelizmente, em muitas coisas, mostro ter razão antes do tempo.
    .
    .
    Para provar aquilo que afirmo, esta noticia é em si mesmo todo um tratado de como funciona o capitalismo tuga:
    .
    .
    “Galp sem presidente
    .
    Só depois das eleições de 5 de junho é que será equacionado o perfil do futuro presidente executivo da Galp, porque os acionistas não se entendem”
    .
    .
    In http://aeiou.expresso.pt/galp-sem-presidente=f648763
    .
    .
    E repare-se nalgumas pérolas do texto da noticia:
    .
    .
    ” O modelo de Governo da Galp diz que cabe ao CA eleger a Comissão Executiva e o seu presidente, sendo guardada para o acionista Estado a nomeação do “chairman”.”
    .
    “O “chairman” Francisco Murteira Nabo fez tentativas conciliadoras para ultrapassar divergências acionistas, sem resultados práticos. O advogado António Vitorino tentou várias abordagens com acionistas no sentido de encontrar uma solução “pacificadora”. Uma das possibilidades passaria pela venda de parte dos 33,34% da ENI à brasileira Petrobras, mas as tensões existentes entre acionistas demoveram os brasileiros de entrar na Galp (onde iriam comprar uma posição de 25%).”
    .
    “Foram reavaliados os estatutos e os respetivos acordos parassociais (que vigoram até 2014) para acomodarem a entrada da Petrobras e darem à sua participação (um lote minoritário de 25%) uma maior relevância na gestão da empresa. Mas todas essas alterações não foram aprovadas – também facilitariam futuras transações para entrada de novos acionistas e venda de participações existentes.

    Os acionistas angolanos – a Sonangol e Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola – continuam a dar indicações que pretendem ter uma participação direta na Galp, mostrando insatisfação com a participação indireta, via Amorim Energia (onde os angolanos detêm 45%).”
    .
    .
    Analise-se a forma como as élites de Lisboa tentam acomodar as posições do Estado com a dos accionistas privados. Nesta empresa nunca houve o cuidado de gerar uma estabilidade accionista ou tão pouco a maximização do encaixe financeiro do Estado, lesando os contribuintes.
    .
    .
    Veja-se o polvo socialista metido nesta empresa até ao pescoço. Dois nomes são evidentes: Murteira Nabo, o primo do Coelhone e com mais ligações familiares a algumas figuras políticas do regime.
    .
    António Vitorino, outra eminência parda do socialismo tuga e até de Macau, se não me falha a memória.
    .
    .
    Depois temos ao barulho, novamente, a filha do Eduardo dos Santos e, cada vez mais frequente, brasileiros ao barulho.
    .
    .
    Agora, de onde surge esta ideologia da triangulação entre portugueses, africanos e brasileiros? (E veja-se que em quase todas as grandes cotadas tugas, com sede em Lisboa, estão metidos brasileiros e angolanos – BCP, PTC, Cimpor, ZON, Galp…) Então eu deixo uma ideia:
    .
    .
    “Ricardo Salgado: “Brasil e Angola são os mercados preferenciais para as empresas portuguesas””
    .
    In http://www.ionline.pt/conteudo/123133-ricardo-salgado-brasil-e-angola-sao-os-mercados-preferenciais-as-empresas-portuguesas
    .
    .
    Penso que separar o que pensa, diz e faz este importante grupo financeiro nacional (e sua liderança) e o que fazem os nossos políticos…

    Gostar

  100. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    19 Maio, 2011 00:04

    Eu até posso dizer mais. O sistema corrupto implantado em Lisboa, ao aproximar-se de Luanda e de Brasilia, mostra bem que tipo de élites temos em Lisboa e o sistema político que dominam.
    .
    .
    Ao invés de procurarmos nos países desenvolvidos referências e até alianças estratégicas, vamos buscar onde? Ao Brasil e a Angola.
    .
    .
    Por outro lado, onde é que estão os mercados mais importantes para os sectores de bens e serviços transaccionáveis, que é onde temos que criar valor para enriquecer o país? É em Angola e no Brasil?
    .
    .
    No entanto, diz sua Excia. o dr. Ricardo Salgado, o tal que há uns tempos atrás defendia com unhas e dentes as grandes obras públicas e a terciarização de Portugal, que mercados são prioritários para as empresas tugas?
    .
    LEIAM E APRENDAM:
    .
    “Brasil e Angola são os mercados preferenciais para as empresas portuguesas””
    .
    .
    Faz sentido isto? Não, não faz. Só faz se for para canalizar para estes mercados as empresas do regime, porque o tecido empresarial português precisa de ganhar competências para gerar produtividade em bens vendidos em mercados altamente desenvolvidos.
    .
    .
    Mas isto é apenas uma imagem de Lisboa. Do que realmente move o actual sistema político português.
    .
    .
    Ora, o Norte será bastante prejudicado se seguir a ideologia de Lisboa. Porque os mercados prioritários do Norte são os europeus, o norte-americano e se possível o japonês. Para quê? Para gerar competências capazes de vender bem e caro a sua produção. Ou alguma vez Angola pagará bem pelos têxteis portugueses? Ou alguma vez, num futuro próximo, será o mercado brasileiro prioritário do calçado tuga?
    .
    .
    E quem diz têxteis e calçado, diz plásticos, máquinas e ferramentas, etc. Não quer dizer que se deve desprezar estes dois mercados. Longe disso. Mas são mercados ainda imaturos para gerar competências em Portugal que agreguem alto valor acrescentado. Nem mesmo o Brasil é ainda um mercado maduro o suficiente, apesar de algumas élites endinheiradas e com elevado poder de compra. Pelo contrário, a prazo, estes dois mercados são um elevado risco. Risco político em Angola, por exemplo. E risco económico de um Brasil que se está a endividar bastante, que começa a mostrar incapacidade de estar preparado para uma crise semelhante àquela que vive Portugal.
    .
    .
    Ora, se Lisboa acha que Angola e o Brasil são as prioridades… O Norte não pode cair neste erro. Além disso, negociatas corruptas são o pão-nosso de cada dia destes dois países. Logo…

    Gostar

  101. TLD's avatar
    TLD permalink
    19 Maio, 2011 15:45

    O sr. anti comuna continua a dizer barbaridades. As empresas lisboetas são as mais bem capitalizadas. Está a dizer mal da Cimpor? Coitadinhas das empresas da treta que há no Norte. A Cimpor é um grande multinacional com uma excelente estrutura financeira. Felizmente que não se deixou manipular pelo governo. É uma empresas que investe e cria valor. Já as empresas do Norte estão todas descapitalizadas e muitas em falência técnica. É só ir ler os anuários do INE.

    Até porque o Norte não tem acesso aos mercados estrangeiros. Já nós em Lisboa temos acesso a capital para comprar todas as empresas do Norte que irão brevemente estar a preço de saldo.

    Gostar

Indigne-se aqui.