Saltar para o conteúdo

Faltam 4 dias III

1 Junho, 2011

Revogar o mais depressa possível: Novos estágios não remunerados passam a ser proibidos a partir da próxima semana

68 comentários leave one →
  1. Gonçalo's avatar
  2. da-se's avatar
    1 Junho, 2011 13:34

    Agora que o País está prestes a retomar o caminho da decência, importa averiguar donde veio o dinheiro para o bardamerdas (que chegou a Lisboa com uma mão à frente e outra atrás):
    a) comprar dois grandes e luxuosos andares num prédio da zona mais cara da cidade;
    b) vestir-se em Nova Iorque, no alfaiate mais caro do Mundo, onde um simples fato custa vários ordenados de primeiro-ministro;
    c) passar férias em estâncias turísticas, nacionais e estrangeiras, inacessíveis a quem não seja multimilionário;
    d) frequentar assiduamente os mais caros restaurantes da capital;
    e) etc., etc., etc..
    Sem isto, que é o mínimo, nada feito. E muito menos pensar em re-credibilização da justiça portuguesa.

    Gostar

  3. Pedrozinho's avatar
    Pedrozinho permalink
    1 Junho, 2011 13:42

    Nos Estados Unidos da América o trabalho não pago é proibido. Empresas como a AOL têm pago elevadas indemnizações.

    Gostar

  4. Voldemort's avatar
    Voldemort permalink
    1 Junho, 2011 13:50

    Eu já estava a ficar preocupado que hoje não tinhamos “Sócrates acusa”. Mas já saiu o “acusa” do dia. No Económico:
    «PSD vai impor sacrifícios “por mero radicalismo ideológico”»
    Reza assim… «O líder do PS acusou hoje o PSD de querer impor sacrifícios desnecessários aos portugueses por “radicalismo ideológico”»…

    Quanto à notícia do post, finalmente e ainda bem. Pode ser que isto comece a parecer-se mais com um país europeu…

    Gostar

  5. campos de minas's avatar
    1 Junho, 2011 14:04

    da-se isso é que é dor de cotovelo! mas vc para se lhe comparar teria de no mínimo ter uma ex que nem sequer gosta de homens!!! vá-se desintoxicar homem.

    Gostar

  6. JCA's avatar
    JCA permalink
    1 Junho, 2011 14:07

    .
    Entretanto no Mundo está também a acontecer com as Crianças:
    .
    -Denying the Homosexual Link
    http://catholicexchange.com/2011/05/31/153601/
    .
    -BLOOD-SUCKING RABBIS PERVERT CIRCUMCISION
    http://www.truthtellers.org/alerts/bloodsuckingrabbispervert.html
    .
    -Child Castrated by Syrian Intelligence Thugs, Video
    .
    http://www.youtube.com/verify_age?next_url=http%3A//www.youtube.com/watch%3Ffeature%3Dplayer_embedded%26v%3DaNee6jHKmTE
    .

    Gostar

  7. JCA's avatar
  8. campos de minas's avatar
    1 Junho, 2011 14:13

    faltam pouco mais de 4 horas para se saber duma sondagem com previsões pouco católicas…
    entretanto balsemão está extasiado com um ex-futuro Primeiro que quer contratos de trabalho orais, já que tem de despedir por escrito não sei quantas centenas do grupo impreza

    Gostar

  9. Pine Tree's avatar
    Pine Tree permalink
    1 Junho, 2011 14:22

    Estágios não remunerados voltarem a ser permitidos? O que Vossência quer sei eu… Explorar a mão-de-obra jovem que é obrigada a pagar para trabalhar.
    Se o jovem chega aos 30 anos e não tem emprego deve inscrever-se num curso de pós-graduação para subir a sua competência e colocar-se ao nível dos sectores sofisticados da economia portuguesa. Recebendo uma bolsa para o efeito. Por este processo o ensino superior recruta mais pessoal (para ensinar nessas pós-graduações), o que vai ao encontro das legítimas pretensões dos bolseiros.
    Vão por mim que tenho o curso completo.

    Gostar

  10. D's avatar
    1 Junho, 2011 14:34

    Meteram na minha caixa do correio um panfleto do PSD Lisboa que comecei a ler.
    Aquilo é um atentado à ignorância de tão mal escrito está. Os laranjas deviam ter pedido a um aluno das Novas Oportunidades para lhes fazer o panfleto.
    Será que os Drs e Dras laranjas, ex. jmf e helena, já deitaram o olho ao panfleto? Se sim, gostava que manifestassem a sua opinião. Há coisas que, em Português, não deviam passar incólomes.
    Será possível?

    Gostar

  11. D's avatar
    1 Junho, 2011 14:36

    Claro que queria escrever, INCÓLUMES.

    Gostar

  12. Cavaleiro de Ferreir's avatar
    1 Junho, 2011 14:47

    No dia em que eramos para sair, o menino da JSD esteve la. Em 1989.
    Esteve sempre impecavel conosco na organização. Iamos fazer o 23F à portuguesa.
    Houve muitos comunas que se safaram de boa nesse dia e nem sabem. Menos um. Que lixamos bem.
    E agora vai ser PM. Porreiro, pa!
    Com crime de sequestro e de participacao em concentração em armas e tudo.
    Se um dia se souber o que fizemos nesse dia, é que vai ser a grande bronca…

    Cavaleiro, Cavaleiro, Cavaleiro!

    Gostar

  13. Outside's avatar
    Outside permalink
    1 Junho, 2011 14:51

    Aì está os interesses e ganância a surgirem…
    Ai quer que os estágios sejam não remunerados ?
    Muito bem.
    Em que condições ?
    Deseja essas condições num único contrato ou até renovação do terceiro contrato ?
    Deseja mão de obra grátis ?
    Julga qualquer estagiário como incapaz de dar produtividade a uma empresa ?
    Julga o estagiário como afortunado por poder estagiar numa grande empresa e assim poder acrescentar mais uma linha ao seu curriculum ?

    Pouca substância para tamanha postada JM.
    Cuidado…muito cuidado que quem nada tem nada teme e a exploração pertence à ideologia comunista….ah pois…também faz parte da ideologia liberal…perigos distantes e tão próximos.

    Gostar

  14. tina's avatar
    tina permalink
    1 Junho, 2011 15:08

    O que vai acontecer é muito previsível: haverá muito menos companhias a aceitarem estagiários porque não estarão dispostas a pagar. As que exploravama os estagiários, talvez precisassem mesmo deles e não se importem de pagar, mas as outras não estarão interessadas. O resultado final é que serão apenas uns beneficiados com experiência e salário e o resto sem experiência e sem nada. Como sempre, este governo julga que encontra facilamente soluções para tudo e os resultados são precisamente o oposto: beneficia apenas uns poucos e prejudica muitos! Se fosse ao contrário, o PS não iria agora perder as eleições.

    Gostar

  15. Centrista's avatar
    Centrista permalink
    1 Junho, 2011 15:16

    “O resultado final é que serão apenas uns beneficiados com experiência e salário e o resto sem experiência e sem nada.”
    Tina, o grande problema aqui são os estágios obrigatórios (curriculares ou de acesso a profissão). Neste momento não há trabalho para jovens advogados ou arquitectos, porque sofrem a concorrência de milhares de estagiários que, para poderem aceder à profissão, estão dispostos a não receber nada. E que, quando acabam o estágio, só arranjam trabalho abaixo do salário mínimo (com horas extra), porque há estagiários disponíveis para trabalhar de graça.
    .
    Note-se que aqui não há mercado livre. Há ordens profissionais a impor estágios intermináveis para que as grandes sociedades possam ter acesso a mão de obra gratuita. Pelo que, ou se acaba com as ordens, ou se obriga a pagar.

    Gostar

  16. Centrista's avatar
    Centrista permalink
    1 Junho, 2011 15:20

    João Miranda,
    Não deveriam antes ser os estágios curriculares / profissionais obrigatórios ser abolidos (ou pelo menos, proibir a duração descaradamente excessiva que é imposta pelas ordens)?

    Gostar

  17. tina's avatar
    tina permalink
    1 Junho, 2011 15:20

    Centrista,
    Então o que irá acontecer se uma companhia não estiver disposta a pagar pelo estágio? Onde irá o estudante conseguir o estágio obrigatório?

    Gostar

  18. Centrista's avatar
    Centrista permalink
    1 Junho, 2011 15:22

    Tina,
    Outra coisa – se os estagiários vão para as empresas fazer coisas que criam valor, devem ser pagos por isso; por outro lado, se não criam valor, então o estágio não faz qualquer sentido pois não estão a aprender nada que valha.

    Gostar

  19. tina's avatar
    tina permalink
    1 Junho, 2011 15:26

    Não concordo, Centrista. Os estagiários estão lá para aprender. Podem fazer trabalho útil mas é o mais rotineiro. De resto, até se podem tornar um estorvo. Pelo menos, foi essa a minha experiência com estagiários. Mas sei que em muitos casos não é assim.

    Gostar

  20. Centrista's avatar
    Centrista permalink
    1 Junho, 2011 15:27

    “Onde irá o estudante conseguir o estágio obrigatório?”
    Se o estágio é curricular, continua a não ter de ser pago.
    Se é para acesso a uma ordem profissional (neste caso não é estudante), então isso significa simplesmente que não há trabalho para aquela pessoa naquela actividade (nem para o estágio, nem depois do estágio), ou porque o mercado não tem de todo trabalho, ou porque a pessoa não tem mérito que lhe assegure um lugar.

    Gostar

  21. JCA's avatar
    JCA permalink
    1 Junho, 2011 15:27

    .
    Entretanto no Mundo está também a acontecer ‘Energia’, ‘Xina quere que Mongolia seja a primeira das novas Colonias do sec XXI’ etc etc
    .
    Ambrose Evans-Pritchard: “Chinese Are Going for the Safe, Thorium Reactors, and They Are Doing Mankind a Favour”

    http://ex-skf.blogspot.com/2011/05/ambrose-evans-pritchard-chinese-are.html
    .
    -Xina quere colonizar e absorver a Mongólia ?
    This is a city built for a million people – but no one lives here: The Mongolian metropolis thrust into the 21st Century in a storm of steel and concrete

    http://www.dailymail.co.uk/news/article-1391868/This-city-built-million-people–lives-here.html#ixzz1O0wwdMGY
    .
    Xina warns outsiders over creating unrest in Inner Mongolia
    http://af.reuters.com/article/energyOilNews/idAFL3E7GU1BY20110531
    .
    Protests break calm in China’s Inner Mongolia area
    http://news.yahoo.com/s/ap/20110530/ap_on_re_as/as_china_inner_mongolia_unrest%3B_ylt%3DAmBFWjkkgtgjscuW.Kw9RrCs0NUE%3B_ylu%3DX3oDMTFiOGdmczYyBHBvcwM1MgRzZWMDYWNjb3JkaW9uX3dvcmxkBHNsawNwcm90ZXN0c2JyZWE-
    .
    Quanto a ‘Faltam 4 dias III’ vamos lá ver os resultados …..
    Um apelo, ninguém se deve abster, votar branco ou nulo. Eh pá se ainda estão confusos em quem votar (a maioria além dos lobbies que votam em causa propria …. ) votem nos nos partidos pequenos. Cada um é proprietário do seu voto. Se o deita ao lixo, está-se a deitar a si proprio ao lixo.
    .
    E vamos ganhar.
    .

    Gostar

  22. campos de minas's avatar
    1 Junho, 2011 15:27

    ao que parece olin rehn foi estagiário da patrona Tina.

    Gostar

  23. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    1 Junho, 2011 15:30

    Bolas, agora só surgem problemas na campanha do PS. Ora são italianos a chamarem mentiroso ao Sócrates ou até aviões com cartazes anti-Sócrates! lololololol
    .
    .
    Este PS está roto…

    Gostar

  24. Centrista's avatar
    Centrista permalink
    1 Junho, 2011 15:36

    “Os estagiários estão lá para aprender. Podem fazer trabalho útil mas é o mais rotineiro. De resto, até se podem tornar um estorvo. ”
    6 meses chegam para aprender tudo, qualquer que seja a profissão. Chegavam há uns anos atrás, e continuam a chegar hoje, apesar das ordens. E enquanto aprendem fazem trabalho útil. Já integrei dezenas de recém-licenciados e todo o trabalho que faziam enquanto aprendiam tinha valor. Quando são um estorvo, significa apenas que ninguém se está a dar ao trabalho de os ensinar. Ou então estão mesmo na profissão errada, pelo que devem é ir para a rua e procurar outro trabalho, em vez de andarem ali a perder o tempo deles e de quem os emprega.

    Gostar

  25. Outside's avatar
    Outside permalink
    1 Junho, 2011 15:37

    Os estagiários fazem trabalho rotineiro portanto…desnecessário, apenas obrigatório por decreto porque a sua produção é irrelevante/perto do zero.
    Concorda JM? É assim que vê os trabalho de um estagiário ?
    A SOLUÇÃO PARA ESTE PAÌS É PORTANTO TORNÁ-LO NUM PAÌS DE TERCEIRO MUNDO.
    FELIZ E ALEGRE AQUELE QUE PODE TRABALHAR 3/6 MESES GRATUITAMENTE PARA UM POBRE EMPRESÁRIO E ASSIM ADQUIRIR EXPERIÊNCIA…DE TRABALHO ROTINEIRO, SEM PRODUÇÃO.
    Só palha…o que espanta é a quantidade de ruminantes que segue o cajado.

    Gostar

  26. tina's avatar
    tina permalink
    1 Junho, 2011 15:49

    “Quando são um estorvo, significa apenas que ninguém se está a dar ao trabalho de os ensinar.”
    .
    Mas é precisamente por isso que se tornam um estorvo, por ter de os ensinar!… E 6 meses não é de todo suficiente para um estagiário em engenharia, isso posso garantir-lhe. No meu caso, eu preferia não ter estagiários e acho que pode dar-se o caso de empresas que arranjarão a desculpa de terem de pagar para não admitirem estagiários.

    Gostar

  27. campos de minas's avatar
    1 Junho, 2011 15:49

    o ruminante não passa sem levar com o cajado!
    estranharia se lhe dessem folga ao coirão!

    Gostar

  28. Centrista's avatar
    Centrista permalink
    1 Junho, 2011 15:52

    Tina, apenas me está a dar motivos para que os estágios tenham de ser pagos.

    Gostar

  29. certo's avatar
    certo permalink
    1 Junho, 2011 15:54

    Diz o sókras que não tarda vai-se embora, ele e os guarda-costas, uns tachistas da famelga de maçons.

    Gostar

  30. campos de minas's avatar
    1 Junho, 2011 15:54

    atenção a todos os cuscos:
    Sondagem da Católica sai hoje. Simulação de voto em urna. Grande diminuição dos que manifestam indecisos.

    Gostar

  31. Outside's avatar
    Outside permalink
    1 Junho, 2011 15:59

    “E 6 meses não é de todo suficiente para um estagiário em engenharia, isso posso garantir-lhe. ”
    6 meses, digo até menos…3 meses numa pequena/média empresa com mão-de-obra qualificada é mais do que suficiente…isto lhes posso Eu garantir…para limar as arestas do curso e exponenciar a vontade e espiríto de um estagiário…e estágios de engenharia à borla, gratuitos, sem isenção de horário, formados na filosofia de que “as coisas estão a correr bem mas podem correr melhor ainda” É SURREAL, EXPLORAÇÃO PURA DO ESTAGIÁRIO.
    Não sei em que paìs das maravilhas/acomodismo empresarial é que vive certa gente para escrever estas barbaridades.

    Gostar

  32. Luis Garcia's avatar
    Luis Garcia permalink
    1 Junho, 2011 15:59

    Por vezes, precisávamos de libertar mais o nosso eu mais perdido. Feliz dia da criança para todos. http://lmmgarcia.wordpress.com/2011/06/01/dia-da-crianca/

    Gostar

  33. Outside's avatar
    Outside permalink
    1 Junho, 2011 16:02

    Nem essas empresas médias/grandes lhes interessa estar a dar estas condições/não remuneradas a potenciais trabalhadores…porque para receber com vontade e espírito de sacrifício do trabalhador activo é necessário dar condições para ou simplesmente…o estagiário emigra…porque lá fora lhe dão o devido valor e se faz a respectiva/necessária aposta.
    Coisas simples, tão simples e transparentes desde há muito.

    Gostar

  34. tina's avatar
    tina permalink
    1 Junho, 2011 16:21

    O problema em Portugal é este pensamento de esquerda que acham que todos lhes devem alguma coisa e eles não devem nada a ninguém. É por isso que acabaram sem nada e a emigração está a atingir níveis recorde, ainda pior que nos tempos de Salazar.

    Gostar

  35. campos de minas's avatar
    1 Junho, 2011 16:23

    «a emigração está a atingir níveis recorde, ainda pior que nos tempos de Salazar.»
    então,mas não era no tempo de Salazar que era bom???

    Gostar

  36. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    1 Junho, 2011 16:29

    JM, uma pergunta: no Memo revisto foi intoduzido algum ponto sobre “trabalho escravo”, seja de estagiários, desempregados, recebedores de 80 euros de RSI ou blogueres do Blasfémias?
    Um governo trauliteiro não durará 100 dias, caro JM.

    Gostar

  37. Outside's avatar
    Outside permalink
    1 Junho, 2011 16:31

    PQP à esquerda e à direita caramba !!!
    A cada um só é devido e sómente devido o respectivo salário/pagamento pelo trabalho/rendimento produzido.
    Coisas simples.
    Quem não produz não recebe. O estagiário produz (é mais valia)para a empresa ou sómente recebe conhecimento/experiência?
    Andam para aqui a brincar com coisas sérias e depois queixem-se.
    Repito com conhecimento de: É a própria empresa que tem interesse em renumerar o trabalhador estagiário devidamente na sua formação porque sabe/analisa a sua produção e a sua mais-valia, revitalizadora para a própria empresa, garantia do seu futuro, após embebido o “espírito de equipa” da mesma.
    Ou a empresa só tem um estagiário na lógica de o explorar…como já por aqui escreveram as ovelhas.

    Gostar

  38. Piscoiso's avatar
    1 Junho, 2011 16:33

    Há estagiários…
    e estagiários.
    Alguém com um curriculum académico
    que começa a vida profissional num ramo correspondente ao curriculum,
    é diferente de alguém que começa uma profissão
    sem qualquer habilitação específica para o que vai fazer.
    As empresas só admitem (e contratam) estagiários
    que considerem capazes para o cargo a desempenhar.
    À borla?
    Não, obrigado.

    Gostar

  39. campos de minas's avatar
    1 Junho, 2011 16:37

    parece que o ângelo das arábias não remunerava o estagiário passos; agora só para se vingar ele quer ser Primeiro para a vendecta!

    Gostar

  40. tina's avatar
    tina permalink
    1 Junho, 2011 16:47

    E tal como Sócrates se arrependeu do aumento do salário mínimo e teve de adiar aumentos adicionais, iria também retroceder com os estágios remunerados. Existe a oferta e a procura e não vale a pena fingir que a situação está melhor do que realmente é. Tal como esperar que todos os empregadores estejam dispostos a pagar estágios. E se não estão, se houver menos pessoas com estágios disponíveis, então sem dúvida que estão errados e é isso que muito provavelmente irá acontecer.

    Gostar

  41. D's avatar
    1 Junho, 2011 16:55

    Campanha da direita feitas a partir de um avião.
    Viva o luxo.

    Gostar

  42. Piscoiso's avatar
    1 Junho, 2011 17:02

    Depois dizem que o país está na bancarrota.

    Gostar

  43. Outside's avatar
    Outside permalink
    1 Junho, 2011 17:02

    Ó Tininha, faça lá uma declaração de interesses:
    Existe alguém na sua família a receber o salário minímo ?
    Na minha não existe, felizmente.
    Não obstante não existir sei (não com conhecimento pessoal mas com conhecimento social) que quem aufere 450 euros por mês, com despesas de casa, educação e alimentação se vê completamente à pele para sobreviver o final do mÊs.
    Isto interessa-lhe, ter conhecimento desta realidade ? Não ? Assobia para o lado ? Talvez um dia tome conhecimento mais próximo desta realidade…sabe, os impostos não aumentam só para a classe média/alta (que transtorno!) aumentam também para quem já pouco tem (caos).
    Quando não existem valores…dignidade, solidariedade, imparcialidade e justiça…nada resta.

    Gostar

  44. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    1 Junho, 2011 17:05

    Os estagios devem ser remunerados, digamos com 1,5 SMN, para os licenciados. Mas os estagiarios devem estar preparados para dar 200%, e fazer um pouco de tudo nas empresas, porque assim é que se aprende a trabalhar, e ao mesmo tempo justificarem o salario que lhes pagam. Isto partindo do principio que nenhum gestor quer na sua empresa um estagiario economista ou engenheiro para atender o telefone, ou lavar o chão.

    Gostar

  45. da-se's avatar
    1 Junho, 2011 17:21

    Quando se “licenciou” (num domingo, como é sabido), o bardamerda fez estágio onde? E pagaram-lhe?

    Gostar

  46. Jofre's avatar
  47. Jofre's avatar
  48. O SÁTIRO's avatar
    1 Junho, 2011 17:31

    Por falar em dinheiros:

    RESPONSABILIZAÇÃO DOS CULPADOS SOCRÁTICOS PELA BANCARROTA DO PAÍS:

    http://mentesdespertas.blogspot.com/2011/06/culpa-solteira-da-bancarrota-ii.html

    Gostar

  49. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    1 Junho, 2011 17:46

    acabei de ouvir PPC (cito de ouvido…) : “os que têm mais têm que ajudar os que têm menos”
    e lembrei-me daquela máxima da direita que considera que “não se deve acabar com os ricos mas sim transformar os pobres em ricos” e fiquei confuso … com tanta demagogia.

    Gostar

  50. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    1 Junho, 2011 18:00

    entretanto, Leite, economista do PPD a falar em Renegociar a dívida, i.é, Louça com razão mas sem votos para governar …

    Gostar

  51. tina's avatar
    tina permalink
    1 Junho, 2011 18:04

    “O secretário-geral do PCP invocou o “compromisso do Governo”, assumido em sede de concertação social, do aumento do salário mínimo nacional para os 500 euros. Que, lembrou, estava atrasado desde Janeiro devido a um pedido de adiamento feito pelo Governo até ao final do mês de Maio. “O Governo tem de executar as obrigações do Estado”, afirmou o comunista depois de assinalar que o final de Maio estava a chegar. Por isso pediu “um rasgo social” a José Sócrates.”
    .
    É estranho que a esquerda em geral se mantenha tão caladinha quanto à promessa que ficou por cumprir sobre o salário mínimo. Porque será? De repente os trabalhadores já não merecem pelo menos 500 euros de salário mínimo?

    Gostar

  52. Centrista's avatar
    Centrista permalink
    1 Junho, 2011 18:06

    “O problema em Portugal é este pensamento de esquerda que acham que todos lhes devem alguma coisa e eles não devem nada a ninguém.”
    Achar que se deve pagar a quem trabalha não é pensamento de esquerda.

    Gostar

  53. Centrista's avatar
    Centrista permalink
    1 Junho, 2011 18:08

    “Os estagios devem ser remunerados, digamos com 1,5 SMN, para os licenciados.”
    Vá bugiar. Salário mínimo é igual para todos. Era o que faltava vir o Estado definir o salário para cada categoria profissional!

    Gostar

  54. tina's avatar
    tina permalink
    1 Junho, 2011 18:13

    “Achar que se deve pagar a quem trabalha não é pensamento de esquerda.”
    .
    Mas não há casos de voluntarismo por parte das empresas e se tiverem de pagar então preferem não ter lá estagiários?

    Gostar

  55. Centrista's avatar
    Centrista permalink
    1 Junho, 2011 18:22

    “Tal como esperar que todos os empregadores estejam dispostos a pagar estágios. E se não estão, se houver menos pessoas com estágios disponíveis, então sem dúvida que estão errados e é isso que muito provavelmente irá acontecer.”
    Claro que nem todos os empregadores estão dispostos a pagar estágios. Claro que vão haver menos estágios. E depois? Quem é que é prejudicado com isso exactamente? Retirando os estagios para acesso a uma profissão (que obviamente devem ser pagos pelo que já expus atrás), de que estágios estamos a falar? Estamos a falar simplesmente de 1ºs empregos. E se existe SMN, não deveria ser aplicado a todos? Estes até continuam com desconto (só se tem de pagar o Indexante de Apoios Sociais).

    Gostar

  56. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    1 Junho, 2011 18:22

    é para estas bestas que compram submarinos? e os animais que comandam esta tropa foram chamados à pedra?
    .
    http://clix.expresso.pt/denunciada-violencia-extrema-na-escola-de-fuzileiros-no-barreiro-video=f652807

    Gostar

  57. Centrista's avatar
    Centrista permalink
    1 Junho, 2011 18:39

    “Mas não há casos de voluntarismo por parte das empresas e se tiverem de pagar então preferem não ter lá estagiários?”
    Empresas que não conseguem que o estagiário, ao fim de 3 meses, produza o suficiente para lhe pagar 400€ / mês?
    Ou se quiser, do ponto de vista macro, sectores em que para conseguir o estágio uma pessoa tem que estar disposta a não receber, o que indicia que não existe trabalho no sector depois do estágio. Mas veja, este raciocínio apenas se aplica depois dos estágios serem obrigatoriamente pagos – do ponto de vista macro, só se perdem os estágios de sectores/actividades para os quais só há procura com níveis salariais abaixo do SMN. Até pode haver empresas que hoje dão estágios por simpatia, mas o resultado global é a má alocação de trabalhadores e destruição de valor para a sociedade.

    Gostar

  58. tina's avatar
    tina permalink
    1 Junho, 2011 18:44

    ” Claro que vão haver menos estágios. E depois? Quem é que é prejudicado com isso exactamente? ”
    .
    Precisamente aqueles aos quais a lei se aplica, obviamente.
    .
    “E se existe SMN, não deveria ser aplicado a todos?”
    .
    Obviamente que não, se for o caso de uma empresa voluntária que oferece o estágio mas que não necessita expressamente do seu trabalho.

    Gostar

  59. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    1 Junho, 2011 19:00

    Centrista,
    Tirando o “vá bugiar” que não é praqui chamado, se as empresas querem bons quadros devem investir nos recem-licenciados, e po-los a trabalhar aprendendo ao mesmo tempo. A isto podemos chamar estagios ou outra coisa qualquer. E se as empresas quiserem depois ficar com eles, o pouco que lhes pagarem como estagiarios, deve ser encarado como um investimento. Há cerca de 40 anos fiz um estagio numa empresa, que me pagava como estagiario 1800$oo ( mil oitocentos escudos) que naquele tempo era bem bom para quem tinha 20 e poucos anos. E depois de comer o pão que o diabo amassou durante um ano e tal, fiquei lá a trabalhar e passaram a pagar-me 6200$00.
    Quem não quiser pagar estagios a licenciados, pode sempre ir arranjá-los às Caldas já prontos, perfeitos e luzidios.

    Gostar

  60. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    1 Junho, 2011 20:12

    ««Ou se quiser, do ponto de vista macro, sectores em que para conseguir o estágio uma pessoa tem que estar disposta a não receber, o que indicia que não existe trabalho no sector depois do estágio. »»
    .
    Os estágios não remunerados não indiciam necessariamente que não haverá emprego. Podem indiciar um diferencial entre a produtividade de quem tem experiência em relação a quem não a tem. Este diferencial nem sequer precisa de ser muito grande para que a contratação de jovens seja irracional. Quem já empregou recém-licenciados sabe que muitos deles têm baixa capacidade de trabalho, requerem elevado investimento em formação e têm baixo tempo de permanência no mesmo emprego (o que torna irracional o investimento da empresa em formação).

    Gostar

  61. Piscoiso's avatar
    1 Junho, 2011 20:34

    Ah pois,
    já percebi.
    Aceita-se o estagiário (à borla), indiciando-o para posteriormente ocupar um cargo remunerado.
    No fim do estágio diz-se ao jovem que tem uma baixa capacidade de trabalho,
    requerendo um irracional investimento em formação
    e manda-se embora
    sem lhe pagar o que entretanto produziu.
    Se refilar, ainda é ameaçado com indemnização, por ter estorvado o trabalho dos outros, como sugere uma senhora lá em cima.

    Gostar

  62. Fredo's avatar
    Fredo permalink
    1 Junho, 2011 22:25

    Alguma coisa não bate certo. O Piscoiso tem razão.

    Gostar

  63. Outside's avatar
    Outside permalink
    2 Junho, 2011 00:06

    “Os estágios não remunerados não indiciam necessariamente que não haverá emprego. Podem indiciar um diferencial entre a produtividade de quem tem experiência em relação a quem não a tem. Este diferencial nem sequer precisa de ser muito grande para que a contratação de jovens seja irracional. Quem já empregou recém-licenciados sabe que muitos deles têm baixa capacidade de trabalho, requerem elevado investimento em formação e têm baixo tempo de permanência no mesmo emprego (o que torna irracional o investimento da empresa em formação).”

    Deixou-me boquiaberto !!! verdadeiramente estupefacto perante tão rectilíneo pensamento.
    Surreal! Sem dúvida, encontramos-nos em trilhos comuns mas em direcções completamente opostas.
    JM passa a toda a população portuguesa recém licenciada (sim, porque se se pretende legislar, regulamentar) um diploma à priori concebido com qualidade “novas oportunidades”.
    Sei e muitos conheço que não valem, nem nunca valeram, um estágio não remunerado.
    E sabe quem mais satisfeito está ? O empregador veja lá !
    Passam-se atestados de imbecilidade conforme a conveniÊncia ?
    Será este o fim do dito “estado social” ?

    Gostar

  64. Outside's avatar
    Outside permalink
    2 Junho, 2011 00:12

    “A C da Silveira
    Posted 1 Junho, 2011 at 17:05 | Permalink
    Os estagios devem ser remunerados (…) Mas os estagiarios devem estar preparados para dar 200%, e fazer um pouco de tudo nas empresas, porque assim é que se aprende a trabalhar, e ao mesmo tempo justificarem o salario que lhes pagam.”

    Subscrevo estas palavras, esta realidade, a que conheço e aquela em que acredito, porque…por tudo aquilo contrário ao ideal desta postada. Portugal merece e os portugueses são melhores que Isto !
    Esta não é a direcção certa para sairmos deste pântano.

    Gostar

  65. MBO's avatar
    2 Junho, 2011 01:52

    Ideias para Passos poupar dinheiro nos hospitais:
    http://supraciliar.blogspot.com/2011/06/socrates-truques-de-secretaria-para.html

    Gostar

  66. MBO's avatar
    2 Junho, 2011 01:56

    Já não faltam tantos dias.
    Sócrates já começou a revelar a sua estratégia como oposição. Não vai ser bonito de ver.
    http://supraciliar.blogspot.com/2011/06/comecou-mais-nojenta-oposicao-de-que-ha.html

    Gostar

  67. Anonimo's avatar
    Anonimo permalink
    2 Junho, 2011 02:11

    .
    MBO infelizmente a inversa também é averdadeira: já começou a campanha para se os outros ganharem desculparem-se como o mesmo que o JS se desculpou, a culpa é dos outros. Por exemplo há 1, 2, 3 memorandos com o FMI, já está tudo armadilhado. Ora bem, NOVO há ZERO. Inventem outra cartilha que a do JS não prestava segundo diziam. E preparam-se para a mesma cantoria ?
    .
    Mas eu voto em vocês no dia 05.
    .

    Gostar

  68. Pine Tree's avatar
    Pine Tree permalink
    2 Junho, 2011 11:34

    E que tal um bocadito de liberdade contratual? E que tal permitir a dois cidadãos estabelecerem livremente um contrato em que o primeiro trabalha de borla para o segundo a troco de vantagens imateriais que ele encontra no contrato, talvez ganhar a experiência que a escola lhe não ensinou (what a surprise!). E o segundo aceita o primeiro como “empregado” porque ele alguma coisa há-de produzir… Cada um é quem sabe de si, só Deus (e pelos vistos o estado) sabe de todos.
    Desculpem perguntar, mas é a gnorância do macaco…!

    Gostar

Indigne-se aqui.