Saltar para o conteúdo

Feito

6 Junho, 2011

1. O Partido Popular tem uma grande vitória, aumentando 15% a sua representação parlamentar, e ainda mais significiativo, ultrapassando um estigma  de 30 anos: conseguir aumentar a votação quando o PSD também o faz. Ou seja, derrotou o sentido de voto útil no seu parceiro. Isso pode ser determinante para o futuro da direita em Portugal, pese embora a infeliz estratégia do seu líder de tentar mostrar que é também de esquerda não assumindo claramente que é o partido de direita que ainda não existe, mas que o seu eleitorado, presente e futuro, deseja.

2. O PSD sobe e ganha. Com a boa novidade de apenas conquistar votos ao centro e à sua esquerda.

3. Sócrates, com um resultado inferior a Santana Lopes, ainda assim teve uma votação expressiva e generosa face ao desastre que foi o seu mandato e à situação de bancarrota em que deixa o país.

4. o PCP continua sólido e estável como o maior partido estalinista da Europa ocidental. O que nunca é boa coisa.

5.  O BE,  o partido anti-capitalista, que cavalgou a onda populista contra o capitalismo viu o mercado eleitoral reduzi-lo a 2 táxis. Está no bom caminho. E se «aprende mais com as derrotas do que com as vitórias», há que continuar a ensiná-lo.

31 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    6 Junho, 2011 12:44

    1. A subida do CDS estará muito provavelmente ligada ao discurso estratégico de Portas, mostrando que é também de esquerda.
    2. O PSD beneficiou da maré de hesitantes PSD-PS, que ora votam num ora noutro.
    3. O PS esteve próximo da votação do PSD, quando este perde.
    4. O PC será o partido com mais fiéis. Daí manter-se quase inalterável.
    5. O BE não soube capitalizar o desgaste de Sócrates.
    Entretanto a minha tia Celeste foi às compras e diz que está tudo na mesma.

    Gostar

  2. Isabel's avatar
    Isabel permalink
    6 Junho, 2011 12:57

    O capitalismo social que o CDS preconiza não tem que ver com o capitalismo liberal onde o PSD quer chegar. Sendo o PSD um partido socialista por ser abrangente está sujeito à ganância dos seus militantes e simpatizantes. Tal como no PS as regras são indefinidas para que todos os cenários sejam possíveis. Daí serem tão populares; tudo lá cabe, qualquer coisa e o seu contrário.
    Se estivesse estado ontem um dia como o de hoje talvez o CDS tivesse ido buscar mais três ou quatro deputados.

    Gostar

  3. Ricardo Campus's avatar
  4. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    6 Junho, 2011 13:27

    Hoje o estalinismo já não representa perigo algum. O que é realmente perigoso é o crony-capitalismo que está a alastrar por todo o mundo e a dar cabo de toda a civilização.

    Gostar

  5. ping pong's avatar
    ping pong permalink
    6 Junho, 2011 13:49

    Hoje, o ambiente em Portugal ficou menos poluído, mais respirável, com a retirada de cena da maior fonte das mentiras que predominaram nos últimos 6 anos. As crianças e jovens agradecem pois vão poder crescer num meio menos contaminado, mais saudável.

    Gostar

  6. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    6 Junho, 2011 13:54

    «Se estivesse estado ontem um dia como o de hoje…» e não é que está exactamente na mesma?

    Gostar

  7. da-se's avatar
    6 Junho, 2011 14:04

    2 táxis e ainda sobram 2 lugares…

    Gostar

  8. Isabel's avatar
    Isabel permalink
    6 Junho, 2011 14:04

    gabriel Silva

    Não sei se me fiz entender mas ontem na região de Lisboa esteve um óptimo dia de praia. Como infelizmente só uma minoria dos eleitores são convictos, a maioria vota por impulso, porque sim, porque é giro ou para castigar o outro, se não fosse a praia talvez prevalecesse o “bora lá votar naqueles” porque infelizmente é assim que se tomam muitas decisões no país.

    Gostar

  9. Pável Rodrigues's avatar
    Pável Rodrigues permalink
    6 Junho, 2011 14:11

    Pois é, No final de contas, o “grande amigo” dos agricultores portugueses, o Sr. P. Portas, só conseguiu escapar a uma pesada derrota eleitoral graças aos votos dos seus “correlegionários” de Setúbal e Lisboa! É que não há qualquer duvida, caros amigos! Em Setúbal e em Lisboa não faltam agricultores!? Vivem da exploração da minhocultura. Isto é, da criação e engorda de minhocas, bichas, e outros invertebrados…

    Gostar

  10. Isabel's avatar
    Isabel permalink
    6 Junho, 2011 14:26

    Pesada derrota? Conseguiu fidelizar os votos ganhos nas últimas eleições e acrescentar mais uns quantos na cintura industrial e você fala em pesada derrota? A questão é que já praticamente acabaram com os agricultores e os indecisos foram para a praia.

    Gostar

  11. Tic's avatar
    6 Junho, 2011 14:27

    Se se deixassem dessa chachada da direita e esquerda.
    Isso não existe!

    Gostar

  12. José Pinto Basto's avatar
    José Pinto Basto permalink
    6 Junho, 2011 14:52

    No day after,
    a primeira parte do programa da troika está cumprida.
    Ela foi assegurada pela morte de Sócrates, o que se espera que seja, por muitos e largos anos.
    De preferência, que seja uma morte duradoira, até à eternidade.
    Uma vez que ele não assinou, nem um dos dois, programas.
    Levava água no bico.

    Uma vez que fosse, reeleito ele não ia cumprir, uma só vez.

    Houvesse até que fossem, dez programas.
    Não há acordo a firmar entre a direita e o PS.
    O PS está, amarrado de pés e mãos.
    Assinou o programa da troika.
    Ainda que por intermédia pessoa, independente.
    Do PS de Sócrates esperava-se tudo.
    Mesmo até uma coisa parecida com a Grécia.
    Do PS sem Sócrates não se sabe se vai haver colaboração.
    Se o PS for um pulha, como o foi com Sócrates, não se espere outra coisa.
    Ainda por lá ciranda muito pulha, e fanático também, que melhor seria emigrassem, para o Bloco de Esquerda.
    Vamos a ver como diz o cego, que só gosta de ver telenovelas, se o PS sem Sócrates defende Portugal melhor, do que o defendeu o PS com Sócrates.
    O acordo está feito, não há outro, nem outro programa.
    Só falta cumprir a parte final para que Portugal se digne cumprir, aquilo que assinou.
    E vai cumprir,
    Tenho a certeza.
    PS. (…é garantido vamos a ver…penso eu).

    Gostar

  13. Trinta e três's avatar
    6 Junho, 2011 15:10

    Estas interpretações após eleições, dão para tudo. No entanto, são sol de pouca dura e rapidamente se conclui que as mudanças que se julgavam sólidas, não aguentam o primeiro embate a sério.
    Na minha modesta opinião, o voto de ontem foi marcado pela grande preocupação de por o Sócrates a andar. Ponto final. Nenhum projecto entusiasmou (pelo que não houve maiorias absolutas) e, à esquerda, com excepção do eleitorado estável do PC, os eleitores quiseram mostrar o seu desencanto quer com o PS, quer com o BE. Entender esta conjuntura com algo mais do que isso (simples conjuntura), é acreditar no Pai Natal.

    Gostar

  14. Pine Tree's avatar
    Pine Tree permalink
    6 Junho, 2011 15:27

    “Hoje o estalinismo já não representa perigo algum. O que é realmente perigoso é o crony-capitalismo que está a alastrar por todo o mundo e a dar cabo de toda a civilização.”
    Não é que o camarada tem razão?
    É por essas e por outras que há quem esteja pouco entusiasmado com a derrota do Eng. Sócrates. Concorda-se que ele irritava muita gente, mas a irritação é um programa político?
    O cronyism é a aliança entre os capitalistas estatistas e os free-riders de cá de baixo, para espremerem os produtores. E esta? Ninguém tinha pensado nesta forma de socialismo, a única que triunfou sobre as outras formas, mais matarroanas.
    Talvez isto mude e o ciclo iniciado no princípio do século XX feche mais rápido que se pensou.

    Gostar

  15. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    6 Junho, 2011 15:46

    1. O Partido Popular ganha votos porque demonstrou que é o partido que mais protegerá os pobres (eles e o Santo Padre Américo, que Deus o tenha).
    2. “Com a boa novidade de apenas conquistar votos ao centro e à sua esquerda.” Pois é, coitados.
    3.Bancarrota? Ó meu jovem amigo. Sócrates é o maior empregador português. Ainda não percebeu isso? E o povo português é normalmente passivo.
    4.”PCP o maior partido estalinista da Europa ocidental”. Em relação ao 3º mundo já não está tão bem classificado (o problema é a classificação de Portugal, não do PCP)
    5.Os dirigentes do BE estão no bom caminho (ainda vai ter de os ouvir nos comícios do PS). Os dirigidos estão a preparar a emigração (a pobre, não a de Deputado Europeu).
    .
    6. E isto é novidade?

    Gostar

  16. PLus's avatar
    PLus permalink
    6 Junho, 2011 16:06

    O resultado ( diferença PSD / PS ) fui bem além do que eu previa. E como tinha dito aqui que acreditava num resultado bastante renhido fica aqui a correcção.

    PPC tem as condições políticas ( a não ser que PPortas seja um irresponsável) de vir a ser, de longe, o melhor primeiro-ministro que Portugal conheceu. Mas vai ser complicadissimo no inicio, lá isso vai.

    Gostar

  17. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    6 Junho, 2011 16:22

    A «vitória» do PSD´e do Passos Coelho foi mais pela negativa do que pela positiva.
    Seria díficil para Sócrates aguentar tanta anomosidade e tanto ataque desde va eztrema-esquerda à estrema direita.
    No final de contas Sócrates, sai por cima.
    Não fugiu. Não deesistiu. Enfrentou o veredicto do povo e não se eximiu das suas responsabilidades politicas.
    Depois de António Oliveira Salazar, Sócrates foi o melhor 1º Ministro que Portugal teve.
    Ele ainda não se foi embora, e já todo o Portugal tem saudades dele.

    Gostar

  18. Lionheart's avatar
    Lionheart permalink
    6 Junho, 2011 16:50

    O PP teve um bom resultado. Não é só ter tido de lutar contra o voto útil, é ter tido de lutar contra um sistema político-financeiro que bipolariza as eleições (quantos empresários, muitos deles cúmplices de Sócrates, andaram a defender o bloco central…), ser um partido que não tem um aparelho local, tem pouca militância e por isso fraco financiamento. O PP é essencialmente um partido de quadros e eleitores, e está a fixá-los com base nas ideias e nos valores que defende, não porque tem “tachos” para dar nas juntas de freguesia, nas câmaras municipais, nas regiões autónomas ou no Estado central. Evoluiu de um partido de protesto, para um partido de poder, com um eleitorado mais estável, com base precisamente na postura e nas bandeiras do partido. Isso é sem dúvida mais saudável e garante durabilidade ao partido. Pessoalmente, sou mais PP que CDS, mas aceito que se mantenha CDS para respeitar o eleitorado mais antigo do partido, embora o eleitorado jovem seja quase todo só PP. Daqui a 10 anos já será só PP…

    Gostar

  19. nuno granja's avatar
    nuno granja permalink
    6 Junho, 2011 17:28

    Notas

    Os partidos que reuniram com a Troika, tiveram perto de 90% dos votos. Louça , Jerónimo e afins não se enxergam mesmo.
    A saida de Socrates e os 28% do PS são uma boa notícia, pode ser o partido faça o clister que necessita à muito e regresse à prática democrática normal onde faz falta (nunca fui do PS).
    Termos o partido estalinista maior da europe é mais um reflexo do nosso atraso.
    O PP teve um bom resultado mas aquem das ambições do lider. O PSD teve o melhor resultado possivel.

    O futuro vai ser complicadissimo mas pode ser que o governo nos leve a bom Porto.
    Uma coisa é certa o baixo (baixissimo) nivel de prática politica e governativa com que o PS de Socrates nos bridou nos ultimos anos vai desaparecer, o que em si só já é um grande passo em frente para o pais. Com aquela quadrilha foi sempre a andar para tras.

    Vamos ver…

    Gostar

  20. Leme's avatar
    Leme permalink
    6 Junho, 2011 17:30

    Há por aí um que diz que não há direita nem esquerda. Pois não: há gente educada, inteligente culta, a que se convencionou chamar de direita, e há os idiotas, burros-todos-os-dias, mal-criados, gajos porcos, enfim, os que querem ser de esquerda e que, às vezes, até são canhotos.
    Resumindo, era bom que se educassem todos para andarem direitinhos e sem chatear nem a puta que os pariu.

    Gostar

  21. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    6 Junho, 2011 17:34

    24 horas depois continuo a pensar que o meu voto foi bem escolhido:
    .
    http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=21107

    Gostar

  22. Trinta e tês's avatar
    6 Junho, 2011 17:36

    Nuno Granja:
    Quer você dizer que os tais 90% de votantes conhecem as exigências da troika? Ou você acredita no pai natal, ou não pensa no que diz.

    Gostar

  23. Trinta e tês's avatar
    6 Junho, 2011 17:43

    Em Portugal só temos crony capitalismo. Já o Salazar o aplicava…

    Gostar

  24. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    6 Junho, 2011 17:44

    “Os partidos que reuniram com a Troika, tiveram perto de 90% dos votos.”
    .
    A não ser que se esteja a considerar 2 vezes o cds …uma mentira, mesmo por aproximação grosseira, não deixa de ser Mentira: ps+psd+cds=78,4%

    Gostar

  25. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    6 Junho, 2011 17:51

    “o PCP continua sólido e estável como o maior partido estalinista da Europa ocidental”. Esta frase, faz-me lembrar uma moda que anda para aí de chamar nazi e hitler a tudo o que mexe. A mim preocupa-me bastante que determinadas gerações deixem de ter a mais pequena ideia do que foi o nazismo, o estalinismo, o maoismo, o fascismo… Eu nem digo que não é. Digo apenas que nada há que o demonstre ou que se pareça… para mim, que vejo de fora.
    E este tipo de argumentos, tipo boca, destrói pela base qualquer argumentação séria.

    Gostar

  26. zazie's avatar
    zazie permalink
    6 Junho, 2011 17:51

    ò Leme- tem alguma coisa contra os canhotos?
    Não me diga que também faz o sinal da cruz quando vê um canhoto- cruzes canhoto!
    .
    Têm pacto com o diabo
    ahahahahaha

    Gostar

  27. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    6 Junho, 2011 18:15

    O «Leme» preciso é duma «esquerda» nas ventas, à Mohamed Ali…

    Gostar

  28. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    6 Junho, 2011 18:22

    Trinta e três
    “Em Portugal só temos crony capitalismo. Já o Salazar o aplicava…”
    .
    É verdade.

    Gostar

  29. Fredo's avatar
    Fredo permalink
    6 Junho, 2011 22:08

    Número de deputados já eleitos:
    PSD: 105
    PS: 73
    CDS: 24
    CDU: 16
    BE: 8
    TOTAL: 226
    Total dos partidos que aderiram ao memorando da troika: 202
    Percentagem (PSD+PS+CDS) em relação ao total: 89,3%
    Bem mais perto dos 90% do nuno granja que os seus 78,4%
    Atendendo a que dos 4 deputados que falta eleger, o PSD terá 3, poderemos afirmar que a representatividade dos partidos que aderiram será superior a 90%.
    Concordo consigo: “…uma mentira, mesmo por aproximação grosseira, não deixa de ser Mentira”

    Gostar

  30. Nicolau's avatar
    Nicolau permalink
    7 Junho, 2011 10:10

    2 Taxis sai caro, o melhor é uma Toyota Hiace

    Gostar

  31. rb's avatar
    7 Junho, 2011 11:38

    e a abstenção?

    Gostar

Deixe uma resposta para Portela Menos 1 Cancelar resposta