Saltar para o conteúdo

Coisas verdadeiramente extraordinárias

15 Junho, 2011
by

Pilar del Rio garantiu à Lusa que a Fundação Saramago  não recebeu “nem um tostão do Estado” e assim continuará. Gostava de acreditar, mas ela própria se desmente na entrevista. Primeiro, ao queixar-se do tempo que estão a demorar as obras na Casa dos Bicos, onde ficará instalada a fundação, obras que estão a ser pagas pela câmara de Lisboa num espaço que é público. Ou seja, o Estado gasta dinheiro com a instalação da Fundação Saramago, e não tão pouco como isso, mas Pilar del Rio acha que mesmo assim “recebeu um tostão”. Eu também gostava de ser assim: o Estado dava-me casa, fazia-me as obras e, depois, eu andava por aí, sem corar nem me atrapalhar, a dizer que não tinha recebido dinheiro do Estado.

Mas há mais. Na mesma entrevista, para dar uma bicada ao novo governo que ainda não tomou posse, elogia “o empenho total e absoluto” da ministra da Cultura cessante na organização de um espectáculo que terá lugar dia 19 no CCB. O espectáculo, lê-se no programa, é uma realização conjunta da Fundação Saramago e do Ministério da Cultura, e tem ainda o apoio da Câmara de Lisboa. Ou seja, a Fundação que “não recebe um tostão do Estado” organiza eventos apoiados e subsidiados pelo Estado. De novo, também gostava. Além de casa e obras feitas, não era mal que o Estado ainda zelasse por eu ter comida na mesa. Não precisava de me dar dinheiro, era só lá pôr os víveres. Para eu poder continuar a dizer que não recebia um tostão.

Já conheci gente com mais vergonha do que Pilar del Rio.

128 comentários leave one →
  1. MBO's avatar
    15 Junho, 2011 10:54

    Pilar devia manter a agenda de defender o marido e os amigos do marido.
    Devia abandonar a agenda de atacar os “inimigos” imaginados do marido.
    Ou alguém vai ter de lhe voltar a dizer Não.
    Não – a mais importante palavra da língua portuguesa : http://supraciliar.blogspot.com/2011/06/em-defesa-de-paulo-portas.html

    Gostar

  2. Rui Franco's avatar
    Rui Franco permalink
    15 Junho, 2011 11:03

    Mas, meu caro, estamos a falar de uma mulher que é tão desavergonhada e tão arrogante que se recusa a falar uma palavra que seja em Português, independentemente da ocasião e do nível de pessoas com quem esteja a lidar.

    Num país cujas gentes tivessem um pingo de vergonha na cara, esta mulher, mais do que ignorada, havia de ser humilhada na praça pública pela sua absolutamente insuportável arrogância.

    E já nem falo na forma como ela se apropriou da imagem de Saramago, a um ponto em que, hoje, quase não é possível falar desse enorme escritor sem ter de levar com a viúva…

    Gostar

  3. Miguel Pereira's avatar
    15 Junho, 2011 11:13

    O que é verdadeiramente extraordinário é o estado meter-se com esta súcia… Devia-se parar as obras e pôr uma faixa na Casa dos Bicos a dizer: “Isto NÃO vai ser a casa José Saramago porque não há dinheiro para parvoíces”. Traduzido claro em várias línguas, para os turistas verem que aqui não andamos a desperdiçar, aqui não se gasta dinheiros públicos contribuindo para a homenagem de pŕemios Nobel.

    Gostar

  4. Piscoiso's avatar
    15 Junho, 2011 11:13

    A Casa dos Bicos foi dada pelo estado
    à obra do Nobel da literatura português.
    Se jmf1957 se acha também com direito a uma casa
    pela sua obra literária…
    nem no portugal dos pequeninos.

    Gostar

  5. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 11:14

    Bem, quer-se dizer, eu acho que a espanhola não tinha nada de vir para cá receber coisas. Já o jmf57 desconhecia que tivesse sido Nobel.

    Gostar

  6. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 11:15

    Mas é capaz de ser problema meu. Se calhar foi- mesmo a Nobel da associação de amizade Portugal Israel.

    Gostar

  7. afédoshomens's avatar
    afédoshomens permalink
    15 Junho, 2011 11:17

    nem no portugal dos pequeninos monhês…

    Gostar

  8. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    15 Junho, 2011 11:21

    Mais uma esfodação (grafia perfeitamente intencional) do dinheiro do português que ganha quatrocentos e tal euros, e tem de pagar IVA quando compra o arroz lá para casa.
    .
    Esse dinheiro poderia ser, com proveito e exemplo, aplicado em avançar pagamentos da dívida portuguesa em atraso ou em títulos da dívida chilena (os tais que têm 0,5% do PIB em superavit na constituição).
    .
    Se mandássemos os esfodadores portugueses ir encher a gamela no privado, na economia real, ganhávamos duas vezes. E podíamos ir pagando a nossa dívida com menos empréstimos rolantes.
    Isso, meus caros, no tempo em que estamos, é mais importante do que a obra de Saramago (que aliás li quase toda) ou perpetuar a sua memória. Ele já ganhou o seu lugar na história, se por mérito próprio ou por favor da comunicação social canhota, isso é o debate.
    .
    Cervantes e Camões nunca tiveram fundações. E até morreram na miséria. Bocage também não. E daqui a vinte anos ainda serão mais importantes do que Saramago alguma vez foi, com fundação ou sem ela. Portanto, porquê gastar dinheiro nessa excentricidade?

    Gostar

  9. jose.gcmonteiro's avatar
    jose.gcmonteiro permalink
    15 Junho, 2011 11:21

    Quem és tu para comparar a Pilar e Saramago?
    Mesquinhêz?
    J. Gil

    Gostar

  10. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    15 Junho, 2011 11:23

    JoseGCMonteiro,
    .
    Quem és tu para comparar a Pilar e Saramago?
    Mesquinhêz?

    .
    Contribuinte. Basta.

    Gostar

  11. Lionheart's avatar
    Lionheart permalink
    15 Junho, 2011 11:28

    Ainda vamos a tempo de mandar essa fundação para Madrid e os espanhóis que a paguem? A Casa dos Bicos pode ser aproveitada para algo mais útil para Portugal e digno daquele espaço histórico do que a propaganda à memória de um comunista iberista que sempre serviu os interesses de outros países. Com o meu dinheiro NÃO!

    Gostar

  12. Piscoiso's avatar
    15 Junho, 2011 11:44

    Não diga disparates
    porque Camões tem um Instituto, uma Fundação…
    etc., etc..

    Gostar

  13. Piscoiso's avatar
    15 Junho, 2011 11:45

    O que acontece
    é a viúva de Camões
    não se aproveitar disso.

    Gostar

  14. esmeralda's avatar
    esmeralda permalink
    15 Junho, 2011 12:11

    A vergonha está difícil de encontrar! Ontem, os deputados a pedirem subvenção vitalícia e o subsídio de reintegração na vida activa ou lá o que é isso! Parece que estiveram numa vida “desactiva” ou no desemprego. (Vera Jardim um autêntico socialista!). Entretanto, a TV mostrava as dificuldades de algumas famílias, com uma idosa a viver em condições miseráveis com 200 e poucos euros mensais. Escandalosamente, vergonhosamente português. O Estado social deixado pelo “estudante de filosofia”! Hoje,” a conversa” de Eduardo Cabrita num jornal… Como mudou no pós eleições!!! Diz: “… o PS ainda não interiorizou a dimensão da mudança… programa concertado pela troika com Sócrates e que caberá a Pedro Passos Coelho cumprir… os portugueses aproveitaram as últimas férias com o alívio de quem adia as más notícias…” Fantástico, aquele senhor a quem a gente muito deve, a ver pela lucidez que mostra agora. Esqueceu a tolerância de ponto da Páscoa e tudo….

    Gostar

  15. fado alexandrino's avatar
    15 Junho, 2011 12:15

    Cuidado Senhor Fernandes está a atacar a Viúva da Nação.
    Eu também gostava de dizer NÃO com o meu dinheiro mas não me perguntam nada quando metem a mão no meu bolso.

    Gostar

  16. MBO's avatar
    15 Junho, 2011 12:36

    JMF1957 tem razão. Pilar não deve mentir.
    É difícil hoje, após 6 anos de Falso explicar esta ideia simples: não mintas a céu aberto com quantos dentes tens.
    Não se trata de ser contra ou a favor de Saramago e da sua fundação.

    Para se perceberem as críticas ao JMF tem de usar a Equação do clínico de serviço ao Supraciliar
    http://supraciliar.blogspot.com/2011/06/equacao.html

    Gostar

  17. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    15 Junho, 2011 12:42

    Pois….além disso é caso para perguntar se Dona Pilar já pagou os 750 mil euros a que Saramago foi condenado em Espanha por ter “surripiado” ao erário público espanhol os impostos devidos sobre os direitos de autor. Sabendo que há outro processo em tudo identico e que portanto elevaria a conta-corrente de fuga aos impostos em mais de milhão e meio de euros.
    Dona Pilar não tinha lá o dinheiro0, o mesmo não se encontrava em Portugal, pelo que estamos à espera, uma vez acabadas as obras que transfira de alguma off-shore os valores.
    Estas off-shores são boas, não são aquelas vilipendiadas onde os capitalistas depositam as suas riquezas.
    Venha daí a massa depois de senogada aos espanhois que aqui ninguém lhe cobrará nada.

    Gostar

  18. Fredo's avatar
    Fredo permalink
    15 Junho, 2011 12:46

    Não está em causa que jmf seja Nobel.
    O que poderia estar em causa é que jmf tivesse sido amante de um defunto Nobel.

    Gostar

  19. licas's avatar
    licas permalink
    15 Junho, 2011 12:55

    Piscoiso
    Posted 15 Junho, 2011 at 11:13 | Permalink
    A Casa dos Bicos foi dada pelo estado
    à obra do Nobel da literatura português.
    Se jmf1957 se acha também com direito a uma casa
    pela sua obra literária…
    nem no portugal dos pequeninos.
    ___________________
    Estão a pedir demasiadamente da dona _________
    _____________DA CASA DOS BICOS !!! (porra)

    Gostar

  20. MBO's avatar
    15 Junho, 2011 12:58

    Na Margem direita explica-se o erro de JMF para quem não quiser fazer os cálculos matemáticos da equação
    http://direitasupraciliar.blogspot.com/2011/06/equacao.html

    Gostar

  21. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    15 Junho, 2011 13:08

    Estão a pedir demasiadamente da dona _________
    _____________DA CASA DOS BICOS !!! (porra)

    O Licas talvez desconhece que por emquanto ao futuro da Casa dos Bicos ( em principio até eu cheguei a pensar que tinha algo a ver com namoros) a troika-que-avança ja deixou a suaa sentença com o seu carimbo de ! PRIVATIZESE!

    Gostar

  22. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    15 Junho, 2011 13:28

    Piscoiso,
    .
    O Camões tem a ver com o instituto Camões e o Cervantes com o Instituto Cervantes como o Piscoiso a ver com um hipotético Instituto Piscoiso de Apoio à Transxualidade e à Fuga de Impostos que alguem se lembre, depois de o estimado estar morto e enterrado, de engendrar em seu nome, e sem lhe perguntar nada.
    .
    Percebendo o seu argumento, ele cai pela rama neste pequeno pormenor.
    .
    Se o Saramago ou o Nobilíssimo da Cunha querem ter uma fundação, pois que a paguem com o seu pecúnio, que o Estado Português tem de pagar coisas mais importantes, como a dívida contraída para as PPP (ninguém me perguntou a mim, ao meu filho e ao meu neto se queríamos ter uma terceira auto-estrada entre Lisboa e Porto, a esses custos).
    .
    A obra do Saramago está estabelecida, e é essa que, em último caso, lhe fará honra. Olhe, pergunte a cada português se sabem a história do papalvo que nomeia a rua onde vive, e verá como a gloria mundi sic transit!

    Gostar

  23. Luís Fernandes's avatar
    Luís Fernandes permalink
    15 Junho, 2011 13:29

    Tanta cera para tão ruim defunto!

    Gostar

  24. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    15 Junho, 2011 13:37

    jmf tem o condão de unir à sua volta toda a escória anti-livros; nada de novo neste espaço corporativo.
    preocupados com a dívida feita pela banca portuguesa, que distribui dividendos e agora quer mama? – é para o lado que dormem melhor.

    Gostar

  25. Piscoiso's avatar
    15 Junho, 2011 13:42

    A sua insinuação de que sou transexual e fujo aos impostos é gratuita e já diz bem de si, pelo que não lhe vou dar trela.
    Agarre-se ao Licas, que está carente.

    Gostar

  26. certo's avatar
    certo permalink
    15 Junho, 2011 13:51

    Vai-te catar, ó jmf, então não é compreensível que, a ceder a Casa dos Bicos, para assento da Fundação Saramago, o Estado a varra e mande caiar, antes, de modo a deixar a casa de tal nome como é que devia estar, desde sempre, limpa, aceitável, perfeita? É grande coisa, ó diz-me lá, please, porra, se logo depois basta a obra desse grande Saramago para a rechear do que basta a ser além da dos bicos também um centro inestiomável da melhor cultura? Da boa e melhor que que se conhece, ó jmf. Ou diz-nos quem mais tem o Nobel da Literatura em Português, menor, sem dúvida, que o engenho, o génio e criatividade da obra de ora em diante a emprenhe. Que há-de chegar para pagar de sobra a renda, além do que nos valoriza a todos, não só à casa e a Lisboa. Mas o despeito, a inveja, coisa feia, é típico bem da direita.

    Gostar

  27. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    15 Junho, 2011 13:51

    Piscoiso,
    .
    Não disse isso, não se ofenda injustamente. O que expus ao ridículo foi que alguém poderia fazer um tal instituto e nomeá-lo com o seu ou o meu nome sem que, já mortos, pudéssemos obstar à tal criação, como fizeram com o institutos Cervantes, Camões, Molière. Essa hipotética idiotice não o vincula a sim, a mim, ao Camões, ao Miguel de Cervantes ou a outros que tais.
    .
    A exfodação Saramago foi criada (ou projectada) em vida deste. Logo, se se quer financiada, que use do dinheiro do tal homem ou dos proveitos próprios (como direitos de autor) e não do meu e do seu. Ninguém começa a construir uma torre sem saber se pode chegar ao fim (excepto o José Sócrates e a generalidade dos governos socialistas, mesmo sem esse nome).

    Gostar

  28. certo's avatar
    certo permalink
    15 Junho, 2011 13:54

    É está visto, que só de alto lhe piquei a escrita, mas o cu lasso é outro despeitado, é de direita, of course, e está dito.

    Gostar

  29. certo's avatar
    certo permalink
    15 Junho, 2011 13:57

    E se o jmf e o colaço fossem ler o tratado da lucidez, fossem capazes, diriam, sem dúvida, ó Pilar, mas que grandes cabeçudos que nós somos!

    Gostar

  30. Rogério's avatar
    15 Junho, 2011 14:05

    Piscoiso: «A sua insinuação de que sou transexual e fujo aos impostos é gratuita» (????)

    Quem é o José Saramago?

    R.

    Gostar

  31. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    15 Junho, 2011 14:18

    Certo,
    .
    Já li quase toda a obra de José Saramago, que até considero assim-assim, mas não li o Ensaio sobre a Lucidez. Agora diga-me, com honestidade, já o leu, ou limitou-se a citar o título como fazem os americanos?

    Gostar

  32. asnus palacius olhai's avatar
    asnus palacius olhai permalink
    15 Junho, 2011 14:39

    Os comentários a este post devem fazer o Saramago dar voltas no caixão. Se fosse vivo estaria, de certo, bastante frustrado e pensaria de si para consigo: Será que quando leram os meus livros também não souberam interpretar o que estava lá escrito?
    Por outro lado deverá se apresentar tudo isto ao novo ministro da educação, para que o mesmo tome conhecimento de como vai a capacidade de algumas (muitas) criaturas em interpretar um texto escrito em bom português.
    Incrível a capacidade que alguns têm para, num texto tão objetivo, conseguirem ler o que não está escrito.
    Somos verdadeiramente um país de iluminados.

    Gostar

  33. ramiro marques's avatar
    15 Junho, 2011 14:41

    Essa viúva não é espanhola? Por que razão não vai pedir ao Zapatero?

    Gostar

  34. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    15 Junho, 2011 14:47

    Ramiro Marques,
    .
    Porque ela deve dinheiro ao Zapatero. Ao que parece umas centenas de milhar de euros. Por isso, não quer aparecer por lá.

    Gostar

  35. Joel Lameiras's avatar
    Joel Lameiras permalink
    15 Junho, 2011 14:47

    A Casa dos Bicos era mais bem oferecida ao Pedroso…

    Gostar

  36. Piscoiso's avatar
    15 Junho, 2011 14:48

    Acho piada aos comentadores
    que vêm tentar superiorizar-se aos outros
    seja insultando-os
    seja fazendo-lhes perguntas
    assumindo uma ridícula docência,
    ou exibindo cultura,
    como se alguém para ser
    o que quer que seja,
    tenha de vir para uma caixa na net
    exibi-lo.
    A minha tia Indalécia também é exibicionista.
    Costuma exibir as mamas de silicone.

    Gostar

  37. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    15 Junho, 2011 14:49

    O país que se baba subservientemente perante tanta mediocridade, não se importa muito de tratar pela rama os assuntos do Nobel Saramago. Porque não começar por fazer um levantamento de todas as festas de Verão, cheias de grupos pimba, tantas vezes pagos pelas autarquias? Porque não fazer contas à “exportação” conseguida com Saramago, seja através dos livros, sejam outras (exportação não é só pepinos)? Mas, principalmente, porque não dizer as coisas com a razoabilidade que merece o falecido autor (e digo mesmo, autor, sem me referir ao homem, porque esse causa engulhos em muita gente que também me causa engulhos a mim – leis da vida). Provavelmente, Portugal tem tantos valores internacionais que se pode dar ao luxo de tratar a obra de Saramago e as suas consequências com menor interesse. Certamente, eu é que os desconheço.

    Gostar

  38. Zappa's avatar
    Zappa permalink
    15 Junho, 2011 14:51

    as fundações só servem para esfodaçar o meu dinheiro que pago todos o meses para os impostos mais os 10% quem me roubam do meu vencimento! puta q pariu as fundações sejam elas quais forem!

    Gostar

  39. da-se's avatar
    15 Junho, 2011 14:51

    A ex-freira espanhola vai continuar o resto da vida a viver à custa dos nossos impostos.
    Essa é que é essa e o resto são cantigas.

    Gostar

  40. Pine Tree's avatar
    Pine Tree permalink
    15 Junho, 2011 15:25

    Carneiro Amigo! Andamos todos ao mesmo…
    Quem os adora que lhes pague! O problema é que se tira a quem precisa para dar a quem não precisa, para imortalizar mais um misantropo.
    O que vale é que o dinheiro dos outros está a acabar-se…

    Gostar

  41. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    15 Junho, 2011 15:52

    Também o Belarmino dos hipers tem recebido e milhões e milhões (programas de «emprego», «formação» e outras tretas) e o homem ainda acha que nós é que lhe devemos muito e que ainda se acha no direito de escolher os deputados e a respectiva quantidade…
    Mamar é a especialidade do tuga.
    E ainda o governo não tomou posse, e já andam todos na fila com o tabuleiro na mão….

    Gostar

  42. Rogério's avatar
    15 Junho, 2011 16:06

    Piscoiso: Aqui em Oxford é comum os artistas guardarem a viola.
    Faça o mesmo, por si e por nós.

    Após longa e extensa pesquisa, descobri que o José Saramago é um Nobel da Literatura. E escreveu sobre um Elefante.
    Surge a questão, o que é um Nobel da Literatura?
    E o que é a Casa dos Bicos? Aquele edifício cheio de picos perto da Pensão Marques?

    R.

    Gostar

  43. laura's avatar
    laura permalink
    15 Junho, 2011 16:41

    A Casa dos Bicos é um Monumento Nacional, um dos exemplares de arquitectura moderna à italiana, séc.XVI, mandado edificar pelo filho de Afonso de Albuquerque. A ponta de cada bico deveria ter um diamente. era assim o projecto inicial. O que é horrível é que as pessoas que ocupam cargos públicos se considerem proprietárias do Património que ´
    e nosso, de todos os portugueses. Pilar del Rio já insultou Portugal várias vezes. Há uns tempos a capa do Público mostrava em grandes letras” Os portugueses são rascas”(entrevista com Pilar del Rio”. Quando faleceu Saramago que, queria ficar em Lanzarote, Pilar del Rio disse publicamente que onde estivesse Saramago estaria feliz pelo facto do Presidente da República de Portugal não ter estado no seu funeral. Por outro lado, bajula a Casa Real espanhola, vejam~se fotografias que comparte com os Principes de Astúrias a quem oferece “edições especiais” de obras de Saramago. Portugal é para lhe dar luxo e boa vida. Se Pilar del Rio não gosta da moradia da Av. Gago Coutinho onde está instalada a Fundação???, então ofereça-me a casita. Quanto à Casa dos Bicos foram gastos milhões. Pergunto, nós País de navegadores, temos um Museu das Descobertas? Haveria local mais nobre? Dar a Casa dos Bicos, quem tem poder para isso????????????????????????????????????????????

    Gostar

  44. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    15 Junho, 2011 16:41

    Como muito do pessoal por aqui não olha muito para outras vertentes da vida sem ser a do “meu dinheiro”, pergunto de novo sobre esta única questão: deverá o governo apoiar as empresas vocacionadas para a exportação? Qual o valor da “exportação” de Saramago? Que contributo dá (e poderá vir a dar) para a vinda de determinada elites (turismo intelectual) a Portugal? Os apoios que a Fundação recebe, que contrapartidas dão?
    Ou isto também não interessa mesmo nada, bastando dizermos mal? Já não falo na divulgação da Língua Portuguesa e de Portugal e noutras “minudências” que só povos “eleitos” são capazes de aceitar.

    Gostar

  45. Rogério's avatar
    15 Junho, 2011 16:55

    Fincapé, trata-se de uma questão de moral e princípios.
    Mesmo não lendo a vastíssima e riquíssima obra de José Tólan Saramagóvski, sei de fonte segura que o fulano não se dava bem com a República Portuguesa. Acho que lhe caíu qualquer coisa no goto.

    Porque havemos nós (contribuintes) de sustentar a obra de um tipo que mal dizia da República? Sobranceria e protagonismo, foram as principais marcas deixadas por ele.
    Nem na Pensão Marques eu dava um tostão para albergar essa miséria de letra…

    R.

    Gostar

  46. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:09

    Aqui em Oxford, diz o grunho que no outro dia largou BI e morada de Chelas para defender a hiena dos matos.
    .
    Isto ao menos anda bem frequentado. A zona Jota deu neotonta.

    Gostar

  47. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:12

    O animal é de tal modo grunho que ainda pergunta o que é a Casa dos Bicos e goza com um património manuelino ímpar.
    .
    Vão cavar batatas, cambada. Larguem os magalhães e peguem nas enxadas que v.s não dão para mais.

    Gostar

  48. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:13

    Esta bimbalheira eram aqueles dos escapes rotos das motorizadas que gostavam de armar em finos lá na terra.
    .
    Agora deram-lhes canudo e ficaram ainda mais bestas.

    Gostar

  49. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:15

    É que só faltava mesmo o neotismo chegar à zona jota, agora que o Casal Ventoso fechou para obras.

    Gostar

  50. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:16

    Mas o gajo acha-se muito fino- está a tirar um MBA em Oxford, apesar de de Lisboa só conhecer a Pensão Marques.
    .
    ahahahahahahahaah

    Gostar

  51. Rogério's avatar
    15 Junho, 2011 17:24

    Zazie: «goza com um património manuelino ímpar.» Fica-te bem Zazie. Vá lá que serves para preencher as minhas lacunas em relação à Arquitectura Portuguesa.

    Eu suspeito que a Zazie desconhece o “sarcasmo”, tanto no famoso caso dos BI’s, como no caso da arte manuelina.

    Oxford = Cintura que compreende a zona da Marvila.

    Referir que a casa dos bicos é um património manuelino, assim à descarada, numa caixa de comentários… é o quê? Sabedoria milenar…. daqueles género Confúcio.

    Zazie, vai dar a pandeireta pá…

    R.

    Gostar

  52. Rogério's avatar
    15 Junho, 2011 17:26

    Mas eu sei porque é que estás com a pipoca aos saltos.

    Também te custou o Nobel ao Harold Pinter..?
    Ou foi no funeral?

    R.

    Gostar

  53. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:29

    Via levar na peidola, ó grunho. E tira o dedo do cu quando teclas a ver se não largas tanta merda.

    Gostar

  54. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:32

    Mas também que é que se esperava de um post onde um desconhecido jornalista tem ataques de raiva por não lhe darem um edifício histórico pela obra literária que deixou incógnita…

    Gostar

  55. Rogério's avatar
    15 Junho, 2011 17:33

    Mal educada.. e deselegante… és mesmo brejeira. Como sais às 15h da repartição, vais para o wikipedia ler sobre arte manuelina… e depois vens aqui feita Lévy…

    Haja decência… não te bloqueiam aqui?

    R.

    Gostar

  56. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:34

    E eu nem suporto o Saramago, ainda menos a espanhola e nunca a Casa dos Bicos devia servir traidores.
    .
    Mas este post consegue ser ainda mais caricato. Um plágio do choradinho do Baptista Bastos a justificar como teve direito a casa paga pela Câmara.

    Gostar

  57. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:36

    Feita quantos? feita o quê, ó yob de chelas?
    .
    Aprende a falar primeiro e depois usa o magalhães. Até lá vai brincar prá consola.

    Gostar

  58. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:37

    E de que repartição é que eu saio, mongo?
    .
    Não me confundas com a tua mãezinha que pega a partir das 10 no Intendente.

    Gostar

  59. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:39

    O animalzito acha que o neotontismo já chegou a Chelas via cabo e agora exige censura.
    .
    Cambada. Ainda insultam os outros que se deitam no Rossio- estes, só se fosse para capacho.

    Gostar

  60. Rogério's avatar
    15 Junho, 2011 17:39

    Ehehe, alguém não tem relações faz muuuuuuito tempo….

    Mesmo a minha Mãe a pegar às 10h no Intendente, é mais honesta e dedicada que tu, a fazer ronha na fotocopiadora até às 15h.

    R.

    Gostar

  61. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:44

    É isso mesmo. Nem imaginas como acertaste no meu trabalho. Deve ter sido à custa da leitura dos arquivos do Cocanha.
    .
    Olha, aproveita-os e acrescenta um pós-doc em História da Arte que não vais ser o primeiro a usá-los para trabalho académico. Acredita…

    Gostar

  62. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:46

    Quanto às ralações, a ti nota-se que não te faltam- estás até demasiado laço com tanto uso. Tremes demasiado no teclado. Deve ser das hemorróidas.

    Gostar

  63. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 17:47

    laço de laçarote ao pescoço, claro- que aí em Oxford fica bem- um cu com laço.

    Gostar

  64. Rogério's avatar
    15 Junho, 2011 17:50

    Zazie: «e acrescenta um pós-doc em História da Arte»

    Gordinha… sem sexo durante 6 ou 7 anos, socialista, sem amigos nas redes sociais, moradia no Sul (ocupada pós-25 de Abril), emprego na repartição das Finanças, saltou de Psicologia para História de Arte, faz karaoke aos fins-de-semana com a outra amiga ainda mais gorda e acha que Coimbra ou Soure é uma aldeia.

    Deves ser um trambolho bem grande, que pelos vistos gosta de gabar o pós-doc em História, e de ler José Saramago.

    R.

    Gostar

  65. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    15 Junho, 2011 18:15

    “deverá o governo apoiar as empresas vocacionadas para a exportação?”
    .
    Obviamente que Não.

    Gostar

  66. A. C. da Silveira's avatar
    A. C. da Silveira permalink
    15 Junho, 2011 18:25

    A qualidade da obra do Saramago não está em causa. Está escrita, ele já morreu, não escreve mais a não ser que a D. Pilar daqui a uns anos descubra uns ineditos guardados num sótão lá nas Canarias, e aproveite para facturar mais algum; portanto deixemos os livros do homem em paz. Quem gosta lê, quem não gosta não lê.
    Saramago ganhou muito dinheiro como escritor, os direitos de autor dos seus livros continuam a render bem, portanto esse dinheiro devia servir para sustentar a Fundação Saramago, e comprar uma casinha para a instalar. A Casa do Bicos é centenaria, é patrimonio da cidade de Lisboa, e não devia servir para este fim. Há muita coisa que devia e podia lá ser instalada, desde que ligada à Obra dos Descobrimentos. Teria muito mais cabimento lá instalar o Instituto Camões p.ex. O Costa do Intendente não tinha nenhum direito de ceder a Casa dos Bicos aos herdeiros do Saramago!

    Gostar

  67. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 18:44

    Olha, ó yob da zona jota- lamento que tenhas de usar a tua namorada para inventares o meu retrato e informo-te que não acertaste num único ponto.
    Nem gorda, nem feia, nem com ocupações abrilistas na famelga, nunca fui funcionária pública, detesto finanças, não suporto psicologias, não saltei para nada, acrescentei, adoro aldeias, fiz Portugal inteirinho (contimente e ilhas, de mochila às costas para levantamentos fotográficos- tenho um espólio de património de 8 mil fotografias que tenciono doar à FCG.
    .
    Portanto, para teu azar, sou o oposto da tua namoradita. A, e nunca consegui ler o um único livro do Saramago. Tentei mas nunca passei das primeiras páginas. Nem sei se vale alguma coisa, porque me chateou de tal modo que desisti sempre.

    Gostar

  68. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 18:48

    Por acaso tenho a igrejinha de Soure toda fotografada. Inteirinha. E Coimbra é local por excelência da minha predilecção.
    .
    Mais que Coimbra, ou Porto, ou Lamego, só Guimarães. Se pudesse era lá que vivia. Melhor, numa aldeia completamente isolada dos arredores. Até sei onde. Perto de Serzedelo.
    .
    Isto para evitar proximidades de yobs da zona jota e toda a chungaria citadina dos grafiteiros de merda que deviam ir de cana.

    Gostar

  69. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    15 Junho, 2011 18:51

    Um texto na mouche esquerdista. Especialmente as palavras de Pilar que revelam
    muito da maneira de pensar da esquerda,a sua falta do o mínimo de lógica, assumindo a boa fé, ou pior se ela souber do que fala: Manipulação e sem vergonha.
    É a cultura que formou “Tendencialmente Gratuito” da Constituição. 2+2 não é igual a 4 é 5 ou 6.
    Pois 2+2=4 é crime “neoliberal” contra a humanidade.
    .
    *Há 20 anos substituir neoliberal por fascista.

    Gostar

  70. Rogério's avatar
    15 Junho, 2011 19:00

    Zazie, o teu comentário é no mínimo estúpido. Não sei onde foste buscar ZONA J.
    Chelas não é só ZONA J, Chelas tem casas bastante valorizadas (vê as torres do Feira Nova), Chelas absorveu muita comunidade das vilas operárias, Chelas não é o subúrbio. Chelas tem Indianos, Chineses, Ucranianos, Brasileiros, Angolanos, Cabo Verdianos, Marroquinos, Ciganos….
    Não sei qual é a tua paranóia com Chelas… só acusas a ignorância absoluta pela cidade de Lisboa. Cospes uma larachas pós-link, e achas que és uma aventureira.

    Vai na volta lês a time out e viajas de smart… viste uma mesquita no google maps e achas que os pretos são o diabo em pessoa.

    R.

    Gostar

  71. Rogério's avatar
    15 Junho, 2011 19:04

    E Chelas provavelmente tem mais pós-graduações (legítimas e bem intencionadas) do que o teu bairro asqueroso na Lapa, financiadas pelas “defuntas” riquezas dos Fonseca & Burney, CUF, etc….

    Os teus raparam o cacho e agora ainda miam…

    R.

    Gostar

  72. Oscar's avatar
    15 Junho, 2011 19:11

    Sócrates está a ser acusado no estrangeiro de ter estragado o ABCedário.

    Ajudem o blogue corta-fitas a perceber isso.

    http://direitasupraciliar.blogspot.com/2011/06/abecedario-das-agencias-de-rating.html

    Gostar

  73. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 19:14

    Olha, junta-te à tinamonga e faz-lhe um blogue. Acho que disso que ambos precisam. Um bom blogue.

    Gostar

  74. certo's avatar
    certo permalink
    15 Junho, 2011 19:37

    E diz ali um Rogério, diz ou pergunta, nabiço, numa pretensiosidade digna dos maiores convencidos, mesmo burros, mais propriamente dito:
    “Quem é o José Saramago?”
    A imbecilidade tem destas, pretensiosa e oca ad infinitum.

    Gostar

  75. certo's avatar
    certo permalink
    15 Junho, 2011 19:41

    E música é que lhes faz falta, sim, porque de estrutura matemática, perfeita, natural e intuitiva, há-de acender neles, por força, alguma luz, alguma centelha divina.
    http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBgQtwIwAA&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D6wpPk8qk3uQ&ei=N_z4TaLbBY-ahQfVy7yZDA&usg=AFQjCNH7zwXKEbQpaNC1Jgg71tHIrncb0g

    Gostar

  76. certo's avatar
    certo permalink
    15 Junho, 2011 19:52

    Quê?
    Apesar de agradável, é clássico e não cai bem no goto ao rogério e nem ao jmf e nem ao colaço?
    Mas, c’um caray, aí vai ligeira de sumo:
    http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBgQtwIwAA&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D8BYmK9KxKkA&ei=3_74Tfn3F4WFhQf60eyeDA&usg=AFQjCNGVU5gJp0Ar7Ih_8LDTRx-zqGGvnA

    Gostar

  77. Outside's avatar
    Outside permalink
    15 Junho, 2011 19:55

    O ódio ao comunismo tem destas coisas, produzem-se posts verdadeiramente hilariantes e tristes infelizmente.
    Se fosse o ódio ao socialismo, mais adeptos teria certamente.
    Não se separa o trigo do joio. É método descontextualizar a informação prestada, o como, o porquÊ de, interessa apenas o quem e quando.
    Bicos à parte, e não gostando particularmente da escrita de Saramago, não me choca esta “notícia”?! pelo mérito que Saramago elevou a alma lusa…e quero lá saber dos queixumes de Pilar, meros reflexos dum modo de estar em Portugal.
    Choca-me mais a Fundação Champalimaud, dirigida por quem é, edificada onde foi, suprema excepção ao indeferimento.
    E a si JMF, não lhe interessa esta questão ? Sabe…os espantos e exigÊncias devem ser transversais, comuns a todos, amigos e inimigos…diz-se para aì que é coisa de imparcialidade, coisa rara por sinal.

    Gostar

  78. Rogério's avatar
    15 Junho, 2011 20:01

    Certo, Outside, Zazie, Abrantes, Xico, Fidel, Tina, Piscoiso.

    Onde, como, quando é que a Obra de José Saramago projectou a “alma” Portuguesa?! Em que livro? Em que contexto? Mas estamos a brincar?!
    Um taberneiro ateu… mal resolvido em questões de fé e religião… nem como Comunista do Seixal o José Saramago representou. Fugiu. Saneou. Defendeu terroristas.

    Qual alma Portuguesa? Só se for uma daquelas almas que souberam ler a ingenuidade Lusitana e sem pingo de vergonha na cara pediam mais. Como o grande “Nobel da Paz” o Otelo. Só se for isso…
    R.

    Gostar

  79. afédoshomens's avatar
    afédoshomens permalink
    15 Junho, 2011 20:23

    o rogério fugiu do infantário-é puto, é inimputável

    Gostar

  80. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    15 Junho, 2011 20:24

    Fundação Saramago? Por mim até se pode lá enterrar o PIB português, fica sempre bem e dá-nos um ar de letrados.
    Fundação Champalimaud? Investigação científica paga pelo próprio dinheiro? Cruzes, credo dá para chocar um ovo de avestruz.
    A Pilar sabe bem onde passa as férias.

    Gostar

  81. portela menos1's avatar
    portela menos1 permalink
    15 Junho, 2011 20:36

    Jmf está feliz com os adeptos que tem. Merece-os.

    Gostar

  82. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 20:39

    O gajo é cego. Continua a incluir-me no lote dos leitores de Saramago, depois de eu ter dito que nunca o li. Comecei a ler mas desisti.

    Gostar

  83. zazie's avatar
    zazie permalink
    15 Junho, 2011 20:43

    Que raio de opinião é o retardado quer que uma pessoa que nunca leu um livro do Saramago, tenha acerca do tipo. Sei lá- se eu não consegui ler mais do que umas páginas.
    .
    Olha, hei-de ter menos opinião que acerca do efeito do Eusébio ou da Amália. Ainda que não goste de fado nem de bola, sempre vi uns grandes golos de um e ouvi umas cenas bué da outra. Preferia a Carmen Miranda. Pronto, a ver se acalmam.

    Gostar

  84. Piscoiso's avatar
    15 Junho, 2011 21:04

    Segundo o vendedor Rogério
    um nobel de literatura
    tem de ser um projector de almas.
    De almas nacionalistas
    e faca na liga.

    Gostar

  85. Outside's avatar
    Outside permalink
    15 Junho, 2011 21:09

    Ahahah…Vc. nem imagina o tamanho do ovo de avestruz, desconhece ou conhece, consoante a/o moral/ideal (ou presentemente utopia), como foi exponenciado!? “o próprio dinheiro”…deixe lá todos nós participámos (involuntariamente).
    Quanto a Saramago, não sendo eu nem comunista nem leitor de, reconheço mérito e direito (muitos mestres literários a “pátria lusa” produziu anteriormente e pessoalmente melhores que, mais grandiosos e brilhantes que, infinitamente mais merecedores do) para que uma Fundação (mas têm noção da quantidade anormal de fundações existentes, sem razão de, sem noção de, sem consequência ou causa ? – e não, não incluo a F.Champalimaud aqui como não incluo a de Saramago).
    Haja lucidez, lógica e transversalidade no critério.

    Gostar

  86. Outside's avatar
    Outside permalink
    15 Junho, 2011 21:12

    errata:
    “(…) para que uma Fundação (mas têm noção da quantidade anormal de fundações existentes, sem razão de, sem noção de, sem consequência ou causa ? – e não, não incluo a F.Champalimaud aqui como não incluo a de Saramago) em nome de Saramago seja realizada. É estranho isto ? Não me parece. (…)”

    Gostar

  87. Manuel Silva's avatar
  88. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    15 Junho, 2011 21:33

    Rogério,
    .
    Sugiro-lhe que leia o «Levantados do Chão». Esse capta a alma portuguesa. Assim como «A Cidade e as Serras», «Os Maias» ou «A Tempestade» de outros autores. Se me disser o que é a Alma Portuguesa (maiúsculas intencionais) terá um livro para si em muitos autores.
    .
    Pode também clamar que metade dos sicofânticos do Saramago que por aqui populam nunca o leram, e pelo modo como escrevem devem cingir as suas leituras à Dica da Semana, mas isso não nega que o defunto tenha sido um bom autor, assim-assim nalguns livros, excelente noutros.
    .
    Dito isto, prefiro Ferreira de Castro ou João de Aguiar.
    .

    Gostar

  89. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    15 Junho, 2011 21:50

    Fincapé,

    Tem alguns argumentos algo compelentes. No entanto:
    .
    1) A obra de Saramago está congelada. Acabou a produção. Agora ou vende ou não vende. Não há necessidade de uma fundação para vender, apenas de um bom agente.
    2) Se a obra é tão lucrativa, nesse caso a Fundação Saramago pode comprar ou arrendar à Parpública a Casa dos Bicos a preços de mercado, e o Estado ganha mais dinheiro.
    3) Se afinal não é dessa soez locrativa, bom!, então não vale a pena apostar num cavalo perdido.
    4) Se puder ser lucrativa com um pouco de estímulo (acontece), não haverão privados desejosos de investir sem que o Estado tenha de gastar dinheiro?
    .
    E resta o problema de a viúva do defunto estar a pedir milhões de impostos pagos por pessoas que não ganham um milhar para honrar a memória de um morto que ganhou fortunas durante a vida (e por mérito as ganhou, concerteza, isso nem se põe em causa). O morto já não sabe gastar dinheiro, a honra devida faz-se pela sua obra, que já não aumenta. A Fundação é pois uma inutilidade, um brinquedo caro que eu gostaria de não ter de pagar.
    .

    Gostar

  90. Rogério's avatar
    15 Junho, 2011 21:50

    Piscoiso: «um nobel de literatura
    tem de ser um projector de almas.»

    Não tem.
    Mas, de todos os Nobel que li, pelo mal ou pelo bem, encontrei pedaços de um tempo. Uma terra. Uma cultura.

    Saramago apenas tem prosa. Se é Nobel ou não, não sei. Não sou juri. Mas, se projecta a alma Portuguesa? Onde? O próprio fugiu quando pôde.

    Steinbeck não escreveu sobre as estepes Russas…
    R.

    Gostar

  91. Rogério's avatar
    15 Junho, 2011 21:54

    Francisco Colaço, sugiro que leia Luíz Pacheco.

    Nem Nobel nem pensão…

    R,

    Gostar

  92. afédoshomens's avatar
    afédoshomens permalink
    15 Junho, 2011 21:55

    que pensará o culto e selecto Francisco Colaço de Lobo Antunes?

    Gostar

  93. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    15 Junho, 2011 21:57

    Fincapé,
    .
    E quanto às festas de Verão, totalmente de acordo: ou dão lucro e recomendam-se, ou é para perder e façam como na aldeia onde vivo (Barco, Covilhã), façam umas sardinhadas e magustos.

    Gostar

  94. afédoshomens's avatar
    afédoshomens permalink
    15 Junho, 2011 22:01

    excerto da entrevista de pedro santana lopes ao tempo secretário de estado da cultura à K(por Graça Lobo):

    «K: Como Vossa Excelência disse uma vez que não queria agradar a Gregos e Troianos, quer agradar aos Gregos ou aos Troianos?

    P.S.L. Os Gregos …

    K: Quem são os Gregos e quem são os Troianos?

    P.S.L. Eu não os defino. Eles definir­-se-ão no fim da minha actuação como Secretário de Estado da Cultura.

    K: É o que se verá em 1991.

    P.S.L. Se ganharmos as eleições, se o senhor Primeiro-Ministro me quiser man­ter neste cargo, eu terei todo o gosto em continuar. Posso lhe garantir: é … é um commitment, é um compromisso que tenho comigo próprio. Eu acho que são fasci­nantes os anos que aí vêm e vou enqua­drá-los como tal. E em todas as áreas: na cultura, no cinema, no teatro – o teatro é para mim um desafio enorme; já lhe disse isto no Dia Mundial do Teatro e você na altura não acreditou …

    K: O senhor não disse nada; quem disse tudo foi o Primeiro-Ministro. E disse tudo muito mal dito.

    P.S.L. O senhor Primeiro-Ministro era a estrela do dia. A minha função era chegar-me para trás, como nos filmes …

    K: Desculpe, não estou nada de acordo! No que respeita à Cultura, a estrela – se é de estrelas que se trata – é o senhor! O senhor é que é o Secretário de Estado da Cultura. O senhor Primeiro-Ministro devia estar calado e não falar de coisas que não sabe. Estou convencida que Vossa Excelência talvez ache que sabe tudo; e está convencido que sabe, que tem ideias e soluções para os problemas enormes que existem. Agora de certeza que o senhor Primeiro-Ministro não só não sabe como não se sabe expri­mir. O que é grave!

    P.S.L. Talvez o Primeiro-Ministro não tenha o mesmo grau de concentração e formação nessa área que cada um dos responsáveis desses departamentos. Eu …

    K: Porque é que está sempre calado? Desculpe interrompê-lo, mas tenho de o fazer.

    P.S.L. Interrompa à vontade.

    K: Porque é que está sempre calado ao pé do Primeiro-Ministro? Porque é que quando foi para o Parlamento Europeu estava sempre calado, com ar de menino bem comportado atrás do professor Cavaco Silva? Porque é que quando está o Primeiro-Ministro se cala, sendo o Secretário de Estado da Cultura? Porque é que deixou, porque é que admitiu que fosse o Primeiro-Ministro a dizer aquelas coisas no Dia do Teatro? E porque é que não nos disse o que pensa, porque é que não falou para nós? Não sabemos nada do que é que pensa! Percebe? Não o conhecemos de parte nenhuma. O senhor não faz parte do nosso universo. Caiu, apareceu-nos aqui e ficámos todos, quer no teatro quer nas outras áreas, a dizer “mas o que é isto que agora nos apareceu?” E pronto. Tem 33 anos, pão é nenhum velhadas horroroso, tem até bom aspecto, já é bom …

    P.S.L. Mas não pertenço ao universo …

    K: Não. Não tem nada a ver connosco.

    P.S.L. Em relação a pertencer ao uni­verso, eu isso já tive a oportunidade de conferir e estudar… Nenhum dos meus colegas da cultura, nas Comunidades Europeias … Eu não sou sempre uno, per­tenço ao que chama o universo …

    K: Mas não me respondeu: como é que caiu aqui?

    P.S.L. Não sei, não é cair: foi o Primeiro­-Ministro que se lembrou, que me convi­dou. E eu devo dizer: a cultura … Vamos lá ver. .. aliás o doutor Lucas Pires, na sua opinião um Ministro da Cultura exce­lente …

    K: Na minha opinião.

    P.S.L. Pronto, na sua opinião. Ele é originário até das mesmas áreas do que eu; é um homem da Universidade, da Faculdade de Direito, da ciência política exactamente de onde eu sou.

    K: Que curso é que tirou?

    P.S.L. Direito.

    K: E com que nota?

    P.S.L. Acabei com 15, na Clássica de Lisboa. Fui sempre um dos melhores alunos do meu curso. Tenho quase pronta a minha dissertação de mestrado, para depois seguir para o doutoramento. Quando fui para o Governo da primeira vez tinha 29 anos; depois fui para o Parlamento Europeu.»

    Gostar

  95. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    15 Junho, 2011 22:04

    Afédoshomens,
    .
    Quanto a Lobo Antunes: já li coisas que mais me agradassem, como Vargas Llosa ou Germano de Almeida (olhe, estes de direita) ou García Marquez ou Manuel Tiago, estes de esquerda, e contemporâneos (bom, a bem ver, o último já morreu).
    .

    Gostar

  96. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    15 Junho, 2011 22:10

    E o que pensará o Mr. Afédoshomens de agum livro mais profundo do que a revista Maria? Tem autores de sua preferência ou limita-se a colocar perguntas com truque aos seus interlocutores?

    Gostar

  97. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    15 Junho, 2011 22:12

    e não há nenhuma entrevista daquele senhor (como é que é mesmo o nome?) que originou a emigração de Saramago para Espanha?

    Gostar

  98. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    15 Junho, 2011 22:13

    Rogério,
    .
    Luís Pacheco nunca li. Pode recomendar algum livro em particular para começar?

    Gostar

  99. Piscoiso's avatar
    15 Junho, 2011 22:27

    eheheh
    Isto hoje é uma passerelle
    de lombadas.

    Gostar

  100. Outside's avatar
    Outside permalink
    15 Junho, 2011 22:29

    Leia as entrevistas, as reportagens, na LER de há anos, leia os pequenos artigos, pesquise que encontrará…porque Pacheco nunca se calará, o seu espírito nem os Infernos encancera.

    Gostar

  101. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    15 Junho, 2011 22:49

    A verdade é que a Pilar del Rio é uma senhora.
    E isto não se aprende na universidade….

    Gostar

  102. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    15 Junho, 2011 22:51

    E não incomoda ninguém que o dito cujo comunista ou socialista tenha os proventos de direitos de autor numa off-shore manhosa e que se recuse a pagar os impostos ao estado espanhol?
    Ódio ao comunismo? mas que ódio? rejeição absoluta de sistemas ” faxiszantes” sim tais como o que o prémio Nobel defendeu quase toda a vida.
    Nada disso tem a ver com a fundação.

    Gostar

  103. licas's avatar
    licas permalink
    15 Junho, 2011 22:56

    Fincapé
    Posted 15 Junho, 2011 at 16:41 | Permalink
    Como muito do pessoal por aqui não olha muito para outras vertentes da vida sem ser a do “meu dinheiro”, pergunto de novo sobre esta única questão: deverá o governo apoiar as empresas vocacionadas para a exportação? Qual o valor da “exportação” de Saramago? Que contributo dá (e poderá vir a dar) para a vinda de determinada elites (turismo intelectual) a Portugal? Os apoios que a Fundação recebe, que contrapartidas dão?
    Ou isto também não interessa mesmo nada, bastando dizermos mal? Já não falo na divulgação da Língua Portuguesa e de Portugal e noutras “minudências” que só povos “eleitos” são capazes de aceitar.

    _______________________-

    Deixa-te dos BAGAÇOS, pá : Esta do *Turismo Intelectual* para visitar a Sede da Fundação
    (Fornicação) Saramago pode bem (em)parelhar com os Espanhóis virem de TGV a Lisboa
    para frequentarem_________ as praias vizinhas.
    ISTO É QUE VAI UMA CRISE DE ______________BOM SENSO.
    (Chamarem ao bom senso, senso comum, é a maior das barbaridades . . .)

    Gostar

  104. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    15 Junho, 2011 22:59

    Ainda bem que o Saramago pôs o dinheirinho numa off-shore.
    Se ele o tinha posto cá, já tinha sido nacionalizado ou já tinha sido redestribuido através dos impostos a favor dos consórcios bancários privados ou para as empresas que recrutam «1ºempregos», etc,etc.
    Saramago era comunista, mas não era tolo!

    Gostar

  105. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    15 Junho, 2011 23:30

    Saramago era comunista, mas não era tolo!
    Um PCP nunca é tolo.
    A menos que seja basista.
    (Vem de base de apoio)

    Gostar

  106. CAL's avatar
    CAL permalink
    16 Junho, 2011 02:11

    As tetas da vaca do pobre povo português continuam a alimentar, à séculos, as élites. Não devemos estranhar,perderam a vergonha. Dizem que pobre é que pede esmola!

    Gostar

  107. hajapachorra's avatar
    hajapachorra permalink
    16 Junho, 2011 03:59

    Desculpai, a ‘obra’ do saramago é uma merda e a viuvinha uma desfreirada que nem se deu ao trabalho de aprender a língua do novelizado.

    Gostar

  108. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    16 Junho, 2011 08:56

    Claro que aos comunistas ou para eles o facto de fugir a impostos ou servirem-se de off-shores até pode ou deve ser elogiado.
    Isso é para os outros.
    Assim como as heranças, as propriedades e a acumulação de riqueza.
    Chamem-lhes tolos chamem.
    O pior até não é isso mas sim haver quem aprove aceite e elogie enquanto que grita pela distribuição da riqueza (dos outros) pelo pagamento de impostos (dos outros) pela justiça social (para os outros).
    Nada de admirar a quem aceita e elogia engenheiros falsos e mentirosos compuksivos.
    Iguaizinhos.

    Gostar

  109. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    16 Junho, 2011 09:50

    Outside,
    .
    Leio o que me aparece à frente, mas não perco tempo com meta-livros. Reportagens sobre livros não é coisa que prefira ler. Antes, vou à Biblioteca e tiro da prateleira o que achar que naquele momento seja interessante ler. Como sempre, o acerto das escolhas varia.
    .
    Agora, o comunistíssimo Saramago detinha o seu dinheiro em off-shores assaz criticada pelos seus correligionários. Consistência, o teu nome é homem!

    Gostar

  110. ana cristina's avatar
    ana cristina permalink
    16 Junho, 2011 11:03

    e porque não deixam o Saramago em paz?
    estranho. escreveu (bastante melhor do que a maior parte dos seus contemporâneos, convenhamos), morreu. quem quer lê, quem não quer lê outras coisas ou não lê nada. mas para quê cuspir? tenho dificuldade em entender essa fúria. ou estamos a desviar a atenção de coisas mais importantes ou estamos em pleno fanatismo histérico. respiremos fundo, que diabo: os próximos 2 anos vão ser terríveis, como diz o outro. e há coisas que me incomodam mais do que o dinheiro gasto na casa dos bicos, que é património nosso e continuará a ser. com pilar ou sem pilar.

    Gostar

  111. zazie's avatar
    zazie permalink
    16 Junho, 2011 11:05

    Uma desfreirada

    ehehehehehe

    Gostar

  112. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    16 Junho, 2011 11:32

    a masturbação ideológica habitual do grupo anti-Saramago faz rir, pouco mais.

    Gostar

  113. afédoshomens's avatar
    afédoshomens permalink
    16 Junho, 2011 11:36

    o conde da covilhã leu o Ulisses de joyce transversalmente…

    Gostar

  114. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    16 Junho, 2011 11:54

    Ó Licas,
    não aprecio bagaço, pá! Utilizei a expressão “turismo intelectual” para não ter de referir congressos de escritores e editoras, visitas a percursos de escritores, seminários, encontros, pesquisas, etc. etc. etc. E ainda mais etc. Não é tudo turismo, mas pensei que tinhas percebido, pá! Se os Homens da Luta te descobrem fazem-te uma serenata à porta, pá! A ver se entendes, pá!

    Gostar

  115. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    16 Junho, 2011 12:12

    Saramago devia servir de exemplo aos comunistas na questão do despedimentos sem justa causa. Foi ele que os “inaugurou”. Agora “esquecidos” fazem de conta que são contra.

    Gostar

  116. Rogério's avatar
    16 Junho, 2011 15:54

    Ana Cristina: «e porque não deixam o Saramago em paz?»

    E porque não nos deixou Saramago em paz? A falar à boca cheia na RTP…? Pago com o meu dinheiro!

    R.

    Gostar

  117. afédoshomens's avatar
    afédoshomens permalink
    16 Junho, 2011 15:56

    “Maldito sejas até ‘a 5a geração, de lepra se te cubra o corpo todo, puta vejas a tua mãe, puta a tua mulher, puta a tua filha, empalado..”

    in Memorial do Convento.
    quem não respeita a memória do nosso Nobel, seja destarte amaldiçoado!

    Gostar

  118. ana cristina's avatar
    ana cristina permalink
    16 Junho, 2011 16:21

    Rogério,
    eu só posso falar por mim: a mim o Saramago “não me deixou em paz” (a expressão será muito exagerada, mas enfim…) sobretudo como escritor (páginas que me desagradaram, outras que me surpreenderam, outras que me irritaram, outras que me desiludiram, por aí fora). e pessoalmente agradeço-lhe essa provocação. é para isso que (me) serve quem escreve. prefiro que um escritor não me deixe em paz do que um escritor que não me aquece nem me arrefece. se tive/tenho de contribuir com uma pequena parte dos meus impostos para que as provocações aconteçam, aceito de bom grado.
    como pessoa, pelo que vi e ouvi dele, fiquei com a ideia de alguém um bocado arrogante e demasiado cheio de si. pouco capaz de se pôr em causa, com tudo o que isso arrasta de inconvenientes ideológicos e outros. mas os palmos de terra que o cobrem levam-me a secundarizar o que considero efeitos colaterais do talento. 🙂
    não vou passar o tempo a bater num morto, não acha? ainda por cima quando o corpo ainda nem arrefeceu.
    e também não podemos confundir o saramago e o embrulho do saramago (fundações, pilares del rio, impostos em espanha, casa dos bicos, heroi da cdu, por ai fora). saibamos decantar a coisa.

    Gostar

  119. honni soit qui mal y pense's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    16 Junho, 2011 16:57

    depoimento de um operário da obra na casa dos bicos :
    “meu noma é Sikhundaram Alves , ó genti trabakho aqui no potuga e do casa bikes e o plisidente e socates dá papeles pala passar de pakintani a alentejano , muita do fixa , nê !!!! , gostala muita da Pila do rio , já té bikes d camnandreh … já pelcebe pojkq salamage batele bota … “

    Gostar

  120. certo's avatar
    certo permalink
    16 Junho, 2011 17:52

    O despeito dura o tempo de um homem, como a inveja, sua tia, dura o tempo da memória. Dura sempre.
    E não falta ressentimento, aí, desde a posta aos comentários, pura inveja, graça a deus, despeito e raiva de medíocres.
    Felizmente.

    Gostar

  121. licas's avatar
    licas permalink
    16 Junho, 2011 21:01

    não leio basbaques, mas mesmo assim, o Saramago viveu bastante para se
    sair com bacoradas muito , muito consideráveis e frequentes . E SABEM a história está cheia
    de escritores que mereciam o Nobel e não o obtivéram . . .
    Daqui a meia dúzia de anos as pesoas perguntarão : quem foi Saramago?
    E só os literatos especialistas do sec. XX poeuguês saberão umas lquinhas do assunto.
    Sic gloria mundi . . .

    Gostar

  122. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    16 Junho, 2011 21:20

    Por falar em bagaço… 🙂

    Gostar

  123. zazie's avatar
    zazie permalink
    16 Junho, 2011 21:26

    eheheh

    Gostar

  124. Samuel Quedas's avatar
    16 Junho, 2011 23:09

    Post típico para atrair esta espécie de lúmpen de auto-proclamados “contribuintes, que durante toda a vida, ou em várias, se as tivessem, não conseguiriam, nem em obra, nem mesmo em dinheiro, contribuir tanto quanto Saramago contribuiu, tanto para os cofres, como para o prestígio de Portugal.
    Miseráveis!

    Gostar

  125. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    17 Junho, 2011 08:52

    “Daqui a meia dúzia de anos as pesoas perguntarão : quem foi Saramago?
    E só os literatos especialistas do sec. XX poeuguês saberão umas lquinhas do assunto.
    Sic gloria mundi . . .”

    Hum. Até nao me surprenderia porque a desmemoria em Portugal paresce ser de tanta grande magnitude…
    Mais nao é de Sara-Magos que quería aquí falar. Só anotar que o Licas hoje andava com fome atrassada assim que decidiu “merendarse” por aí um qualquer transit. Nao é o especial carro americano da marca Ford. Nao. E este outro “transit” que explica quanto rápidamente PASA a gloria que alguém tive alguma vez neste mundo e que curiosamente tem mais a ver com Papas e santidades que com escritores ainda que tivessem alguma veç algum premio NOBEL.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sic_transit_gloria_mundi

    Gostar

Trackbacks

  1. Pilar del Rio igual a si própria « O Insurgente
  2. Coisas verdadeiramente extraordinárias « 25 de Novembro sempre !
  3. Estranho conceito de dinheiro. Ou de tostões. « O Insurgente

Deixe uma resposta para da-se Cancelar resposta