Saltar para o conteúdo

Tiro o chapéu a Francisco Assis

22 Junho, 2011
by

Assis quer candidato socialista a primeiro-ministro escolhido em primárias abertas à sociedade

Num sistema partidocrático como é o nosso, reformas políticas profundas têm de começar no funcionamento interno dos Partidos. Se Francisco Assis conseguir implementar a reforma que pretende – e que lhe irá criar enormes anti-corpos junto dos “apparatchiks” – isso trará ao PS um enorme capital de credibilidade e pode ser o seu principal veículo de recuperação eleitoral.

Não tenho dúvidas que quando um dos grandes partidos implementar uma tal reforma, o outro segui-lo-á inevitavelmente. Só lamento que não seja o PSD o inovador. Algo que não deixei de lhe “lembrar” há 2 anos:

Mas o sucesso do PSD enquanto alternativa, passa também por uma profunda mudança interna, por um processo de abertura à sociedade que lhe angarie um capital de credibilidade que hoje não tem. Tal não se faz com a mera proclamação de intenções, mas com actos concretos. O período eleitoral que se avizinha, constitui a oportunidade de o PSD dar um sinal consistente da sua vontade de abertura e no tema mais delicado da vida partidária que é a escolha de candidatos.

O PSD deve ambicionar ter os melhores candidatos. E os melhores candidatos serão aqueles que, assumindo livremente a opção individual de se candidatarem a um determinado cargo político electivo de qualquer âmbito, passem previamente pelo crivo dos eleitores. O PSD deve portanto abdicar de escolher os candidatos através das suas oligarquias e optar pela selecção através de eleições primárias, abertas a todo o cidadão eleitor. As primárias têm a enorme vantagem de potenciar o debate prévio entre projectos alternativos que serão discutidos principalmente para fora do Partido; permitem uma maior e mais fácil renovação dos protagonistas políticos; têm finalmente a enorme virtude de demonstrar à sociedade civil que o PSD é um Partido aberto e que transfere um poder, hoje considerado vital em qualquer organização partidária, para onde ele deve sempre residir, no eleitorado.
24 comentários leave one →
  1. James's avatar
    22 Junho, 2011 11:53

    Desinteressei-me da «política profunda» faz muito tempo.
    Mas estive em Amarante em tempos, se calhar estará mais feia. Acho bestial um tipo com vinte e poucos anos ser eleito presidente da câmara, não é para qualquer um. Eu não conseguiria. Agora aquilo a que ele estará «alugado» hoydia não sei… 😦

    Gostar

  2. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    22 Junho, 2011 12:00

    Mas quais eleitores? Também os que estão ligados a outros partidos?
    Ah Ah Ah! Isso iria criar uma nova classe de infiltrados, a trabalhar para os rivais.
    Seria bonito!.. Dentro de algum tempo todos os partidos seriam iguais.

    Gostar

  3. licas's avatar
    licas permalink
    22 Junho, 2011 12:00

    Depois do descalabro que foi a ascenção e queda do mau cavalo José Sócrates
    é um indício prometedor a ideia de indicação popular do seguinte 1º Ministro- – –
    Poem Francisco Assis deve ser mais cauteloso nos seus *thinkfull wishes*:
    perguntou previamente à Mafia Corrupta dos Ratos do Largo se haveria
    autorização para tal *Blasfémia*? É que na sua ausência_____NADA FEITO.

    Gostar

  4. afédoshomens's avatar
    afédoshomens permalink
    22 Junho, 2011 12:04

    não tarda começará a saudade da determinação voluntarista do Sócrates

    Gostar

  5. afédoshomens's avatar
    afédoshomens permalink
    22 Junho, 2011 12:07

    ainda não parei de rir:
    «O bastonário da Ordem dos Médicos garantiu hoje que um possível envolvimento de um profissional nas fraudes dos medicamentos levará a “severas penalizações” ou mesmo à “expulsão da profissão”. »
    ah ah ah ah…
    é só rir!

    Gostar

  6. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    22 Junho, 2011 12:07

    Começou o situacionismo:
    .
    .
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=492025
    .
    .
    O Pacheco Pereira é que lhes tira a pinta a muitos por aí…

    Gostar

  7. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    22 Junho, 2011 12:10

    Até o Anacleto dá saltos com a chegada do Gaspar ao Terreiro do Paço:
    .
    “Vítor Gaspar aplicará o memorando da melhor forma”
    .
    In http://economico.sapo.pt/noticias/vitor-gaspar-aplicara-o-memorando-da-melhor-forma_121165.html
    .
    .
    Quando a esmola é grande, o pobre desconfia…
    .
    .
    Faz-me lembrar os primeiros meses do desgoverno do Sócrates. Lembram-se? Já começo a ficar preocupado…

    Gostar

  8. afédoshomens's avatar
    afédoshomens permalink
    22 Junho, 2011 12:17

    ah como o Anti bem os topa!!!

    Gostar

  9. JCardoso's avatar
    JCardoso permalink
    22 Junho, 2011 12:18

    Estou espantado como o lóbi do norte dos colaboradores do Blasfémias ainda não escreveram uma palavra sobre isto.
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/54-milhoes-para-tunel-entre-porto-e-v-n-gaia
    Se o avanço do TGV ou sobre a sua utilidade e com razão, já mereceu a condenação generalizada dos colaboradores deste blogue, admira-me o silêncio sobre esta proposta de um dos caciques das autarquias, para parafrasear Paulo Portas.
    A ideia e utilidade do TGV ao pé desta ideia e utilidade do túnel entre Gaia e o Porto, é apenas uma brincadeira de megalómanos.

    Gostar

  10. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    22 Junho, 2011 12:29

    O governo anterior era tão incompetente, que até nas prendas aos estudantes revela a sua incapacidade:
    .
    .
    “Os governantes socialistas já estão de malas aviadas e com os caixotes da empresa Galamas a amontoarem-se nos gabinetes para ajudar à mudança que será já esta semana. Um clássico nestas alturas…
    .
    Na passada quinta-feira, o Governo, com ministros e secretários de Estado, reuniu-se para um almoço de despedida. E José Sócrates, que vai estudar Filosofia para Paris durante um ano, recebeu um belo presente dos seus governantes… nem mais nem menos do que uma bicicleta de montanha.
    .
    José Sócrates, que é há muito fã de jogging (ficaram célebres as suas corridas matinais pelo mundo inteiro, do Rio de Janeiro à China, enquanto primeiro-ministro), vai poder agora dedicar-se em pleno às duas rodas.
    .
    Ainda para mais numa cidade que além de ser uma das mais bonitas capitais da Europa, é praticamente plana, ao contrário de Lisboa. E bem pode acontecer, entretanto, que na cerimónia de posse do novo Executivo de Passos Coelho, José Sócrates chegue no carro oficial e saia do Palácio da Ajuda na bicicleta oficial, já como cidadão comum e militante de base dos socialistas. ”
    .
    In http://aeiou.expresso.pt/governo-oferece-bicicleta-a-jose-socrates=f656653
    .
    .
    Está certo. Por ser uma cidade plana é que lhe oferecem um bicicleta de montanha. lololololololol

    Gostar

  11. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    22 Junho, 2011 12:42

    A abertura à sociedade só terá cabimento se for criado um estatuto de “simpatizante” de um determinado partido, com o impedimento de inscrição em mais do que um, tal como com os militantes. E só esses poderiam votar. De resto, aconteceria o que já foi dito para trás. Por exemplo, os simpatizantes do PSD teriam todo o interesse em escolher maus candidatos para o PS… e vece-virsa que é o contrário de vice-versa.

    Gostar

  12. afédoshomens's avatar
    afédoshomens permalink
    22 Junho, 2011 12:45

    seria conveniente fundir psd e ps e ficava: Partido Institucional(sem o R para se distinguir do mexicano)

    Gostar

  13. tina's avatar
    tina permalink
    22 Junho, 2011 12:57

    Assis só diz isso porque sabe que vai perder. Ele pertence à corrente manhosa do PS. Espero que Seguro ganhe com muita vantagem, porque isso daria a esperança que afinal os socialistas não são tão asquerosos como Sócrates nos fez pensar.

    Gostar

  14. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    22 Junho, 2011 14:25

    A Tina está a virar à esquerda. Bem-vinda! 🙂

    Gostar

  15. afédoshomens's avatar
    afédoshomens permalink
    22 Junho, 2011 14:51

    a Tina tem cartão de seguro da médis?
    «Homem rouba 1 dólar para poder receber tratamento médico na prisão

    Por não ter seguro de saúde, um este norte-americano decidiu assaltar um banco para ser preso e tratar uma hérnia discal de forma gartuita no hospital da prisão»
    in visão online

    Gostar

  16. tina's avatar
    tina permalink
    22 Junho, 2011 14:57

    “A Tina está a virar à esquerda”
    .
    Not in a million years!

    Gostar

  17. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    22 Junho, 2011 15:48

    “Assis quer candidato socialista a primeiro-ministro escolhido em primárias abertas à sociedade”
    Lá vai o Fernando Nobre candidatar-se outra vez.

    Gostar

  18. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    22 Junho, 2011 16:15

    Desde que Sócrates se demitiu de Secretário-Geral do PS, este partido já não é o mesmo.
    O Assis e o Seguro ainda tão muito «verdinhos». São muito conciliadores.
    Mas os tempos recomendam «cavar trincheiras».
    Nada de armistícios!

    Gostar

  19. Centrista's avatar
    Centrista permalink
    22 Junho, 2011 17:14

    JCardoso,
    Na verdade parece-me um projecto excelente, com impacto real na qualidade de vida das pessoas, e na integração dessas duas cidades que na verdade são uma só.
    O TGV, pelo contrário, não tem qualquer virtude conhecida (no caso Lisboa Madrid), ou vantagem que justifique o custo adicional face a alternativa de alta velocidade, i.e., 250 kms/h (Lisboa-Porto).
    Além disso, o projecto é para ser pago pelos utilizadores. Ao contrário do TGV, que não terá utilizadores, e será pago pelos contribuintes.

    Gostar

  20. licas's avatar
    licas permalink
    22 Junho, 2011 17:25

    . . . ?????????!!!!!!!!!!!!!!!!

    Gostar

  21. JCardoso's avatar
    JCardoso permalink
    22 Junho, 2011 20:09

    Centrista,
    Então o pessoal dali não quer pagar as portagens nas Scuts (auto-estradas) e já está na disposição de pagar as portagens desse túnel sub-aquático? Quem é que acredita nisso? Não será melhor mais uma ponte e essa como nas outras à borla?
    Megalomanias e uma ameaça de candidatura desse cacique à cidade do Porto. Ou só o outro que já levou o xuto é que era megalómano?

    Gostar

  22. licas's avatar
    licas permalink
    22 Junho, 2011 21:30

    Megalómanos é como os chapéus __________(lembram-se do Vasco Santana?)

    Gostar

  23. MAP's avatar
    MAP permalink
    22 Junho, 2011 23:12

    Tire-lhe o chapéu, o fato os sapatos e as cuecas; as meias e a gravata; deixe-o nu, depois diga-me onde esconde a carteira…

    Gostar

  24. LR's avatar
    23 Junho, 2011 02:52

    “A abertura à sociedade só terá cabimento se for criado um estatuto de “simpatizante” de um determinado partido, com o impedimento de inscrição em mais do que um, tal como com os militantes. E só esses poderiam votar. De resto, aconteceria o que já foi dito para trás. Por exemplo, os simpatizantes do PSD teriam todo o interesse em escolher maus candidatos para o PS… e vece-virsa que é o contrário de vice-versa.”
    Isso é a lógica típica dos aparelhos. Você tem a certeza que o cidadão comum reagiria assim?

    Gostar

Indigne-se aqui.