Saltar para o conteúdo

duas perguntas

3 Julho, 2011
by

Que serviço público presta a RTP aos portugueses que as emissoras privadas não possam assegurar, ou até que não assegurem já? E, já agora, em que consiste um «serviço público» de televisão?

17 comentários leave one →
  1. James's avatar
    3 Julho, 2011 00:28

    Nada ??

    Gostar

  2. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    3 Julho, 2011 00:37

    Isto é uma pergunta com rasteira?

    Gostar

  3. Eduardo F.'s avatar
    3 Julho, 2011 00:37

    Simplificando (não muito): o “serviço público de televisão” consiste no desperdício de 300 milhões de euros por ano.

    Gostar

  4. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    3 Julho, 2011 01:27

    Pior que o serviço «público» (para encher os bolsos privados dos marmanjos) é o serviço público que obriga os contribuintes pagarem balúrdios de dinheiro em reformas de politicos que ainda estão em idade de trabalhar e que gozam de boa saúde.
    Para quando tirar estes privilégios da corte de Versailles?????????????????????????????

    Gostar

  5. Leme's avatar
    Leme permalink
    3 Julho, 2011 01:41

    Seguramente, a melhor resposta é de:
    Eduardo F.
    Posted 3 Julho, 2011 at 00:37 | Permalink
    Simplificando (não muito): o “serviço público de televisão” consiste no desperdício de 300 milhões de euros por ano.

    Desculpe, Caro Eduardo F., mas senti-me obrigado a nomeá-lo

    Gostar

  6. Conde Venceslau's avatar
    Conde Venceslau permalink
    3 Julho, 2011 01:52

    O meu modelo favorito consiste em “alugar” o espectro de emissão de x em x anos a quem estiver disposto a pagar mais por ele com concurso público. O vencedor seria então obrigado a prestar um serviço “público” a definir mas que tem que ser em tudo diferente do actual, que de público nada tem. Tenho aliás a certeza que ninguém sabe lá muito bem em que consiste este sacrossanto serviço, que não passa de mais uma patranha para irem ao bolso do Zé, porque o Zé de retorno não tem nada a não ser uma programação miserável, digna de atrasados mentais. Quanto à RTP o melhor mesmo é liquidar já, uma vez que não difere em nada dos outros canais já existentes e os 300M€ fazem cá muita falta.

    Gostar

  7. Piscoiso's avatar
    3 Julho, 2011 02:03

    Serviço Público eram aqueles urinóis redondos de lata, em que um gajo entrava por um lado, mijava e saía pelo outro.

    Gostar

  8. José Baptista's avatar
    José Baptista permalink
    3 Julho, 2011 02:07

    O melhor disto tudo é que é aplicado um imposto extraordinário, sem querer discutir a sua necessidade, com que o estado procura obter uma receita de 800 milhões de euros, mas não se corta num serviço público que custa 300 milhões de euros. Acho que é sensato antes de se pedir um esforço destes aos portugueses, o estado fazer os possíveis para reduzir a despesa, e um bom ponto de partida era acabar com um serviço público que deixou de ser necessário a partir do ponto em que o serviço privado existente se tornou tão bom ou melhor.

    Gostar

  9. Piscoiso's avatar
    3 Julho, 2011 02:08

    Mas se o governo quer informar televisivamente o povo, que peça boleia ao canal AR, que está quase sempre sem emissão.

    Gostar

  10. Jorge M.'s avatar
    Jorge M. permalink
    3 Julho, 2011 03:10

    Confesso que não consigo perceber a associação do vídeo com o texto. Então a inauguração da maior obra publica do pais no século XX (até 1966) não pode ser transmitida pela televisão?
    Se utilizasse para exemplo as “Conversas em Família” do Marcelo Caetano era muito mais ajustado à conclusão que pretende retirar.
    É evidente que os sucessivos governos pós 25 de Abril têm abusado da propaganda, mas não é só na RTP. Os outros canais também transmitem inaugurações de “pracetas”, auto estradas inúteis no sentido custo/benefício, …, muitas delas inacabadas. Nesta pelo menos, declarou-se a sua abertura ao trânsito.

    Serviço Púbuco de Televisão? É fazer noticiários de 30 minutos, apenas com relatos e sem comentários/comentadores, com uma selecção de casos e com a sua edição tão imparcial quanto possível, abstendo-se de cobrir aasuntos como “bebé de colo matou a mãe à facada” (esta frase tem direitos de autor – J.R. Santos); É transmitir programas de qualidade, ainda que alguns sejam apenas direccionados a minorias; É não cair na tentação de transmitir telelixo apenas porque o zé povinho gosta e isso promove audiências; É, entre outras coisas, não estar dependente de receitas de publicidade.
    A RTP 1 não tem características de serviço publico, a RTP 2 está perto.

    Sempre fui defensor da privatização da RTP 1, mas agora ainda mais, apesar do “timming” negocial não ser o mais apropriado. Gostava de ver como é que o Pais do Amaral vai conseguir degradar ainda mais a qualidade da programação da TVI!

    Gostar

  11. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    3 Julho, 2011 04:10

    O Governo não privatiza por que o Militante nrº 1 não deixa.

    Gostar

  12. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    3 Julho, 2011 09:30

    Isto á muito curioso:
    .
    O Passos tem medo do Balsemão.
    O Balsemão tem medo da Manuela.
    A Manuela não tem medo de nada.

    Gostar

  13. excalibur's avatar
    excalibur permalink
    3 Julho, 2011 09:37

    Quanto menos tv portuguesa melhor. Quem preza a sua saúde mental deve fazer tudo por ajudar a diminuir as audiências ao máximo de modo a boa parte daquele pessoal ir para casa depressa. Apresentadores/as e jornalistas como fátima campos, judite de sousa, adelino faria, josé alberto fernandes, ana lourenço têm dado provas ao longo da sua carreira recente de obediência a todos os tipos de autoritarismo por mais bacoco que seja. São apenas os cifrões que contam. A sic é controlada por um falso militante muito poderoso e é das estações mais detestáveis, a tvi é tecnicamente mais sabida, cebrian tem um braço muito longo. Quem puder ver a euronews, a bbc fica realmente informado do que se passa embora nunca chegue a perceber porque se passa. A Aljazeera é de lonje a melhor.

    Gostar

  14. Me's avatar
    3 Julho, 2011 10:07

    um serviço público de televisão é passarem coisass que as pessoas pagam para ver e fazerem-se pagar caro , tipo o canal sporttv ou playboy , dando assim montes de iva e irc ao estado que depois pode aplicar esse dinheiro em saúde ou educação ou no tgv..

    Gostar

  15. eirinhas's avatar
    eirinhas permalink
    3 Julho, 2011 11:35

    Quando nos querem enfiar o barrete arranjam sempre um eufemismo para justificar a tramoia.Serviço público?Serviço público é ter bons hospitais,bem apetrechados,estou-me a lembrar,por exemplo do IPO,ter centros de saúde com m édicos de famíla,etc.etc.Agora a rtp? eu para ver género macaco adriano,via na sic e não desembolsava nenhum para a edp e outros!

    Gostar

  16. CAL's avatar
    CAL permalink
    3 Julho, 2011 12:56

    -As TVs privadas podem substituir em lazer e informação.
    -Consiste em não defender o governo, não ter intervalos para publicidade e produzir bons programas culturais.
    Pinto Balsemão alega sair prejudicado com a privatização da RTP! Estou em crer que sim!! Proponho ao governo ressarcir os prejuízos do pobre empresário, criando mais uma taxa para esse fim com o nome jocoso de: Taxa do Pinto Na-mão ou Pinto Mamão (não confundir com outros pintos). Mais um imposto, que diferença faz?

    Gostar

  17. Trinta e tês's avatar
    3 Julho, 2011 15:55

    O que é um serviço público de televisão? Conhecem a BBC?

    Gostar

Indigne-se aqui.