O vídeo tem mais de 5 minutos. Interessante ver qual o – único – país que a partir dos 30 segundos não mexe mais.
Muito interessante o vídeo. Muito mesmo.
A única coisa permanente no Universo é a mudança.
Quanto a países, desde sempre o objectivo mais visível foi crescer e criar Impérios, muitas vezes dividindo para governar.
O JM vai ter que fazer como o Bart e escrever isto no quadro preto 100 vezes ou as vezes necessárias para aprender o minimo destas coisas de guerras económicas e cambiais:
.
.
“To put it crudely, the US wants to inflate the rest of the world, while the latter is trying to deflate the US. The US must win, since it has infinite ammunition: there is no limit to the dollars the Federal Reserve can create. What needs to be discussed is the terms of the world’s surrender: the needed changes in nominal exchange rates and domestic policies around the world.”
.
Martin Wolf, num famoso artigo no FT.
.
.
O gajo tinha razão. Podem os americanos criarem os dollares que quiserem (e até subirem ad aeternum os limites ao endividamento do governo federal americano) mas não podem impedir o surgimento de uma moeda alternativa ao dollar. Ou podem?
.
.
Caro JM, no intervalo do recreio, toca a escrever aquelas palavras do Wolf na ardósia, está bem? Para memorizar como deve ser. eheheheheheheheheh
Os EUA não podem impedir o surgimento do EURO, mas os europeus podem ao inventarem este EURO que não pode nunca funcionar.
.
Sem divida pública única não pode existir uma moeda única.
.
A Itália está a começar a perceber isso também.
“Os EUA não podem impedir o surgimento do EURO, mas os europeus podem ao inventarem este EURO que não pode nunca funcionar.”
.
.
Vamos ver se funciona ou não. Os “cainesianos” do costume juntam-se aos americanos e atacam o aéreo. Os maluquinhos do ouro juntam-se aos americanos e atacam o euro. Os anti-federalistas juntam-se aos americanos e atacam o euro. Os nacionalistas juntam-se aos americanos e atacam o euro.
.
.
O problema é sobretudo político. Não económico. Os eurobonds resolvem o problem num instante. Mas para isso é necessário que exista um mecanismo que impeça o free ride. Como o implantar?
.
.
O euro só cairá se os europeus quiserem. Os americanos, em termos económicos perderam a guerra. Afinal exportar inflação e criar dinheiro do nada não criou empregos, não subiu o poder de compra dos americanos (só dos ricos e das oligarquias) e não resolveu nenhum problema económico aos americanos. Só criou ainda mais, com o excesso de liquidez a criar um fenómeno recente no próprio interior dos USA: pagar para lhes guardar o dinheiro. (Ao estilo suiço! lololololololol)
.
.
O problema europeu é político. Não é económico. O Trichas está a fazer um magnifico trabalho. Até sobe as taxas de juro e tudo, mostrando que sabe o que anda a fazer, mesmo quando não é compreendido por muitos.
Também, nestas coisas, eu tenho que admitir. Perceber destas coisas não é mesmo para qualquer um. Reconheço que é preciso fazer pedagogia. Mas desconfio, nem com o pito á frente dos olhos, muitos saberão o que áquilo. A ideolgoia e os preconceitos são dificeis de “desaprender”. Não há ainda muitos comunistas que negam as evidências, do seu completo falhanço como ideologia? ehehhehehhheh
Apoiado na minha sólida ignorância , atrevo-me a fazer uma pergunta : aquele país cuja população ultrapassa os mil milhões , possui armamento atómico e, anualmente, “põe cá fora” um milhão de doutorados ( que não pelas Novas Oportunidades) não pesa nas considerações de vossências?
A verdade é esta. O colapso americano está mais próximo do que se pensa. Quando este gajo faz estas declarações numa televisão americana, é porque o doente está em fase terminal:
.
. http://www.msnbc.msn.com/id/3036789/#43652547
.
.
E aqui é que os americanos vão ter mesmo que suar as estopinhas. Em termos políticos, os radicais americanos estão a ganhar o espectro político. Vão passar do 8 para o 80 e vão ser eles que irão provocar o seu próprio colapso. Daqui a 3 semanas, o mais provável, é haver um default americano. Os maluquinhos do ouro estão a ganhar adeptos junto dos políticos ameircanos e poderão provocar o colapso do prórprio dollar.
.
.
Se o euro sobreviver, coitadinhos dos americanos…
É justamente por não fingirmos que isto nunca aconteceu que sonhamos com uma Europa unida. Até agora, por estranho que pareça, até funcionou. E já lá vão mais de duas gerações.
Os maluquinhos do ouro neste momento são os mais perigosos extremistas para a sociedade ocidental.
.
Se os EUA entram em default as consequências em todo o mundo podem ser muito más.
“Se os EUA entram em default as consequências em todo o mundo podem ser muito más.”
.
.
Pois podem. Mas eles estão convencidos que quem pagará são o resto do mundo. Está a ver a lógica? É como imprimir dollars à revelia do resto do mundo. Eles, tal como em termos militares, estão connvencidos que mandam no mundo, que põem e dispõem. E pensam que podem inflacionar o resto do mundo para eles sairem da crise. Não saiem da crise e arriscam-se a acelerar a queda. Um colapso. lololololololol
.
.
Em todo o caso, há muitos dollars no sistema. Se houver um evento qualquer que faça o mundo fugir dos activos em moeda americana, a corrida pode ser brusca e a porta pequena, para tanta gente. Eles colapsam e o resto do mundo sofre. Por mera arrogância de quem acha que o mundo é o seu jardim infantil. Que podem mandar bombas para onde lhes apetece, que eles além de o fazerem sem olhar para os interesses alheios, ainda têm os calimeros sempre dispostos a irem atrás deles.
.
.
Olhe-se para o dollar. Está a um passo de uma quebra fenomenal. Está quase nos minimos de sempre. Como apostaram no carry trade, se deixarem o dollar cair, poderão gerar um pânico. Se tentarem segurrar o dollar, quebram o carry trade e acabam por dar a vitória ao resto do mundo. Eles quiseram entalar o resto do mundo, tentando exportar a crise. Mas puseram-se numa situação que agora para sair, terá ainda mais custos que anteriormente.
.
.
O radicalismo norte-americano apoiado pelo populismo vai escolher o colapso, pensando estar a lixar os demais, em especial os chineses. Não vai ser bonito. Se tivermos o euro, poderá ser que nos safemos do vendaval. Se não o tivermos, provavelmente colapsamos com eles.
Filme digno de se ver, ó John Miranda, comprovativo de que o retangulo à beira-mar é dos primeiros reinos a estabelecer-se, com fraquíssima incursão de permeio.
Enquanto o grande acontecimeno, o Natal, digamos, da era europeia acontece a cerca, salvo erro, do 1,47, o nascimento da Rússia, imperturbável como um urso em hibernação e crescimento o resto do tempo, mal contando para a história a transmudação em união soviética, de passagem, enquanto a Itália e ainda mais a Alemanha, locais de incursões e guerrilhas permanentes, só acham identidade nacional aqui há um século, pouco tempo.
Daniel Somões, Interessante ver o caos de divisões na Alemanha durante um longo período. Será por isso que a Alemanha ainda tem o papel que tem dentro da UE?
A Alemanha nem sequer existia como tal. Aquele conjunto de cores formava então o Sacro Império Romano-Germânico (ainda hoje é referido no hino alemão), estando à cabeça a Casa de Habsburgo (que está agora de luto pela morte de Otto Habsburgo). Uma unificação completa desses povos sempre foi vista de soslaio pela França e pela Suécia resultando na Guerra dos 30 anos e nas conferências de Vestefália. A dinastia de Habsburgo foi perdendo a sua influência e o Sacro Império foi-se desmoronando, restando hoje, da sua raiz mais pura, o Lichenstein (que tem a religião católica como a oficial). Desse conjunto de Estados nasceu, entre muitos outros, a Prússia e, mais tarde, a Alemanha.
E ora, afinal, revendo o filme por inteiro, noto que até fui em erro, se já já havia um protetorado russo, dito também eslavo, de sciavo, sclavus (escravo em falar romano), na verdade russo, da cor da penugem como da pele clara, antes da pátria nossa e dos demais reinos.
Daí que por vezes se entenda a Mãe Rússia como a porta forte da nossa defesa, assim no passado como de futuro.
.
AC entre Keynesianos e por aí fora é simples:
.
ao BCE só lhe resta começar a imprimir muito mais papel como faz a concorrência, China, BRIC´s, EUA etc … Ou quere-se armar em ‘Dom Quixote’ ? E proteger-se como a concorrência. Do lado dos BRIC’s cagam para patentes etc, fazem eles copiando para vender no mercado interno e para exportar ….. Do lado dos EUA conclua …. E até desvaloriza a moeda e ganha força para exportar e invadir a concorrência. De contrário querem o quê ? Ir para onde ? Qual o objectivo ? Só se forem sonhos de verão.
.
Tanta treta para quê ? Não me diga que tb acredita nessa é que para não aumentar inflação que não aumenta mas todos os dias tudo está mais caro da gasolina, à luz, à agua, aos IMPOSTOS, às cenouras, aos pessegos, à carne, ao peixe etc. Costuma fazer compras todos os dias na Bomba da Gasolina, no Hipermercado ? E sente alguma deflação ou não aumentos de preços dos produtos de consumo para sobrevivencia ?
.
Se me contrariar dou-lhe a taça de muito boa vontade porque significaria que todos estariamos no bom caminho, do estadismo, de homens de estado e não de politiqueiros.
.
Siga à rusga, ordena o mandante do grupo folclorico.
.
O castanheira teve a melhor frase: “A única coisa permanente no Universo é a mudança”. Pensar que uma união é impossível é querer olhar de forma determinista para a História. Acredito que depois da II Guerra Mundial nunca ninguém pensaria que a Alemanha se pudesse unir a países como a Holanda ou a França numa união, mas a lógica que tal era melhor do que condenar os seus povos a guerras intermináveis prevaleceu. Hoje em dia existe um risco económico-financeiro enorme na UE, e pensar que tal não teria consequências sociais e políticas importantes é pura ignorância, desculpem mas é.
Engraçado também é ver o João Miranda, sempre tão contra o Estado, tão defensor da globalização e da integração económica. como que a definir-se agora como um Português orgulhoso, como se tal mudasse alguma coisa numa União que a existir teria de ser democrática. A UE poderia ser a Nação das Nações.
Aqui se nota a hipocrisia da direita, liberais apenas na economia, retrógrados no resto. Serão estes nacionalismos que irão desfazer a UE, com possibilidades de condenar este continente a um novo ciclo de guerras.
Inconclusivo, se formos a ver aqueles que actualmente estão melhor economicamente são os que mais mutações sofreram. Os que ficam agarrados ao passado, ficam-no em todas as perspectivas ( historia, economia, politica,etc)
CONTUDO não devemos subestimar o factor geográfico, que nos coloca num extremo e sempre ladeados por uma nação que nunca mostrou sinais de fraqueza.
O que me faz pensar ao olhar este mapa? Na crise mundial da água, sempre que me vejo num mapa mundi penso nisso… talvez o próximo grande conflito mundial,seja por causa das reservas de água. Se isso acontecer que vai ser deste rectangulozinho á beira mar plantado, cujos rios estão quase todos sob domínio de Espanha? Acho que ainda vamos ter que vender o pais para comprar água …. e finalmente Portugal vai mudar de cor no video depois de tanto tempo ter permanecido cor de rosa
Vocês, com o devido respeito, enganaram-me bem!
Dizem-se anti-só-cretinos, mas bebem-lhes a fonte.
Percebo… a outra é que tem razão, Jacob Frank propaga-se…
Quando chegar o sonho do mundo unido, será que se vão lamentar o que exaltaram?
Será que estarão no lado da “fraternidade” ou será que estarão do lado do “gado”?
Será que tereis escolha?
Pobres de nós, que estamos rodeados de engodos.
Caro JCA, é verdade no que diz. A inflação sobe na Europa, logo estamos a sofrer as consequências das políticas alheias. Mas com uma diferença. O processo ainda não acabou e o Vc. ainda não sabe onde vai parar. Portanto, Vc. não pode dizer que estamos a perder, porque, na verdade, a inflação europeia é sobretudo importada e não está fora de controlo. Veremos é se no futuro quem irá aguentar um eventual colapso americano e uma potencial hiperinflação.
.
.
De resto, desde já lhe digo, que Vc. não tem razão nisto:
.
“Do lado dos EUA conclua …. E até desvaloriza a moeda e ganha força para exportar e invadir a concorrência.”
.
.
E exportam o quê? Se mesmo com quedas no dollar, continuam a ter elevados défices comerciais, tanto com a China como com a própria Zona euro? Se a Europa importa mais, quando o faz, importa de outros lados do mundo e não dos USA? Se até as multinacionais americanas perdem peso e quota de mercado todos os dias, todos os anos? E se nem mesmo com subsidios, eles conseguem bater os europeus? Como na industria autombilistica? Se as multinacionais americanas estão agora a sofrer as agruras de estarem dependentes da mão-de-obra barata chinesa, que agora sobe de preço e está a aniquilar as vantagens comparativas dos americanos?
.
.
Eles, os americanos ganharam o quê? Não ganharam nada e estão em pior estado do que estavam.
.
.
E eles decidiram pegar o fogo inflacionista ao mundo e devem ser eles os únicos a imolarem-se. Vamos ver nos próximos anos o que é que vai acontecer. Nós, os europeus, estamos melhor preparados para um eventual colapso do dollar. Os americanos, mesmo que não estejam covencidos do contrário, vão ser as suas primeiras vítimas. Como já está a ser o povo, que está cada vez mais pobre, vive a agonia de um sistema económico que só beneficia os oligarcas e os ricos.
.
.
Veremos nos próximos tempos o que vai acontecer e como se irão desenrascar os americanos. Ao contrário dos chineses, nós temos a inflação controlada. E ao contrário dos americanos, a Europa é uma potência económica e industrial que cria empregos. Dentro e fora da Zona euro. (Com excepção dos ingleses, que como poodles dos americanos, cometeram os mesmos erros. Agora também se queixam. Pois é. E mais se vão queixar no futuro, se continuam a seguir os americanos.)
Eu vejo uma tendência… aglomeração?
Eu vejo um paradoxo (só para o JM) a área mais fragmentada ao longo dos tempos tornou-se a federação mais poderosa da desordem!
pois.
“sempre tão contra o Estado, tão defensor da globalização e da integração económica. como que a definir-se agora como um Português orgulhoso”
Que raio tem uma coisa que ver com a outra? Os países mais competitivos são também dos mais patriotas. Não têm medo de competir.
A sua visão enviesada de patriotismo é fechar as portas e colocar o próprio país fora de competição e na pobreza.
A União Europeia pôs termo definitivamente a uma guerra civil de mil anos na Europa e realizou o sonho kantiano da Paz Perpétua. Quem já visitou Verdun, o Chemin des Dames, Leninegrado, Estalinegrado, Normandia, Auschwitz, Dresden, quem viu gerações inteiras perecerem nas trincheiras e avançadas civilizações arrasadas e obrigadas a recomeçar do zero sabe que a construção europeia é uma questão de sobrevivência.
Bem Ac, tenho lido gente que acha exactamente o contrário relativamente ao dólar. Se Existe uma potencial hiper inflação o mais natural e’ os gringos subirem as taxas de juros, convidando aplicações em usd, fazendo subir a cotação.
Bem, espero que sim, que tenho mais dólares em carteira do que euros. Ehehehe
.
Rb
Sabe que a zona euro e’ demasiado facil de atingir por parte dos gringos. Nas actuais circunstâncias, e considerando que os periféricos nunca mais se livrarao do endividamento que tem, pelo contrário e’ previsível que aumente, os gringos tem muitas frentes para atacar a consistência do euro. Atacam a Grécia, dão uns chutos a Portugal e, veja bem, toda a estrutura do euro parece desfazer-se. Mas ainda tem a Itália e a Espanha e a Bélgica….
.
Há muita coisa que eles ainda podem fazer se, na realidade, o objectivo for descredibilizar a moeda euro.
.
Rb
Os americanos não precisam de fazer nada.
.
Os brilhantes economistas europeus encarregaram-se de fazer este EURO exótico que vai destruindo os países mais fracos um a um.
.
ITALY IS NOT LIKE PORTUGAL !
Mas há um aspecto a ter em conta. A China. A China que tenta diversificar a sua carteira de investimentos, mas que esta entulhada de dólares ate ao pescoço. Os EUA, no limite, poderão contar sempre com a China. A China depende dos EUA e dos seus empresários que para lá deslocalizaram as suas industrias de peso. Basta uma medida por parte dos EUA, no sentido de não previligiar aduaneira ente os produtos oriundos da China, que a China cai como um baralho de cartas. O poder político americano, o estado, tem um controlo fortíssimo junto dos empresários internacionalizados. OS empresários gringos e o estado agem em equipa, não duvide disso. Não e’ por acaso que os gringos tem uma frota naval gigantesca. Eles asseguram a viabilidade dos negócios em qualquer parte do mundo. Eles vigiam as rotas comerciais. Sem o estado os empresários gringos não tinham o poder e a facilidade que tem.
.
A China aportou lucros maiores aos grandes empresários americanos. Custos de produção menores, mas há vários paises que se perfilam. Para substituir a China. O Paquistão chegou a ser a melhor alternativa. Agora parece que não. Mas há muitos outros emergentes com mão de obra disponível aos milhoes.
.
Rb
Quem não percebe que é exactamento porque “isto aconteceu” que se quer manter o sonho de uma Europa unida, esquece – ou está a fazer de nós ignorantes – os últimos 100 anos da história da Europa.
Suponho que, um dos maiores erros que a Europa terá feito para ajudar os pibs foi incluir o FMI na coisa. O FMI e’ uma instituição controlada pelos gringos, sao eles que contribuem com a esmagadora maioria da massaroca para o fundo. Fazem questão de colocarem directores europeus para a coisa não parecer tão evidente.
.
Quero com isto dizer que, os paises que recorreram ao FMI estão, na verdade, dependentes dos gringos.
.
Rb
Então o FMI cobra 3.5% nos juros e a U.E. 6% e o FMI é que é mauzinho ?
.
Então Portugal acumula 190 mil milhões de euros de divida pública , duplicando-a em 6 anos e a culpa é da Moddy’s ?.
.
Então Portugal adere a uma moeda única exótica com um câmbio sobrevalorisado e a culpa é dos gringos ?
Bem, o facto de estarmos nas mãos deles também não implica que eles dêem cabo de nos. Querem, isso sim, dar cabo do euro, para assegurar o reinado do dólar como moeda de referencia nas carteiras de activos de quem investe, assim como manter a moeda nas principais cotações de commodities que, tem muita importância precisamente no controlo da inflação. Pelo que se vê a inflação europeia deriva basicamente das commodities e não propriamente dos outros factores produtivos. Parece-me evidente que os gringos, querendo desestabilizar o euro, não pretendem uma crise na Europa e portanto pequenos golpes na credibilidade de alguns paises aderentes ao euro, que agora controlam através do FMI, e’ uma das políticas. Que ninguém duvide que as moodys deste mundo tem uma agenda gringa nos seus propósitos actuais, como de resto qualquer empresa grande americana tem. Volto a referir que a promiscuidade entre o Estado americano, seja qual for o partido, tem com as empresas internacionalizadas e’ enorme.
.
Rb
Mas porque é que a Europa fez este EURO que depende de agências de rating.
.
E vejam lá que a cotação do Euro contra o dolar está mais ou mesmo no mesmo sitio desde há 4 anos .
.
Vamos mas é colocar em marcha um plano desenvolvementista para diminuir as importações, aumentar as exportações e criar emprego (termo brasileiro) e cortar no desperdicio do estado central e nas reformas acima dos 3000 euros, em vez de lamentações de moddy’s e outras tretas.
E digo mais, se os gringos sofrerem cortes no rating e’ exclusivamente porque eles querem que assim seja, caso contrário há já muito tempo que estariam tecnicamente ao nível de Portugal. E não estão por dois motivos. Primeiro porque ainda não querem, e segundo porque aquela economia tem a moeda de referencia mundial. Fala-se que, eventualemente num terceiro, qe. Um QE3. Ate aoo qe2 foram impressas notas equivalentes a’ divida americana. Mesmo em crise a economia cresce uns 3% ao ano. Mas se pensar que eles tem a produção internacionalizada ou deslocalizada, fica com uma ideia do poder gringo em potência. E isso, e’ demasiado importante. Já para não falar da parte militar.
.
Rb
” Se Existe uma potencial hiper inflação o mais natural e’ os gringos subirem as taxas de juros, convidando aplicações em usd, fazendo subir a cotação.”
.
.
Seria a derrota deles, já que estão a tentar inflacionar o mundo. Meteram-se numa armadilha, feita para outros, mas que cairam eles próprios.
.
.
Se tiverem um surto inflacionista enorme, subirão as taxas de juro? Pois eu duvido, porque eles teriam que… Provocar uma crise interna. (Como a que o Volcker provocou, para matar a inflação da altura.) Com a taxa de desemprego actual e com uma queda no nível de vida a acelerar (os dados de ontem são uma machadada na ilusão de uma releição do Obama, que já perdeu há muito o fulgor com a caçada do Bin Laden), a Reserva Federal não tem capacidade política para impôr uma subida nas taxas de juro.
.
.
A coisa pode mudar se o radicalismo populista continuar a ganhar admiradores e votos. Tipo Ron Paul. Aí eles provocarão um colapso económico pela idolatria ao ouro. (Se bem que aqui eu tenho algumas dúvidas. O complexo militar-industrial tratará da saúde ao gajo, a menos que ele se venda. Como já parece ter-se vendido, com a sua recente proposta de eliminar a dívida governamental nas mãos da Reserva Federal.)
.
.
Na minha opinião, já perderam a guerra económica.
.
.
E mesmo alguns aspectos que Vc. refere, como garantir a rotas marítimas, os americanos também foram ultrapassados por chineses, russos e até europeus.
.
.
Caro RB, é o ocaso do Império Americano, por muito que eles façam e ataquem o aéreo.
Só mais uma nota a isto:
.
.
“A China aportou lucros maiores aos grandes empresários americanos. Custos de produção menores, mas há vários paises que se perfilam. Para substituir a China. O Paquistão chegou a ser a melhor alternativa. Agora parece que não. Mas há muitos outros emergentes com mão de obra disponível aos milhoes.”
.
.
Não é apenas a mão-de-obra chinesa que sobe. É quase toda a mão-de-obra dos países em desenvolvimento, desde o Vietname até ao Brasil. Daí que os custos de produção subiram bastante e as margens asfixiam-se. (Ver o caso da Wal-Mart, ela própria sob um torno: falta de poder de compra dos americanos e subida enorme dos seus custos.)
.
.
A ideia da Apple é das poucas que fazem sentido. Voltar a fabricar nos USA, com bastante tecnologia, e desta forma (à Henry Ford) voltar a dar um folego à economia americana. Duvido que seja possível fazer isso em larga escala, pois os USA perderam know-how e só sabem competir pelo preço, não pela qualidade. Que essa competição é dominada por europeus e japonocas.
.
.
Mas vamos ver nos próximos anos.
bom , a paz perpétua do kant tb não é novidade histórica. há buerere houve a Pax Romana , que se finou com as invasões dos germanos ( veêm , esses germanos são tramados desde sempre ) e dos persas…
Não tenho dúvidas que dentro de duas ou três décadas a Europa vai ser palco de várias guerras «regionais» como aconteceu na ex-Jugoslávia.
Quem puder armar-se agora que aproveite, pois o mercado do aço e das armas está em baixa!
A Europa que sonhou com um grande país.
Que lutou pela auto-suficiência alimentar.
Que conseguiu a auto-suficiência alimentar.
Que abandonou porque ficava mais barato importar.
A Europa que pela Alemanha se deixou comprar
Começa agora a pensar
Onde estamos? Aonde vamos parar?
Quando os chineses começarem a competir
Na gama de produtos que a Alemanha está a exportar
Será que os alemães irão passar
Pelo mesmo que Portugal está a passar!
Com uma divida por cabeça muito superior, se a Alemanha for apanhada numa crise de competitividade, quando os chineses começarem a produzir carros com qualidade idêntica à dos alemães.
Acontecerá o mesmo por lá
Do que se está passando agora por cá
Em que o têxtil deu,
Mas já não dá
Mas a Europa é forte! A salvação da Europa estará no seu código genético. Toda a gente sabe que por muito que queiram os chineses nunca conseguirão produzir loiras
A despropósito os states nessa altura estarão transformados numa espécie de Austrália aonde as grandes preocupações dos seus lideres será praticar surf e contar tubarões. Os gajos têm um país riquíssimo para que é que irão gastar energias a tomar conta do MUNDO
Arlindo, não me diga que é que deu a ideia aos rapazes que andam a armar-se no Algarve.
Ricciardi, diga lá aos americanos que têm o Bangla-Desch todo à espera de subir só aí mais um meio metro do terreno, pois mão-de-obra barata há-a ali para mais de aos milhões de resmas.
“Se fingirmos que isto nunca aconteceu podemos sonhar com uma Europa Unida”.
E sabe lá o que aconteceu nos EUA nos últimos 200 anos!
(Claro que sabe, isto é apenas uma forma de expressão).
é engraçado observar a ingenuidade humana. Europa unida?? hi , hi. :))))) eu tb gostava que 2012 fosse verdade..e uma mudança de consciência e um governo mundial de gente xpto se tornasse realidade.mas isso era o que eu gostava. mas não confundo gostos com o que há. e do que há não me parece que nasça o que gosto sem sangue.
milagres? daaaa
adoro maquiável. por causa dele nunca , mas nunca , esqueço a natureza humana. no século dele ,há 500 anos atrás , era igualzinha à de hoje. o gajo , sem dúvida que apanhou uma regularidade estatistica , mesmo antes da estatística existir.
e como se fez o States? com cidadãos de todos os países que se bateram durante séculos na “Velha Europa”…
e á ignorar o que se passa a nível dos cidadãos dos diferentes países da manta de retalhos. desde há uma década que vou ouvindo muitos desses cidadãos afirmarem que são EUROPEUS. claro que existem grupos nacionalistas, mas ainda não são maioritários…
“Os maluquinhos do ouro”.
Vossências referem-se às lojas que pululam como cogumelos e que compram o ouro que a geração dos anos 50-60 acumulou, muitas vezes com sacrifício?
E se me apetecer comprar um lingote (nem sei se se vende) Vossências internam-me em Rilhafoles?
É que eu não percebo nada disto mas parece-me que Vossências sois assim uma espécie de fascistas económicos que têm uma ideia e querem privar os outros de pensar de modo diferente.
E como o Senhor Anti-Comuna usa estes argumentos dos “maluquinhos” e eles foram usados na ex URSS para punir os dissidentes… Isto está a ficar confuso… Vou-me embora antes que seja internado………………..
Telegraficamente:
Adoção de politicas economicas e financeiras neo-liberais por Regan e Thatcher
USA desloca sector produtivo para Leste
China aplica os seus recursos financeiros na divida Americana
USA mantem crescimento economico direta e indiretamente atraves do setor financeiro
Setor financeiro constroi universos paralelos virtuais de riqueza de dimensão exponencial em relação á economia real.
O limite de crescimento desses universos é atingido e provoca uma crise financeira “global”
Crise financeira arrasta economia real.
USA imprime dinheiro para para socorrer sector financeiro e economia
Resto do mundo segue exemplo.
Paises criam divida para salvar sector financeiro e colocam os custos dessa divida á responsabilidade da economia real.
USA imprime mais dinheiro para salvar setor financeiro e exporta inflação para resto do mundo
China preocupada com valor dos seus investimentos em Dolares procura novos investimentos
China começa a vender Dolares para comprar matérias primas e minerais preciosos.
China investe em outras moedas que não o Dolar.
USA procura travar a diversificação dos investimentos mundiais através de instabilidade no Euro
BREVEMENTE NUMA COZINHA PERTO DE SI:
OS ALIMENTOS QUE JÀ NÃO TEMOS OU ” AINDA SOU DO TEMPO EM QUE SE COMIA”
“Qual a sensação do verdadeiro murro no estômago ?”
.
.
De quem? De quem? ehehhhheheh
.
.
“E como o Senhor Anti-Comuna usa estes argumentos dos “maluquinhos” e eles foram usados na ex URSS para punir os dissidentes… Isto está a ficar confuso… Vou-me embora antes que seja internado…”
.
.
Os maluquinhos do ouro é que me querem obrigar a usar o ouro como moeda. Por mim, Vc. pode comprar o ouro todo que quiser. Sou a favor da Liberdade de escolha. Os maluquinhos do ouro é que querem obrigar todos a usar o ouro como moeda.
Supra, Joaquim disse:
“É justamente por não fingirmos que isto nunca aconteceu que sonhamos com uma Europa unida. Até agora, por estranho que pareça, até funcionou. E já lá vão mais de duas gerações”.
Mais ainda: acrescentaria eu – ousamos sonher com a Europa Unida; além disso, a História europaia imporá esse “sonho” como, acima de tudo, uma necessidade.
Já agora – para quem acusa a UE de ser uma construção/engenharia política (claro que é!), este vídeo alara o facto de que, realmente, em termos d eorganização política, tudo o é (naturalmente)! O que é o “estado”´westefaliano senão isso mesmo?
A-C 16,35H
.
“O processo ainda não acabou e o Vc. ainda não sabe onde vai parar”.
É só ler O QUE TODOS DEVIAM IMPRIMIR PORQUE TEM LÁ TUDO
para perceber onde ‘o processo vai parar’, incluindo o erro das chamadas ‘medidas de austeridade’ em PORTUGAL que apenas servem para nos pôr dentro de muito pouco tempo como Portufal a ‘nova-grecia’:
.
WHAT HAPPENS NEXT? http://pragcap.com/what-happens-next
.
Se fosse só ‘o murro no estômago’ ainda a coisa não estava má …..
Interessante, AINDA HÁ OUTRA SOLUÇÃO para resolver mesmo com o Programa da Troika
e ANTES de reformas e salários serem reduzidos entre 20% a 40% por cento para já não falar no encerramento arrasador das Empresas Portuguesas. Porque é onde desembocarão as atuais medidas de austeridade.
.
Preocupante para não dizer o ‘destino está traçado’ com as medidas de austeridade que piamente estão a adorar.
.
A Europa não funciona porque o pensamento colectivo de esquerda estraga tudo. Ninguém é responsável por nada, tanto os gastos como as culpas diluem-se, o que interessa é que todos vivam bem acima de tudo. O resto mais tarde se verá. A UE é como uma URSS moderada e por isso está destinada ao fracasso. Comparar isto com os USA é como comparar um país governado por socialistas com um país governado por liberais.
deixem lá isso que não interessa nada….pensem mas é em resolver o drama da geração á rasca, que talvez devesse ir acampar para a porta da Câmara Municipal de Loures, até que o Sr. Presidente Carlos Teixeira, lhes arranjasses uma vagazita, que ele deve ter muitas e melhor que tudo “nada lhe pesa na consciência”.
“Os maluquinhos do ouro é que me querem obrigar a usar o ouro como moeda. ”
Já estou meio descansado… e digo meio porque também na URSS os dissidentes queriam impor a democracia.
Mas tenho outra dúvida. Se eu quiser celebrar um contrato a médio prazo e quiser estabelecer o pagamento em ouro, posso fazê-lo? Desde que a outra parte aceite, ou não seria um contrato. E em presuntos, posso?
Se me der para aí posso fazer os meus negócios em ouro?
Podemos chamar em “maluquinho da nota” ao Roosevelt porque ele proibiu os pagamentos em metal?
Podemos chamar a um sistema financeiro como o americano “fascismo económico”?
Se o Zé tivesse convertido em ouro toda a sua poupança em 1974, como estaria ele agora? Pode o Zé escolher?
Os presos cumuns e os prisioneiros de guerra que adoptaram espontaneamente os cigarros como moeda, assim como os Alemães no fim da guerra, chamam-se “maluquinhos do tabaco”?
O Mundo será um manicómio?
“Se eu quiser celebrar um contrato a médio prazo e quiser estabelecer o pagamento em ouro, posso fazê-lo?”
.
.
Pode. Quem o impode? Há quem o faça. Há quem venda crude e receba cereais em troca.
.
.
Aliás, os instrumentos financeiros cada vez são mais complexos por causa desse tipo de contratos. Desde CDSs até meros futuros financeiros…
.
.
Pode é criticar esta excessiva complexidade que acaba por gerar riscos não medidos potencialmente destruidores. E isso estou de acordo, que é preciso estudar com bastante cuidado a estabilidadade/instabilidade do sistema.
.
.
Mas é possível.
.
.
Caro JCA, claro que no curto prazo é recessivo este tipo de medidas. Mas Vc. está a ver a coisa tipo trend follower, sabe? Mas isso é um problema que Vc. tem que aprender a libertar-se, com conta peso e medida. Se tudo fosse asssim linear, ainda hoje o preço das casas nos USA, nos tais modelos maravilhosas das agências de rating, subiriam e o mundo estava todo rico. eheheheheheh
.
.
PM Já meti aqui duas vezes um link para um boletim do BCE para se perceber a coisa mas a malta gosta pouco de ler, sobretudo coisas que vão contra as suas ideias e opiniões. Infelizmente quase todos somos assim, não é verdade?
Em 5 meses apenas vejam o descalabro da divida :
Divida Publica Directa em 31/12/2011 – 151 775 milhões
Divida Publica Directa em 31/05/2011 – 164 348 milhões
Aumento da divida em 5 meses = 12 573 milhões
Será que foi isto que a Moddy’s viu e que ninguém denuncia ? http://www.igcp.pt
.
A-C tome nota:
.
9 REFORMAS ‘POMBALINAS pacificamente revolucionárias’ MAIS 3 ADICIONAIS para instaurar o LIBERALISMO AVANÇADO com sustentação dos DIREITOS CIVILIZACIONAIS IRREVERSIVEIS DOS PORTUGUESES (universalidade da Educação, Saúde, Pensões, Idade de Reforma razoável e Solidariedade com os Desempregados).
.
Isto é um Programa do CAPITALISMO, embora pareça Marxista na acanhada Democracia Portuguesa confusa e desorientada.
.
-APROVAÇÃO PELA AR e EVENTUAL INCLUSÂO POSTERIOR NA CONSTITUIÇÃO (embora não necessária):
.
1) RACIO máximo PIB/Carga Fiscal.
.
2) RACIO máximo PIB/Despesas do Estado (*)
.
(*) Provocadora da Reforma séria da estrutura de Governança, da Burocracia Publica e do Orçamento Geral do Estado. A ultrapassagem destes racios só viabilizada por 2/3 ou 3/ 4 de votos da AR.
.
-BANCA EM PORTUGAL e GARANTIA DOS DINHEIRO DOS DEPOSITANTES:
.
3) SEPARAÇÂO ABSOLUTA da Banca Comercial de quaisquer actividades especulativas, Sociedades de Investimentos Financeiros ou Hedge Funds, para protecção absoluta das Poupanças e Dinheiro dos Depositantes para regresso da confiança nos Bancos.
.
4) CONTRIBUIÇÃO DE GARANTIA BANCÁRIA calculada sobre todos os negócios e receitas da Banca habilitando financeiramente o Fundo de Garantias Bancárias para devolver a qualquer momento os Depósitos dos Cidadãos, Empresas e Entidades Publicas que confiaram no Banco que ficou inviabilizado, faliu ou fechou.
.
.
-IMPOSTOS E FISCALIDADE:
.
5) ABOLIÇÃO de todos os Impostos substituindo-os pelo INU – Imposto Nacional Único colectado sobre tudo o comprado e facturado dentro de Portugal (**)
.
(**) Pagamento dos Ordenados Brutos aos Empregados pelas Entidades Patronais.
.
6) AMNISTIA Fiscal para estancar o estado de falência do Tecido Económico Nacional e a insolvência dos Cidadãos, já praticado antes e depois do 25 de Abril.
.
.
-SEGURANÇA SOCIAL:
.
7) ABOLIÇÃO dos Descontos mensais de Empregadores e Empregados substituindo-os pelo ISU – Imposto Social Único colectado sobre tudo o comprado e facturado dentro de Portugal (***)
.
(***) Pagamento dos Ordenado Brutos a todos os Empregados pelas Entidades Patronais.
.
8) Instauração da PENSAO NACIONAL UNICA, igual a 2 ou 3 vezes o SMN-Salario Mínimo Nacional, universal e igual para todos os Reformados Portugueses.
.
9) Criação do Fundo Nacional de REFORÇO DA PENSÃO NACIONAL UNICA, gerido pelo Estado, para quem queira depositar mensalmente um valor incerto a qualquer momento para assegurar um reforço publico do valor mensal da Pensão Nacional Única atingida a idade de reforma até ao falecimento (****)
.
(****) Na transição do velho para o novo Sistema, passariam para o Fundo de Reforço da Pensão Única, os valores já descontados por Empregados e Empregadores correspondentes à diferença entre o valor da Pensão Única e a Pensão em vigor no momento da Inscrição na Segurança Social
.
.
-MEDIDAS ADICIONAIS PARA REFORÇO DA SUSTENTAÇÂO DOS DIREITOS CIVILIZACIONAIS IRREVERSIVEIS DOS PORTUGUESES na Civilização Europeia avançada no Mundo:
.
a) Idade de reforma cerca dos 55 anos para desempastelar POSTOS DE TRABALHO PARA OS JOVENS e DESEMPREGADOS: admissão obrigatória de jovens ou desempregados até ao limite do ordenado que o reformado auferia.
.
b) Libertar os Encarregados de EDUCAÇÃO: cheque-educação cada um endossa o Cheque-Educação à Escola que LIVREMENTE escolhe, publica ou privada ou cooperativa que escolhe para os seus filhos.
.
c) SAÚDE, reactivação de todos os Postos de Saúde e Equipamentos abandonados, recrutamento médicos estrangeiros com novo contrato de trabalho diferente dos actuais, receituário obrigatório por principio activo, eventual reactivação dos Laboratórios Farmacêuticos do Estado (exº antigos Laboratorios Militares), acabar com modelos de ‘capitalismo selvagem’ que ocasionalmente existam na carreira profissional publica da saúde ou compras hospitalares.
.
Em alternativa o quê e para quê ?
.
.
a-c, repito vale a pena lê-lo.
Quanto a ‘arrumar’ isto com trend-followers
.
WHAT HAPPENS NEXT? http://pragcap.com/what-happens-next
.
saiu fora do baralho. Por essa perspectiva simplista então também há trend-followers dos alemães, xineses, amaricanos, franceses e por aí fora. Ora o essencial são os trend-followers de Portugal, onde me incluo, que saibam ou apontem rumos novos e inovadores para retirarmos beneficios e riqueza das ‘jogadas’ do resto dos trend-followers. Em vez de prejuizos e empobrecimentos. O resto arrisca sempre Treta&TeoriasOuDemagogias onde não merece que o incluam..
.
O aumento da dívida foi motivado pelo aumento dos juros.
Em 23 de Março, altura em que Sócrates se demitiu (chumbo do PEC IV) as O.T.’s a 3 anos estavam a 6,8%.
Depois de precipitada a crise politica – devido à sonsidão de Cavaco,ao oportunismo do PSD e más companhias e à campanha negra dos comentadores traidores à Pátria, os juros estão hoje a cerca dos 20% (20%!!!!!!!!!) e hoje fazemos alegre companhia ao Bengla Desh e à Somália.
Os responsáveis pela crise deviam ser julgados.
Pinto
Posted 9 Julho, 2011 at 11:45 | Permalink
Disse o que era preciso dizer.
Estou muito feliz por o anti-comuna ter publicado o seu milésimo post sempre a dizer o mesmo.
Tem futuro como assessor (se calhar já é).
Nos tempos de um De Gaulle ou mesmo de um Delors ou de um Brandt, enfim, de lideranças verdadeiramente europeias, já teria havido resposta aos ataques carreados ao euro por agências de notação made in USA. As lideranças europeias actuais rezam pelo catecismo do dólar, tem emebiêis tirados nos States, veneram o sítio de onde agora emanam os «amanhãs que cantam» dos liberais de carregar pela boca que hoje infestam o velho continente. Os States, para além da grande embaixada que é o Reino Unido, estão cheios de consulados espalhados pelos governos europeus. Com a visão económica europeia dominada por essa ideologia de apreensão fácil e pouco culta do tipo «novas oportunidades» não há nada a fazer. A quinta coluna, na Europa, chama-se liberalismo.
actualização 18,39H,
depois da Italia parece que o inesperado hoje já está a acontecer, a Espanha parece que também já entrou na dança:
.
“En un día aciago, las primas de riesgo española e italiana se han unido en una carrera ascendente mientras los bonos a diez años se pagan por encima del 6%
.
La presión sobre la deuda española se dispara a la espera de la cumbre europea
La prima de riesgo española supera los 330 puntos básicos, el nivel más alto en la era euro.- Las presión sobre la deuda italiana y portuguesa también en máximos.- El Ibex 35 pierde un 2,69% ”
.
Se fingirmos que a lei da Gravitação de Newton não existiu podemos sonhar com a Relatividade Geral de Einstein.
GostarGostar
O vídeo tem mais de 5 minutos. Interessante ver qual o – único – país que a partir dos 30 segundos não mexe mais.
Muito interessante o vídeo. Muito mesmo.
GostarGostar
A única coisa permanente no Universo é a mudança.
Quanto a países, desde sempre o objectivo mais visível foi crescer e criar Impérios, muitas vezes dividindo para governar.
GostarGostar
O JM vai ter que fazer como o Bart e escrever isto no quadro preto 100 vezes ou as vezes necessárias para aprender o minimo destas coisas de guerras económicas e cambiais:
.
.
“To put it crudely, the US wants to inflate the rest of the world, while the latter is trying to deflate the US. The US must win, since it has infinite ammunition: there is no limit to the dollars the Federal Reserve can create. What needs to be discussed is the terms of the world’s surrender: the needed changes in nominal exchange rates and domestic policies around the world.”
.
Martin Wolf, num famoso artigo no FT.
.
.
O gajo tinha razão. Podem os americanos criarem os dollares que quiserem (e até subirem ad aeternum os limites ao endividamento do governo federal americano) mas não podem impedir o surgimento de uma moeda alternativa ao dollar. Ou podem?
.
.
Caro JM, no intervalo do recreio, toca a escrever aquelas palavras do Wolf na ardósia, está bem? Para memorizar como deve ser. eheheheheheheheheh
GostarGostar
Os EUA não podem impedir o surgimento do EURO, mas os europeus podem ao inventarem este EURO que não pode nunca funcionar.
.
Sem divida pública única não pode existir uma moeda única.
.
A Itália está a começar a perceber isso também.
GostarGostar
A moeda única, a facilidade deslocação e comunicação sem fronteiras,
só há poucos anos existente,
terão de certo alguma influência.
GostarGostar
“Os EUA não podem impedir o surgimento do EURO, mas os europeus podem ao inventarem este EURO que não pode nunca funcionar.”
.
.
Vamos ver se funciona ou não. Os “cainesianos” do costume juntam-se aos americanos e atacam o aéreo. Os maluquinhos do ouro juntam-se aos americanos e atacam o euro. Os anti-federalistas juntam-se aos americanos e atacam o euro. Os nacionalistas juntam-se aos americanos e atacam o euro.
.
.
O problema é sobretudo político. Não económico. Os eurobonds resolvem o problem num instante. Mas para isso é necessário que exista um mecanismo que impeça o free ride. Como o implantar?
.
.
O euro só cairá se os europeus quiserem. Os americanos, em termos económicos perderam a guerra. Afinal exportar inflação e criar dinheiro do nada não criou empregos, não subiu o poder de compra dos americanos (só dos ricos e das oligarquias) e não resolveu nenhum problema económico aos americanos. Só criou ainda mais, com o excesso de liquidez a criar um fenómeno recente no próprio interior dos USA: pagar para lhes guardar o dinheiro. (Ao estilo suiço! lololololololol)
.
.
O problema europeu é político. Não é económico. O Trichas está a fazer um magnifico trabalho. Até sobe as taxas de juro e tudo, mostrando que sabe o que anda a fazer, mesmo quando não é compreendido por muitos.
GostarGostar
Também, nestas coisas, eu tenho que admitir. Perceber destas coisas não é mesmo para qualquer um. Reconheço que é preciso fazer pedagogia. Mas desconfio, nem com o pito á frente dos olhos, muitos saberão o que áquilo. A ideolgoia e os preconceitos são dificeis de “desaprender”. Não há ainda muitos comunistas que negam as evidências, do seu completo falhanço como ideologia? ehehhehehhheh
GostarGostar
Apoiado na minha sólida ignorância , atrevo-me a fazer uma pergunta : aquele país cuja população ultrapassa os mil milhões , possui armamento atómico e, anualmente, “põe cá fora” um milhão de doutorados ( que não pelas Novas Oportunidades) não pesa nas considerações de vossências?
GostarGostar
A verdade é esta. O colapso americano está mais próximo do que se pensa. Quando este gajo faz estas declarações numa televisão americana, é porque o doente está em fase terminal:
.
.
http://www.msnbc.msn.com/id/3036789/#43652547
.
.
E aqui é que os americanos vão ter mesmo que suar as estopinhas. Em termos políticos, os radicais americanos estão a ganhar o espectro político. Vão passar do 8 para o 80 e vão ser eles que irão provocar o seu próprio colapso. Daqui a 3 semanas, o mais provável, é haver um default americano. Os maluquinhos do ouro estão a ganhar adeptos junto dos políticos ameircanos e poderão provocar o colapso do prórprio dollar.
.
.
Se o euro sobreviver, coitadinhos dos americanos…
GostarGostar
É justamente por não fingirmos que isto nunca aconteceu que sonhamos com uma Europa unida. Até agora, por estranho que pareça, até funcionou. E já lá vão mais de duas gerações.
GostarGostar
Interessante ver o caos de divisões na Alemanha durante um longo período. Será por isso que a Alemanha ainda tem o papel que tem dentro da UE?
GostarGostar
Os maluquinhos do ouro neste momento são os mais perigosos extremistas para a sociedade ocidental.
.
Se os EUA entram em default as consequências em todo o mundo podem ser muito más.
GostarGostar
“Se os EUA entram em default as consequências em todo o mundo podem ser muito más.”
.
.
Pois podem. Mas eles estão convencidos que quem pagará são o resto do mundo. Está a ver a lógica? É como imprimir dollars à revelia do resto do mundo. Eles, tal como em termos militares, estão connvencidos que mandam no mundo, que põem e dispõem. E pensam que podem inflacionar o resto do mundo para eles sairem da crise. Não saiem da crise e arriscam-se a acelerar a queda. Um colapso. lololololololol
.
.
Em todo o caso, há muitos dollars no sistema. Se houver um evento qualquer que faça o mundo fugir dos activos em moeda americana, a corrida pode ser brusca e a porta pequena, para tanta gente. Eles colapsam e o resto do mundo sofre. Por mera arrogância de quem acha que o mundo é o seu jardim infantil. Que podem mandar bombas para onde lhes apetece, que eles além de o fazerem sem olhar para os interesses alheios, ainda têm os calimeros sempre dispostos a irem atrás deles.
.
.
Olhe-se para o dollar. Está a um passo de uma quebra fenomenal. Está quase nos minimos de sempre. Como apostaram no carry trade, se deixarem o dollar cair, poderão gerar um pânico. Se tentarem segurrar o dollar, quebram o carry trade e acabam por dar a vitória ao resto do mundo. Eles quiseram entalar o resto do mundo, tentando exportar a crise. Mas puseram-se numa situação que agora para sair, terá ainda mais custos que anteriormente.
.
.
O radicalismo norte-americano apoiado pelo populismo vai escolher o colapso, pensando estar a lixar os demais, em especial os chineses. Não vai ser bonito. Se tivermos o euro, poderá ser que nos safemos do vendaval. Se não o tivermos, provavelmente colapsamos com eles.
GostarGostar
Filme digno de se ver, ó John Miranda, comprovativo de que o retangulo à beira-mar é dos primeiros reinos a estabelecer-se, com fraquíssima incursão de permeio.
Enquanto o grande acontecimeno, o Natal, digamos, da era europeia acontece a cerca, salvo erro, do 1,47, o nascimento da Rússia, imperturbável como um urso em hibernação e crescimento o resto do tempo, mal contando para a história a transmudação em união soviética, de passagem, enquanto a Itália e ainda mais a Alemanha, locais de incursões e guerrilhas permanentes, só acham identidade nacional aqui há um século, pouco tempo.
GostarGostar
Daniel Somões,
Interessante ver o caos de divisões na Alemanha durante um longo período. Será por isso que a Alemanha ainda tem o papel que tem dentro da UE?
A Alemanha nem sequer existia como tal. Aquele conjunto de cores formava então o Sacro Império Romano-Germânico (ainda hoje é referido no hino alemão), estando à cabeça a Casa de Habsburgo (que está agora de luto pela morte de Otto Habsburgo). Uma unificação completa desses povos sempre foi vista de soslaio pela França e pela Suécia resultando na Guerra dos 30 anos e nas conferências de Vestefália. A dinastia de Habsburgo foi perdendo a sua influência e o Sacro Império foi-se desmoronando, restando hoje, da sua raiz mais pura, o Lichenstein (que tem a religião católica como a oficial). Desse conjunto de Estados nasceu, entre muitos outros, a Prússia e, mais tarde, a Alemanha.
GostarGostar
Hehehe. Que confusão vai nessa cabeça anti-comuna…
GostarGostar
Eu disse ‘o Natal da era europeia’?, e a Rússia é bem mais o Sol da Humanidade, que não se extingue e, salvo erro, alguém já disse.
GostarGostar
E ora, afinal, revendo o filme por inteiro, noto que até fui em erro, se já já havia um protetorado russo, dito também eslavo, de sciavo, sclavus (escravo em falar romano), na verdade russo, da cor da penugem como da pele clara, antes da pátria nossa e dos demais reinos.
Daí que por vezes se entenda a Mãe Rússia como a porta forte da nossa defesa, assim no passado como de futuro.
GostarGostar
.
AC entre Keynesianos e por aí fora é simples:
.
ao BCE só lhe resta começar a imprimir muito mais papel como faz a concorrência, China, BRIC´s, EUA etc … Ou quere-se armar em ‘Dom Quixote’ ? E proteger-se como a concorrência. Do lado dos BRIC’s cagam para patentes etc, fazem eles copiando para vender no mercado interno e para exportar ….. Do lado dos EUA conclua …. E até desvaloriza a moeda e ganha força para exportar e invadir a concorrência. De contrário querem o quê ? Ir para onde ? Qual o objectivo ? Só se forem sonhos de verão.
.
Tanta treta para quê ? Não me diga que tb acredita nessa é que para não aumentar inflação que não aumenta mas todos os dias tudo está mais caro da gasolina, à luz, à agua, aos IMPOSTOS, às cenouras, aos pessegos, à carne, ao peixe etc. Costuma fazer compras todos os dias na Bomba da Gasolina, no Hipermercado ? E sente alguma deflação ou não aumentos de preços dos produtos de consumo para sobrevivencia ?
.
Se me contrariar dou-lhe a taça de muito boa vontade porque significaria que todos estariamos no bom caminho, do estadismo, de homens de estado e não de politiqueiros.
.
Siga à rusga, ordena o mandante do grupo folclorico.
.
GostarGostar
pois ,esqueceram a lei do eterno retorno e a repetição de padrões , os “romanizadores” modernos.
GostarGostar
O castanheira teve a melhor frase: “A única coisa permanente no Universo é a mudança”. Pensar que uma união é impossível é querer olhar de forma determinista para a História. Acredito que depois da II Guerra Mundial nunca ninguém pensaria que a Alemanha se pudesse unir a países como a Holanda ou a França numa união, mas a lógica que tal era melhor do que condenar os seus povos a guerras intermináveis prevaleceu. Hoje em dia existe um risco económico-financeiro enorme na UE, e pensar que tal não teria consequências sociais e políticas importantes é pura ignorância, desculpem mas é.
Engraçado também é ver o João Miranda, sempre tão contra o Estado, tão defensor da globalização e da integração económica. como que a definir-se agora como um Português orgulhoso, como se tal mudasse alguma coisa numa União que a existir teria de ser democrática. A UE poderia ser a Nação das Nações.
Aqui se nota a hipocrisia da direita, liberais apenas na economia, retrógrados no resto. Serão estes nacionalismos que irão desfazer a UE, com possibilidades de condenar este continente a um novo ciclo de guerras.
GostarGostar
Inconclusivo, se formos a ver aqueles que actualmente estão melhor economicamente são os que mais mutações sofreram. Os que ficam agarrados ao passado, ficam-no em todas as perspectivas ( historia, economia, politica,etc)
CONTUDO não devemos subestimar o factor geográfico, que nos coloca num extremo e sempre ladeados por uma nação que nunca mostrou sinais de fraqueza.
O que me faz pensar ao olhar este mapa? Na crise mundial da água, sempre que me vejo num mapa mundi penso nisso… talvez o próximo grande conflito mundial,seja por causa das reservas de água. Se isso acontecer que vai ser deste rectangulozinho á beira mar plantado, cujos rios estão quase todos sob domínio de Espanha? Acho que ainda vamos ter que vender o pais para comprar água …. e finalmente Portugal vai mudar de cor no video depois de tanto tempo ter permanecido cor de rosa
GostarGostar
Vocês, com o devido respeito, enganaram-me bem!
Dizem-se anti-só-cretinos, mas bebem-lhes a fonte.
Percebo… a outra é que tem razão, Jacob Frank propaga-se…
Quando chegar o sonho do mundo unido, será que se vão lamentar o que exaltaram?
Será que estarão no lado da “fraternidade” ou será que estarão do lado do “gado”?
Será que tereis escolha?
Pobres de nós, que estamos rodeados de engodos.
GostarGostar
Caro JCA, é verdade no que diz. A inflação sobe na Europa, logo estamos a sofrer as consequências das políticas alheias. Mas com uma diferença. O processo ainda não acabou e o Vc. ainda não sabe onde vai parar. Portanto, Vc. não pode dizer que estamos a perder, porque, na verdade, a inflação europeia é sobretudo importada e não está fora de controlo. Veremos é se no futuro quem irá aguentar um eventual colapso americano e uma potencial hiperinflação.
.
.
De resto, desde já lhe digo, que Vc. não tem razão nisto:
.
“Do lado dos EUA conclua …. E até desvaloriza a moeda e ganha força para exportar e invadir a concorrência.”
.
.
E exportam o quê? Se mesmo com quedas no dollar, continuam a ter elevados défices comerciais, tanto com a China como com a própria Zona euro? Se a Europa importa mais, quando o faz, importa de outros lados do mundo e não dos USA? Se até as multinacionais americanas perdem peso e quota de mercado todos os dias, todos os anos? E se nem mesmo com subsidios, eles conseguem bater os europeus? Como na industria autombilistica? Se as multinacionais americanas estão agora a sofrer as agruras de estarem dependentes da mão-de-obra barata chinesa, que agora sobe de preço e está a aniquilar as vantagens comparativas dos americanos?
.
.
Eles, os americanos ganharam o quê? Não ganharam nada e estão em pior estado do que estavam.
.
.
E eles decidiram pegar o fogo inflacionista ao mundo e devem ser eles os únicos a imolarem-se. Vamos ver nos próximos anos o que é que vai acontecer. Nós, os europeus, estamos melhor preparados para um eventual colapso do dollar. Os americanos, mesmo que não estejam covencidos do contrário, vão ser as suas primeiras vítimas. Como já está a ser o povo, que está cada vez mais pobre, vive a agonia de um sistema económico que só beneficia os oligarcas e os ricos.
.
.
Veremos nos próximos tempos o que vai acontecer e como se irão desenrascar os americanos. Ao contrário dos chineses, nós temos a inflação controlada. E ao contrário dos americanos, a Europa é uma potência económica e industrial que cria empregos. Dentro e fora da Zona euro. (Com excepção dos ingleses, que como poodles dos americanos, cometeram os mesmos erros. Agora também se queixam. Pois é. E mais se vão queixar no futuro, se continuam a seguir os americanos.)
GostarGostar
Eu vejo uma tendência… aglomeração?
Eu vejo um paradoxo (só para o JM) a área mais fragmentada ao longo dos tempos tornou-se a federação mais poderosa da desordem!
pois.
GostarGostar
“sempre tão contra o Estado, tão defensor da globalização e da integração económica. como que a definir-se agora como um Português orgulhoso”
Que raio tem uma coisa que ver com a outra? Os países mais competitivos são também dos mais patriotas. Não têm medo de competir.
A sua visão enviesada de patriotismo é fechar as portas e colocar o próprio país fora de competição e na pobreza.
GostarGostar
A União Europeia pôs termo definitivamente a uma guerra civil de mil anos na Europa e realizou o sonho kantiano da Paz Perpétua. Quem já visitou Verdun, o Chemin des Dames, Leninegrado, Estalinegrado, Normandia, Auschwitz, Dresden, quem viu gerações inteiras perecerem nas trincheiras e avançadas civilizações arrasadas e obrigadas a recomeçar do zero sabe que a construção europeia é uma questão de sobrevivência.
GostarGostar
Could Italy Be the Next European Domino?
http://www.bloomberg.com/news/2011-07-05/could-italy-be-next-european-domino-to-fall-commentary-by-simon-johnson.html
GostarGostar
Bem Ac, tenho lido gente que acha exactamente o contrário relativamente ao dólar. Se Existe uma potencial hiper inflação o mais natural e’ os gringos subirem as taxas de juros, convidando aplicações em usd, fazendo subir a cotação.
Bem, espero que sim, que tenho mais dólares em carteira do que euros. Ehehehe
.
Rb
GostarGostar
Sabe que a zona euro e’ demasiado facil de atingir por parte dos gringos. Nas actuais circunstâncias, e considerando que os periféricos nunca mais se livrarao do endividamento que tem, pelo contrário e’ previsível que aumente, os gringos tem muitas frentes para atacar a consistência do euro. Atacam a Grécia, dão uns chutos a Portugal e, veja bem, toda a estrutura do euro parece desfazer-se. Mas ainda tem a Itália e a Espanha e a Bélgica….
.
Há muita coisa que eles ainda podem fazer se, na realidade, o objectivo for descredibilizar a moeda euro.
.
Rb
GostarGostar
Os americanos não precisam de fazer nada.
.
Os brilhantes economistas europeus encarregaram-se de fazer este EURO exótico que vai destruindo os países mais fracos um a um.
.
ITALY IS NOT LIKE PORTUGAL !
GostarGostar
Mas há um aspecto a ter em conta. A China. A China que tenta diversificar a sua carteira de investimentos, mas que esta entulhada de dólares ate ao pescoço. Os EUA, no limite, poderão contar sempre com a China. A China depende dos EUA e dos seus empresários que para lá deslocalizaram as suas industrias de peso. Basta uma medida por parte dos EUA, no sentido de não previligiar aduaneira ente os produtos oriundos da China, que a China cai como um baralho de cartas. O poder político americano, o estado, tem um controlo fortíssimo junto dos empresários internacionalizados. OS empresários gringos e o estado agem em equipa, não duvide disso. Não e’ por acaso que os gringos tem uma frota naval gigantesca. Eles asseguram a viabilidade dos negócios em qualquer parte do mundo. Eles vigiam as rotas comerciais. Sem o estado os empresários gringos não tinham o poder e a facilidade que tem.
.
A China aportou lucros maiores aos grandes empresários americanos. Custos de produção menores, mas há vários paises que se perfilam. Para substituir a China. O Paquistão chegou a ser a melhor alternativa. Agora parece que não. Mas há muitos outros emergentes com mão de obra disponível aos milhoes.
.
Rb
GostarGostar
Quem não percebe que é exactamento porque “isto aconteceu” que se quer manter o sonho de uma Europa unida, esquece – ou está a fazer de nós ignorantes – os últimos 100 anos da história da Europa.
GostarGostar
Suponho que, um dos maiores erros que a Europa terá feito para ajudar os pibs foi incluir o FMI na coisa. O FMI e’ uma instituição controlada pelos gringos, sao eles que contribuem com a esmagadora maioria da massaroca para o fundo. Fazem questão de colocarem directores europeus para a coisa não parecer tão evidente.
.
Quero com isto dizer que, os paises que recorreram ao FMI estão, na verdade, dependentes dos gringos.
.
Rb
GostarGostar
Correção:
…. Para ajudar os Pigs…
GostarGostar
Então o FMI cobra 3.5% nos juros e a U.E. 6% e o FMI é que é mauzinho ?
.
Então Portugal acumula 190 mil milhões de euros de divida pública , duplicando-a em 6 anos e a culpa é da Moddy’s ?.
.
Então Portugal adere a uma moeda única exótica com um câmbio sobrevalorisado e a culpa é dos gringos ?
GostarGostar
Pmp, não digo que a culpa e’ deles. E’ nossa. Limito-me a considerar que estamos globalmente nas mãos deles, considerando o que atras referi.
GostarGostar
Bem, o facto de estarmos nas mãos deles também não implica que eles dêem cabo de nos. Querem, isso sim, dar cabo do euro, para assegurar o reinado do dólar como moeda de referencia nas carteiras de activos de quem investe, assim como manter a moeda nas principais cotações de commodities que, tem muita importância precisamente no controlo da inflação. Pelo que se vê a inflação europeia deriva basicamente das commodities e não propriamente dos outros factores produtivos. Parece-me evidente que os gringos, querendo desestabilizar o euro, não pretendem uma crise na Europa e portanto pequenos golpes na credibilidade de alguns paises aderentes ao euro, que agora controlam através do FMI, e’ uma das políticas. Que ninguém duvide que as moodys deste mundo tem uma agenda gringa nos seus propósitos actuais, como de resto qualquer empresa grande americana tem. Volto a referir que a promiscuidade entre o Estado americano, seja qual for o partido, tem com as empresas internacionalizadas e’ enorme.
.
Rb
GostarGostar
E’ ver a Google na China….
GostarGostar
Mas porque é que a Europa fez este EURO que depende de agências de rating.
.
E vejam lá que a cotação do Euro contra o dolar está mais ou mesmo no mesmo sitio desde há 4 anos .
.
Vamos mas é colocar em marcha um plano desenvolvementista para diminuir as importações, aumentar as exportações e criar emprego (termo brasileiro) e cortar no desperdicio do estado central e nas reformas acima dos 3000 euros, em vez de lamentações de moddy’s e outras tretas.
GostarGostar
E digo mais, se os gringos sofrerem cortes no rating e’ exclusivamente porque eles querem que assim seja, caso contrário há já muito tempo que estariam tecnicamente ao nível de Portugal. E não estão por dois motivos. Primeiro porque ainda não querem, e segundo porque aquela economia tem a moeda de referencia mundial. Fala-se que, eventualemente num terceiro, qe. Um QE3. Ate aoo qe2 foram impressas notas equivalentes a’ divida americana. Mesmo em crise a economia cresce uns 3% ao ano. Mas se pensar que eles tem a produção internacionalizada ou deslocalizada, fica com uma ideia do poder gringo em potência. E isso, e’ demasiado importante. Já para não falar da parte militar.
.
Rb
GostarGostar
” Se Existe uma potencial hiper inflação o mais natural e’ os gringos subirem as taxas de juros, convidando aplicações em usd, fazendo subir a cotação.”
.
.
Seria a derrota deles, já que estão a tentar inflacionar o mundo. Meteram-se numa armadilha, feita para outros, mas que cairam eles próprios.
.
.
Se tiverem um surto inflacionista enorme, subirão as taxas de juro? Pois eu duvido, porque eles teriam que… Provocar uma crise interna. (Como a que o Volcker provocou, para matar a inflação da altura.) Com a taxa de desemprego actual e com uma queda no nível de vida a acelerar (os dados de ontem são uma machadada na ilusão de uma releição do Obama, que já perdeu há muito o fulgor com a caçada do Bin Laden), a Reserva Federal não tem capacidade política para impôr uma subida nas taxas de juro.
.
.
A coisa pode mudar se o radicalismo populista continuar a ganhar admiradores e votos. Tipo Ron Paul. Aí eles provocarão um colapso económico pela idolatria ao ouro. (Se bem que aqui eu tenho algumas dúvidas. O complexo militar-industrial tratará da saúde ao gajo, a menos que ele se venda. Como já parece ter-se vendido, com a sua recente proposta de eliminar a dívida governamental nas mãos da Reserva Federal.)
.
.
Na minha opinião, já perderam a guerra económica.
.
.
E mesmo alguns aspectos que Vc. refere, como garantir a rotas marítimas, os americanos também foram ultrapassados por chineses, russos e até europeus.
.
.
Caro RB, é o ocaso do Império Americano, por muito que eles façam e ataquem o aéreo.
GostarGostar
Só mais uma nota a isto:
.
.
“A China aportou lucros maiores aos grandes empresários americanos. Custos de produção menores, mas há vários paises que se perfilam. Para substituir a China. O Paquistão chegou a ser a melhor alternativa. Agora parece que não. Mas há muitos outros emergentes com mão de obra disponível aos milhoes.”
.
.
Não é apenas a mão-de-obra chinesa que sobe. É quase toda a mão-de-obra dos países em desenvolvimento, desde o Vietname até ao Brasil. Daí que os custos de produção subiram bastante e as margens asfixiam-se. (Ver o caso da Wal-Mart, ela própria sob um torno: falta de poder de compra dos americanos e subida enorme dos seus custos.)
.
.
A ideia da Apple é das poucas que fazem sentido. Voltar a fabricar nos USA, com bastante tecnologia, e desta forma (à Henry Ford) voltar a dar um folego à economia americana. Duvido que seja possível fazer isso em larga escala, pois os USA perderam know-how e só sabem competir pelo preço, não pela qualidade. Que essa competição é dominada por europeus e japonocas.
.
.
Mas vamos ver nos próximos anos.
GostarGostar
bom , a paz perpétua do kant tb não é novidade histórica. há buerere houve a Pax Romana , que se finou com as invasões dos germanos ( veêm , esses germanos são tramados desde sempre ) e dos persas…
GostarGostar
Não tenho dúvidas que dentro de duas ou três décadas a Europa vai ser palco de várias guerras «regionais» como aconteceu na ex-Jugoslávia.
Quem puder armar-se agora que aproveite, pois o mercado do aço e das armas está em baixa!
GostarGostar
A Europa que sonhou com um grande país.
Que lutou pela auto-suficiência alimentar.
Que conseguiu a auto-suficiência alimentar.
Que abandonou porque ficava mais barato importar.
A Europa que pela Alemanha se deixou comprar
Começa agora a pensar
Onde estamos? Aonde vamos parar?
Quando os chineses começarem a competir
Na gama de produtos que a Alemanha está a exportar
Será que os alemães irão passar
Pelo mesmo que Portugal está a passar!
Com uma divida por cabeça muito superior, se a Alemanha for apanhada numa crise de competitividade, quando os chineses começarem a produzir carros com qualidade idêntica à dos alemães.
Acontecerá o mesmo por lá
Do que se está passando agora por cá
Em que o têxtil deu,
Mas já não dá
Mas a Europa é forte! A salvação da Europa estará no seu código genético. Toda a gente sabe que por muito que queiram os chineses nunca conseguirão produzir loiras
A despropósito os states nessa altura estarão transformados numa espécie de Austrália aonde as grandes preocupações dos seus lideres será praticar surf e contar tubarões. Os gajos têm um país riquíssimo para que é que irão gastar energias a tomar conta do MUNDO
GostarGostar
Promovam o Embaixador Americano
http://supraciliar.blogspot.com/2011/07/cavaco-e-wikileaks.html
GostarGostar
Arlindo, não me diga que é que deu a ideia aos rapazes que andam a armar-se no Algarve.
Ricciardi, diga lá aos americanos que têm o Bangla-Desch todo à espera de subir só aí mais um meio metro do terreno, pois mão-de-obra barata há-a ali para mais de aos milhões de resmas.
GostarGostar
Caro AC,
.
Qual a sensação do verdadeiro murro no estômago ?
GostarGostar
“Se fingirmos que isto nunca aconteceu podemos sonhar com uma Europa Unida”.
E sabe lá o que aconteceu nos EUA nos últimos 200 anos!
(Claro que sabe, isto é apenas uma forma de expressão).
GostarGostar
Ora toma lá mais um:
http://direitasupraciliar.blogspot.com/2011/07/zona-euro-versus-mundo.html
Da-se
GostarGostar
é engraçado observar a ingenuidade humana. Europa unida?? hi , hi. :))))) eu tb gostava que 2012 fosse verdade..e uma mudança de consciência e um governo mundial de gente xpto se tornasse realidade.mas isso era o que eu gostava. mas não confundo gostos com o que há. e do que há não me parece que nasça o que gosto sem sangue.
milagres? daaaa
adoro maquiável. por causa dele nunca , mas nunca , esqueço a natureza humana. no século dele ,há 500 anos atrás , era igualzinha à de hoje. o gajo , sem dúvida que apanhou uma regularidade estatistica , mesmo antes da estatística existir.
GostarGostar
Piratas informáticos portugueses atacaram a Moody’s
http://sociedadesupraciliar.blogspot.com/2011/07/hackers-portugueses-atacam-moodys.html
GostarGostar
e como se fez o States? com cidadãos de todos os países que se bateram durante séculos na “Velha Europa”…
e á ignorar o que se passa a nível dos cidadãos dos diferentes países da manta de retalhos. desde há uma década que vou ouvindo muitos desses cidadãos afirmarem que são EUROPEUS. claro que existem grupos nacionalistas, mas ainda não são maioritários…
GostarGostar
“Os maluquinhos do ouro”.
Vossências referem-se às lojas que pululam como cogumelos e que compram o ouro que a geração dos anos 50-60 acumulou, muitas vezes com sacrifício?
E se me apetecer comprar um lingote (nem sei se se vende) Vossências internam-me em Rilhafoles?
É que eu não percebo nada disto mas parece-me que Vossências sois assim uma espécie de fascistas económicos que têm uma ideia e querem privar os outros de pensar de modo diferente.
E como o Senhor Anti-Comuna usa estes argumentos dos “maluquinhos” e eles foram usados na ex URSS para punir os dissidentes… Isto está a ficar confuso… Vou-me embora antes que seja internado………………..
GostarGostar
Telegraficamente:
Adoção de politicas economicas e financeiras neo-liberais por Regan e Thatcher
USA desloca sector produtivo para Leste
China aplica os seus recursos financeiros na divida Americana
USA mantem crescimento economico direta e indiretamente atraves do setor financeiro
Setor financeiro constroi universos paralelos virtuais de riqueza de dimensão exponencial em relação á economia real.
O limite de crescimento desses universos é atingido e provoca uma crise financeira “global”
Crise financeira arrasta economia real.
USA imprime dinheiro para para socorrer sector financeiro e economia
Resto do mundo segue exemplo.
Paises criam divida para salvar sector financeiro e colocam os custos dessa divida á responsabilidade da economia real.
USA imprime mais dinheiro para salvar setor financeiro e exporta inflação para resto do mundo
China preocupada com valor dos seus investimentos em Dolares procura novos investimentos
China começa a vender Dolares para comprar matérias primas e minerais preciosos.
China investe em outras moedas que não o Dolar.
USA procura travar a diversificação dos investimentos mundiais através de instabilidade no Euro
BREVEMENTE NUMA COZINHA PERTO DE SI:
OS ALIMENTOS QUE JÀ NÃO TEMOS OU ” AINDA SOU DO TEMPO EM QUE SE COMIA”
GostarGostar
“Qual a sensação do verdadeiro murro no estômago ?”
.
.
De quem? De quem? ehehhhheheh
.
.
“E como o Senhor Anti-Comuna usa estes argumentos dos “maluquinhos” e eles foram usados na ex URSS para punir os dissidentes… Isto está a ficar confuso… Vou-me embora antes que seja internado…”
.
.
Os maluquinhos do ouro é que me querem obrigar a usar o ouro como moeda. Por mim, Vc. pode comprar o ouro todo que quiser. Sou a favor da Liberdade de escolha. Os maluquinhos do ouro é que querem obrigar todos a usar o ouro como moeda.
GostarGostar
Supra, Joaquim disse:
“É justamente por não fingirmos que isto nunca aconteceu que sonhamos com uma Europa unida. Até agora, por estranho que pareça, até funcionou. E já lá vão mais de duas gerações”.
Mais ainda: acrescentaria eu – ousamos sonher com a Europa Unida; além disso, a História europaia imporá esse “sonho” como, acima de tudo, uma necessidade.
Já agora – para quem acusa a UE de ser uma construção/engenharia política (claro que é!), este vídeo alara o facto de que, realmente, em termos d eorganização política, tudo o é (naturalmente)! O que é o “estado”´westefaliano senão isso mesmo?
GostarGostar
A-C 16,35H
.
“O processo ainda não acabou e o Vc. ainda não sabe onde vai parar”.
É só ler O QUE TODOS DEVIAM IMPRIMIR PORQUE TEM LÁ TUDO
para perceber onde ‘o processo vai parar’, incluindo o erro das chamadas ‘medidas de austeridade’ em PORTUGAL que apenas servem para nos pôr dentro de muito pouco tempo como Portufal a ‘nova-grecia’:
.
WHAT HAPPENS NEXT?
http://pragcap.com/what-happens-next
.
Se fosse só ‘o murro no estômago’ ainda a coisa não estava má …..
Interessante, AINDA HÁ OUTRA SOLUÇÃO para resolver mesmo com o Programa da Troika
e ANTES de reformas e salários serem reduzidos entre 20% a 40% por cento para já não falar no encerramento arrasador das Empresas Portuguesas. Porque é onde desembocarão as atuais medidas de austeridade.
.
Preocupante para não dizer o ‘destino está traçado’ com as medidas de austeridade que piamente estão a adorar.
.
GostarGostar
A Europa não funciona porque o pensamento colectivo de esquerda estraga tudo. Ninguém é responsável por nada, tanto os gastos como as culpas diluem-se, o que interessa é que todos vivam bem acima de tudo. O resto mais tarde se verá. A UE é como uma URSS moderada e por isso está destinada ao fracasso. Comparar isto com os USA é como comparar um país governado por socialistas com um país governado por liberais.
GostarGostar
.
Tina, sim e não. É assim mas há mais que isso…..
.
GostarGostar
deixem lá isso que não interessa nada….pensem mas é em resolver o drama da geração á rasca, que talvez devesse ir acampar para a porta da Câmara Municipal de Loures, até que o Sr. Presidente Carlos Teixeira, lhes arranjasses uma vagazita, que ele deve ter muitas e melhor que tudo “nada lhe pesa na consciência”.
GostarGostar
“Os maluquinhos do ouro é que me querem obrigar a usar o ouro como moeda. ”
Já estou meio descansado… e digo meio porque também na URSS os dissidentes queriam impor a democracia.
Mas tenho outra dúvida. Se eu quiser celebrar um contrato a médio prazo e quiser estabelecer o pagamento em ouro, posso fazê-lo? Desde que a outra parte aceite, ou não seria um contrato. E em presuntos, posso?
Se me der para aí posso fazer os meus negócios em ouro?
Podemos chamar em “maluquinho da nota” ao Roosevelt porque ele proibiu os pagamentos em metal?
Podemos chamar a um sistema financeiro como o americano “fascismo económico”?
Se o Zé tivesse convertido em ouro toda a sua poupança em 1974, como estaria ele agora? Pode o Zé escolher?
Os presos cumuns e os prisioneiros de guerra que adoptaram espontaneamente os cigarros como moeda, assim como os Alemães no fim da guerra, chamam-se “maluquinhos do tabaco”?
O Mundo será um manicómio?
GostarGostar
“Se eu quiser celebrar um contrato a médio prazo e quiser estabelecer o pagamento em ouro, posso fazê-lo?”
.
.
Pode. Quem o impode? Há quem o faça. Há quem venda crude e receba cereais em troca.
.
.
Aliás, os instrumentos financeiros cada vez são mais complexos por causa desse tipo de contratos. Desde CDSs até meros futuros financeiros…
.
.
Pode é criticar esta excessiva complexidade que acaba por gerar riscos não medidos potencialmente destruidores. E isso estou de acordo, que é preciso estudar com bastante cuidado a estabilidadade/instabilidade do sistema.
.
.
Mas é possível.
.
.
Caro JCA, claro que no curto prazo é recessivo este tipo de medidas. Mas Vc. está a ver a coisa tipo trend follower, sabe? Mas isso é um problema que Vc. tem que aprender a libertar-se, com conta peso e medida. Se tudo fosse asssim linear, ainda hoje o preço das casas nos USA, nos tais modelos maravilhosas das agências de rating, subiriam e o mundo estava todo rico. eheheheheheh
.
.
PM Já meti aqui duas vezes um link para um boletim do BCE para se perceber a coisa mas a malta gosta pouco de ler, sobretudo coisas que vão contra as suas ideias e opiniões. Infelizmente quase todos somos assim, não é verdade?
GostarGostar
Em 5 meses apenas vejam o descalabro da divida :
Divida Publica Directa em 31/12/2011 – 151 775 milhões
Divida Publica Directa em 31/05/2011 – 164 348 milhões
Aumento da divida em 5 meses = 12 573 milhões
Será que foi isto que a Moddy’s viu e que ninguém denuncia ?
http://www.igcp.pt
GostarGostar
.
A-C tome nota:
.
9 REFORMAS ‘POMBALINAS pacificamente revolucionárias’ MAIS 3 ADICIONAIS para instaurar o LIBERALISMO AVANÇADO com sustentação dos DIREITOS CIVILIZACIONAIS IRREVERSIVEIS DOS PORTUGUESES (universalidade da Educação, Saúde, Pensões, Idade de Reforma razoável e Solidariedade com os Desempregados).
.
Isto é um Programa do CAPITALISMO, embora pareça Marxista na acanhada Democracia Portuguesa confusa e desorientada.
.
-APROVAÇÃO PELA AR e EVENTUAL INCLUSÂO POSTERIOR NA CONSTITUIÇÃO (embora não necessária):
.
1) RACIO máximo PIB/Carga Fiscal.
.
2) RACIO máximo PIB/Despesas do Estado (*)
.
(*) Provocadora da Reforma séria da estrutura de Governança, da Burocracia Publica e do Orçamento Geral do Estado. A ultrapassagem destes racios só viabilizada por 2/3 ou 3/ 4 de votos da AR.
.
-BANCA EM PORTUGAL e GARANTIA DOS DINHEIRO DOS DEPOSITANTES:
.
3) SEPARAÇÂO ABSOLUTA da Banca Comercial de quaisquer actividades especulativas, Sociedades de Investimentos Financeiros ou Hedge Funds, para protecção absoluta das Poupanças e Dinheiro dos Depositantes para regresso da confiança nos Bancos.
.
4) CONTRIBUIÇÃO DE GARANTIA BANCÁRIA calculada sobre todos os negócios e receitas da Banca habilitando financeiramente o Fundo de Garantias Bancárias para devolver a qualquer momento os Depósitos dos Cidadãos, Empresas e Entidades Publicas que confiaram no Banco que ficou inviabilizado, faliu ou fechou.
.
.
-IMPOSTOS E FISCALIDADE:
.
5) ABOLIÇÃO de todos os Impostos substituindo-os pelo INU – Imposto Nacional Único colectado sobre tudo o comprado e facturado dentro de Portugal (**)
.
(**) Pagamento dos Ordenados Brutos aos Empregados pelas Entidades Patronais.
.
6) AMNISTIA Fiscal para estancar o estado de falência do Tecido Económico Nacional e a insolvência dos Cidadãos, já praticado antes e depois do 25 de Abril.
.
.
-SEGURANÇA SOCIAL:
.
7) ABOLIÇÃO dos Descontos mensais de Empregadores e Empregados substituindo-os pelo ISU – Imposto Social Único colectado sobre tudo o comprado e facturado dentro de Portugal (***)
.
(***) Pagamento dos Ordenado Brutos a todos os Empregados pelas Entidades Patronais.
.
8) Instauração da PENSAO NACIONAL UNICA, igual a 2 ou 3 vezes o SMN-Salario Mínimo Nacional, universal e igual para todos os Reformados Portugueses.
.
9) Criação do Fundo Nacional de REFORÇO DA PENSÃO NACIONAL UNICA, gerido pelo Estado, para quem queira depositar mensalmente um valor incerto a qualquer momento para assegurar um reforço publico do valor mensal da Pensão Nacional Única atingida a idade de reforma até ao falecimento (****)
.
(****) Na transição do velho para o novo Sistema, passariam para o Fundo de Reforço da Pensão Única, os valores já descontados por Empregados e Empregadores correspondentes à diferença entre o valor da Pensão Única e a Pensão em vigor no momento da Inscrição na Segurança Social
.
.
-MEDIDAS ADICIONAIS PARA REFORÇO DA SUSTENTAÇÂO DOS DIREITOS CIVILIZACIONAIS IRREVERSIVEIS DOS PORTUGUESES na Civilização Europeia avançada no Mundo:
.
a) Idade de reforma cerca dos 55 anos para desempastelar POSTOS DE TRABALHO PARA OS JOVENS e DESEMPREGADOS: admissão obrigatória de jovens ou desempregados até ao limite do ordenado que o reformado auferia.
.
b) Libertar os Encarregados de EDUCAÇÃO: cheque-educação cada um endossa o Cheque-Educação à Escola que LIVREMENTE escolhe, publica ou privada ou cooperativa que escolhe para os seus filhos.
.
c) SAÚDE, reactivação de todos os Postos de Saúde e Equipamentos abandonados, recrutamento médicos estrangeiros com novo contrato de trabalho diferente dos actuais, receituário obrigatório por principio activo, eventual reactivação dos Laboratórios Farmacêuticos do Estado (exº antigos Laboratorios Militares), acabar com modelos de ‘capitalismo selvagem’ que ocasionalmente existam na carreira profissional publica da saúde ou compras hospitalares.
.
Em alternativa o quê e para quê ?
.
GostarGostar
.
a-c, repito vale a pena lê-lo.
Quanto a ‘arrumar’ isto com trend-followers
.
WHAT HAPPENS NEXT?
http://pragcap.com/what-happens-next
.
saiu fora do baralho. Por essa perspectiva simplista então também há trend-followers dos alemães, xineses, amaricanos, franceses e por aí fora. Ora o essencial são os trend-followers de Portugal, onde me incluo, que saibam ou apontem rumos novos e inovadores para retirarmos beneficios e riqueza das ‘jogadas’ do resto dos trend-followers. Em vez de prejuizos e empobrecimentos. O resto arrisca sempre Treta&TeoriasOuDemagogias onde não merece que o incluam..
.
GostarGostar
O aumento da dívida foi motivado pelo aumento dos juros.
Em 23 de Março, altura em que Sócrates se demitiu (chumbo do PEC IV) as O.T.’s a 3 anos estavam a 6,8%.
Depois de precipitada a crise politica – devido à sonsidão de Cavaco,ao oportunismo do PSD e más companhias e à campanha negra dos comentadores traidores à Pátria, os juros estão hoje a cerca dos 20% (20%!!!!!!!!!) e hoje fazemos alegre companhia ao Bengla Desh e à Somália.
Os responsáveis pela crise deviam ser julgados.
GostarGostar
Pinto
Posted 9 Julho, 2011 at 11:45 | Permalink
Disse o que era preciso dizer.
Estou muito feliz por o anti-comuna ter publicado o seu milésimo post sempre a dizer o mesmo.
Tem futuro como assessor (se calhar já é).
GostarGostar
Por refrescar a memória, apenas
http://www.twitvid.com/PY6MM
GostarGostar
Nos tempos de um De Gaulle ou mesmo de um Delors ou de um Brandt, enfim, de lideranças verdadeiramente europeias, já teria havido resposta aos ataques carreados ao euro por agências de notação made in USA. As lideranças europeias actuais rezam pelo catecismo do dólar, tem emebiêis tirados nos States, veneram o sítio de onde agora emanam os «amanhãs que cantam» dos liberais de carregar pela boca que hoje infestam o velho continente. Os States, para além da grande embaixada que é o Reino Unido, estão cheios de consulados espalhados pelos governos europeus. Com a visão económica europeia dominada por essa ideologia de apreensão fácil e pouco culta do tipo «novas oportunidades» não há nada a fazer. A quinta coluna, na Europa, chama-se liberalismo.
GostarGostar
actualização 18,39H,
depois da Italia parece que o inesperado hoje já está a acontecer, a Espanha parece que também já entrou na dança:
.
“En un día aciago, las primas de riesgo española e italiana se han unido en una carrera ascendente mientras los bonos a diez años se pagan por encima del 6%
.
La presión sobre la deuda española se dispara a la espera de la cumbre europea
La prima de riesgo española supera los 330 puntos básicos, el nivel más alto en la era euro.- Las presión sobre la deuda italiana y portuguesa también en máximos.- El Ibex 35 pierde un 2,69% ”
.
GostarGostar