Saltar para o conteúdo

A turminha indignada*

22 Julho, 2011

Vivemos por surtos de indignação: de repente, um assunto torna-se incontornável e instala-se um ambiente quase místico. Alguém que ouse manifestar algumas dúvidas sobre tanta certeza é imediatamente tratado como um blasfemo. Depois, tal como começou, o frémito termina para ressurgir pouco depois em torno de um outro assunto. Foi assim com o aquecimento global, com Guantánamo, com as agências de rating, etc…, etc e agora aterrámos no caso das escutas do News of the World. Como frisou Bret Stephens no The Wall Street Journal, não está em causa o lado sórdido e criminoso destas escutas mas é difícil entender a actual fúria com a utilização de informação roubada por parte do News of the World quando se andou a endeusar Julian Assange e a WikiLeaks. A prática de escutas por parte do News of the World colocou a vida de pessoas em risco? Sim, como dramaticamente se constata no caso de Milly Dowler, uma menina de 13 anos desaparecida cujo voice mail foi vasculhado pelo News of the World. Mas igualmente sim também para os cidadãos do Afeganistão ou para o líder da oposição do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, após as revelações da WikiLeaks sobre os contactos que mantinham com os EUA. E, contudo, Assange foi defendido e tratado como um herói por muitos daqueles que agora se indignam com Rupert Murdoch.
Em Portugal esta indignação torna-se ainda mais exótica se se tiver em conta que é uma espécie de adquirido nacional que existem escutas ilegais: o PSD apresentou uma queixa pois teria sido avisado na última campanha eleitoral que estava a ser alvo de escutas ilegais e segundo o semanário Sol o actual Governo não confia no sistema oficial de comunicações. O anterior primeiro-ministro viveu anos no meio de um imbróglio sobre o que são escutas legais e ilegais e a Presidência da República considerou que existiam “vulnerabilidades” no sistema informático da PR. E estou só a referir-me aos últimos dois anos!
Não duvido que muitos anos passarão até que se investigue a sério o recurso a escutas ilegais no Portugal democrático. E tenho a certeza que dentro em pouco o caso das escutas do News of the Worldterá caído no saco das causas que deixam de ser politicamente correctas. A propósito, ainda há muita gente a defender Assange como candidato a Nobel da Paz?

*PÚBLICO

59 comentários leave one →
  1. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    22 Julho, 2011 11:07

    “Em Portugal esta indignação torna-se ainda mais exótica…”
    pode concretizar, para se poder avaliar a natureza da “turminha indignada”?

    Gostar

  2. Romão's avatar
    Romão permalink
    22 Julho, 2011 11:14

    Helena, gosto-lhe da prosa e não raras vezes do tema, mas neste consegue dar tiros ao lado que é um disparate.
    Fernando Nobre Madre Teresa de Calcutá
    Percebe a diferença? O nível infinito de desigualdade que existe entre um periódico como o NoW e as suas práticas tablóides e uma organização como o WikiLeaks cuja existência já permitiu desmontar mitos e mudar rumos de governos e países inteiros? Ou acha que toda a gente que passa por um macieira para colher uma maçã são ladrões de fruta?

    Gostar

  3. Pine Tree's avatar
    Pine Tree permalink
    22 Julho, 2011 11:15

    Camaradas, essas causas são guerras civis por procuração. São maneiras de encurralar o adversário e pô-lo à defesa. É uma homenagem à nossa civilização este método de guerrear, infinitamente mais cómodo do que a chapada.
    Por isso não se procure coerência da parte dos mangas que iniciam estes processos. É perder tempo. A melhor resposta é um sorriso e deixar o assunto nas mãos do Povo, que é quem conta. Quando o Povo se apercebe dos barretes que querem enfiar-lhe, ah raios, ele são sedes a arder, ele é a moca de Rio Maior.

    Gostar

  4. Pine Tree's avatar
    Pine Tree permalink
    22 Julho, 2011 11:19

    Prémio Nobel da Paz. Claro que o merece.
    Faça a lista dos Nobel da paz e veja quantos bigorrilhas lá estão.
    É como a ordem da liberdade, quanto mais depressa se vir o bonecreiro, mais depressa as coisas ficam no seu lugar.

    Gostar

  5. António Sobral Cid's avatar
    22 Julho, 2011 11:21

    Eu pessoalmente não me importo que me «escutem», porque não tenho nada para esconder (já tive, antes de 1974…) Mas é uma prática muito discutível. E de qq. maneira, a bófia hoydia em vex de «legwork» (dar à perna) senta-se a uma secretária e põe uns auscultadores. Risível, só serve para apanhar bandidos completamente estúpidos. 😦

    Gostar

  6. Murphy's avatar
    Murphy permalink
    22 Julho, 2011 11:25

    “turminha indignada” parece-me uma boa expressão para classificar uma classe jornalistica que vaqueia por aí. Parece que não saíram da idade parva, vendo em qq assunto apenas o angulo que suporta a sua ideologia pseudo-socialista. Assange “denunciava” os americanos? Então, as escutas / vigilância eléctrónica era um verdadeiro serviço público, mas como o q foi divulgado acabou por expor muitas figuras e regimes que são queridas à esquerda, o interesse nos milhares e docs. foi-se desvanecendo…

    Ontem li e assisti a algumas reportagens a denunciarem que o assessor de Cameron não passou pelo “crivo” da investigção das secretas britânicas… o tom de crítica das noticias, sugere que essa “não investigação” foi um processo obscuro, uma protecção indevida pois o seu passado, parece, deveria ser escrutinado. Mas, ainda a semana passada, na mesma praça, transparecia a indignação pela investigação a um Sr. que estaria para ser secretário de Estado. Então falava-se em conduta inaceitável, violação da privacidade, etc..

    Enfim, anda aí mta gente de mal com a vida…

    Gostar

  7. tina's avatar
    tina permalink
    22 Julho, 2011 12:13

    Muito bem observado o paralelo entre as fugas de Assange e este caso das escutas. A diferença é que Assange tinha como alvo principalmente os USA e por isso foi tão bem recebido pela imprensa. Não era ele o Cavaleiro da Liberdade de Imprensa e outros disparates assim? É tão hipócirta a esquerda.

    Gostar

  8. RC's avatar
    22 Julho, 2011 12:54

    São coisas completamente diferentes. Num caso é o abuso da invasão da privacidade pessoal para vender jornais, noutro é divulgar informação oculta que deveria ser sempre pública.

    Gostar

  9. Bovino's avatar
    Bovino permalink
    22 Julho, 2011 13:50

    A Helena e um canito de Pavlov. Assim que ouve a “esquerda” saliva-se toda!!!

    Gostar

  10. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    22 Julho, 2011 14:31

    “Quando o Povo se apercebe dos barretes que querem enfiar-lhe, ah raios, ele são sedes a arder, ele é a moca de Rio Maior.”
    .
    E depois enfia mesmo o barrete.

    Gostar

  11. JCA's avatar
    JCA permalink
    22 Julho, 2011 14:35

    .
    Achegas para todos os Gostos e Fés, é só escolher
    .
    -Murdoch: This scandal has exposed the scale of elite corruption
    http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2011/jul/20/scandal-exposed-scale-elite-corruption
    .
    -Now Two Murdoch Whistleblowers Dead
    http://yesbuthowever.com/two-murdoch-whistleblowers-dead-5000943/
    .
    -Les Hinton faces US calls for Dow Jones inquiry over phone hacking
    http://www.guardian.co.uk/media/2011/jul/20/les-hinton-dow-jones-senators
    .
    -Phone hacking: News Corp hires former US attorney general to fight lawsuits
    http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/phone-hacking/8650694/Phone-hacking-News-Corp-hires-former-US-attorney-general-to-fight-lawsuits.html
    .
    -Rupert Murdoch’s Fox News ran ‘black ops’ department, former executive claims
    http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/phone-hacking/8650631/Rupert-Murdochs-Fox-News-ran-black-ops-department-former-executive-claims.html
    .
    -Avaaz: activism or ‘slacktivism’?
    http://www.guardian.co.uk/world/2011/jul/20/avaaz-activism-slactivism-clicktivism-
    .
    -Military-Industrial Journalism
    http://commonwonders.com/media/military-industrial-journalism/
    .

    Gostar

  12. tina's avatar
    tina permalink
    22 Julho, 2011 14:36

    ” Num caso é o abuso da invasão da privacidade pessoal para vender jornais, noutro é divulgar informação oculta que deveria ser sempre pública.”

    Então, não era, segredos militares deviam ser públicos… Além de hipócrita é mesmo estúpida esta gente.

    Gostar

  13. Dédé's avatar
    Dédé permalink
    22 Julho, 2011 15:06

    Então não há diferença entre intromissão na vida privada, e a divulgação daquilo que os políticos andam a fazer em nosso nome? É tudo igual?

    Gostar

  14. Não Interessa's avatar
    Não Interessa permalink
    22 Julho, 2011 15:45

    Comparação. Mais. Imbecil. De. Sempre.

    Como é que alguém, com dois neurónios funcionais, compara sequer uma organização que RECEBE informação de fontes internas com outra que INVADE e COLOCA sob escuta, não governos, não grupos Económicos, mas celebridades e famílias de militares e vítimas de rapto, é algo que não consigo perceber.

    Há um limite para a estupidez.

    Gostar

  15. JCA's avatar
    JCA permalink
    22 Julho, 2011 15:46

    .
    Eh pá não se cansem com filosofias e teorias:
    .
    ao pé disto nas ‘democracias’ as ‘pides e as gestapos das ditaduras’ são meninos de coro …
    .
    Não se cansem, ‘eles’ pela Liberdade e Direitos Inviolaveis dos Cidadãos vasculham tudo, até a merda das contas bancárias à pala de pretextos fantasiosos disto e daquilo espalhados entre ‘comunas’, ‘direitas’, ‘centrais’, becks direita, centro e esquerda.
    .
    Nem o ‘famigerado botas’ foi tão longe a violar a os Direitos de Propriedade, Privacidade etc da esmagadora maioria dos Cidadãos. Embora tivesse abusado contra as então ‘minorias’. Agora ‘maiorias’ que no ventre traziam a esperança …..
    .
    Que se passou ??? Alguém tem de ter a coragem de explicar onde e porque é que isto tudo falhou estrondosamente ao nivel do abuso absoluto de enfiar tudo na bancarrota. E porque ainda insistem.
    .
    Se o pessoal gosta, dá mais valor ao ‘invejometro e às dores de corno’, então que se aguente à bronca qué virá …..
    Nem vale a pena discutir. Mas que vai dar merda da grossa lá isso vai.
    Mas sou um pacificador e pacifista dos que vão até ao limite dos limites para a corda não rebentar.
    .
    .
    Entretanto convem notar que o decidido ontem na reunião de emergência da União Europeia colocou o PONTO FINAL DEFINITIVO no periodo do beneficio da duvida e da tolerancia ao novo Governo.
    .
    NOVOS INSTRUMENTOS PODEROSOS foram colocados pela União Europeia na mão dos Portugueses. Foi tudo alterado.
    .
    Embora sem grande esperança alerto que seria bom que PPC e CS se apercebem que ONTEM foi derrubado e um NOVO CAMINHO DE REACENDIMENTO DO TECIDO PRODUTIVO NACIONAL e DO EMPREGO EM ESPECIAL DOS NOSSOS FILHOS, em que a treta das exportações são uma gota demagogica no oceano da realidades
    .
    .
    Sem ‘policiamento’ internacional-europeu,
    nem vale a pena a reestruturação da divida que ontem foi generosamente oferecida pela União Europeia, baixa substancial de juros e passar para mais do dobro o prazo para pagar a divida. Seria mais um barreta que enfiaram da clique ‘chico-espertos-tugas’ que são a ‘corte genealogica’ deste País. E a Economia pá ? O Desemprego ? E a proibição de forte baixa de Impostos que continua a enfiar na Falência o que resta de Tecido Produtivo e Empregador ? E o empresarialismo estatizado que é já a seguir a marcha para a Falência ? E a ordem resultante para quem se queira safar fugir como o que possa para offshores ? Etc etc
    .
    .
    (copy and past de quem lembrou aqui bem lembrado),
    .
    “Nós estamos num estado comparável, correlativo à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesmo abaixamento dos caracteres, mesma ladroagem pública, mesma agiotagem, mesma decadência de espírito, mesma administração grotesca de desleixo e de confusão. Nos livros estrangeiros, nas revistas, quando se quer falar de um país católico e que pela sua decadência progressiva poderá vir a ser riscado do mapa – citam-se ao par a Grécia e Portugal. Somente nós não temos como a Grécia uma história gloriosa, a honra de ter criado uma religião, uma literatura de modelo universal e o museu humano da beleza da arte.
    Eça de Queirós, in ‘Farpas (1872)’ “. E em 2011:

    -Grecian earner
    Acropolis ‘mortgaged’ in £96bn cut-rate loan
    http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/news/money/3708927/Bankrupt-Greece-could-have-to-mortgage-its-famous-ancient-sites-such-as-the-Acropolis-under-a-new-96billion-bailout-agreed-yesterday.html#ixzz1SniBc5JY
    .
    -Portugal Joins Spain And Greece In Lying About Its “Colossal” Deficit
    http://www.zerohedge.com/article/portugal-joins-spain-and-greece-lying-about-its-colossal-deficit
    .

    Gostar

  16. esmeralda's avatar
    esmeralda permalink
    22 Julho, 2011 15:49

    No caso Maddie… haverá algumas escutas? Eu gostava que houvesse!

    Gostar

  17. JCA's avatar
    JCA permalink
    22 Julho, 2011 15:57

    .
    (cont 15.46H), Europa, ai òropa,
    .
    .
    -Too Big To Fail?: 10 Banks Own 77 Percent Of All U.S. Banking Assets
    http://theeconomiccollapseblog.com/archives/too-big-to-fail-10-banks-own-77-percent-of-all-u-s-banking-assets
    .
    Sarkozy and the Saudis
    http://www.opinion-maker.org/2011/07/sarkozy-and-the-saudis/
    .
    O espectro da Xina e ‘necklace’ dos que eles chamam PIIGS fez mais pelas de decisões de ONTEM da UE que todos os òrgãos da União Europeia e Governos Europeus juntos. Quem tinha razão ?? Releiam os meus posts anteriores, mas não arrisquem outra vez ‘o chico-espertismo–da clique ‘suga’ genealogica tugo governança com mais de 2 seculos’ porque a fatura que arranjariam a muito curto prazo seria paga integralmente por vossemecês ou vossas mercês se preferirem. Perceberam ? Juizinho.
    .

    Gostar

  18. tina's avatar
    tina permalink
    22 Julho, 2011 16:16

    Há um limite para a estupidez.
    .
    Para a sua não há de certeza absoluta. As fugas do Wikileaks puseram muito mais gente em perigo do que estas escutas, mas isso são pormenores que não interessam a mentes doentias e distorcidas como a sua.

    Gostar

  19. António Sobral Cid's avatar
    22 Julho, 2011 16:31

    Não se insultem, não vale a pena. Exijam mais. Façam melhor. 🙂
    É tudo.

    Gostar

  20. RC's avatar
    22 Julho, 2011 16:51

    A tina que gosta de chamar hipócrita e estúpida a gente como eu, é adepta da violação do direito de privacidade individual das pessoas para encher capas de jornais com matérias privadas sem qualquer relevância para o público. Por outro lado, opõe-se a que alguém decuncie a merda que os estados andam a fazer às escondidas com o pretexto de “segredos militares” ou “de estado”, isto sim de interesse público.
    Aquilo que os estados fazem tem que ser transparente, diz respeito a todos, deve ser divulgado.

    Gostar

  21. António Sobral Cid's avatar
    22 Julho, 2011 18:00

    Só tenho um «acrescento»: um segredo militar não se diz.
    Senão pões em risco a vida dos teus homens.
    😦
    Dos outros não sei.

    Gostar

  22. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    22 Julho, 2011 18:02

    Murdoch é um mixordeiro, mexeriqueiro e um chulo.
    Ganhou bom dinheiro a explorar os baixos sentimentos da raça ruim, degenerada é ébria dos ingleses.
    Os «jornais» de Murdoch atentavam contra a liberdade e a privacidade dos cidadãos.
    Nesse sentido o império de Murdoch regia-se por «regras» totalitárias e criminosas.
    Assange, por sua vez, lutou contra os poderes constituidos (alguns totalitários).
    Há uma diferença COLOSSAL, entre quem ataca e devassa cidadãos inocentes e indefesos e quem ataca organizações e Estados.
    Assange é um guerrilheiro, mas o seu inimigo ou alvo são os Estados.
    Os sacripantas do Império Murdoch atacavam civis com métodos terroristas e cobardes.
    Os jornais de Murdoch não nada melhores do que as redes do terrorismo muçulmano da Al-Qaeda.
    Já vi que em Portugal, o calor anda a fazer muito mal ao miolo de alguns!

    Gostar

  23. tina's avatar
    tina permalink
    22 Julho, 2011 18:12

    A hipocrisia e a desonestidade da esquerda não tem limites. Vem este RC querer enganar acerca da natureza dos segredos divulgados no Wikileaks. Ou então, como são todos estes comentadores da esquerda, ignorantes, mal informados, que não lêem nada, não sabem nada, burros e põem-se a falar como se soubessem do assunto.

    Gostar

  24. tina's avatar
    tina permalink
    22 Julho, 2011 18:18

    Ou então, não sabem inglês e têm de se limitar ao que os media portugueses dizem, e as suas tendências de esquerda, e é por isso que é muito triste viver num país em que a esquerda domina a imprensa e torna as pessoas tapadas e burras.

    Gostar

  25. tina's avatar
    tina permalink
    22 Julho, 2011 18:39

    É por isso que não devem saber que foi o próprio Assange que disse que valia a pena arriscar as vidas implicadas nas suas fugas de informação porque era mais importante aquilo que ele queria publicar. Se calhar não passou isso aqui…. Ou então até sabem, mas continuam a achar que o escândalo das escutas actuais é uma coisa muito mais grave.

    Gostar

  26. Beirão's avatar
    Beirão permalink
    22 Julho, 2011 18:43

    O que eu me divirto com as tristes figuras que uns tipos e umas tipas armados em ‘fazedores de opinião’, em especial certos espécimens intelectualóides de esuqerda, os tais tudólogos que não se acanham nada de, por tudo o que são televisões, falar de tudo e mais alguma coisa, das coisas mais técnicas às mais bizarras, muito inchados, todos sabichões, como se fossem deuses predestinados a pôr alguma luz nas pobres cabeças de tugas não alfabetizados e tontos. Estas tipas e eestes tipos, coitaditos, não se dão conta das tristes figuras que fazem. Para esta gente, o Murdock e o seu império dos media, em geral, e do News of the world, em especial, são o diabo e o inferno na Terra, respectivamente, ao contrário do celebradíssimo Assange e a sua virtuosíssima Wikileaks que são, um e a outra, o suprasumo da honestidade e do espírito mais livre. Para estes cómicos tudólogos há, também, o terrorismo ‘bom’ (o deles, o terrorismo de esquerda) e, claro, o terrorismo ‘mau’ (o execrável terrorismo de direita). Uns cómicos, estes tipos e estas tipas! A propósito: o carro armadilhado que esta tarde fez mortos e feridos em Oslo, que rebentou em frente do préçdio onde está situado o gabinete do primeiro-ministro norueguês – terá sido terrorismo bom ou terrorismo mau?!

    Gostar

  27. Beirão's avatar
    Beirão permalink
    22 Julho, 2011 18:46

    OComentário censurado. Mais um. que eu me divirto com as tristes figuras que uns tipos e umas tipas armados em ‘fazedores de opinião’, em especial certos espécimens intelectualóides de esuqerda, os tais tudólogos que não se acanham nada de, por tudo o que são televisões, falar de tudo e mais alguma coisa, das coisas mais técnicas às mais bizarras, muito inchados, todos sabichões, como se fossem deuses predestinados a pôr alguma luz nas pobres cabeças de tugas não alfabetizados e tontos. Estas tipas e eestes tipos, coitaditos, não se dão conta das tristes figuras que fazem. Para esta gente, o Murdock e o seu império dos media, em geral, e do News of the world, em especial, são o diabo e o inferno na Terra, respectivamente, ao contrário do celebradíssimo Assange e a sua virtuosíssima Wikileaks que são, um e a outra, o suprasumo da honestidade e do espírito mais livre. Para estes cómicos tudólogos há, também, o terrorismo ‘bom’ (o deles, o terrorismo de esquerda) e, claro, o terrorismo ‘mau’ (o execrável terrorismo de direita). Uns cómicos, estes tipos e estas tipas! A propósito: o carro armadilhado que esta tarde fez mortos e feridos em Oslo, que rebentou em frente do préçdio onde está situado o gabinete do primeiro-ministro norueguês – terá sido terrorismo bom ou terrorismo mau?!

    Gostar

  28. 15dMaio's avatar
    15dMaio permalink
    22 Julho, 2011 18:51

    A Helena ou esta a sofrer efeitos da menopausa ou entao esta.se a fazer ao bife a um trabalhinho com o Murdoch. …

    Gostar

  29. RC's avatar
    22 Julho, 2011 20:03

    Tina, posso estar a cagar-me para muita coisa. Caguei quando me chamaste hipócrita e caguei quando me chamaste estúpido. Nem era de esperar que alguma vez os teus argumentos não fossem acompanhados de insultos. Mas dizeres que sou de esquerda é uma coisa que não te admito, nem a ti nem a ninguém. Lamento que o nível da conversa tenha baixado desta forma, mas tenho que dizer que deves fazer a delícia das moscas à tua volta.

    Gostar

  30. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    22 Julho, 2011 20:29

    Em Oslo, o terrorismo contra um primeiro-ministro socialista/trabalhista foi terrorismo «bom»…
    Não é, srs liberais tugas, e que se apressam a condenar quando um barbudo muçulmano faz ir pelos ares qualquer coisa?
    Não era isso que muitos comentadores aqui queriam fazer ao Sócrates?

    Gostar

  31. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    22 Julho, 2011 21:10

    Eheheh!… O RC não é de esquerda, é apenas canhoto.

    Gostar

  32. tina's avatar
    tina permalink
    22 Julho, 2011 21:15

    Acho piada a esta gente que quer ser tratada com respeito quando são eles próprios os primeiros a desrespeitar os outros, assumindo que temos a mesma falta de princípios que eles.

    Gostar

  33. Não Interessa's avatar
    Não Interessa permalink
    22 Julho, 2011 22:12

    Tina, e se rosnasses baixo? Somos conhecidos, aparentados ou alguma merda do género? Então, baixa a merda das abanadores que não estás a falar lá com os teus empregados. Desde quando “as vidas que foram postas em causa” (morreu alguém? links se faz favor) são medida para alguma coisa ou justificativa para a comparação imbecil. Vou voltar a dizer e se não tens intelecto para acompanhar, arreias como os asnos e quejandos da tua laia – uma organização RECEBE informações de fontes internas sobre matérias de INTERESSE PÚBLICO, a outra COLOCOU ESCUTAS e andou a espiar celebridades e famílias de militares e vítimas de rapto.

    É óbvio que o vídeo de um Apache a varrer 4 jornalistas mais não sei quantos civis a título de nada vai sempre fazer estalar muitos vernizes e até é possível que leve a mortes NUMA ZONA DE CONFLITO, também é natural que uma celebridade sob escuta não coloque vida nenhuma em risco mas é preciso ser muito retardadinho para não perceber que isso não é medida de nada.

    Gostar

  34. Não Interessa's avatar
    Não Interessa permalink
    22 Julho, 2011 22:19

    Outra, inglês chego para ti e para quem te fez tão animadinha, certamente. Está para nascer a pacóvia neocon exaltadinha que me ensine inglês, felizmente. E imprensa internacional tenho sérias dúvidas que leias metade, com esse ânimo todo e do alto aí do poleiro. Portanto, pese ser pouco, fica-te pelo que sabes.

    Gostar

  35. Rui Teixeira Neves's avatar
    Rui Teixeira Neves permalink
    22 Julho, 2011 22:58

    Assange é um herói, Murdoch um SOB mafioso…

    Gostar

  36. Zé's avatar
    permalink
    22 Julho, 2011 23:09

    Gosto do cabelo da Rebekah Brooks. Distraiu os deputados ingleses durante a audição no parlamento.

    Gostar

  37. TaCerto's avatar
  38. tina's avatar
    tina permalink
    23 Julho, 2011 12:10

    Tacerto, percebo que infelizmente também foi submetido à lavagem cerebral da imprensa portuguesa e só sabe metade do que se passou e como as fugas de informação de Assange puseram em risco as vidas de informantes e pessoas envolvidas na luta anti-terrorista. E que foi o próprio Assange que disse que valia a pena arriscar a vida destes.
    .
    Eu sei que a esquerda normalmente não tem uma formção muito boa mas vocês deviam empenhar-se mais no inglês e ler a imprensa internacional para poderem suster discussões informadas e serem cidadãos do mundo e não apenas do pequenino Portugal.

    Gostar

  39. tina's avatar
    tina permalink
    23 Julho, 2011 12:13

    Quanto ao Não Interessa, o verniz estalou. A esquerda é muito hipócrita mesmo, fingem sempre. Mas como são fracos e indisciplinados, sucubem cedo aos seus instintos primitivos.

    Gostar

  40. tina's avatar
    tina permalink
    23 Julho, 2011 12:31

    E claro, ignorantes como são, também não sabem que os próprios colegas do Wikileaks de Assange, quando descobriram as suas intenções políticas e perigosas, deixaram o Wikileaks e abriram outro site, o Openleaks. Mas para estes embevecidos, ignorantes da esquerda portuguesa, o Assange ainda é um Deus.

    Gostar

  41. RC's avatar
    23 Julho, 2011 14:19

    tina, andas muito tensa. Já deu para perceber o que te anda a fazer falta: precisas de arranjar um macho que use os seus “instintos primitivos” contigo.
    Só para lembrar: a primeira pessoa a desrespeitar e a insultar alguém nos comentários a este post foste mesmo tu.

    Gostar

  42. tina's avatar
    tina permalink
    23 Julho, 2011 15:13

    Acho que vocês é que devem ter esse problema já que só devem encontrar mulheres muito burras… enfim, a cada tacho a sua tampa, já dizia o ditado.

    Gostar

  43. TaCerto's avatar
    TaCerto permalink
    23 Julho, 2011 15:25

    Tina:
    http://ktreta.blogspot.com/2011/07/adenda.html

    (ah e esqueça lá isso da esquerda e da direita, pense só)

    Gostar

  44. José's avatar
    José permalink
    23 Julho, 2011 15:51

    A Helena Matos tem razão, como sempre.
    Ambas as práticas são reprováveis. O problema é que para uma certa esquerda, habituada à arrogância moral, tudo o que esteja de acordo com a sua visão do mundo, é “correcto”, de “interesse público”, virtuoso até. Quando o mesmo acto é praticado com outras motivações que não as “correctas”, passa a ser “uma coisa muito diferente”.
    É, desculpem o vernáculo, como os traques.
    Um traque é sempre um traque mas para uma certa esquerda, os seus traques cheiram-lhe bem, e os dos outros, muito mal.
    Eu acham que cheiram todos mal….

    Gostar

  45. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    23 Julho, 2011 16:19

    Por acaso a esquerda cheira bem e recomenda-se. A esquerda trabalhista, moderna e progressista. Não a esquerda totalitária que se aliou à «direita» para acabar de enterrar Portugal!
    Não fosse a esquerda – historicamente falando – esta pelintragem que entra aqui , nem férias, nem subsídio de férias, nem semana inglesa,teriam direito.
    Nem sequer os juízes teriam sindicato!
    Mas como andam de bucho cheio à custa dos trabalhadores e contribuintes, estes parasitas da sociedade até conseguem cuspir no prato onde comem!

    Gostar

  46. José's avatar
    José permalink
    23 Julho, 2011 16:30

    Arlindo, por acaso engana-se.
    Tudo aquilo que reclama como “conquistas” da esquerda são, na verdade, aquisições do liberalismo. Caso não saiba, os socialistas franceses chegaram a opor-se à existência de sindicatos por dividirem e desviarem a classe operária da sua “missão histórica”.

    De resto, basta verificar que nada disso existia e existe nos países verdadeiramente de esquerda ( URSS, Cuba, Coreia do Norte, etc) . Mas existiram nos países capitalistas.
    Como resolve a óbvia contradição?

    Quanto ao assunto em discussão, a conclusão é clara: o mesmíssimo facto é avaliado de forma diferente por uma certa mentalidade de esquerda: se é dos “nossos” ( Wikileaks), cheira bem; se é dos “outros” (Murdoch), cheira mal.

    Concordamos que ambos cheiram mal?

    Gostar

  47. João Vasco's avatar
    23 Julho, 2011 16:35

    A este respeito, este texto merece ser lido:

    «Segundo a Helena Matos, no Blasfémias, e o Rui Carmo, no Insurgente, as escutas telefónicas do News of the World são a mesma coisa que a divulgação de informação secreta pela WikiLeaks(1). Citam um artigo do Bret Stephens, segundo o qual, «em ambos os casos, informação secreta, inicialmente obtida por meios ilegais, foi disseminada publicamente por organizações noticiosas que julgavam que o valor da informação se sobrepunha à letra da lei»(2). Isto é uma treta.

    A afirmação é falsa. A WikiLeaks divulgou informação secreta, mas o News of the World divulgou informação privada. Há uma grande diferença entre as duas. A informação secreta é secreta apenas em virtude de alguém com autoridade a carimbar “secreto”. O vídeo de um helicóptero militar a matar civis desarmados e jornalistas (3) não é um registo privado nem coisa que automaticamente se deva esconder dos tribunais, dos familiares das vítimas ou de quem paga os impostos que sustentam esses militares e em nome de quem esses militares matam. Em contraste, as mensagens no telemóvel da Milly Dowler não eram secretas (4); as pessoas envolvidas podiam partilhar livremente o seu conteúdo. Mas eram privadas. Diziam respeito apenas a essas pessoas. A informação declarada secreta para encobrir a morte de civis inocentes numa operação militar não equivale às mensagens privadas de uma miúda de 13 anos.

    O Bret Stephens não percebe esta diferença e, parece, a Helena Matos e o Rui Carmo também não. «Teria sido no interesse público saber, como descobrimos pela WiliLeaks, que o primeiro ministro do Zimbabwe e líder da oposição Morgan Tsvangirai estava a insistir, em privado, com os diplomatas dos EUA para que mantivessem as sanções, mesmo quando estava publicamente a afirmar o contrário? Não. O público tinha interesse nisso? Não.»(2) Segundo Bret Stephens, os eleitores não tinham interesse em saber que o primeiro ministro usava esse cargo para pressionar os EUA a fazer o contrário do que lhes tinha prometido, do que dizia fazer, e da vontade daqueles que o elegeram. E este exemplo foi o próprio Bret Stephens que escolheu.

    A proposta de que são a mesma coisa por violar a letra da lei também faz pouco sentido. As leis não são todas igualmente legítimas. A lei que protege a privacidade não equivale à lei que proíbe as mulheres de conduzir na Arábia Saudita, por exemplo. E a lei que manda prender quem denuncia abusos de militares ou a traição de políticos merece pouco respeito. Há uma grande diferença entre bisbilhotar as mensagens telefónicas de uma miúda de 13 anos e publicar telegramas entre embaixadas revelando como os EUA praticamente escreveram a legislação espanhola acerca da partilha de ficheiros (5) ou que o Gaddafi, por birra, deixou contentores de urânio enriquecido abandonados ao ar livre (6).

    É preocupante que se gabem de não perceber esta diferença, ou sequer que nem sempre o que alguém escreve na lei é o melhor critério para decidir o que lá devia estar escrito.»

    Vindo daqui: http://ktreta.blogspot.com/2011/07/treta-da-semana-mesma-coisa.html

    Gostar

  48. Não Interessa's avatar
    Não Interessa permalink
    23 Julho, 2011 16:53

    É curioso, para quem percebe tanto de inglês e acompanha a imprensa internacional, o fundador da Openleaks (Daniel Domscheit-Berg) nunca mencionou qualquer divergência “política” ou vá, de forma, com o Assange, antes contestava o seu estilo de liderança autoritário e falta de transparência nas contas da organização, razão que o levou a abandonar o projecto. Foi, inclusive, o principal impulsionador da divulgação do Collateral Murder, por exemplo..

    Portanto cá está, igual a si própria e nunca perdendo aquele ar de entendido na matéria que os ignorantes gostam tanto de ostentar, a nossa tina a dizer merda em quantidades industriais mais uma vez.

    Gostar

  49. José's avatar
    José permalink
    23 Julho, 2011 20:15

    “As leis não são todas igualmente legítimas.”

    Ora aí está a grande falácia: comparar leis de estados de direito, democráticos, com leis de teocracias ou tiranias.

    Engana-se. Em democracia, num estado de direito, as leis são todas igualmente legítimas, concorde-se ou não com elas. São feitas pelos representantes do povo.
    O problema desta esquerda é a arrogância: se a lei lhes agrada, é legítima; se não, é ilegítima, tenha ou não sido feita pela maioria dos seus pares e passado os crivos constitucionais e éticos.
    Ou seja, olha-se para as coisas do fundo do próprio umbigo que é a medida da ética as coisas.
    Assim os Vascos deste mundo acreditam sinceramente estar dotados de uma superior consciência ética que torna automáticamente legítimas e superiores as suas opções.
    Arrogânc ia!
    E gente perigosa, esta. Quando no poder, nada os detém e quem ouse contestar as suas verdades é “reaccionário” e acaba em gulags, killing fields ou locais próprios para ser reeducado a ver como o líder vê.

    Gostar

  50. tina's avatar
    tina permalink
    23 Julho, 2011 21:39

    O Não Interessa quer agora apanhar as notícias que lhe passaram na altura porque estava ocupado a ver a Fatima Ferreira na RTP1. Mas a busca está difícil, não encontra nada e chama ignorante aos outros. Típico da esquerda, arrogante, burra e incompetente.

    Gostar

  51. tina's avatar
    tina permalink
    23 Julho, 2011 22:18

    http://openleaks.phimqn.com/

    Mas aqui estão elas . “no political agenda”, “neutral”, “safer” em português significa “sem agenda política”, “neutro” e “mais seguro”. E quanto ao Assange “power-hungry” e “crass” significa “com sede do poder” e “grosseiro”. Tudo palavras desse tal Daniel que o Não Interessa não encontrou.
    .
    Vá agora fuja com o rabo entre as pernas como é sempre o que vocês fazem, burros e cobardes que são. Claro depois aparecem sob outros pseudónimos para dizerem mais disparates e nós que os aturemos.

    Gostar

  52. Não Interessa's avatar
    Não Interessa permalink
    23 Julho, 2011 22:47

    Ó abécula, lê lá aqui

    http://reporterasolta.blogspot.com/2011/06/daniel-domscheit-berg-e-wikileaks.html

    .. em português e tudo, que está visto que é a única língua que dominas e mal. Parar de dizer disparates, se faz favor.

    Gostar

  53. Não Interessa's avatar
    Não Interessa permalink
    23 Julho, 2011 22:59

    A ver se chegas lá com sublinhados, nunca fiando..

    Dentro da Wikileaks, quais eram as divergências entre si e Assange?

    Eram duas. A primeira é que eu sempre pensei que as regras deviam ser iguais para todos. Se a Wikileaks quer pôr a nu os segredos das outras instituições, então deve ter também uma estrutura de transparência, para que qualquer um possa verificar o que se passa no seu interior. Transparência sobre o que fazemos, como gastamos o dinheiro…

    Não há transparência financeira?

    Não. E se queremos construir confiança, temos de dar às pessoas razões para confiarem. O Julian tinha uma série de contas bancárias que só ele controlava. Se alguém fizer uma doação à Wikileaks, o dinheiro vai parar a uma conta dele, e ele não diz a ninguém quanto dinheiro está lá e como o gasta.

    E qual era a outra diferença entre vocês?

    A segunda diferença é que ambos acreditávamos que uma mudança social é necessária, porque há muitas coisas erradas no mundo, mas eu acho que a verdadeira revolução tem de ser feita pelas massas, quando compreenderem essa necessidade; Julian pensa que sabe como fazer a mudança. E quer que todos o sigam.

    […]

    Mas a decisão de editar o vídeo e lhe dar esse título foi talvez o acto mais político da Wikileaks.

    Absolutamente.

    Concordou com a decisão?

    Sim. E fui o maior defensor daquele título. Achei que era perfeito.”

    Já viu que chato? Foi o “maior defensor” da divulgação do Collateral Murder. tsc tsc..
    Próximo!

    Gostar

  54. tina's avatar
    tina permalink
    23 Julho, 2011 23:12

    Esta entrevista é como dar armas ao inimigo. Obrigada.

    Gostar

  55. Rui Seabra's avatar
    Rui Seabra permalink
    24 Julho, 2011 07:37

    Não percebo a aberração de confundir a publicação de segredos inconvenientes com que os Estados escondem a forma como fogem aos seus deveres democráticos com escutas.

    É preciso ter esqueletos deliciosos no armário para tentar confundir as duas coisas.

    Gostar

  56. José's avatar
    José permalink
    24 Julho, 2011 09:40

    “confundir a publicação de segredos inconvenientes”

    E são “inconvenientes” porque você acha que são, não é? Você arroga-se o supremo direito de classificar os segredos.
    É o Grande Classificador do Universo
    Tudo o que é do seu agrado, é “conveniente”. O que não lhe acaricia as convicções é “inconveniente”.

    Experimente escrever e pensar sem adjectivos, sem projectar as suas crenças sobre os factos, e verá como tudo lhe surge com mais claridade.
    Tente olhar as coisas sem filtros, meu caro, e verá que nada é tão polarizado como acredita.

    Gostar

  57. Ricardo's avatar
    Ricardo permalink
    24 Julho, 2011 09:46

    Helena,
    A Hipócrisia tem dois sentidos. É igualmente verdade que todos aqueles que agora defedem Murdoch, anteriormente se indignaram com a defesa de Assange.

    Gostar

  58. tina's avatar
    tina permalink
    24 Julho, 2011 11:02

    “É igualmente verdade que todos aqueles que agora defedem Murdoch, anteriormente se indignaram com a defesa de Assange.”
    .
    Mas quem é aqui defendeu Murdoch??

    Gostar

  59. p's avatar
    28 Julho, 2011 18:08

    A Ann Coulter aprendeu português e anda a comentar em blogues?

    Gostar

Deixe uma resposta para José Cancelar resposta