É o fim do estado de graça!
12 Agosto, 2011
Promoveu-se uma conferência de imprensa em que se anunciariam finalmente cortes na despesa. Afinal, Vítor Gaspar veio apenas anunciar novo aumento de impostos. E pesado: vamos pagar mais 16% pela electricidade. Começa a ser desesperante – e revoltante – este nível de extorsão, sem que se vislumbre o mínimo sacrifício no principal gastador.

A politica é a mesma dos socialistas . Socrates faria a mesma coisa.Portugal continuará a definhar e os portugueses a empobrecer. Enquanto isso o governo continuará a aumentar e a lançar impostos sobre os mesmos de sempre .Não há sequer luz ao fundo do tunel .O parasitismo , a corrupção , a falta de justiça , as leis feitas á medida , a distinção entre portugueses de 1ª de 2ª e de 3ª , os orgnismos para bois inúteis , tudo continua até que o “hospedeiro” sucumba de vez!
GostarGostar
Mas se o Estado já tirou a gravata o caro LR não está à espera que ele aperte o cinto, pois são?
GostarGostar
Considero que há alguma diferença em aproximar da realidade os custos das “comodities” (água, energia, transportes, vias de comunicação) que eram altamente subsidiados e um aumento de impostos. Tal como serão aceitáveis aumentos de impostos (mesmo que errados) pontuais no ano presente, para garantir o défice contratado com a troika.
Em 2012 tudo muda. Daí ser determinante o orçamento em preparação.
Aí, já não haverá, então, estado de graça.
E o caminho terá de ser o corte de despesas, níveis de subsidiação e benefícios. Vamos ter que descer o nível de vida e entrar em recessão com normalidade. Pois é isso que se faz quando se gasta mais do que se tem e, mais ainda: se tem que pagar o que pedimos emprestado, nos últimos anos, para viver em ilusão, acima da realidade.
http://notaslivres.blogspot.com/2011/08/o-mundo-desenvolvido-tera-um-futuro.html
GostarGostar
Luís, fomos autenticamente burlados.
GostarGostar
A electricidade aki até é baratucha, comparada com outros places. É deslligar as coisas (não as pôr apenas em stand-by, isso gasta), substiruir as lâmpadas, e quando não é preciso apagar tudo. Simples. «Bosselências» estão é habituados a ter «tudo iluminado» e não pagar pêva por isso. Abifem-se avinhem-se… e desliguem aquilo de que não precisam . seus «trolls»… 😦
GostarGostar
Para quando os cortes na administração pública? Para quando acabar com governos civis e reduzir freguesias? Para quando acabar com institutos e fundações que não servem para nada? Para quando acabar com os subsidios à preguiça? Para quando os tectos de endividamento para cada ministério, para cada empresa, para cada instituto público?
GostarGostar
é como diz , Sobral Cid : os senhores vão aumentar a luz 16% ? pois eu vou diminuir o meu consumo novamente ( que já é a 2 diminuição) pelo menos 20% : e hei-de conseguir.))
GostarGostar
O centrão a funcionar! Afinal, a ideia que têm do Estado não difere muito da que tem o PS.
GostarGostar
o Blasfémias quase a mudar o (próximo) voto eleitoral para a Esquerda 🙂
GostarGostar
Meta uma cunha ao CAA, LR, que ele afirma a pés juntos que quarenta dias não dá para ver a maravilha em que isto se vai tornar.
GostarGostar
Só pergunto, inocentemente, uma coisa: se esta gente está a cumprir o programa da troika no que diz respeito ao incremento de receitas, quando é que vai começar a baixar as despesas? Ou não está contemplado, no tal manifesto-para-sermos-todos-felizes, que isso aconteça? Estão à espera de quê?
GostarGostar
Não é mudar.
Mudamos a designação do partido no poder mas não mudou mais nada.
Ou acha que, sendo outro partido a fazer o mesmo, ficaria a parecer diferente?
Demos tempo ao tempo. Ainda é cedo para que comecem a aparecer os diplomas falsos, as covas da beira, ou os fripóres.
GostarGostar
Então, eu não dizia… v.s é que teimavam que o programa da Troika não mandava nada aumentar a electricidade e o gás e eles estavam caros por causa do vício ecológico.
GostarGostar
Quando é que nos aparece aí um Mendonça qualquer a anunciar mais autoestradas e TGVs?
Já não vai faltar muito tempo.
GostarGostar
Caro LR, a extorsão na electricidade não foi feita aqui, já se sabia que um aumento das taxas seria inevitável. O inginheiro Sócrates é que nos extorquiu pois manteve artificialmente baixa a taxa do IVA na energia, Portugal pertencia a um muito reduzido grupo de países europeus(3 ou 4 se não estou em erro) com taxas baixas na electricidade, e o inginheiro fez isto para esconder a verdadeira extorsão, os ruinosos subsídios das energias renováveis. Neste aspecto foi mais uma grande aldrabice da propaganda de Socrates que não se cansava de dizer que tínhamos preços de electricidade na média ou mesmo abaixo da média na Europa, escondendo este facto do IVA e o famoso défice tarifário.
Agora, onde é que actual governo erra ? Não é portanto nesta questão do IVA, este governa erra brutalmente ao não fazer coincidir o aumento deste IVA com um corte radical nos subsídios das renoveis, um verdadeiro maná para alguns, um negócio fraudulento para o país. Quanto a mim é neste aspecto que o governo no qual votei me desilude profundamente., estou chocado que ande a aplicar medidas da troika do aumento do IVA na electricidade e não aplique as outras medidas da troika que impõe a redução dos subsídios nas renováveis.
GostarGostar
Qlido,
O que você diz está tudo certo, mas se este governo quer mostrar trabalho feito e antecipar medidas da Troika, poderia começar por antecipar reduções de despesa. E de forma tão brutal como tem aumentado a receita.
GostarGostar
Qlido, há renováveis aki privadas que não têm um cêntimo de subsídio do estado. Sei do que estou a falar, um dos meus amigos de antanho é administrador de uma. 🙂
GostarGostar
Meus caros, apenas os ignorantes foram surpreendidos por esta medida. Aconselho leitura: Ignorantes surpreendidos pelo aumento do IVA na electricidade
GostarGostar
Eu assisti às comunicações e posterior conferencia de imprensa dos elementos da troika, e o que ouvi, entre outras coisas foi: existia realmente um buraco de 2000 milhões no orçamento, o governo ainda não teve tempo (seis semanas de vida) de apresentar propostas responsaveis e exequiveis no corte da despesa, mas vai faze-lo na apresentação do OE rectificativo, vêm aí mais sacrificios ( o pior ainda está para vir), e este governo está a agir satisfatoriamente para cumprir o memorando, e tirar Portugal do buraco em que está! De resto o aumento do IVA na electricidade está previsto no memorando. O ministro das finanças não inventou nada.
Para os Galambas da nossa praça fica a vergonha: o tal buraco tantas vezes negado, afinal existe; o governo socialista tinha previsto pagar salarios de funcionarios publicos com fundos estruturais. Mais palavras para quê?
GostarGostar
“apenas os ignorantes foram surpreendidos por esta medida”
.
Claro, tem razão. Desde, pelo menos Guterres que não há surpresas no aumento da receita.
Surpreendidos ficámos todos foi com as medidas para a redução da despesa, a saber:
1- Viagens do PM e Ministros em classe turística;
2- Diminuição das despesas com ar condicionado pela abolição do uso da gravata.
.
Estas sim, são medidas surpreendentes.
Até os mais sábios foram surpreendidos.
GostarGostar
Expressão favorita dos portugueses que não conseguem ver para além de um palmo à frente do nariz: eles (os politicos, ou os governos) são todos iguais. Governados destes, não merecem melhores governantes.
GostarGostar
Prepare-mo-nos então para um comentário longo que nos explique as grandes diferenças de facto entre este governo e o anterior.
GostarGostar
A Troika também está a ser uma desilusão total. Estão mais preocupados com o aumento dos impostos e com as privatizações do que com a redução real (nominal) da despesa. O senhor dinamarquês até se mostrou satisfeito pelo governo ter já “estabilizado o ritmo de crescimento da despesa”. Ou seja, segundo este senhor, o governo conseguiu a proeza de manter a despesa a crescer, mas a ritmo controlado! Contentar-se com isto é de bradar aos céus!
Quer-me mesmo parecer que a Troika não quer ajudar Portugal a sair da lama. Quer manter Portugal na lama, quer manter o Monstro da despesa, mas com uma diferença: os sectores empresariais do Estado que dão lucro estarão privatizados. Cada vez mais de convenço disto.
Dizia-se que Portugal só ia entrar nos eixos com os estrangeiros a governarem-nos. Nem assim…
GostarGostar
Já tinhamos os “abrantes” agora temos os “SILVEIRAS”…. Ou seja, existirão sempre uns tarefeiros de serviço a branquear os falsos virtuosos.
GostarGostar
Só para que conste: desde sempre o gás em garraga (gpl) foi agraciado com a taxa máxima! Será que o gás encanado veio para “salvar” as famílias desfavorecidas?!
GostarGostar
os blasfémios há 40 dias à espera de sangue e só lhes dão 23% de iva !
GostarGostar
Fim do estado de graça?… Nunca percebi que o governo estivesse em estado de graça! Parece que não sabíamos o que tinha de acontecer, não? Sim! algumas coisas não sabíamos mesmo. Como disse hoje José Gomes Ferreira pode dizer-se que o desvio é mesmo COLOSSAL (sic) e que “o anterior Governo deixou tudo armadilhado”. E perante os factos não há grandes saídas para cumprir o acordo. Depois, a comunicação social serve para informar, para desinformar, para manipular, para esclarecer… Para quê afinal? Fazem-se entrevistas de rua verdadeiramente tendenciosas, próprias de programas de humor. E continua-se sem informar, sem esclarecer as pessoas! Fantástico! O que pretenderão? Gente nas ruas, a roubar, a incendiar, a agredir? Há jornalismo nojento. Nem é jornalismo sequer!
GostarGostar
O que eu pensei, também, que o gajo, formado na elite de banqueiros, esse Gaspar não vê um milímetro além da tróika, além do interesse capital da ladroagem de banqueiros.
E é mais desonesto, mil vezes, que o incompetente do antecessor, ao pé deste ladrão um mero aprendiz de feiticeiro.
GostarGostar
No ECOTRETAS têm as continhas todas da “banha” das renováveis e quanto pagamos por esse bácoro na factura da EDP!
GostarGostar
De um admirador de Friedman é de esperar tudo. Nunca imaginei que este neotonto fizesse outra coisa. Despeja cartilha.
GostarGostar
Com uma ou outra excepção, os “comentadores” antecedentes limitam-se a alinhar na manifestação de ignorância tendenciosa patenteada pelo autor do post.
Isto está lindo, está…
GostarGostar
Quem quiser quanto paga a mais na factura de electricidade, para além da electricidade propriamente dita, pode sabê-lo facilmente. A EDP mandou-me um resumo do meu consumo no ano de 2010. Ligeiramente menos de 50 % é electricidade. O resto é ecologias, taxas e outras coisices que a malta paga sem sequer se dar conta.
Pela minha parte preferia pagar 30% de IVA sobre o consumo e pagar apenas o consumo, do que 6% sobre todas as alcavalas que estão disfarçadas na factura.
GostarGostar
Este Governo já devia estar na rua há muito tempo.
Vão roubar para outro lado.
Quem fôr esperto que trate da sua vidinha e que rasgue tudo o que vier do Estado!
Pagar impostos, para quê?????
Para engordar o Alex das mercearias e os marajás do Estado Social e da Função Pública?
GostarGostar
O senhor dinamarquês até se mostrou satisfeito pelo governo ter já “estabilizado o ritmo de crescimento da despesa”.
O senhor dinamarquês, i. é., aquele mais gordo, cara de bobo, só quer saber dos capitalistas, diz ele que a tsu não deve falhar os 6, 7 pontos, sem exceção, para todos, no interesse saque ao trabalhador e segurança social, como na roubalheira geral dos ricos gordos das empresas.
GostarGostar
no interesse do maior saque ao trabalhador
GostarGostar
Este Governo já devia estar na rua há muito tempo.
ih-hihihii…
GostarGostar
Onde estão os célebres cortes nos «consumos intermédios» do pintelho do Catroga e do catraio do Moedas?
GostarGostar
Sim, e depois? Tendo a Troika e este governo encontrado, agora, um ‘colossal desvio’ de 2 mil milhões de euros que o irresponsável e ininputável Sócrates havia deixado esconndido debaixo do tapete, queriam que se fizesse o quê para, rapidamente, se alcançarem os resultados exigidos no Memorando da Troika? Caso não se lembrem, se aquilo a que este governo e o PS se comprometeram cumprir ficar em águas de bacalhau, não haverá nova tranche de uns milharzitos de milhões daquilo com que se compram os melões. E, claro, sem esse pilim não haverá nada para ninguém. Dinheirinho para salários, pensões, comidinha, gasolina para as viaturas das polícias, para as despesas dos hospitais e, enfim, por aí fora…
GostarGostar
sem ter nada a ver com o arlindo acima, reitero a questão que ele coloca: ondde estão os cortes nos consumoss intermédios e nos organismos do estado que o psd e o cds haviam reclamado do ps, e prometido durante a campanha eleitoral? essas medidas estavam elencadas e estudadas, pelo que não se entende porquee ainda não foram postas em prática! votei nestes bandidos (cds), mas votei enganado: nunca mais me apanham numa secção de voto neste país – vou emigrar e esquecer esta roubalheira toda…
GostarGostar
José Gomes Ferreira, hoje: “o anterior governo deixou isto tudo armadilhado”.
GostarGostar
Estou à espera que a troyka obrigue esses medrosos
a fecharem a RTP1.
?Prometo que compro uma TV nova.
GostarGostar
Lá vem este outra vez com o triste José Gomes Ferreira da SICN.
O coitado fartou-se de convidar o Medina Carreira, o Cantigas, o Duque, o Alex da Pinga Doce, o Barreto que fugiu à tropa, e mais uma carrada de inúteis e traidores, e ainda tem o descaramento de bater novamente no ceguinho.
Ele devia era ir para o desemprego para ver o que custa a vida!
Malandro!
GostarGostar
Um Governo com a Mentira já ao Nível do Partido Soci@lista e de Sócrates
.
Foi depressa. Bastaram pouco meses para a Mentira atingir esse nível.
.
Mas não se surpreendam vem aí mais Soci@lismo ou Social Democracia. É assim. Sempre mais Estado.
.
Amanhã será dada ordem para Mini-Saia e Calções nos Ministérios para poupar no ar condicionado.
Terá Direito a Primeira Página em todos os Jornais.
GostarGostar
Eles não vão cortar despesas nenhumas, nem acabar com o banquete à mesa do orçamento, enquantoo povo for mole e continuar a pagar sem tugir nem mugir.
É gado manso.
GostarGostar
Obsarvador atento das 15:07,
Está enganado, meu caro! Não que me incomode ser comparado com os abrantes, mas você apesar de se intitular “observador atento”, é dos que não vêm para além de um palmo à frente do nariz.
No que me diz respeito, se o governo no espaço de tempo que eu acho razoavel (apresentação simultanea do OE/2012, e OE rectificativo de 2011), não apresentar as medidas que se impõem de corte da despesa publica, acredite que terá em mim um feroz critico. Até lá…
N.B. Em Setembro, vão ser apresentados cortes em todos os ministerios, concerteza mais nuns do que noutros, que andarão entre 15 e 20%. O levantamento desses cortes, começou a ser feito logo na semana em que o governo tomou posse, portanto não perdemos por esperar. Vai ser um nunca mais acabar de choro e ranger de dentes!
GostarGostar
O A.C. Silveira é um crédulo.
É com estes crédulos (enquanto dormem) que os vigaristas vão mais depressa ao pote…
GostarGostar
Sugiro (só para quem não sabe…) que peçam à respectiva EDP a instalação de um contador bi-horário. Amortiza a despesa de instalação nas calmas, uma vez que a electricidade ente as 22 ou 23 h até às 8 da matina é quase metade do preço que de dia. E fax sentido. Creio que o rácio era aprox. de 18 para 10 em Kwh, não sei bem em quanto está agora. Máqinas (de lavar ou secar seja o que fôr) só à noite. Cozinhatas no forno que não sejam para comer imediatamente, mas para guardar ou congelar, só à noite. Todas as lâmpadas de casa que fôr possível trocar pelas de alto rendimento (mesmos lúmens, muito mais baixa potência em Kw) trocar. Apagar tudo o que não tiver que estar (mesmo !) aceso em vez de gastar e depois vir-se queixar. Para o inverno: arranjar aqueles aquecedores (a própria EDP tinha, ousorced, creio) com um temporizador, prograná-los para se ligarem de noite e se desligarem de dia. Akilo tem lá dentro uma enorme resistência (tipo fritadeira em grande) e uns «tijolos» pesadíssimos (com tungsténio ou uma m#$%a assim) que têm uma inércia térmica formidável, i.e. rendem casda aquecida durante o dia a gastar o que acumularam de noite. E ainda sobra para a noite. Lareiras com recuperador de calor ou salamandras também são opção , mas exigem 1. fornecedor de lenha ou carvão ou pellets, 2. limpeza e manutenção, e 3. Por muito que o desenho da chaminé e a estanqueidade da porta do recuperador seja boa, fica sempre algum «cheiro a fumo» em casa.
Conselhos práticos. Se não soubesse do que ‘tava a falar ficava calado e só lia. 🙂
GostarGostar